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INSCRIÇÃO: | 00389 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO09 |
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TÍTULO: | O silêncio da inocente: um testemunho radiojornalístico de superação |
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AUTORES: | Ana Cláudia Kostetzer (Universidade Regional de Blumenau); Jaine Bagattoli (Universidade Regional de Blumenau); Giovana Beatriz Pietrzacka (Universidade Regional de Blumenau) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Radiorreportagem, abuso sexual, pedofilia, incesto, testemunho |
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RESUMO |
Quando um veículo de comunicação produz uma reportagem sobre violência contra a mulher ou pedofilia, é comum uma abordagem do assunto com um viés emotivo. Esse tipo de abordagem que envolve os ouvintes muitas vezes pode ser caracterizada como sensacionalismo benéfico. Este paper apresenta um produto feito na aula de Radiojornalismo II durante o primeiro semestre de 2017, em que o intuito principal é o de mostrar que existe uma maneira diferente de falar sobre tal assunto, um jeito que sensibilize os ouvintes sem exageros. Aplicando métodos jornalísticos pré estabelecidos, a equipe formada pelas acadêmicas Ana Cláudia e Jaine, conseguiu contar uma história de superação de um trauma humanizando todo o conteúdo a partir do testemunho de uma jovem que sofreu pedofilia. |
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INTRODUÇÃO |
O curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb) possibilita ao acadêmico uma relação entre a teoria e a prática, motivando a participação ativa na construção de conhecimento durante a graduação e preparando para o mercado de trabalho. Essa integração foi utilizada para a construção do produto final a fim de transparecer a prática do jornalismo investigativo e de precisão para o rádio, como pedem as novas diretrizes para o curso de Jornalismo estipuladas pelo Ministério da Educação - MEC em 2013. 匀攀爀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 愀 猀攀最甀椀爀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 琀爀漀甀砀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀攀渀猀瘀攀氀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 猀漀戀爀攀 漀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀 猀漀昀爀椀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 樀漀瘀攀洀 愀漀猀 ㈀ 愀渀漀猀 搀攀 椀搀愀搀攀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀 搀攀氀愀Ⰰ 焀甀攀 栀漀樀攀 琀攀洀 ㌀㘀 愀渀漀猀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀Ⰰ 攀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 椀渀琀攀爀渀愀 渀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀䤀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 ᰀ传 匀椀氀渀挀椀漀 搀愀 䤀渀漀挀攀渀琀攀ᴀⰠ 瀀愀爀愀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 琀挀渀椀挀愀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 漀 瘀攀挀甀氀漀 爀搀椀漀⸀
A intenção das estudantes ao escolher o tema abuso sexual foi devido ao conhecimento pessoal que tiveram a respeito de uma vítima, há muito tempo, e que já havia compartilhado a dor pela qual passou algumas vezes em ambientes públicos em forma de testemunho de superação. 䄀氀最甀渀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀愀 最爀愀渀搀攀 洀搀椀愀 猀攀 甀琀椀氀椀稀愀洀 搀漀 猀攀渀猀愀挀椀漀渀愀氀椀猀洀漀 瀀愀爀愀 最愀渀栀愀爀 愀甀搀椀渀挀椀愀Ⰰ 甀猀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 搀漀 猀漀昀爀椀洀攀渀琀漀 愀氀栀攀椀漀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀猀猀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀 琀爀漀甀砀攀 甀洀愀 愀戀漀爀搀愀最攀洀 猀攀渀猀瘀攀氀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 爀攀愀氀 攀 攀渀挀愀椀砀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀爀愀洀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀爀 挀漀渀琀愀搀愀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 愀搀椀愀渀琀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀愀稀 琀愀洀戀洀 搀愀搀漀猀 猀漀戀爀攀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀 椀渀昀愀渀琀椀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀琀攀砀琀甀愀氀椀稀愀爀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 焀甀攀 渀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 甀洀 琀攀洀愀 椀猀漀氀愀搀漀 攀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 瀀愀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀匀攀最甀渀搀漀 搀愀搀漀猀 搀漀 䐀椀猀焀甀攀 Ⰰ 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 焀甀愀琀爀漀 挀爀椀愀渀愀猀 猀漀 愀戀甀猀愀搀愀猀 猀攀砀甀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 栀漀爀愀Ⰰ 攀 愀漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 㜀㔀 洀椀氀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀 猀漀昀爀攀爀愀洀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀 攀渀琀爀攀 ㈀ ㈀ 攀 ㈀ 㘀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀椀愀 搀愀猀 瘀琀椀洀愀猀 ⠀㘀㜀Ⰰ㜀─⤀ 猀漀 洀攀渀椀渀愀猀⸀ 䐀攀猀琀愀猀Ⰰ 㐀 ─ 猀漀 搀攀 愀 愀渀漀猀Ⰰ ㌀ Ⰰ㌀─ 搀攀 ㈀ 愀 㐀 愀渀漀猀 攀 ㈀ Ⰰ 㤀─ 搀攀 㔀 愀 㜀 愀渀漀猀⸀
Para atingir o objetivo de informar e conscientizar, é preciso ter cuidado para não construir uma reportagem sensacionalista, em que o único propósito é emocionar as pessoas sem trazer nenhuma contribuição. Através de psicólogos e sacerdotes da igreja católica, a moça que testemunhou sua história recebeu conselhos e direcionamentos que a proporcionaram uma restauração emocional e física. Hoje a mulher garante que está bem resolvida em relação a todo o trauma causado pelo malfeitor. Ao testemunhar sobre o que sofreu, ela conseguiu quebrar uma barreira pela força que recebeu de parentes e amigos, como ela mesma disse, o medo de falar é o que impede a vítima de conseguir vencer a situação. O que era segredo passa a ser público. 匀攀最甀渀搀漀 唀氀氀愀 䌀愀爀氀猀猀漀渀 攀 䌀攀挀椀氀椀愀 瘀漀渀 䘀攀椀氀椀琀稀攀渀 ⠀㤀㤀㤀⤀Ⰰ 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 瀀攀搀漀昀椀氀椀愀 愀挀攀椀琀瘀攀氀 渀漀猀 渀漀琀椀挀椀爀椀漀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 猀愀戀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 焀甀攀 愀挀漀渀琀攀挀攀 渀漀 洀甀渀搀漀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 瀀爀攀挀椀猀漀 琀攀爀 挀甀椀搀愀搀漀 渀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⸀ 伀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀攀瘀攀 戀甀猀挀愀爀 甀洀 瀀漀渀琀漀 搀攀 攀焀甀椀氀戀爀椀漀 瀀愀爀愀 焀甀攀 渀漀 栀愀樀愀 甀洀 挀栀漀焀甀攀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀 最爀愀琀甀椀琀漀⸀
[...] a dignidade humana da vítima, bem como a daqueles também afetados não deve ser ofendida, e seus direitos pessoais devem ser respeitados. [...] O público não pode ser protegido da violência que acontece diariamente no mundo, mas ela deve ser mostrada da maneira mais sensível possível. (CARLSSON, Ulla; FEILITZEN, Cecilia von. 1999. p 427)
