INSCRIÇÃO: | 00350 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA03 |
TÍTULO: | ORLA GEEK - UM ENCONTRO DE UNIVERSOS |
AUTORES: | Samuel Kempp Cassiano da Silva (Centro Universitário FAG Toledo); Larissa Guimarães (Centro Universitário FAG Toledo); Evandro Luis dos Reis (Centro Universitário FAG Toledo) |
PALAVRAS-CHAVE: | Geek, Universo, Comunicação, Cultura Pop, |
RESUMO | |
O vídeo Orla Geek - Um encontro de universos, surgiu da proposta de produzir um vídeo comercial para uma empresa privada pré-selecionada. Pensando em produzir um conteúdo que fugisse do comum e que possuísse originalidade, desenvolvemos uma animação conceitual para a empresa Orla Geek de Cascavel, trabalhando com o conceito de vários mundos, abordando ícones da cultura pop encontrados em filmes, séries, animações, jogos e quadrinhos. Palavras-chave: Geek; Universo; Comunicação; Cultura Pop. | |
INTRODUÇÃO | |
O presente trabalho possui o objetivo de divulgar uma empresa privada por meio de uma produção audiovisual, de acordo com os conceitos preestabelecidos da linguagem da marca e das características de seu público.倀愀爀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 漀 瘀搀攀漀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 愀渀椀洀愀漀Ⰰ 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 昀猀椀挀漀猀 攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 愀 昀漀爀洀愀 搀漀猀 挀漀渀攀猀 愀渀椀洀愀搀漀猀 攀 愀猀猀椀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 挀漀洀 漀 琀漀搀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 挀漀渀攀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 瘀爀椀漀猀 椀琀攀渀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀 洀甀渀搀椀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀猀⸀ A comunicação está sempre se inovando para conseguir despertar a atenção em um anúncio, este precisa ser chamativo, original e se comunicar com o público da melhor maneira possível. Dessa forma, os traços e a linguagem utilizada para se comunicar trazem todo um diferencial, que neste caso foram mostrados pelos traços e formas dos ícones animados. | |
OBJETIVO | |
Nosso objetivo foi atingir o público alvo de maneira assertiva, reproduzindo vários ícones de entretenimento da cultura pop que são identificados por milhões de pessoas em todo mundo, assim, buscamos relacionar a marca da loja as várias representações apresentadas na animação, fazendo assim a marca mais lembrada.䌀漀洀漀 栀 瘀爀椀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 椀挀渀椀挀愀猀 渀攀猀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 䜀攀攀欀 攀 愀 挀愀搀愀 搀椀愀 猀甀爀最攀洀 洀愀椀猀 攀 洀愀椀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 搀攀猀琀愀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 瀀愀爀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀 洀砀椀洀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
Para promover a marca da Orla Geek, utilizamos como referência base os produtos disponíveis na loja para produzir a animação, isso porque notamos a imensa quantidade de produtos dos mais variados gêneros e suas diferentes histórias disponíveis para compra. Para demonstrar todo este conteúdo no material audiovisual, adotamos o conceito de vários universos que se reuniam em um só local, a Orla Geek. 䄀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀猀琀漀 攀 挀栀攀椀漀 搀攀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 漀 挀攀爀挀愀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀猀猀漀挀椀愀爀 漀 攀猀瀀愀漀 搀愀 氀漀樀愀 愀漀 攀猀瀀愀漀 攀砀琀爀愀琀攀爀爀攀猀琀爀攀Ⰰ 漀渀搀攀 栀 甀洀 戀漀洀戀愀爀搀攀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 攀猀瀀愀漀⸀ O público Geek é formado por uma ampla maioria de homens e mulheres jovens que são aficionados por filmes, quadrinhos, séries, desenhos, animes e games, produtos licenciados e/ou personalizados, reimaginados, muito do que a cultura popular tem a oferecer. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Para produzir o vídeo, separamos em partes todo o tipo de material que íamos precisar, que seriam ícones da cultura pop encontrados em filmes, séries, animações, jogos e quadrinhos. Separando de onde viriam nossas referências, listamos todos os ícones presentes em cada um para dar início a animação.䌀漀洀 愀 氀椀猀琀愀 攀洀 洀漀猀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 搀攀猀攀渀栀漀甀 愀 洀漀 漀猀 挀漀渀攀猀 戀愀猀攀愀搀漀ⴀ猀攀 渀漀猀 漀爀椀最椀渀愀椀猀Ⰰ 攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 栀攀爀椀猀Ⰰ 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 猀爀椀攀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀栀漀猀Ⰰ 戀爀椀渀焀甀攀搀漀猀Ⰰ 樀漀最漀猀Ⰰ 焀甀愀搀爀椀渀栀漀猀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 猀甀愀猀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀猀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀漀爀愀洀 攀渀琀漀 搀椀最椀琀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀 猀攀甀 愀猀瀀攀挀琀漀 搀攀 琀爀愀漀 搀漀 氀瀀椀猀 渀漀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 洀愀猀 昀漀爀愀洀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀 搀椀最椀琀愀氀洀攀渀琀攀 攀 椀渀猀攀爀椀搀愀 甀洀愀 愀 甀洀愀 渀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 搀攀 愀渀椀洀愀漀⸀ Os traços e a pintura retocados digitalmente, buscaram transmitir este aspecto do feito a mão, para isso os traços foram naturais e a pintura deixou algumas falhas, sem parecer “perfeito”.倀愀爀愀 愀渀椀洀愀爀 漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 琀爀愀渀猀椀攀猀Ⰰ 挀漀爀攀猀 攀 昀漀爀洀愀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 瘀搀攀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 瘀漀 猀攀渀搀漀 椀渀猀攀爀椀搀漀猀 栀愀爀洀漀渀椀漀猀愀洀攀渀琀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 爀椀琀洀漀 搀愀 洀切猀椀挀愀 焀甀攀 攀猀琀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀洀 琀漀搀漀 漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀 搀椀琀愀 漀猀 攀猀琀椀氀漀猀 搀愀 椀洀愀最攀洀⸀ A música Utilizada Bye Bye Macadam, do autor e compositor Rone, é um convite para uma “viagem às estrelas”, como comenta Pierre Berthelot Kleck, escritor do blog Creators em 2012, que descreve a música com um ritmo sombrio e ritualístico, mas que toma outro sentido na montagem do vídeo, mantendo apenas o seu sentido de viagem.倀愀爀愀 挀漀氀漀挀愀爀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 攀洀 猀攀焀甀渀挀椀愀 渀愀 愀渀椀洀愀漀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 昀漀椀 漀 吀栀攀 䠀椀猀琀漀爀礀 伀昀 䔀瘀攀爀礀琀栀椀渀最Ⰰ 漀 挀氀椀瀀攀Ⰰ 洀愀椀猀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀 愀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 猀爀椀攀 吀栀攀 䈀椀最 䈀愀渀最 吀栀攀漀爀礀Ⰰ 漀渀搀攀 瘀爀椀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀猀攀渀栀愀搀愀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀愀 栀甀洀愀渀椀搀愀搀攀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀洀 瀀漀甀挀漀猀 椀渀猀琀愀渀琀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀 猀爀椀攀⸀ 䤀猀猀漀 甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 焀甀攀 戀甀猀挀愀洀漀猀 愀最爀攀最愀爀 愀漀 渀漀猀猀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瘀搀攀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 甀洀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 焀甀攀 椀渀琀爀漀搀甀稀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 瘀爀椀漀猀 洀甀渀搀漀猀 挀漀洀 愀 昀爀愀猀攀 ᰀ䔠砀椀猀琀攀洀 瘀爀椀漀猀 洀甀渀搀漀猀ᴀⰠ 攀 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 愀 昀爀愀猀攀 ᰀ焠甀攀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 攀洀 甀洀 氀甀最愀爀⸀⸀⸀ᴀⰠ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 椀渀琀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀 渀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀ⴀ猀攀 甀洀愀 瘀椀愀最攀洀 渀漀 栀椀瀀攀爀攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀 瘀爀椀漀猀 挀漀渀攀猀 猀漀 氀愀渀愀搀漀猀 愀 琀攀氀愀 攀洀 愀氀琀愀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 渀漀 爀瀀椀搀漀 漀 猀甀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 椀洀瀀攀搀椀爀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀漀 焀甀攀 攀猀琀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀⸀ Ao ritmo da música, os ícones vão surgindo e no final da viagem, chegamos a terra, onde são apresentados imagens mais lentas. Chegando ao final do vídeo, é apresentada a empresa com a frase “basta você escolher o seu”, que faz a ligação com as frases iniciais do vídeo, concluindo a relação de sentido que foi proposta e completando-as.䄀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 漀猀 挀漀渀攀猀Ⰰ 愀 洀切猀椀挀愀 攀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 猀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀Ⰰ 戀甀猀挀愀洀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀猀攀渀栀愀搀愀猀 戀甀猀挀愀洀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀栀攀挀攀 攀 挀漀渀猀漀洀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 瀀漀瀀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 愀瀀氀椀挀愀爀 甀洀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀椀洀瀀氀攀猀Ⰰ 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 焀甀攀 愀琀椀渀最椀猀猀攀 攀 瀀爀攀渀搀攀猀猀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀ⴀ漀猀 愀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀攀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 攀猀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 攀 挀漀洀漀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀 挀漀渀猀甀洀椀爀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀猀琀攀 渀椀挀栀漀⸀ Muitos anúncios trabalham cenas muito bem gravadas, mas que nem sempre causam identificação, com a animação fica mais fácil de atingir um maior número de pessoas, por não se tratar de cenas explícitas.伀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀渀猀椀猀琀椀甀 攀洀 洀愀渀琀攀爀 漀猀 琀爀愀漀猀 搀攀 搀攀猀攀渀栀漀猀 昀攀椀琀漀猀 愀 洀漀Ⰰ 樀 焀甀攀 焀甀愀渀琀漀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀漀 愀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 瀀漀猀猀甀洀漀猀Ⰰ 愀挀愀戀愀洀漀猀 瀀漀爀 渀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 洀愀椀猀 琀愀渀琀愀猀 琀愀爀攀昀愀猀 洀愀渀甀愀椀猀⸀ 䔀 漀 搀攀猀攀渀栀漀 昀攀椀琀漀 愀 洀漀Ⰰ 猀攀甀猀 琀爀愀漀猀Ⰰ 挀愀搀愀 搀攀琀愀氀栀攀Ⰰ 挀爀椀愀洀 樀甀渀琀漀猀 甀洀愀 戀漀愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 瘀椀猀甀愀氀⸀ Criar este material, foi extremamente satisfatório, pois foi um desafio desenvolver nossa primeira animação. Sem dúvidas, tiramos deste vídeo uma grande experiência profissional e também como pessoas. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
GILSDORF, Ethan; Tudo que um geek deve saber. Ribeirão Preto, SP : Novo Conceito Editora, 2015. MENDES, Felipe. Mercado ‘geek’ amadurece e estimula receita dos lojistas com licenciamento. Disponível em: 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀搀漀昀爀愀渀挀栀椀猀椀渀最⸀挀漀洀⸀戀爀⼀渀漀琀椀挀椀愀猀⼀洀攀爀挀愀搀漀ⴀ最攀攀欀ⴀ愀洀愀搀甀爀攀挀攀ⴀ攀ⴀ攀猀琀椀洀甀氀愀ⴀ氀漀樀椀猀琀愀猀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㠀 搀攀 愀戀爀椀氀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀椀攀爀爀攀 䬀䰀䔀䌀䬀⸀ 刀漀渀攀✀猀 一攀眀攀猀琀 䴀甀猀椀挀 嘀椀搀攀漀 ∀䈀礀攀 䈀礀攀 䴀愀挀愀搀愀洀∀ 䤀猀 䄀 匀栀愀洀愀渀椀挀 刀椀琀甀愀氀 吀漀 吀栀攀 匀琀愀爀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀挀爀攀愀琀漀爀猀⸀瘀椀挀攀⸀挀漀洀⼀攀渀开甀欀⼀愀爀琀椀挀氀攀⼀礀瀀渀愀戀樀⼀爀漀渀攀猀ⴀ渀攀眀攀猀琀ⴀ洀甀猀椀挀ⴀ瘀椀搀攀漀ⴀ戀礀攀ⴀ戀礀攀ⴀ洀愀挀愀搀愀洀ⴀ椀猀ⴀ愀ⴀ猀栀愀洀愀渀椀挀ⴀ爀椀琀甀愀氀ⴀ琀漀ⴀ琀栀攀ⴀ猀琀愀爀猀ⴀ攀砀挀氀甀猀椀瘀攀ⴀ瀀爀攀洀椀攀爀攀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㠀 搀攀 愀戀爀椀氀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |