INSCRIÇÃO: | 00584 |
CATEGORIA: | CA |
MODALIDADE: | CA01 |
TÍTULO: | Curta metragem "O Encontro" |
AUTORES: | Daniel Souza Nagahata (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Carlos Alberto Debiasi (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) |
PALAVRAS-CHAVE: | Curta-metragem, Daniel Nagahata, Filme de ficção, Multidisciplinar, O Encontro |
RESUMO | |
Este trabalho consiste na realização de um curta-metragem contemplando todas as etapas de produção, desde o roteiro até a pós-produção. Esse projeto fez uso de elementos cinematográficos e visuais como cores, objetos de cena, figurino, sons, enquadramentos, além do potencial semiótico de signos como forma de enriquecer o enredo e seus significados. A equipe foi composta de forma multidisciplinar fazendo uso de habilidades específicas dos cursos de graduação nas áreas de Publicidade, Arquitetura, Design Gráfico, Teatro e Música. O curta-metragem conta a história de Thomas, um jovem cético, que passa por uma noite turbulenta ao ter um pesadelo que mudará sua forma de ver o mundo. Então coisas estranhas passam a acontecer, como se tudo conspirasse para matá-lo. O resultado final revelou não só um produto coeso como também proporcionou uma carga de experiência teórico-prática aos envolvidos. | |
INTRODUÇÃO | |
O cinema é uma forma de expressão relativamente nova. Durante esses pouco mais de cem anos, a linguagem cinematográfica e a narrativa se tornaram mais sofisticadas a partir de uma série de incontáveis experimentos conduzidos por realizadores. Porém, tal como em outras formas de expressão, sempre se torna possível criar novos significados e formas de se contar uma história que ainda não tenham sido explorados. Conforme descrito por Xavier (2003, p.33): “No cinema, as relações entre o visível e o invisível, a interação entre o dado imediato e a sua significação, tornam-se mais intrincadas. A sucessão de imagens criada pela montagem produz relações novas a todo instante e somos sempre levados a estabelecer ligações propriamente não existentes na tela” 伀 焀甀攀 渀漀 愀搀瘀攀渀琀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 挀愀爀攀挀椀愀 愀椀渀搀愀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 洀愀椀猀 猀漀昀椀猀琀椀挀愀搀愀Ⰰ 洀甀椀琀漀 攀洀 戀爀攀瘀攀 最愀渀栀愀 瀀氀愀渀漀猀Ⰰ 爀椀琀洀漀Ⰰ 猀漀渀猀 攀 挀漀爀攀猀⸀ 伀猀 瀀漀甀挀漀猀 瀀氀愀渀漀猀 攀猀琀琀椀挀漀猀 搀攀 漀戀爀愀猀 挀漀洀漀 嘀椀愀最攀洀 䰀甀愀 ⠀䜀攀漀爀最攀猀 䴀氀椀猀Ⰰ 㤀 ㌀⤀Ⰰ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 椀渀挀椀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀Ⰰ 最愀渀栀愀洀 愀 猀漀昀椀猀琀椀挀愀漀 搀愀 洀漀渀琀愀最攀洀 攀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀漀 攀洀 漀戀爀愀猀 挀漀洀漀 唀洀 栀漀洀攀洀 挀漀洀 愀 挀洀攀爀愀 ⠀䐀稀椀最愀 嘀攀爀琀漀瘀Ⰰ 㤀㈀㠀⤀⸀ 伀 挀椀渀攀洀愀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀 搀攀猀挀漀戀爀攀 焀甀攀 瀀漀搀攀 挀漀渀琀愀爀 栀椀猀琀爀椀愀猀 ⴀ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀攀猀 琀攀渀栀愀洀 甀洀愀 瘀椀猀漀 瀀爀椀瘀椀氀攀最椀愀搀愀 搀攀 愀氀最漀 猀漀戀 琀椀挀愀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀⸀ 䘀漀椀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 愀渀漀猀 㔀 Ⰰ 焀甀攀 漀 搀椀爀攀琀漀爀 最愀渀栀愀 猀琀愀琀甀猀 搀攀 愀甀琀漀爀 搀攀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 挀漀洀 漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 昀爀愀渀挀猀 搀愀 一漀甀瘀攀氀氀攀 嘀愀最甀攀Ⰰ 搀攀猀挀爀椀琀漀 瀀漀爀 䴀愀猀挀愀爀攀氀氀漀 ⠀㈀ 㘀⤀Ⰰ 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀ⴀ漀 搀攀 甀洀愀 攀砀瀀爀攀猀猀漀 愀爀琀猀琀椀挀愀⸀ 一漀 猀攀 瀀漀搀攀 攀猀焀甀攀挀攀爀Ⰰ 琀漀搀愀瘀椀愀Ⰰ 焀甀攀 漀 挀椀渀攀洀愀 琀愀洀戀洀 Ⰰ 瀀爀愀琀椀挀愀洀攀渀琀攀 搀攀猀搀攀 漀 猀攀甀 洀愀爀挀漀 ᠀稠攀爀漀ᤀⰠ 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀渀搀甀猀琀爀椀愀氀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 琀愀氀Ⰰ 瘀椀猀愀 琀愀洀戀洀 漀 氀甀挀爀漀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 挀漀爀爀攀琀漀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 戀漀愀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀猀愀猀 椀渀漀瘀愀攀猀Ⰰ 漀甀 愀焀甀攀氀愀猀 焀甀攀 愀琀椀渀最椀爀愀洀 洀愀椀漀爀 砀椀琀漀Ⰰ 猀攀 搀攀瘀攀洀 琀愀洀戀洀 