ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00585</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Jornal Comunicare</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Caroline Deina de Farias (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Miguel Angelo Manasses (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Rafael de Oliveira Andrade (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Renan Colombo (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;impresso, jornalismo, jornal-laboratório, redação, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este paper apresenta a produção do jornal Comunicare, veículo laboratorial impresso do curso de Jornalismo, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A publicação é integralmente elaborada pelos estudantes do curso, desde a criação da pauta, produção das reportagens, trabalhos fotográficos e de ilustração, até a editoração e o envio do arquivo final à gráfica, com orientação de dois professores de redação e um de planejamento gráfico. Desse modo, o veículo proporciona ao estudante a imersão em uma experiência real de redação jornalística. O impresso tem periodicidade quinzenal, e ao final do semestre circula com edições diárias online por uma semana. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Comunicare é o jornal-laboratório impresso do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), tendo como coordenadores de redação e jornalistas responsáveis os professores Miguel Manasses e Renan Colombo, além do projeto gráfico sob responsabilidade do professor Rafael Andrade. Até o final do ano de 2017, o jornal estava sob a coordenação editorial do professor e coordenador de curso Julius Nunes. A partir de 2018, a nova coordenadora do curso de jornalismo, professora Suyanne Tolentino, assumiu a coordenação editorial do Comunicare. O periódico é produzido quinzenalmente para preparar os acadêmicos do curso de Jornalismo da PUCPR para o mercado de trabalho dentro da profissão, simulando com proximidade o que encontrarão futuramente nas redações de jornal impresso. Deste modo, os estudantes colocam em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula e veem o resultado de seus trabalhos em um veículo real. De acordo com Dirceu Fernandes Lopes (1989), a reprodução e a inovação do jornalismo nascem nas práticas laboratoriais oriundas dos cursos de comunicação das universidades.  Sob o ponto de vista pedagógico parece não haver dúvidas da imprescindibilidade do jornal-laboratório para o aprendizado de Jornalismo (LOPES, 1989, p. 16). Ao longo de 21 anos de história, o Comunicare incorpora atualizações e novidades em aspectos conceituais, técnicos, gráficos e editoriais, para estimular os alunos a produzir um jornal de qualidade, aproximando cada vez mais o conteúdo teórico à prática jornalística. Durante o período de circulação, o jornal-laboratório da PUCPR se consolidou como um dos mais respeitados entre as universidades do Paraná, sendo reconhecido inúmeras vezes como o melhor da categoria pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Paraná (Sindijor  PR), e também como melhor jornal-laboratorial no Intercom Sul de 2016. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal-laboratório Comunicare da PUCPR tem por objetivo proporcionar ao acadêmico de jornalismo o contato com a redação de um jornal impresso. Assim como no mercado do trabalho, o estudante terá a oportunidade de aprender as etapas da rotina produtiva de um veículo real, além das técnicas e dificuldades na produção de pauta, reportagem, fotografia e edição. O fato de estarem na universidade, orientados por um professor, garante uma liberdade maior, tanto para a sugestão de temáticas, quanto de linguagens e inovações para o jornal-laboratorial. Com a intenção de garantir uma experiência completa, os acadêmicos são estimulados a aplicar, no decorrer da elaboração do Comunicare, conceitos teóricos, critérios de noticiabilidade e hierarquia de informações. Outras etapas também são exigidas dos estudantes, como a apuração e interpretação dos fatos, produção de pauta, realização de entrevistas e redação de reportagens, juntamente com processos mais ilustrativos, como material fotográfico, tratamento de imagem, infografia, editoração e diagramação do produto final. Para assegurar que os estudantes desempenhem todos os papéis, é obrigatório que haja uma rotatividade das funções pré-estabelecidas do veículo laboratorial: pauteiro, repórter/fotógrafo e editor/diagramador. Deste modo são formadas equipes de três acadêmicos, que produzem materiais respeitando o alinhamento editorial, nas seguintes editorias: Cidades, Cultura, Economia, Ensaio Fotográfico, Esportes, Inovação, Internacional, Literário e Política. Dentro dessas temáticas, os acadêmicos possuem liberdade para ousar e inovar, investindo em reportagens aprofundadas que vão além da superficialidade comum dos noticiários da grande mídia local. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sabe-se que hoje o estudante cresce em um mundo digitalmente estruturado de conexões, fragmentos, experiências tecnológicas em torno dos processos e regimes comunicacionais. A recorrente dúvida posta em sala sobre a  morte do jornal impresso indicava a necessidade de uma profunda reflexão sobre os modos de presença do jornalismo impresso no contexto da cultura digital. O jornal-laboratório Comunicare, em sua versão atual, nasceu no meio desse debate e com um grande desafio: cativar o estudante de jornalismo imerso nas mídias digitais no momento em que se assiste o risco de desaparecimento do jornalismo impresso. A importância do jornal-laboratório se sobressai ainda mais em meio à discussão sobre o fim do periódico, visto que a Gazeta do Povo  principal veículo de jornalismo impresso do Paraná  deixou de circular sua edição impressa diária, como uma forma de  inovação , assumindo, de certa forma, a fraqueza dessa mídia. É por isso que os estudantes de Jornalismo são colocados em contato com o Comunicare e instigados a sempre trazer inovações que fortaleçam o jornal e outros meios de comunicação. Apresentando como ponto de partida o pressuposto de Jenkins (2006) quando nos garante que "as velhas mídias não morreram; nossa relação com elas é que morreu" (JENKINS, 2006, p. 9) percebe-se que o jornalismo impresso exige o exercício de escrever com clareza dando voz ao conteúdo verbal e expressão no contexto visual, ao mesmo tempo que oferece ao leitor a possibilidade de somar este (o jornal impresso) ao processo de convergência de meios, a mais uma potencial experiência de comunicação. Neste cenário, o mercado passa a exigir a formação de um jornalista convergente, que consiga se adequar a todas as plataformas, sempre pronto para utilizar a melhor ferramenta para informar a sociedade com qualidade. É por isso que o jornal-laboratório atua de forma integrada com os outros produtos-laboratoriais do curso de Jornalismo da PUCPR. Muitas das matérias veiculadas no impresso são publicadas no portal online do periódico, o Portal Comunicare  com adequação de linguagem  , ou na fanpage Rede Comunicare. Além das matérias disponíveis no impresso, é possível encontrar nesses veículos conteúdo ampliado, como vídeos, galerias de imagens, áudios, infográficos e outros atributos que melhoram a experiência do leitor. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal Comunicare tem como proposta didática desenvolver as habilidades de produção de conteúdo e editoração de jornal impresso dos alunos do curso de Jornalismo da PUCPR, trabalhando sempre conteúdo teórico e produção prática, para que os alunos obtenham um desenvolvimento acadêmico satisfatório, além de possuir uma proximidade maior com a realidade do dia a dia da profissão. Durante os 21 anos de existência, o jornal Comunicare passou por muitas transformações e adaptações. Até 2016, o jornal contava com as editorias de Cidades, Cultura, Economia, Ensaio Fotográfico, Esportes, Literário, Polícia e Política. Além disso, o produto jornalístico também contava com um editorial escrito pelos alunos e com as  Comunitiras , charges produzidas pelos estudantes. Outro destaque incluído no jornal foi a tradução da matéria especial da edição, com destaque na capa, para a língua inglesa, sendo publicada em inglês e português. Em 2017, o jornal passou por transformações novamente. A primeira adaptação para atender à demanda de leitores em busca de novidades foi a editoria de Inovação, que entrou no lugar da editoria de Polícia. A editoria Literária também possou por mudanças, passando a incluir perfis junto com as reportagens de cunho literário. A partir do segundo semestre de 2017, o veículo ganhou mais um diferencial, com a editoria Internacional. Motivado pelo grande volume de estudantes de jornalismo da PUCPR em intercâmbio pelo mundo, foi criado esse espaço que reúne reportagens produzidas de diversos lugares do globo e que contemplam assuntos de interesse factual, tais como o conflito de independência da Catalunha, as eleições da Alemanha ou a tragédia do incêndio que devastou parte do território português, entre outros temas. Diferente dos outros anos, em 2017 a produção do Comunicare diário, realizado durante uma semana ao final de cada semestre, deixou de ser impresso e ganhou uma versão online. O jornal Comunicare aborda assuntos diversos, primordialmente pautados no jornalismo de proximidade, buscando produzir conteúdo noticioso a partir de temas que repercutem na Grande Curitiba, bem como trazer à tona assuntos que tenham relevância, considerando sempre critérios de noticiabilidade, cumprindo assim a sua função social de jornalismo cidadão. A confecção das reportagens é feita em grupos de 3 alunos - um pauteiro, um repórter e um editor - durante um ciclo de 3 semanas. As funções são rotativas e trocam a cada nova produção. Na primeira semana o pauteiro apresenta o tema da reportagem e a discute com o professor. Após sua aprovação, o grupo possui uma semana para produzir o texto da reportagem e as fotos. Na última semana, o editor diagrama a reportagem, inserindo título, gravata, olho e os elementos gráficos que desejar, dentro do formato do jornal Comunicare. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Comunicare possui formato tabloide no tamanho de 26x29,7cm, conferindo praticidade no transporte e manuseio da mídia impressa com aproveitamento de papel, evitando-se desperdício e reduzindo possíveis impactos ambientais. As edições quinzenais são constituídas por 16 ou 20 páginas, sendo inteiramente coloridas. Para a fonte, foi escolhida uma grande família tipográfica chamada Alegreya, criada por Juan Pablo del Peral e selecionada como destaque na 2ª Bienal Iberoamericana de Diseño, em Madri. Contanto tanto com versões com serifa, que segundo White (2005), é adequada para os textos longos; e também com versões sem serifas para os títulos e destaques, todas contendo suas formas em itálico. Esta fonte foi criada para ser utilizada em livros, e, em seu desenho, foram previstos processos de impressão nem sempre perfeitos, o que a torna ideal para ser utilizada dentro de um jornal, sem que sua legibilidade seja prejudicada. O jornal passa a utilizar um grid de 10 colunas, sendo usadas duas colunas destas para uma de texto, totalizando quatro colunas de texto e uma coluna  limpa com apenas a gravata da matéria, trazendo um respiro para as páginas e um layout mais leve sem perder o padrão de página em página, criando  um conjunto específico de relações de alinhamento que funcionam como guias para a distribuição dos elementos num formato. (Samara, 2007, p. 24). Dentro das matérias se busca utilizar tanto fotografias e infográficos quanto um  olho , podendo ser escolhido apenas uma destas opções, para evitar um texto corrido que não gera interesse no leitor. E ainda, se utiliza no início de cada matéria uma letra capitular, servindo de  ponto de entrada de leitura (Saltz, 2010, p. 138), facilitando a identificação do início desta pelo leitor.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O propósito deste paper foi apresentar a rotina de funcionando do jornal Comunicare, descrevendo cada etapa do veículo laboratorial da PUCPR e mostrando de que forma se dá a participação dos estudantes de Jornalismo. Também foi inserida a discussão sobre a importância de uma produção jornalística mais próxima da comunidade, pautada pelos acontecimentos que normalmente não são noticiados na grande mídia. Sobre os aspectos do jornal, foram descritas as inovações adotadas nos últimos anos, para enriquecer a experiência dos estudantes e gerar mais interesse ao leitor, principalmente em um momento de discussão sobre a  morte do jornalismo impresso. É por meio dessas práticas e discussões que o jornal Comunicare busca trazer, a cada ano, inovações que fortaleçam a sua consolidação e tradição na cobertura dos acontecimentos de Curitiba e Região Metropolitana, orientando com cautela e dedicação futuros profissionais do Jornalismo dotados de crítica, ética e responsabilidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.<br><br>LOPES, Dirceu Fernandes. Jornal laboratório: Do exercício escolar ao compromisso com o público leitor. São Paulo: Summus Editorial, 1989.<br><br>SALTZ, Ina. Design e Tipografia: 100 Fundamentos do design com tipos. São Paulo: Blücher, 2010.<br><br>SAMARA, Timothy. Guia de design editorial. Porto Alegre: Bookman, 2011.<br><br>WHITE, J. Edic&#807;a&#771;o e Design: para designers, diretores de arte e editores: o guia cla&#769;ssico para ganhar leitores. Sa&#771;o Paulo: JSN Editora, 2005.<br><br> </td></tr></table></body></html>