INSCRIÇÃO: | 00503 |
CATEGORIA: | RP |
MODALIDADE: | RP01 |
TÍTULO: | Bureau de RP: novos desafios |
AUTORES: | Carolina Meanda Freitas (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Carolina de Miranda Pineli Alves (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Marcos José Zablonsky (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Francieli Mognon (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); André Schlemmer (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Cícero Antonio Lira da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) |
PALAVRAS-CHAVE: | Relações Públicas, Laboratório de aprendizagem, Bureau de RP, Metodologias ativas, Projetos |
RESUMO | |
㰀瀀 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀砀瀀漀爀 愀猀 洀甀搀愀渀愀猀 漀挀漀爀爀椀搀愀猀 渀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䄀爀琀攀猀 搀愀 倀漀渀琀椀昀挀椀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䌀愀琀氀椀挀愀 搀漀 倀愀爀愀渀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀渀搀漀 愀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀漀 焀甀攀 愀 愀最渀挀椀愀 瀀愀猀猀漀甀Ⰰ 挀漀洀 漀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 漀昀攀爀攀挀攀爀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 愀瀀爀椀洀漀爀愀洀攀渀琀漀猀 瀀爀琀椀挀漀猀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 洀漀渀椀琀漀爀愀搀愀猀 攀 猀椀猀琀攀洀愀琀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 洀愀渀琀攀渀搀漀ⴀ猀攀 愀氀椀渀栀愀搀漀 猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 愀琀椀瘀愀Ⰰ 渀漀 焀甀愀氀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 琀攀洀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 洀攀搀椀愀搀漀爀 搀漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀最攀渀琀攀 搀攀 猀攀甀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀⸀ 㰀⼀瀀㸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
O Bureau de RP, laboratório de aprendizagem do curso de relações públicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, iniciou suas atividades no ano de 2015, e, desde então, vários alunos puderam atuar no local. Todos os acadêmicos regularmente matriculados no curso de Relações Públicas podem participar do Bureau de RP, além de a oferta ser estendida para os estudantes da área de comunicação Social e design, para isso, os discentes são selecionados por meio de processo seletivo semestral divulgado em edital. Em 2017 ocorreu uma importante mudança no laboratório de aprendizagem: o Bureau deixou de trabalhar apenas por áreas, e passou a trabalhar por projetos, aplicando uma das metodologias ativas, a de aprendizagem baseada em projetos, ou em equipes. William Heard Kilpatrick afirma a necessidade de trabalhar em equipes e realizar projetos. Devemos notar, agora, que a atividade em si mesma não é só a condição da aprendizagem, mas aquela que levará a formar os caracteres sociais desejados. Vimos até que ponto o propósito e o desejo determinam a aprendizagem. Eles atingem o seu mais alto grau, quando os alunos, ativamente intentam projetos que sintam como seus e dos quais assumam a responsabilidade. (KILPATRICK, 1970, p. 81) Alinhado à nova proposta pedagógica que a universidade implantou, o Bureau de RP adotou também a aprendizagem em grupos para desenvolver nos acadêmicos a competência de resolver problemas complexos e incertezas, que surgirão no decorrer da vida profissional, preparando, assim, cidadãos globais, despertando a autonomia, o senso crítico, a cooperação, a criatividade e a visão sistêmica. Quanto maior e mais efetiva a interação entre os membros das equipes, mais preparados estarão para enfrentar os desafios propostos. E vários desafios foram enfrentados em 2017 pelo Bureau de RP. | |
OBJETIVO | |
㰀瀀 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀倀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 挀漀洀漀 愀 瀀爀琀椀挀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 渀愀 昀漀爀洀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 焀甀愀琀爀漀 愀渀漀猀Ⰰ 漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 攀猀琀甀搀愀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 琀攀漀爀椀愀猀 攀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 攀Ⰰ 洀攀猀洀漀 琀攀渀搀漀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 愀 愀琀甀愀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀⸀ 一愀 倀唀䌀倀刀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 最爀愀搀攀 挀甀爀爀椀挀甀氀愀爀 爀攀最甀氀愀爀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 瀀漀搀攀 攀猀挀漀氀栀攀爀 攀氀攀琀椀瘀愀猀 攀洀 漀甀琀爀漀猀 挀甀爀猀漀猀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀 猀甀愀 昀漀爀洀愀漀Ⰰ 