ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00517</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Mercado e Academia em Conexão</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Vitória Ayala Sant'Ana (Universidade Federal do Pampa); Cristóvão Domingos de Almeida (Universidade Federal do Pampa); Elisa Lübeck (Universidade Federal do Pampa); Fernanda Sagrilo Andres (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;AERP, Estratégias Comunicacionais, Plano de Comunicação Integrada, UNIPAMPA, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto  Planejamento de Comunicação Integrada para o AERP apresenta um plano comunicacional com ações estratégicas integradas, elaborado para o Projeto Integrador Ensino Estratégico em Relações Públicas, que proporciona aos alunos articular a prática e a teoria, bem como a integração interdisciplinar e a experiência de mercado com clientes reais e apresenta uma proposta de grande potencial no curso de Relações Públicas, em razão do estágio curricular se tornar obrigatório. Com a integração, durante o componente curricular de Comunicação Dirigida, propusemos a realização do evento AERP - Apresentações Estratégicas em Relações Públicas. A partir da realização do mesmo, constatamos que a experiência prática foi assimilada e os conhecimentos socializados, reforçando a ideia do mercado conectado com o processo de profissionalização. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Projeto Integrador - Ensino Estratégico em Relações Públicas (PI  EERP), visa a integração dos componentes curriculares de graduação - Estratégias de Relacionamento com os Públicos, Planejamento de Comunicação e Pesquisa em Relações Públicas, da Universidade Federal do Pampa campus São Borja. A partir dessa conexão, busca-se a aproximação e diálogo entre a Universidade/acadêmicos e as organizações locais, de forma a contribuir para a difusão e prática comunicacional. Assim, o PI - EERP surge com a proposta de divulgar, nas empresas locais e dentro da instituição acadêmica, o estágio curricular obrigatório do curso, que passa a ser obrigatório devido a alteração do Plano Pedagógico do Curso. Para efetivar tal objetivo, foi pensada uma estratégia que conseguisse atingir os públicos: a realização de uma apresentação estratégica para as empresas e os alunos do campus. Portanto, o presente trabalho compreende um plano de comunicação integrada para o AERP - Apresentação Estratégica em Relações Públicas. A Apresentação Estratégica em Relações Públicas, é o primeiro contato dos alunos com as organizações, que tem como objetivo expor a produção acadêmica desenvolvida pelos alunos dos componentes curriculares de Planejamento Estratégico de Comunicação, Pesquisa em Relações Públicas e Estratégias de Relacionamento, em organizações da cidade de São Borja - RS. Além de proporcionar aos alunos uma experiência que permite ir além dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, mas também um meio de possibilitar que planejem e elaborem estratégias comunicacionais. Participaram desta edição e do evento as seguintes organizações: Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Instituto Federal Farroupilha de São Borja, Centro de Formação Teresa Verzeri, Associação Comercial Industrial de São Borja, Sirtec Sistemas Elétricos Ltda, Agência de Regulação de São Borja, Hospital Ivan Goulart, Curso de Publicidade e Propaganda, Curso de Relações Públicas, Assessoria de Comunicação Social da Unipampa, Agência Moov, Jornal Folha de São Borja e Rádio Cultura AM e Fronteira FM.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O plano de comunicação para o AERP teve como objetivo, motivar os alunos a experiências integradas entre mercado e academia e abrir espaços para estágios em empresas locais, a partir do momento em que é divulgado que há profissionais de comunicação aptos para atuarem nos setores, conectando a Universidade com o mercado de trabalho. Por meio deste planejamento de comunicação integrada, foi buscado também, desenvolver estratégias para melhor divulgar e potencializar o evento, a fim de ampliar o número de participantes e o envolvimento dos mesmos sendo eles professores, acadêmicos do campus e empresas locais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Projeto Integrador  EERP foi o cliente ideal para planejar uma comunicação integrada, pois foi uma experiência desafiadora, tendo em vista ele ser inovador e não ter posicionamento de marca. Ele surge com uma proposta de abrir espaços para os acadêmicos conectarem a prática com a teoria, já que o estágio curricular passou a ser obrigatório. Portanto, a estratégia de realizar um evento de Apresentação Estratégica em Relações Públicas (AERP), que abrange, de maneira integrada, todas as atividades de um profissional dentro de uma empresa, foi importante para ser apresentado às organizações da cidade e para quem se interessasse em conhecer mais sobre as atividades que são realizadas pelos estudantes e futuros profissionais. O planejamento estratégico é importante para o sucesso de um evento. Por ser o primeiro evento do Projeto Integrador, este planejamento de comunicação, além de auxiliar na execução do mesmo, será uma base para os futuros projetos e eventos. Ao considerar os argumentos do autor entendemos que os eventos transformam os seus públicos, no âmbito social, cultural e profissional, e ainda se apresentam como meio de divulgação da organização para atingir parceiros, novos públicos e clientes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a realização do planejamento de comunicação integrada, foi feito um briefing com os professores idealizadores do Projeto Integrador  EERP, sendo importante para diagnosticar as oportunidades, ameaças, fraquezas e oportunidades. Além disso, realizamos pesquisas na cidade de São Borja para descobrir quais empresas tem profissionais de comunicação em seus setores e quais gostariam de fazer parceria com a Universidade para efetuar o estágio curricular. Logo após esse processo, surgiu a ideia de realizar um evento para os acadêmicos apresentarem seus planejamentos às empresas  AERP. Este evento foi dividido em três partes: a primeira contou com um convite às empresas para elaborarem uma breve apresentação para os acadêmicos, em um encontro no auditório do campus, para que os alunos escolhessem em quais organização fariam o planejamento de comunicação; a segunda, a apresentação de seus planejamentos para os clientes, aberta à comunidade externa e interna; e por fim, um evento, para premiar os trabalhos que se destacaram, feita a partir da avaliação dos clientes para os alunos. Organizamos, o cronograma de apresentações, reservamos a sala e os materiais necessários para as apresentações e enviamos os convites para as empresas prestigiarem. Segundo Maria Cecília Giacaglia (2006),  com base nas atividades do evento, é preciso definir o programa geral com horários, duração e conteúdo, o qual deve ser elaborado cuidadosamente e divulgado nos mínimos pormenores, pelo menos para as pessoas envolvidas. (GIACAGLIA, 2006, p.30) As estratégias de comunicação utilizadas por empresas, organizações e projetos em gerais, são baseadas em detectar o público-alvo e o posicionamento desejado mas, para que isso ocorra, a comunicação deve ser planejada e integrada. Atualmente, a gestão da comunicação passou por diversas transformações. As principais razões foram o novo perfil de público que surgiu com influência do crescimento da era digital. Nesse mercado, que exige, profissionais criativos, atenção redobrada aos públicos e baixo custo nas ações comunicacionais, a atuação isolada de uma área da comunicação já não atende às demandas das organizações. Destacando assim, a importância de uma comunicação integrada. E para Terence Shimp (2009), comunicação integrada é um processo de comunicação que abrange o planejamento, a criação, a integração e a implementação de diversas formas de comunicação, tais como publicidade, promoção de vendas, eventos, entre outras. Como ferramenta para promover, perante a comunidade acadêmica, a primeira Apresentação Estratégica em Relações Públicas, evento do Projeto Integrador - EERP, é de extrema necessidade uma boa divulgação. Sendo assim, a propaganda auxilia, pois,  sua principal característica é criar a imagem, auxiliando no posicionamento do produto . (GALÃO, F.P.; CRESCITELLI, E.; BACCARO, T.A., 2011, p. 89) Além de ser uma ferramenta que desperta o interesse do público em participar do evento. Visando exteriorizar o evento à população da cidade, além da comunidade acadêmica,  A publicidade utiliza a mídia de massa, assim como a propaganda, porém não é paga. Tem por objetivo gerar notícias favoráveis na mídia. Relações públicas têm a prioridade de manter a boa imagem da empresa junto à comunidade (GALÃO, F.P.; CRESCITELLI, E.; BACCARO, T.A., 2011, p. 89). O público-alvo do evento, é um público conectado. Para atingi-los de uma maneira eficaz, empoderar-se do uso de ferramentas digitais é de extrema relevância. Sendo assim, para criar um plano de comunicação para plataforma online, foi preciso cautela e estar atento às tendências digitais para, então, ocupar um lugar diferenciado na mente desse público-alvo. O marketing digital  é o uso do poder das redes on-line, da comunicação por computador e dos meios interativos digitais para atingir o público-alvo (GALÃO, F.P.; CRESCITELLI, E.; BACCARO, T.A., 2011, p. 89). Para que as organizações pudessem avaliar as ações planejadas pelos alunos, o AERP teve como proposta, ser uma mostra competitiva de trabalhos, onde os clientes analisam os planejamentos comunicacionais e dão o feedback aos alunos. Então, organizamos uma noite de premiação e um evento para a comunidade acadêmica conhecer os trabalhos vencedores. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">5.1 Propaganda 5.1.1 Identidade Visual Por ser o primeiro evento do Projeto Integrador, é de extrema importância uma boa divulgação. Para isso, foi preciso criar a identidade visual do AERP, elaborada por acadêmicos do curso de Relações Públicas. Segundo Ribeiro (1987), identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto ou um evento, personalizando-os, tais como um logotipo, um símbolo gráfico, uma tipografia, um conjunto de cores. Em outras palavras, identidade visual é o conjunto visual projetado para representar graficamente uma instituição. Sendo assim, as cores utilizadas na logo, conversam na mesma paleta de cores. Além de conter formas geométricas que as deixaram em um tom mais descontraído. Devido ao público alvo do evento ser jovens acadêmicos, a logo do evento necessita ser criativa e descontraída, a fim de chamar atenção. Ela é composta pelas letras AERP, em caixa alta e com a tipografia em detalhes que parecem feitos de retalhos de tecidos, para compor uma ideia de produção. Usamos nas letras as cores laranja, representando entusiasmo e interação; azul marinho, remetendo à confiança e segurança; e verde água, para representar crescimento. 5.2 Publicidade/Relações Públicas 5.2.1 Assessoria 5.2.1.1 Releases Para informar a comunidade local sobre o evento, foram enviados releases e para o jornal Folha de São Borja contendo informações sobre o evento, fotos das apresentações, explicações de como seria realizado o evento e empresas que iram participar. Objetivando divulgar para a cidade sobre o estágio curricular nas organizações públicas e privadas de São Borja. Os releases foram publicados nos dias 19 de setembro e 1 de dezembro, ambos no ano de 2017. 5.2.1.2 Cobertura Fotográfica A cobertura fotográfica foi feita por acadêmicos de Relações Públicas. Esta incluiu registro de todas as apresentações e foram divulgadas em tempo real nas redes sociais do evento. 5.2.1.3 Clipping Após a conclusão de um evento, é importante reunir todas as informações e dados gerados durante o processo. Só assim a equipe conseguiria analisar os resultados e verificar se os objetivos haviam sido alcançados. Neste caso, o Clipping foi uma forma de monitoramento da imagem do evento, a fim de avaliar se os objetivos foram cumpridos. Ele foi realizado um mês antes do AERP, por conter releases nos jornais locais divulgando o Projeto Integrador, e dois meses após o término do evento. Saíram notícias sobre o estágio curricular, empresas que participaram do evento, bem como informações sobre o mesmo. 5.2.2 Eventos 5.2.2.1 Clientes para os alunos Após o mapeamento de quais organizações da cidade que apresentavam profissionais de comunicação em seus quadros funcionais e quais destas estavam dispostas a fazer convênio com a Unipampa, organizamos um mailing list e enviamos convite aos clientes, pedindo que os mesmos fossem até o campus para uma breve apresentação de sua organização/empresa para os alunos a fim de que estes pudessem se aproximar das mesmas. Esta foi a primeira estratégia do AERP. 5.2.2.2 Apresentações dos Planejamentos Estratégicos de Comunicação e Pesquisa Os alunos visitaram as organizações, fizeram análise Swot para diagnosticarem a empresa e planejarem ações de comunicação estratégica. Enviamos novamente um convite para as empresas prestigiarem a apresentação dos planejamentos estratégicos de comunicação dos acadêmicos. Convidamos também, toda a comunidade interna e externa para valorizar os trabalhos realizados, além de conhecer sobre as atividades desenvolvidas pelos mesmos e exteriorizar a prática do estágio curricular. As apresentações foram em formato competitivo e quem os avaliou foram os próprios clientes, ou seja, os profissionais de comunicação das organizações. 5.2.2.3 Evento de Premiação Na Apresentação Estratégica, os clientes avaliaram os alunos e deram notas aos seus respectivos trabalhos. Portanto, resolvemos, em uma noite de premiações, apresentar à comunidade acadêmica os trabalhos vencedores desta mostra competitiva. As categorias de premiações foram: Melhor Pesquisa em Relações Públicas, Melhor Planejamento em Relações Públicas e Melhor Estratégia de Relacionamento. Após a premiação, fizemos uma publicação na página do evento com a foto dos vencedores, o nome dos estudantes e a categoria que foram premiados. Além disso, as próprias empresas fizeram as doações de brindes que compuseram o kit de premiação. 5.2.3 Coffee Break O evento ocorreu em dois turnos: vespertino e noturno. Nesses períodos, recebemos empresas e público externo e interno. Com esse dinamismo é fundamental que haja uma pausa para o café. Por tanto, preparamos uma mesa devidamente decorada e estrategicamente localizada, no qual os convidados poderiam interagir e degustar o café. 5.2.4 Publicac&#807;o&#771;es 5.2.4.1 E-book Os alunos desenvolveram papers como resultado de suas experiências acadêmicas. Todas os artigos estão reunidos em um e-book. O lançamento dessa publicação em formato digital está previsto para o mês de julho de 2018. 