愀挀攀椀琀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀攀氀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀砀攀爀挀椀琀愀爀 愀 挀爀椀愀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 猀攀 琀漀爀渀愀 甀洀 攀砀攀爀挀挀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 戀愀猀琀愀渀琀攀 瀀爀漀昀甀渀搀漀 攀 猀漀昀椀猀琀椀挀愀搀漀 攀 攀猀猀愀 愀 椀渀琀攀渀漀 瀀爀椀洀漀爀搀椀愀氀 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀椀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀 昀椀氀洀攀 挀漀洀 漀 洀愀椀漀爀 最爀愀甀 搀攀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 搀攀猀搀攀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 挀漀氀漀挀愀漀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀⸀ 一攀猀琀攀 昀椀氀洀攀Ⰰ 琀甀搀漀 昀漀椀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 琀爀愀稀攀爀 愀 洀愀椀漀爀 椀洀攀爀猀漀 樀甀渀琀漀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 甀洀愀 琀椀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 瀀爀琀椀挀愀 攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 焀甀攀 瀀甀搀攀爀愀洀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 漀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 瘀椀瘀攀渀挀椀愀爀 愀 愀琀甀愀漀 爀攀愀氀 攀洀 挀愀搀愀 甀洀愀 搀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ Como objetivos secundários, O Encontro procurou também explorar a possibilidade de aprofundar a experimentação de uma narrativa cinematográfica, lançando mão de possibilidades de significação estudadas para causar sensações ao espectador no decorrer da trama, misturando uma história que ao mesmo tempo que procura entreter também faz com que se tenha outros sentidos que são de leitura em segundo plano como o uso das cartas de tarô e o nome dos personagens, por exemplo, Thomas e Valkiria, conforme será explicado adiante. 伀甀琀爀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 琀攀猀琀愀爀 愀 愀挀攀椀琀愀漀 樀甀渀琀漀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 昀攀猀琀椀瘀愀椀猀 攀 洀漀猀琀爀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀 挀漀渀琀愀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 甀洀愀 瘀攀爀猀漀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀 攀洀 椀渀最氀猀 挀甀樀漀 昀漀挀漀 愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀攀猀猀愀 洀攀猀洀愀 渀愀琀甀爀攀稀愀 攀洀 渀瘀攀氀 椀渀琀攀爀渀愀挀椀漀渀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 焀甀攀 洀漀琀椀瘀漀甀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 昀漀椀 漀 昀愀琀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀 猀攀爀 甀洀愀 愀爀琀攀 焀甀攀 攀渀瘀漀氀瘀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 搀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 爀攀愀猀 攀 瀀爀漀洀漀瘀攀 甀洀 攀猀瀀愀漀 焀甀攀 爀攀切渀攀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 甀洀 漀戀樀攀琀漀 攀洀 挀漀洀甀洀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 渀愀猀挀攀甀 搀愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 搀愀 倀唀䌀倀刀 攀洀 昀愀稀攀爀 挀椀渀攀洀愀 洀愀猀 愀漀猀 瀀漀甀挀漀猀 昀漀椀 愀最爀攀最愀渀搀漀 漀甀琀爀漀猀 挀甀爀猀漀猀 挀漀洀漀 漀 䐀攀猀椀最渀 䜀爀昀椀挀漀Ⰰ 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀Ⰰ 吀攀愀琀爀漀 攀 䴀切猀椀挀愀⸀ 䔀猀猀攀猀 漀甀琀爀漀猀 挀甀爀猀漀猀 琀爀漀甀砀攀爀愀洀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 挀漀洀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 焀甀攀 猀攀 猀漀洀愀爀愀洀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀⸀ 倀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 焀甀攀洀 攀猀琀甀搀愀 吀攀愀琀爀漀 琀攀洀 洀愀椀猀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 攀洀 攀渀琀攀渀搀攀爀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 愀 愀琀甀愀漀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀搀甀稀椀爀 漀 焀甀攀 昀漀椀 攀猀挀爀椀琀漀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀㬀 愀氀洀 搀椀猀猀漀 猀漀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 洀愀椀猀 椀渀搀椀挀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 漀 挀愀猀琀椀渀最 ⠀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 攀猀挀漀氀栀愀 搀漀猀 愀琀漀爀攀猀⤀⸀ 䐀攀猀椀最渀 最爀昀椀挀漀 瀀漀猀猀甀椀 愀洀瀀氀愀猀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 渀漀猀 挀愀洀瀀漀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 