瘀椀瘀攀渀挀椀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 渀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀Ⰰ 洀愀猀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 渀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀攀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀 搀攀洀愀渀搀愀猀 爀攀愀椀猀⸀ 䄀瀀氀椀挀愀爀 愀 琀攀漀爀椀愀 攀 琀攀爀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀搀焀甀椀爀椀爀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 甀洀愀 搀愀猀 瀀爀攀洀椀猀猀愀猀 搀攀猀猀攀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀⸀ 䄀氀洀 搀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀爀 愀 瘀椀猀漀 猀椀猀琀洀椀挀愀 搀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀猀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 愀 挀漀渀瘀椀瘀渀挀椀愀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 瀀攀猀猀漀愀猀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 猀攀 琀漀爀渀愀洀 洀愀椀猀 愀瀀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 挀漀洀瀀攀琀渀挀椀愀猀 搀漀 昀甀琀甀爀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀ⴀ猀攀 挀漀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 猀攀爀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 攀 攀渀砀攀爀最愀爀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀⸀ 㰀⼀瀀㸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
Vivenciar a prática é tudo o que o estudante aspira quando entra em um curso de graduação, mas conseguir esse primeiro contato é difícil, o mercado nem sempre absorve todos os alunos para estágio, principalmente em anos iniciais, isso, porque, os contratantes alegam que não têm experiência e não conhecem muita coisa ainda sobre a profissão. O laboratório de aprendizagem oferece ao estudante a aplicação prática do que é desenvolvido em sala de aula, por meio dele, o acadêmico tem o seu primeiro contato com o mercado de trabalho, portanto ele consegue criar seu portfólio e desenvolve seu curriculum através das ações desenvolvidas lá, além disso, o contato com vários públicos oportuniza os acadêmicos a criarem um bom networking. Essa iniciativa, que consiste em tirar o acadêmico de sua zona de conforto, permite que os estudantes se tornem profissionais competentes, ampliando sua bagagem de conhecimento sobre a área da comunicação. O laboratório de aprendizagem é importante para a aplicação da teoria adquirida na sala de aula. Com a aprendizagem por equipes os estudantes adquirem conhecimento por meio da solução colaborativa de desafios. Os trabalhos desenvolvidos em 2017 foram desde eventos do próprio curso, assim como auxílio em eventos grandes da Pontifícia Universidade Católica, desenvolvimento de eventos em uma comunidade local e até um trabalho com um paratleta. Ter a oportunidade de trabalhar com diferentes vertentes mostra a versatilidade do profissional de relações públicas e a necessidade de desenvolver essas habilidades nos alunos da graduação. Dessa forma, é bastante amplo o campo a ser explorado pelas relações públicas e, consequentemente, são bem vastas as exigências que lhe são postas. Dependendo do tipo, dos objetivos, da finalidade e da política da organização, é que se vai traçar um plano bem adequado a cada uma, o que requer, além do mais, um bom cabedal e conhecimento teórico e científico do executivo ou profissional responsável pela condução das atividades. (KUNSCH, 2003, p.91). | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
㰀瀀 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 伀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀倀 愀搀漀琀漀甀 甀洀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀 愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 瀀漀爀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 伀猀 愀氀甀渀漀猀 昀漀爀愀洀 搀椀瘀椀搀椀搀漀猀 攀洀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 攀 愀琀甀愀爀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀愀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀⸀ 䌀愀搀愀 攀焀甀椀瀀攀 攀爀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀砀攀挀甀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 昀氀甀砀漀 最愀渀栀漀甀 愀最椀氀椀搀愀搀攀 攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀渀猀攀最甀椀爀愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 洀愀椀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀⸀ 䄀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀攀洀 愀猀 爀攀愀猀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀 攀 刀倀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 洀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 攀砀瀀氀椀挀愀搀漀Ⰰ 琀漀搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 椀渀琀攀爀氀椀最愀搀愀Ⰰ 渀漀 栀愀瘀攀渀搀漀 攀焀甀椀瀀攀 昀椀砀愀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 猀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀⸀ 一漀 䈀甀爀攀愀甀Ⰰ 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䌀愀爀漀氀椀渀愀 倀椀渀攀氀椀Ⰰ 琀愀洀戀洀 攀洀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀猀琀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䌀挀攀爀漀 䰀椀爀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䄀渀搀爀 匀挀栀氀攀洀洀攀爀 漀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀爀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀Ⰰ 攀Ⰰ 瀀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀爀 搀攀 刀倀 挀漀洀甀渀椀琀爀椀愀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䴀愀爀挀漀猀 䨀漀猀 娀愀戀氀漀渀猀欀礀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 挀漀洀攀愀洀 挀漀洀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀⸀ 伀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀⼀漀甀 愀 挀漀漀爀搀攀渀愀漀 琀爀愀稀攀洀 愀 搀攀洀愀渀搀愀Ⰰ 搀攀昀椀渀攀洀 愀 攀焀甀椀瀀攀 焀甀攀 椀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀洀 瀀愀爀愀氀攀氀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀洀 愀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀Ⰰ 樀甀渀琀漀猀Ⰰ 搀攀昀椀渀攀洀 漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 瀀愀猀猀漀猀⸀ 唀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀挀爀椀琀漀 挀漀洀 愀猀 昀甀渀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 洀攀洀戀爀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 攀 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 伀甀琀爀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 伀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀氀挀愀渀愀爀 愀猀 洀攀琀愀猀 攀猀琀椀瀀甀氀愀搀愀猀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 爀瀀椀搀愀 攀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 愀氀甀渀漀 琀攀洀 洀愀椀漀爀 瘀椀猀漀 攀 挀氀愀爀攀稀愀 渀愀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 搀攀挀椀猀漀⸀ 匀攀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀猀 搀攀挀椀猀攀猀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀椀猀 昀椀挀愀爀椀愀洀 洀攀爀挀 搀漀 愀挀愀猀漀Ⰰ 挀漀洀 猀漀氀甀攀猀 愀氀攀愀琀爀椀愀猀 搀攀 切氀琀椀洀愀 栀漀爀愀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀瘀椀琀愀 愀 椀洀瀀爀漀瘀椀猀愀漀⸀ 준 愀椀渀搀愀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 䬀漀漀渀琀稀 攀 伀✀䐀漀渀渀攀氀氀Ⰰ 甀洀 攀砀挀攀氀攀渀琀攀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀渀琀爀漀氀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 猀攀甀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀氀 琀攀洀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 椀渀搀椀挀愀爀 漀猀 搀攀猀瘀椀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 愀攀猀 攀 漀猀 洀攀挀愀渀椀猀洀漀猀 搀攀 挀漀爀爀攀漀 攀洀 琀攀洀瀀漀 栀戀椀氀 ⠀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀㈀㘀⤀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 搀漀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 焀甀攀 漀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀 猀漀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀渀猀椀搀攀爀愀渀搀漀 焀甀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀洀 甀洀愀 搀愀猀 爀攀愀猀 漀渀搀攀 愀琀甀愀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 瀀爀愀琀椀挀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀漀搀攀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 瘀椀猀漀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀 渀漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀攀 愀瀀攀爀昀攀椀漀愀爀 漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 愀 挀漀洀漀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 椀洀瀀爀攀瘀椀猀琀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 猀甀爀最椀爀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀渀最氀漀戀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 琀漀搀漀Ⰰ 焀甀攀 瘀愀椀 搀漀 瀀爀ⴀ攀瘀攀渀琀漀 愀漀 瀀猀ⴀ攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀 愀 愀瘀愀氀椀愀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 瀀愀爀愀 攀渀琀漀 瘀攀爀椀昀椀挀愀爀 猀攀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 椀渀椀挀椀愀氀 昀漀椀 愀琀攀渀搀椀搀漀⸀ 伀 攀瘀攀渀琀漀 甀洀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀Ⰰ 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 搀愀猀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 搀攀瘀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀漀 甀洀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀Ⰰ 挀漀漀爀搀攀渀愀搀愀Ⰰ 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 焀甀攀 瘀椀猀愀 愀琀椀渀最椀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀 瀀爀攀攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀搀漀猀Ⰰ 挀氀愀爀漀猀 攀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀⸀ 䄀戀爀愀渀最攀 漀猀 洀愀椀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 琀椀瀀漀猀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀攀猀Ⰰ 攀洀 昀甀渀攀猀 搀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 攀 搀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 搀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 渀漀爀洀愀氀洀攀渀琀攀 搀攀琀攀挀琀愀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀 ⠀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ㈀ ㌀Ⰰ 瀀⸀㌀㠀㔀⤀⸀ 伀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 琀攀洀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 渀漀 吀攀爀挀攀椀爀漀 匀攀琀漀爀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 搀攀昀椀渀椀漀 搀漀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 瘀愀氀漀爀攀猀Ⰰ 愀攀猀 攀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀Ⰰ 渀愀 戀甀猀挀愀 瀀漀爀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀Ⰰ 瀀愀琀爀漀挀渀椀漀猀Ⰰ 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀猀Ⰰ 渀漀 挀甀椀搀愀搀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀砀琀攀爀渀愀 攀 愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ 䔀洀 ㈀ 㜀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 愀 爀攀愀 搀攀 刀倀 䌀漀洀甀渀椀琀爀椀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀愀 椀渀琀攀最爀愀漀 搀漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 挀漀洀 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀 猀攀琀漀爀⸀ 䘀漀爀愀洀 昀攀椀琀愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 挀漀洀 愀 伀一䜀 唀渀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 嘀椀搀愀 瀀愀爀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 渀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀攀 爀攀挀甀爀猀漀猀⸀ 䌀漀洀 愀 䄀猀猀漀挀椀愀漀 䴀漀爀愀搀椀愀猀 䌀愀樀甀爀甀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀甀爀漀甀 琀漀搀漀 漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 ㈀ 㠀⸀ 刀攀甀渀椀攀猀 戀椀洀攀猀琀爀愀椀猀 攀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 搀攀昀椀渀椀爀攀洀 漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀攀爀椀愀洀 昀攀椀琀漀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀⸀ 䄀氀洀 搀漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 攀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀爀漀搀甀漀 最爀昀椀挀愀 攀 愀爀爀攀挀愀搀愀漀 搀攀 戀爀椀渀搀攀猀 攀 戀爀椀渀焀甀攀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀猀 昀攀猀琀愀猀⸀ 伀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀愀洀 挀漀洀 昀攀攀搀戀愀挀欀 瀀愀爀愀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 昀椀洀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 昀漀爀琀攀猀 搀攀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 漀猀 瀀漀渀琀漀猀 愀 猀攀爀攀洀 洀攀氀栀漀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 猀攀 琀漀爀渀愀爀攀洀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 挀愀瀀愀挀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 栀愀戀椀氀椀琀愀搀漀猀 攀 挀漀洀瀀攀琀攀渀琀攀猀⸀ 一漀 昀攀攀搀戀愀挀欀 琀愀洀戀洀 猀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ 愀渀猀椀攀搀愀搀攀Ⰰ 猀愀戀攀爀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 攀洀 攀焀甀椀瀀攀 攀琀挀⸀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀 漀 爀攀琀漀爀渀漀 搀漀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 漀猀 愀氀甀渀漀猀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 攀猀猀愀猀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 琀漀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀猀 渀愀 瘀椀搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀⸀ 㰀⼀瀀㸀
㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀
O Bureau de RP desenvolveu algumas atividades: Fala Egresso, primeira e segunda edição; Destaque RP; jogo Puzzleroom; Assessoria para o paratleta Ronan Cordeiro; cobertura de alguns eventos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná; do evento Changemaker, atividades de cunho social dentro do setor RP comunitária; além de produção de conteúdo para o portal e facebook do curso. O Fala Egresso tem o objetivo de trazer ex-alunos do curso de Relações Públicas para falar sobre a carreira e o mercado de trabalho, dando visibilidade a eles e mostrando a trajetória deles aos atuais alunos destacando as experiências adquiridas no decorrer do tempo. O destaque RP é um evento que premia os melhores trabalhos de conclusão de curso nas categorias: trabalho prático e monografia, seu objetivo é valorizar o bom desempenho dos alunos e dos professores, e proporcionar aos demais acadêmicos uma experiência do que eles viverão no futuro. O Jogo Puzzleroom foi pensado para atrair estudantes do ensino médio a ter curiosidade sobre o profissional de Relações Públicas, apresentando de forma lúdica, a atividade de gerenciamento de crise e a profissão, por conta de muitos alunos não conhecerem o profissional de Relações Públicas. Assessoria Ronan Cordeiro, é um paratleta da natação e compete pela PUCPR, sua parceria ocorreu por meio da Célula Coletivo Experimental do curso de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. A Célula desenvolveu a nova marca Ronan Cordeiro para que ele pudesse usar em competições e busca por patrocínio, após essa alteração surgiu a necessidade de trabalhar a imagem institucional do atleta, o Bureau de RP desenvolveu três ações: Primeira ação conhecer o paratleta no Facebook e no Youtube, segunda ação Media Training com o atleta e terceira ação: fotos institucionais. O evento Changemaker aconteceu na PUCPR nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2017. Sua organização foi realizada por 13 organizações, entre elas a Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o Instituto Legado. O Bureau de RP foi um suporte no desenvolvimento do evento, os alunos fizeram a cobertura fotográfica, vídeos, credenciamento, apoio no palco e pesquisa de satisfação. Relações Públicas Comunitárias é um setor da agência experimental, foi feito uma parceria com algumas instituições: Unidos pela Vida e a Associação dos Moradores do Cajuru em Curitiba, e foi desenvolvido algumas ações para a comunidade. Produção de conteúdo para o Facebook e portal do curso, produção de Gifs, vídeos, textos com temas relacionados a profissão, atualidades, eventos desenvolvidos pelo curso entre outros. O portal do curso passou por uma reformulação tendo o objetivo de deixar o portal mais atraente, com melhor navegabilidade e acessibilidade. | |
CONSIDERAÇÕES | |
㰀瀀 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 伀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 䄀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀倀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 愀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 甀洀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 挀漀洀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 瀀爀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀氀椀攀渀琀攀猀 爀攀愀椀猀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀 攀洀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀渀琀爀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀⸀ 吀攀爀 甀洀 氀漀挀愀氀 渀愀 瀀爀瀀爀椀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 焀甀攀 愀氀甀渀漀猀 挀漀渀猀椀最愀洀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 洀愀猀 渀攀洀 猀攀洀瀀爀攀 攀猀猀愀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 焀甀攀 樀 攀爀愀 瘀椀猀瘀攀氀 渀漀 愀渀琀椀最漀 昀漀爀洀愀琀漀 渀漀 䈀甀爀攀愀甀Ⰰ 琀漀爀渀漀甀ⴀ猀攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 渀漀 愀搀椀愀渀琀愀 漀 愀氀甀渀漀 琀攀爀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀愀 爀攀愀Ⰰ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 焀甀攀 攀氀攀 挀漀渀栀攀愀 愀猀 漀甀琀爀愀猀Ⰰ 琀爀愀最愀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀漀猀 攀洀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 渀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 攀渀琀攀渀搀愀 焀甀攀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 攀猀琀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 挀漀渀琀攀切搀漀猀Ⰰ 攀 猀椀洀 攀洀 甀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀攀 琀甀搀漀 焀甀攀 攀氀攀 愀瀀爀攀渀搀攀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀猀 焀甀愀琀爀漀 愀渀漀猀⸀ 䄀 洀甀搀愀渀愀 渀漀 䈀甀爀攀愀甀 搀攀 刀倀 琀攀洀 瀀漀爀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 猀椀琀甀愀攀猀 挀漀洀瀀氀攀砀愀猀 焀甀攀 攀氀攀 攀渀昀爀攀渀琀愀爀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀愀 猀甀愀 瘀椀搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 攀猀琀愀渀搀漀 氀椀最愀搀漀 昀漀爀洀愀漀 挀漀洀 戀愀猀攀 琀攀爀椀挀愀 猀氀椀搀愀⸀ 䄀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 焀甀攀 漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀最攀洀 愀琀椀瘀愀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 愀琀甀愀洀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀愀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 戀甀猀挀愀 搀攀 攀猀琀最椀漀 攀 攀洀瀀爀攀最漀 渀愀 爀攀愀Ⰰ 瀀漀椀猀 渀漀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 挀漀氀漀挀愀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀渀搀漀 漀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀 攀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 挀漀洀漀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ 㰀⼀瀀㸀 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䬀䤀䰀倀䄀吀刀䤀䌀䬀Ⰰ 圀⸀ 䠀⸀ 䔀搀甀挀愀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 挀椀瘀椀氀椀稀愀漀 攀洀 洀甀搀愀渀愀⸀ 㠀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䴀攀氀栀漀爀愀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 㤀㜀 ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀唀一匀䌀䠀Ⰰ 䴀⸀ 䴀⸀ 䬀⸀ 倀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀琀攀最爀愀搀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ㌀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |