|
INSCRIÇÃO: | 00388 |
|
CATEGORIA: | PT |
|
MODALIDADE: | PT14 |
|
TÍTULO: | Jogo de tabuleiro “Antenados – política para crianças” |
|
AUTORES: | Any Mary Ossak Cordeiro (Universidade Estadual do Centro Oeste); Walquiria de Lima (Universidade Estadual do Centro Oeste); Ariane Carla Pereira Fernandes (Universidade Estadual do Centro Oeste) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | educomunicação, Jogo de tabuleiro, jornalismo infantil, jornalismo politico, lúdico |
|
RESUMO |
Diante dos escândalos políticos das últimas décadas, encontra-se o cidadão brasileiro imerso em um sentimento de descrédito para com a política e com seus representantes. A questão é que o sistema pode ser renovado em eleições periódicas e é composto exclusivamente por pessoas. No entanto, identifica-se uma lacuna educacional: a cidadania deve ser estimulada desde a infância. É ainda criança que o cidadão deve ter consciência do seu papel na construção de uma sociedade melhor para todos. Mas, a forma com que o tema é abordado pelos meios de comunicação cria um abismo entre os pequenos e a política. No intuito de alterar esse cenário o Antenados busca responder dúvidas a respeito de conceitos de política, cidadania e democracia de forma lúdica, através de um jogo de tabuleiro. As cartas possuem uma breve explicação sobre cada tema e um exemplo prático, que levará a uma ação. |
|
INTRODUÇÃO |
Diante dos escândalos políticos das últimas décadas, encontra-se o cidadão brasileiro imerso em um sentimento de descrédito crescente para com a política e com seus representantes. Falar em política como profissão soa de forma negativa e há um consenso popular de que só pessoas ruins se envolvem nesse meio e as boas acabam sendo contaminadas pelo “sistema”. Enquanto houver esse pensamento, dificilmente pessoas esclarecidas e bem-intencionadas terão interesse em seguir uma carreira na política. 伀 焀甀攀 猀甀爀瀀爀攀攀渀搀攀 焀甀攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 瀀爀漀琀攀最椀搀漀 瀀攀氀漀 攀猀挀甀搀漀 搀愀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀Ⰰ 漀 瀀漀瘀漀 渀攀最氀椀最攀渀挀椀愀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 猀攀 愀戀猀琀洀 搀漀 搀攀瘀攀爀 搀攀 昀椀猀挀愀氀椀稀愀爀 漀 最漀瘀攀爀渀漀⸀ 䄀 瀀愀猀猀椀瘀椀搀愀搀攀 搀椀愀渀琀攀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 攀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 愀 爀攀攀氀攀椀漀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 挀漀爀爀甀瀀琀漀猀 猀漀 椀渀搀挀椀漀猀 搀攀 焀甀攀 漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 愀椀渀搀愀 渀漀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 洀甀搀愀渀愀 猀漀挀椀愀氀 攀 渀漀 猀攀 攀渀砀攀爀最愀 挀漀洀漀 甀洀 愀最攀渀琀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀⸀ 䤀搀攀渀琀椀昀椀挀愀ⴀ猀攀Ⰰ 攀渀琀漀Ⰰ 甀洀愀 氀愀挀甀渀愀 攀搀甀挀愀挀椀漀渀愀氀㨀 愀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 攀猀琀椀洀甀氀愀搀愀 搀攀猀搀攀 愀 椀渀昀渀挀椀愀⸀
É ainda criança que o cidadão deve ter consciência do seu papel na construção de uma sociedade melhor para todos. Porém, a forma com que a política é abordada pelos meios de comunicação, é como se deixasse claro que esse é um assunto específico para adultos. 吀攀爀洀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 猀漀 搀攀 搀椀昀挀椀氀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 渀愀 椀渀昀渀挀椀愀⸀ 倀爀漀瀀椀挀椀愀爀 焀甀攀 愀 挀爀椀愀渀愀 琀攀渀栀愀 甀洀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀猀搀攀 漀 椀渀挀椀漀 搀攀 猀甀愀 昀漀爀洀愀漀 挀椀搀愀搀 瀀漀搀攀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 攀氀愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀愀 洀攀氀栀漀爀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 焀甀愀渀搀漀 挀爀攀猀挀攀爀Ⰰ 昀漀爀洀愀渀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀漀猀 挀愀瀀愀挀椀琀愀搀漀猀 攀 攀氀攀椀琀漀爀攀猀 洀愀椀猀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀猀 渀愀 栀漀爀愀 搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀猀 猀攀甀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀⸀
Em face do exposto, o Antenados pretende auxiliar no processo educacional voltado ao público infantil, procurando responder dúvidas a respeito de conceitos de política, cidadania e democracia de forma lúdica, através de um jogo de tabuleiro. As cartas possuem uma breve explicação sobre cada tema e um exemplo prático, que levará a ação de andar ou retroceder casas. O jogo é destinado a crianças a partir de 10 anos㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀渀琀攀渀愀搀漀猀 琀攀洀 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 猀攀爀 甀洀 樀漀最漀 搀攀 琀愀戀甀氀攀椀爀漀 焀甀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀洀漀挀爀愀挀椀愀Ⰰ 昀甀渀攀猀 搀漀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀Ⰰ 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 攀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 