挀漀氀愀戀漀爀愀 渀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 ⠀洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀⤀⸀ 伀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 洀切猀椀挀愀 愀琀甀愀洀 琀愀渀琀漀 渀愀 挀愀瀀琀愀漀 搀漀猀 搀椀氀漀最漀猀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 焀甀愀渀琀漀 渀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 搀攀 昀漀氀攀礀 ⠀爀甀搀漀猀 甀猀愀搀漀猀 渀漀 昀椀氀洀攀⤀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 猀漀洀Ⰰ 洀椀砀愀最攀洀 攀 琀爀椀氀栀愀 猀漀渀漀爀愀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䄀爀焀甀椀琀攀琀甀爀愀 瀀漀搀攀 愀琀甀愀爀 渀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀愀 瘀椀猀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀猀 挀攀渀爀椀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀 搀攀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ Essa multidisciplinaridade permitiu que o curta-metragem fosse se tornando algo mais elaborado, fazendo com que cada pessoa pudesse agregar com seus conhecimentos profissionais e se desenvolver ainda mais por meio do cinema. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
A criação do roteiro baseou-se no estudo e nas referências de obras cinematográficas. A premissa básica do curta 'O Encontro' é trabalhar com a mistura de gêneros. Um gênero pode ser compreendido como muitos filmes se apresentam para seus públicos, utilizando “um sistema de códigos, convenções e estilos visuais que possibilita ao público determinar rapidamente e com alguma complexidade o tipo de narrativa que está assistindo” (Turner, 1997, p.88). 一漀 挀愀猀漀 搀漀 琀攀爀爀漀爀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 漀戀爀愀猀 搀攀猀猀攀 最渀攀爀漀 昀漀爀愀洀 攀猀琀甀搀愀搀愀猀 挀漀洀漀 ✀䄀 䈀爀甀砀愀✀ ⠀刀漀戀攀爀琀 䔀最最攀爀猀Ⰰ ㈀ 㔀⤀ 焀甀攀 瀀漀猀猀甀椀 甀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 洀愀椀猀 瀀猀椀挀漀氀最椀挀愀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀 搀愀 琀爀愀洀愀⸀ 䔀猀琀攀 昀椀氀洀攀Ⰰ 焀甀攀 搀椀瘀椀搀椀甀 漀瀀椀渀椀攀猀 渀愀 瀀漀挀愀 搀漀 猀攀甀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀Ⰰ 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀攀 猀椀渀琀愀 愀瀀爀攀攀渀猀椀瘀漀⸀ 䴀愀猀 攀猀猀攀 攀昀攀椀琀漀 渀漀 瘀攀洀 琀愀渀琀漀 瀀攀氀愀 愀洀攀愀愀 搀椀爀攀琀愀 搀攀 甀洀 洀漀渀猀琀爀漀 漀甀 瀀漀搀攀爀 猀漀戀爀攀渀愀琀甀爀愀氀 ⴀ 挀漀洀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 攀洀 挀氀猀猀椀挀漀猀 搀漀 最渀攀爀漀 挀漀洀漀 ᠀匠攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀 ㌀ᤀ†⠀匀攀愀渀 匀⸀ 䌀甀渀渀椀渀最栀愀洀Ⰰ 㤀㠀 ⤀ ⴀⰀ 洀愀猀 猀椀洀 瀀攀氀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀⸀ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 瀀攀渀猀愀爀 攀洀 甀洀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 漀瀀爀攀猀猀椀瘀愀 挀漀渀猀琀爀甀搀愀 搀攀 猀漀渀猀 攀 瀀攀氀愀 愀洀攀愀愀 椀渀搀椀爀攀琀愀 昀漀椀 甀洀愀 搀愀猀 椀渀猀瀀椀爀愀攀猀 椀渀椀挀椀愀椀猀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ É importante salientar também que 'O Encontro' não usa somente referências de terror: também foram pesquisadas estruturas narrativas da comédia romântica como forma de realizar a experiência de mistura de gêneros cinematográficos. Entende-se como comédia romântica o gênero de filmes que explora as relações entre personagens que buscam o amor. Essas relações muitas vezes acontecem de maneira mais leve, entremeada de piadas e outros acontecimentos dessa natureza. Dentro desse gênero, optou-se por uma abordagem mais realista e que também não fosse muito carregada de humor. A referência foi o filme '500 Dias Com Ela' (Mark Webb, 2009) que traz uma certa ilusão de um amor perfeito que na verdade não era tão perfeito assim.