ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00331</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;evista Histórica - 20 Anos Curso Publicidade e Propaganda UNOESC </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rafael Sezinando Almeida (Universidade do Oeste de Santa Catarina); João Marcos Moraes (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Anna Laura Roesler (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Paulo Ricardo dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Silvia Spagnol Simi dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Vanessa Angélica Balestrin (Universidade do Oeste de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Revista, História, Comemorativa, Transformação, Publicidade e Propaganda</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho a seguir relata a organização, planejamento e desenvolvimento de uma revista que foi desenvolvida por acadêmicos da 6ª fase do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina, tendo como base o componente curricular de Agência Experimental, sendo parte de uma campanha para os 20 anos do próprio curso. O objetivo da revista é mostrar a história do curso, suas conquistas, trajetória, eventos, suas transformações, criações e a constante busca pela melhoria no processo de ensino-aprendizagem do acadêmico, além de mostrar várias perspectivas do mercado de trabalho publicitário, a relevância do curso e sua importância para a região em que está inserida. Além disso, na edição especial dos vinte anos, o desejo foi criar uma perspectiva dos próximos anos, assim, demonstrar a busca contínua pelo crescimento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista é um formato midiático que no geral, agrada o público leitor que busca um conteúdo informativo, mais contextualizado e ao mesmo tempo, entretenimento, diversão e variedade. Com o intuito de atingir o público alvo, que são empresários e estudantes da região meio oeste de Santa Catarina, foi criada uma campanha institucional do Curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba. A campanha foi estruturada por um grupo de quatro alunos do 6° semestre de Publicidade e Propaganda na matéria de Agência Experimental. Além da revista, a campanha contou com vídeo institucional, spot de rádio, camiseta e mídias sociais. A campanha e a revista tiveram como principal foco os 20 anos de existência e atuação do curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc. Por intermédio de estudos do público-alvo e de análises de comportamento do mesmo, chegou-se ao tema escolhido para a campanha: "transformações". Tema que possibilita a criação tanto para o público interno como acadêmicos e comunidade acadêmica em geral, como também para a sociedade na qual está inserida, primando fortalecer a imagem do curso e a importância do profissional da publicidade para o crescimento e desenvolvimento da região em que o curso está inserido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O trabalho proposto, tem como objetivo mostrar o processo de produção da revista histórica do curso de Publicidade e Propaganda da UNOESC por seus 20 anos de história, como parte integrante de uma campanha publicitária. Para a criação da revista, foram utilizados diversos textos e fotografias que demonstram a história do curso, além de mostrar sua estrutura, corpo docente e projetos premiados. Possui também como propósito demonstrar os métodos utilizados para a produção da revista, desde a captação das fotografias históricas, produção fotográfica, estilos de design, produção gráfica até a diagramação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desde o ano de 1997, Joaçaba e região começaram a perceber algo diferente: as ruas estavam ficando mais coloridas, as pessoas mais sorridentes e o mercado mais competitivo. A implantação do Curso de Publicidade e Propaganda na Unoesc foi um marco para a região, fazendo surgir agências de propagandas, departamentos de marketing, empresas especializadas em marketing digital. Profissionais da área foram profissionalizados, bem como jornais impressos e todo o tipo de anúncio começou a ganhar "cara nova". São mais de 20 anos fazendo uma história diferente em Joaçaba e região; uma história que batalhou por um mercado mais profissional e competitivo e agora investe em qualidade de ensino e estrutura para formar, não apenas profissionais, mas pessoas criativas, empreendedoras, capazes e vencedoras. Chegou a hora de mostrar essa história e a forma que entendemos ser mais apropriada foi através de uma revista comemorativa. A revista sempre foi um veículo impresso que se diferencia por algumas características específicas, que se pode sintetizar em três aspectos: linguagem, texto e apresentação visual. Estes três aspectos foram trabalhados durante o processo de produção da Revista Comemorativa do curso de Publicidade e Propaganda. Os diversos gêneros textuais encontrados nas páginas de revistas se adéquam a proposta de produzir conteúdo opinativo e interpretativo. O produto final não é apenas o material impresso: vai além. São páginas com um recheio que pretende conversar com o leitor, criando um contrato de leitura ancorado na reflexão de assuntos que interessam a muitos, mas geralmente não encontram espaço em veículos tradicionais. Vilas Boas (2000) caracteriza a linguagem utilizada nas revistas como um texto que requer planejamento e talento, uma "conciliação entre arte e técnica" e usa para esse texto destinado às revistas o nome de estilo magazine. Títulos nominais; possibilidade de uso de adjetivos e coloquialismos; presença de elementos narrativos e descritivos; ênfase aos personagens e falas com possibilidade de apresentação em forma de diálogos. No aspecto visual, a revista também tem suas características próprias, como o uso privilegiado da imagem, seja foto ou ilustração. Todas essas características que fazem deste veículo detentor de virtudes próprias. No panorama do jornalismo impresso, tais virtudes foram ressaltadas durante as várias etapas de produção da Revista do Curso de Publicidade e Propaganda UNOESC, que possibilitou aos acadêmicos a passar por experiências práticas, voltadas à elaboração e diagramação de revistas. A revista foi escolhida como uma das mais importantes peças integrantes da campanha, devido a sua grande capacidade de organizar uma variada quantidade de fotos, textos, entre outras informações e disponibilizá-las de forma ordenada e com um benéfico valor agregado. Por se tratar de uma edição histórica, o material impresso possibilita a organização dos elementos, entrevistas, fotografias histórias, mensagens sobre atividades e eventos, fotos de todas as turmas já formadas e entrevistas com os funcionários, professores e coordenadores do curso. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a produção da revista Institucional do Curso de Publicidade e Propaganda Unoesc Joaçaba, a proposta foi o desenvolvimento e a evolução nas técnicas de texto e imagens. A elaboração do material acrescentou, e muito, no processo de aprendizagem dos discentes do curso, pois integrou conhecimentos e ampliou a visão dos alunos e dos professores em relação às referidas áreas do conhecimento. A edição foi enriquecida pelo trabalho desenvolvido na matéria de agência experimental e a criação da Campanha para a nova imagem do curso, sendo como peça principal a revista. Primeiramente o grupo que atendeu o cliente, Curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc, fez um briefing levantando os dados necessários para descobrir o objetivo do mesmo. Após, foi criado um planejamento de comunicação visando descobrir o posicionamento do cliente no mercado, seu público alvo, a demanda do serviço e quais os seus concorrentes. No processo de criação, primeiramente foi elaborado o conteúdo textual presente na revista, logo após, ele foi distribuído em um rafe onde foi idealizada a arte e a diagramação da revista. Após a análise do rafe feita pelos professores orientadores, o mesma foi entregue aos acadêmicos que fizeram os ajustes necessários. A diagramação da revista foi feita utilizando do programa Adobe Illustrator, onde as 24 páginas foram criadas e montadas. Com o objetivo de diferenciar das demais edições, foi utilizada a orientação horizontal, empregada normalmente para edições especiais e fotobiografias. Como elementos de design foram utilizados os mesmos da campanha, com fotos de três estudantes do curso. Para a captura das imagens foi utilizado uma câmera da Nikon D7000, com uma lente 50mm para as externas e quando em estúdio o mesmo equipamento porém com uso de iluminação artificial. As imagens foram tratadas utilizando Photoshop e Lightroom, o primeiro para correções na pele e destaque ao olhar e o segundo para balanço de branco, exposição, contraste e controle das cores. Para a criação gráfica, foi utilizado o programa Photoshop para alguns recortes em camadas, e o Illustrator para demais processos, como escritas, organização dos elementos visuais e composição dos escritos nas imagens por meio da ferramenta Pathfinder. Para as fotografias da história do curso, foram digitalizadas as fotografias que estavam em álbuns do curso, como as de inauguração dos estúdios, eventos especiais e demais momentos que ficaram registrados na biografia do curso. Ao final da produção, todos os textos e as fotos selecionadas para fazer parte da revista foram encaminhados para a equipe de edição para a diagramação e finalização da revista. Após a aprovação, o arquivo finalizado foi enviado, em CD, para a impressão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A revista comemorativa de cunho informativo. No ano de 2017, o curso completou seus 20 anos e buscou-se por meio da quinta edição da revista mostrar sua história, momentos marcantes, feitos e conquistas além de ressaltar as ideias para o futuro, os diversos aspectos que o curso ainda pode crescer, tudo que os alunos e egressos podem alcançar com seu estudo de qualidade e as oportunidades para o desenvolvimento da região que aconteceram e ainda surgem ao ter profissionais qualificados no exercício da publicidade. Foi editada no programa Adobe Illustrator CS6 e finalizada no Adobe Indesign CS6, onde, depois de impressa e grampeadas as páginas teriam o formato 21 x 59.6 cm na capa e 29.7 x 21 cm no miolo, em papel couchê fosco de gramatura 210g. na capa e couchê fosco 115g nas folhas internas, um detalhe interessante que ressaltou o estilo da revista foi o veniz localizado na capa com camada dupla, que acabou criando relevo na mesma. A revista contém 32 páginas, a impressão foi com 4x4 cores. A tiragem foi de 1.000 exemplares, os quais foram distribuídos gratuitamente. O processo de produção da revista, da elaboração do projeto à publicação, durou cerca de três meses, de agosto a outubro de 2017. Em suas 32 páginas, a revista, com capa e contracapa, traz em seus textos iniciais o editorial, o expediente, uma breve descrição sobre a universidade e outra a respeito do curso de Publicidade e Propaganda, em seguida vem o sumário: Histórico de Coordenadores (p. 5); Corpo docente que faz parte da nossa história (p. 5); Nossos Laboratórios (p. 6); Agência Experimental (p. 6); A Pesquisa (p. 7); Laboratório de Fotografia (p. 8); Laboratório de Vídeo (p. 11); Rádio Unoesc FM (p. 12); Papo Cabeça (p. 12); Nossas Conquistas (p. 14); Viagens (p. 16); Intercâmbio (p. 17); Nossos Eventos (pg 18); Happy Hour da Comunicação (p. 18); Semana da Comunicação (p. 19); Noite da Pipoca (p. 20); Acampar Batalha Criativa (p. 22); Noite da Cuca (p. 22); Nossos Formados (p. 23) e Duas décadas de história: O que os próximos 20 anos nos reservam? (p. 26). A revista também foi destinada a mostrar a estrutura física que o curso oferece, com páginas sobre o laboratório de fotografia, rádio, TV, produção gráfica além da agência experimental. Há uma página dedicada às opções de Intercâmbio que o curso proporciona e uma para salientar os Prêmios conquistados recentemente. Para completar a revista, como homenagem aos acadêmicos formados do curso, no meio há um pôster com a foto de todos os alunos das turmas de 2001/01, 2001/02, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016. A revista no sentido vertical, foi organizada com base nos elementos do design utilizado no restante das peças da campanha, utilizando do mesmo estilo gráfico e distribuição dos elementos, além de cores e fontes. Para Teixeira (2011), A diagramação deve levar em conta diversos elementos da página impressa: ponto, linha, massa, fotografias, composição, tipografia, cores, impressão, papel e acabamento. Todos esses componentes precisam trabalhar em conjunto para atender ao objetivo primário de qualquer produto visual jornalístico: facilitar a leitura e o acesso à informação. Para Ali (2009), o leitor aprecia uma revista como um todo, não separa o texto de arte, fazendo destes vários meios de expressão, uma única estrutura. Seu design deve surpreender, encantar e principalmente despertar o interesse pelo conteúdo, onde o convença que a informação que o texto contém vale a pena ser lida.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A produção da revista para a campanha do curso de Publicidade e Propaganda da UNOESC acrescentou muito ao restante da campanha, por sua capacidade de organizar informações, textos e fotos, se tornando em uma biografia que ficará guardada para os demais anos do curso, além de ser possível reprodução com um custo relativamente baixo para que mais acadêmicos, egressos e interessados na história do curso tenham acesso ao material. Aplicar o estilo de design das demais peças auxilia com a fixação da imagem do curso na mente da comunidade e possibilita a ligação com as demais peças disponíveis no meio online.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ALI, Fátima . A Arte de Editar Revistas. 1. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009 <br><br>TEIXEIRA, Juliana Oliveira. A importância dos componentes gráficos para a visualidade. 2011. 15 p. Artigo (Mestranda em Comunicação ) - Universidade Estadual de Londrina , Londrina, 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/eneimagem/anais2011/trabalhos/pdf/Juliana%20de%20Oliveira%20Teixeira.pdf>. Acesso em: 27 set. 2017. <br><br>VILAS BOAS, Sérgio. O estilo magazine: o texto em revista. São Paulo: Summus, 2000. <br><br> </td></tr></table></body></html>