ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00254</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Junior de Publicidade e Propaganda UNOESC.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Edinéia Morés Miotto (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Silvia Spagnol Simi dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Paulo Ricardo dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Vanessa Angélica Balestrin (Universidade do Oeste de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Agência Experimental, Campanha Publicitária, Comunicação Publicitária, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como forma de inserir o acadêmico na realidade do mercado publicitário, o curso de Comunicação Social  Habilitação em Publicidade e Propaganda da Unoesc oportuniza a prática na Agência Experimental para seus acadêmicos em consonância com o projeto político pedagógico do curso. Além de clientes internos da própria instituição são atendidos clientes externos, especificadamente organizações sem fins lucrativos. A proposta é trabalhar empiricamente com o desenvolvimento de campanhas de comunicação em geral, com o objetivo de estimular através das técnicas publicitárias, o aquecimento da economia da região de Joaçaba e estimular a integração de projetos da Unoesc com a comunidade. Acredita-se que a todo semestre os objetivos são atingidos, em especial os trabalhos realizados no primeiro semestre de 2017, no componente curricular Projeto Experimental, que foram aprovados e veiculados.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Neste paper, descrevemos as campanhas realizadas no primeiro semestre do ano de 2017 pela Agência Experimental da Unoesc, componente curricular do curso de Comunicação Social  Habilitação em Publicidade e Propaganda, que tem por principal objetivo a interação do acadêmico com o mercado de trabalho, oportunizando a vivência em uma Agência de Publicidade e Propaganda real, com clientes reais, processos reais de criação de campanhas. A partir dessa proposta foram distribuídos alguns clientes para os grupos de acadêmicos na Agência Experimental. Em 2017/01, foram atendidos diversos clientes, porém apresentaremos aqui quatro deles: Comitê de Ética e Pesquisa da Unoesc (CEP), Creche Pato Donald e Associação Joaçaba de Futsal e Cultura - AJEC (Joaçaba Futsal) e Comitê Municipal Anti Drogas de Campos Novos/SC (COMAD). O Comitê de Ética em Pesquisa da Unoesc (CEP) é um órgão independente que atua na universidade há quase 15 anos promovendo a ética nas pesquisas científicas que envolvem seres humanos. Ele garante que os envolvidos na pesquisa não saiam lesados, assim, os projetos de pesquisa que passam pelo CEP possuem mais validade e reconhecimento. Partindo para outro cliente, a Creche Pato Donald é uma Instituição Municipal de Educação Infantil de seis meses a três anos de idade, onde tem como objetivo cooperar e estimular o crescimento da criança através de atividades psicomotoras. Já a Associação Joaçaba de Esporte e Cultura, mais conhecida como Joaçaba Futsal, é um clube de futebol de salão, sediado na cidade de Joaçaba, no estado de Santa Catarina. Por fim, o Comitê Municipal Anti Drogas de Campos Novos/SC (COMAD) implantou o projeto  II Semana + Cultura + Prevenção , que visa incentivar o consumo e produção de produtos culturais pelos jovens como uma forma de prevenção e conscientização. O evento apresenta eventos como palestras com o tema  prevenção , composição de músicas e poesias pelos jovens e o FEMAC, que é o Festival de Música Amigos do COMAD.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo da Agência Experimental é possibilitar ao acadêmico o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e intelectuais condizentes com as necessidades do mercado publicitário regional e nacional e com as exigências da atualidade. Os objetivos específicos priorizam: Desenvolver competência para diagnosticar e propor soluções para os problemas de comunicação dos clientes; Propiciar a habilidade técnica para o desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias; Desenvolver no aluno a responsabilidade social da profissão, promovendo a consciência ética que deve regular as atividades publicitárias; Propiciar um equilíbrio de formação genérica e específica, a formação técnica e humanística, de modo que o egresso possa entender a dinâmica das relações entre a publicidade e propaganda e a sociedade; Compreender as funções de cada departamento e o desenvolvimento do trabalho em cada área da agência de propaganda; Desenvolver a habilidade para atender clientes e solucionar problemas de comunicação através de um planejamento; Solucionar problemas de distribuição de mídia, criação, redação e produção de peças publicitárias, a partir de um planejamento de comunicação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A Agência Experimental é fundamental para o contato do acadêmico com o mercado de trabalho e principalmente com as diversas situações reais enfrentadas no cotidiano do profissional da área. As equipes formadas atendem os mais diversos clientes que são contatados nas parcerias com instituições da região, sempre com preferência às organizações sem fins lucrativos. Os acadêmicos que estão na Agência Experimental têm a oportunidade de atender até três clientes diferentes, já que no sexto período são atendidos dois clientes intercalados, realizadas duas bancas e as equipes e setores que cada membro ocupa são alterados, justamente para compreender todos os processos na realização de uma campanha. Dessa forma, as equipes atuam no desenvolvimento das ações relacionadas à comunicação e suas atividades pertinentes, buscando sempre o desenvolvimento regional, que é um dos propósitos da Instituição.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inúmeros fatores compreendem a totalidade de uma agência de comunicação e são inúmeros os procedimentos até chegar à parte final e aprovação da campanha. Não são tão simples os passos para criar uma boa campanha de propaganda. Não basta ter uma boa ideia e colocá-la em prática, é necessário conhecer o desejo do cliente, e o que ele pretende com a campanha. O cliente tem que ser ouvido, estudado, caso contrário poderá não aprovar a campanha. Segundo Sant anna (1998, p.99): Para conseguirmos mobilizar, persuadir e orientar um público determinado é preciso estabelecer em primeiro lugar a forma de como iremos orientar a operação. É necessário ter consciência de como iremos trabalhar, de que meios iremos utilizar e quais as reações das pessoas que irão receber as mensagens. Para Martins (2013),  se a Propaganda for o negócio do seu coração, pode mergulhar de cabeça, porque vai valer a pena . E é o que a Agência Experimental procura despertar nos acadêmicos: a vontade de seguir essa profissão, seguir o caminho que escolheu. A agência conta com uma estrutura que simula à de uma agência publicitária. Tais estruturas seguem divididas em: Atendimento, Planejamento, Mídia. Criação (direção de arte e redação) e Produção. Para iniciar uma campanha publicitária a agência precisa conhecer o seu cliente e o que ele pretende com a campanha, por isso o Atendimento é o primeiro setor que entra em ação. Os acadêmicos responsáveis marcam contato com o cliente para a elaboração do briefing. Do conceito de Corrêa (2008, p.123)  Briefing é o conjunto de dados fornecidos pelo anunciante para orientar a sua agência na elaboração de um trabalho de propaganda, promoção de vendas ou relações públicas . O atendimento tem a função de coletar o maior número de informações possíveis para o bom andamento das outras etapas. Com o briefing pronto o próximo passo é a Pesquisa, para assim traçar os próximos passos e conseguir elaborar um planejamento e campanha consistentes. Dentro do Projeto Experimental, esta é uma etapa extremamente importante, onde o acadêmico compreende a fundo a importância de tal processo e de como ele pode alterar e delinear os caminhos a serem seguidos pela equipe. Após a concretização da Pesquisa, análise dos resultados obtidos com a mesma, a etapa a seguinte é a realização do planejamento de comunicação, responsabilidade do setor de Planejamento, que por sinal o mesmo processo possui muitas características do briefing. Grande parte das informações que estão no briefing são utilizadas pelo setor de Planejamento. A realização do planejamento requer muita atenção e estudo do perfil do cliente, principalmente sobre a imagem que o cliente pretende passar ao seu público-alvo. Segundo Sant anna (1998, p.101), O objetivo global do planejamento é proporcionar soluções práticas baseadas nos fatos, para problemas específicos de marketing e propaganda. A análise, síntese e interpretação de dados reunidos pela pesquisa são componentes essenciais das responsabilidades do planejador. O briefing e planejamento, construídos, completos, com base na pesquisa têm mais chances de atingir os resultados esperados, pois oportunizem que as metas sejam estabelecidas com mais clareza. Concluído o planejamento, inicia-se a criação das peças, Esse setor trabalha em parceria com os responsáveis pelo setor de Mídia. A mídia analisa criteriosamente como a campanha vai veicular, baseando-se na Pesquisa realizada, assim, pode-se saber onde, quanto, quando e porque investir, ou seja, planeja e decide sobre quais meios são mais eficientes, quais devem ser usados, analisa os custos e o tempo necessário à veiculação. A Criação juntamente com a Produção e a Mídia finalizam a campanha. A Criação analisa o que o cliente deseja, o conceito e todo o material de que o cliente já dispõe. Segundo Sant anna (2000, p. 147): O trabalho de criação consiste, primeiramente, em achar uma ideia que sirva de tema ou diretriz  o que dizer. Em seguida saber como apresentar o tema  como dizer  e determinar através de que gênero de veículos ela pode ser levada, é encontrar a proposição da compra. As campanhas desenvolvidas são o resultado da articulação de todos esses setores. No processo de criação, cada acadêmico assumiu responsabilidades individuais e com o grupo, aprovação, objetivando a aprovação e satisfação dos clientes com as peças criadas. Na produção publicitária é momento da execução do projeto, é a prática efetiva. Tudo que foi analisado, levantado e planejado concretiza-se em peças nas telas dos computadores, das TVs, nos rádios, no papel. Peças prontas, o setor de Planejamento organiza uma apresentação para mostrar ao cliente a campanha desenvolvida pela agência. Nesse momento o cliente pode aprovar ou sugerir mudanças. Após a campanha ser aprovada, as peças gráficas são enviadas à impressão e as eletrônicas e de web finalizadas. Tudo deve seguir o cronograma de mídia, portanto os prazos estipulados sempre são cumpridos para eficácia da campanha. Cada etapa e processo da campanha possui o acompanhamento e orientação de professores, que se dedicam e buscam auxiliar os grupos a realizarem um excelente trabalho, porém, tudo na campanha é realizado somente pelos acadêmicos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Inspirados nos conceitos e propósitos de cada cliente, após demanda do mesmo, os acadêmicos em seus grupos elaboraram o briefing e o mesmo foi repassado do atendimento para as demais áreas, iniciando pelo Planejamento. Assim, toda concepção de mercado, objetivos, orçamentos e identidade visual dos projetos foram desenvolvidos pelos grupos da Agência Experimental/PEX. Desde criação/reelaboração de logotipo, a campanha com vídeos, várias peças de divulgação e em diversos meios, tudo foi elaborado pelos acadêmicos, seguindo a linha proposta pelo cliente. A campanha para Comitê de Ética em Pesquisa da Unoesc (CEP) objetivou posicionar o CEP perante seu público-alvo como um agente incentivador da ética nas diversas formas de pesquisa, além de mostrar que o mesmo não é um entrave, e sim um serviço que proporciona credibilidade ao trabalho do pesquisador e protege os direitos dos sujeitos envolvidos na pesquisa. A proposta da campanha da Creche Pato Donald foi arrecadar dinheiro para a aquisição de brinquedos e livros lúdicos, os quais tem extrema importância no desenvolvimento do ser, por justamente a creche ter grande carência desses itens. O público a ser atingido são os pais das crianças matriculadas, uma vez que a comunidade não tem interesse em colaborar com a doação devido à instituição ser municipal. A campanha do Associação Joaçaba de Esporte Cultura a AJEC, objetivou despertar o interesse dos torcedores para comparecer e participar mais ativamente das atividades envolvendo o Joaçaba Futsal. O Colégio CEM, por sua vez, teve a campanha objetivada em divulgar aos professores e alunos as atividades do Colégio CEM afim de melhorar a comunicação interna do mesmo. Na campanha do Banco do o Comitê Municipal Anti Drogas de Campos Novos/SC (COMAD), objetivou-se a divulgação da II Semana + Cultura + Prevenção e atrair a comunidade local para participar do FEMAC, ressaltando seus diferenciais e pontos fortes para assim ter a II Semana como uma referência no combate e prevenção do uso de drogas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Agência Experimental do curso de Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda já tem mais de 18 anos e tem como propósito aproximar os acadêmicos de Publicidade à realidade de um mercado competitivo. Com essa finalidade, clientes reais são atendidos pelos acadêmicos, que se envolvem com pesquisa, planejamento, criação e execução de uma campanha publicitária, ou seja, vivenciam todas as etapas do processo. Clientes de serviços da universidade, ONG S, instituições sem fins lucrativos e demais, que não podem investir em lucros na propaganda, são beneficiados com esse trabalho. Os clientes atendidos na Agência Experimental, dentro do componente Projeto Experimental, que diz respeito ao estágio do curso de Comunicação Social habilitação em Publicidade e Propaganda, Unoesc campus de Joaçaba, no primeiro semestre do ano de 2017, ficaram satisfeitos com as campanhas que foram apresentadas em banca, e no dia da apresentação estiveram presentes e confirmaram a veiculação das mesmas, evidenciando assim a dedicação de cada equipe que gerou resultados incríveis. Desta forma, o trabalho da Agência Experimental vai além de auxiliar os acadêmicos e colocá-los em contato com o mercado, o estudo prático também auxilia as instituições beneficiadas a divulgar os seus serviços em benefício da comunidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CORRÊA, Roberto. Contato imediato com planejamento de propaganda. São Paulo: Global, 1990.<br><br>LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. São Paulo: Futura, 2000.<br><br>MARTINS, Zeca. Redação Publicitária: a prática na prática. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.<br><br>SANT ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.<br><br>SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.<br><br> </td></tr></table></body></html>