INSCRIÇÃO: 00532
 
CATEGORIA: RP
 
MODALIDADE: RP09
 
TÍTULO: Campanha dos 50 anos da regulamentação da਀瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㨀 漀 甀猀漀 搀愀 comunicação digital਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䄀唀吀伀刀䔀匀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀䈀椀愀渀挀愀 䈀愀氀搀漀椀渀漀 䈀漀爀琀漀氀甀挀挀椀 ⠀唀䘀匀䴀 䘀圀⤀㬀 倀愀甀氀漀 䔀搀甀愀爀搀漀 䐀爀漀 倀爀攀猀琀攀猀 ⠀唀䘀匀䴀 䘀圀⤀㬀 䐀樀切氀椀愀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀 ⠀唀䘀匀䴀 䘀圀⤀㬀 匀爀最椀漀 䘀爀愀最愀 嘀椀攀最愀猀 ⠀唀䘀匀䴀 䘀圀⤀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀倀䄀䰀䄀嘀刀䄀匀ⴀ䌀䠀䄀嘀䔀㨀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀琀搀㸀☀渀戀猀瀀㬀挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀最椀琀愀氀 Ⰰ 昀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 昀椀氀琀爀漀 琀攀洀琀椀挀漀Ⰰ 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀匀唀䴀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀椀猀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀椀最椀琀愀氀 desenvolvido na disciplina de Legislação e Ética do curso de Relações Públicas -਀䈀愀挀栀愀爀攀氀愀搀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 挀愀洀瀀甀猀 䘀爀攀搀攀爀椀挀漀 圀攀猀琀瀀栀愀氀攀渀Ⰰ em alusão aos 50 anos de regulamentação da profissão de Relações Públicas no Brasil.Para tanto, fora produzido um filtro para foto de perfil da mídia social Facebook com o propósito de divulgar e notabilizar este grande feito para a profissão.
 
INTRODUÇÃO
Com a dinamização das tecnologias da comunicação a partir das redes sóciotécnicas, novas comunidades foram criadas: as virtuais. Elas são consideradas reais, mas em outro plano da realidade uma vez que não são físicas como as comunidades até então conhecidas (CASTELLS, 2006). A comunicação organizacional, fundamentada nos processos comunicativos que estão inseridos nas organizações de acordo com as afirmações de Cardoso (2006), também começa a ser propagada nesse meio de interação virtual para relacionar as organizações com seus diversos públicos. ਀一攀猀猀愀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀Ⰰ 漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀洀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀椀爀椀最椀搀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䌀攀猀挀愀 ⠀㈀  㤀⤀ 攀猀猀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 焀甀攀  猀攀最洀攀渀琀愀搀愀 攀 搀椀爀椀最椀搀愀 愀 瀀切戀氀椀挀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀爀 搀攀 焀甀愀琀爀漀 昀漀爀洀愀猀㨀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 漀爀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀愀 攀猀挀爀椀琀愀 漀甀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀甀砀椀氀椀愀爀 攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀琀椀瘀愀⸀ 䔀猀琀攀 琀椀瀀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 琀愀洀戀洀 瀀漀搀攀 攀 搀攀瘀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 渀愀 愀洀戀椀渀挀椀愀 瘀椀爀琀甀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀愀猀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 攀猀琀漀 洀椀最爀愀渀搀漀 瀀愀爀愀 攀猀猀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 攀 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀猀 琀攀渀搀渀挀椀愀猀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 愀琀甀愀氀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀洀攀洀漀爀愀漀 搀漀猀 㔀  愀渀漀猀 搀攀 爀攀最甀氀愀洀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀攀最椀猀氀愀漀 攀 준琀椀挀愀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 䈀愀挀栀愀爀攀氀愀搀漀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 挀愀洀瀀甀猀 䘀爀攀搀攀爀椀挀漀 圀攀猀琀瀀栀愀氀攀渀Ⰰ 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 甀洀 昀椀氀琀爀漀 琀攀洀琀椀挀漀 搀攀 瀀攀爀昀椀氀 瀀愀爀愀 愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀椀最椀琀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 愀 昀椀洀 搀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀爀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀愀 爀攀愀 愀挀攀爀挀愀 搀愀 搀愀琀愀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀愀⸀    㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 搀椀最椀琀愀氀 ᰀ䘠椀氀琀爀漀 琀攀洀琀椀挀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀漀 攀洀 愀氀甀猀漀 愀漀猀 㔀  愀渀漀猀 搀攀 爀攀最甀氀愀洀攀渀琀愀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀ᴀ†昀漀椀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀Ⰰ 攀洀 甀洀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀椀渀猀 愀瘀愀氀椀愀琀椀瘀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀攀最椀猀氀愀漀 攀 준琀椀挀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀瘀愀氀椀愀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀愀Ⰰ 搀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 攀砀琀攀爀渀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀渀搀漀ⴀ漀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 渀愀 洀搀椀愀 猀漀挀椀愀氀 䘀愀挀攀戀漀漀欀⸀ 䐀攀猀琀攀 洀漀搀漀Ⰰ 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 瀀甀搀攀爀愀洀 搀攀猀昀爀甀琀愀爀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 挀漀洀攀洀漀爀愀瘀愀洀 漀 洀愀爀挀漀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 攀 搀愀瘀愀洀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀  愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀渀昀椀最甀爀愀渀搀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀渀琀攀渀搀攀洀漀猀 愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 渀愀 䤀渀琀攀爀渀攀琀 挀漀洀漀 洀攀椀漀猀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 焀甀攀 最爀甀瀀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀猀琀攀樀愀洀 挀漀渀琀椀渀甀愀洀攀渀琀攀 挀漀渀攀挀琀愀搀漀猀⸀ 䔀猀猀攀猀 洀攀椀漀猀 猀漀 昀漀爀洀愀搀漀猀 瀀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀攀 愀琀漀爀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀 搀攀 猀甀愀猀 挀漀渀攀砀攀猀Ⰰ 焀甀攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 猀漀 椀渀搀椀瘀椀搀甀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀稀愀搀愀猀 攀 瀀攀爀洀椀琀攀洀 椀渀琀攀爀愀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 甀猀甀爀椀漀猀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 搀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀猀 攀 琀爀漀挀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 ⠀刀䔀䌀唀䔀刀伀Ⰰ ㈀  㤀⤀⸀  䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀猀猀愀猀 愀昀椀爀洀愀攀猀Ⰰ 挀漀洀瀀爀攀攀渀搀攀ⴀ猀攀 焀甀攀 漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀  甀洀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 椀渀琀攀爀愀攀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 愀洀戀椀渀挀椀愀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ  disponibilizando, além de mensagens diretas entre os usuários, fotos, vídeos e outros conteúdos para a criação das conexões. Assim, escolhemos elaborar um filtro temático de perfil na rede social em questão pela sua capacidade de representar protesto, apoio e solidariedade a uma causa ou dar visibilidade a um determinado assunto. A partir das informações disponibilizadas no site do CONFERP7, no ano de 2017, a regulamentação da profissão de Relações Públicas no Brasil completou 50 anos. Com esse marco comemorativo, a disciplina de Legislação e Ética do Curso de Relações Públicas Bacharelado, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, desenvolveu diversas ações para comemorar a data e o nosso grupo utilizou essa rede social digital para o desenvolvimento da ação. O produto foi veiculado na rede social digital Facebook, pois, de acordo com dados obtidos no Blog de Marketing Digital de Resultados, elaborado por Mônica Cústodia da RD Station8, o Facebook é a rede social que contém mais acessos ao redor do mundo e, assim, podemos dar maior visibilidade aos 50 anos de regulamentação da profissão de Relações Públicas no Brasil, bem como enaltecer os profissionais e acadêmicos de Relações Públicas e o seu registro profissional. O filtro temático é um produto gratuito e digital, o que configura um facilitador para a aderência dos usuários assim como para sua elaboração.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A utilização das redes sociais digitais, no processo de difusão de campanhas, ações ou promoções publicitárias e/ou de comunicação digital dirigida tem sido cada vez mais frequente e efetiva, trazendo bons resultados para quem utiliza tal ferramenta como forma de trabalho neste ramo de divulgação. Visto que tal rede possui um grande poder de alcance de públicos e uma vasta propagação de divulgações, as/os integrantes do grupo, em proposta de comemorar os 50 anos da regulamentação da profissão de Relações Públicas, realizaram uma ação de comemoração de tal data. A ação consistiu na criação de um filtro temático para a foto de perfil do Facebook. O produto foi elaborado no site Twibbon, que é um site gratuito de criação e adesão de campanhas para apoiar causas, marcas ou organizações em redes sociais, como Facebook e Twitter. Qualquer usuário poder criar sua campanha e compartilhar com o mundo. Com visão estratégica, foi realizado um planejamento para auxiliar na construção da ação, com isto foi colocado em vista as definições de público alvo, data para divulgação e utilização do produto e formas de divulgação. Assim, ficou definido que o público alvo seriam acadêmicos, professores e profissionais da área. Como forma de divulgação, os integrantes do grupo entraram em contato com profissionais e influenciadores digitais da profissão, além de enviar para o Conselho Federal das Relações Públicas um release para que a organização divulgasse e apoiasse a ação. Para a mensuração dos resultados, definimos que acompanharíamos quantos usuários estariam usando o filtro durante o tempo da ação, quem seriam esses usuários (se eram estudantes, profissionais e/ou influenciadores da área) e quais organizações de relações públicas (conselhos e associações) iriam aderir à campanha. Também, verificaríamos se o release enviado para o CONFERP seria noticiado em alguma mídia da organização.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A ideia de desenvolver um produto de comunicação institucional digital em comemoração aos 50 anos de regulamentação da profissão de Relações Públicas no Brasil surgiu na disciplina de Legislação e Ética do curso de Relações Públicas Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, a partir da solicitação de uma campanha e/ou produto para celebrar essa data da profissão. O filtro temático (Figura 1) foi lançado no dia 1 de dezembro de 2017, um dia antes do dia nacional das Relações Públicas no Brasil e ficou disponível até do dia 11 de dezembro, dia que completava 50 anos da regulamentação da profissão no país. Para o desenvolvimento do produto, fora realizado, inicialmente, um esboço para apresentar ao professor e depois executar a arte no site de produção de filtro Twibbon. ਀䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 昀漀爀愀 瀀攀渀猀愀搀愀 愀 昀椀洀 搀攀 挀漀渀琀攀洀瀀氀愀爀 愀猀 搀椀爀攀琀爀椀稀攀猀 搀愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 漀 䌀伀一刀䔀刀倀⼀㐀먀㤀Ⰰ 愀 挀漀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀  漀 愀稀甀氀⸀ 䄀 挀漀爀 愀稀甀氀  椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀 瀀漀爀 猀攀甀 攀昀攀椀琀漀 琀爀愀渀焀甀椀氀椀稀愀渀琀攀Ⰰ 攀 瀀愀猀猀愀 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀椀稀愀爀 愀 瀀爀漀昀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀椀猀 漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀猀猀愀 爀攀愀  漀 愀最攀渀琀攀 愀琀椀瘀漀 渀愀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀洀漀挀爀琀椀挀漀猀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 搀漀猀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀椀猀Ⰰ 搀攀瘀攀渀搀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀漀猀猀甀椀爀 琀愀氀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀⸀ 䨀 愀 挀漀爀 愀洀愀爀攀氀愀Ⰰ 猀椀最渀椀昀椀挀愀 瀀爀漀猀瀀攀爀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀攀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀⸀ 倀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀漀洀攀洀漀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 愀 挀漀爀 愀洀愀爀攀氀愀 猀椀洀戀漀氀椀稀愀 愀 昀攀猀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀攀猀琀愀 搀愀琀愀⸀ 䈀甀猀挀愀洀漀猀 甀洀 搀攀猀椀最渀 挀氀攀愀渀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 昀漀爀洀愀猀 最攀漀洀琀爀椀挀愀猀 攀 昀漀渀琀攀 氀椀瘀爀攀 搀攀 猀攀爀椀昀愀⸀ 倀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 漀 漀戀樀攀琀漀 搀愀 愀漀Ⰰ 椀渀猀攀爀椀洀漀猀 漀 琀攀砀琀漀 ᰀ删攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 㔀  愀渀漀猀 搀攀 刀攀最甀氀愀洀攀渀琀愀漀ᴀ†攀 甀洀愀 最爀愀搀椀攀渀琀攀 搀攀 挀漀爀 愀稀甀氀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 愀瀀氀椀挀愀 猀漀戀爀攀 愀 昀漀琀漀 搀攀 瀀攀爀昀椀氀 搀漀 甀猀甀爀椀漀⸀  㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 焀甀攀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 攀爀愀 猀漀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 昀椀渀猀 愀瘀愀氀椀愀琀椀瘀漀猀 搀攀 甀洀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀Ⰰ 琀漀洀漀甀 瀀爀漀瀀漀爀攀猀 洀愀椀漀爀攀猀 搀漀 焀甀攀 愀猀 攀猀瀀攀爀愀搀愀猀 瀀攀氀漀猀⼀愀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀⼀愀猀⸀ 䄀瀀猀 猀甀愀 挀椀爀挀甀氀愀漀Ⰰ 渀漀 搀椀愀 ㄀ 搀攀 搀攀稀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 瀀爀漀瀀愀最漀甀ⴀ猀攀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 爀攀搀攀 猀漀挀椀愀氀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 ㌀㄀㤀 瀀攀爀昀椀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 爀攀最椀攀猀 搀漀 瀀愀猀 攀 搀椀瘀甀氀最愀搀漀 瀀攀氀愀 瀀最椀渀愀 搀漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 刀攀氀愀攀猀 倀切戀氀椀挀愀猀 ⠀䘀椀最甀爀愀 ㈀⤀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 瀀攀氀漀猀 挀漀渀猀攀氀栀漀猀 爀攀最椀漀渀愀椀猀 搀攀 爀攀氀愀攀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 䄀䈀刀倀 匀倀 ⠀䘀椀最甀爀愀 ㌀⤀ 攀 䄀䈀刀倀 刀匀⼀匀䌀 ⠀䘀椀最甀爀愀 㐀⤀⸀    A boa repercussão do produto a partir da significante adesão do público da ação nos permite concluir que o objetivo final, dar visibilidade à profissão e ao marco a que esta alçou, fora alcançado, até mesmo além das expectativas. Podemos atribuir o sucesso da ação ao planejamento realizado, no qual definimos o público de interesse e direcionamos a divulgação a pessoas e organizações de destaque na área.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CARDOSO, Onésimo de Oliveira. Comunicação empresarial versus comunicação organizacional: novos desafios teóricos. Rio de Janeiro: RAP, 2006.

CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura Vol. 1 – A sociedade em rede. São Paulo, Ed. Paz e Terra, 2006.

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