A equipe decidiu não modificar vozes, porém, os nomes não seriam divulgados a pedido das fontes. Situação que também é permitida pelo Código de Ética do Jornalista - a preservação das fontes em casos como estes de exposição de problemas pessoais e familiares. |
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JUSTIFICATIVA |
A equipe almejava um relato verídico e que servisse como exemplo para todos (as) que passaram ou passam pela mesma situação, e isso exigiu muita sensibilidade na hora de elaborar as perguntas. Ao escolher a fonte a equipe identificou, no decorrer do processo, uma peculiaridade na situação em que se encontravam a vítima e sua família. Nenhuma das fontes apresentava algum tipo de consequência ou trauma por conta do que sofreram. Pois, a moça conseguiu se recuperar com ajuda de profissionais da área da psicologia e voluntários religiosos da igreja católica, o que proporcionou uma evolução positiva em sua vida.ऀ一愀猀 洀愀椀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀戀爀攀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 挀漀渀琀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 攀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀猀Ⰰ 瘀椀猀瘀攀氀 愀 攀砀椀猀琀渀挀椀愀 搀攀 瀀漀渀琀漀猀 挀爀琀椀挀漀猀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䄀瀀猀 漀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 洀愀渀琀攀爀 爀攀氀愀攀猀Ⰰ 猀攀樀愀洀 搀攀 愀洀椀稀愀搀攀 漀甀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 愀洀漀爀漀猀漀Ⰰ 攀 攀洀 挀愀猀漀猀 洀愀椀猀 攀砀琀爀攀洀漀猀 愀猀 瘀琀椀洀愀猀 渀漀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 渀攀洀 洀攀猀洀漀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 挀漀洀 瀀愀爀攀渀琀攀猀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀猀⸀
No caso da moça de 36 anos - case principal da reportagem - ela relatou nas entrevistas que durante um longo período de sua juventude não conseguiu manter relacionamentos normais com as pessoas chegando até a desistir dos seus sonhos, como ter casar e ter filhos. Quando tinha 12 anos, a moça teve seu primeiro ato de abuso sofrido pelo próprio pai. Ela afirma que nunca houve ato consumado (estupro), mas o agressor chegou a agarrá-la em cima da cama diversas vezes. 䄀 栀椀猀琀爀椀愀 挀漀渀琀愀搀愀 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀Ⰰ 瀀漀爀洀Ⰰ 愀氀最甀洀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 昀椀挀愀爀愀洀 搀攀 昀漀爀愀⸀ 䌀漀洀漀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 漀 洀攀搀漀 焀甀攀 愀 樀漀瘀攀洀 琀椀渀栀愀 搀攀 焀甀攀 漀 瀀愀椀 瀀漀搀攀爀椀愀 挀漀洀攀琀攀爀 漀 洀攀猀洀漀 愀琀漀 挀漀渀琀爀愀 愀 椀爀洀 洀愀椀猀 渀漀瘀愀 ⴀ 愀 昀漀渀琀攀 愀 昀椀氀栀愀 洀愀椀猀 瘀攀氀栀愀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 椀爀洀漀猀⸀
Aos 19 anos conseguiu fugir da cidade de Boa Vista, no Paraná, e se mudou para Gaspar, em Santa Catarina. Depois de algum tempo morando no estado catarinense, ela se envolveu com alguns rapazes. Entretanto, sempre teve a sensação de que estava fazendo algo errado, pois recebeu de sua mãe uma educação cristã em que os princípios deveriam ser respeitados. Apesar desse pensamento, ela teve relações sexuais, mesmo contra a sua vontade ou sem sentir prazer nos atos, pois, o trauma se manifestou em ela não conseguir dizer não para seus parceiros. Como ela mesma relata na reportagem, por mais que ela quisesse dizer ‘não’ para seus companheiros, ela não conseguia, porque para o seu pai ela nunca conseguiu.