INSCRIÇÃO: 00266
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Fortalecimento da identidade gráfica da Freguesia do Livro
 
AUTORES: Giulia Boiko da Costa Lopes (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Luísa Sampaio Ribeiro Belli (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Caroline Dallagrana (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Danilo Aidar Siqueira (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Naara França Martins (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Wellington Teixeira Lisboa (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Anuschka Reichmann Lemos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: Design gráfico, Identidade gráfica, Fortalecimento de marca, ,
 
RESUMO
O presente trabalho busca apresentar o processo de elaboração de peças gráficas realizadas no âmbito do quarto período do curso de Comunicação Organizacional, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para as disciplinas de Editoração e Projeto 4. A proposta integra o plano de ações de comunicação desenvolvido para a Freguesia do Livro, instituição do terceiro setor que tem como premissa a livre circulação de livros e serviu como foco de estudo do trabalho. A partir do diagnóstico organizacional que, entre outras coisas, identificou as principais dificuldades enfrentadas pela instituição, foram propostas ações de Comunicação Organizacional para solucioná-las. ਀䐀攀渀琀爀攀 攀氀愀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 愀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 最爀昀椀挀漀猀 樀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 攀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 渀漀瘀漀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 渀愀 爀攀最椀漀 愀琀甀愀渀琀攀 搀愀 伀一䜀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 攀 挀漀渀挀攀戀攀爀 漀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 最爀昀椀挀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 焀甀愀爀琀漀 瀀攀爀漀搀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 吀攀挀渀漀氀最椀挀愀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀漀 倀愀爀愀渀 ⠀唀吀䘀倀刀⤀Ⰰ 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 䔀搀椀琀漀爀愀漀 攀 倀爀漀樀攀琀漀 㐀Ⰰ 猀漀戀 愀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 攀 漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 䄀渀甀猀挀栀欀愀 刀攀椀挀栀洀愀渀渀 䰀攀洀漀猀 攀 圀攀氀氀椀渀最琀漀渀 吀攀椀砀攀椀爀愀 䰀椀猀戀漀愀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 伀一䜀 挀甀爀椀琀椀戀愀渀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀Ⰰ 焀甀攀 搀攀搀椀挀愀ⴀ猀攀  搀椀猀猀攀洀椀渀愀漀 搀漀 栀戀椀琀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 氀椀瘀爀攀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀⸀ 匀甀愀 瀀爀攀洀椀猀猀愀  昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀 挀栀攀最甀攀 愀漀 愀氀挀愀渀挀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 洀琀漀搀漀 氀椀瘀爀攀 搀攀 瀀爀愀稀漀猀 搀攀 攀渀琀爀攀最愀 漀甀 洀甀氀琀愀猀 瀀漀爀 愀琀爀愀猀漀⸀  Apresentamos aqui, na categoria “Produção transdisciplinar” da modalidade “Design gráfico”, o trabalho desenvolvido no segundo semestre de 2017. A proposta visava o fortalecimento da identidade visual da Freguesia do Livro através da criação e renovação de peças gráficas após a identificação de divergências nos materiais utilizados pela instituição.਀倀爀漀瀀漀洀漀猀 愀攀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 爀攀搀甀稀椀爀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 唀洀愀 搀攀氀愀猀  愀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 最爀昀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 搀漀椀猀 洀漀搀攀氀漀猀 搀攀 洀愀爀挀愀 瀀最椀渀愀猀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 挀愀爀琀漀 瀀漀猀琀愀氀Ⰰ 甀洀 洀愀爀挀愀 瀀最椀渀愀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 甀洀 昀漀氀搀攀爀 洀愀瀀愀Ⰰ 甀洀 渀漀瘀漀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 昀漀氀搀攀爀Ⰰ 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 搀漀 戀愀渀渀攀爀 瀀愀爀愀 攀瘀攀渀琀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 焀甀攀 愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀 ⴀ 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀渀搀漀 琀愀洀戀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 愀爀爀攀挀愀搀愀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀 ⴀⰀ 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀 ⠀挀愀爀琀愀Ⰰ 挀愀爀椀洀戀漀Ⰰ 愀搀攀猀椀瘀漀猀 攀 漀 洀愀渀甀愀氀 搀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀漀⤀ 攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 最愀爀愀渀琀攀洀 愀 甀渀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 ⠀愀搀攀猀椀瘀漀 瀀愀爀愀 挀愀椀砀愀猀 搀漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 瀀氀愀挀愀 瀀愀爀愀 倀漀渀琀漀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 搀漀椀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 愀搀攀猀椀瘀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 挀漀氀愀搀漀猀 渀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⤀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀愀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀攀愀猀 最爀昀椀挀愀猀 焀甀攀 琀攀爀椀愀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀愀 伀一䜀⸀  A Freguesia do Livro havia passado por um processo de mudança de identidade visual antes do início de nosso trabalho. Sua nova logo e paleta de cores foram desenvolvidas pela agência Heads, portanto, devido à recente mudança de identidade visual os materiais gráficos da Freguesia do Livro não seguiam um padrão, tanto nos ambientes online quanto offline, pelos quais a ONG comunicava-se com seu público. Nos estabelecimentos que haviam Pontos de Leitura, os materiais disponíveis nunca eram os mesmos, sendo que em alguns, havia apenas a caixa com os livros e, em outros, além da caixa, haviam banners, folders e outras peças. Logo, ao examinarmos a forma de comunicação utilizada pudemos perceber que havia uma falha na disseminação de seus materiais gráficos.਀一漀琀愀洀漀猀 攀渀琀漀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀爀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀猀 攀 挀爀椀愀爀 渀漀瘀漀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 猀攀爀椀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀椀瘀甀氀最愀爀 攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 愀 洀愀爀挀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 瀀愀爀愀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀 瀀漀琀攀渀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀猀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀漀猀 搀攀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 漀甀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀瀀爀椀漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀⼀搀漀愀搀漀爀 搀愀猀 漀戀爀愀猀Ⰰ 焀甀攀 猀漀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 挀漀氀漀挀愀洀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀椀瘀攀爀猀愀猀 愀渀氀椀猀攀猀 昀漀爀愀洀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀猀猀攀洀漀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 愀猀 挀椀爀挀甀渀猀琀渀挀椀愀猀 攀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 渀漀猀 焀甀愀椀猀 愀 伀一䜀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 攀猀琀愀瘀愀 椀渀猀攀爀椀搀愀⸀ 一愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 渀愀 愀渀氀椀猀攀 匀圀伀吀Ⰰ 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 焀甀攀 愀瘀愀氀椀愀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀Ⰰ 昀爀愀挀漀猀Ⰰ 愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 攀 愀猀 愀洀攀愀愀猀 搀攀 甀洀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ  椀渀切洀攀爀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀漀爀愀洀 挀漀渀猀琀愀琀愀搀漀猀⸀  Uma das principais ferramentas para analisar os ambientes externo e interno de uma organização é a Análise SWOT. Esta foi criada na década de 1960, na Universidade de Stanford, por Albert S. Humphrey. Sua metodologia promove o estudo do cenário em que a organização está inserida e permite a reformulação de estratégias para otimizar seus negócios e atividades. A matriz apresenta as forças e fraquezas, que estão relacionadas com o ambiente interno da organização, e as oportunidades e ameaças, que estão ligadas ao seu ambiente externo (KOTLER, 2000).਀䄀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀爀愀挀漀猀 焀甀攀 椀洀瀀愀挀琀愀洀 愀 伀一䜀Ⰰ 搀攀猀琀愀挀漀甀ⴀ猀攀 攀渀琀漀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 攀洀 猀攀甀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 最爀昀椀挀漀猀⸀ 䤀猀猀漀 爀攀猀甀氀琀愀 渀愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀攀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 攀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 洀愀爀挀愀 攀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 椀洀瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 漀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 洀攀猀洀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀 挀漀爀攀猀 挀漀渀琀椀搀漀猀 渀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 椀爀椀愀洀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀攀爀 甀洀愀 挀漀攀爀渀挀椀愀 搀愀猀 椀搀攀椀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 漀 昀愀琀漀爀 搀愀 爀攀瀀攀琀椀漀㬀 瀀愀爀愀 栀愀瘀攀爀 愀猀猀椀洀椀氀愀漀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 瘀攀樀愀洀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 攀 愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 昀愀瘀漀爀攀挀攀 攀猀猀愀 焀甀攀猀琀漀⸀  No caso da Freguesia do Livro, o fato da organização ter passado por uma recente mudança de sua identidade visual, foi um grande impulsionador para que realizássemos a proposta de padronização de seus materiais gráficos, pois, tratando-se de identidade visual, podemos considerar que, segundo PINHO (1996):਀ᰀ䄠 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀 挀漀洀漀 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀Ⰰ 渀愀 洀攀搀椀搀愀 攀洀 焀甀攀 搀攀昀椀渀攀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 琀漀爀渀愀 瘀椀猀瘀攀氀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀愀 挀漀爀瀀漀爀愀漀ᴀ†⠀䌀伀刀刀쨀䄀 愀瀀甀搀 倀䤀一䠀伀Ⰰ ㄀㤀㤀㘀Ⰰ 瀀⸀ ㌀⤀⸀ E ainda, para STRUNCK (1989):਀ᰀ䄠猀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 猀漀 甀洀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 渀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 搀愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀⸀ 匀漀 愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 搀攀 猀甀愀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 愀 最愀爀愀渀琀椀愀 搀攀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 䌀甀椀搀愀搀漀猀愀洀攀渀琀攀 挀爀椀愀搀愀猀 攀 椀洀瀀氀愀渀琀愀搀愀猀Ⰰ 琀爀愀搀甀稀攀洀 攀砀愀琀愀洀攀渀琀攀 愀 昀漀爀洀愀 瀀攀氀愀 焀甀愀氀 愀猀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 最漀猀琀愀爀椀愀洀 搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀愀猀 瀀漀爀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀砀琀攀爀渀漀Ⰰ 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀 昀漀爀渀攀挀攀搀漀爀攀猀Ⰰ 攀 椀渀琀攀爀渀漀Ⰰ 漀猀 焀甀攀 渀攀氀愀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀ᴀ†⠀匀吀刀唀一䌀䬀Ⰰ ㄀㤀㠀㤀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㐀⤀⸀ Desse modo, percebemos que havia então a necessidade da Freguesia do Livro utilizar um padrão na divulgação de seus materiais de comunicação. Alguns Pontos de Leitura utilizavam materiais da ONG com a marca antiga e outros com a marca nova, além disso, os donos de Pontos de Leitura muitas vezes criavam materiais por conta própria. Portanto, propomos uma unidade visual nos Pontos para que assim, a marca da Freguesia do Livro fosse fortalecida, consolidada e cada vez mais lembrada por todos seus públicos envolvidos. ਀倀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀 焀甀攀 愀 氀漀最漀 搀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 昀漀椀 愀氀琀攀爀愀搀愀 攀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀渀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀洀漀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 愀攀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀 挀甀爀琀漀Ⰰ 洀搀椀漀 攀 氀漀渀最漀 瀀爀愀稀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 焀甀攀 愀漀猀 瀀漀甀挀漀猀Ⰰ 愀 伀一䜀 挀漀渀猀攀最甀椀猀猀攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀爀 猀甀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 攀 昀漀爀渀攀挀攀爀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀猀Ⰰ 瘀椀猀椀琀愀猀 愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 愀渀氀椀猀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 挀漀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀洀 愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀⸀ 匀攀最甀椀洀漀猀 愀 洀椀猀猀漀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀愀 伀一䜀Ⰰ 愀琀攀渀琀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 攀 愀渀愀氀椀猀愀洀漀猀 愀 渀漀瘀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 䠀攀愀搀猀 ⴀ 愀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀漀 搀愀猀 氀漀最漀猀 攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 瀀愀氀攀琀愀猀 搀攀 挀漀爀攀猀 ⠀爀漀砀漀Ⰰ 氀愀爀愀渀樀愀Ⰰ 愀洀愀爀攀氀漀 攀 挀爀攀洀攀⤀⸀ 䄀猀 氀漀最漀猀 昀愀稀攀洀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀  氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 搀攀 挀漀爀搀攀氀 攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀愀 ⴀ 琀愀洀戀洀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 䠀攀愀搀猀 ⴀ 昀漀椀 愀 昀漀渀琀攀 䈀爀愀渀搀漀渀 䜀爀漀琀攀猀焀甀攀⸀ Portanto, nos baseamos em todo o material que já havia sido criado, pois nosso objetivo não era a substituição, mas a complementação das peças já elaboradas. Utilizamos a mesma linguagem gráfica apresentada para a ONG pela Heads, apenas nos aprofundamos e aplicamos em outros materiais que antes não existiam. Aproveitamos a possibilidade do uso das diferentes variações da logo, utilizando diferentes personagens em cada peça gráfica. ਀䄀漀 瘀椀猀椀琀愀爀洀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 焀甀攀 渀漀猀猀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀爀 攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀爀挀愀 猀攀洀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀 渀漀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 挀愀搀愀 愀洀戀椀攀渀琀攀 瀀漀椀猀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 搀漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 搀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀  愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀氀攀猀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀爀攀洀 愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 氀漀挀愀椀猀Ⰰ 猀攀樀愀洀 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀愀昀猀Ⰰ 氀漀樀愀猀Ⰰ 挀氀渀椀挀愀猀 漀甀 挀攀渀琀爀漀猀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀爀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀爀椀愀爀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀猀猀攀洀 愀 甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀爀挀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 攀 挀栀愀洀愀猀猀攀洀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 猀攀洀 椀渀琀攀爀昀攀爀椀爀 渀漀猀 氀漀挀愀椀猀 漀渀搀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀洀 愀漀 瀀漀渀琀漀 搀漀猀 搀漀渀漀猀 搀漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 猀攀渀琀椀爀攀洀 焀甀攀 愀 搀攀挀漀爀愀漀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 猀攀甀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 猀攀爀椀愀洀 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀搀漀猀⸀ Por mais que os produtos oferecidos pela ONG sejam os livros disponíveis em seus Pontos de Leitura, percebemos que o que faz os públicos interagirem com o projeto e compartilharem os valores da Freguesia do Livro vai além disso, o que leva ao engajamento com a marca envolve as experiências vividas nos próprios Pontos. Segundo MARTINS, José Roberto (2006, p. 107): “Os produtos, serviços, atendimento, pessoas, produção, fazem parte de um sistema de comunicação que é percebido pelos consumidores como os elementos de identidade de uma marca, que eles podem escolher ou não para comprar e se relacionar.”. Portanto, a apresentação dos Pontos de Leitura é o que distingue o projeto realizado pela ONG dos demais projetos de incentivo à leitura e doação de livros.਀䐀甀爀愀渀琀攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀洀 愀猀 昀甀渀搀愀搀漀爀愀猀 搀愀 伀一䜀 攀 挀漀洀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀洀漀猀 攀 氀椀猀琀愀洀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀洀 猀攀爀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀漀猀 攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 瀀爀攀挀椀猀愀瘀愀洀 猀攀爀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀⸀ 䐀椀瘀椀搀椀洀漀猀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 最爀昀椀挀漀猀 攀洀 琀爀猀 最爀甀瀀漀猀㨀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀猀 搀漀渀漀猀 搀攀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 挀甀樀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀  漀爀椀攀渀琀愀爀 攀 愀甀砀椀氀椀愀爀 漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀猀 倀漀渀琀漀猀㬀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀㬀 攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀 ⼀ 搀漀愀搀漀爀⸀ Para a montagem dos materiais gráficos, utilizamos o software Adobe Illustrator, do pacote Adobe. Os materiais foram pensados com base no conceito principal e slogan “Livros que vão, histórias que ficam”, e usamos como conceitos secundários “livros precisam viajar” e “livros nos fazem viajar”, pois o objetivo de cada peça foi incentivar o público a fazer com que os livros viajassem por diferentes leitores. Portanto, para transmitir tais ideias buscamos referências de materiais gráficos relacionados à viagens - como os cartões postais e mapas - para que pudéssemos inserir os elementos encontrados nos mesmos em peças da Freguesia do Livro.