搀攀瘀攀爀攀猀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 焀甀攀 漀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 瀀漀猀猀愀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 焀甀攀 猀攀爀 甀洀 挀椀搀愀搀漀 攀 挀漀洀漀 昀甀渀挀椀漀渀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀洀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀Ⰰ 洀愀猀 琀漀搀漀 漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 猀攀爀 瀀愀猀猀愀搀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 氀切搀椀挀愀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀 愀 椀搀攀椀愀 焀甀攀 攀氀愀猀 愀瀀爀攀渀搀愀洀 戀爀椀渀挀愀渀搀漀⸀ 伀 樀漀最漀 瀀漀搀攀爀 猀攀爀 樀漀最愀搀漀 挀漀洀 愀琀 焀甀愀琀爀漀 挀漀洀瀀攀琀椀搀漀爀攀猀⸀ 䐀攀瘀椀搀漀 愀漀 猀攀甀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 瀀漀搀攀爀漀 戀爀椀渀挀愀爀 渀愀 攀猀挀漀氀愀Ⰰ 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 琀攀洀愀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀⸀
O Antenados pretende demonstrar às crianças que é possível estar conectado sem ser navegando na internet e, da mesma forma, adquirindo conhecimentos e se divertindo. A forma de jogo serve para estimular o contato e a interação entre as crianças. 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀猀 愀爀琀攀昀愀琀漀猀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 攀洀 瀀爀漀氀 搀愀 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 昀漀爀洀愀漀 搀攀 甀洀愀 瘀椀猀漀 洀愀椀猀 挀爀琀椀挀愀 搀漀 愀氀甀渀漀 猀漀戀爀攀 漀 洀甀渀搀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 愀甀砀氀椀漀 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 攀猀猀愀 琀爀漀挀愀 搀攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 猀攀 琀漀爀渀攀 瀀爀漀瘀攀椀琀漀猀愀 瀀愀爀愀 漀猀 搀漀椀猀 氀愀搀漀猀⸀
O projeto terá como objetivo atingir crianças que estejam em idade escolar, na faixa etária de dez anos, correspondentes ao quarto e quinto ano do ensino fundamental. A escolha do público-alvo levou em conta fatores que corroboram para a aceitação do produto entre os alunos.䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 琀漀爀渀愀爀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 洀愀椀猀 愀琀爀愀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀Ⰰ 焀甀攀 琀攀爀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 琀攀爀洀漀猀 琀挀渀椀挀漀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 瀀漀氀琀椀挀漀猀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 氀切搀椀挀愀 攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 猀甀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀⸀ 䄀猀猀椀洀 猀攀渀搀漀Ⰰ 瀀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 愀 挀爀椀愀渀愀 琀攀渀栀愀 甀洀愀 攀搀甀挀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 焀甀攀 愀 漀爀椀攀渀琀攀 愀 挀爀攀猀挀攀爀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀攀 搀漀猀 猀攀甀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 搀攀瘀攀爀攀猀 攀渀焀甀愀渀琀漀 挀椀搀愀搀Ⰰ 攀氀攀椀琀漀爀愀Ⰰ 漀甀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 瀀漀氀琀椀挀漀⸀
|
|
JUSTIFICATIVA |
O fortalecimento do jornalismo especializado está ligado a alguns fatores de evolução tecnológica e de mudança cultural. Apesar de ganhar maior evidência a partir da segunda metade do século XX, o jornalismo especializado não é uma vertente propriamente nova. Bueno (2015) aponta que havia várias iniciativas, inclusive no Brasil, anteriores ao século XX. 匀攀最甀渀搀漀 䄀戀椀愀栀礀 ⠀㈀ ⤀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 搀攀 挀攀爀琀愀 昀漀爀洀愀 甀渀椀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 椀渀搀椀瘀搀甀漀猀Ⰰ 攀洀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 瀀爀瀀爀椀漀猀Ⰰ 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 猀攀 瘀漀氀琀愀 瀀愀爀愀 渀椀挀栀漀猀 攀 搀攀洀愀渀搀愀猀 焀甀攀 渀漀 攀爀愀洀 愀琀攀渀搀椀搀漀猀⸀ 䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䈀爀愀最愀 攀 䌀愀氀愀稀愀渀猀 ⠀㈀ ⤀Ⰰ 漀 挀愀洀瀀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 最攀爀愀氀 猀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀 攀洀 猀甀愀猀 昀甀渀攀猀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀爀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 瀀漀搀攀爀 搀愀爀 挀漀渀琀愀 搀愀 搀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 挀爀攀猀挀攀渀琀攀 搀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 愀戀爀愀渀最攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀 椀渀昀愀渀琀椀氀⸀
Na infância a criança está na fase de descobertas, em que tudo é novo e interessante. Portanto é preciso atenção e cuidado, principalmente quando se trata de passar informação aos pequenos. 䔀猀挀爀攀瘀攀爀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 愀氀最漀 焀甀攀 瘀愀椀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀漀 昀愀稀攀爀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 猀愀戀攀爀 甀猀愀爀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 挀攀爀琀愀 瀀愀爀愀 椀渀挀椀琀愀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀猀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 攀 昀椀搀攀氀椀稀愀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 渀漀瘀漀⸀ 唀洀 搀漀猀 洀愀椀漀爀攀猀 漀戀猀琀挀甀氀漀猀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 樀 焀甀攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 猀攀爀 瀀愀猀猀愀搀愀 搀攀 甀洀 昀漀爀洀愀 挀漀爀爀攀琀愀 攀 椀渀琀攀椀爀愀Ⰰ 瀀漀爀洀 瀀爀攀挀椀猀漀 猀愀戀攀爀 挀漀洀漀 挀漀渀琀愀爀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀愀猀猀愀爀 攀猀猀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 瀀爀攀挀椀猀漀 焀甀攀 栀愀樀愀 甀洀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀⸀ 吀爀愀琀愀爀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 瘀椀猀琀漀猀 挀漀洀漀 挀漀洀瀀氀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 愀琀 洀攀猀洀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀搀甀氀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 攀挀漀渀漀洀椀愀 攀 瀀漀氀琀椀挀愀 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 甀洀 瀀漀甀挀漀 洀愀椀猀 搀攀 愀琀攀渀漀Ⰰ 戀甀猀挀愀爀 猀漀氀甀攀猀 椀渀漀瘀愀搀漀爀愀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 甀洀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 愀琀 洀攀猀洀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 瀀漀猀猀愀 猀攀爀 愀戀猀漀爀瘀椀搀愀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
Aos poucos, a sociedade deixa de ser voltada ao trabalho e mais e mais parece estar voltada a busca do prazer. A mídia, nesse contexto, tem a função de fornecer entretenimento e lazer aos que estão em busca desse prazer. Entretanto, o jornalista que trabalha na área de entretenimento não é visto com bons olhos. “O entretenimento oferecido no conteúdo editorial é julgado como um subproduto ou um desvio da atenção do receptor de assuntos tidos de maior importância” (DEJAVITE, 2007, p. 1). Com essa mudança de comportamento do público, percebe-se que a mídia tem dedica mais espaço ao chamado Infotenimento. 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 焀甀攀 漀 椀渀昀漀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 椀渀昀漀爀洀愀 洀攀渀漀猀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 漀 焀甀攀 洀甀搀愀 愀瀀攀渀愀猀 愀 昀漀爀洀愀 搀攀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 䄀渀琀攀渀愀搀漀猀 瀀爀漀挀甀爀愀 攀渀猀椀渀愀爀 猀 挀爀椀愀渀愀猀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 氀切搀椀挀愀⸀ 倀爀攀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 猀攀 琀漀爀渀攀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 攀 搀攀 昀挀椀氀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 愀 攀氀愀猀⸀
A comunicação entra para auxiliar os processos de renovação na educação. De acordo com Teixeira (2016, p. 3), “os campos da comunicação e da educação se interconectam a partir da linguagem, que permite construir o tecido que emerge dessa imbricação”. O autor ainda afirma que a linguagem impacta nas formas de aprender e ensinar. 䄀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 搀攀 瘀爀椀愀猀 洀愀渀攀椀爀愀猀⸀ ᰀ䄠 漀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 攀猀挀爀椀琀愀Ⰰ 愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀Ⰰ 漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 愀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 漀 挀漀洀瀀甀琀愀搀漀爀Ⰰ 愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 攀 琀愀渀琀愀猀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 猀漀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 漀 猀攀爀 栀甀洀愀渀漀 攀渀挀漀渀琀爀漀甀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 猀甀愀 攀瘀漀氀甀漀 攀 搀愀猀 猀甀愀猀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 猀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀ᴀ†⠀䔀䈀䔀刀吀 攀 匀䌀䠀䄀䔀䘀䘀䔀刀Ⰰ ㈀ 㘀Ⰰ 瀀⸀ ㈀⤀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 樀漀最漀 甀洀愀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀 焀甀攀 愀 攀搀甀挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀⸀ 䄀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 氀切搀椀挀愀猀 瀀漀搀攀洀 瀀爀攀渀搀攀爀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 愀氀甀渀漀Ⰰ 愀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䘀椀愀氀栀漀 ⠀㈀ 㠀⤀Ⰰ 瀀漀搀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀漀 愀琀椀瘀愀 攀 洀漀琀椀瘀愀搀漀爀愀⸀ 伀猀 樀漀最漀猀 瀀攀搀愀最最椀挀漀猀 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 爀攀昀漀爀愀爀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 樀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 渀漀 愀氀甀渀漀 猀甀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 椀洀愀最椀渀愀漀Ⰰ 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 椀渀猀琀爀甀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀⸀
|
|