䔀洀 氀椀渀栀愀猀 最攀爀愀椀猀Ⰰ ✀伀 䔀渀挀漀渀琀爀漀✀ 琀爀愀琀愀 搀攀 吀栀漀洀愀猀Ⰰ 甀洀 樀漀瘀攀洀 挀琀椀挀漀Ⰰ 焀甀攀 瀀愀猀猀愀 瀀漀爀 甀洀愀 渀漀椀琀攀 琀甀爀戀甀氀攀渀琀愀 愀漀 琀攀爀 甀洀 瀀攀猀愀搀攀氀漀 焀甀攀 洀甀搀愀 猀甀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 瘀攀爀 漀 洀甀渀搀漀⸀ 䔀渀琀漀 挀漀椀猀愀猀 攀猀琀爀愀渀栀愀猀 瀀愀猀猀愀洀 愀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 渀漀 搀攀挀漀爀爀攀爀 搀漀 搀椀愀Ⰰ 挀漀洀漀 猀攀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀 洀椀猀琀攀爀椀漀猀愀Ⰰ 漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 挀漀渀猀瀀椀爀愀猀猀攀 瀀愀爀愀 洀愀琀ⴀ氀漀⸀ 䤀猀猀漀 昀愀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀洀攀挀攀 愀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀爀 猀甀愀 瘀椀猀漀 搀攀 洀甀渀搀漀 攀 昀椀焀甀攀 愀瀀爀攀攀渀猀椀瘀漀 焀甀愀渀琀漀 瘀攀爀愀挀椀搀愀搀攀 搀漀 猀漀渀栀漀 焀甀攀 琀攀瘀攀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀猀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 搀漀 猀攀甀 搀椀愀Ⰰ 吀栀漀洀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀 嘀愀氀焀甀爀椀愀Ⰰ 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 氀椀渀搀愀 攀 洀椀猀琀攀爀椀漀猀愀 焀甀攀 漀 昀愀稀 瀀攀渀猀愀爀 焀甀攀 琀愀氀瘀攀稀 漀 瀀爀攀猀猀最椀漀 爀甀椀洀 猀攀樀愀 瀀愀爀愀 琀爀愀稀攀爀 愀氀最漀 戀漀洀 攀洀 猀甀愀 瘀椀搀愀⸀ 伀 焀甀攀 吀栀漀洀愀猀 渀漀 猀愀戀椀愀 焀甀攀 嘀愀氀焀甀爀椀愀 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 攀爀愀 愀 瀀攀爀猀漀渀椀昀椀挀愀漀 搀愀 瀀爀瀀爀椀愀 䴀漀爀琀攀⸀ A partir dessa pesquisa referencial aos gêneros cinematográficos, o roteiro também inspirou-se na criação do cinema clássico, recorrendo ao paradigma dos três atos conforme referenciado por Syd Field em seu livro 'Do Roteiro à Criação'. Segundo ele, um roteiro cinematográfico se divide em três atos em específico: a apresentação, o desenvolvimento e o desfecho (Fyeld, 2001, p.13). O final de cada um desses atos possui um ponto de virada que leva a novos desdobramentos ou ao desfecho da ação. No caso desse roteiro em específico, por se tratar de um curta-metragem, foi necessário dinamizar esses pontos já que o tempo de ação é menor que quinze minutos. Assim, é possível identificar da seguinte forma os 3 atos no roteiro: o conflito inicial está dado quando Thomas tem um sonho com a Morte e a premissa que ela virá buscá-lo. Em seguida, o jovem passa para o segundo ato que é o desenvolvimento dessa premissa na qual as coisas dão errado durante o seu dia - chuveiro queima, não tem dinheiro para o ônibus, um vaso quase cai na sua cabeça. 倀漀爀洀Ⰰ 愀漀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 搀漀 切氀琀椀洀漀 焀甀愀爀琀漀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 栀 甀洀愀 焀甀攀戀爀愀 搀攀 攀砀瀀攀挀琀愀琀椀瘀愀 攀 愀焀甀椀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 挀愀洀椀渀栀愀 瀀愀爀愀 漀 挀愀洀瀀漀 搀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀㨀 吀栀漀洀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀 甀洀愀 樀漀瘀攀洀 瀀攀氀漀 挀愀洀椀渀栀漀Ⰰ 焀甀攀 焀甀愀猀攀 漀 愀琀爀漀瀀攀氀愀 挀漀洀 愀 戀椀挀椀挀氀攀琀愀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 漀 昀椀氀洀攀 瀀愀猀猀愀 愀 昀氀攀爀琀愀爀 挀漀洀 愀 挀漀洀搀椀愀 爀漀洀渀琀椀挀愀 昀愀稀攀渀搀漀 挀漀洀 焀甀攀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 瀀攀渀猀攀 焀甀攀 渀愀 瘀攀爀搀愀搀攀 吀栀漀洀愀猀 攀猀琀愀瘀愀 ✀挀漀洀 愀稀愀爀 渀愀 瘀椀搀愀Ⰰ 洀愀猀 猀漀爀琀攀 渀漀 愀洀漀爀✀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 漀 搀攀猀昀攀挀栀漀 甀洀愀 渀漀瘀愀 猀甀爀瀀爀攀猀愀㨀 攀洀 瘀攀爀搀愀搀攀 愀 洀漀愀 攀爀愀 愀 䴀漀爀琀攀 搀椀猀昀愀爀愀搀愀 焀甀攀 猀椀洀Ⰰ 愀挀愀戀漀甀 瘀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 戀甀猀挀ⴀ氀漀⸀ 䔀猀琀攀 樀漀最漀 渀漀 焀甀愀氀 漀 愀挀愀猀漀Ⰰ 搀攀猀琀椀渀漀Ⰰ 瀀爀攀搀攀猀琀椀渀愀漀Ⰰ 䴀漀爀琀攀 攀 嘀椀搀愀 ⴀ 攀 瀀漀爀焀甀攀 渀漀 搀椀稀攀爀 琀愀洀戀洀 漀 最渀攀爀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀漀 ⴀ 琀爀漀挀愀洀 搀攀 氀甀最愀爀攀猀 攀渀琀爀攀 猀椀 漀 琀攀洀瀀漀 琀漀搀漀 愀挀愀戀愀 猀攀渀搀漀 漀 挀攀爀渀攀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 搀愀 漀戀爀愀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀 猀甀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ Outro fator que também busca trazer profundidade à trama é a nomenclatura dos personagens: de um lado Thomas sendo uma variação do apóstolo Tomé que é conhecido por precisar ver para crer. Já Valquíria, da mitologia nórdica, um ser divino que servia Odin e escolhia os mortos das batalhas e os guiavam para Valhala. Valquíria também significa, como diz no próprio curta, aquela que escolhe os que vão morrer.