INSCRIÇÃO: | 00495 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO13 |
TÍTULO: | Mais um número na porta da casa |
AUTORES: | Lívia Mattos dos Reis (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Paulo Camargo (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) |
PALAVRAS-CHAVE: | Denúncia., Jornalismo literário., Segurança pública., Violência contra a mulher., |
RESUMO | |
Este trabalho discute a violência contra a mulher no Brasil de uma perspectiva muito pessoal, a partir da observação de uma ocorrência de violência física, que leva à constatação da ineficiência do serviço de segurança pública diante de casos denunciados. Para tanto, é utilizado um texto descritivo literário sobre um acontecimento real em que, por meio de um diálogo, a autora conta sua experiência enquanto testemunha do caso de violência física. | |
INTRODUÇÃO | |
O texto jornalístico literário tem sido utilizado desde a década de 1960, a partir do surgimento, nos Estados Unidos, do chamado Novo Jornalismo contemporâneo, como forma de “fugir da objetividade do texto jornalístico”, forma de escrita adotada como ideal nas redações naquele período (PENA, 2006). A intenção é de que a atenção do leitor seja conquistada com uma produção esteticamente interessante, que faz uso dos métodos literários, de forma que a história contenha, além das informações, uma visão mais próxima ou pessoal do acontecimento.一漀 琀攀砀琀漀 ᰀ䴠愀椀猀 甀洀 渀切洀攀爀漀 渀愀 瀀漀爀琀愀 搀攀 挀愀猀愀ᴀⰠ 攀猀猀攀 洀琀漀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀琀爀椀戀甀椀爀 甀洀愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 洀愀椀猀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀 猀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ | |
OBJETIVO | |
O presente trabalho tem como objetivo fomentar a reflexão a respeito dos casos de violência física contra as mulheres registrados todos os dias no Brasil, além de expor a falta de preparo e a burocracia presente em centrais de atendimento e órgãos de segurança pública frente a denúncias desse tipo de situação. A proposta é mostrar como, por meio de estratégias do jornalismo literário, como a descrição de cena, o uso de diálogos e a construção de uma narrativa envolvente, um acontecimento do cotidiano pode ser potencializado, tornando-se mais impactante. | |
JUSTIFICATIVA | |
Segundo dados divulgados pelos Relógios da Violência, do Instituto Maria da Penha, a cada 7,2 segundos uma mulher é vítima de violência física no Brasil e a cada 22.5 segundos, uma mulher é vítima de espancamento ou tentativa de estrangulamento. Além disso, a burocracia presente nos órgãos de segurança pública, leva à queda dos números de denúncias por parte da população, prejudicando o serviço de combate à violência. 伀 琀攀砀琀漀 ᰀ䴠愀椀猀 甀洀 渀切洀攀爀漀 渀愀 瀀漀爀琀愀 搀攀 挀愀猀愀ᴀ†爀攀氀愀琀愀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 甀洀 昀氀愀最爀愀渀琀攀 搀攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 愀 愀甀琀漀爀愀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀 搀漀 挀愀猀漀 攀 渀漀 琀攀洀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀爀瘀椀爀Ⰰ 猀漀氀椀挀椀琀愀渀搀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀樀甀搀愀 搀愀 倀漀氀挀椀愀 䴀椀氀椀琀愀爀 瀀攀氀漀 琀攀氀攀昀漀渀攀 㤀 ⸀ 䄀 搀攀猀挀爀椀漀 猀攀 搀 瀀攀氀漀 攀洀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀攀猀猀漀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 愀爀琀椀昀挀椀漀猀 焀甀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 瀀攀爀洀椀琀攀Ⰰ 攀 挀漀渀琀洀 渀愀 渀琀攀最爀愀 漀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 愀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀 攀 愀 愀琀攀渀搀攀渀琀攀 搀漀 㤀 Ⰰ 攀渀焀甀愀渀琀漀 漀 昀愀琀漀 猀攀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀⸀ | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
Neste trabalho, utiliza-se a técnica de descrição de cena para retratar um caso de violência presenciado pela a autora. Como recursos textuais são utilizadas metáforas e a reprodução integral de falas das personagens. Para a aproximação entre o leitor e a história, utiliza-se o diálogo, a exposição de sentimentos e emoções e a identificação do autor como parte integrante da história, característica presente no gênero literário e jornalismo Gonzo. Conceitos de Tom Wolfe em "Radical Chique e o Novo Jornalismo", Felipe Pena em "Jornalismo Literário" e Edvaldo Pereira Lima em "Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura" nortearam a produção. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀渀猀琀椀琀甀搀漀 瀀漀爀 㤀 瀀愀爀最爀愀昀漀猀 搀攀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀愀洀愀渀栀漀猀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 琀攀氀攀昀渀椀挀愀Ⰰ 甀洀 搀椀氀漀最漀 瀀攀猀猀漀愀氀 攀 漀猀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 愀甀琀漀爀愀⸀ 一愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 琀攀砀琀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 攀洀 焀甀攀 愀 愀漀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀愀 攀 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 焀甀攀 瘀椀猀琀漀 瀀攀氀愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀Ⰰ 攀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 漀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 愀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 攀 愀 愀琀攀渀搀攀渀琀攀 搀愀 瀀漀氀挀椀愀 洀椀氀椀琀愀爀 猀攀 攀猀琀攀渀搀攀Ⰰ 搀攀猀挀爀攀瘀攀渀搀漀 愀 挀攀渀愀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 搀椀氀漀最漀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 愀 愀漀 猀攀 搀攀猀攀渀爀漀氀愀 瀀愀爀愀 愀氀洀 搀漀 焀甀攀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 瀀甀搀攀猀猀攀 搀攀猀挀爀攀瘀攀爀 攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀 愀 昀爀甀猀琀爀愀漀 瀀攀爀愀渀琀攀 愀 昀愀氀琀愀 搀攀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 搀漀猀 爀最漀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 洀愀渀琀攀爀 愀 猀攀最甀爀愀渀愀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 琀攀砀琀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 猀攀爀瘀椀甀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 瀀愀爀愀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀愀 愀氀甀渀愀 渀攀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 攀砀攀爀挀椀琀愀渀搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 攀猀琀甀搀愀搀漀猀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀 攀 倀爀漀搀甀漀 䔀搀椀琀漀爀椀愀氀 瀀愀爀愀 刀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 䌀漀渀猀椀搀攀爀愀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀攀砀琀漀 愀琀椀渀最椀甀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀戀漀爀搀愀爀 漀 琀攀洀愀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 栀甀洀愀渀椀稀愀搀愀 攀 爀攀愀氀椀猀琀愀Ⰰ 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀渀搀漀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 猀攀最甀爀愀渀愀 瀀切戀氀椀挀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 匀甀最攀爀攀ⴀ猀攀 愀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 氀椀琀攀爀爀椀漀 挀漀洀 琀攀洀愀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 椀洀瀀愀挀琀漀 猀漀挀椀愀氀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䰀䤀䴀䄀Ⰰ 䔀搀瘀愀氀搀漀 倀攀爀攀椀爀愀⸀ 倀最椀渀愀猀 愀洀瀀氀椀愀搀愀猀㨀 漀 氀椀瘀爀漀ⴀ爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀漀洀漀 攀砀琀攀渀猀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 搀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 搀愀 唀渀椀挀愀洀瀀Ⰰ 㤀㤀㌀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀一䄀Ⰰ 䘀攀氀椀瀀攀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ 㘀⸀
RELÓGIOS DA VIOLÊNCIA. Relógios da violência. Disponível em: WOLFE, Tom. Radical chique e o novo jornalismo. Editora Companhia das Letras, 2005.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |