ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00538</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Estrelas sob a lona</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;GRASIELI VICENTE FARIAS (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Renan Colombo (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Renata Thais de Souza (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Vitor Brunatto Ferraz (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Marcus Vinicius Vitolo de Campos (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Daniela Tank Borsuk (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;livro-reportagem, jornalismo literário, circo, jornalismo cultural, Circo Zanchettini</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O livro-reportagem "Estrelas Sob a Lona: O Fim do Espetáculo é só o Começo" é um recorte do cotidiano da família circense Zanchettini, retratado através do olhar de cinco estudantes de jornalismo, quando os mesmos não estão se apresentando embaixo da lona do circo. Ao longo do ano de 2017, as 40 pessoas, que constituem atualmente a família, foram acompanhadas pela equipe, que documentou como vivem aqueles que no picadeiro brilham como estrelas, mas fora dele são pessoas comuns, que trabalham para dar sustento aos filhos, irmãos, parentes e agregados da família, vivendo da arte do entretenimento mambembe. Este livro foi pensado a fim de proporcionar ao público uma maneira aprofundada do universo circense, fazendo-o emergir nesta realidade, a partir de uma narrativa literária não ficcional e transmidiática.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O universo circense faz parte do imaginário cultural brasileiro. Porém, apesar de inúmeros autores relatarem seu desenvolvimento, a retrospectiva de tal arte é algo difícil de ser definida pontualmente (MAEKAWA, 2006). Considerado como o berço de todas as artes, o circo vive um processo de adaptação à tecnologia, tendo que se reinventar para continuar no universo da cultura. Mas, se tal arte surge atrelada à cultura popular, é de se imaginar que sua temática fosse abordada nas pautas do jornalismo cultural, mantendo-o vivo na sociedade. Porém, o que se percebe é o esquecimento da arte mambembe. Diante da potência do hard news, é preciso produzir conteúdos que vão além da notícia, com o intuito de ampliar os horizontes da objetividade, característica aplicada ao jornalismo literário, o qual se faz presente na narrativa do livro  Estrelas Sob a Lona: O Fim do Espetáculo é só o Começo , de forma que reafirma a importância do jornalismo cultural e literário para a construção de um conteúdo aprofundado e humano. O gênero literário pode parecer de fácil escrita, porém, Pena (2006, p. 13) ressalta que apesar de ser uma possibilidade de fuga ao tradicional, existem princípios a serem seguidos para que o gênero seja utilizado com maestria em sua totalidade, sem deixar a essência do jornalismo de lado. E para que todos estes conceitos pudessem ser aplicados, de forma que nada faltasse, foram escolhidas três plataformas para documentar o trabalho: o livro-reportagem, a rede social Instagram e a plataforma de vídeos online YouTube. Onde cada conteúdo pôde ser abordado de maneiras diferentes, qualificando o projeto como um livro-reportagem transmídia, devido seu caráter multiplataformas, onde os conteúdos não se repetem. É neste sentido que surge o livro-reportagem  Estrelas Sob a Lona: O Fim do Espetáculo é só o começo , com uma abordagem aprofundada da família circense Zanchettini, que foi acompanhada durante um ano nas mediações da cidade de Curitiba.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A proposta deste trabalho foi transformar a rotina circense em um livro-reportagem transmidiático, o qual se aprofundou nas particularidades que existem além do picadeiro. Compreendendo a estruturação de um circo familiar e retratando o perfil da família Zanchettini, que desde 1964 viaja pelo Brasil e, atualmente, é composto por 40 artistas. Na qual, todos possuem algum grau de parentesco entre si, e têm como matriarca Wanda Cabral Salgueiro Zanchettini. A obra  Estrelas sob a Lona: o fim do espetáculo é só o começo apresenta uma estrutura narrativa que aplica técnicas do jornalismo literário, como a descrição de cena, visando à diversidade de pontos de vista dos autores e enriquecimento da obra a partir de diferentes olhares. Uma das principais características do livro foi dar voz para personagens que não encontram espaço para compartilharem suas histórias na mídia convencional, além disso, seguindo-se a teoria de Lima (2013) sobre livro-reportagem, as narrativas serão mescladas com dados e informações apuradas pelos autores, para que se configure como uma reportagem jornalística de profundidade. Além do livro-reportagem, com o intuito de aproximar ainda mais o público-alvo ao projeto, as plataformas digitais do Youtube, que pode ser encontrado no link https://goo.gl/dvz4HK e Instagram, disponível em https://goo.gl/y6xAA7 serão utilizadas para discorrer sobre a história amplamente, criando assim um produto transmidiático. Para que os temas abordados não sejam idênticos entre si, para o Instagram foi reservada para uma narrativa ilustrada, que contará um episódio específico da família por meio de ilustrações únicas. Já o Youtube terá como finalidade a captura de momentos não descritos no livro-reportagem, como o dia a dia dos personagens junto da equipe.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para embasar a tese de que a temática do circo era pouco representada na mídia convencional, foi realizada uma análise de conteúdo, na qual foram levadas em consideração todas as reportagens publicadas no portal Gazeta do Povo nos últimos dois anos, no período entre janeiro de 2015 e janeiro de 2017. O jornal online da Gazeta do Povo foi escolhido, pois é o veículo de intensa circulação na cidade onde o trabalho será aplicado: Curitiba, Paraná. O levantamento foi realizado através da análise de conteúdo. A palavra-chave utilizada na pesquisa resultou na percepção de um grande número de publicações a respeito do chamado  Circo da Democracia , que não tem relação com a arte circense tradicional. Outro registro feito foi em relação à utilização da palavra  circo para retratar  espetáculos , principalmente políticos, como por exemplo, na expressão  o circo está pegando fogo . Na maioria das situações, a palavra circo foi usada com uma conotação negativa. Apenas duas matérias, que divulgam o trabalho do circo como arte, foram encontradas nos dois anos analisados. Uma delas é sobre a chegada do circo  do Motta na cidade, e a outra é a divulgação do circo da Prefeitura de Curitiba que, atualmente, não está em funcionamento. A partir de pesquisas bibliográficas e a análise de conteúdo, realizadas pela equipe, percebeu-se uma carência no que tange a representatividade da arte circense dentro da área de jornalismo cultural, de forma que a abordagem efetuada pelos veículos de comunicação tende a percorrer apenas o viés de serviço, faltando profundidade e/ou relatos com envolvimento de personagens, quando o circo é pautado. Conforme demonstrado na tabela 1 do anexo 1. Percebida as necessidades da temática central, é possível justificar então a utilização do livro-reportagem como uma das plataformas narrativas do trabalho, Lima (2009) esclarece que o livro-reportagem possui: liberdade temática, na medida em que pode tratar de qualquer tema que julgue relevante; liberdade de angulação, já que não fica preso a maneiras de se analisar determinados assuntos; liberdade de fontes, podendo fugir do fechado círculo das fontes legitimadas; liberdade temporal, por ter a possibilidade de retomar a narrativa do passado; liberdade de propósito, levando-se em conta que a obra não precisa girar ao redor do eixo da factualidade e, por último; liberdade de propósito, não se prendendo aos objetivos propostos pelas reportagens diárias. Faz-se pertinente ainda justificar a importância da característica transmídia deste livro-reportagem, visto que na narrativa transmídia, o engajamento sucessivo com cada mídia aumenta para a audiência a compreensão, o prazer e a afeição com a história. Para fazer isso com êxito, a incorporação da história em cada mídia precisa ser satisfatória por si só de modo a que o desfrutar de todas as mídias seja maior que a soma de todas as partes (PRATTEN, 2011). Deste modo, é possível compreender o ciberespaço, conforme conceitua Lévy (1999), como uma forma de ressignificar e permitir à narrativa transmídia. Uma vez que a rede é um dos principais meios em que produtos transmídia podem ser desenvolvidos e aplicados. Na concepção de narrativa transmídia proposta por Jenkins (2009), cada meio deve ter o papel de desempenhar o que faz de melhor. Uma narrativa pode ser iniciada em um filme, passar a ter produtos para a televisão, livros, quadrinhos e ser explorada também em games, por exemplo. Partindo desse pressuposto, o intuito deste livro-reportagem foi gerar um produto que reintegre e promova, de fato, a valorização do circo como patrimônio histórico e artístico, com a mesma relevância que se difundiu ao longo da história da cultura popular. A partir das histórias vivenciadas, repensando as condições impostas aos circenses, assim, transmitindo ao receptor curiosidades e informações que rompem a barreira do picadeiro e mostram uma realidade pouco explorada pela mídia e conhecida pela sociedade comum.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao traçar os objetivos para o desenvolvimento do produto, uma das ferramentas utilizadas foi recorrer às pesquisas que permeiam as origens circenses para entender o desenvolvimento da comunidade até os dias atuais. O estudo preliminar também foi aprofundado em discussões acerca do Jornalismo Literário, Jornalismo Cultural, Livro-reportagem e Narrativa Transmídia, que permitiram melhor entendimento e a importância de cada característica encontrada no produto. Outro fator importante foi a pesquisa para definição do público-alvo, o qual facilitou o entendimento da opinião popular em relação ao objeto de estudo, o circo. Para a coleta de material e conteúdo para o livro foram utilizadas técnicas de reportagem, na qual os estudantes se deslocaram durante todo o ano de 2017 até os locais onde o circo estava montado  nas cidades da região metropolitana de Curitiba  , para realizar as entrevistas, filmagens e fotografias dos personagens da família, necessárias para realização do produto. A partir dos relatos, a equipe utilizou algumas técnicas do jornalismo literário  como descrição de cena, desenvolvimento de personagens pautados na teoria de jornada do herói e perfis jornalísticos  para desenvolver os cinco capítulos que se desenrolam ao decorrer do livro, todos assinados pelos seus respectivos autores, a fim de enriquecer a experiência do leitor com o conteúdo do livro, criando o sentimento de pertencimento do texto com seu autor e proximidade com as vivências de cada artista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O livro-reportagem é composto por seis capítulos individuais entre si, os quais foram escritos e assinados por diferentes integrantes do grupo, deixando clara sua autoria, a fim de expressar o estilo editorial de cada um, dando um amplo olhar das informações colhidas com os personagens no ambiente do circo. Em cada capítulo uma área diferente do circo Zanchettini foi abordada, sendo eles consecutivamente:  Arte e Coragem: seja bem-vindo ao picadeiro ,  Ao circo Zanchettini, aonde estiver... ,  Contos do Circo ,  Aplausos, a juventude do circo vem ai ,  A Escolha de Viver Sob a Lona e, por último, o capítulo  As luzes se apagaram... e agora? , que encerra o livro-reportagem e utiliza como referência o jornalismo gonzo em sua estrutura narrativa. No Youtube, os vídeos, feitos pelos próprios estudantes, têm uma produção mais livre, os quais pouco utilizaram das técnicas de documentário, e se assemelham a tendência de canais de lifestyle e vlogs, que são produzidos e consumidos, atualmente, nesta esta plataforma de conteúdo. Dessa maneira, foram publicados cinco vídeos no canal, com duração média de 4,5 minutos, e um teaser com 48 segundos, que foi utilizado como peça de divulgação. Cada produção retrata momentos capturados pela equipe durante cada visita aos locais onde o circo estava instalado, mostrando processos como montagem da estrutura da lona e períodos de descontração da família entre um espetáculo e outro. Por último, no Instagram será utilizada uma narrativa ilustrada para abordar outro ângulo da história circense, mais rápida de ser consumida pelo receptor, de forma a diferenciar-se por conteúdo e forma dos meios acima citados, reafirmando o conceito de narrativa transmídia e respeitando os três suportes escolhidos para o projeto. A utilização de ilustrações foi escolhida para trazer ao processo jornalístico um caráter inovador e atrativo ao receptor. A história será contada por meio de cinco ilustrações, que serão  cortadas e espalhadas pelo grid da plataforma digital, assim cada pedaço da ilustração será uma postagem, fazendo o público navegar por todo o perfil da rede social do projeto para compreender a narrativa que está consumindo. Assim, define-se o produto como a junção do livro-reportagem, dos vídeos produzidos para o Youtube e as ilustrações para o Instagram. Todas as produções farão sentido coletivamente, definindo este estudo aprofundado sobre o circo como  Estrelas Sob a Lona: O Fim do Espetáculo é só o Começo , um livro-reportagem transmídia, mas também poderá ser compreendido de forma individualizada, visto sua característica comunicativa.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A família Zanchettini vive o circo há quatro gerações, entre avós, pais, filhos e netos. O convívio com tais personagens durante o período da coleta de informações através de entrevistas aprofundadas e materiais de audiovisual, incumbiu ao grupo de estudantes um acompanhamento minucioso e constante da rotina além do espetáculo. Entendendo assim este diferente estilo de vida, seus afazeres cotidianos e histórias particulares da vida mambembe foram o foco central deste trabalho. O projeto aqui descrito representa através da linguagem literária um conceito contemporâneo na abordagem do tema circo que é pouco trabalhado pela grande mídia atual, conforme constatado através da análise de conteúdo do portal Gazeta do Povo. O valor desta arte milenar é resgatado através da demonstração de relevância cultural, social e histórica, que com o passar dos anos foi se perdendo pela popularização de novas atrações como teatro, cinema e grandes espetáculos. Entende-se que o circo se submeteu às transformações e adaptações para manter seus trabalhos acontecendo, no entanto, os personagens escolhidos para protagonizar este livro, buscam manter o tradicionalismo dos circos familiares. O livro-reportagem em questão representa, através da linguagem literária, um conceito contemporâneo quanto à abordagem da temática circense, que é pouco trabalhada pela grande mídia atual no âmbito da cultura.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.<br><br>LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas Ampliadas - O Livro Reportagem como Extensão do jornalismo e da literatura. Campinas: Editora Manole Ltda., 2009. <br><br>LIMA, Marcelo Fernando de. Jornalismo Cultural e crítica: a literatura brasileira no suplemento Mais! Curitiba: Editora UFPR, 2013.<br><br>MAEKAWA, Mariana Rodrigues. Arte Circo e Educação Física. f. 74. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2006. <br><br>PENA, Felipe. JORNALISMO LITERÁRIO. - São Paulo: Contexto, 2006.<br><br> PRATTEN, Robert. Getting Started in Transmedia Storytelling. 2011. Disponível em: <http://www.tstoryteller.com/getting-started-in-transmedia-storytelling> Acesso em: 08 de agosto de 2017.<br><br> </td></tr></table></body></html>