ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00375</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;JBL</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Rafael Louis Pereira Zenati (Centro Universitário FAG); Marcos Guerin (Centro Universitário FAG); Angelo Machado (Centro Universitário FAG); Fagner Lemanski Ávila (Centro Universitário FAG)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Caixa de som, Caneca, Embalagem, JBL, Inovador</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho vem com intuito de fazer um redesign de embalagem, para isso foi desenvolvido um novo projeto para embalagem do produto CAIXA DE SOM JBL FLIP4. A nossa proposta foi inovar no quesito design e interatividade com o consumidor, trazendo uma embalagem com um conceito novo, aplicável e ampliando os pontos de contato com a marca. Mais do que integrar o Marketing Mix, consideramos que a embalagem, cria uma sinergia em cada um dos elementos, pois é um agente potencializador das estratégias existentes. Assim, temos a embalagem atuando em cada um dos componentes dos 4 Ps. Design de Embalagem: Do marketing à produção. NEGRÃO, Celso / CAMARGO, Eleida. Pág 119)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Diante da proposta recebida na disciplina de Embalagem e Merchandisign, este projeto tem o intuito de desenvolver uma embalagem nova para um produto escolhido pelo grupo, acrescentando todo o conteúdo aprendido durante o semestre, o qual abrange desde a interpretação do consumidor, análise do mercado, projeto e produção de embalagens. O projeto possibilita construir uma ação de merchanding e embalagem, onde escolhemos como cliente, a marca JBL, criando uma nova embalagem para o produto Flip4. Iremos mostrar o passo a passo de construção da embalagem, seus métodos, e o objetivo alcançado. A nova embalagem JBL Flip4 irá proporcionar uma nova maneira de transporte e armazenamento do produto, unindo isso ao uso contínuo da mesma com estilo e qualidade JBL. Esta embalagem proposta, por ser mais ergonômica, se adapta uma a oura, tornando o agrupamento das mesmas mais rígido, organizado e de fácil manuseio. A embalagem terciaria é uma proteção extra para longas viagens, pois os tubos colocados na posição vertical proporcionam melhor distribuição por caixa. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sabemos que a JBL tem uma grande atuação no mercado de produtos com qualidade e durabilidade. Com base nesta ideologia, queremos apresentar uma nova proposta de embalagens, que se alinham com os princípios da marca e as necessidades do consumidor atual. Nosso maior objetivo e desafio é transformar uma embalagem convencional, simples e comum, em uma embalagem que se destaque no mercado atual, com estilo e sustentabilidade. O ponto que mais se destaca em nossa proposta é a inovação no quesito contato com o público, onde a embalagem terá um papel além de transporte e proteção, será utilizada como caneca térmica, levando a marca JBL além do produto final. Buscamos que o consumidor receba seu produto intacto. Para isso, iremos focar no armazenamento coletivo, visando proteção da embalagem e do produto apresentado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">3.1 SUSTENTABILIDADE Esta embalagem busca trabalhar com a ideia de não ser algo descartável e poluente, mas sim, um produto abrangendo outro. No quesito sustentabilidade, ela se torna responsável pela significativa diminuição do uso diário de copos descartáveis que agridem o meio ambiente. 3.2 PONTO DE CONTATO O principal uso da embalagem com certeza é a proteção e armazenamento do produto, porém ela não pode acabar nisso. Com esta ideia, buscamos ampliar o contato do público com a marca JBL através de uma embalagem que seja posteriormente utilizada e que proporcione novas experiências ao consumidor final. 3.3 ARMAZENAMENTO COLETIVO Esta ideia proporciona uma proteção extra à embalagem que no fim vira produto também, portanto necessita chegar intacto ao consumidor. Os tubos de armazenamento vêm devido à necessidade de transporte por longas distâncias e de diversos produtos aglomerados. Tubos que podem ser danificados durante a viagem sem agredir o produto final. 3.4 EXPERIÊNCIA Estar alinhada com as novas tendências de mercado, sustentabilidade e experiência, faz com que nossa proposta de embalagem seja um benefício além de uma compra de uma caixa de som. Buscamos que a consumidor leve um produto sustentável e econômico. E que poderá ser único, a partir do momento que há a personalização inclusa. A proposta da marca JBL, com essa nova embalagem, é propiciar ao consumidor uma experiência única, fazendo com que a marca JBL esteja presente na lembrança, fixando o produto na mente do mesmo. 3.5 INOVAÇÃO A embalagem tem que cumprir seu principal papel, proteger e armazenar, porém queremos incluir algo novo nessa função. Uma simples embalagem se transformar em uma caneca térmica e personalizada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">4.1 CRIAÇÃO: A proposta de embalagem necessitou de vários processos até chegar na versão final e aceitável. Primeiramente, fizemos um brainstorm para decidir que tipo de embalagem iria querer para o nosso produto. O brainstorm possibilitou entendermos as espessuras, tamanhos e pesos a serem ajeitados a nossa nova embalagem, facilitando design e transporte. O próximo passo, fizemos os sketches (rascunhos) de como queríamos que fosse o protótipo, com base nesses sketches, conseguimos ideias de layout e modelagem. Inovar é por definição propor algo diferente, desconhecido, que não foi tentado antes e que até talvez não dê certo. Qualquer executivo que administre uma marca certamente irá dizer que o objetivo é a inovação como uma vantagem competitiva. STRUNCK, Gilberto. Pág 101 4.2 SKETCHES: Os sketches possibilitaram que fizéssemos o protótipo em 3D, no software Maxon Cinema 4D, assim podemos ver como a embalagem iria se comportar em ambiente tridimensional. 4.3 SOFTWARE: Usamos o Adobe Photoshop, Cinema 4D e Adobe Illustrator para desenvolver layouts de peças publicitárias, PDV's e embalagens (parte de personalização de caneca e tela da caixa Flip4). 4.4 PRODUÇÃO: Na parte de construção da caneca, estabelecemos que o material deveria ser de isolamento térmico. Para isso, fizemos ele injetado em 3 etapas, interna é um polímero com resistência ao calor. Segunda camada de carbono para dar resistência e estabilidade. Terceira camada em polímero emborrachado para garantir estabilidade e aderência do produto na mão e na superfície de apoio. A alça em elástico rígido com isolamento térmico também. Tampa com encaixe vácuo emborrachado e isolante térmico. Logo JBL emborrachado na cor do produto. 4.5 DISPLAY / EXPOSITOR: Material em acrílico leitoso 2mm, com a PANTONE específica da marca JBL. 4.6 EMBALAGEM SECUNDÁRIA / TRANSPORTE: Tubo transparente em acrílico 1mm com tampa inferior e superior com lacre. Capacidade de transporte: 03 unidades por tubo. Estes tubos irão em uma caixa de papelão lado a lado, quantidade varia dependendo tamanho da caixa utilizada. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> Nosso produto se destaca pela singularidade no mercado, se tornando uma embalagem que diferente das demais encontradas. Sua função vai além de proteger o produto (Caixa Flip4), atuando como um objeto de uso no cotidiano, uma caneca sustentável, que visa manter o contato do produto com o consumidor, ou seja, ao mesmo tempo em que o consumidor utiliza a caixa Flip4, poderá utilizar a caneca, fortalecendo a marca JBL. A ergonomia e a qualidade de isolamento técnico da caneca se diferenciam, fazendo com que o consumidor veja a qualidade do produto, garantindo durabilidade. O formato em cone facilita o encaixe interno e acomodação do produto final (caixa Flip4), também permitindo uma empunhadura firme e agradável ao usuário. A alça retrátil facilita ainda mais a empunhadura, pois foi desenvolvida para se adequar ao tamanho de mão do consumidor, permitindo que a caneca possua várias formas de empunhadura. Um dos principais diferenciais na nova embalagem da Flip4 é sua personalização de layout (arte), onde o consumidor poderá personalizar, somente via compra on-line, as cores e imagens (texturas) que irão à caneca e na tela de proteção dos autofalantes da Flip4. O consumidor terá a possibilidade de ter algo único em suas mãos, garantindo um status e apreço. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O primeiro ponto em que esbarramos foi que o produto do briefing era muito mais a frente do que a embalagem, tornando o produto comum aos olhos do consumidor em relação aos produtos concorrentes. Desenvolvemos então uma embalagem que se tornou muito mais do que apenas uma forma de proteção ao produto, mas sim um ponto de contato contínuo entre a marca e o consumidor. Para nós do grupo, desenvolver este projeto foi algo desafiador e gratificante, com uma grande experiência a nível real de mercado, desenvolvendo um produto com grandes chances de aceitação pelo público. Com a elaboração detalhada deste projeto, entendemos a importância de uma embalagem apresentar um redesign e uma melhor elaboração do seu conceito para ser novamente lançada no mercado. Cada etapa é de significativa relevância para o projeto pois pode significar a aceitação e sucesso do produto como pode significar o fracasso do produto e rejeição da marca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GOMES, L. F. Cinema nacional: caminhos percorridos. São Paulo: Ed.USP, 2007.<br><br>NEGRÃO, Celso / CAMARGO, Eleida Design de Embalagem: Do marketing à produção. São Paulo, SP, Ed. Novatec, 2008.<br><br>ZENONE, Luiz Claudio e BUAIRIDE, Ana Maria Ramos, Marketing da produção e merchandising. Ed. Thomson, 2005, São Paulo SP.<br><br>STRUNCK, Gilberto. Compras por impulso. Ed. 2AB, Teresópolis, RJ, 2011.<br><br> </td></tr></table></body></html>