ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00278</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP01</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Cacto Comunicação: uma experiência no mercado de trabalho por meio de uma empresa júnior de Comunicação Organizacional com o case #Tecnológica</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Claudinei Lopes Junior (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Alcilaine de Macedo Alencar (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Cristiano Teixeira de Sousa (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Felipe da Silva Camargo (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Tarcila Santos Garcia (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Jessica Cristina Maranho (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Camilo Catto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Empresa Júnior de Comunicação, Comunicação Organizacional, Cacto Comunicação, #Tecnológica., </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo de criação, implementação e funcionamento da Cacto Comunicação, Empresa Júnior de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto foi baseado numa pesquisa de benchmarking com outras empresas juniores cujos serviços são relacionados à área da Comunicação. Em seguida, uma análise de ambiente foi realizada e logo após uma identificação de públicos estratégicos a fim de que a realização do projeto fosse executada com excelência. Posteriormente à descrição do processo de criação e implementação da Cacto Comunicação, corroborando o funcionamento efetivo da empresa júnior (EJ), um case, #Tecnológica, foi apresentado detalhadamente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma maneira de o estudante praticar todo o conteúdo aprendido na teoria dentro da sala de aula durante seu período de graduação é com a interação dessa esfera, que é a do conhecimento, com a esfera da prática. Nessa interação reside a experiência enriquecedora que permite a formação de um profissional completo. Assim, com o intuito de disseminar o pensamento empreendedor e de fomentar a atitude empreendedora entre os estudantes de graduação de Comunicação Organizacional, surgem as Empresas Juniores (EJ's). Dado essa relação entre a teoria e a prática, concebe-se a Cacto Comunicação, Empresa Júnior (EJ) de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com o objetivo de fornecer uma oportunidade experimental e empreendedora, na qual o estudante pode participar de situações reais do mercado de trabalho, atendendo empresas tanto públicas como privadas, na área de Comunicação Organizacional. A idealização desse empreendimento comunicacional foi planejada por seis acadêmicos da UTFPR - Alcilaine de Macedo Alencar, Claudinei Lopes Junior, Cristiano Teixeira de Sousa, Felipe da Silva Camargo, Jessica Cristina Maranho e Tarcila Santos Garcia. O presente trabalho evidencia a importância de uma EJ para o curso de Comunicação Organizacional da UTFPR, além de detalhar as etapas de criação, implementação e funcionamento dessa EJ, difundindo a cultura empreendedora e contribuindo na formação profissional e pessoal dos universitários de graduação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">GERAL Proporcionar aos estudantes de Comunicação Organizacional da UTFPR - Câmpus Curitiba - Sede Centro a oportunidade de ter contato com práticas do mercado da Comunicação. ESPECÍFICOS - Mostrar o processo de criação, implementação e funcionamento de uma EJ de Comunicação com o foco em Comunicação Organizacional; - Delimitar a área de atuação, o direcionamento estratégico, o ecossistema da organização e a identificação de públicos estratégicos; - Demonstrar o caráter multidisciplinar que um profissional da área de Comunicação Organizacional possui; - Viabilizar a prática do conteúdo teórico adquirido em sala de aula pelos estudantes por meio do desempenho em atividades da EJ com projetos reais; - Apresentar um case real de um projeto empreendido pela EJ de Comunicação da UTFPR. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Progressivamente, o mercado de trabalho exige de seus colaboradores um maior engajamento e que eles "vistam a camisa" da organização. Cada vez mais, exige-se uma lucratividade maior das organizações a fim de que ela ganhe reputação. Cada vez mais, a notoriedade é uma grande "carta na manga" das organizações. Logo, uma coisa em comum entre o engajamento, os negócios e o marketing é que o setor de Comunicação é responsável por proporcionar algumas intervenções nessas áreas. De uma maneira geral, o profissional de Comunicação assume "um papel vital como recurso estratégico de entendimento, persuasão e negócio" para uma nova empresa, assumindo funções de contextos híbridos multifacetados (MORETTI, 2006, p.139). Assim, diante das mudanças que as organizações passam, um novo perfil de profissional da Comunicação surge a fim de suprir as lacunas oriundas do processo de transformação que cada organização vive. E a área de Comunicação Organizacional emerge exatamente por causa dos processos de transformação comunicacional nas organizações. O profissional atuante na área da Comunicação, no momento presente, necessita enxergar as ações comunicacionais e os relacionamentos da organização "a partir de uma visão conjunta, de longo prazo, de uma participação estratégica no composto da organização, e não de uma posição operativa, com vistas a mera realização de tarefas" (FARIAS, 2009, p. 52). Logo, a emergência da Comunicação Organizacional atende a esse requisito. Ela quebra o paradigma reducionista da comunicação: as práticas ferramentais e operacionais ainda são exercidas, entretanto, eleva-se a importância da comunicação dentro de uma organização. Assim, constitui-se como um setor estratégico da organização que visa facilitar o dinamismo organizacional por meio de processos comunicacionais, associando o pensar comunicação com o fazer comunicação (FARIAS, 2009, p. 52). Portanto, um estudante de Comunicação Organizacional, por procurar a integração dos processos comunicacionais a fim de que a área da comunicação numa organização seja pensada de maneira estratégica, deveria ter a chance de aprimorar seu conhecimento teórico em desafios práticos. Por esse motivo, a criação de uma EJ de Comunicação Organizacional seria pertinente já que ela tem um caráter valioso para demonstrar a vivência no mercado, no caso, o de comunicação. Uma vez que os diversos produtos e serviços oferecidos por empresas do segmento, numa EJ se tornam em projetos que garantem a maior prática do conteúdo estudado na universidade. Além disso, a participação de um estudante numa EJ de Comunicação Organizacional, fornecerá a ele uma capacidade de apurar ainda mais a sua destreza em enxergar a comunicação e em fazer a comunicação. Assim, devido à prática ser um elemento significativo, tanto na própria esfera da Comunicação Organizacional quanto no ideal de uma EJ de Comunicação, um case real de trabalho será destrinchado a fim de validar a criação, a implementação e o funcionamento da Cacto Comunicação, EJ de Comunicação da UTFPR. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Benchmarking Segundo a Endeavor Brasil (2015), benchmarking são estratégias para aumentar a eficiência, servindo como um ponto de referência que permite aos gestores e empresas entender os seus concorrentes e aprimorar suas estratégias. Já, para Kotler (2000, p.249), benchmarking são ações que buscam identificar as melhores práticas de seus concorrentes ou empresas, com o intuito de entender e aplicar essas práticas a vivência empresarial ou de mercado. Diante dessa ferramenta estratégica, antes de iniciarmos o processo de criação da Cacto Comunicação, houve a realização de um benchmarking estratégico com as empresas juniores da Faculdade de Comunicação (FAC) vinculada à Universidade de Brasília (UnB). Foram realizadas entrevistas nas quais por meio de conversas informais com membros de três empresas juniores (DoisNoveMeia Publicidade, Facto - Agência de Comunicação e Pupila Audiovisual), procuramos conhecer as histórias de criação, os conceitos de suas marcas, os organogramas organizacionais; notando suas distinções e funções, os clientes; ressaltando o processo de prospecção, e além de, também, conhecer suas cartas de serviço e suas experiências no mercado de trabalho. Dentro do quadro de membros dessas três empresas juniores de Comunicação, notamos a presença de alunos do curso de Comunicação Organizacional que é oferecido pela FAC desde 2009. E o fato da participação desses alunos de Comunicação Organizacional nas empresas juniores, mais uma vez, comprova o perfil multifacetado do profissional de Comunicação Organizacional visto que cada uma das empresas juniores atua em diferentes áreas da Comunicação como: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual. Consequentemente, esse compartilhamento de informações e de experiências foi essencial para a consolidação do projeto Cacto Comunicação, como EJ de Comunicação da UTFPR. Formulação da Estratégia Competitiva Ainda com o intuito de avaliar o cenário interno e externo próximo no qual a Cacto Comunicação se localiza para sua criação, implementação e funcionamento, adotou-se a formulação de estratégia competitiva desenvolvida por Michael Porter. Esse método de análise foi escolhido porque ele é muito eficiente em várias áreas da empresa, e além disso "a essência de uma estratégia competitiva é relacionar uma companhia ao seu meio ambiente" (PORTER, 2004, p.1). A formulação de uma estratégia competitiva considera quatro fatores básicos: pontos fortes e pontos fracos, valores e motivação, oportunidades e ameaças, e as expectativas sociais. Esses fatores são capazes de limitar o sucesso da implementação da estratégia. Os pontos fortes e fracos e os valores e motivação constituem o ambiente interno, enquanto que as ameaças e oportunidades e as expectativas sociais compõem o ambiente externo (PORTER, 2004, p.XXVIII-XXX). Quanto à estrutura da análise, desenvolveu-se um esquema para ilustrar a estratégia competitiva de criação, implementação e funcionamento da EJ, Cacto Comunicação: Figura 01 - Esquema de Análise Competitiva. (Imagem no arquivo PDF em anexo) Fonte: Produção própria. Um ponto forte é a área de atuação da empresa, que é a Comunicação Organizacional, que por sua vez vem ganhando notoriedade no mercado e no mundo acadêmico. Outro ponto forte, é como é a disposição organizacional da empresa, ou seja, sua estrutura organizacional. Além disso, o custo-benefício ao cliente é outro fator positivo. Os pontos fracos são notados a partir de carências: uma delas é de estrutura física; outra é de notoriedade e, por fim a de material operacional utilizado para realização de projetos. Juntamente com os pontos fortes e fracos, há os valores e a motivação que compreendem a dimensão interna da nossa análise estratégica. Desde o início da ideia da formação de uma EJ para o curso de Comunicação Organizacional, o desejo e o empenho da comissão fundadora unidos ao apoio da UTFPR e do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC) foram fatores imprescindíveis para a continuação do projeto de criação, implementação e funcionamento da, então, futura empresa. As oportunidades consistem no crescimento do mercado de comunicação e na expansão dos aparatos tecnológicos na área da Comunicação. As ameaças são compostas pela atuação de freelancers; pela ampla concorrência de mercado; e além disso, a crise econômica no Brasil a qual pode ser considerada uma macro ameaça. Quanto às expectativas sociais, a empresa pretende contribuir para o Brasil ser um país mais empreendedor; ser referência de EJ de Comunicação no Brasil; proporcionar uma formação extra aos alunos participantes da empresa e ter responsabilidade social. Em suma, a análise competitiva foi bem importante para o projeto da Cacto Comunicação, EJ de Comunicação, principalmente para o período de sua implementação, pois a análise possibilitou construir vias de realização do projeto e, mais tarde, com os produtos e os serviços, diagnosticar a evolução do empreendimento. Identificação dos públicos estratégicos É ideal que todas as organizações, independentemente de seu porte ou natureza, estabeleçam, na infinita gama de públicos, aqueles que têm potencial para manterem um relacionamento com elas. O relacionamento entre uma organização e seus públicos transcende a simples forma como eles se tratam e se comunicam. Na verdade, o relacionamento depende de a organização conhecer profundamente seus públicos, ou seja, ela precisa se comprometer em "identificar os grupos que compõem as redes de interesse estratégico ligadas à organização, sejam as que se relacionam com a organização, sejam aquelas com as quais poderá vir a se relacionar" (GRUNIG, FERRARI & FRANÇA, 2011, p.279). O mapeamento de públicos é a tarefa que vem em seguida. É uma tarefa que deve ser realizada com precisão e com cautela, pois sempre as vontades de ambas as partes interessadas devem ser avaliadas. Todo esse rigor é necessário a fim de que relacionamentos consistentes sejam construídos (GRUNIG, FERRARI & FRANÇA, 2011, p. 280). Segundo França (2008, p. 75-76), há uma relação lógica para conceituar públicos. Essa conceituação lógica orienta que para determinar um relacionamento entre um público e uma organização, podemos utilizar do critério da logicidade o qual entende que para o desenvolvimento de um raciocínio é necessário um conjunto de regras e princípios. Assim, além de auxiliar na conceituação de públicos, esse critério nos guia para explicarmos os relacionamentos entre públicos e organizações. Conforme o critério da logicidade, os públicos podem ser classificados em essenciais, não-essenciais e de rede de interferência. Os públicos considerados essenciais possuem um comprometimento recíproco e de longo prazo para com a organização, ou seja, são essenciais à organização em aspectos que abrangem a formação, a manutenção de sua estrutura, a gestão e a execução de atividades. Já os não-essenciais estão ligados à prestação de serviços ou à intermediação política ou social da organização, mantendo-se distantes de fatores estritamente internos de produção da organização. E enquanto isso, os públicos de redes de interferência, apesar de comporem o campo externo, caracterizam-se por exercer influências no desenvolvimento da organização graças ao seu poder operacional ou representativo (FRANÇA, 2008, p. 77-89). Perante essa importância de estabelecer os públicos que interferem na dinâmica de funcionamento de uma organização, conhecendo e mapeando cada um desses públicos em relação a sua relevância no funcionamento da organização; para Cacto Comunicação foram selecionados os seguintes públicos: &#8195; Figura 02 - Esquema de Públicos da Cacto Comunicação. (Imagem no arquivo PDF em anexo) Fonte: Produção própria. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Direcionamento Estratégico Diante da análise de públicos e da análise de ambiente de marketing, o primeiro passo para a implementação da Cacto Comunicação como EJ de Comunicação da UTFPR foi determinar o direcionamento estratégico. Representado, por sua vez, pela missão; visão e valores da organização, que são capazes de simbolizar a organização, além de estimular o seu desenvolvimento e de manter o colaborador sempre atento ao desempenho e crescimento da empresa. Dessa maneira, depois de um brainstorming e de uma discussão sobre como se gostaria que a Cacto Comunicação fosse reconhecida no mercado, estipulamos a missão, a visão e os valores da nossa empresa: &#8195; Tabela 01 - Direcionamento Estratégico da Cacto Comunicação. (Imagem: PDF em anexo) Unidades Organizacionais Logo após, a definição do direcionamento estratégico, as unidades organizacionais da Cacto foram estabelecidas, sendo divididas conforme o esquema com suas especificações: Tabela 02 - Esquema da divisão e das especificações funcionais das unidades organizacionais. (Imagem: PDF em anexo) Criação de Marca Seguidamente, debruçamos atenção para a criação da marca Cacto Comunicação. A tarefa de criação da marca é importantíssima, já que a marca de uma empresa é a garantia de sua imagem junto aos públicos: colaboradores, clientes, parceiros e fornecedores. É o que lhe dá unidade e permanência. Em outro momento de brainstorming, houve a sugestão de vários nomes que fossem compatíveis com o direcionamento estratégico, pois assim como ele, a marca também tem a função de trazer a organização consigo. Assim, depois de discussões de uma votação, o nome escolhido foi Cacto Comunicação. Cacto surgiu como sugestão plausível porque o cacto é uma planta extremamente adaptável e capaz de crescer nos lugares mais improváveis. Com ampla variação de formato e tamanho, essa planta dura muito e necessita de poucos recursos para se sustentar. Como símbolo na marca, o cacto representa vitalidade, persistência e integração com tudo o que está em volta. O box, por sua vez, traduz o que se espera de uma empresa: acolhimento e segurança. Além disso, a Cacto Comunicação é simbolizada por uma combinação de cores, que contempla duas tonalidades de verde, que transmitem esperança, liberdade, equilíbrio, harmonia e jovialidade. O verde é a cor da natureza viva e está associado ao crescimento, à renovação e à plenitude, portanto, traduz o desenvolvimento do trabalho em equipe. Dessa maneira, fica definido que a marca da Cacto Comunicação é composta pelos seguintes elementos: logotipo, símbolo e assinatura. A consolidação da marca e a comunicação eficiente de todos os seus conceitos e atributos estão atrelados ao uso correto de sua forma visual. Figura 03 e 04 - Marca Cacto Comunicação nas versões preferencias positivas vertical e horizontal, respectivamente. (Imagem: PDF em anexo) Virtualmente, a Cacto possui dois canais como meio de comunicação: o e-mail e o Facebook. Com a fan page Cacto Comunicação, a empresa utiliza o Facebook principalmente como meio de contato, divulgação dos serviços e de tendências do mercado de comunicação. Hoje, a fan page encontra-se com mais de 350 fãs e é alimentada regularmente pela equipe de Marketing. Já o e-mail foi criado a partir do Google Groups e foi compartilhado com todos os membros da Cacto. Descrição do case #Tecnológica Um dos serviços prestados pela Cacto Comunicação, foi a organização e execução da quarta edição da #Tecnológica prevista para o dia 17 de outubro de 2017. Desse modo, este trabalho foi elaborado pela sequência de atividades: briefing, planejamento, execução e avaliação. Briefing: No primeiro momento, busca-se entender o significado e o propósito da #Tecnológica. O projeto consiste num evento anual caracterizado como uma feira de cursos e profissões. Em um dia do ano, desde 2014, a UTFPR oportuniza à comunidade conhecer seus cursos e suas instalações, simultaneamente na sede Centro e Ecoville do câmpus Curitiba. O evento foca em especial os alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e consequentemente, os possíveis alunos ingressos na UTFPR, que encontram as portas da universidade abertas para conhecerem mais sobre os cursos ofertados pela instituição. Somente no câmpus Curitiba, as vagas são ofertadas em 25 cursos de graduação os quais podem ser explorados pelos pré-vestibulandos no dia do evento. A intenção do projeto #Tecnológica é que, a cada ano, o evento dialogue com a comunidade e esclareça as dúvidas dos futuros estudantes universitários a respeito dos mais diversos assuntos referentes aos cursos: matriz curricular, mercado de trabalho entre outros. A organização deste evento é de responsabilidade da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) das sedes da UTFPR câmpus Curitiba a qual procurou a Cacto Comunicação para auxiliar na organização e execução desse projeto da universidade. Planejamento: Após a demanda do cliente, a Cacto Comunicação, avaliando as percepções dos participantes das edições anteriores da #Tecnológica, notou que era necessária uma abordagem mais intimista, assim desmistificando que a universidade tem um perfil metódico e sistemático nos seus processos de interrelação. Dessa maneira, um plano de ação foi definido com o objetivo de apresentar não só uma feira de profissões ao público do evento, mas sim, propor uma vivência acadêmica e expor as oportunidades que a universidade pode garantir ao aluno. No plano de ações foram definidos os serviços que seriam prestados pela Cacto Comunicação para a realização da #Tecnológica, eles estão esquematizados a seguir: &#8195; Tabela 03 - Esquema de ações da Cacto Comunicação para a #Tecnológica. (Imagem: PDF em anexo) Execução e Avaliação: A primeira ação desenvolvida a fim de cumprir os serviços prestados foi o mapeamento temático de todas as áreas que a UTFPR, como instituição de ensino pode oferecer subsídio aos alunos, listamos: departamentos acadêmicos, diretórios e centros acadêmicos, atléticas, EJ's, Programas de Educação Tutorial (PET), coletivos, áreas de atração culturais, projetos multidisciplinares, atividades sociais, área relacionada à saúde e área relacionada ao ensino de línguas. Num segundo momento, equipes, formadas a partir dos integrantes da Cacto Comunicação, foram responsáveis por coletar os dados referentes às atividades que cada área da UTFPR, esquematizadas no mapeamento temático, realizaria durante o evento. Essa ação teve como objetivo a padronização dos conteúdos a serem divulgados como material oficial da #Tecnológica. Ação que é primordial, já que estabelece um padrão o qual, por sua vez, facilita a associação de informações para os públicos interessados, assim se antevê que a comunicação foi articulada estrategicamente. Em seguida, foi organizado um cronograma para orientar as atividades a serem realizadas pelas diversas áreas da UTFPR. Também, um check list foi idealizado para a produção de textos a serem disponibilizados na imprensa e para a produção de conteúdos a serem disponibilizados nas redes sociais. Posteriormente, aconteceu a ação promocional divulgando o evento em escolas próximas à UTFPR e a divulgação para a comunidade interna. Durante a execução do evento, dispusemos duas equipes, uma equipe responsável para organização e execução do evento na sede Centro e a outra responsável pela sede Ecoville. Os serviços executados no dia da #Tecnológica contemplaram a cobertura fotográfica, a cobertura audiovisual, a assessoria de imprensa e o próprio atendimento ao público. Após a #Tecnológica, para finalizar os serviços prestados, delimitamos a data-limite de entrega do material do evento ao cliente sendo estipulado o prazo de uma semana. Esse material contém os serviços de entrega e edição de fotos, entrega e edição do vídeo da quarta edição da #Tecnológica e entrega do relatório com dados a respeito do alcance das publicações feitas em redes sociais (Facebook). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Por meio do benchmarking e da formulação da estratégia competitiva, identificamos a importância de fazer pesquisas com outras empresas o que serve como um princípio norteador e avaliação de ambiente. Também, traçamos os públicos estratégicos com o propósito de que a Cacto Comunicação visualizasse com quais públicos deveria manter relacionamento. Após esses processos metodológicos e técnicos, com o case #Tecnológica, notamos que a atuação da Cacto Comunicação demonstra que, por ser composta por alunos de Comunicação Organizacional, é capaz de enxergar o campo da Comunicação como uma sinergia entre o fazer comunicação e gerir comunicação. Por assim, concluindo o processo de criação, implementação e funcionamento, destacamos que a organização foi fundada em 25 de agosto 2017, com a denominação social Empresa Júnior de Comunicação da UTFPR, cujo nome fantasia é Cacto Comunicação, CNPJ 30.033.467/0001-07, localizada na Avenida Sete de Setembro n° 3165, sala ES01 Bloco E, sede Centro, Rebouças, Curitiba/PR conforme o Estatuto Social e o Regimento Interno que foram desenvolvidos estabelecendo as diretrizes que norteiam as atividades da EJ. Ademais, é importante ressaltar que toda EJ é independente, porém é uma extensão da universidade, não havendo dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A Cacto Comunicação é composta por 27 membros oriundos dos oito períodos do curso de Comunicação Organizacional da UTFPR que ingressaram na EJ por meio de processos seletivos. Apesar de pouco tempo de atuação, a empresa foi aprovada no Expande, programa de associação à Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná (FEJEPAR) que proporciona suporte às EJ's ainda não federadas a fim de garantir mais credibilidade aos serviços prestados. Além disso, a EJ de Comunicação da UTFPR, está em constante prospecção de novos projetos na comunidade universitária e externa, promovendo, simultaneamente, capacitações técnicas aos estudantes em diversas áreas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ENDEAVOR BRASIL. Uma espiada na grama do vizinho, ou: como fazer benchmarking (2015). Disponível em: https://endeavor.org.br/benchmarking/. Acesso em 14 abr. 2018<br><br>FARIAS, Luiz Alberto de. O campo acadêmico do ensino e da pesquisa em comunicação organizacional e relações públicas no Brasil. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (Org.). Comunicação Organizacional: histórico fundamentos e processos, volume 01 - Saraiva - 1ª ed. 2009.<br><br>FRANÇA, Fábio. Públicos: como identificá-los em uma nova visão estratégica. 2ª edição. São Caetano do Sul/SP: Yendis, 2008.<br><br>GRUNIG, James E., FERRARI, Maria Aparecida & FRANÇA, Fábio. Relações públicas: Teoria, contexto e relacionamentos. 2ª edição. São Paulo: Difusão Editora, 2011. <br><br>KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000. <br><br>MORETTI, Carolina de Avellar Barbosa. Relações Públicas somente para grandes empresas? In: Relações Públicas: campo acadêmico e profissional. São Paulo, v. 3, n. 5, p. 132-151, jun./dez., 2006.<br><br>PORTER, Michael E., Estratégia competitiva: técnicas para a análise de indústrias e da concorrência. tradução de Elizabeth Maria de Pinto Braga - 2ª ed. - 6ª reimpressão - Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.<br><br> </td></tr></table></body></html>