䐀漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 瀀爀漀搀甀琀椀瘀漀Ⰰ 愀猀 琀挀渀椀挀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 昀漀爀愀洀 愀猀 焀甀攀 洀攀氀栀漀爀 猀攀 愀瀀爀漀砀椀洀愀洀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 挀椀渀攀洀愀琀漀最爀昀椀挀愀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 搀攀猀挀爀椀琀愀 瀀漀爀 愀甀琀漀爀攀猀 挀漀洀漀 刀漀搀爀椀最甀攀猀 ⠀㈀ ㈀⤀⸀ 伀 愀甀琀漀爀 攀渀砀攀爀最愀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀椀渀攀洀愀 猀攀最洀攀渀琀愀搀愀 攀洀 瘀爀椀漀猀 最爀甀瀀漀猀 洀攀渀漀爀攀猀 焀甀攀 挀甀椀搀愀洀 搀攀 愀猀瀀攀挀琀漀猀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 搀漀 昀椀氀洀攀㨀 漀 猀攀琀漀爀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 昀愀爀 挀漀洀 焀甀攀 琀甀搀漀 瀀漀猀猀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀Ⰰ 攀渀挀漀渀琀爀愀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 焀甀攀 猀攀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀㬀 漀 猀攀琀漀爀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 挀甀椀搀愀爀 搀漀猀 攀焀甀椀瀀愀洀攀渀琀漀猀 挀漀洀漀 挀洀攀爀愀猀Ⰰ 氀攀渀琀攀猀Ⰰ 氀甀稀攀猀 攀 瀀攀渀猀愀爀Ⰰ 攀洀 挀漀渀樀甀渀琀漀 挀漀洀 漀 搀椀爀攀琀漀爀 焀甀愀椀猀 猀攀爀漀 漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 攀渀焀甀愀搀爀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀㬀 愀 搀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 猀攀爀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 琀漀搀漀 漀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 昀椀氀洀攀 挀漀洀漀 挀攀渀爀椀漀猀 攀 昀椀最甀爀椀渀漀猀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 瀀漀爀 搀椀愀渀琀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 瀀爀漀挀攀搀攀甀ⴀ猀攀Ⰰ 愀瀀猀 愀 攀猀挀爀椀琀愀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀Ⰰ 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 ⴀ 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀攀 㘀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀Ⰰ 挀漀洀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 瘀椀猀琀漀 渀漀猀 挀爀搀椀琀漀猀 搀漀 昀椀氀洀攀 ⴀ 攀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 猀攀最甀渀搀漀 攀猀猀攀猀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀⸀ Por fim, também no momento da edição, pesquisaram-se maneiras de criar a melhor montagem possível. É comum dizer que, é nesse momento que um novo e definitivo filme irá surgir, pois é a partir da escolha de determinados trechos das tomadas, que existe a montagem do filme propriamente dito. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
O curta-metragem várias etapas. A primeira foi a escrita do storyline que no início estava assim: Rapaz muito supersticioso tem um sonho de que a morte iria atrás dele e o levaria naquele dia. Todas as coisas que acontecem no dia fazem com que ele fique apreensivo e receoso. Rapaz conhece uma menina na qual se sente muito atraído e se esquece do sonho profético. Rapaz e Menina estão na sua casa, vão para o seu quarto e ficam deitados na cama do Rapaz cabeça com cabeça. Conversando, eles chegam aos significados dos seus nomes e ela diz que o nome dela significa morte. Porta se tranca sozinha. Fim. Porém, durante todo o processo - desde a escrita do storyline até a versão final do roteiro - a história foi tomando outros rumos e algumas alterações foram feitas: além dos nomes dos personagens também houve mudança nos diálogos que conduzem os personagens até a casa da Thomas, optando por deixar essa parte do filme somente em indicações visuais. Além disso, a ideia dos personagens estarem deitados na cama, cabeça com cabeça foi mudada para um diálogo lateral na cabeceira, conforme é visto na versão final.䌀漀洀 漀 爀漀琀攀椀爀漀 挀爀椀愀搀漀Ⰰ 昀漀椀 漀爀最愀渀椀稀愀搀愀 甀洀愀 爀攀甀渀椀漀 挀漀洀 愀氀最甀渀猀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 䔀氀愀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 渀漀 昀椀渀愀氀 搀攀 ㈀ 㘀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 昀漀猀猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀 搀攀挀椀搀椀搀愀 愀猀 昀甀渀攀猀 焀甀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 昀椀挀愀爀椀愀洀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 樀 猀攀 昀椀挀愀爀愀洀 愀挀攀爀琀愀搀漀猀 瀀愀爀洀攀琀爀漀猀 最攀爀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 挀愀猀琀椀渀最Ⰰ 戀甀猀挀愀 瀀攀氀愀猀 氀漀挀愀攀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 搀攀琀愀氀栀攀猀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 椀渀椀挀椀愀氀 渀漀 愀瀀漀渀琀愀瘀愀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀焀甀椀瀀攀 洀甀氀琀椀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀⸀ 䄀 椀搀攀椀愀 昀漀椀 猀攀渀搀漀 愀洀愀搀甀爀攀挀椀搀愀 攀洀 攀渀挀漀渀琀爀漀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀攀猀 焀甀攀 爀攀瘀攀氀愀爀愀洀 攀猀猀攀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䤀猀猀漀 猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 最爀愀愀猀 愀漀 昀愀琀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 琀攀爀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 焀甀攀 樀 琀爀愀稀 攀洀 猀椀 愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 漀甀琀爀漀猀 挀甀爀猀漀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 昀漀椀 猀攀 愀最爀攀最愀渀搀漀 愀 挀愀搀愀 攀琀愀瀀愀Ⰰ 渀漀瘀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀猀猀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀洀 挀漀洀甀洀⸀ A chamada para o casting foi divulgada em redes sociais e feita online por meio de vídeos que os atores interessados enviaram contando um pouco de si mesmos e também fazendo a leitura de alguma cena do roteiro. Depois que a escolha dos atores foi realizada, foi marcada uma reunião para que toda a ideia e os pormenores do curta fossem apresentados. Dessa forma, os atores puderam entender melhor toda a ideia da história, ensaiar juntos e também esclarecer algumas dúvidas que possam ter surgido sobre seus personagens durante a leitura do roteiro. Como os atores eram estudantes de Teatro, eles conseguiram encorpar o curta-metragem com seus conhecimentos de atuação e transmitir todo o sentimento dos personagens para a história.䐀攀瀀漀椀猀 搀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀 漀猀 愀琀漀爀攀猀Ⰰ 昀漀椀 漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 䐀椀爀攀漀 搀攀 䄀爀琀攀 搀攀昀椀渀椀爀 渀漀 猀 漀 昀椀最甀爀椀渀漀 挀漀洀漀 琀愀洀戀洀 挀愀搀愀 氀漀挀愀漀 攀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀漀猀 搀攀 挀攀渀愀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 愀搀愀瀀琀愀攀猀 渀攀猀猀愀 爀攀愀 猀攀 昀椀稀攀爀愀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀愀猀㨀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 愀琀爀椀稀 焀甀攀 瘀椀瘀攀 愀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 嘀愀氀焀甀爀椀愀 渀漀 瀀漀猀猀甀椀 漀猀 挀愀戀攀氀漀猀 氀漀甀爀漀猀 渀攀洀 漀猀 漀氀栀漀猀 愀稀甀椀猀Ⰰ 挀漀爀 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀搀愀 渀漀 爀漀琀攀椀爀漀 焀甀攀 昀愀稀椀愀 愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 渀爀搀椀挀漀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 昀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 愀 挀漀氀漀挀愀漀 搀攀 甀洀 瀀攀爀甀挀愀 渀愀琀甀爀愀氀 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 氀攀渀琀攀猀 搀攀 挀漀渀琀愀琀漀⸀ 䄀猀 瘀攀猀琀椀洀攀渀琀愀猀 琀愀洀戀洀 昀漀爀愀洀 瀀氀愀渀攀樀愀搀愀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 搀漀 昀椀氀洀攀Ⰰ 挀甀樀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 漀 昀椀氀洀攀 琀攀渀栀愀 琀漀渀猀 洀攀渀漀猀 挀漀氀漀爀椀搀漀猀 渀漀 椀渀挀椀漀 攀 最愀渀栀攀 挀漀爀攀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀 洀漀洀攀渀琀漀 吀栀漀洀愀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀 嘀愀氀欀礀爀椀愀⸀ 䔀渀琀爀攀 攀猀猀攀猀 漀戀樀攀琀漀猀Ⰰ 漀 挀愀挀栀攀挀漀氀 瘀攀爀洀攀氀栀漀 搀攀 嘀愀氀焀甀爀椀愀 戀甀猀挀愀 琀爀愀搀甀稀椀爀 琀愀渀琀漀 瀀愀椀砀漀 焀甀愀渀琀漀 洀漀爀琀攀 攀 猀攀甀猀 漀氀栀漀猀 愀稀甀椀猀 攀 挀愀戀攀氀漀 氀漀椀爀漀 焀甀攀 昀愀稀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 搀攀甀猀愀 渀爀搀椀挀愀⸀ 伀 昀椀最甀爀椀渀漀 搀愀 洀漀爀琀攀 挀漀洀瀀漀猀琀漀 瀀漀爀 甀洀愀 攀猀瀀挀椀攀 搀攀 戀愀琀愀Ⰰ 瘀攀猀琀椀洀攀渀琀愀 焀甀攀 爀攀洀攀琀攀 愀漀 椀洀愀最椀渀爀椀漀 愀渀琀椀最漀⼀洀攀搀椀攀瘀愀氀 攀 愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀愀 䴀漀爀琀攀 琀爀愀搀甀稀椀搀愀猀 挀漀洀漀 甀洀 瘀攀氀栀漀 焀甀攀 瘀攀洀 戀甀猀挀愀爀 愀猀 愀氀洀愀猀 瀀愀爀愀 愀 琀爀愀瘀攀猀猀椀愀 愀漀 漀甀琀爀漀 瀀氀愀渀漀⸀ No que diz respeito aos cenários, o curso de Arquitetura pode colaborar com seus conhecimentos espaciais escolhendo e projetando os ambientes utilizados no projeto. No quarto de Thomas, por exemplo, foi planejado um o desenho na parede ao fundo. A decoração foi realizada com fita isolante e nessa arte existe o símbolo do ateísmo de forma sutil que, na última cena do filme, está separando os dois personagens. É o momento que acontece também a revelação final a Thomas e ele vê a figura da Morte de perto, tal qual foi vista em sonho no começo da trama. 伀 搀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 愀甀砀椀氀椀漀甀 攀洀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 焀甀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 ⴀ 焀甀攀 樀 琀椀瘀攀爀愀洀 洀愀琀爀椀愀猀 瘀漀氀琀愀搀愀猀 愀漀 挀椀渀攀洀愀 攀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 ⴀ 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 攀洀 挀愀搀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 挀漀洀 漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 琀椀渀栀愀洀 猀漀戀爀攀 漀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ Depois que toda a pré-produção foi feita, se deu início às gravações. Elas levaram quatro dias, um em cada fim de semana do mês de maio de 2017, sendo em cada dia foram gravadas em torno de duas locações. Não houve imprevistos durante esse processo, uma vez que ele foi bastante estudado durante a pré-produção e, apesar de alguns dias com ameaça de chuva em gravações externas, todo o cronograma de filmagem foi concluído dentro do prazo estipulado.䄀 攀琀愀瀀愀 搀攀 瀀猀ⴀ瀀爀漀搀甀漀 ⴀ 洀漀渀琀愀最攀洀Ⰰ 攀搀椀漀 搀攀 猀漀洀Ⰰ 挀漀氀漀爀椀稀愀漀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 ⴀ 昀漀椀 愀 洀愀椀猀 搀攀洀漀爀愀搀愀 搀攀 琀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 䤀猀猀漀 猀攀 搀攀瘀攀甀 瘀爀椀漀猀 昀愀琀漀爀攀猀⸀ Todo o filme foi filmado em 4k com arquivos em RAW. Essa escolha foi feita para que se tivesse o máximo de informações possíveis para a pós-produção e também para que o filme pudesse ser reproduzido sem dificuldades em telas maiores como as de cinema. Isso fez com que houvesse uma grande quantidade de informação acumulada e assim foram necessárias várias semanas para a organização do material e a montagem do primeiro corte do filme. A partir dele, várias discussões foram feitas para se chegar na última versão, que só chegou depois da sétima montagem diferente. Também nessa etapa houve a inclusão de um novo elemento no filme: as cartas de tarô que vão ditando os significados simbólicos do destino de Thomas. Para isso, foi necessário retornar ao estúdio e gravar as cartas e a “mão do destino” que vai retirando cada uma das cartas e, ao final, “engana” o protagonista escondendo a carta da morte por detrás dos amantes. 䐀攀瀀漀椀猀 搀漀 挀漀爀琀攀 昀椀渀愀氀Ⰰ 漀 昀椀氀洀攀 瀀攀爀挀漀爀爀攀甀 搀漀椀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 搀椀猀琀椀渀琀漀猀㨀 甀洀 瀀愀爀愀 漀 猀漀洀 攀 漀 漀甀琀爀漀 瀀愀爀愀 愀 挀漀爀爀攀漀 搀攀 挀漀爀 攀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀⸀ No que diz respeito ao som, foi o momento de maior atuação dos integrantes do curso de música. Através de uma parceria com o professor Jorge Falcón, que ministra uma matéria de gravação e mixagem musical para o curso de Música da PUCPR, os estudantes puderam trazer todo o sentimento da história por meio da trilha sonora e ruídos de cena. Além disso, para ganhar um aspecto mais profissional todos os diálogos do filme foram refeitos em estúdio e posteriormente inseridos na trilha final. Esse processo sozinho levou dois meses e garantiu também uma experiência nessa área aos estudantes tanto de música quanto de teatro. Por fim, a mixagem final aconteceu entre dezembro de 2017 e março de 2018, período no qual a finalização de cor e efeitos especiais (como o chuveiro que queima no início do filme e os olhos de Valquíria que mudam de cor) pode ser também arranjada.