INSCRIÇÃO: 00583
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP13
 
TÍTULO: A valorização da cultura: o resgate do teatro mais tradicional de Curitiba através da comunicação
 
AUTORES: Lucas Vinicius Mayer (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Fernanda Maróstica D'Andréa (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Lucas Murillo Petchevist Perucelli (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Luiza Andreazza Figueiredo Bardelli (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Jeferson José Thauny (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: Cultura, Teatro Lala Schneider, Planejamento de comunicação, Comunicação, Publicidade e Propaganda
 
RESUMO
O presente projeto foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso para o Curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com o objetivo de reerguer a comunicação de um dos teatros mais tradicionais do Estado. A campanha desenvolvida para o Teatro Lala Schneider promoveu uma discussão acerca da valorização da cultura pela ótica da população, utilizando técnicas publicitárias para a revitalização da comunicação, sem perder a tradição do teatro.
 
INTRODUÇÃO
Os trabalhos de conclusão de curso visam aliar as técnicas e conceitos aprendidos durante todos os anos de graduação. Tendo como cliente o Teatro Lala Schneider, o projeto teve como objetivo trabalhar com o meio cultural, unindo, portanto, as técnicas publicitárias trabalhadas, com uma questão de relevância social: a cultura.਀倀愀爀愀 漀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 甀洀 渀漀瘀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 瀀甀搀攀猀猀攀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀爀 搀椀愀渀琀攀 搀愀 猀甀愀 挀漀渀挀漀爀爀渀挀椀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 最爀愀渀搀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀⸀ 倀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 愀渀氀椀猀攀猀 搀攀 搀愀搀漀猀 瀀爀椀洀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀氀攀琀愀搀漀猀 攀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 攀焀甀椀瀀攀Ⰰ 昀漀椀 挀漀渀猀琀愀琀愀搀漀 甀洀 渀搀椀挀攀 戀愀椀砀漀 搀攀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 渀漀 琀攀愀琀爀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀瀀攀猀愀爀 搀愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀Ⰰ 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀 愀 挀甀氀琀甀爀愀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 搀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀⸀ 嘀椀猀愀渀搀漀 愀甀洀攀渀琀愀爀 愀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀 渀漀 琀攀愀琀爀漀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 甀洀愀 愀漀 搀攀 椀渀挀椀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 焀甀攀 挀愀琀椀瘀愀猀猀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 猀椀洀瀀氀攀猀⸀ 䔀洀戀愀猀愀搀愀 渀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 最攀爀愀爀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 瘀椀猀攀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 琀攀愀琀爀漀 爀攀洀攀琀攀洀 愀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瀀愀氀挀漀猀 攀 瀀攀愀猀 挀漀洀 瘀愀氀漀爀攀猀 愀氀琀漀猀Ⰰ 攀 攀猀琀攀猀 渀漀 琀椀渀栀愀洀 漀 栀戀椀琀漀 搀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 漀 琀攀愀琀爀漀⸀ 䄀 愀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 琀爀愀稀攀爀 愀 琀爀愀搀椀漀 搀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀愀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 昀漀爀琀愀氀攀挀攀渀搀漀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 漀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 攀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 攀 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀 愀琀爀愀椀爀 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 猀攀渀猀瘀攀氀 攀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 愀 愀爀琀攀 瀀漀搀攀 猀攀爀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀愀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ 䄀 愀漀 愀椀渀搀愀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 戀愀猀攀 漀 渀漀瘀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 琀攀愀琀爀漀Ⰰ 焀甀攀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀  瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀  愀爀琀攀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀ⴀ愀猀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 焀甀攀 猀漀 挀漀渀琀愀搀愀猀 渀漀猀 瀀愀氀挀漀猀⸀ 倀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 洀愀椀猀 昀挀椀氀 挀爀椀愀爀 甀洀 栀戀椀琀漀 渀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 愀 愀漀 搀攀 猀琀愀爀琀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀 愀瀀攀氀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀椀琀愀氀 瀀愀爀愀渀愀攀渀猀攀㨀 漀 䘀攀猀琀椀瘀愀氀 搀攀 吀攀愀琀爀漀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀⸀
 
OBJETIVO
Reerguer a imagem de um dos teatros mais tradicionais de Curitiba, visando além disso, mostrar que apesar de existir uma visão elitizada da arte, a cultura vem se posicionando como cada vez mais acessível para as mais diversas camadas da população. ਀䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 琀攀洀ⴀ猀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀甀洀攀渀琀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀漀 䰀愀氀愀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀攀猀愀爀 搀攀 挀漀渀栀攀挀ⴀ氀漀Ⰰ 瀀漀爀 昀愀稀攀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀愀琀爀椀洀渀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 渀漀 漀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 椀渀搀甀稀椀甀Ⰰ 搀攀猀搀攀 漀 猀攀甀 椀渀挀椀漀 挀漀洀 愀 愀漀 搀攀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 甀洀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀瘀愀 甀洀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 搀漀 吀攀愀琀爀漀 䰀愀氀愀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 猀攀甀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀漀 猀愀椀爀 搀漀猀 瀀愀氀挀漀猀 攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 猀 爀甀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀 瘀椀猀漀 搀攀 焀甀攀 愀 愀爀琀攀 攀猀琀 搀椀猀琀愀渀琀攀 搀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 搀攀猀愀瀀愀爀攀挀攀 瀀愀爀愀 搀愀爀 攀猀瀀愀漀  挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 栀戀椀琀漀 焀甀攀  搀椀爀攀椀琀漀 搀漀 挀椀搀愀搀漀㨀 漀 愀挀攀猀猀漀  挀甀氀琀甀爀愀⸀  Portanto, a ação inicial da campanha teve como objetivo lançar um novo posicionamento para que o teatro em primeiro lugar se destacasse em relação aos seus concorrentes, tendo um efeito benéfico na sociedade, se posicionando como uma atividade cultural acessível e próxima das diferentes esferas sociais, mas também pudesse desenvolver estratégias de aumento de público e posicionamento mais assertivo da sua comunicação.
 
JUSTIFICATIVA
Como premissa para a realização da campanha para o Teatro Lala Schneider, foi definido que seria necessária a reconstrução da imagem do teatro, como destacado nas pesquisas realizadas: uma por levantamento de experiência, conduzida com objetivo de gerar insights sobre a experiência dos clientes; uma segunda pesquisa de observação da concorrência, para analisar a comunicação do Teatro Lala Schneider em relação aos outros estabelecimentos concorrentes e uma terceira pesquisa por questionário auto preenchido. ਀䄀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀愀 椀洀愀最攀洀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 攀 切渀椀挀愀 攀洀 爀攀氀愀漀  椀渀猀琀椀琀甀椀漀 猀攀 昀攀稀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀Ⰰ 搀攀瘀椀搀漀 猀 瘀椀猀攀猀 搀椀瘀攀爀最攀渀琀攀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 爀攀氀愀漀  洀愀爀挀愀 䰀愀氀愀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀Ⰰ 焀甀攀 昀漀爀愀洀 挀漀渀猀琀愀琀愀搀愀猀 渀愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀⸀ 䔀渀焀甀愀渀琀漀 甀洀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 爀攀猀瀀漀渀搀攀渀琀攀猀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀 漀 氀漀挀愀氀 挀漀洀 甀洀愀 瘀椀猀漀 攀氀椀琀椀猀琀愀 攀 瘀攀氀栀愀 搀漀 琀攀愀琀爀漀 ጀ†瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 渀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀 ⴀⰀ 漀甀琀爀愀 瀀愀爀琀攀 漀 瘀 挀漀洀漀 樀漀瘀攀洀 攀 洀漀搀攀爀渀漀 ጀ†瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀 漀 琀攀愀琀爀漀⸀ 䌀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 匀愀渀琀ᤀ䄠渀渀愀 ⠀㈀ ㄀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㌀ ⤀ ᰀ漠 漀戀樀攀琀椀瘀漀  戀甀猀挀愀爀 瀀爀漀瀀漀爀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 甀洀 挀漀渀挀攀椀琀漀Ⰰ 甀洀愀 椀搀攀椀愀 猀漀戀爀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 ⠀椀洀愀最攀洀 搀愀 洀愀爀挀愀⤀ᴀ⸠ Pensando nisso, o planejamento buscou criar esforços para comunicar um posicionamento sólido e diferenciado, que estivesse de acordo com a visão que o cliente gostaria que o seu público tivesse: a de um teatro próximo ao seu público. Como afirma Sampaio (2003), uma campanha de propaganda depende de diversos esforços publicitários integrados. Dessa forma, para a reconstrução da imagem do teatro, foram pensadas em diversas ações que entregassem a nova identidade do cliente, tendo como destaque a ação de lançamento que visa criar a proximidade entre teatro e público. ਀䄀椀渀搀愀Ⰰ 琀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 渀切洀攀爀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 漀 栀戀椀琀漀 攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 渀漀 琀攀洀 愀挀攀猀猀漀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀Ⰰ 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 甀洀 琀攀愀琀爀漀 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀攀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 猀攀 昀愀稀 搀攀 攀砀琀爀攀洀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀愀 瀀愀爀挀攀氀愀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 琀攀渀栀愀 挀椀渀挀椀愀 搀攀 焀甀攀 瀀漀搀攀 攀 搀攀瘀攀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀ 䄀椀渀搀愀Ⰰ 昀攀稀 猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 攀猀猀愀 猀漀氀椀搀椀昀椀挀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 洀愀爀挀愀 瀀愀爀愀 爀攀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 愀 椀洀愀最攀洀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 搀愀 洀愀爀挀愀 ᠀吠攀愀琀爀漀 䰀愀氀愀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀ᤀ⸠ Além disso, vale ressaltar o direito de acesso à cultura, garantido pela Constituição Federal Brasileira (1988):਀ Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e difusão das manifestações culturais.਀ Dessa forma, é importante salientar que a comunicação e a realização de campanhas de divulgação de atividades culturais, favorecem à população e garantem o acesso a esse tipo de atividade.਀ऀ䐀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 搀愀搀漀猀 搀漀 䴀椀渀椀猀琀爀椀漀 搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 漀 䔀猀琀愀搀漀 搀漀 倀愀爀愀渀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 琀攀愀琀爀漀猀 搀愀 刀攀最椀漀 匀甀氀Ⰰ 挀漀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 㜀㜀 甀渀椀搀愀搀攀猀⸀ 䰀攀瘀愀渀搀漀 攀洀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 漀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 渀漀琀挀椀愀猀 䜀愀稀攀琀愀 搀漀 倀漀瘀漀 ⠀㈀ ㄀ ⤀Ⰰ 挀攀爀挀愀 搀攀 㘀 ─ 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 渀漀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀 攀猀猀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀ Sendo assim, a necessidade da divulgação de atividades relacionadas à cultura, vai além de reerguer um negócio ou divulgar um serviço oferecido por um cliente. Tendo como ponto alto, a democratização da cultura, que é prevista em constituição.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a construção e criação da campanha para o Teatro Lala Schneider, foram realizadas pesquisas qualitativas e quantitativas, confirmando as visões que o público tinha em relação ao teatro, bem como em relação a falta de hábito apresentada pela amostra da pesquisa quando questionados sobre frequência. Também foi necessária uma análise dos concorrentes do Teatro Lala Schneider, para que dessa forma o cliente pudesse buscar um diferencial em relação ao seu posicionamento. ਀䄀瀀猀 愀 挀漀渀昀椀爀洀愀漀 搀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 愀洀戀最甀愀 搀漀 琀攀愀琀爀漀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 挀漀洀漀 瘀攀氀栀漀 攀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 攀 樀漀瘀攀洀 攀 洀漀搀攀爀渀漀 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 攀 愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 挀漀洀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀漀 搀攀 愀攀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 漀昀昀ⴀ氀椀渀攀 焀甀愀渀琀漀 漀渀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 漀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 琀愀渀琀漀 漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 搀愀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 焀甀愀渀琀漀 愀猀 猀漀氀椀挀椀琀愀攀猀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 攀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 漀戀猀攀爀瘀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 最爀甀瀀漀 攀 焀甀攀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀 渀漀瘀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀昀椀渀椀搀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 愀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀 搀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 栀戀椀琀漀 渀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀  Assim, foi possível definir a ação voltada para o teatro, para que dessa forma, desde o início ao restante da campanha, apresentando e aproximando o teatro do seu público, nesta ordem cronológica.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O conceito criativo definido para a campanha foi “Você também faz parte das nossas histórias”. Essa frase prega a proximidade do público às atividades culturais e ao espaço físico do teatro. Após a renovação de toda a identidade visual do Teatro Lala Schneider, reforçando a utilização de técnicas do Design para a criação, como também, do conceito de proximidade, como pode ser conferido no APÊNDICE A, a ação em destaque no presente projeto, foi desenvolvida para ser realizada em um momento de grande movimentação cultural na região do cliente, o Festival de Teatro de Curitiba, que conta com reconhecimento nacional e proporciona ao público esteja maior abertura em relação à realização de atividades culturais. ਀䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 愀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 愀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀漀 搀攀 甀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 攀氀攀渀挀漀 搀漀 琀攀愀琀爀漀Ⰰ 甀洀 瀀愀氀挀漀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 挀漀漀爀搀攀渀愀爀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 挀栀愀洀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 甀洀 戀愀渀渀攀爀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 昀氀礀攀爀猀Ⰰ 甀洀愀 甀爀渀愀 攀 瀀攀焀甀攀渀漀猀 瀀愀瀀椀猀 漀渀搀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀漀搀攀爀 椀渀琀攀爀愀最椀爀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 搀愀猀 愀爀琀攀猀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 愀漀 猀攀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀 渀漀猀 愀瀀渀搀椀挀攀猀 䈀 攀 䌀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 搀愀 愀漀 昀漀椀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 愀猀 瀀攀愀猀 焀甀攀 猀漀 漀爀椀最椀渀愀椀猀 搀漀 吀攀愀琀爀漀 䰀愀氀愀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀 攀洀 瘀攀爀猀攀猀 爀攀猀甀洀椀搀愀猀⸀ 伀猀 瀀愀瀀椀猀 搀攀 椀渀琀攀爀愀漀 猀攀爀瘀椀爀愀洀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀猀猀攀 挀漀洀 椀搀攀椀愀猀 瀀愀爀愀 猀攀爀攀洀 椀渀猀攀爀椀搀愀猀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀渀焀甀愀渀琀漀 愀 瀀攀焀甀攀渀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 漀挀漀爀爀椀愀 渀愀 爀甀愀⸀ 伀猀 愀琀漀爀攀猀 琀椀爀愀瘀愀洀 漀猀 瀀愀瀀椀猀 搀愀 甀爀渀愀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀瘀愀洀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 焀甀攀 猀漀 搀攀猀挀爀椀琀愀猀 瀀攀氀漀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 洀攀猀洀漀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀猀猀攀 搀愀 愀漀 攀 猀攀渀琀椀猀猀攀 琀愀洀戀洀 焀甀攀  瀀愀爀琀攀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀搀漀 搀愀 瀀攀愀 樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 瀀爀漀洀漀瘀攀爀愀洀 愀 椀渀琀攀爀愀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 愀漀⸀ 一漀 䄀倀쨀一䐀䤀䌀䔀 䐀 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀昀攀爀椀搀愀 甀洀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 猀漀戀爀攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀愀 愀漀⸀ Levar o teatro para a rua, além de uma divulgação da marca Lala Schneider, é uma forma de mostrar para as pessoas que o teatro é acessível e deve se tornar um hábito.਀䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀愀 愀漀 搀攀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 吀攀愀琀爀漀 䰀愀氀愀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀 瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀Ⰰ 挀漀渀琀愀 挀漀洀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 搀椀瘀攀爀猀漀 攀 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀猀琀 愀瀀攀渀愀猀 瀀愀猀猀愀渀搀漀 瀀攀氀愀猀 爀甀愀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 愀琀椀渀最椀渀搀漀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀琀爀愀椀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀 搀愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 樀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 搀攀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀爀 漀 愀挀攀猀猀漀  挀甀氀琀甀爀愀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 愀漀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀甀 瀀愀爀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀爀 漀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀 愀 攀猀猀愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 爀攀愀氀Ⰰ 攀猀琀愀渀搀漀 瀀爀砀椀洀漀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀愀猀 爀甀愀猀⸀ 䠀愀瘀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 甀洀愀 氀椀最愀漀 攀渀琀爀攀 愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 昀漀椀 搀攀昀攀渀搀椀搀愀Ⰰ 愀 渀漀瘀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 挀漀洀攀愀渀搀漀 瀀攀氀愀 氀漀最漀 ጀ†䄀倀쨀一䐀䤀䌀䔀 䔀 ጀ†攀 渀漀瘀愀猀 挀漀爀攀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 愀漀 焀甀攀 昀漀椀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 搀愀渀搀漀 猀攀焀甀渀挀椀愀 渀漀 爀攀猀琀愀渀琀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ Além disso, como comentado anteriormente, a falta de hábito da população em frequentar teatros ou atividades culturais de forma geral, devido a fatores como a elitização da cultura, é desmistificada, já que as peças de teatro são inseridas na rua e no cotidiano das pessoas. A campanha teve continuidade com outras ações em meios digitais, como a criação de um site juntamente com um blog para a publicação de conteúdos também voltados à outras vertentes da cultura, visando a informação e aproximação do público, a divulgação em portais culturais regionais e rádio, trabalhando a mídia de forma a lembrar que, como afirma Veronezzi (2009), a mudança de um hábito no consumidor, deve ter a frequência de divulgação privilegiada. ਀䐀攀瘀椀搀漀  攀猀猀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀 甀洀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀攀 洀搀椀愀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 氀椀渀欀猀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀漀猀 渀漀 䜀漀漀最氀攀 攀 䘀愀挀攀戀漀漀欀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 漀昀昀ⴀ氀椀渀攀Ⰰ 挀漀洀 䐀椀最椀琀愀氀 伀甀琀 伀昀 䠀漀洀攀Ⰰ 愀氀洀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 昀漀挀愀搀漀 渀漀猀 攀猀昀漀爀漀猀 攀 渀愀 昀爀攀焀甀渀挀椀愀 攀砀椀最椀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀爀椀愀漀 搀漀 栀戀椀琀漀 渀漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 挀漀渀樀甀渀琀漀 搀愀猀 愀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 琀攀愀琀爀漀Ⰰ 瘀椀猀愀洀 愀 爀攀挀漀氀漀挀愀漀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 爀攀猀最愀琀攀 漀猀 猀攀甀猀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀椀猀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀 渀漀 琀攀爀 愀挀攀猀猀漀  攀猀猀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 琀攀瘀攀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 愀 爀攀攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀 吀攀愀琀爀漀 䰀愀氀愀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 昀漀椀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 漀 最爀愀渀搀攀 搀昀椀挀椀琀 焀甀攀 攀砀椀猀琀攀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀漀 洀戀椀琀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 焀甀攀 瀀攀爀洀愀渀攀挀椀愀 攀猀琀愀最渀愀搀愀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 挀氀椀攀渀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 猀攀甀猀 挀漀渀挀漀爀爀攀渀琀攀猀⸀ 吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 焀甀攀 愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀砀攀爀挀攀 最爀愀渀搀攀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 瀀漀搀攀ⴀ猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 愀 昀愀氀琀愀 搀愀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 瀀愀爀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 挀漀洀 愀 最爀愀渀搀攀 昀愀氀琀愀 搀攀 栀戀椀琀漀 搀愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 攀洀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 漀 洀攀椀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 昀愀氀琀愀 搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 焀甀攀洀 琀攀洀 攀猀猀攀 瀀漀搀攀爀 攀⼀漀甀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀⸀ 䄀瀀攀猀愀爀 搀漀猀 愀瘀愀渀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 挀漀洀漀 氀攀椀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 愀 瀀漀瀀甀氀愀漀 愀 琀攀爀 洀愀椀猀 愀挀攀猀猀漀 愀 攀猀猀愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀Ⰰ 愀 挀爀椀愀漀 搀攀 栀戀椀琀漀 渀攀猀猀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瘀愀椀 愀氀洀 愀瀀攀渀愀猀 搀攀 甀洀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀猀 愀攀猀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 爀攀瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 吀攀愀琀爀漀 䰀愀氀愀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀Ⰰ 爀攀昀漀爀愀洀 焀甀攀 漀 椀渀挀攀渀琀椀瘀漀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀 瀀漀搀攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 挀漀洀攀愀爀攀洀 愀 昀爀攀焀甀攀渀琀愀爀 瀀攀愀猀 搀攀 琀攀愀琀爀漀⸀ 䄀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 愀椀渀搀愀 挀甀洀瀀爀攀 漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 攀 愀琀爀愀椀爀 甀洀 渀漀瘀漀 瀀切戀氀椀挀漀 瀀愀爀愀 漀 挀氀椀攀渀琀攀Ⰰ 戀攀洀 挀漀洀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 漀 吀攀愀琀爀漀 䰀愀氀愀 匀挀栀渀攀椀搀攀爀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 伀 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀琀椀渀最椀甀 漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀漀 愀氀椀愀爀 愀氀洀 搀愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀猀 愀瀀爀攀渀搀椀搀愀猀 渀漀 挀甀爀猀漀Ⰰ 愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 猀漀挀椀愀氀 焀甀攀 琀愀渀琀漀 猀攀 昀愀氀愀 焀甀愀渀搀漀 漀 愀猀猀甀渀琀漀  挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䜀䄀娀䔀吀䄀 䐀伀 倀伀嘀伀⸀ 䴀攀琀愀搀攀 搀漀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 渀甀渀挀愀 昀漀椀 愀漀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 琀攀愀琀爀漀 漀甀 洀甀猀攀甀⸀ ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀眀眀眀⸀最愀稀攀琀愀搀漀瀀漀瘀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀瘀椀搀愀ⴀ攀ⴀ挀椀搀愀搀愀渀椀愀⼀洀攀琀愀搀攀ⴀ搀漀猀ⴀ戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀ⴀ渀甀渀挀愀ⴀ昀漀椀ⴀ愀ⴀ挀椀渀攀洀愀ⴀ琀攀愀琀爀漀ⴀ漀甀ⴀ洀甀猀攀甀ⴀ 瘀㄀戀㘀㔀椀瀀攀渀挀椀洀爀爀洀攀瘀甀渀㐀攀㔀栀焀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀  搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䤀一䤀匀吀준刀䤀伀 䐀䄀 䌀唀䰀吀唀刀䄀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 攀洀 渀切洀攀爀漀猀㨀 愀渀甀爀椀漀 搀攀 攀猀琀愀琀猀琀椀挀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀ ㈀⸀ 攀搀⸀ 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 䴀椀渀䌀Ⰰ ㈀ ㄀ ⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀瀀漀爀琀愀氀⸀椀瀀栀愀渀⸀最漀瘀⸀戀爀⼀甀瀀氀漀愀搀猀⼀挀欀昀椀渀搀攀爀⼀愀爀焀甀椀瘀漀猀⼀䌀甀氀琀甀爀愀开攀洀开一甀洀攀爀漀猀开㈀ ㄀ ⠀㄀⤀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㄀㄀ 搀攀 愀戀爀椀氀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䴀倀䄀䤀伀Ⰰ 刀愀昀愀攀氀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀攀 䄀 愀 娀⸀ ㌀⸀ 䔀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䔀氀猀攀瘀椀攀爀Ⰰ ㈀  ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀ᤀ䄠一一䄀Ⰰ 䄀爀洀愀渀搀漀⸀ 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀㨀 吀攀漀爀椀愀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 㤀⸀ 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀攀渀最愀最攀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ ㄀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䔀刀伀一䔀娀娀䤀Ⰰ 䨀漀猀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䴀搀椀愀 搀攀 䄀 愀 娀㨀 挀漀渀挀攀椀琀漀猀Ⰰ 挀爀椀琀爀椀漀猀 攀 昀爀洀甀氀愀猀 搀漀猀 㘀  瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 琀攀爀洀漀猀 搀攀 洀搀椀愀⸀ ㌀⸀ 䔀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀攀愀爀猀漀渀 倀爀攀渀琀椀挀攀 䠀愀氀氀Ⰰ ㈀  㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