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O Antenados é um projeto que pretende ensinar, de forma lúdica, conceitos de política para crianças. A primeira etapa do projeto foi decidir as temáticas a serem abordadas, dentro do tema proposto. Assim, definiu-se por trabalhar cidadania e funções administrativas, cada um em cartas separadas, para a criança tirar durante o jogo. Para enriquecer os conhecimentos da criança, optou-se por aliar essas cartas às cartas de “Você Sabia?”, com curiosidades sobre o assunto. Outro passo foi a escolha dos personagens: Pedro, Edu, Malu e Bruna.伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 樀漀最漀 愀瘀愀渀愀爀 愀猀 挀愀猀愀猀 渀漀 琀愀戀甀氀攀椀爀漀 愀琀 愀 爀攀愀 搀攀氀椀洀椀琀愀搀愀 挀漀洀漀 挀栀攀最愀搀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 挀愀搀愀 樀漀最愀搀漀爀Ⰰ 渀愀 猀甀愀 瘀攀稀 搀攀 樀漀最愀爀Ⰰ 搀攀瘀攀爀 樀漀最愀爀 漀 搀愀搀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀攀爀 甀洀愀 挀愀爀琀愀Ⰰ 漀渀搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 瀀漀氀琀椀挀愀 攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 挀愀猀愀 攀洀 焀甀攀 瀀愀爀愀爀⸀ 吀愀洀戀洀Ⰰ 瀀漀搀攀爀 挀愀椀爀 攀洀 甀洀愀 挀愀猀愀 猀攀洀 昀甀渀漀Ⰰ 漀甀 搀攀 嘀漀挀 匀愀戀椀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 渀漀 栀 渀攀渀栀甀洀愀 愀漀⸀ 匀攀 愀 挀愀爀琀愀 琀椀瘀攀爀 愀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀Ⰰ 搀攀瘀攀爀 愀瘀愀渀愀爀 漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀愀猀愀猀 椀渀搀椀挀愀搀漀 渀愀 挀愀爀琀愀⸀ 䌀愀猀漀 猀攀樀愀 渀攀最愀琀椀瘀愀Ⰰ 漀 樀漀最愀搀漀爀 搀攀瘀攀爀 瘀漀氀琀愀爀 漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 渀切洀攀爀漀 搀攀 挀愀猀愀猀⸀
Se a casa de destino estiver marcada com os dizeres “Você Sabia?”, caberá ao participante selecionar uma carta do montante especial, onde estão dispostas curiosidades sobre o tema. Neste caso, deverá estagnar no tabuleiro durante uma rodada, sem avançar ou voltar nenhuma casa.䰀漀最漀 愀瀀猀 搀攀昀椀渀椀爀 愀 樀漀最愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀漀 樀漀最漀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀爀愀洀ⴀ猀攀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀猀 挀愀爀琀愀猀⸀ 䌀漀洀漀 昀漀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀猀 䐀椀爀攀椀琀漀猀 攀 䐀攀瘀攀爀攀猀 昀漀椀 甀猀愀搀愀 愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 攀 琀愀洀戀洀 漀 䔀猀琀愀琀甀琀漀 搀愀 䌀爀椀愀渀愀 攀 搀漀 䄀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀Ⰰ 䔀䌀䄀⸀ 伀甀琀爀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 挀漀渀琀椀搀愀 渀愀猀 挀愀爀琀愀猀 攀爀愀 愀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 搀愀猀 昀甀渀攀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀愀猀Ⰰ 琀愀洀戀洀 搀漀猀 琀爀猀 瀀漀搀攀爀攀猀 搀漀 䔀猀琀愀搀漀⸀ 倀愀爀愀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 ᰀ瘠漀挀 猀愀戀椀愀ᴀⰠ 戀甀猀挀愀洀漀猀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 攀 琀愀洀戀洀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 渀漀洀攀渀挀氀愀琀甀爀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 渀漀猀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 愀 戀愀椀砀漀⸀
Após o levantamento das informações, foi preciso adaptar os textos para o jogo. Assim, para melhor jogabilidade, decidiu-se colocar ações em cada carta, determinando o avanço de casa, retrocesso ou permanência no mesmo lugar, como nos exemplos seguintes. 䐀椀爀攀椀琀漀猀 攀 䐀攀瘀攀爀攀猀㨀 匀愀戀椀愀 焀甀攀 甀洀 搀漀猀 渀漀猀猀漀猀 搀攀瘀攀爀攀猀 瘀漀琀愀爀 瀀愀爀愀 攀猀挀漀氀栀攀爀 漀猀 最漀瘀攀爀渀愀渀琀攀猀㼀 一漀 挀愀猀漀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀 漀 瘀漀琀漀 漀戀爀椀最愀琀爀椀漀⸀ 儀甀攀洀 渀漀 瘀漀琀愀爀 渀攀洀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀爀 愀 昀愀氀琀愀 瀀漀搀攀 瀀攀爀搀攀爀 洀甀椀琀漀猀 搀椀爀攀椀琀漀猀⸀ 嘀椀甀 猀㼀 一漀 猀 渀愀 攀猀挀漀氀愀 焀甀攀 昀愀氀琀愀爀 挀漀椀猀愀 猀爀椀愀Ⰰ 渀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀⸀ 伀倀匀℀ 嘀漀挀 渀漀 瘀漀琀漀甀 渀愀 切氀琀椀洀愀 攀氀攀椀漀 攀 渀漀 樀甀猀琀椀昀椀挀漀甀 愀 愀甀猀渀挀椀愀⸀ 䨀漀最甀攀 漀 搀愀搀漀 攀 搀攀猀挀甀戀爀愀 焀甀愀渀琀愀猀 挀愀猀愀猀 瘀漀挀 搀攀瘀攀 瘀漀氀琀愀爀 渀漀 琀愀戀甀氀攀椀爀漀⸀
Também temos o direito de expressar nossas opiniões desde que isso não fira o código de leis. Ou seja, podemos falar o que pensamos. Mas se liga, essa liberdade não nos dá o direito de ferir ou desrespeitar o próximo, hein!OPS! Você disse que é a favor de agredir um colega que não pensa como você. Isso é violência e é crime de acordo com a nossa lei. Jogue o dado para descobrir quantas casas você deve voltar no tabuleiro. 嘀漀挀 琀愀洀戀洀 琀攀洀 搀椀爀攀椀琀漀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 戀猀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 瘀椀瘀攀爀⸀ 䤀猀猀漀 焀甀攀爀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 渀猀 渀攀挀攀猀猀椀琀愀洀漀猀 攀Ⰰ 挀愀搀愀 瘀攀稀 洀愀椀猀Ⰰ 瀀漀氀琀椀挀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 猀漀 挀爀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀猀猀攀最甀爀愀爀 猀愀切搀攀Ⰰ 愀氀椀洀攀渀琀愀漀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀爀攀瘀椀搀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 猀攀最甀爀愀渀愀Ⰰ 攀搀甀挀愀漀Ⰰ 洀漀爀愀搀椀愀Ⰰ 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 攀 氀愀稀攀爀⸀ 吀甀搀漀 瀀愀爀愀 瘀漀挀 挀爀攀猀挀攀爀 攀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀愀甀搀瘀攀氀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀준 䤀匀匀伀 䄀촀℀ 匀愀戀攀渀搀漀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瘀漀挀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀琀 戀甀猀挀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 渀愀 䌀洀愀爀愀 搀漀猀 嘀攀爀攀愀搀漀爀攀猀 瀀愀爀愀 猀愀戀攀爀 焀甀愀椀猀 漀猀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀猀 猀攀爀漀 昀攀椀琀漀猀 渀愀 猀甀愀 爀甀愀Ⰰ 挀椀搀愀搀攀 攀 戀愀椀爀爀漀⸀ 䨀漀最甀攀 漀 搀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 焀甀愀渀琀愀猀 挀愀猀愀猀 瘀漀挀 搀攀瘀攀 愀瘀愀渀愀爀 渀漀 琀愀戀甀氀攀椀爀漀⸀
Funções administrativas: A função do vereador é aprovar as leis de uma cidade relacionadas a transporte público, vias públicas, fiscalização sanitária e outros. Também faz projetos, aprova ou não leis que serão avaliadas na câmara durante as sessões. O vereador também pode ser um fiscal do povo, apontando e denunciando erros e desfalques nas contas públicas. O tempo de mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito. OPS! Você foi eleito vereador e usa do seu cargo para facilitar a vida de pessoas que votaram em você. Isso é imoral e também é crime. Jogue o dado para descobrir quantas casas você deve voltar no tabuleiro.䄀 琀愀爀攀昀愀 搀漀 䐀攀瀀甀琀愀搀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 猀甀最攀爀椀爀 愀氀琀攀爀愀攀猀 渀愀猀 氀攀椀猀 攀猀琀愀搀甀愀椀猀⸀ 吀愀洀戀洀 昀椀猀挀愀氀椀稀愀洀 愀猀 挀漀渀琀愀猀 搀漀 最漀瘀攀爀渀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 渀愀猀 昀甀渀攀猀 搀愀 䄀猀猀攀洀戀氀攀椀愀 䰀攀最椀猀氀愀琀椀瘀愀 䔀猀琀愀搀甀愀氀⸀ 一漀 栀 氀椀洀椀琀攀 搀攀 爀攀攀氀攀椀漀 攀 猀攀甀 洀愀渀搀愀琀漀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 愀渀漀猀⸀伀倀匀℀ 嘀漀挀 昀漀椀 攀氀攀椀琀漀 䐀攀瀀甀琀愀搀漀 䔀猀琀愀搀甀愀氀 攀 愀挀栀愀 焀甀攀 漀 搀椀渀栀攀椀爀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀椀渀栀攀椀爀漀 搀漀 䜀漀瘀攀爀渀漀 攀 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 椀最渀漀爀愀 愀 洀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀⸀ 준 猀攀甀 搀攀瘀攀爀 愀 昀椀猀挀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 最愀爀愀渀琀椀爀 漀 洀攀氀栀漀爀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 椀洀瀀漀猀琀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 搀椀渀栀攀椀爀漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀漀 瀀漀瘀漀 攀 渀漀 搀漀猀 最漀瘀攀爀渀愀渀琀攀猀⸀ 䨀漀最甀攀 漀 搀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 焀甀愀渀琀愀猀 挀愀猀愀猀 瘀漀挀 搀攀瘀攀 瘀漀氀琀愀爀 渀漀 琀愀戀甀氀攀椀爀漀⸀
Você sabia: Carta 1 - A primeira mulher a obter um mandato público no Brasil foi Alzira Soriano, em 1928. Ela elegeu-se prefeita do município de Lajes, no Rio Grande do Norte. Apesar da proibição de que mulheres se envolvessem em política. Sua vitória foi possível apenas depois de um recurso judicial. 䌀愀爀琀愀 ㈀ ⴀ 䄀 瀀愀氀愀瘀爀愀 椀洀瀀攀愀挀栀洀攀渀琀 猀椀最渀椀昀椀挀愀 椀洀瀀攀搀椀洀攀渀琀漀⸀ 伀 䈀爀愀猀椀氀 樀 瀀愀猀猀漀甀 瀀漀爀 搀漀椀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 䤀洀瀀攀愀挀栀洀攀渀琀 攀洀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀猀⸀ 伀 䤀洀瀀攀愀挀栀洀攀渀琀 愀挀漀渀琀攀挀攀 焀甀愀渀搀漀 愀氀最甀洀 搀攀 甀洀 挀愀爀最漀 搀漀 攀砀攀挀甀琀椀瘀漀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 瀀爀攀猀椀搀攀渀琀攀Ⰰ 挀漀洀攀琀攀 甀洀 挀爀椀洀攀 洀甀椀琀漀 最爀愀瘀攀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀氀攀 猀攀爀 樀甀氀最愀搀漀 攀 猀攀 昀漀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 挀甀氀瀀愀搀漀 渀漀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀椀渀甀愀爀 渀漀 猀攀甀 挀愀爀最漀⸀ 一攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 焀甀攀洀 愀猀猀甀洀攀 漀 瘀椀挀攀⸀
Com a aplicação do jogo para as crianças, percebeu-se que elas entenderam a lógica do jogo. Entenderam o motivo de avançar e retroceder cada casa. Além disso, elas aprenderam brincando. Pode-se notar que as crianças tinham curiosidade sobre o tema e se mostraram antenadas sobre o assunto. E que, apesar de já terem visto o conteúdo na escola, lembravam pouca coisa. Assim, o jogo mostra-se um reforço ao conteúdo didático, que pode servir de complemento nas aulas sobre política e cidadania, fixando o assunto para os alunos. 唀洀 昀愀琀漀 挀甀爀椀漀猀漀 猀漀戀爀攀 漀 樀漀最漀 挀漀洀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀Ⰰ 焀甀攀 攀氀愀猀 渀漀 猀攀 椀洀瀀漀爀琀愀爀愀洀 挀漀洀 漀 猀攀砀漀 搀愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀⸀ 䴀攀渀椀渀漀猀 樀漀最愀爀愀洀 挀漀洀 愀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 洀攀渀椀渀愀猀 攀 瘀椀挀攀ⴀ瘀攀爀猀愀⸀
Ao trabalhar com jogo para crianças, pode-se perceber a necessidade de adaptação e coerência do texto com nosso público alvo. Não se pode apenas dar a informação de qualquer forma, é preciso aplicá-la no dia-a-dia da criança e sugerir exemplos práticos. Textos muito longos e rebuscados também não funcionam com o público.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䰀漀最漀琀椀瀀漀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀㨀 䐀攀渀琀爀漀 搀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 挀爀椀愀漀 愀 挀漀爀 攀砀攀爀挀攀 瀀愀瀀攀氀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀⸀ 匀甀愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 爀攀挀漀渀栀攀挀椀搀愀 挀漀洀漀 愀最攀渀琀攀 昀椀渀愀氀椀稀愀搀漀爀愀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ 一漀 挀愀猀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䄀渀琀攀渀愀搀漀猀Ⰰ 愀猀 挀漀爀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 攀砀瀀爀攀猀猀愀洀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 搀椀猀琀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀 樀漀最愀搀漀爀⸀ 䄀漀 椀渀琀攀爀挀愀氀愀爀 愀猀 搀甀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 渀漀 樀漀最漀Ⰰ 戀甀猀挀愀ⴀ猀攀 漀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 瀀攀愀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀ 䄀猀 挀漀爀攀猀 焀甀攀渀琀攀猀 猀攀 椀爀爀愀搀椀愀洀Ⰰ 焀甀愀猀攀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀洀 搀漀 漀戀猀攀爀瘀愀搀漀爀Ⰰ 樀 愀猀 挀漀爀攀猀 昀爀椀愀猀 昀愀稀攀洀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀⸀ 一攀猀猀攀 猀攀渀琀椀搀漀Ⰰ 愀 昀漀渀琀攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 漀 氀漀最漀 瀀漀猀猀甀椀 昀漀爀洀愀 愀爀爀攀搀漀渀搀愀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀 洀愀椀漀爀 瀀爀漀昀甀渀搀椀搀愀搀攀 攀 椀洀瀀愀挀琀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀猀 挀漀爀攀猀 琀愀洀戀洀 琀洀 猀甀愀 愀漀 椀渀琀攀渀猀椀昀椀挀愀搀愀 瀀漀爀 昀漀爀洀愀猀 爀攀搀漀渀搀愀猀⸀ 伀猀 琀漀渀猀 搀攀 愀稀甀氀 猀漀 瘀愀爀椀愀搀漀猀Ⰰ 椀渀搀漀 搀攀猀搀攀 漀猀 洀愀椀猀 攀猀挀甀爀漀猀 攀 瀀爀漀昀甀渀搀漀猀Ⰰ 愀琀 漀猀 琀攀洀瀀攀爀愀搀漀猀 挀漀洀 琀漀渀愀氀椀搀愀搀攀猀 挀氀愀爀愀猀Ⰰ 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 渀漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 挀爀椀愀爀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 攀洀 挀愀搀愀 爀攀琀椀渀愀 攀砀瀀攀挀琀愀搀漀爀愀⸀
As cores do tabuleiro alternam-se entre cores e frias. São utilizadas as cores verde, azul e amarela para sinalizar que tipo de carta os jogadores deverão tirar. Nas casas vermelhas e marrom, o jogador fica impedido de jogar. 䄀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 攀洀 猀愀搀愀 攀 挀栀攀最愀搀愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀洀 愀 猀愀搀愀 搀愀 瘀椀搀愀 瀀爀椀瘀愀搀愀 攀 挀栀攀最愀搀愀 攀猀昀攀爀愀 瀀切戀氀椀挀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 樀漀最漀 椀渀猀琀爀甀椀爀 猀漀戀爀攀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀漀 挀椀搀愀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
O tabuleiro possuirá 54 casas e 57 cartas. Serão 31 cartas sobre cidadania, 16 cartas sobre funções administrativas e 10 cartas de você sabia.伀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 猀攀爀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 ㈀䐀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀渀愀 爀攀挀漀爀琀愀爀 攀 洀漀渀琀愀爀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 攀氀攀猀 瀀愀爀攀洀 攀洀 瀀⸀ 䔀氀攀猀 猀漀 倀攀搀爀漀Ⰰ 䔀搀甀Ⰰ 䴀愀氀甀 攀 䈀爀甀渀愀⸀ 䌀爀椀愀渀愀猀 渀愀 洀攀猀洀愀 昀愀椀砀愀 攀琀爀椀愀 搀漀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀⸀
Pedro é fascinado por tecnologia e fã de videogames, por isso está sempre com seu celular na mão. Malu é estudiosa, prefere a vida real que a virtual. É articulada e um tanto madura demais para a sua idade. Edu é o mais lunático dos quatro. Parece sempre estar no mundo da lua, um tanto desligado. Bruna é cadeirante, mas isso não a impede de fazer nada. Participa do time de basquete do colégio e é representante de turma.䄀 椀渀琀攀渀漀 搀攀 焀甀攀Ⰰ 爀攀挀漀爀琀愀渀搀漀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀Ⰰ 愀 挀爀椀愀渀愀 猀攀 搀椀瘀椀爀琀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀⸀ 伀 渀切洀攀爀漀 搀攀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 昀漀椀 瀀攀渀猀愀搀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 攀砀椀猀琀椀爀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀Ⰰ 洀愀猀 猀攀洀 挀爀椀愀爀 猀漀戀爀攀挀愀爀最愀 渀漀 樀漀最漀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀漀猀 挀漀渀猀椀最愀洀 愀戀猀漀爀瘀攀爀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 焀甀攀 漀 樀漀最漀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 瀀愀猀猀愀爀⸀
O jogo Antenados conterá: Uma caixa, com 15cm de largura, 10 de altura, 8 de comprimento e tampa com altura de 2cm. Um tabuleiro, tamanho A3 ;4 personagens para recortar e montar;1 dado; 16 cartas funções; 31 cartas cidadania; 8 cartas você sabia e 1 cartilha de instruções. Além desses, também acompanhará o jogo uma revista de história em quadrinhos. A HQ Antenados, que também foi desenvolvida pelas alunas em outra disciplina. Na história os mesmo personagens do jogo, ao se deparar com um buraco na rua em que brincavam, começaram a se questionar, “afinal, quem deve tampar o buraco rua? Após abordar a questão na sala de aula, a professora levou os alunos para visitar os órgãos públicos da cidade, assim, conhecendo as funções administrativas de âmbito municipal. A ideia é que após a leitura da HQ as crianças possam colocar o aprendizado em prática por meio do jogo. 伀 樀漀最漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 攀洀 愀瘀愀渀愀爀 渀漀 琀愀戀甀氀攀椀爀漀 攀 挀甀洀瀀爀椀爀 愀 琀爀愀樀攀琀爀椀愀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 樀漀最愀搀漀爀攀猀 搀攀瘀攀爀漀 椀渀椀挀椀愀爀 漀 樀漀最漀 渀愀 洀愀爀挀愀漀 搀攀 ᰀ猠愀搀愀ᴀ⸠ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 甀洀 瀀漀爀 瘀攀稀Ⰰ 樀漀最愀爀漀 漀 搀愀搀漀 瀀愀爀愀 搀攀猀挀漀戀爀椀爀 焀甀愀渀琀愀猀 挀愀猀愀猀 搀漀 琀愀戀甀氀攀椀爀漀 瀀漀搀攀爀漀 愀渀搀愀爀⸀ 匀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀栀攀最愀爀 攀洀 甀洀愀 挀愀猀愀 搀愀 挀漀爀 愀稀甀氀Ⰰ 搀攀瘀攀爀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀爀 甀洀愀 挀愀爀琀愀 搀愀 洀攀猀洀愀 挀漀爀Ⰰ 漀渀搀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 焀甀攀猀琀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 昀甀渀攀猀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 愀漀猀 挀愀爀最漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀 瘀攀爀攀愀搀漀爀Ⰰ 瀀爀攀昀攀椀琀漀Ⰰ 最漀瘀攀爀渀愀搀漀爀Ⰰ 搀攀瀀甀琀愀搀漀 攀猀琀愀搀甀愀氀Ⰰ 搀攀瀀甀琀愀搀漀 昀攀搀攀爀愀氀 攀 猀攀渀愀搀漀爀⸀ 匀攀 挀愀椀爀 渀愀 挀愀猀愀 愀洀愀爀攀氀愀Ⰰ 攀渀琀漀 搀攀瘀攀爀 琀椀爀愀爀 甀洀愀 挀愀爀琀愀 搀漀 洀漀渀琀愀渀琀攀 搀攀猀琀椀渀愀搀漀 猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 猀漀戀爀攀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀 ⠀搀椀爀攀椀琀漀猀 攀 搀攀瘀攀爀攀猀 瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 瀀攀氀愀 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀⤀⸀ 䌀愀搀愀 挀愀爀琀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 甀洀愀 愀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀 漀甀 渀攀最愀琀椀瘀愀⸀ 匀漀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 搀漀 焀甀攀 昀愀稀攀爀 漀甀 渀漀 昀愀稀攀爀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀⸀ 䨀 猀攀 愀 挀愀猀愀 搀攀 搀攀猀琀椀渀漀 昀漀爀 挀漀爀 搀攀 瘀攀爀搀攀Ⰰ 漀 樀漀最愀搀漀爀 爀攀琀椀爀愀 甀洀愀 挀愀爀琀愀 搀攀 瘀漀挀 猀愀戀椀愀⸀ 䜀愀渀栀愀 焀甀攀洀 挀栀攀最愀爀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 愀漀 攀猀瀀愀漀 椀渀搀椀挀愀搀漀 挀漀洀漀 ᰀ挠栀攀最愀搀愀ᴀ⸠
|
|
CONSIDERAÇÕES |
Quanto mais cedo a política for introduzida na vida das pessoas, melhor. Dessa forma, o Antenados consegue auxiliar a prática pedagógica do ensino de política nas escolas. Com as informações das cartas, as crianças conseguem absorver de forma lúdica um conteúdo aparentemente complexo. 䄀 椀搀愀搀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 洀漀猀琀爀漀甀ⴀ猀攀 椀搀攀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀 搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀⸀ 䄀猀 挀爀椀愀渀愀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 搀漀 琀攀猀琀攀 搀漀 樀漀最漀 洀漀猀琀爀愀爀愀洀ⴀ猀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 渀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀Ⰰ 挀漀洀 漀 瀀漀甀挀漀 焀甀攀 栀愀瘀椀愀洀 瘀椀猀琀漀 渀愀 攀猀挀漀氀愀 猀漀戀爀攀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 樀 挀漀渀猀攀最甀椀愀洀 愀戀猀漀爀瘀攀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀昀椀挀愀稀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 䄀昀椀渀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 焀甀攀 漀 樀漀最漀 猀攀樀愀 愀琀爀愀琀椀瘀漀 攀 搀椀瘀攀爀琀椀搀漀 猀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 樀漀最漀 愀猀 挀爀椀愀渀愀猀 挀漀洀攀渀琀愀爀愀洀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 猀攀甀 甀猀漀 渀愀 攀猀挀漀氀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀砀椀猀琀攀 愀 愀挀攀椀琀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
Percebeu-se que aliados, os artefatos comunicacionais com aplicabilidade na educação tornam-se ferramentas importantes no desenvolvimento crítico do aluno, que se tornará um cidadão consciente do seu papel junto à sociedade. Auxiliá-lo nesta tarefa é uma das funções da escola, que também deve levar em consideração a quantidade de informações em a que o aluno está exposto diariamente.䴀攀猀洀漀 焀甀攀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 渀愀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀攀稀攀猀Ⰰ 攀猀琀攀樀愀 氀椀最愀搀愀 愀 挀愀爀最漀猀 攀 愀攀猀 搀攀 最爀愀渀搀攀 瀀漀爀琀攀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 愀猀 愀攀猀 瀀漀氀琀椀挀愀猀 琀愀洀戀洀 攀猀琀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 搀椀愀 愀 搀椀愀 攀猀挀漀氀愀爀Ⰰ 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 昀愀洀椀氀椀愀爀⸀ 䔀Ⰰ 攀猀猀愀 瀀攀爀挀攀瀀漀 焀甀攀 琀漀爀渀愀 漀 愀猀猀甀渀琀漀 洀愀椀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 攀 最攀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 樀甀渀漀 搀愀猀 搀甀愀猀 爀攀愀猀 ⠀挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 攀搀甀挀愀漀⤀ 挀漀氀愀戀漀爀愀 瀀愀爀愀 愀 漀戀琀攀渀漀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 攀 猀攀 琀漀爀渀愀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 洀漀搀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀瘀攀爀 挀漀洀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 洀椀挀爀漀 攀 洀愀挀爀漀⸀
Desde pensar um conteúdo para um público diferente ao que estamos geralmente acostumados a trabalhar, até o desenvolvimento de um produto não convencional ao jornalismo, agregamos conhecimento e novas ideias de práticas para o futuro da profissão.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䈀䤀䄀䠀夀Ⰰ 䄀渀愀 䌀愀爀漀氀椀渀愀 搀攀 䄀爀愀切樀漀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀愀 倀愀爀愀戀愀Ⰰ ㈀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀戀漀挀挀⸀甀戀椀⸀瀀琀⼀瀀愀最⼀愀戀椀愀栀礀ⴀ愀渀愀ⴀ樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ⴀ攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 ㈀㤀 愀最漀⸀ 搀攀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀䜀䄀Ⰰ 䨀漀猀 䰀甀椀稀㬀 䌀䄀䰀䄀娀䄀一匀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 刀攀最椀渀愀 娀愀洀椀琀栀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 攀搀甀挀愀漀㨀 焀甀攀猀琀攀猀 搀攀氀椀挀愀搀愀猀 渀愀 椀渀琀攀爀昀愀挀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䠀愀挀欀攀爀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀匀吀䄀Ⰰ 圀椀氀猀漀渀 䈀甀攀渀漀 搀愀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀㨀 爀攀猀最愀琀愀渀搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 瀀爀琀椀挀愀猀⸀ 䤀渀㨀 圀椀氀猀漀渀 䈀甀攀渀漀 搀愀 䌀漀猀琀愀㬀 䴀愀爀氀椀 搀漀猀 匀愀渀琀漀猀 ⠀伀爀最猀⸀⤀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 琀攀漀爀椀愀Ⰰ 瀀爀琀椀挀愀 攀 攀渀猀椀渀漀⸀ 匀漀 䈀攀爀渀愀爀搀漀 搀漀 䌀愀洀瀀漀㨀 唀䴀䔀匀倀Ⰰ ㈀ 㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀伀䰀匀䔀䰀嘀䄀一Ⰰ 䄀渀愀 倀愀甀氀愀 䴀愀爀椀渀栀漀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 瀀漀氀琀椀挀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 搀漀 䌀漀爀爀攀椀漀 䈀爀愀稀椀氀椀攀渀猀攀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀猀 攀氀攀椀攀猀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀䨀䄀嘀䤀吀䔀Ⰰ 䘀戀椀愀 䄀渀最氀椀挀愀⸀ 䄀 渀漀琀挀椀愀 氀椀最栀琀 攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀攀 椀渀昀漀琀攀渀椀洀攀渀琀漀⸀ 堀堀堀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀愀渀琀漀猀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀䨀䄀嘀䤀吀䔀Ⰰ 䘀戀椀愀 䄀渀最氀椀挀愀⸀ 䤀渀昀漀琀攀渀椀洀攀渀琀漀 渀漀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀猀 挀攀渀琀攀渀爀椀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ 䔀猀琀甀搀漀猀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 䴀搀椀愀⸀ 䄀渀漀 嘀 ጀ†渀⸀ Ⰰ 瀀⸀ ㌀㌀ ጀ†㐀㠀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䔀䈀䔀刀吀Ⰰ 嘀愀最渀攀爀Ⰰ 匀䌀䠀䄀䔀䘀䘀䔀刀Ⰰ 伀氀洀椀爀漀 䌀爀椀猀琀椀愀渀漀 䰀愀爀愀⸀ 䰀漀最甀猀㨀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀搀甀挀愀漀 攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀⸀ 堀堀堀䤀堀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䤀䄀䰀䠀伀Ⰰ 一攀甀猀愀 一漀最甀攀椀爀愀⸀ 伀猀 樀漀最漀猀 瀀攀搀愀最最椀挀漀猀 挀漀洀漀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀⸀ 嘀䤀䤀䤀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䔀搀甀挀愀漀 ጀ†䔀䐀唀䌀䔀刀䔀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀伀匀䔀☀⌀㜀㘀㤀㬀Ⰰ 䔀洀椀氀椀愀渀漀⸀ 䤀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 瀀漀搀攀爀㨀 氀椀最愀挀☀⌀㠀 㜀㬀漀☀⌀㜀㜀㬀攀猀 瀀攀爀椀最漀猀愀猀⸀ 匀愀氀瘀愀搀漀爀㨀 䔀䐀唀䘀䈀䄀Ⰰ 㤀㤀㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀唀匀吀伀匀䄀Ⰰ 䤀猀愀戀攀氀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 攀 漀 琀爀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀漀 ⴀ 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 搀攀 栀甀洀漀爀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䤀渀㨀 䌀漀洀甀渀椀挀愀挀☀⌀㠀 㜀㬀愀☀⌀㜀㜀㬀漀 攀 倀漀氀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀琀椀挀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀䔀䈀䔀䰀䄀Ⰰ 㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䜀䄀䰀䠀쌀䔀匀Ⰰ 刀愀焀甀攀氀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀㨀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 攀 椀渀昀漀爀洀愀⸀ 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 搀攀 䈀爀愀猀氀椀愀⸀ 匀⼀䐀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀渀瀀樀⸀漀爀最⸀戀爀⼀猀漀愀挀⼀漀挀猀⼀瘀椀攀眀瀀愀瀀攀爀⸀瀀栀瀀㼀椀搀㴀㌀㌀㤀☀瀀爀椀渀琀㴀☀挀昀㴀㘀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 ㌀ 搀攀 愀最漀⸀ 搀攀 ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䄀嘀䄀刀䔀匀Ⰰ 䘀⸀ 搀攀 䴀⸀ 䈀⸀ 伀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䔀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀漀 攀 愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀漀 瀀攀爀椀漀搀猀琀椀挀愀⸀ 䔀猀琀甀搀漀猀 攀洀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 簀 䌀漀洀洀甀渀椀挀愀琀椀漀渀 匀琀甀搀椀攀猀Ⰰ 瘀⸀㔀Ⰰ 瀀⸀㔀 ⴀ ㌀㌀Ⰰ ㈀ 㤀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䔀䤀堀䔀䤀刀䄀Ⰰ 䴀愀爀挀攀氀漀 嘀椀挀琀漀爀⸀ 䄀 挀爀椀猀攀 渀愀 攀搀甀挀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀㨀 䐀椀猀挀甀爀猀漀猀 攀洀攀爀最攀渀琀攀猀Ⰰ 渀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 椀洀椀最爀愀渀琀攀猀 攀 樀漀最漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀⸀ 堀堀堀䤀堀 䌀漀渀最爀攀猀猀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀䠀伀䴀倀匀伀一Ⰰ 䨀漀栀渀 䈀⸀ 䄀 洀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀愀 攀 愀 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀㨀 甀洀愀 琀攀漀爀椀愀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 洀椀☀⌀㜀㘀㤀㬀搀椀愀⸀ 倀攀琀爀漀☀⌀㜀㘀㤀㬀瀀漀氀椀猀㨀 嘀漀稀攀猀Ⰰ 㤀㤀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䄀刀쌀伀Ⰰ 刀愀昀椀稀愀Ⰰ 䈀䔀䴀䘀䤀䌀䄀Ⰰ 嘀攀爀漀渀椀挀愀⸀ 儀甀愀渀搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 椀渀昀渀挀椀愀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀㨀 渀漀琀愀猀 栀椀猀琀爀椀挀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 猀甀爀最椀洀攀渀琀漀 搀愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀⸀ 㜀먀 䔀渀挀漀渀琀爀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 搀攀 䠀椀猀琀爀椀愀 搀愀 䴀搀椀愀㨀 洀搀椀愀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀 攀 愀氀琀攀爀渀愀琀椀瘀愀猀 洀椀搀椀琀椀挀愀猀⸀ 䘀漀爀琀愀氀攀稀愀Ⰰ ㈀ 㤀⸀
㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|