䌀漀洀 攀猀猀攀 琀椀瀀漀 搀攀 愀琀攀渀琀愀搀漀 猀漀昀爀椀搀漀 搀攀 猀攀 猀甀瀀漀爀 焀甀攀 愀 愀搀漀氀攀猀挀攀渀琀攀 渀甀渀挀愀 挀漀渀猀攀最甀椀猀猀攀 攀猀焀甀攀挀攀爀 漀甀 猀甀瀀攀爀愀爀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀漀猀 ㈀㔀 愀渀漀猀 愀 洀漀愀 椀渀椀挀椀漀甀 甀洀愀 樀漀爀渀愀搀愀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀渀漀瘀愀漀 挀愀爀椀猀洀琀椀挀愀 挀愀琀氀椀挀愀 焀甀攀 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 猀甀愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 攀瘀漀氀甀猀猀攀⸀ 䌀漀渀栀攀挀攀甀 甀洀 爀愀瀀愀稀 洀愀椀猀 樀漀瘀攀洀 焀甀攀 栀漀樀攀 猀攀甀 攀猀瀀漀猀漀⸀ 伀猀 搀漀椀猀 搀攀搀椀挀愀爀愀洀 㘀 愀渀漀猀 搀攀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 瘀椀瘀攀爀 愀 挀愀猀琀椀搀愀搀攀 攀 猀攀爀瘀椀爀 愀 䐀攀甀猀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 椀最爀攀樀愀 挀愀琀氀椀挀愀⸀
Além de contar a superação do abuso sexual sofrido na adolescência a equipe se empenhou na tentativa de conscientizar as pessoas, revelando dados relacionados ao tema e entrevistando uma especialista para dar mais detalhes sobre esse tipo de caso no âmbito psicológico.匀攀最甀渀搀漀 漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 匀愀切搀攀Ⰰ 漀 愀戀甀猀漀 猀攀砀甀愀氀 漀 猀攀最甀渀搀漀 琀椀瀀漀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 洀愀椀猀 挀漀洀甀洀 挀漀渀琀爀愀 挀爀椀愀渀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀 攀洀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀挀攀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 洀戀椀琀漀 猀漀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 焀甀攀Ⰰ 渀漀 猀 渀漀猀 昀椀氀洀攀猀 漀甀 渀愀猀 渀漀瘀攀氀愀猀 焀甀攀 漀猀 愀戀甀猀漀猀Ⰰ 愀最爀攀猀猀攀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 挀爀椀洀攀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀Ⰰ 攀氀攀猀 攀猀琀漀 洀甀椀琀漀 瀀攀爀琀漀⸀
Esse experimento não é apenas a junção de entrevistas compiladas a músicas. São testemunhos de superação que atribuídos ao contexto jornalístico, agem como ferramenta de auxílio na comunicação. O contexto universal de testemunho é definido por Roseméri Laurindo (2008) como o unus (único em latim) para todos, o geral. Com isso pode-se afirmar que todos os depoimentos em reportagens que tratam de recuperação de um trauma podem ser analisados como sendo um testemunho, tanto no âmbito religioso como no âmbito comum. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
A reportagem foi produzida no primeiro semestre de 2017 na disciplina de Radiojornalismo II. No decorrer de aproximadamente um mês de desenvolvimento do produto, a professora Giovana Piertzacka orientou cada equipe formada por duplas e apresentou técnicas utilizadas em rádio para um experimento de qualidade, enaltecendo sempre a coerência, a coesão e a imparcialidade na produção e edição do produto. Para isso a turma foi apresentada a textos que relacionassem uma postura jornalística relacionada ao rádio, dentre muitos está Ferrareto que destaca:嬀⸀⸀⸀崀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀洀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀攀渀猀愀爀 甀洀 瀀漀甀挀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀攀 甀洀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 焀甀攀 渀漀 攀猀琀攀樀愀 挀漀渀搀椀挀椀漀渀愀搀漀 瀀攀氀漀猀 洀漀搀攀氀漀猀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀 挀甀樀愀 洀愀爀挀愀 搀攀 愀琀甀愀漀 甀洀愀 挀攀爀琀愀 愀搀攀猀漀 愀漀 