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INSCRIÇÃO: | 00296 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO15 |
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TÍTULO: | A crescente presença feminina do mundo dos jogos eletrônicos como entretenimento e a reação do grande público |
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AUTORES: | maria antônia santos (Universidade regional do noroeste do estado do rio grande do sum) |
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PALAVRAS-CHAVE: | jogos eletrônicos, público, mulheres, entretenimento, |
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RESUMO |
A participação das mulheres no mundo dos jogos eletrônicos, em todos os seus panoramas e possibilidades, é um processo relativamente novo e, portanto, não discorrido suficientemente a ponto de ser um processo já compreendido. Este trabalho discute por meio da linguagem da reportagem como as mulheres agem nesse meio, ocupando o lugar de jogadoras; como são recebidas pelos também jogadores do sexo masculino em partidas online; qual a dinâmica que usam em suas transmissões ao vivo, avaliando os jogos eletrônicos como meio de entretenimento, e como o público reage nesses eventos; e qual seu papel e recepção em partidas competitivas de e-sports, observando os jogos eletrônicos como esporte. |
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INTRODUÇÃO |
Desde seu surgimento, no final da década de 1950, os jogos atraíram massivo publico masculino, e em contrapartida, um seleto publico feminino. Com isso criou-se um estigma, dizendo que video games são um território predominantemente masculino, fazendo mulheres interessadas nesse meio serem recebidas como intrusas e muitas vezes serem hostilizadas, para que saiam, e não consumam mais este tipo de recurso tecnológico. Na atualidade, os jogos foram além de uma experiência solitária, de conexão apenas à maquina, sendo agora, além de mais realistas e imersivos, também elevados àqualidade de esporte e de entretenimento midiático. Com isso, o senso comum adaptado ao público masculino, também se preservou e difundiu-se entre os novos consumidores desta mídia. Em competições, tanto presenciais quando on-line, todos os envolvidos, desde a organização até o os competidores em si, são em sua maioria homens; e as poucas mulheres presentes geralmente estão na plateia, ou como apresentadoras. Mulheres competidoras ainda são minoria, tanto por já ser um esporte de nicho, quando pela resistência oferecida pelos homens no meio. Em transmissões ao vivo on-line, a presença feminina cresce a olhos vistos, assim como o publico, porém muitas vezes, o que agrega seguidores fiéis nesse caso não se dá exatamente ao que está sendo jogado na transmissão ou àhabilidade da jogadora, e sim sua aparência. Portanto, mesmo que exista um bom público, ainda é impossível frequentar uma destas transmissões e não ler um comentário de cunho ofensivo ou sexual relacionado àtransmissora do conteúdo. Porém, isso não impede mulheres de participar de todas estas possibilidades dos jogos eletrônicos e de discutir este assunto abertamente em vídeos noscanais no YouTube e até mesmo em denúncias aos comportamentos opressivos dos quais são vítima; em posts epáginas no Facebook dedicadas apenasa expor estes acontecimentos |
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OBJETIVO |
Trazer esta discussão é importante para dar voz e vez às mulheres presentes no mundo dos jogos eletrônicos e também conscientizar o público masculino, de que é perfeitamente normal uma mulher ter estes gostos em comum, e que não existe nenhuma participação indevida neste meio por parte delas. Além de conscientizar o público que rivaliza com exemplos das hostilidades desagradáveis, também é interessante vincular uma opinião masculina que entende a universalidade dos jogos eletrônicos e que converge com os tempos atuais, onde a igualdade é muito valiosa e aos poucos conquistada, mas que está mais em voga do que nunca antes. Atitudes também convergem com a hostilização contra jogadoras, e algumas vezes, partem delas mesmas, como se esconder durante partidas on-line atrás de codinomes masculinos, e ocultar seus gostos pessoais, para evitar qualquer tipo de preconceito. Por isso, além de conscientizar quem hostiliza, também se deve conscientizar as próprias mulheres de que elas podem gostar de video games sim, e que devem sentir-se confortáveis enquanto jogam, transmitem partidas ou competem em campeonatos. |
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JUSTIFICATIVA |
A relevância social deste assunto cresce exponencialmente conforme a tecnologia evolui e a luta ao direito à igualdade se difunde, portanto falar disso é essencial para incentivar a discussão e a reflexão sobre o tema. Pessoalmente, testemunhei hostilidades vindas até de familiares contra este gosto por uma tecnologia considerada peculiar e de nicho, desde os primórdios deste gosto, que remontam a minha infância. Na realização da pesquisa que materializou esta reportagem, deparei-me com outras mulheres que enfrentaram situações semelhantes ou mais hostis, o que serviu de maior incentivo. Além disso, testemunhar homens que compreendem a universalidade dos video games confere créditos à era em que estamos vivendo, já que ela por si só é protagonista de eventos direcionados especialmente à equivalência entre todos. A formação humanística da universidade converge os entendimentos imprescindíveis para conseguir alcançar todos os pontos de vista necessários e merecedores de exposição, presentes nesta reportagem. Portanto, este local serviu de apoio para a realização da reportagem. A nova geração -da qual faço parte -preocupa-se com a igualdade e o respeito, e deseja que estes estejam à disposição de todos; e ainda, está disposta a compreender o lado do próximo.[...] Temáticas como relações de gênero, sexualidade, direitos humanos, questões étnicas -raciais, entre outras, foram incorporadas no debate educacional porque emergentes e urgentes na sociedade brasileira como um todo. A escola, a universidade, não pode virar às costas a estas lutas e movimentos sociais que teimam em se fazer presente. Entendendo os lugares do saber, a escola em particular, como um lugar de demarcação das relações de poder entre os sexos, poderá se transformar também, em espaços de respeito à diversidade e de construção de relações igualitárias.(COLLIG, 2015, p. 33)䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 爀愀搀椀漀 搀椀昀甀猀漀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀洀漀渀琀愀 猀甀愀 挀爀椀愀漀 渀漀 瀀愀渀漀爀愀洀愀 栀椀猀琀爀椀挀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 攀猀琀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 琀攀洀 渀琀椀洀愀 氀椀最愀漀 挀漀洀 愀 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 焀甀攀 刀漀焀甀攀琀攀 倀椀渀琀漀 ጀ映甀渀搀愀搀漀爀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 爀搀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 ጀ漠 昀攀稀 瀀愀爀愀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 攀搀甀挀愀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀⸀ 䄀 瀀漀瀀甀氀愀漀 漀昀攀爀攀挀攀甀 爀攀猀椀猀琀渀挀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀爀洀 焀甀愀渀搀漀 昀漀椀 琀愀洀戀洀 漀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀 搀漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀漀甀ⴀ猀攀 攀 琀攀渀搀攀甀 愀 愀瀀漀椀愀爀 洀愀椀猀 愀猀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀攀猀Ⰰ 焀甀攀 愀氀洀 搀攀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀搀漀爀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀Ⰰ 琀爀愀稀椀愀洀 漀 攀渀琀爀攀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 焀甀攀 栀漀樀攀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 洀愀爀挀愀渀琀攀 搀漀 爀搀椀漀 甀渀椀瘀攀爀猀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䔀猀琀愀 戀甀猀挀愀Ⰰ 搀攀 攀搀甀挀愀爀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 猀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀 椀渀琀椀洀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀攀猀琀愀 瀀攀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀Ⰰ 焀甀攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 琀攀渀搀攀 愀 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