INSCRIÇÃO: 00173
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP08
 
TÍTULO: Seja Você: A Fotografia aliada à autenticidade
 
AUTORES: ALEXSANDRO BORTOLOSSI (Universidade do Oeste de Santa Catarina); ADAIANE MARINHO DE MELO (Universidade do Oeste de Santa Catarina); GABRIELA GANZALA (Universidade do Oeste de Santa Catarina); LARISSA CRISTINA CAVALI (Universidade do Oeste de Santa Catarina); ARNALDO TELLES FERREIRA (Universidade do Oeste de Santa Catarina); REGINA ONEDA MELLO (Universidade do Oeste de Santa Catarina)
 
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia, Fotografia Publicitária, Moda, Diferenças,
 
RESUMO
O presente trabalho refere-se ao processo de criação e produção de fotografia publicitária institucional sem auferir lucro, desenvolvido na disciplina de Fotografia Publicitária do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Unoesc - Joaçaba. O objetivo é evidenciar, por meio da fotografia, que as pessoas devem assumir seu próprio estilo, serem do jeito que quiserem, conviver com as diferenças e quebrar padrões pré-estabelecidos pela sociedade. O trabalho enfatiza principalmente as diferenças de gêneros e raças, através da moda. A produção ocorreu no estúdio de fotografia do curso e contou com o apoio de uma loja de moda e modelos voluntários, resultando em um ensaio que além de demonstrar a variedade de raças, mostra a inclusão social e a multiplicidade no mundo da moda.
 
INTRODUÇÃO
O trabalho é produção de uma atividade desenvolvida por acadêmicos da 4ª fase, na disciplina de Fotografia Publicitária do Curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba, no segundo semestre de 2017. Foi elaborado e produzido com base nos aspectos teóricos e práticos abordados e estudados durante o semestre. É de suma relevância que destaquemos a importância que a fotografia tem para a nossa sociedade, tendo consciência de que é um meio de comunicação poderoso que, além de oportunizar diversas interpretações, eterniza momentos. A fotografia de moda, na modalidade publicitária, é amplamente utilizada em campanhas, tendo como objetivo atrair a visão e, consequentemente, a atenção para o produto ou serviço que está sendo oferecido, criando necessidades anteriormente inexistentes. A fotografia é um recurso capaz de estimular o consumidor a efetuar compras. De acordo com Solomon (2002, p. 529), "A moda é um processo muito complexo e que atua em diversos níveis. É um fenômeno social que afeta muitas pessoas ao mesmo tempo, e exerce um efeito muito pessoal sobre o comportamento individual, motivando pessoas estarem na moda, e a realizarem a compra." A fotografia publicitária e de moda demandam muito estudo, técnicas e comprometimento por parte de seus realizadores. É importante que o fotógrafo norteie seu trabalho baseando-se em profissionais eminentes, sabendo qual recurso empregar para conseguir o que deseja, nas ideias previamente criadas no briefing. Com base nos conhecimentos adquiridos nas aulas, efetivamos a prática na proposta acadêmica de realizar um editorial de moda experimental, baseado nos preceitos da fotografia publicitária. Optamos pelo tema diversidade, buscando agregar tal a ao mundo da moda ao fotografar modelos de diferentes sexos e etnias. Para a execução do trabalho, foram utilizados looks de uma loja, que emprestou as peças de vestuário para a produção.
 
OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é evidenciar, por meio de uma fotografia institucional sem auferir lucro, que as pessoas não só podem, como devem assumir seu próprio estilo, vestir-se, serem do jeito que quiserem, conviver com as diferenças e quebrar padrões pré-estabelecidos pela sociedade, que sempre impôs padrões de beleza nas mais diversas esferas, de como se comportar, como ter o corpo "perfeito", qual a maquiagem adequada, e principalmente, o que vestir. Deste modo também buscamos realizar a discussão de um tema com relevância social, promovendo o desenvolvimento cultural e intelectual dos acadêmicos envolvidos, estimulando a indissociabilidade dos princípios do ensino, pesquisa e extensão no curso de comunicação e na Universidade.
 
JUSTIFICATIVA
Consideramos a moda algo muito além do que conhecemos como conceito publicizado, pois sabemos que pode ser conceituada como um ato de expressão corporal e pessoal. Por isso, o ato de externar nossa personalidade por meio de nosso vestuário deve ser acolhido com o devido cuidado. Um dos maiores especialistas nas áreas de marketing, serviços e vendas, Cobra (1997, p. 3), discorre que "a crescente globalização e personalização da mídia tem propiciado inovações inusitadas para incrementar o consumo em geral e de produtos da moda em especial." Em paralelo com a história, a moda foi evoluindo e ganhando importância. Desde os primórdios da humanidade a moda era um meio de definir o status, ou até mesmo classificar a que povo ou classe um indivíduo pertencia. Mesmo não possuindo tanto destaque no meio acadêmico, a moda pode ser um instrumento de análise social, pois por meio dela, é possível identificar vários períodos históricos, acontecimentos, marcos, e até prever o caminhar da sociedade. Siegel (2008, p. 10), um dos maiores fotógrafos de moda, aponta que a partir de 1990, com a aproximação do novo milênio, tornou-se especialmente importante ampliar as fronteiras da criatividade e diminuir as restrições da convecção artística da fotografia de moda. Hoje, ela tornou-se algo muito além da simples maneira de se vestir, é um estilo de vida. Uma mistura entre acessórios, tecidos e personalidade que conseguem expressar de forma impar a individualidade. [...] a moda tem a capacidade de apertar todos os botões da vida contemporânea. Representa uma convergência entre a alta cultura e a arte popular, que lhe dá um poder verdadeiro [...] a moda é a forma mais desenvolvida de obsolescência embutida, a força motriz da mudança cultural. (SUDJIC, 2010, p. 145;165) A maneira como você se veste, as cores, texturas e acessórios, buscam representar ideias, sentimentos, estimulando interesse pessoal e social. Sendo assim, o que a moda cria, é capaz de gerar a primeira impressão a respeito de alguém. Foi, principalmente através moda, que os jovens que invadiram as ruas entre as décadas de 1960 e 1980, "numa preocupação cada vez menor com a classe e a perfeição, – conceitos intrínsecos da Alta Costura – e uma preferência cada vez mais calcada na liberdade de escolha e originalidade", segundo Vieira (2011, p. 24), que conseguiram expressar suas ideologias, individualidades e se reconhecerem parte de um grupo social.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
As fotografias, como explicitado anteriormente, foram elaboradas para uma atividade de que visava evidenciar o respeito à diversidade, agregado à moda, num ensaio produzido com modelos de diferentes gêneros e etnias. A concepção foi pautada na ideia que as pessoas podem quebrar padrões pré-estabelecidos pela sociedade, vestindo-se da maneira como quiserem, sentindo-se livres. ਀䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀椀琀甀漀甀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀猀 渀漀瘀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀 瘀椀猀漀  甀洀 搀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 焀甀攀 氀攀瘀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 琀漀洀愀爀 愀氀最甀洀愀 愀琀椀琀甀搀攀 漀甀 氀攀瘀ⴀ氀漀 愀漀 挀漀渀猀甀洀漀⸀ 䄀猀 瀀攀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瘀椀猀愀瘀愀洀 漀 爀攀昀漀爀漀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 愀氀洀攀樀愀渀搀漀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 渀愀 洀攀渀琀攀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀琀爀愀椀爀 攀 最攀爀愀爀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀  De acordo com Santos (2005, p. 168):਀䄀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 愀猀 洀愀椀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀⸀ 一愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀Ⰰ 愀猀 椀洀愀最攀渀猀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 猀攀 攀渀挀愀爀爀攀最愀洀 搀攀猀猀愀 攀洀瀀爀攀椀琀愀搀愀⸀ 䔀氀愀猀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀琀攀爀 猀椀琀甀愀攀猀 椀渀甀猀椀琀愀搀愀猀Ⰰ 漀戀樀攀琀漀猀 焀甀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀洀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 瘀椀猀漀Ⰰ 爀漀氀攀 洀漀搀攀氀猀 漀甀 挀攀氀攀戀爀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 愀昀攀琀椀瘀愀猀 漀甀 愀瀀攀氀漀猀 猀攀渀猀甀愀椀猀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀 攀猀琀最椀漀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀漀 爀攀挀攀瀀琀漀爀⸀ Ademais, foi importante dispor de bons equipamentos, na intenção de resultar em uma boa qualidade da imagem, que, combinado com a escolha correta do objeto, ou modelo, juntamente com o cenário e equipamento de luz utilizados de forma coerente e harmônica, resulte em uma fotografia publicitária de sucesso, que alcance os objetivos almejados no planejamento da campanha.਀䘀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀㨀 ㄀ 䌀洀攀爀愀 一椀欀漀渀 䐀㜀   㬀 ㄀ 氀攀渀琀攀 ㌀㔀洀洀 ㄀⸀㘀Ⰰ ㄀ 氀甀稀 搀攀 昀甀渀搀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 戀愀椀砀愀 椀渀琀攀渀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀瀀愀爀愀渀搀漀ⴀ漀 琀漀渀愀氀洀攀渀琀攀 搀漀 洀漀搀攀氀漀㬀 ㄀ 氀甀稀 搀攀 挀愀戀攀氀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 搀攀 戀愀椀砀愀 椀渀琀攀渀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 ㄀ 氀甀稀 搀攀 瀀爀攀攀渀挀栀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 猀漀昀琀戀漀砀 瀀爀砀椀洀漀  挀洀攀爀愀⸀  Para o resultado final da imagem foi utilizada a seguinte fotometria: Abertura em f/13, Velocidade do obturador em 1/200 segundos, Valor do ISO em 100, e a distância dos modelos de 7,1 metros.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Para executar o trabalho de criação e produção de campanhas de propaganda em veículos impressos, eletrônicos e digitais por meio da imagem fotográfica, além de dominar linguagens e competências estéticas e técnicas de fotografia de moda, tornou-se necessário, primeiramente, estudar sobre o assunto a ser abordado.਀䄀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀  爀攀猀甀氀琀愀搀漀 搀愀 昀甀猀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 愀爀琀猀琀椀挀愀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀 攀 搀愀 洀漀搀愀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀猀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 攀猀猀愀 瘀椀猀愀 愀琀攀渀搀攀爀 愀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀渀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 攀氀愀  洀攀爀愀洀攀渀琀攀 椀渀昀漀爀洀愀琀椀瘀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀猀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 搀椀爀攀琀愀㬀 攀洀 漀甀琀爀漀猀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀 漀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀猀琀琀椀挀漀 搀漀 漀戀樀攀琀漀 漀甀 爀攀挀漀爀爀攀 猀 洀攀琀昀漀爀愀猀 攀 瀀漀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 瘀愀氀漀爀椀稀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 椀渀搀椀爀攀琀愀Ⰰ 猀椀洀戀氀椀挀愀⸀ 伀猀 爀攀挀甀爀猀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀Ⰰ 渀攀猀猀愀猀 搀甀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀 搀攀 瀀攀渀猀愀爀 愀 昀漀琀漀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀Ⰰ 甀洀 挀愀洀瀀漀 昀爀琀椀氀 瀀愀爀愀 渀漀瘀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 攀猀琀琀椀挀愀猀⸀ ⠀䔀䜀唀䤀娀섀䈀䄀䰀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀ⴀ㄀㈀⤀ Além de entender sobre a fotografia de moda, é importante abordar os principais elementos da fotografia: como a luz, velocidade de obturador, diafragma, ISO, iluminação do estúdio, composição e enquadramento. Ainda, o fotógrafo precisa permanecer conectado ao objetivo de comunicação da peça publicitária. Para além desses conhecimentos, é importante também considerar a interpretação das imagens.਀䈀愀爀琀栀攀猀 ⠀㄀㤀㜀㤀⤀ 愀昀椀爀洀愀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀爀洀漀猀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 攀 昀漀爀洀甀氀愀爀 猀攀渀琀椀搀漀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀攀氀愀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀洀 琀爀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀漀㨀 䐀攀渀漀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀渀漀琀愀琀椀瘀漀 攀 漀 洀琀椀挀漀⸀ 伀 渀瘀攀氀 搀攀渀漀琀愀琀椀瘀漀  愀 搀攀猀挀爀椀漀 氀椀琀攀爀愀氀 搀愀 椀洀愀最攀洀Ⰰ 攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀 瀀漀搀攀 攀渀琀攀渀搀ⴀ氀愀Ⰰ 氀椀洀椀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀瀀攀渀愀猀 愀漀猀 漀戀樀攀琀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 椀洀愀最攀洀⸀ 伀 渀瘀攀氀 挀漀渀漀琀愀琀椀瘀漀 攀猀琀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀漀 猀椀洀戀氀椀挀漀 攀 攀砀椀最攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 栀椀猀琀爀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 甀洀愀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀搀愀 搀漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀⸀ 䨀 漀 渀瘀攀氀 洀琀椀挀漀  漀 洀攀椀漀 瀀攀氀漀 焀甀愀氀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 渀愀琀甀爀愀氀椀稀愀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 渀漀爀洀愀猀 漀甀 椀搀攀漀氀漀最椀愀猀Ⰰ 氀攀最椀琀椀洀愀渀搀漀 漀甀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀渀搀漀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀漀搀攀爀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀 愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 瀀愀爀攀挀攀洀 椀渀瘀椀猀瘀攀椀猀⸀ Após o conhecimento teórico sobre o assunto e o domínio das técnicas fotográficas, a equipe desempenhou as seguintes funções: fotógrafo, figurinista, casting e editor; além de dividir o processo em 3 etapas: pré-produção, produção e pós-produção. ਀一愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 猀攀 爀攀甀渀椀甀 瀀愀爀愀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 挀攀渀琀爀愀氀Ⰰ 猀愀戀攀渀搀漀 焀甀攀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 洀漀搀愀⸀ 䄀瀀猀 漀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 攀洀 甀琀椀氀椀稀愀爀 漀 琀攀洀愀 ᰀ匠攀樀愀 嘀漀挀ᴀⰠ 攀渀昀愀琀椀稀愀渀搀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 愀猀 搀椀昀攀爀攀渀愀猀 搀攀 最渀攀爀漀猀 攀 攀琀渀椀愀猀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 洀漀搀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 挀愀猀琀椀渀最 昀攀稀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 ㈀ 洀漀搀攀氀漀猀 焀甀攀 猀攀 搀椀猀瀀甀猀攀爀愀洀 猀攀爀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀猀Ⰰ 瘀漀氀甀渀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀㨀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 渀攀最爀愀Ⰰ 挀漀洀 挀愀戀攀氀漀 愀昀爀漀 攀 甀洀 栀漀洀攀洀 搀攀 挀漀爀 戀爀愀渀挀愀 挀漀洀 挀愀戀攀氀漀 氀漀渀最漀Ⰰ 愀洀戀漀猀 攀瘀椀搀攀渀挀椀愀渀搀漀 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 最渀攀爀漀猀 攀 攀琀渀椀愀猀⸀ Após a escolha dos modelos, o responsável pelo figurino entrou em contato com uma loja de moda para a seleção das peças a serem fotografadas, as quais foram emprestadas para a execução do trabalho. Feito isso, o passo seguinte foi colocar em prática a produção fotográfica do projeto.਀一愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 攀 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 猀攀 爀攀甀渀椀爀愀洀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀漀 搀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 昀漀爀愀洀 洀愀焀甀椀愀搀漀猀Ⰰ 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 漀挀漀爀爀攀甀 愀 猀攀猀猀漀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 준 瘀氀椀搀漀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀愀 挀攀渀愀Ⰰ 漀渀搀攀 愀 瀀漀猀攀 搀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 愀 戀攀氀攀稀愀 搀漀 挀漀爀瀀漀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀 爀漀甀瀀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀爀愀洀ⴀ猀攀 瀀漀猀攀猀 挀漀洀 漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 愀最愀挀栀愀搀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀爀 愀 椀洀愀最攀洀 挀漀洀 漀 挀漀爀瀀漀 椀渀琀攀椀爀漀 琀愀渀琀漀 攀洀 漀甀琀搀漀漀爀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀洀 爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 渀漀 挀漀爀琀愀渀搀漀 愀 椀洀愀最攀洀 攀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀渀搀漀 漀 昀椀最甀爀椀渀漀 ጀ†瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀氀攀洀攀渀琀漀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 洀漀搀愀⸀ A imagem representa o posicionamento da marca que visava, principalmente, as diferenças de gênero e raça, explorando a diversidade. Nota-se essa característica na composição da imagem através da trança rastafári da modelo negra, e do cabelo longo e gênero do modelo masculino que, geralmente, são vítimas de preconceito pela cor, cabelo e orientação sexual.਀一愀 攀琀愀瀀愀 搀愀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 愀樀甀猀琀攀猀⸀ 䄀 攀搀椀漀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀搀椀漀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀匀㘀 瀀愀爀愀 愀樀甀猀琀攀猀 搀攀 瀀攀氀攀Ⰰ 爀攀昀氀攀砀漀猀 搀愀 氀甀稀Ⰰ 椀洀瀀攀爀昀攀椀攀猀 搀攀 昀甀渀搀漀Ⰰ 攀 愀瀀攀渀愀猀 愀樀甀猀琀攀猀 氀攀瘀攀猀 渀愀 瀀攀氀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀猀琀愀爀 挀漀攀爀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 琀攀洀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀㨀 ᰀ匠攀樀愀 嘀漀挀ᴀ⸠㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀爀漀挀甀爀漀甀ⴀ猀攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 琀漀搀愀 愀 琀挀渀椀挀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀 攀 琀攀爀椀挀愀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 愀漀 最爀甀瀀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 攀 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 渀愀 挀漀洀瀀漀猀椀漀 搀攀 甀洀愀 瀀攀愀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 渀愀猀 昀漀爀洀愀猀 瘀愀爀椀愀搀愀猀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 琀攀爀 甀洀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀愀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀 搀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 洀漀搀愀Ⰰ 爀攀最椀猀琀爀愀渀搀漀 渀漀 猀 愀 爀漀甀瀀愀Ⰰ 洀愀猀 愀 愀琀椀琀甀搀攀Ⰰ 愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 攀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 猀攀爀 瘀攀猀琀椀爀 猀攀洀 瀀爀攀挀漀渀挀攀椀琀漀猀⸀ A idealização e realização desse ensaio publicitário experimental contribuíram para o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e intelectuais condizentes com as necessidades do mercado publicitário, além de oportunizar à equipe dominar linguagens e competências estéticas e técnicas para criar, produzir e finalizar campanhas fotográficas publicitárias de produtos e serviços por meio da fotografia de moda, estimulando a indissociabilidade dos princípios do ensino, pesquisa e extensão no curso de Comunicação Social e na Universidade.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀吀䠀䔀匀Ⰰ 刀漀氀愀渀搀⸀ 匀椀猀琀攀洀愀 搀愀 洀漀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀洀瀀愀渀栀椀愀 䔀搀椀琀漀爀愀 一愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ ㄀㤀㜀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䈀刀䄀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 爀攀昀氀攀砀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀愀 洀漀搀愀⸀ 䔀䄀䔀匀倀 ⴀ 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䔀洀瀀爀攀猀愀猀 搀攀 匀漀 倀愀甀氀漀 ⼀ 䘀䜀嘀 ⼀ 刀䄀䔀 䰀椀最栀琀 ⴀ 刀攀瘀椀猀琀愀 搀攀 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 䔀洀瀀爀攀猀愀㨀 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㄀㤀㤀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䜀唀䤀娀䄀䈀䄀䰀Ⰰ 刀愀甀氀⸀ 䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀 倀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀⸀ 䴀愀搀爀椀搀㨀 䌀琀攀搀爀愀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䔀䜀䔀䰀Ⰰ 䔀氀椀漀琀⸀ 䌀甀爀猀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀攀 洀漀搀愀⸀ 吀爀愀搀甀漀 䴀愀爀椀愀 䄀氀稀椀爀愀 䈀爀甀洀 䰀攀洀漀猀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䜀䜀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ ㈀  㠀⸀ 吀爀愀搀甀漀 搀攀㨀 吀栀攀 䘀愀猀栀椀漀渀 倀栀漀琀漀最爀愀瀀栀礀 䌀漀甀爀猀攀⸀ 䘀椀爀猀琀 倀爀椀渀挀椀瀀氀攀猀 琀漀 匀甀挀挀攀猀猀昀甀氀 匀栀漀漀琀 ጀ†琀栀攀 䔀猀猀攀渀琀椀愀氀 䜀甀椀搀攀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䜀椀氀洀愀爀⸀ 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀愀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 唀䘀䴀䜀Ⰰ ㈀  㔀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀伀䰀伀䴀伀一Ⰰ 䴀椀挀栀愀攀氀 刀⸀ 伀 䌀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 䌀漀渀猀甀洀椀搀漀爀㨀 䌀漀洀瀀爀愀渀搀漀Ⰰ 倀漀猀猀甀椀渀搀漀 攀 匀攀渀搀漀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 䈀漀漀欀洀愀渀Ⰰ ㄀㄀ 攀搀⸀ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀唀䐀䨀䤀䌀Ⰰ 䐀攀礀愀渀⸀ 䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀愀猀 挀漀椀猀愀猀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䤀渀琀爀渀猀攀挀愀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䤀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䨀甀氀椀攀 䜀漀洀攀猀⸀ 倀攀猀焀甀椀猀愀 搀攀 吀攀渀搀渀挀椀愀猀㨀 䌀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 攀 䌀漀渀猀甀洀漀 搀攀 洀漀搀愀 渀愀 䔀爀愀 䜀漀漀最氀攀⸀ 䜀漀椀渀椀愀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 ⠀䈀愀挀栀愀爀攀氀 攀洀 䄀爀琀攀猀 嘀椀猀甀愀椀猀⤀ ⴀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䜀漀椀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀攀渀洀漀搀愀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀猀椀琀攀⼀开愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀愀爀琀椀最漀猀⼀㄀㈀㐀㈀㄀㈀开倀䔀匀儀唀䤀匀䄀─㈀ 䐀䔀─㈀ 吀䔀一䐀䔀一䌀䤀䄀匀⸀瀀搀昀⸀㸀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㄀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