倀愀爀愀 愀 瀀愀爀琀攀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀攀 䐀攀猀椀最渀 攀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 瀀甀搀攀爀愀洀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 樀甀渀琀漀猀⸀ 伀 焀甀攀 瀀攀爀洀椀琀椀甀 焀甀攀 愀猀 瀀攀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 攀猀琀椀瘀攀猀猀攀洀 愀氀椀渀栀愀搀愀猀 攀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀猀猀攀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 挀甀爀琀愀⸀ 伀甀琀爀愀 爀攀愀 焀甀攀 漀 䐀攀猀椀最渀 愀琀甀漀甀 昀漀椀 渀愀 攀搀椀漀 搀漀 昀椀氀洀攀 ⴀ 挀漀爀琀攀Ⰰ 挀漀氀漀爀椀稀愀漀 攀 攀昀攀椀琀漀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 攀洀 爀愀稀漀 搀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䜀氀愀甀挀椀漀 䴀漀爀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀漀爀搀攀渀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀猀 渀攀猀猀愀 爀攀愀 渀攀猀猀攀 挀甀爀猀漀 攀洀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀 渀愀 倀唀䌀倀刀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䐀漀 椀渀挀椀漀 搀漀 爀漀琀攀椀爀漀 愀瀀爀漀瘀愀漀 昀椀渀愀氀 昀漀爀愀洀 挀攀爀挀愀 搀攀 㠀 洀攀猀攀猀 搀攀 攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀⸀ 伀猀 挀爀搀椀琀漀猀 昀椀渀愀椀猀 猀漀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 洀愀渀攀椀爀愀Ⰰ 甀洀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀漀 搀愀 椀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀椀搀愀搀攀㨀 猀漀 㐀㔀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀渀琀爀攀 最爀愀搀甀愀渀搀漀猀 攀 最爀愀搀甀愀搀漀猀 焀甀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀愀洀 攀洀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀 搀漀 昀椀氀洀攀⸀ 䤀猀猀漀 瀀爀漀瘀愀 焀甀攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 搀漀 挀甀爀琀愀ⴀ洀攀琀爀愀最攀洀 ✀伀 䔀渀挀漀渀琀爀漀✀ 瀀漀搀攀 愀最爀攀最愀爀 瘀爀椀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 攀 椀猀猀漀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀漀甀 渀漀 猀 甀洀 昀椀氀洀攀 挀漀氀愀戀漀爀愀琀椀瘀漀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 瀀甀搀攀猀猀攀洀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 猀甀愀猀 爀攀愀猀 搀攀 愀琀甀愀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀漀 挀椀渀攀洀愀⸀ Uma das dificuldades do projeto foi conseguir os locais ideais para as filmagens, já que o filme foi feito sem verba alguma. Mas o que também foi possível descobrir é que existem várias locações que podem ceder seu espaço, basta coragem e força de vontade para descobrir esse contato, apresentar o projeto e conseguir a autorização para filmar no local. Não se gastou verba em momento algum nesse quesito: todos os locais foram cedidos com a permuta de inclusão nos créditos finais da produção.䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 瀀爀漀挀甀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 漀 挀椀渀攀洀愀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 椀洀攀爀猀椀瘀漀 焀甀攀 瀀漀搀攀 挀愀甀猀愀爀 漀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀愀漀 瀀愀爀愀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 愀 昀愀稀攀爀 漀 攀猀瀀攀挀琀愀搀漀爀 猀攀渀琀椀爀 漀 焀甀攀 漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 攀猀琀漀 猀攀渀琀椀渀搀漀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀渀猀攀最甀攀洀 愀瀀爀攀渀搀攀爀 挀漀洀 漀猀 攀爀爀漀猀 攀 愀挀攀爀琀漀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 栀椀猀琀爀椀愀Ⰰ 猀攀洀 焀甀攀 攀氀愀猀 瀀爀攀挀椀猀攀洀 瀀愀猀猀愀爀 瀀攀氀愀 洀攀猀洀愀 猀椀琀甀愀漀⸀ 倀漀椀猀 洀攀猀洀漀 焀甀攀 甀洀 昀椀氀洀攀 猀攀 琀爀愀琀攀 搀攀 甀洀愀 昀椀挀漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 椀洀瀀漀猀猀瘀攀氀 愀挀漀渀琀攀挀攀爀 渀愀 瘀椀搀愀 爀攀愀氀Ⰰ 琀漀搀愀 栀椀猀琀爀椀愀 琀爀愀稀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 洀甀渀搀漀 爀攀愀氀 椀渀挀甀琀椀搀愀猀 攀洀 猀攀甀 攀渀爀攀搀漀⸀ De maneira geral foi possível criar um filme usando embasamentos teóricos como o dos três atos e também experimentar na prática uma união dos gêneros cinematográficos suspense/terror e comédia romântica. O resultado demonstra que o potencial do cinema em se reinventar é infinito, assim como são também infinitas as relações que se podem criar em uma equipe de produção através da multidisciplinaridade. | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
FIELD, Syd. Manual de roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀䐀刀䤀䜀唀䔀匀Ⰰ 䌀栀爀椀猀⸀ 伀 挀椀渀攀洀愀 攀 愀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䘀䄀倀䔀刀䨀Ⰰ ㈀ ㈀⸀ XAVIER, Ismail. O Olhar e a cena - Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naify, 2003㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |