ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00526</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Eventos como ação em Relações Públicas: a experiência do IntegraPasso</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Laura Oliveira Souza (Universidade Federal do Pampa); Carmen Carolina de Almeida Borsato (Universidade Federal do Pampa); Henrique Esper Paiva de Souza (Universidade Federal do Pampa); Luiz Michel Rodrigues Marchezan (Universidade Federal do Pampa); Vitória Ayala Sant'Ana (Universidade Federal do Pampa); Carmen Regina Abreu Gonçalves (Universidade Federal do Pampa)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Cultura, Estratégias comunicacionais, Organização de Evento, Relações Públicas, UNIPAMPA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O IntegraPasso é um evento organizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) campus São Borja, através do componente curricular de graduação Produção Cultural II. Os acadêmicos foram responsáveis pelo planejamento geral do evento, bem como a divulgação, infraestrutura e programação. O evento que teve sua primeira edição no ano de 2017, visou a integração da comunidade local com a comunidade acadêmica, para promover uma tarde de diversão, arte e cultura, à um bairro periférico de moradores com vulnerabilidade social.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Entende-se que a população precisa aumentar sua bagagem cultural e se inserir nos espaços proporcionados pela e na cidade, mas é necessário que ela, não só assista ou participe de maneira distante dos eventos, mas envolve-se cada vez mais neles. Um evento é o momento de se conectar com outras histórias e vivências, para proporcionar o novo e atrair hábitos de serviços, muitas vezes, não tão consumidos. Porém na atualidade, essa prática cultural voltada para eventos mais simples também vem ganhando espaço, e com isso ocorre o que chamamos de democratização da cultura. Tendo em vista buscar a prática em organização de eventos culturais, a disciplina de Produção Cultural II, propôs aos acadêmicos a oportunidade de adquirir conhecimentos e colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula, e nesse contexto surge o evento IntegraPasso no semestre 2017/2. A ideia do projeto surgiu para tentar melhorar a relação de diálogo entre comunidade e universidade e promover cultura e lazer para um bairro de periferia. Percebe-se que a comunidade do bairro do Passo não costuma realizar atividades de lazer, nem ocupar todos os espaços públicos da cidade, tendo em vista que o centro e as praças são distantes. E também, identifica-se que há uma certa dificuldade da população em se aproximar da Universidade. O evento propõe promover cultura e mediar práticas educativas, conhecer novas oportunidades no local, contribuindo assim para socialização de todos. Durante o evento, aconteceu brechó, brincadeiras, oficinas e apresentação de bandas locais. Contando com um número significativo de participantes, que conseguiram interagir e divertir-se com as atividades propostas no dia. Por fim, foi realizada uma pesquisa de satisfação para mensurar a opinião do público que esteve presente, através de pequenas perguntas e conversas. Como uma forma de avaliarmos nosso trabalho e identificarmos se a proposta foi alcançada.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O IntegraPasso é um evento realizado à partir do componente curricular de graduação Produção Cultural II, que tem como objetivo levar cultura para a comunidade local. Buscando despertar o interesse e aproximar a cidade e a universidade, visto que é um espaço público, aberto à comunidade, com projetos e atividades acadêmicas voltadas ao desenvolvimento local e regional. A fim de proporcionar um novo olhar sobre a UNIPAMPA e gerar uma interação com esse público. Além de levar cultura a um bairro de periferia, onde o campus está inserido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como a universidade está inserida em um bairro com moradores em vulnerabilidade social, o evento foi pensado na alternativa de proporcionar auxílio em forma de lazer para a comunidade ali localizada, disponibilizamos brinquedos, alimentos e outras atrações artísticas, de forma gratuita, possibilitando ao público mais conhecimento e atividades diferenciadas. E, desta forma, despertar o interesse pela arte e, também pela Universidade, espaço onde se realiza o evento. O projeto contribui para o campo da comunicação, visto que se utiliza de uma atividade de relações públicas: o evento. E têm sua divulgação nas mídias digitais e tradicionais da cidade, além de contribuir para a sociabilidade e inclusão da Universidade na comunidade, a partir do momento em que o evento é no próprio campus. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para realização do evento, primeiramente a turma discutiu e argumentou sobre o tema a ser abordado, dividindo-se em quatro segmentos, sendo eles: planejamento, programação, divulgação e infraestrutura, para um melhor resultado do produto final. O dia escolhido para a realização do evento foi domingo à tarde, visto que poucos trabalham nesse dia. A importância da realização de um evento está, sobretudo no aproveitamento do instante, do ambiente ou da presença de pessoas, pois dessa atitude resulta a impressão final. O Evento quando bem planejado e executado, criará fatalmente um conceito positivo para a organização que o promove (KUNSCH, 2003, p.386). Nesse contexto, o planejamento está relacionado ao atendimento dos objetivos. Antes de iniciar a etapa deste, se faz necessário esclarecer quais são os objetivos que se pretende alcançar. Desse modo, definindo metas, a quantificação dos objetivos, recursos envolvidos (físico, material, humano) e financeiros. Outro fator extremamente importante nesta fase é o de identificar a duração do planejamento: curto, médio ou longo prazo. O que levará diretamente aos tipos de planejamento: operacional, tático e estratégico. (FARIAS, 2011, p.52). Com isso, busca-se a promoção da cultura, trazendo a universidade ao encontro da comunidade, como um espaço alternativo com dimensões artísticas, culturais e educacionais para a construção de lazer e cidadania. Estimulando a comunidade a conhecer, frequentar e valorizar a universidade como sendo um espaço público. Espera-se que haja um melhor diálogo entre comunidade e universidade, bem como com os setores artísticos e movimentos sociais. Com isso, potencializam-se atividades pela instituição e para todos, já que movimenta o comércio local e valoriza a universidade no bairro onde está inserida, proporcionando uma melhor divulgação e instigando a se realizar mais eventos locais. O planejamento para elaboração do projeto e execução do evento, para Kunsch (2003, p. 204) "constitui um processo complexo e abrangente. Possui dimensões e características próprias, implica [...] filosofia e políticas definidas e é direcionado por princípios gerais e específicos". Sendo assim, desenvolvemos um cronograma para a realização das atividades de programação, divulgação, o que iríamos precisar de infraestrutura e uma previsão orçamentária, de acordo com as necessidades identificadas. O número de brasileiros nas redes sociais digitais é significativo e corresponde a quase metade da população brasileira. Sendo assim, criamos uma página oficial do evento, na rede social Facebook, objetivando alcançar os acadêmicos da universidade e a comunidade local. Usamos como estratégia postagens descontraídas, utilizando imagens com a identificação da logo do evento, como uma forma de nos aproximar com os públicos, proporcionando um espaço para sanar dúvidas, gerar diálogo e despertar interesse para com o evento. Intercalamos as publicações na página e no evento, visto que o evento notifica quando há postagens e deixamos postagens como o audiovisual, cobertura fotográfica e o texto de agradecimento na página, como uma forma de registro.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">6.1 Pré-evento 6.1.1 Identidade visual A identidade visual do IntegraPasso foi pensada visto a dimensão do projeto. A identidade visual é o conjunto visual projetado para representar graficamente uma instituição. Neste contexto, escolhemos para compor a logo, peças de quebra-cabeça, que expressa a integração. A paleta de cores utilizada, é em tons alegres que representam: o verde, a UNIPAMPA, por conter também na identidade visual da instituição; o azul, a confiança, a lealdade, trazendo a ideia da aproximação com a comunidade local; o roxo, a criatividade, onde associa-se ao evento, que busca criar novos espaços e experiências. 6.1.2 Peças gráficas - Cartazes: contendo informações sobre o evento, atrações do dia. Divulgados nas escolas públicas do bairro e na Universidade. - Crachás: para melhor identificar os organizadores do evento no dia, foram feitos crachás com a logo e o nome do organizador. 6.1.3 Press Release Foram enviados releases para o jornal Folha de São Borja, como estratégia de divulgação. A fim de alcançar e atrair toda a comunidade local ao evento. Contendo informações gerais sobre o evento, notícias do projeto, além de toda a programação proposta. E visando atingir o público interno, enviamos release para o Boletim e página do Curso de Relações Públicas. 6.1.4 Facebook Para Corrêa (2005) a comunicação digital é o uso das tecnologias informativas da comunicação (TICs), e de todas as ferramentas delas decorrentes, com o propósito de facilitar e dinamizar a construção de qualquer processo de comunicação integrada nas organizações ou instituições, de modo que contemple também os eventos. Constata-se a importância de trabalhar com as mídias sociais, pois estas são consideradas como ferramentas essenciais dentro da área da comunicação, mais precisamente do campo de relações públicas. Sendo assim, utilizamos a plataforma como meio de divulgação para a comunidade acadêmica e local. Com postagens interativas, objetivas e descontraídas. 6.1.5 Patrocínio O grupo encaminhado para tal ação foi o da programação. Foi levado propostas até as empresas de São Borja com o intuito de conseguirmos apoio ao projeto. Sendo assim, obtivemos brindes a serem sorteados no dia do evento, impressão para os cartazes de divulgação, refrigerante e picolé para serem doados às crianças no dia do evento. Em troca, divulgamos as marcas das respectivas empresas na página e no dia do evento. 6.1.6 Estratégias de divulgação - Ação nas escolas: ida até as escolas localizadas no bairro do Passo, fazendo a divulgação e levando um convite às famílias, para participarem do evento através de um bilhete colocado na agenda escolar dos estudantes. Além dos bilhetes, foram colados cartazes nos corredores das escolas. - Carro de Som: trajeto no bairro do Passo, reproduzindo o spot do evento e convidando a comunidade a participar e prestigiar. - Rádio como estratégia: devido a comunidade local ouvir programa de rádio com frequência, conseguimos na rádio local Fronteira FM a inserções de spot, realização de entrevista e releases. 6.2 O evento 6.2.1 Cobertura Fotográfica A cobertura fotográfica foi realizada pelos próprios alunos envolvidos no projeto. A partir disso, registrando as atividades, bem como as apresentações das bandas musicais convidadas e todas as atrações do evento. Algumas fotos foram postadas em tempo real, na página do projeto. Outras fotos, fizemos um álbum online e compartilhamos após o término do mesmo. 6.2.2 Apresentações Artísticas e Culturais O grupo responsável pela programação, entrou em contato com grupos de música entre outras atrações para comparecerem no dia. O evento contou, assim, com oficinas de capoeira e malabarismo; show de três bandas, sendo elas Sertaneja, MPB e Rap; e integrantes do grupo pintaram com tinta os rostos das crianças ali presentes, fazendo máscaras de super-heróis e desenho de animais nos mesmos. 6.2.3 Atividades Diversas O evento também contou com atividades diversas para o entretenimento de quem estava prestigiando. Houve brechó com venda de roupas, sapatos e livros, com preços acessíveis para que a comunidade local e acadêmica pudessem adquirir produtos de boa qualidade. Além disso, o mesmo contou com cama elástica, onde as crianças puderam se divertir de forma gratuita. Na referida ocasião, ocorreu a venda de comidas variadas como: bolo, cachorro-quente, pastel, etc. Ainda na modalidade de esporte o evento contou com o Slackline, proporcionando diversão às crianças e aos jovens. 6.2.4 Sorteio de Brindes Nos dias 6, 8 e 9 de novembro de 2017 o grupo da programação esteve em diversos pontos do comércio da cidade de São Borja, com o objetivo principal de conseguir arrecadar brindes. Para que estes fossem sorteados na data que ocorreria o evento. Ao todo seis estabelecimentos nos ajudaram: Maria Granel, doou uma cesta de alimentos, que foi dividida em dois prêmios; Lojas Only You e Santa Clara que nos presentearam com diversos brindes, como garrafas, bola de futebol, camiseta do Internacional e legging feminina; Frutei, ajudou com recursos financeiros, que foram utilizados na compra de tintas e a faixa do evento, além de sortear combos do seu cardápio; O Boticário que nos presenteou com dois lápis de olho; A empresa Sirtec, que nos auxiliou com a impressão de 20 folders coloridos para divulgação do evento. Ao final do evento, sorteamos esses brindes ao público que estava presente no evento. 6.2.5 Cobertura ao vivo do Papo de Corredor O Papo de Corredor é uma iniciativa estudantil criada em 2015 para informar de maneira descontraída as temáticas nacionais, internacionais e principalmente do meio e da rotina acadêmica da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa (São Borja). O projeto conta atualmente com 7 alunos, sendo 1 do curso de Relações Públicas e os outros, de Jornalismo. As atividades e ações tomadas pelo projeto são decididas em conjunto, a partir das reuniões de pauta. O Papo de Corredor tem como atividade principal o seu programa ao vivo, no formato de live no Facebook. Por essa razão, pedimos que o Papo de Corredor fizesse a cobertura ao vivo do evento. Para atingir aqueles acadêmicos e comunidade local que não puderam comparecer no dia. 6.3 Pós-evento 6.3.1 Veiculação do audiovisual No decorrer do evento, capturamos algumas imagens e elaboramos um audiovisual, para fim de registro do Integra Passo e agradecimento a todos que prestigiaram e participaram. Veiculamos ele na rede social do projeto. 6.3.2 Pesquisa de satisfação Após o evento, realizamos uma pesquisa de satisfação, contendo quatro perguntas, sendo elas duas abertas e duas fechadas. Tendo em vista melhorias para possíveis eventos, além de obtermos o feedback do público. Conseguimos 20 respostas, tais estas que foram positivas na iniciativa do projeto, na reflexão da importância do ambiente acadêmico e participação em edições futuras deste tipo de evento. Segundo uma participante de 20 anos do Bairro do Passo: "Ótima oportunidade de ensino gratuito, crescimento profissional, inclusão social. Evento ótimo." </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto em si, tinha como foco, trabalhar questões de aproximação entre esses dois públicos, proporcionando um espaço de lazer alternativo para a comunidade aos arredores da Universidade. Para isto, foi pensada em uma forma de avaliar os resultados da ação. Além da mensuração de quantas atividades e pessoas tinham no evento, foi realizado um pequeno questionário de satisfação informal com post it para o público presente. A finalidade deste, era a de saber se as pessoas que participaram gostaram do evento ou não, bem como saber se já conheciam a universidade e as possíveis contribuições de um evento como o IntegraPasso na região. As respostas do questionário foi positiva. Houve bastante elogio por parte da comunidade acadêmica e local, sobre o evento em si e seus objetivos. Nos deixando esperançosos de possíveis edições do mesmo. Dentre várias outras ações que tornaram possível a realização do evento na Universidade, este representou não somente a concretização de um trabalho avaliativo no âmbito acadêmico, mas propiciou atividades culturais e artísticas para a comunidade do bairro do Passo, bairro onde a Unipampa está localizada. Levando uma tarde de lazer a uma comunidade periférica, com moradores de vulnerabilidade social. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CORRÊA, Elizabeth Saad. Comunicação digital: uma questão de estratégia e de relacionamento com públicos. São Paulo, 2005.<br><br>FARIAS, Luiz Alberto de. Planejamento e estratégias: bases do trabalho em Relações Públicas. In.: FARIAS, Luiz Alberto de. Relações Públicas estratégicas. Técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.<br><br>FUNARI, Pedro Paulo; PINSKY, Jaime (Org.) Turismo e patrimônio cultural. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2012.<br><br>GIÁCOMO, Cristina. Tudo Acaba em Festa. São Paulo: Summus, 2007.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 2 ed. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 2 ed. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.<br><br> </td></tr></table></body></html>