ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00445</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Pipoteca</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Fernanda Augusta Bonfim da Silva (Centro Universitário Internacional Uninter); Ana Paula Heck (Centro Universitário Internacional Uninter); Carlos Michalski Houk (Centro Universitário Internacional Uninter); Caroline Ferreira Souza (Centro Universitário Internacional Uninter); Emely Aparecida Lopes (Centro Universitário Internacional Uninter); Daniel Quadros Veiga Yonanime (Centro Universitário Internacional Uninter); Larissa Lopes Fernandes (Centro Universitário Internacional Uninter); Patricia Midori Takeda (Centro Universitário Internacional Uninter)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;fotos, filme publicitário, pipoteca, movimento, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No semestre voltado aos estudos do meio televisivo do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter, a disciplina de Criação e Produção Publicitária para TV propõe a realização de um filme publicitário. Para isso, são sorteadas técnicas de produção entre os alunos (as). O presente grupo recebeu a missão de desenvolver o filme com a técnica de foto em movimento, e a escolha do cliente se deu pelo apreço ao produto elencado, mas também pela comemoração dos 40 anos de história do salgadinho mais querido de Curitiba: a Pipoteca. Dessa forma, o intuito do projeto é mostrar como a marca se manteve presente na vida das pessoas ao longo dos anos, conservando seus valores e a qualidade dos produtos. A experiência permitiu a absorção de conteúdo, associando teoria e prática em uma atividade que foi das aulas teóricas, ao briefing e ao filme.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No sexto período de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Uninter, foi proposta pela professora Ana Paula Heck, a realização de um filme publicitário na disciplina de Criação e Produção Publicitária para TV, no qual o intuito era introduzir aos alunos as questões teóricas e práticas que iriam enfrentar no decorrer de suas carreiras profissionais voltadas à produção publicitária televisiva. A primeira parte da disciplina voltou-se à teoria, abordando técnicas gerais do audiovisual, além de criação e produção de filmes. Já a segunda etapa incluiu a concepção de um comercial com 30 segundos, cuja única limitação era a adoção de uma técnica específica de produção e filmagem, cuja definição envolvia um sorteio. A técnica elencada para a equipe foi a de foto em movimento, cuja realização se dá através da disposição sequencial de fotografias de um mesmo objeto com pequenas alterações entre os quadros para simular seu movimento e a partir delas seria criado um filme publicitário. Para a realização do filme, a equipe tinha a liberdade de escolher uma marca para trabalhar, considerou os possíveis clientes cuja a matriz da empresa fosse em Curitiba, pois assim o contato direto para a coleta de informações seria mais viável. Ao analisar o mercado, chegou-se ao consenso de que a empresa de salgadinhos a base de grãos, Pipoteca, personagem de várias histórias na vida dos integrantes da equipe, era o cliente ideal para a realização do filme. A empresa existe desde 1978, foi criada por Sebastião Anastácio dos Santos, conhecido popularmente por Sr. Pipoteca. O nome da empresa se deu graças a fusão de  pipoca com  discoteca : o ingrediente base dos salgadinhos e o local que Sebastião costumava encontrar os amigos para se divertir.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com o objetivo de enaltecer os quarenta anos de história de uma marca que foi protagonista de muitos momentos na vida dos (as) curitibanos (as), bem como o lançamento de um salgadinho novo (zero gordura), o filme publicitário buscou exaltar a trajetória da Pipoteca. Além disso, através da criação e produção do filme, a equipe teve a oportunidade de vivenciar situações do mercado de trabalho, enfrentando adversidades da produção e aplicando a teoria vista em sala. Desde a prospecção de um cliente real, até a produção, foi possível compreender a relevância da pesquisa e da experiência prática buscando a melhor forma de apresentar um produto ao seu público de interesse. Consequentemente, outro objetivo seria a determinação e organização das pipocas, pois caso houvesse algum erro durante as fotos, tudo deveria ser refeito, pois implicaria no processo e resultado do filme.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Embora exista grande variedade de possibilidade de aplicação de narrativas na publicidade, como em revistas, jornais ou rádio, por exemplo, o filme publicitário se mostra como uma das formas mais constantes (MENDES, 2010, p.2) e apreciadas. Além disso, de maneira geral, os objetos representados nos filmes assimilam o poder midiático da televisão e deixam de ser meros objetos de consumo e se convertem em símbolos culturais (SABORIT apud CAMARGO, 2013, p. 02). Outra vantagem é que o filme publicitário enquanto formato permite a unir diversas linguagens para a promoção de produtos e serviços. Através das fotos em movimento foi possível usar o próprio produto na construção da narrativa, evidenciando sua participação na história das pessoas ao formar desenhos com o salgadinho na produção do filme. Após uma sequência de 16 a 24 fotos por segundo temos a impressão de deslocamento do objeto nas fotos tiradas, fazendo com que assim, as imagens em sequências deixem de estar no modo estático e começam a ter movimento, dando a ilusão de animação. A ilusão, chamada de a persistência de visão, funciona num processo mental que retém informação visual na memória e a integra com novas informações visuais. Ela nos permite perceber movimento contínuo mesmo quando aquilo ao qual realmente estamos assistindo é uma série de fotos individuais se movendo rapidamente. (BONASIO, 2002, p.206) Assim, o arranjo dos salgadinhos em figuras tornou o audiovisual lúdico, cujos elementos visuais e sonoros se apresentam divertidos, contribuindo para a assimilação do filme. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de realização do filme teve início com a distribuição de técnicas de filmagem pela professora que sorteou diferentes formas para a produção de filmes: plano-sequência, fotos em movimento, reverse e câmera subjetiva. E, conforme supracitado, a única exigência na criação do roteiro é que seguisse a técnica designada ao grupo. A animação com fotos em movimento é uma das formas mais antigas de produção de filmes, não só publicitários. De acordo com Luz (2009, p.919) animação é a  ação de gerar percepção de movimento (vida) no que está estático (inanimado) . A estética diferenciada através da animação quadro a quadro das fotos em movimento envolve a prática da fotografia de modelos quadro a quadro, uma de suas possibilidades é dar vida a objetos inanimados, como foi o caso do filme produzido que utilizou o salgadinho para formar desenhos. O passo seguinte foi a prospecção de um cliente e redação do briefing para que, então, o grupo começasse o processo de brainstorm, cujo resultado foi a criação de um roteiro e um storyboard que guiaram a produção e forneceram pistas sobre a melhor maneira de criar a narrativa. O grupo partiu então para a etapa de pré-produção, onde foi elaborada uma check-list que listava os itens necessários e indispensáveis à produção, bem como as tarefas de cada membro da equipe na produção (diretor de cena, assistente de direção, produtor, assistente de produção, direção de arte e editor). Reunidos no estúdio de fotografia da faculdade, os alunos e alunas partiram para execução do filme, utilizando uma máquina fotográfica, tripé, iluminação e elementos de cena, como o fundo de tecido roxo e as pipotecas. A primeira tentativa de gravação não obteve êxito, um dos desafios da etapa de produção foi o controle da luz e a fixação da câmera e do tecido para fotografar. No entanto, a experiência permitiu maior entendimento sobre as necessidades de aplicação da técnica, o que colaborou para a segunda tentativa de produção. Depois de captadas as imagens, foram definidos trilha e efeitos sonoros em bancos gratuitos com direitos autorais livres, bem como realizada a captação da locução no estúdio de rádio da Uninter. O passo seguinte foi a pós produção, que envolveu a edição do filme que reuniu as mais de 600 fotos tiradas buscando dar a ilusão de movimento às pipotecas. O vídeo então foi apresentado à professora que sugeriu algumas alterações aplicadas posteriormente para a entrega da peça.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta do filme era enaltecer a história da pipoteca. Para isso, foram utilizados os salgadinhos para formar imagens que ilustrassem a narração. A partir do briefing o grupo tomou conhecimento de que o carro chefe da marca é o salgadinho sabor manteiga, o que levou à decisão de aplicação da paleta de cores presente na embalagem do mesmo. Foi utilizado um background roxo onde as pipocas formaram desenhos com tons em amarelo, criando contraste. Seguindo a narração, as pipocas se movimentavam e formavam desenhos como o Jardim Botânico, fazendo referência à sede da empresa em Curitiba; rostos de crianças se felizes, balões e movimentos simulando diversão e alegria. Para dar sentido a história, contamos com a participação de um narrador. A gravação foi realizada no próprio estúdio de rádio que a faculdade possui. Por ser um comercial voltado para sentido lúdico e divertido, ao construirmos o tom de voz do narrador, imaginamos um menino jovem e descontraído, remetendo diversão. A narração era a seguinte:  A pipoca doce queridinha dos curitibanos está completando 40 anos. Sempre alegrando a turminha no recreio. E, para comemorar, salgadinho zero gordura, para você cuidar da sua saúde e de quem você ama. Pipoteca siga nossa página no facebook e saiba mais . Para a produção do filme, foram utilizados 5 pacotes de pipoca, cuja montagem levou aproximadamente 6 horas de produção fotográfica, precisou também de uma atenção maior para o posicionamento das pipocas, já que um pequeno descuido poderia afetar todo o trabalho feito até então. Por fim, as foto foram minimamente editadas nos programas de tratamento de imagem do Adobe como, Lightroom CC e Photoshoop CC, cujas licenças são fornecidas pela faculdade para todos os alunos e alunas. Já para o áudio e execução do vídeo foi utilizado o editor de vídeo também da Adobe o Premiere CC. Desta forma, a estética final remete a um ambiente lúdico e divertido, onde as pipotecas representam sua história.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A realização do presente filme foi de extrema importância, bem como se revelou uma atividade prazerosa para a equipe, pois, além de ser um período de aprendizado prático possibilitou o aperfeiçoamento das relações de atividades em grupo, devido aos desafios de logística e produção. O planejamento realizado antes da produção, bem como as tentativas falhas, foi necessário para alcançar o objetivo proposto. Desta forma, por meio deste trabalho, foi possível compreender as dificuldades das produtoras de vídeo, proporcionando à equipe uma visão mais ampla sobre a área de produção audiovisual e o papel de cada integrante no processo produtivo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BONASIO, Valter. Televisão: manual de produção e direção. Belo Horizonte. Editora leitura. 2002.<br><br>CAMARGO, Hertez Wendel de. O filme publicitário como mito atualizado: fantasia, ritual, tempo e totemismo. Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. 2013b. <br><br>LUZ, Filipe Costa. Animação Digital: Reflexos dos novos médias nos conceitos tradicionais de animação. 8º Lusocom, Comunicação, Espaço Global e Lusofonia, In Imagem e Cultura Visual, Lisboa, 2009. <br><br> </td></tr></table></body></html>