ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00581</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RT07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Portal Comunicare</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Bruno Afonso Rigoni Talevi (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Renan Colombo (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Miguel Manassés (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicare, Jornalismo, Portal de Notícias, Veículo Laboratorial, PUCPR</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper apresenta o Portal Comunicare, portal de notícias laboratorial do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O conteúdo é produzido integralmente por estudantes, que se dividem em equipes, para cobrir assuntos diversos e, desta forma, vivenciar o campo prático no que tange a área de jornalismo digital. Os estudantes têm o envolvimento em todas as etapas do processo, da criação da pauta ao gerenciamento do portal, passando também pela posterior distribuição do conteúdo, em redes sociais.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Portal Comunicare é o portal de notícias laboratorial do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Existe desde 2013 e é a vitrine dos trabalhos que são realizados nas disciplinas de Redação Jornalística, Jornalismo Multimídia e Narrativa Transmídia. Também recebe materiais produzidos em outras disciplinas, como áudio, vídeo, fotografias e infográficos. Atualmente conta com mais de 900 matérias publicadas. Da escolha das pautas ao levantamento de dados e fontes, passando pela produção do texto e dos diversos materiais que comporão a matéria, até se chegar à postagem na web e sua posterior atualização, tudo é feito pelos estudantes, com supervisão e orientação de um professor. Assim, o veículo reflete as mudanças que vêm ocorrendo desde o surgimento da Internet, principalmente no que diz respeito à forma como o receptor consome o conteúdo. A relação autor-leitor se divide em dois tempos  antes da web e depois da web. Antes da web, o autor era dono e senhor do texto. Definia a introdução, as trilhas do desenvolvimento, a hora da conclusão. O leitor recebia o prato pronto. (...) Nada mais podia fazer contra a ditadura da linearidade imposta pela página escrita. (...) Com o hipertexto, a ordem perdeu o rumo. O caminhar em linha reta deu a vez ao navegar. Imprevisibilidade é a tônica. Trechos do texto se intercalam com referências a outras páginas. Um clicar muda a sequência, o código, o enfoque. O leitor assume o protagonismo. Escolhe o que quer ler, quando ler, por onde começar, onde interromper, em que hora parar. (SQUARISI, 2011, p. 49) Desta forma, acredita-se que o trabalho com um portal noticioso deva, além de abarcar o aspecto tecnológico  ou seja, webdesign, ergonometria, programação etc  também estar preocupado em proporcionar o aprendizado sobre recepção, comportamento do internauta e, primordialmente, sobre as técnicas de redação e edição de textos e outros conteúdos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Portal Comunicare tem como proposta didática oferecer aos estudantes a possibilidade de produzir conteúdos jornalísticos digitais nos mais diversos formatos: reportagens multimídia, produções transmídia e elementos informativos diversos, como vídeos, mapas e infográficos. O veículo se constitui de um laboratório em que os discentes têm a oportunidade de divulgar os materiais que, alinhados às técnicas e reflexões feitas em sala, produzem. Trata-se de uma etapa vital do processo de aprendizagem, que só se concretiza com a efetiva publicação de conteúdos, tal qual ocorre na realidade da profissão. Por se tratar de um veículo digital  área para onde têm convergido grande parte da produção jornalística atual  , o Portal é indispensável na adequada formação dos estudantes para o futuro profissional. Quanto a linha editorial, o Portal Comunicare tem como princípio norteador a prática de um Jornalismo equilibrado, justo, democrático e socialmente responsável. Os estudantes dispõem de liberdade para sugerir pautas sobre os múltiplos temas que julgam relevantes e pertinentes para o debate jornalístico, sempre observados os padrões éticos da profissão, que devidamente debatidos em aula; e com a supervisão dos professores que orientam as atividades. Os estudantes são estimulados a refletir sobre o papel social da profissão, o que se reflete no teor das reportagens propostas. Destacam-se, entre outros, temas ligados a minorias e aos principais problemas sociais da sociedade brasileira. Assim, o aluno pode aprender não só o básico da produção, mas também sobre a importância do seu papel como jornalista.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os jovens da atualidade já nasceram com os meios digitais nas mãos. A geração atual, conhecida como "nativa digital", nasce possuindo smartphone com dezenas de aplicativos e vivencia a chamada era de compartilhamento, coprodução e remixagem de conteúdo, assim como a era do jornalismo cidadão, em que também se produz informação. Somado a isso, estudantes de jornalismo também se veem próximos dos conceitos norte-americanos aplicados ao profissional de hoje, que explicam as características deste novo profissional da Comunicação: MoJo (mobile journalist) e SoJo (solo journalist), que indicam que o jornalista trabalha, muitas vezes, sozinho, responsável por todas as etapas da produção noticiosa; e com equipamentos móveis, diferente do que acontecia havia alguns anos, em que as plataformas analógicas eram predominantes. O Portal Comunicare foi criado para fazer com que os estudantes possam compreender os processos que envolvem a produção de notícias para a web, ter senso crítico com relação ao meio digital e pensar em possíveis mudanças no jeito de fazer jornalismo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os estudantes que produzem conteúdo para o Portal são do segundo e terceiro períodos, dos turnos diurno e noturno, e são divididos em equipes com três integrantes cada. Dividindo-se entre as funções de pauteiro, repórter e editor (de forma cíclica), os alunos se organizam para realizar as atividades como um grupo. Ao pauteiro cabe uma reunião com o professor da disciplina, que ocorre de forma presencial e coletiva. Após a aprovação da temática, fontes e enfoques, dá-se continuação à reportagem. O repórter multimídia deve, além da produção tradicional, pensar nas imagens que vão complementar a informação textual. vídeos ou áudios também podem ser produzidos, desde que apresentem complementação de conteúdo ou que a mídia seja a mais adequada para tal conteúdo. O editor fica responsável por definir título, gravata, olho, intertítulos e legendas, bem como avaliar os hiperlinks e possibilidades de compartilhares de conteúdo como Youtube e Soundcloud e ferramentas como Google Maps e Piktochart. O professor da disciplina é o responsável pela postagem e correção do material, feita por meio do estabelecimento de demandas, e da aplicação dos padrões do jornal, que os próprios estudantes devem cumprir. Destaca-se, sob essa perspectiva, a questão multimídia na produção e veiculação de notícias. Desse modo, têm-se produções mais amplas no sentido de cobertura, justamente para incentivar e desenvolver a condição multimídia do próprio jornalista - nesse caso, dos estudantes de JornalismoPara Salaverría (apud ROCHA, 2011, p. 05), os elementos multimídia precisam ser organizados de forma complementar, para que se tenha uma mensagem unitária. Um produto informativo que só permita acessar um texto, um vídeo e uma gravação sonora, separadamente, não pode ser considerado propriamente uma mensagem multimídia; trata-se simplesmente de um conglomerado desintegrado de mensagens informativas independentes (SALAVERRIA apud ROCHA, 2004). Para Kimieck et al. (2005), citado por ROCHA (2011, p.05), trata-se de "uma combinação de texto, imagens fotográficas, ilustrações, videoclipes, áudio e interatividade, em que verifica-se uma narrativa não-linear, de modo que a informação em cada mídia seja complementar".</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Portal Comunicare foi desenhado dentro da disciplina de Jornalismo Digital, após avaliações, por parte dos estudantes, dos principais portais do Brasil e exterior, no segundo semestre de 2013. Optou-se pela plataforma Wordpress, com um tema pago de notícias. Mais recentemente, no início do mês de abril de 2015, o layout do Portal foi alterado, com design e organização pensados para otimizar ainda mais a experiência do usuário. Os menus estabelecidos anteriormente foram modificados, destacando as principais atribuições do Portal: WebTV, Webrádio, Impressos e Digitais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O objetivo deste exposto foi o de apresentar o Portal Comunicare, portal de notícias laboratorial do curso de Jornalismo da PUCPR, explicitando de que forma os estudantes participam do veículo. Em síntense, os discentes desenvolvem habilidades profissionais, refletem sobre o modelo atual de produção noticiosa e são instigados a realizar experimentações e inovações, de forma habilitar-se a ingressar em um mercado de trabalho que se exige pensamento fora da caixa, expansão e uso de diversas mídias e uma compreensão da importância de seu trabalho. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SQUARISI, D. Manual de redação e estilo para mídias convergentes. São Paulo: Geração Editorial, 2011.<br><br>ROCHA, Liana Vidigal. A utilização de elementos multimídia no jornalismo online: a cobertura do G1 sobre o Tsunami no Japão. In: ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 8., 2011, Guarapuava. p. 5. Disponível em: http://bit.ly/2F9MF4R Acesso em: 29 de abril de 2015.<br><br> </td></tr></table></body></html>