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Dentro do grupo de materiais para os donos de Pontos de Leitura propomos kit para o responsável pelo Ponto, contendo uma carta de boas vindas (Imagem 1) - um novo material institucional -, com instruções básicas para a manutenção do Ponto de Leitura e contatos da Freguesia do Livro, o carimbo (Imagem 2) reformulado da Freguesia do Livro - adaptado à nova identidade visual -, e adesivos com as variações da logo (Imagem 3). A carta possui o fundo branco com um dos personagens com opacidade em amarelo ao fundo, optamos por não usar o tom de creme nos materiais com muita escrita para facilitar a leitura. Utilizamos na parte superior uma linha diagonal amarela com o título em laranja, o corpo do texto em preto e as frases de impacto em laranja na parte inferior, junto com uma das variações da logo diagramada de forma que se assemelhe a um carimbo. No rodapé adicionamos os ícones das redes sociais usadas pela ONG, juntamente com seus respectivos endereços.਀刀攀愀氀椀稀愀洀漀猀 愀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀漀 䴀愀渀甀愀氀 搀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 瀀愀爀愀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 昀漀爀愀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 ⠀䤀洀愀最攀洀 㐀⤀⸀ 一愀 挀愀瀀愀 搀漀 洀愀渀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀洀 最爀愀渀搀攀 攀猀挀愀氀愀 挀漀洀 漀 琀琀甀氀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀洀 甀洀 爀攀琀渀最甀氀漀 氀愀爀愀渀樀愀Ⰰ 琀愀氀 挀漀渀昀椀最甀爀愀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 漀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 漀甀琀爀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 愀瀀攀渀愀猀 愀氀琀攀爀愀渀搀漀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀愀 挀愀瀀愀 攀 漀 琀琀甀氀漀⸀ 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 渀愀 挀愀爀琀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 漀 琀琀甀氀漀  愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀椀愀最漀渀愀氀 渀愀 瀀愀爀琀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 搀愀 瀀最椀渀愀⸀ Para os materiais de identificação dos Pontos de Leitura nos baseamos nas entrevistas e visitas realizadas com os donos de Pontos . Afim de identificar melhor os estabelecimentos que possuem um Ponto de Leitura propomos duas opções de adesivos de indicação da Freguesia do Livro, usamos como referência inicial os adesivos de indicação de bandeiras de cartões de crédito que normalmente se encontram em estabelecimentos comerciais. Criamos duas opções para dar autonomia aos donos dos Pontos de escolherem qual adesivo combina mais com seu estabelecimento. A primeira opção (Imagem 5), mais simples, possui a escrita “AQUI TEM” dentro de uma faixa roxa, seguido por um dos personagens em tamanho grande; a segunda opção (Imagem 6), mais colorida, é dividida em quatro quadrantes, um deles com a mesma frase escrita e os outros três com diferentes personagens que compõem a marca. ਀䌀漀洀漀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 搀漀猀 戀愀渀渀攀爀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 愀琀甀愀氀洀攀渀琀攀 攀洀 愀氀最甀渀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 猀漀 洀甀椀琀漀 最爀愀渀搀攀猀 攀 愀挀愀戀愀洀 渀漀 猀攀 愀搀攀焀甀愀渀搀漀 愀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀洀漀猀 甀洀愀 瀀氀愀挀愀 搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 ⠀䤀洀愀最攀洀 㜀⤀Ⰰ 挀漀洀 漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀攀 甀洀 䄀㐀⸀ 䔀氀愀 瀀漀搀攀 猀攀爀 椀渀猀攀爀椀搀愀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 攀洀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 渀愀 瀀愀爀攀搀攀 ⠀䤀洀愀最攀洀 㠀⤀ 漀甀 愀瀀漀椀愀搀愀 挀漀洀漀 甀洀 瀀漀爀琀愀 爀攀琀爀愀琀漀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 瀀愀爀愀 漀猀 搀漀渀漀猀 搀漀猀 倀漀渀琀漀猀 愀 甀琀椀氀椀稀攀洀 搀愀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀洀漀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀爀攀洀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀 瀀氀愀挀愀 瀀漀猀猀甀椀 氀椀渀栀愀猀 搀椀愀最漀渀愀椀猀 猀漀戀爀攀瀀漀猀琀愀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀漀爀攀猀 焀甀攀 琀爀愀稀攀洀 愀 猀攀渀猀愀漀 搀攀 瀀最椀渀愀猀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 猀漀戀爀攀瀀漀猀琀愀 渀愀猀 氀椀渀栀愀猀 爀攀昀氀攀琀攀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 瘀椀愀樀愀爀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀⸀ 唀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 漀 琀漀洀 搀攀 挀爀攀洀攀 挀漀洀漀 挀漀爀 搀攀 昀甀渀搀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 洀攀渀漀爀 搀攀 琀攀砀琀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 愀漀 琀愀洀愀渀栀漀 搀愀 琀椀瀀漀最爀愀昀椀愀 甀猀愀搀愀⸀ 唀猀愀洀漀猀 琀愀洀戀洀 漀 洀攀猀洀漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 爀漀搀愀瀀 瀀爀攀瘀椀愀洀攀渀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀  Quanto a identificação das próprias caixas dos Pontos de Leitura, como recentemente a ONG mandou fazer uma grande quantidade de caixas de papelão personalizadas usando a antiga identidade visual a alternativa encontrada foi um adesivo para colar nas caixas já existentes (Imagem 9), adesivo este seguindo o novo padrão visual dos materiais da ONG, com as linhas diagonais coloridas ao lado, o rodapé com as redes sociais e o texto explicativo em caixa alta e colorido.਀倀漀爀 洀攀椀漀 搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀攀爀挀攀戀攀洀漀猀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀瘀攀渀琀漀猀 ⴀ 挀漀洀漀 漀猀 搀攀 愀爀爀攀挀愀搀愀漀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀 ⴀ 挀漀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 愀瀀漀椀愀搀漀爀攀猀 攀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀漀爀攀猀 愀搀椀挀椀漀渀愀爀攀洀 猀甀愀猀 洀愀爀挀愀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀爀椀愀洀漀猀 甀洀 戀愀渀渀攀爀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 瀀愀爀愀 琀愀椀猀 猀椀琀甀愀攀猀 ⠀䤀洀愀最攀洀 ㄀ ⤀⸀ 伀 戀愀渀渀攀爀 瀀漀猀猀甀椀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 伀一䜀 愀漀 昀甀渀搀漀 攀洀 愀洀愀爀攀氀漀 挀漀洀 漀瀀愀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀愀 瀀愀爀琀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀 甀洀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀 攀 愀戀愀椀砀漀 愀 昀爀愀猀攀 ᰀ䐠漀攀 猀攀甀猀 氀椀瘀爀漀猀ᴀ†搀攀猀琀愀挀愀搀愀Ⰰ 漀猀 搀攀洀愀椀猀 琀攀砀琀漀猀 猀攀最甀攀洀 漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀愀猀 最爀昀椀挀愀猀 攀 漀 爀漀搀愀瀀 挀漀洀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀  漀 洀攀猀洀漀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 渀攀猀琀攀 挀愀猀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 愀 氀漀最漀 搀攀 愀瀀漀椀愀搀漀爀攀猀 愀戀愀椀砀漀⸀ 䔀 漀甀琀爀漀 椀最甀愀氀 猀攀洀 漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 漀猀 愀瀀漀椀愀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 瀀漀渀琀漀猀 ⠀䤀洀愀最攀洀 ㄀㄀⤀⸀ Entre os materiais para o público leitor / doador nossa agência propôs dois modelos diferentes de marca páginas, que seriam disponibilizados nos Pontos de Leitura, próximos à Caixa da Freguesia do Livro. Ambos os modelos de marca página tiveram como base os conceitos “livros precisam viajar” e “livros que vão, histórias que ficam”, slogan da ONG. O primeiro modelo foi inspirado em cartões postais (Imagem 12 e 13), com 10cm de altura por 15cm de largura, cada opção com uma foto diferente de livros na parte da frente e a frase “Livros precisam viajar por muitos leitores”. As fotos escolhidas são bem coloridas e foram editadas para que os tons quentes fossem mais aparentes, principalmente os tons de amarelo e vermelho. Já na parte de trás adicionamos linhas para escrita e um texto incentivando os leitores a deixarem um recado no postal, um comentário sobre o livro ou trecho favorito, e então passarem o livro adiante com o material junto, como se o livro estivesse sendo enviado para alguém. Ao lado adicionamos a logo da Freguesia do Livro como se fosse um selo, a representação de um carimbo de correio, uma breve apresentação do projeto com o mesmo texto do carimbo que a ONG usa para identificar os livros que pertencem à corrente, e os endereços das redes sociais dispostos de maneira semelhante ao rodapé utilizado em outros materiais. ਀伀 猀攀最甀渀搀漀 洀漀搀攀氀漀  愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 ᰀ氠椀瘀爀漀猀 焀甀攀 瘀漀Ⰰ 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 昀椀挀愀洀ᴀ†攀 猀攀最甀攀 漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 甀洀 洀愀爀挀愀 瀀最椀渀愀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 㐀挀洀 搀攀 氀愀爀最甀爀愀 瀀漀爀 ㄀㠀挀洀 搀攀 愀氀琀甀爀愀⸀ 一愀 昀爀攀渀琀攀 ⠀䤀洀愀最攀洀 ㄀㐀⤀Ⰰ 漀 洀愀爀挀愀 瀀最椀渀愀猀 瀀漀猀猀甀椀 氀椀渀栀愀猀 搀椀愀最漀渀愀椀猀 渀愀猀 挀漀爀攀猀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀猀 愀漀猀 搀攀洀愀椀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 氀漀最漀 攀洀 琀愀洀愀渀栀漀 最爀愀渀搀攀 渀愀 瀀愀爀琀攀 猀甀瀀攀爀椀漀爀⸀ 䄀 瀀愀爀琀攀 搀攀 琀爀猀 ⠀䤀洀愀最攀洀 ㄀㔀⤀ 挀漀渀琀洀 氀椀渀栀愀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 瀀漀猀猀愀洀 愀渀漀琀愀爀 猀攀甀猀 琀爀攀挀栀漀猀 昀愀瘀漀爀椀琀漀猀 搀漀 氀椀瘀爀漀 攀洀瀀爀攀猀琀愀搀漀 焀甀攀 挀椀爀挀甀氀愀 瀀攀氀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 最甀愀爀搀愀爀 愀氀最漀 洀愀爀挀愀渀琀攀 搀愀 漀戀爀愀 瀀愀爀愀 猀椀Ⰰ 洀攀猀洀漀 愀瀀猀 漀 氀椀瘀爀漀 瘀漀氀琀愀爀 愀 挀椀爀挀甀氀愀爀⸀ Além do folder institucional anteriormente proposto pela agência Heads, com informações sobre o projeto e perguntas frequentes, sugerimos também a disponibilização de um folder cujo objetivo é divulgar os Pontos de Leitura espalhados pela cidade de Curitiba e dar visibilidade à ONG. Para esse folder usamos como inspiração mapas turísticos e mapas do tesouro, uma vez que buscamos transmitir aos públicos da ONG a sensação de caça ao tesouro. O folder proposto pela Heads utilizava em sua capa o mesmo efeito de tinta com o personagem do menino em evidência (Imagem 16). Portanto, para o folder do mapa decidimos usar a mesma linguagem, mas com outro personagem em destaque, trazendo a ideia de complementação. ਀伀 昀漀氀搀攀爀 洀愀瀀愀 瀀漀猀猀甀椀 搀漀戀爀愀 搀甀瀀氀愀 瀀漀椀猀Ⰰ 漀瀀琀愀洀漀猀 瀀漀爀 猀攀最甀椀爀 愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 挀氀猀猀椀挀愀猀 搀攀 洀愀瀀愀猀⸀ 一愀 愀戀愀 搀漀 洀攀椀漀 愀搀椀挀椀漀渀愀洀漀猀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 洀愀瀀愀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 昀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀  甀洀愀 挀愀愀 愀漀 琀攀猀漀甀爀漀Ⰰ 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀 挀漀渀栀攀挀攀爀攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 倀漀渀琀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀攀洀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 甀猀愀渀搀漀 愀猀 栀愀猀栀琀愀最猀 椀渀搀椀挀愀搀愀猀⸀ 伀 猀椀琀攀Ⰰ 瀀最椀渀愀 攀 攀ⴀ洀愀椀氀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀ⴀ猀攀 渀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 琀爀猀 搀漀 昀漀氀搀攀爀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 洀攀猀洀愀 氀椀渀栀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀⸀ 一愀 瀀愀爀琀攀 椀渀琀攀爀椀漀爀 ⠀䤀洀愀最攀洀 ㄀㜀⤀ 搀漀 昀漀氀搀攀爀 愀搀椀挀椀漀渀愀洀漀猀 漀 洀愀瀀愀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀漀 挀漀洀 愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 搀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 倀漀渀琀漀猀 洀愀爀挀愀搀漀猀 攀 甀洀愀 氀椀猀琀愀 挀漀洀 漀 渀漀洀攀 搀漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀 猀攀甀猀 攀渀搀攀爀攀漀猀 攀砀愀琀漀猀 焀甀攀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 昀甀最椀爀 搀漀 瀀愀搀爀漀 搀攀 洀愀瀀愀猀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 氀攀瘀愀洀漀猀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 漀 甀猀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀攀 搀攀 䜀倀匀 攀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 洀漀戀椀氀椀搀愀搀攀 甀爀戀愀渀愀 瀀漀爀 攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀猀 攀渀搀攀爀攀漀猀 挀漀洀瀀氀攀琀漀猀  甀洀 瀀漀渀琀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀漀甀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 攀氀愀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀搀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀  伀一䜀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 䠀攀愀搀猀⸀ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀洀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀Ⰰ 瘀椀猀椀琀愀猀 愀漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 洀攀爀挀愀搀漀氀最椀挀愀猀 攀 愀渀氀椀猀攀猀 愀洀戀椀攀渀琀愀椀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀愀洀 甀洀愀 瘀椀猀漀 洀愀椀猀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀攀 挀漀洀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀漀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀瘀愀洀 愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 渀漀猀 氀漀挀愀椀猀 漀渀搀攀 愀 洀攀猀洀愀 攀猀琀愀瘀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀⸀ 吀愀椀猀 愀攀猀 琀愀洀戀洀 最甀椀愀爀愀洀 漀 挀愀洀椀渀栀漀 愀 猀攀爀 猀攀最甀椀搀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀爀椀愀漀 搀愀猀 瀀攀愀猀 最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 爀攀猀甀氀琀愀渀搀漀 攀洀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 愀氀洀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀爀攀洀 攀渀琀爀攀 猀椀Ⰰ 猀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀渀搀漀 愀 洀攀猀洀愀 椀搀攀椀愀⸀ Segundo MARTINS, José Roberto (2006, p. 107): “Quando as empresas perdem o foco de suas características, valores, propósitos e forças, elas perdem espaços importantes nas mentes dos consumidores. Quando reagem diante dos problemas ou crises, quase sempre tardiamente, elas são frequentemente levadas a agravarem seus enganos, por exemplo, estendendo a marca, realizando mudanças plásticas nas embalagens ou logotipos, deixando de lado a reflexão profunda a respeito da estratégia do negócio, dos produtos ou sistemas de produção e distribuição.”.਀倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀攀 甀洀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 猀攀琀漀爀攀猀Ⰰ 愀猀 瀀攀愀猀 最爀昀椀挀愀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 瀀攀爀洀椀琀椀爀愀洀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀攀猀琀愀 攀洀 焀甀愀氀焀甀攀爀 洀攀椀漀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 ⠀椀洀瀀爀攀猀猀漀 漀甀 搀椀最椀琀愀氀⤀Ⰰ 攀 漀 昀漀爀琀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 焀甀愀渀琀漀  椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀⸀ O planejamento de comunicação proposto na ementa de uma disciplina do quarto período fez com que a equipe tivesse a oportunidade de trabalhar com um cliente real, tornando possível uma experiência de como é o mercado de trabalho em que está inserido. Por isso, o trabalho desenvolvido contribuiu significativamente para o crescimento acadêmico e profissional de cada membro, por meio das diversas ferramentas nele utilizadas.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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DEMANTOVA, Leonardo Miranda. Leonardo Miranda Demantova: depoimento [out. 2017]. Entrevistadora: Caroline Dallagrana. Curitiba: UTFPR, 2017. 1 gravador de celular. Entrevista concedida à matéria de Antropologia, para os alunos de Comunicação Organizacional da UTFPR.

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GARCIA, Robson. Robson Garcia: depoimento [out. 2017]. Entrevistadora: Naara Martins. Curitiba: UTFPR, 2017. 1 gravador de celular. Entrevista concedida à matéria de Antropologia, para os alunos de Comunicação Organizacional da UTFPR.

KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000

LEMES, Adriana. Adriana Lemes: depoimento [out. 2017]. Entrevistadora: Giulia Boiko da Costa Lopes. Curitiba: UTFPR, 2017. 1 gravador de celular. Entrevista concedida à matéria de Antropologia, para os alunos de Comunicação Organizacional da UTFPR.

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OLIVEIRA, Anna Maria Teixeira de. Anna Maria Teixeira de Oliveira: depoimento [out. 2017]. Entrevistadora: Luísa Sampaio. Curitiba: UTFPR, 2017. 1 gravador de celular. Entrevista concedida à matéria de Antropologia, para os alunos de Comunicação Organizacional da UTFPR.

PIMENTEL, Nathalia. Nathalia Pimentel: depoimento [out. 2017]. Entrevistador: Danilo Siqueira. Curitiba: UTFPR, 2017. 1 gravador de celular. Entrevista concedida à matéria de Antropologia, para os alunos de Comunicação Organizacional da UTFPR.

PINHO, José Benedito. O Poder das Marcas. São Paulo: Summus, 1996.

SILVA, Nilson José Rocha da. Nilson José Rocha da Silva: depoimento [out. 2017]. Entrevistador: Gabriel Abreu. Curitiba: UTFPR, 2017. 1 gravador de celular. Entrevista concedida à matéria de Antropologia, para os alunos de Comunicação Organizacional da UTFPR.

STRUNCK, Gilberto Luiz. Identidade Visual: a direção do olhar. Rio de Janeiro: Europa Emp. Graf. Ed., 1989਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