5.2.4.2 Certificado Disponibilizamos certificados de participação, contabilizando carga horária, para todos que participaram do evento. 5.2.5 Pesquisa Para avaliar as ações desenvolvidas para o EERP, realizamos pesquisas de avaliação com os alunos e com os profissionais de comunicação. Os resultados foram satisfatórios, tanto acadêmicos quanto profissionais gostaram da dinâmica. Como resultado dessa ação as organizações participantes aceitaram receber os acadêmicos para estagiar em 2018. 5.3 Marketing Digital O Marketing Digital é conhecido como aquele que impulsiona produtos, serviços e marcas nas mídias. Desta forma, escolhemos a rede social Facebook para a divulgação online do AERP e realizamos um plano de mídia. 5.3.1 Facebook A rede social Facebook foi escolhida devido ao fato de ser a plataforma de maior engajamento. Permitindo que possamos nos comunicar com o público-alvo de forma personalizada e interativa, através de publicações criativas e linguagem clara e direta, por serem publicações com pouca quantidade de conteúdo escrito. Além da facilidade de mensurar resultados e obter feedback de maneira instantânea. 5.3.2 Social media A produção de conteúdo seguiu o seguinte plano: Apresentação da AERP: Informar ao público o que é a primeira Apresentação Estratégica em Relações Públicas, objetivando a busca de engajamento com o evento. Programação: Post contendo data e horário de cada apresentação. Os melhores trabalhos serão premiados: Post explicando que o AERP acontecerá em formato competitivo. Quem avaliará serão os professores dos componentes curriculares e os clientes participantes. E os melhores trabalhos serão conhecidos e premiados na Semana de RP (evento organizado pelo curso como comemoração pelo dia Nacional das Relações Públicas). Vale ACG de Ensino: Estratégia de postagem para atrair o público acadêmico até o evento, visto que a participação ganha horas de Atividade Complementar de Graduação. No dia do evento: Publicamos, em tempo real, fotos das apresentações e demais informações sobre o evento. Feedback: Post de agradecimento pela participação das empresas e demais públicos que foram prestigiar as apresentações. Premiação: A premiação de melhor trabalho de Pesquisa, Estratégia e Planejamento foram conhecidos no último dia da Semana de Relações Públicas. 5.4 Promoc&#807;a&#771;o 5.4.1 Concurso Para incentivar os alunos a desenvolverem bons trabalhos, foi realizado um concurso em três categorias: pesquisa, estratégia e planejamento. Os melhores trabalhos receberam premiação e kits com brindes doados pelas empresas.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A Apresentação Estratégica em Relações Públicas contribuiu para uma integração interdisciplinar, onde os alunos colocaram em prática os ensinamentos aprendidos nos componentes, promovendo o conhecimento sobre as Relações Públicas e seus desafios. Buscando consolidar as atividades do profissional nas empresas cidade de São Borja, bem como a divulgação e o fortalecimento do estágio curricular na área. Através da execução do Plano de Comunicação Integrada, conseguimos atingir o objetivo principal do nosso cliente: a consecução dos estágios nas empresas locais. Estes que foram proporcionados a partir da relação de credibilidade entre o AERP, discentes e docentes. Tornando o estágio conhecido externa e internamente, motivando os alunos às práticas de Relações Públicas. Segundo Margarida Kunsch (2003), é necessário que haja uma comunicação integrada, desenvolvendo-se de forma conjugada atividades de comunicação institucional (jornalismo, editoração, relações públicas, publicidade) e comunicação mercadológica (propaganda, exposições, etc.). Sendo assim, exaltamos a importância de uma área da comunicação executar comunicação integrada, como foi o caso deste plano comunicacional. Cujo as ações estratégicas foram executadas por acadêmicos de Relações Públicas, utilizando técnicas, saberes, tecnologias que contemplam as demais áreas da comunicação. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">GALÃO, F.P.; CRESCITELLI, E.; BACCARO, T.A. Comunicação Integrada de Marketing: uma Ferramenta do Posicionamento Estratégico? UNOPAR Cient., Ciênc. Juríd. Empres., Londrina, v. 12, n. 1, p. 85-91, Mar. 2011<br><br>GIACAGLIA, Maria Cecília. Eventos: como criar, estruturar e captar recursos. São Paulo: Cengage Learning, 2006. <br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 2 ed. São Paulo: Summus, 2003. <br><br>NETO, Francisco Paulo de Melo. Criatividade em Eventos. São Paulo: Editora Contexto, 2012.<br><br>RIBEIRO, M. Planejamento visual gráfico. Brasília: Linha Gráfica e Editora, 1987.<br><br>SHIMP, Terence A. Comunicação integrada de marketing: propaganda e promoção. Porto Alegre: Bookman, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>