洀漀搀攀氀漀 愀搀漀琀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 爀愀搀椀漀攀洀椀猀猀漀爀愀猀 焀甀愀猀攀 猀攀洀瀀爀攀 琀攀渀琀愀渀搀漀 昀愀稀攀爀 瘀愀氀攀爀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 愀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 搀漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 猀甀瀀漀猀琀愀洀攀渀琀攀 猀攀洀 搀椀猀琀椀渀漀 搀攀 挀氀愀猀猀攀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀Ⰰ 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀Ⰰ 愀 渀昀愀猀攀 爀攀挀愀椀 猀漀戀爀攀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 搀漀洀椀渀愀渀琀攀猀Ⰰ 猀漀戀 漀 最甀愀爀搀愀ⴀ挀栀甀瘀愀 椀搀攀漀氀最椀挀漀 搀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 搀椀猀挀甀爀猀椀瘀愀 搀愀 椀洀瀀愀爀挀椀愀氀椀搀愀搀攀 攀 漀戀樀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀猀⸀ ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀㬀 䬀䰀혀䌀䬀一䔀刀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀漀⸀ ㈀ ⸀ 瀀 㐀㘀㜀⤀
Nas aulas da disciplina de Radiojornalismo II, a professora referenciou obras sobre como fazer uma boa locução para o rádio, em especial, as reportagens. No livro “Rádio: Teoria e Prática”, Ferrareto (2014, p. 83) traz dicas de como ser um bom locutor a partir dos requisitos elencados por Jorge Valdés. Basicamente são estes: entender o que está escrito, interpretar o texto, transferir as informações, medir o teor da locução, matizar o que é dito, ser natural, convencer quem ouve e concluir o que é lido. As estudantes seguiram cada característica, finalizando no experimento final.伀猀 椀渀猀琀爀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 甀猀漀 瀀愀爀愀 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 漀猀 愀瀀愀爀攀氀栀漀猀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 搀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 漀 愀瀀氀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀 最爀愀瘀愀漀⸀ 伀 爀漀琀攀椀爀漀 昀漀椀 洀漀渀琀愀搀漀 渀漀 眀漀爀搀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀漀猀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 爀攀挀攀戀椀搀漀猀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 伀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 昀漀爀愀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 攀 昀攀椀琀漀 搀漀眀渀氀漀愀搀 搀漀 礀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 愀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀⸀
Os critérios para a escolha das sonoridades eram simples, fazer com que os ouvintes entrassem no contexto da realidade em que a vítima estava. MEDITSCH (2013, p. 74) fala em seu livro “Rádio e Pânico 2” que a sonoridade musical é importante para fazer compreender como o discurso produz sentido. Assim, as músicas precisavam criar um clima próprio para o tema abordado trazendo mais proximidade ao ouvir a reportagem. Para isso a dupla utilizou o som de uma porta se fechando após os primeiros segundos da reportagem, no intuito de transmitir uma sensação de clausura - do mesmo jeito que a vítima se sentia. Segundo ARNHEIM (2005, p. 62) as músicas nas reportagens fazem com que os ouvintes consigam se conectar com a história que está sendo contada.ᰀ传挀漀爀爀攀 漀 洀攀猀洀漀 挀漀洀 愀 愀氀琀攀爀渀愀漀 攀渀琀爀攀 猀漀渀猀 昀漀爀琀攀猀 攀 猀甀愀瘀攀猀Ⰰ 漀猀 焀甀愀椀猀 渀甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 攀渀挀栀攀洀 挀漀洀 猀甀愀 昀漀爀愀 漀 攀猀瀀愀漀 愀挀切猀琀椀挀漀 愀琀 琀爀愀渀猀戀漀爀搀愀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 搀攀椀砀ⴀ氀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 瘀愀稀椀漀 漀甀琀爀愀 瘀攀稀⸀ 䔀渀琀漀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 挀攀最漀 攀猀挀愀氀愀 愀猀 愀氀琀甀爀愀猀 挀漀洀 愀 洀攀氀漀搀椀愀Ⰰ 猀愀氀琀愀 渀愀猀 瀀爀漀昀甀渀搀攀稀愀猀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀搀漀 猀漀戀爀攀 漀 愀戀椀猀洀漀 瀀漀爀 甀洀 挀漀渀琀爀愀ⴀ洀漀瘀椀洀攀渀琀漀㬀 渀甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 攀氀攀 猀攀 猀攀渀琀攀 渀甀洀 攀洀漀挀椀漀渀愀渀琀攀 攀 挀漀洀漀瘀攀搀漀爀 挀愀洀瀀漀 搀攀 昀漀爀愀猀Ⰰ 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 攀猀琀 猀 渀漀 瘀愀稀椀漀Ⰰ 挀漀洀 甀洀 琀洀椀搀漀 氀愀洀攀渀琀漀⸀ 一甀洀 挀攀爀琀漀 洀漀洀攀渀琀漀 漀 攀猀瀀愀漀 攀猀琀 爀攀瀀氀攀琀漀 搀攀 瘀漀稀攀猀 攀 琀甀搀漀 猀攀 洀漀瘀攀 攀洀 昀漀爀洀愀漀Ⰰ 攀洀 猀攀最甀椀搀愀 漀挀甀瀀愀搀漀 瀀攀氀愀 搀椀猀挀爀搀椀愀 搀攀 猀漀渀猀 猀椀洀甀氀琀渀攀漀猀 焀甀攀 渀漀 猀攀 攀渀琀攀渀搀攀洀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀漀爀 昀椀洀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀攀洀 渀甀洀 昀氀甀砀漀 搀攀 瀀攀爀昀攀椀琀愀 栀愀爀洀漀渀椀愀 ⠀䄀刀一䠀䔀䤀䴀Ⰰ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㈀⤀
Depois de as sonoras gravadas, o roteiro pronto e as trilhas selecionadas, foi dado início as locuções feitas pelas duas acadêmicas no laboratório de áudio da universidade. Em seguida a edição dos materiais com o auxílio do bolsista do laboratório de áudio. 䄀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀 昀漀椀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 琀爀猀 洀切猀椀挀愀猀㬀 猀愀搀 猀漀渀最 挀爀攀攀瀀礀 ⠀瀀愀爀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 椀渀漀挀渀挀椀愀 攀 洀攀搀漀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀⤀Ⰰ 猀漀渀猀 搀攀 瘀椀漀氀椀渀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 氀漀挀甀攀猀 攀 愀 洀切猀椀挀愀 䠀愀氀氀攀氀甀樀愀栀 ⠀甀猀愀搀愀 渀漀 昀椀氀洀攀 匀栀爀攀欀⤀ 攀洀 甀洀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 琀爀愀稀攀渀搀漀 甀洀 琀漀洀 搀攀 愀氀瘀椀漀 渀甀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀 爀攀氀椀最椀漀猀漀 ⴀ 搀甀爀愀渀琀攀 愀 渀愀爀爀愀漀 洀攀渀挀椀漀渀愀搀漀 愀 爀攀氀椀最椀漀猀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 昀漀渀琀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀愀 爀攀挀甀瀀攀爀愀漀 搀愀 洀漀愀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀猀 猀漀渀漀爀愀猀 渀漀 昀漀爀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 琀爀椀氀栀愀猀 搀攀 昀甀渀搀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 攀洀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 攀洀 焀甀攀 愀 瘀琀椀洀愀 猀攀 攀洀漀挀椀漀渀愀 愀漀 昀愀氀愀爀 搀攀 挀漀洀漀 挀漀渀猀攀最甀椀甀 猀甀瀀攀爀愀爀 漀 愀戀甀猀漀⸀
O produto final foi ouvido em sala de aula pelos demais alunos e pela professora, pois a proposta era produzir uma atividade para desenvolver as práticas jornalísticas exigidas para reportagens em rádio. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Após a divisão das duplas e da escolha do tema as alunas montaram um cronograma para organizar suas atividades cotidianas, as entrevistas e a escrita do roteiro. Durante um sábado a tarde a aluna Ana Cláudia gravou a entrevista com a vítima do abuso e que mantivemos a identificação em sigilo. No domingo seguinte, a mãe da vítima permitiu que a mesma estudante fosse até sua residência para gravar o seu depoimento em forma de entrevista. ऀ一愀 猀攀最甀渀搀愀ⴀ昀攀椀爀愀Ⰰ 愀 瀀猀椀挀氀漀最愀 圀愀氀攀猀挀愀 䴀愀琀琀漀猀 挀漀渀挀攀搀攀甀 甀洀愀 栀漀爀愀 搀攀 猀攀甀 琀攀洀瀀漀 瀀愀爀愀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀氀最甀渀猀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀 愀漀 愀猀猀甀渀琀漀 攀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 琀愀洀戀洀 渀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 猀漀渀漀爀愀⸀ 䄀瀀猀 愀 樀甀渀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 愀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 䨀愀椀渀攀 昀攀稀 甀洀愀 愀瀀甀爀愀漀 搀攀 搀愀搀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀 瀀攀搀漀昀椀氀椀愀 攀 愀戀甀猀漀 椀渀昀愀渀琀椀氀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 漀昀椀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 猀攀爀 最爀愀瘀愀搀漀⸀
Após as gravações, as alunas e o estudante de Publicidade e Propaganda, Mateus Alves, monitor bolsista do laboratório de áudio no período noturno, começaram o processo de edição em que todas as gravações feitas no próprio laboratório passaram por uma “limpeza”, para que pudessem ser colocados corretamente conforme estabelecido no roteiro. ऀ䌀漀洀 愀猀 琀爀椀氀栀愀猀Ⰰ 愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 攀渀挀愀椀砀愀搀漀猀Ⰰ 愀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 漀甀瘀椀爀愀洀 瀀漀爀 甀洀愀 切氀琀椀洀愀 瘀攀稀 愀渀琀攀猀 搀攀 琀爀愀渀猀昀攀爀椀爀 瀀愀爀愀 甀洀 愀爀焀甀椀瘀漀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 洀瀀㌀ 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 渀漀 搀椀愀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀⸀
A reportagem tem exatos 9 minutos e 43 segundos de duração, contando com três entrevistas (a vítima, a mãe da vítima e uma psicóloga) encaixadas de maneira que a história pudesse ser compreendida por todos que ouvissem. As locuções foram feitas no laboratório de áudio da instituição Furb durante uma das aulas de Radiojornalismo II, assim como a edição. ऀ䄀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀爀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀愀 戀漀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 瀀愀爀愀 爀搀椀漀 挀漀洀 琀攀洀瀀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀 搀攀 渀漀 洀砀椀洀漀 搀攀稀 洀椀渀甀琀漀猀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀 琀愀爀攀昀愀 昀漀椀 挀甀洀瀀爀椀搀愀 挀漀洀 砀椀琀漀⸀ 䄀猀 昀漀渀琀攀猀 猀攀 猀攀渀琀椀爀愀洀 愀氀攀最爀攀猀 瀀漀爀 琀攀爀攀洀 愀甀砀椀氀椀愀搀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀 瀀攀氀漀 稀攀氀漀 焀甀攀 愀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 琀椀瘀攀爀愀洀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀
Esse resguardo dos nomes não foi apenas a pedido das fontes, mas também é um direito previsto no artigo 5º da Constituição Federal Brasileira, em que todas as pessoas são iguais e têm direito à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos citados no inciso XIV: “assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”. (BRASIL, 1988. p 18) |
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CONSIDERAÇÕES |
Afeto define todo o processo desde a escolha do tema até a edição do produto final. A reportagem além de contar uma história verídica de pedofilia, também mostrou a recuperação da vítima, pois a intenção desde o início foi de conscientizar e humanizar todo o enredo trazendo com isso emoção sem exageros aos ouvintes. ऀ伀 瀀爀漀搀甀琀漀 昀椀渀愀氀 猀漀甀戀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 搀漀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 愀最爀攀最愀渀搀漀 愀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀愀猀 爀搀椀漀猀 愀漀 搀愀爀 瘀漀稀 瀀愀爀愀 焀甀攀洀 漀甀瘀攀⸀ 唀洀 琀攀砀琀漀 焀甀愀渀搀漀 氀椀搀漀 渀漀 最攀爀愀 琀愀渀琀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀漀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 漀甀瘀攀 甀洀愀 瀀攀猀猀漀愀 挀漀渀琀愀爀 猀漀戀爀攀 漀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 攀洀 猀甀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 琀爀愀稀攀爀 愀 瘀漀稀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀
É importante destacar as dificuldades de se produzir um experimento desse nível ainda na graduação. As estudantes se empenharam e não mediram esforços para conseguir alcançar os objetivos principais de conscientizar e emocionar o público ouvinte sem exageros, com cautela e apreço.ऀ䜀爀愀琀椀搀漀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 焀甀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀⸀ 䄀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀攀 猀攀渀琀椀爀愀洀 洀甀椀琀漀 愀最爀愀搀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀愀 昀漀爀愀 搀攀 瘀漀渀琀愀搀攀 焀甀攀 搀攀洀漀渀猀琀爀漀甀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䜀椀漀瘀愀渀愀 倀椀攀琀爀稀愀挀欀愀 搀甀爀愀渀琀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 愀漀 渀漀 攀砀椀琀愀爀 渀愀猀 挀漀爀爀攀攀猀 猀攀洀瀀爀攀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀 攀 洀愀椀猀 愀椀渀搀愀 渀漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 攀洀 琀漀搀漀 漀 攀渀挀愀洀椀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀刀一䠀䔀䤀䴀Ⰰ 刀甀搀漀氀昀⸀ 椀渀 䴀䔀䐀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀Ⰰ 漀爀最⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀漀 爀搀椀漀㨀 琀攀砀琀漀猀 攀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀⸀ 嘀漀氀甀洀攀 䤀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀㨀 䤀渀猀甀氀愀爀⸀ ㈀ 㔀Ⰰ 瀀⸀ ㌀㘀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䈀刀䄀匀䤀䰀⸀ 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 ⠀㤀㠀㠀⤀⸀ 䌀漀渀猀琀椀琀甀椀漀 搀愀 刀攀瀀切戀氀椀挀愀 䘀攀搀攀爀愀琀椀瘀愀 搀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䐀䘀㨀 匀攀渀愀搀漀 䘀攀搀攀爀愀氀㨀 䌀攀渀琀爀漀 䜀爀昀椀挀漀Ⰰ 㤀㠀㠀⸀ 㠀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䌀䄀刀䰀匀匀伀一Ⰰ 唀氀氀愀㬀 䘀䔀䤀䰀䤀吀娀䔀一Ⰰ 䌀攀挀椀氀椀愀 瘀漀渀⸀ 䄀 挀爀椀愀渀愀 攀 愀 洀搀椀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⼀匀倀⸀ 㤀㤀㤀⸀ 瀀 㐀㈀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䤀刀䔀吀刀䤀娀䔀匀 䌀甀爀爀椀挀甀氀愀爀攀猀 一愀挀椀漀渀愀椀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䔀搀甀挀愀漀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀⸀洀攀挀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀椀渀搀攀砀⸀瀀栀瀀㼀漀瀀琀椀漀渀㴀挀漀洀开搀漀挀洀愀渀☀瘀椀攀眀㴀搀漀眀渀氀漀愀搀☀愀氀椀愀猀㴀㐀㈀㐀㈀ⴀ爀挀攀猀 ⴀ㌀☀挀愀琀攀最漀爀礀开猀氀甀最㴀猀攀琀攀洀戀爀漀ⴀ㈀ ㌀ⴀ瀀搀昀☀䤀琀攀洀椀搀㴀㌀ 㤀㈀ ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㜀⼀ ㌀⼀㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀栀甀爀㬀 䬀䰀혀䌀䬀一䔀刀Ⰰ 䰀甀挀椀愀渀漀⸀ 䔀 漀 爀搀椀漀㼀 一漀瘀漀猀 栀漀爀椀稀漀渀琀攀猀 洀椀搀椀琀椀挀漀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⼀刀匀Ⰰ ㈀ ⸀ 瀀 㘀㐀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 吀攀漀爀椀愀 攀 倀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀⼀匀倀㨀 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀⸀ ㈀ 㐀⸀ 瀀⸀ ㈀㘀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䰀䄀唀刀䤀一䐀伀Ⰰ 刀漀猀攀洀爀椀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 吀爀猀 䐀椀洀攀渀猀攀猀⸀ 䈀氀甀洀攀渀愀甀⼀匀䌀⸀ 䔀搀椀昀甀爀戀⸀ ㈀ 㠀⸀ 瀀 ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䐀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 ⠀漀爀最⸀⤀ 刀搀椀漀 攀 倀渀椀挀漀 ㈀⸀ 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀⼀匀䌀⸀ 䤀渀猀甀氀愀爀⸀ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀ ㈀㘀㐀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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