INSCRIÇÃO: | 00178 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP10 |
TÍTULO: | É mais fácil |
AUTORES: | MICHELI CHAVES DE LIMA (UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); ISIS DALLA COSTA (UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); EDELVAN ADRIANO DA FONSECA (UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); ANDRESSA SANTORUM (UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); PAULO RICARDO DOS SANTOS (UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); REGINA ONEDA MELLO (UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); SILVIA SPAGNOL SIMI DOS SANTOS (UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA); VANESSA ANGELICA BALESTRIN (UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA) |
PALAVRAS-CHAVE: | cartaz, institucional, SAE, bolsas de estudo, |
RESUMO | |
O presente trabalho descreve e apresenta o processo de produção e elaboração da peça publicitária cartaz intitulada “É mais fácil”, desenvolvido para o SAE - Serviço de Apoio ao Estudante da Universidade do Oeste de Santa Catarina. A peça foi desenvolvida por acadêmicos da sexta fase, no segundo semestre de 2017, do curso de Publicidade e Propaganda da UNOESC, para o componente curricular de Agência䔀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 椀渀琀攀最爀漀甀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 愀漀 挀氀椀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 攀 琀愀洀戀洀 椀渀最爀攀猀猀愀渀琀攀猀 搀愀 唀一伀䔀匀䌀Ⰰ 愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 戀漀氀猀愀猀 搀攀 攀猀琀甀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 瀀愀瀀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 挀漀洀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 愀 瀀攀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 挀愀爀琀愀稀 瀀愀爀愀 漀 匀攀爀瘀椀漀 搀攀 䄀瀀漀椀漀 愀漀 䔀猀琀甀搀愀渀琀攀 ጀ†匀䄀䔀Ⰰ 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀漀 伀攀猀琀攀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀⸀ 伀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 戀漀氀猀愀猀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ O projeto foi desenvolvido por acadêmicos de sexta fase do curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina, no componente curricular Agencia Experimental. Nesse componente, os acadêmicos realizam campanhas para clientes reais. Desenvolvem uma campanha e vivenciam todas as funções de uma agência de comunicação: o atendimento, planejamento, criação, mídia e produção.䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 渀漀 戀爀椀攀昀椀渀最 搀攀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 唀一伀䔀匀䌀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 椀渀椀挀椀愀洀 猀攀甀猀 攀猀琀甀搀漀猀 渀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 昀愀猀攀Ⰰ 瀀漀甀挀漀 猀愀戀攀洀 猀漀戀爀攀 愀猀 戀漀氀猀愀猀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 漀昀攀爀攀挀椀搀愀猀Ⰰ 攀 漀猀 焀甀攀 琀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀挀爀攀搀椀琀愀洀 猀攀爀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀甀椀琀漀 搀椀昀挀椀氀 攀 焀甀攀 瀀漀甀挀漀猀 愀氀甀渀漀猀 猀漀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀漀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 焀甀攀 渀漀 瘀椀猀氀甀洀戀爀愀洀 漀 椀渀最爀攀猀猀漀 攀洀 甀洀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ 伀 挀氀椀攀渀琀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 挀漀洀 攀猀猀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 猀攀爀 瀀漀猀猀瘀攀氀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 攀猀猀攀猀 愀氀甀渀漀猀⸀ Neste paper, apresentaremos as etapas de criação e produção dessa peça bem como os objetivos, justificativa, métodos e técnicas utilizados na criação do produto publicitário desenvolvido.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 洀漀猀琀爀愀爀 瀀愀爀愀 漀 愀氀甀渀漀 漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 搀攀 挀漀渀挀漀爀爀攀爀 愀 戀漀氀猀愀猀 搀攀 攀猀琀甀搀漀⸀ 䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 愀琀椀渀最椀爀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 䔀渀猀椀渀漀 䴀搀椀漀Ⰰ 攀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 搀愀 唀一伀䔀匀䌀Ⰰ 攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 挀漀洀漀 瘀攀挀甀氀漀 搀攀 洀攀渀猀愀最攀洀 瀀愀爀愀 愀琀爀愀椀爀 愀 愀琀攀渀漀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 攀猀琀漀 琀攀爀洀椀渀愀渀搀漀 漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 渀漀 琀洀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 猀漀戀爀攀 焀甀愀椀猀 猀漀 愀猀 戀漀氀猀愀猀 漀甀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀渀挀漀爀爀攀爀 愀 甀洀愀Ⰰ 攀 挀栀攀最愀洀 愀琀 洀攀猀洀漀 愀 愀挀爀攀搀椀琀愀爀 焀甀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 洀甀椀琀漀 搀椀昀挀椀氀⸀ 一漀 挀愀爀琀愀稀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀漀猀 甀洀 戀漀氀猀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 焀甀攀 挀漀渀挀漀爀爀攀爀 甀洀愀 戀漀氀猀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀 昀挀椀氀Ⰰ 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀愀洀戀洀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 瀀愀爀愀 漀 愀氀甀渀漀 攀渀琀爀愀爀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
Cursar a universidade é um dos maiores objetivos dos estudantes que estão terminando o ensino médio. Segundo o IBGE, o número de jovens brasileiros de 15 a 29 anos, que se dedicam somente aos estudos, aumentou para 67%, um aumento de 7,7%. Houve também aumento no número de estudantes concluindo o Ensino Médio. Ainda segundo o IBGE, esse número aumentou para 60,8%, se comparada com pesquisa anterior em que o número era de 45,5%. Com isso identificamos uma procura ainda maior pelo Ensino Superior e, para aqueles alunos que não têm as condições financeiras de arcar com os custos que uma instituição de ensino superior privada gera, conseguir uma bolsa de estudo é a única maneira de ingressar em um curso.匀攀最甀渀搀漀 䠀漀氀昀 攀 䜀愀戀爀椀攀氀 ⠀㈀ 㐀⤀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀爀攀洀 琀攀爀 瀀爀攀猀琀最椀漀Ⰰ 攀 搀攀猀攀樀愀洀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀爀 猀甀挀攀猀猀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 昀漀爀愀洀 攀猀猀攀猀 漀猀 愀瀀攀氀漀猀 戀猀椀挀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 瀀攀愀 瀀愀爀愀 挀栀愀洀愀爀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䌀漀洀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀愀 瀀攀氀愀 瀀攀愀 焀甀攀爀攀洀漀猀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 愀氀洀攀樀攀 挀甀爀猀愀爀 愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀ ᰀ丠漀 搀椀昀挀椀氀 椀洀愀最椀渀愀爀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀漀 愀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 甀洀 搀攀猀猀攀猀 愀瀀攀氀漀猀Ⰰ 猀攀渀漀 愀 瘀爀椀漀猀⸀ 䌀漀渀栀攀挀攀渀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀Ⰰ 昀椀挀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 挀攀爀琀攀椀爀愀 愀 琀愀爀攀昀愀 搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 焀甀愀氀 搀攀氀攀猀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀ᴀ⸠ ⠀䠀伀䰀䘀⸀ 䜀䄀䈀刀䤀䔀䰀⸀ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㔀⤀ O meio utilizado para transmitir a mensagem é o cartaz. Segundo Rabaça e Barbosa (2011, p. 111), O cartaz é um anúncio, de grandes dimensões, em formatos 瘀愀爀椀愀搀漀猀Ⰰ 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 搀攀 甀洀 猀 氀愀搀漀 攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 cores. Próprio para ser afixado em ambientes amplos ou ao ar 氀椀瘀爀攀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀攀搀攀猀 漀甀 愀爀洀愀攀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀攀 洀愀搀攀椀爀愀 漀甀 洀攀琀愀氀⸀ 䔀 瀀漀爀 猀攀爀 甀洀愀 洀搀椀愀 焀甀攀 搀攀 昀挀椀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 焀甀攀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀愀 corretamente e em lugar estratégico chama a atenção do público-alvo, o cartaz será fixado em Escolas de Ensino Médio e na própria instituição. 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 搀攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀愀洀漀猀 愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 搀攀氀攀猀 挀漀洀 漀 洀爀椀琀漀 搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 甀洀愀 戀漀氀猀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 焀甀攀 昀挀椀氀 挀漀渀挀漀爀爀攀爀 愀 甀洀愀⸀ A personalidade escolhida para a peça em questão foi Albert Einstein, em razão de seus estudos para desvendar a teoria da relatividade. Essa teoria buscava a relação entre massa e a energia de um corpo e a descoberta desse pesquisador mudou a forma como a ciência enxergava o mundo. Essa é a contribuição científica mais importante do século 20. A escolha dessa personalidade se deu graças à relevância para o mundo.䄀 戀漀氀猀愀 愀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 渀愀 瀀攀愀 搀漀 倀刀伀唀一䤀Ⰰ 倀爀漀最爀愀洀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 倀愀爀愀 吀漀搀漀猀 焀甀攀 挀漀渀挀攀搀攀 戀漀氀猀愀猀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀 渀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 椀渀琀攀最爀愀氀 攀 瀀愀爀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀愀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 攀洀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 最爀愀搀甀愀漀 攀洀 椀渀猀琀椀琀甀椀攀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 瀀爀椀瘀愀搀愀⸀ 준 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀爀椀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 氀攀椀猀 焀甀攀 最愀爀愀渀琀攀 愀 椀渀挀氀甀猀漀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 渀漀 洀甀渀搀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀⸀ 䄀 猀攀氀攀漀 搀漀猀 挀愀渀搀椀搀愀琀漀猀 昀攀椀琀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 瀀爀漀瘀愀 搀漀 䔀一䔀䴀⸀ 伀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 漀戀琀攀爀 渀漀 洀渀椀洀漀 㐀㔀 瀀漀渀琀漀猀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 搀愀猀 瀀爀漀瘀愀猀 攀 渀漀 瀀漀搀攀 稀攀爀愀爀 渀愀 爀攀搀愀漀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
