INSCRIÇÃO: | 00204 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA01 |
TÍTULO: | A Cor do Toque |
AUTORES: | HELOISA LIMA FONSECA (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ); Tiago Lenartovicz (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ); Beatriz Carrocini Colnago (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ); Felipe Collar Berni (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ); Giulliana Dias Pereira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ); Pedro Ferreira da Conceição (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ) |
PALAVRAS-CHAVE: | audiovisual , curta-metragem, neo noir, TOC, |
RESUMO | |
A cor do toque é curta metragem neo noir que aborda o Transtorno Obsessivo Compulsivo de Cecília, bibliotecária e amante das artes. Sua rotina é limitada à esses dois elementos até que o passado a revisita e seu interior transborda a angústia e dor que essa sofre. A produção traz elementos visuais característicos do gênero noir destacando luz e sombra e elementos narrativos como o caráter psicológico na narração. | |
INTRODUÇÃO | |
O curta-metragem A cor do toque nasceu dentro da sala de aula, no transcorrer da disciplina de Técnicas e Tecnologias de Criação Audiovisual. O projeto destaca-se pelo seu caráter permeável nas diversas frentes do cinema. Após as discussões teóricas que norteiam a produção cinematográfica, concentrados nos estudos de Comparato (2009), Mascelli (2010) e Rodrigues (2007), foi exigido aos estudantes a criação de um filme ficcional, sob roteiro original e com base nas características e especificações levantadas durante os estudos. Como especificidade o curta-metragem buscou trabalhar com a técnica neo noir em todos suas etapas: da criação das personagens à pós-produção. ऀ伀 昀椀氀洀攀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 搀攀 甀洀愀 戀椀戀氀椀漀琀攀挀爀椀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 吀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 伀戀猀攀猀猀椀瘀漀 䌀漀洀瀀甀氀猀椀瘀漀 ⠀吀伀䌀⤀ 攀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 挀漀渀昀氀椀琀漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 猀甀愀猀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 昀甀最愀⸀ O cinema, além do seu caráter artístico, é um meio de comunicação que se dá a partir da interpretação do receptor: das linguagens e dos signos que constituem a história. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 洀愀琀攀爀椀愀氀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 昀椀挀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 洀甀渀椀搀漀 搀漀 攀洀戀愀猀愀洀攀渀琀漀 琀攀爀椀挀漀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 氀攀瘀漀甀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 愀 瀀攀爀洀攀愀爀⼀瀀爀漀搀甀稀椀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀⸀ 伀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 渀愀 猀甀瀀攀爀愀漀 搀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 琀挀渀椀挀漀Ⰰ 搀攀 瀀漀搀攀爀 洀漀渀攀琀爀椀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀洀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀洀 琀挀渀椀挀愀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ Especificamente optou-se pelo cuidado estético na narrativa visual e sonora, além do cuidado em levantar o debate sobre o TOC, de forma sutil, especialmente nos pequenos detalhes, e a arte. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 昀椀氀洀攀 䄀 䌀漀爀 搀漀 吀漀焀甀攀Ⰰ 猀攀 洀甀渀攀 搀漀 搀攀猀攀樀漀 攀洀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 漀 挀椀渀攀洀愀 渀攀漀 渀漀椀爀 攀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀甀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀攀椀愀洀 搀愀 瀀爀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 瀀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 甀洀 攀渀爀攀搀漀 搀攀 挀漀渀昀氀椀琀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀洀 猀攀甀 渀琀椀洀漀 攀 挀漀洀漀 攀猀猀愀 爀攀氀愀漀 愀昀攀琀愀 猀甀愀 猀漀挀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀爀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 焀甀攀 愀猀猀甀洀愀洀 愀 昀攀椀漀 椀渀琀爀漀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀琀椀挀愀 攀 挀漀洀 愀 挀攀渀琀爀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 愀漀 搀爀愀洀琀椀挀愀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀 瀀爀漀琀愀最漀渀椀猀琀愀Ⰰ 昀愀稀 搀漀 䄀 挀漀爀 搀漀 琀漀焀甀攀 甀洀愀 漀戀爀愀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀攀猀猀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 渀漀瘀漀猀 渀最甀氀漀猀 搀漀 挀椀渀攀洀愀⸀ Enxergar no cinema uma oportunidade de questionar a sociedade foi um dos nortes da nossa produção. Optar pelo protagonismo feminino, sua independência e expressividade; abordar os “relacionamentos” abusivos; discutir saúde mental e medicação, foram escolhas pensando em problemas que afeta a contemporaneidade.伀 稀攀氀漀 瀀攀氀愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 愀漀 搀爀愀洀琀椀挀愀 攀 瀀攀氀漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 瀀氀猀琀椀挀漀猀 琀爀愀搀甀稀攀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀攀渀猀愀爀洀漀猀 攀 攀渀琀攀渀搀攀爀洀漀猀 漀 挀椀渀攀洀愀 挀漀洀漀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 猀椀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀 挀漀渀瘀攀爀最椀渀搀漀 猀甀愀猀 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 漀 猀甀挀攀猀猀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
O gênero determinado para a produção foi o neo noir, uma derivação do gênero noir, que tem como principais características sombras dramáticas e alto contrastes, além da utilização de luz e sombra fornecidos por venezianas ou outros elementos parecidos que tornou-se uma assinatura de filmes desse grupo de filmes. 䄀 瀀爀攀昀攀爀渀挀椀愀 瀀攀氀愀 渀漀椀琀攀 攀 愀洀戀椀攀渀琀愀攀猀 爀攀愀椀猀 猀漀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 搀攀猀猀攀 猀甀戀ⴀ最渀攀爀漀Ⰰ 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 伀 愀瀀攀氀漀 爀攀愀氀椀猀琀愀 攀 渀漀琀甀爀渀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 琀愀洀戀洀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 椀渀琀攀爀渀漀 搀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 猀攀渀搀漀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀㨀 漀猀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀渀最切猀琀椀愀猀 攀 渀攀最愀琀椀瘀椀猀洀漀猀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀⸀ A Cor do Toque traz particularidades presentes no gênero explorado como o uso de ângulos de câmera não-convencionais e cenas filmadas em espelhos e objetos de exposição.伀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 猀琀漀爀礀氀椀渀攀Ⰰ 猀椀渀漀瀀猀攀 攀 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀Ⰰ 䌀攀挀氀椀愀Ⰰ 焀甀攀 挀甀氀洀椀渀漀甀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 琀愀洀戀洀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 ᰀ愠 昀漀爀洀愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀ᴀ†⠀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ ㈀ 㤀Ⰰ 瀀⸀㈀㔀⤀⸀ Com roteiro aprovado e revisado por roteirista, co-roteiristas e professor-orientador da produção, foi iniciada a etapa de seleção dos atores e a formulação do storyboard como uma forma de desenhar cada cena e saber qual será a posição da câmera, locação, figurino e itens necessários para o desenvolvimento cada uma das cenas.䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 攀 搀攀昀椀渀椀漀 搀愀猀 氀漀挀愀攀猀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 最攀爀愀氀 昀漀椀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀猀 琀爀洀椀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀猀 氀漀挀愀攀猀Ⰰ 焀甀攀 攀洀 渀漀猀猀漀 挀愀猀漀 昀漀爀愀洀 搀漀椀猀 愀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 甀洀愀 挀愀猀愀Ⰰ 甀洀 戀愀爀 䌀愀瘀攀爀渀愀 ㈀㠀Ⰰ 甀洀 洀漀琀攀氀 䌀儀 匀愀戀攀 攀 甀洀愀 搀愀猀 爀甀愀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 搀攀 䴀愀爀椀渀最Ⰰ 攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 挀渀椀挀漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 瀀椀渀挀椀猀Ⰰ 挀愀瘀愀氀攀琀攀猀 攀 琀攀氀愀猀 搀攀 瀀椀渀琀甀爀愀猀⸀ Segundo Bellantoni (2005), as cores em uma cena e produção cinematográfica têm significados ligados ao estado emocional da personagem e da história. Guiadas pelos significados e carga dramática de cada cena, o trabalho da figurinista foi encaixar as peças do vestuário e encaixá-los com a narrativa como na cena em que a personagem principal está com um vestido azul, trazendo seu caráter sombrio e triste sobre os acontecimentos que são apresentados na cena que acentua a falta de contato e proximidade com o pai, e o ambiente iluminado com cor alaranjada traz o calor e a força desses sentimentos não expressos. O contraste entre essas duas cores expõe as emoções presentes e deixa o espectador sentir o embate tanto pelo diálogo quanto pela visão. 一愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 挀洀攀爀愀 䌀愀渀漀渀 㘀䐀 攀 䌀愀渀漀渀 吀㌀椀Ⰰ 琀爀椀瀀Ⰰ 洀漀渀漀瀀 攀 猀漀昀琀 戀漀砀攀猀 渀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀攀渀愀猀⸀ 䔀洀 焀甀攀猀琀漀 搀攀 瀀氀愀渀漀猀Ⰰ 愀 攀猀挀漀氀栀愀 昀漀椀 瀀愀爀愀 甀洀 漀氀栀愀爀 洀愀椀猀 昀攀挀栀愀搀漀猀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀 攀猀猀愀 爀愀稀漀Ⰰ 瀀氀愀渀漀 搀攀琀愀氀栀攀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀氀愀渀漀 攀 瀀氀愀渀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 昀攀挀栀愀搀漀Ⰰ 渀漀猀 挀愀猀漀猀 攀洀 焀甀攀 渀漀猀猀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 攀猀琀 椀渀琀攀爀愀最椀渀搀漀 挀漀洀 漀甀琀爀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀⸀ Através dos estudos de Rodrigues (2007) sobre o cinema e sua produção, conhecemos melhor as intenções e significados de cada plano e enquadramento feito como, por exemplo, o primeiro plano que apresenta o personagem do busto para cima para dar maior ênfase ao ator e suas feições. Destacar características, intenções e atitudes são também o papel do plano detalhe, que se foca em um item por vez.䐀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 漀 猀漀洀 昀漀椀 愀氀最漀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 挀愀瀀琀愀搀漀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 昀椀氀洀愀最攀洀 搀愀猀 挀攀渀愀猀 瀀漀爀 甀洀 戀漀漀洀 攀 洀椀挀爀漀昀漀渀攀猀 搀攀 氀愀瀀攀氀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 䄀 漀戀爀愀 琀愀洀戀洀 攀砀瀀氀漀爀漀甀 漀 猀漀洀 搀椀爀攀琀漀 攀 搀椀攀最琀椀挀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 挀漀洀漀 攀猀琀瘀愀洀漀猀 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 攀 愀 挀漀渀昀氀椀琀漀 椀渀琀攀爀渀漀 搀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 挀漀洀 漀 猀攀甀 琀爀愀渀猀琀漀爀渀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀洀漀猀 挀漀洀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 琀攀爀 攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀漀渀漀爀漀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 攀氀愀⸀ Como Baptista (2007) reflete sobre a função da música no cinema e define que a música diegética como participante da cena sendo executada dentro da ação e a diferencia da canção que advém de fonte imaginária e ausente na cena. A partir dessas reflexões, inserimos em nossa obra audiovisual faixas musicais da banda Errorama para fazerem parte de diversas cenas.䄀 瀀猀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 挀漀氀漀爀椀稀愀漀Ⰰ 攀洀 渀漀猀猀漀 挀愀猀漀 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 渀攀漀 渀漀椀爀⸀ 䄀 洀漀渀琀愀最攀洀 攀 攀搀椀漀 猀漀 攀猀猀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䄀 挀漀氀漀爀椀稀愀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀 愀 爀攀氀愀漀 攀渀琀爀攀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀氀攀 琀攀渀栀愀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 昀椀渀愀氀 挀漀洀漀 漀戀爀愀 渀攀漀 渀漀椀爀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
O curta-metragem neo noir A cor do toque é uma ficção que conta a história de uma bibliotecária amante das artes e que possui Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), acompanhando sua rotina e interação com outras pessoas de sua vida que presenciam ou não sintomas de sua doença. A intenção com a produção foi trazer a tona a vida a personagem principal de forma íntima, expondo os seus conflitos internos.伀 最渀攀爀漀 渀攀漀 渀漀椀爀 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 猀漀爀琀攀椀漀 愀漀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀 渀漀猀猀愀 攀焀甀椀瀀攀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 吀挀渀椀挀愀猀 攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀攀 䌀爀椀愀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 焀甀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 挀漀渀栀攀挀攀洀漀猀 猀攀甀 挀愀爀琀攀爀 攀砀瀀氀漀爀愀琀爀椀漀 搀漀 椀渀琀攀爀椀漀爀 搀漀 椀渀搀椀瘀搀甀漀Ⰰ 愀渀最切猀琀椀愀 攀 渀攀最愀琀椀瘀椀猀洀漀⸀
As filmagens aconteceram durante a segunda e a terceira semana de outubro de 2017, em Maringá. Foram vários dias de gravação, divididos em externas e internas já que haviam seis locações tendo assim que dividir nosso tempo e dias para conseguir gravar tudo antes que nossa atriz principal, Helena, que interpretou Cecília tivesse uma viagem de duração de uma semana. As gravações foram intensas e demoradas, contando com a participação de mais dois atores, Renan e Bárbara, que interpretaram Diogo e Adriana, respectivamente.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀漀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 渀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀ⴀ猀攀 挀漀洀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 椀渀挀椀漀 愀漀 昀椀洀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 攀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 焀甀攀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 挀漀渀樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀⸀ 䐀漀 爀漀琀攀椀爀漀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀 琀漀焀甀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀爀愀洀 瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀漀 挀甀爀琀愀⸀
Agradecemos à todos os que nos ajudaram a realizar o projeto, especialmente aos que cederam as suas casas e tempo para auxiliar na produção do curta metragem apresentado. É visível que houve esforço e ambição na produção apresentada sendo esse o fruto da empolgação em que depreendemos na obra. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀倀吀䤀匀吀䄀Ⰰ 䄀渀搀爀⸀ 䘀甀渀攀猀 搀愀 洀切猀椀挀愀 渀漀 挀椀渀攀洀愀 ⴀ 䌀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 瀀愀爀愀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 挀漀洀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 䐀椀猀猀攀爀琀愀漀 搀攀 䴀攀猀琀爀愀搀漀 ⠀䴀切猀椀挀愀 攀 吀攀挀渀漀氀漀最椀愀⤀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 䴀椀渀愀猀 䜀攀爀愀椀猀⼀ 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䴀切猀椀挀愀Ⰰ 䈀攀氀漀 䠀漀爀椀稀漀渀琀攀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀䔀䰀䰀䄀一吀伀一䤀Ⰰ 倀愀琀琀椀⸀ 䤀昀 椀琀ᤀ猠 瀀甀爀瀀氀攀Ⰰ 猀漀洀攀漀渀攀ᤀ猠 最漀渀渀愀 搀椀攀 㨀 琀栀攀 瀀漀眀攀爀 漀昀 挀漀氀漀爀 椀渀 瘀椀猀甀愀氀 猀琀漀爀礀琀攀氀氀椀渀最 昀漀爀 昀椀氀洀⸀ ⸀ 攀搀⸀ 䈀漀猀琀漀渀㨀 䘀漀挀愀氀 倀爀攀猀猀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䴀倀䄀刀䄀吀伀Ⰰ 䐀漀挀⸀ 䐀愀 挀爀椀愀漀 愀漀 爀漀琀攀椀爀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 㐀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䌀栀爀椀猀⸀ 伀 挀椀渀攀洀愀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ ㌀⸀ 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䰀愀洀瀀愀爀椀渀愀Ⰰ ㈀ 㜀⸀
MASCELLI, Joseph V.. Os cincos Cs da cinematografia: técnicas de filmagem. 1. ed. São Paulo: Summus, 2010.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |