ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00300</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Sobre Mulheres e Pássaros</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Edison Lucas Caetano de Souza (Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;mulher, passaro, filme, arte, liberdade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse artigo apresenta os processos utilizados para a realização do curta metragem "Sobre Mulheres e Pássaros", de forma a apresentar o conceito teórico da ideia audiovisual e lírico para que o curta metragem tivesse o efeito desejado no público. De forma a contar três estórias romanceadas em forma de poema. O trabalho foi desenvolvido como projeto autoral no curso de Tecnologia em Fotografia do Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz, no ano de 2017.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">De forma a criticar um pensamento retrógado que persiste no mundo atual, o curta metragem  Sobre Mulheres e Pássaros utiliza da semiótica para contar as histórias de mulheres no lugar de pássaros, que de forma lírica, se encaixam com a manufaturação de uma arte que pode ser considerada analógica, remetendo ao mito da criação. O poema, escrito por Victor Silveira, apresenta três pássaros, que estão no lugar da mulher, o primeiro pássaro é só canta quando o homem decide que pode cantar e só fica na gaiola, pois o homem decidiu que aquilo era lar. Dessa forma demonstrando que a decisão da mulher de falar não existe, de que não pode sair de casa, se tornando uma prisão, como a gaiola para um pássaro é. O segundo já é a estória de outro pássaro, esse que tinha as cores mais belas de suas penas, e tinha o conhecimento de que eram lindas, mas o homem fala para que o pássaro recolha as penas, pois para ele era exibição. Isso se encaixa no pensamento atual do tipo de roupa que a mulher deve ou não usar, muitas vezes remetendo ao shorts curto e blusas com decotes que na maioria das vezes faz com que a dignidade da mulher seja julgada por isso. A estória do terceiro é a do pássaro que não se vê preso como os dois anteriores, mesmo os homens gritando para ele, o pássaro continua voando, expressando seu amor próprio, assim como a mulher em sua plenitude. As estórias de três pássaros foram inspiradas na música Three Little Birds  Bob Marley, em que no refrão ele diz  Don t worry about a thing,  cause every little thing gonna be all right , traduzindo  Não se preocupe sobre coisa alguma, porque cada pequena coisa ficará bem. , no poema é utilizado a frase  Don t worry, as coisas vão melhorar dando a esperança de um dia isso mudar. Na ilustração, existem símbolos que remetem a sexualidade feminina, como triângulos, e o número 3, com três pontos, três triângulos, três pássaros. É desenhada uma mulher com três pequenos pássaros, ela com expressão de tranquilidade e os pássaros livremente sobre ela. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O curta metragem tem como objetivo mostrar de forma lírica uma forma de entendimento sobre como o machismo ainda influencia e de como a mulher pode se sentir amada, não por alguém, mas por si mesma. Buscando uma reflexão sobre os efeitos de um aprisionamento por pensamentos e filosofias antiquadas sobre o dever da mulher e do homem. Trazendo também uma forma de arte visual que se complementa com o poema. Toda a experiência se trata de sensações, o som da máquina de datilografia, a música, as vozes se transformam em uma sensação diferente, mas, complementar da ilustração sendo feita. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esse projeto surgiu na necessidade de algo mais subliminar para trazer uma força de vontade de ir contra a opressão projetada por pessoas que seguem uma linha de pensamento retrógrada. A sociedade se adaptou, revoluções foram feitas, greves foram gritadas e isso é algo que se deve por em questão, as mulheres conquistaram seu espaço na sociedade de forma grandiosa, a demonstrar capacidade de fazer trabalhos árduos e que necessitam de grande esforço físico e psicológico, mesmo muitas vezes recebendo pouco, menos que os homens realizando o mesmo trabalho. É para as mulheres que sofrem ou sofreram de abusos, de terem sido trancadas em gaiolas  físicas ou mentais  por homens que não acompanham a mudança do mundo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a criação da ilustração foi utilizado lápis 2H, com penas metálicas e nanquim preto chinês com nanquim sépia italiano sobre papel A4 comum, o poema foi escrito numa Olivetti Lettera em outro papel, e depois da ilustração feita foi colado em cima, dessa forma tendo todo o processo manual, sem depender de equipamento digital, demonstrando o uso da semiótica para remeter a criação. Para a gravação foi utilizada a Nikon D610, com objetivas 105mm 2.8, 24mm 1.8 e a 12-24mm 4.0, sobre um tripé próprio para a fotografia. A narração foi gravada com um mini gravador Panasonic RR-US300. A iluminação é de um refletor de luz externa, predominantemente de cor mais alaranjada. Para os detalhes foi escolhida a 105mm 2.8 por ser macro, e ter uma imersão maior da técnica da pintura sobre o papel. A iluminação única foi escolhida para dar uma maior dramaticidade, e por seu calor, secar o papel mais rápido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto consiste em takes de pouco mais de 4 segundos de um homem produzindo uma obra mesclando o poema escrito com uma ilustração, a narração em off é a leitura do poema feita por uma mulher e um homem, para que os dois se complementassem, não deixando nenhum se sobressair mais que o outro, criando uma harmonia. Com o uso de uma máquina de datilografia, o poema é escrito em um papel e depois colado sobre a pintura, enquanto a narração continua. Perto do final, apenas a voz da mulher é ouvida, logo após é mostrado a obra pronta e os créditos feitos na máquina de datilografia subindo ao som das teclas batendo contra o papel.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A possibilidade de criar algo autoral, livre de especificações teóricas e técnicas, proporcionou junto com a obra a liberdade criativa de fazer algo fora de padrões. Podendo melhorar a narrativa cinematográfica de forma significativa e entender mais sobre as questões atuais na sociedade. Foi de uma experiência implacável que criar uma ilustração original junto de um poema original se tornou uma marca que se registra na mente. Poder falar de um assunto tão atual mas tão diferente da própria realidade, obrigou a viver e sentir na pele os efeitos de uma batalha que muitas vezes se parece perdida, como a de simplesmente viver bem  o que deveria ser normal  com as pessoas com suas características próprias. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">MARLEY, Bob; 1984. Three Little Birds, Legend. 08/04/1984<br><br> </td></tr></table></body></html>