O processo de criação começou com o atendimento ao cliente e a elaboração do briefing. Com base nas necessidades do cliente iniciamos o planejamento de comunicação e definimos as estratégias e o conceito da campanha. Após isso, todos os integrantes da equipe se reuniram para um brainstorming e assim surgiu a proposta de utilizarmos grandes personalidades como apelo para a campanha. Iniciamos o processo de escolha de personagens, queríamos pessoas renomadas e conhecidas por suas conquistas. A intenção ao escolher as personalidades é que fossem grandes nomes, em quem as pessoas poderiam se inspirar para conquistar sucesso䌀漀洀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀猀Ⰰ 瀀愀猀猀愀洀漀猀 瀀愀爀愀 愀 䌀爀椀愀漀⸀ 䐀攀昀椀渀椀洀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀愀猀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀猀 搀攀猀猀愀猀 最爀愀渀搀攀猀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 挀漀洀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 ᰀ줠 洀愀椀猀 昀挀椀氀ᴀⰠ 攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 攀渀琀爀攀 愀猀 最爀愀渀搀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀攀猀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 攀 愀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 搀攀 甀洀愀 戀漀氀猀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀⸀ Desenhamos um rafe e a personalidade Albert Einstein foi desenhada como caricatura, no centro de um círculo, onde se encontram elementos de apelo visuais que corroborem sua identidade, como fórmulas físicas. O processo de produção foi feito por meio dos softwares do Adobe, Ilustrator e Photoshop. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
No programa Ilustrator CS6, definimos o tamanho do cartaz como 29,7 por 42 centímetros, em formato A3 e delimitamos uma sangria de 0,5 centímetro. No fundo do cartaz foi utilizada uma textura que remete a papel amassado, relacionado a imagem com o mundo escolar. O círculo verde foi feito a partir de uma mancha de tinta, remetendo ao quadro de giz. Nesse fundo foram inseridos elementos que corroboram a história da personalidade: fórmulas de física e estruturas atômicas. 䄀 挀愀爀椀挀愀琀甀爀愀 昀漀椀 昀攀椀琀愀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀 䌀匀㘀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 爀攀愀氀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀甀洀攀渀琀愀洀漀猀 漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀愀 挀愀戀攀愀 攀 搀愀猀 洀漀猀⸀ 䄀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 瀀椀渀挀攀氀 昀漀椀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 愀 昀椀洀 搀攀 搀攀椀砀愀爀 挀漀洀 甀洀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 瀀椀渀琀甀爀愀 愀 氀攀漀Ⰰ 搀愀渀搀漀 挀愀爀愀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀 挀愀爀椀挀愀琀甀爀愀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
Durante todo o processo de atendimento ao cliente SAE – Serviço de Apoio ao Estudante da Universidade do Oeste de Santa Catarina, ao ouvir as suas necessidades e problemas, identificamos a falta de conhecimento dos alunos, tanto da própria instituição como alunos que estão no Ensino Médio, sobre as bolsas de estudo. 伀 匀䄀䔀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀 猀攀爀瘀椀漀 焀甀攀 瀀爀攀猀琀愀 愀瀀漀椀漀 愀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀挀漀爀爀攀爀 愀 甀洀愀 戀漀氀猀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 猀攀琀漀爀攀猀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀氀甀渀漀猀 攀渀琀爀攀洀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 氀漀最漀 愀瀀猀 琀攀爀洀椀渀愀爀 漀 攀渀猀椀渀漀 洀搀椀漀 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀漀爀Ⰰ 攀 漀 愀氀甀渀漀 搀攀瘀攀爀椀愀 瀀爀漀挀甀爀愀爀 甀洀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 樀 猀愀戀攀渀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 挀漀渀挀漀爀爀攀爀 愀 甀洀愀 戀漀氀猀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀⸀ A criação da campanha e consequentemente do cartaz apresentado nesse paper, surgiu da necessidade de explicar para o aluno que é fácil concorrer a uma bolsa de estudo, e também da necessidade de mostrar que o SAE, é um setor que auxilia durante todo o processo. 䄀挀爀攀搀椀琀愀洀漀猀 焀甀攀 漀 挀愀爀琀愀稀 愀琀攀渀搀攀甀 愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 昀漀椀 爀攀瀀愀猀猀愀搀愀 挀漀洀 挀氀愀爀攀稀愀Ⰰ 攀 愀 愀爀琀攀 搀愀 瀀攀愀 挀栀愀洀愀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 挀漀爀攀猀 攀 搀攀猀攀渀栀漀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀猀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
HOFF, Tânia e GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2004. BRASIL. IBGE. População. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em 27 de novembro, 2017. RABAÇA, Carlos Alberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |