|
INSCRIÇÃO: | 00588 |
|
CATEGORIA: | RP |
|
MODALIDADE: | RP07 |
|
TÍTULO: | Freguesia do Livro: Elaboração do folder mapa para Pontos de Leitura |
|
AUTORES: | Luísa Sampaio Ribeiro Belli (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Caroline Dallagrana (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Danilo Aidar Siqueira (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Gabriel Abreu Costa (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Giulia Boiko da Costa Lopes (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Naara França Martins (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Wellington Teixeira Lisboa (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) |
|
PALAVRAS-CHAVE: | Comunicação organizacional, Folder, Mapa, , |
|
RESUMO |
Este paper apresenta a reestruturação de um folder, realizada no âmbito do quarto período do curso de Comunicação Organizacional, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para a disciplina de Projeto 4. A proposta integra o plano de ações desenvolvido para a Freguesia do Livro, ONG que tem como premissa a livre circulação de livros e serviu como foco de estudo do trabalho. A partir do diagnóstico organizacional que identificou as principais dificuldades enfrentadas pela instituição, foram propostas ações de Comunicação Organizacional para solucioná-las. Dentre elas, está um folder, que deveria ser distribuído em todos os Pontos da Leitura; sua dinâmica funcionaria como um mapa de uma cidade turística, em que os pontos seriam representados para que as pessoas pudessem identificar e ir até esses locais, participando do fluxo de leitura idealizado pela Freguesia do Livro. |
|
INTRODUÇÃO |
Este trabalho foi desenvolvido por alunos do 4º período do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no âmbito da disciplina de Projeto 4. A equipe desenvolveu um plano de comunicação para a ONG Freguesia do Livro, que se dedica à disseminação do hábito de leitura por meio da livre circulação de livros. Tendo em vista a importância da pesquisa realizada, apresentamos aqui, na categoria “Produto Institucional Impresso” da modalidade “Relações Públicas e Comunicação Organizacional”, o trabalho desenvolvido no 2º semestre de 2017. A proposta visa um plano para uma organização do 3º setor a partir de um diagnóstico de comunicação, que inclui, entre outros objetivos, a produção de materiais institucionais para divulgar e fortalecer a marca Freguesia do Livro. 䄀 瀀爀攀洀椀猀猀愀 搀愀 伀一䜀 昀愀稀攀爀 挀漀洀 焀甀攀 愀 洀愀椀漀爀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀 挀栀攀最甀攀洀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 洀琀漀搀漀 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀搀漀Ⰰ 猀攀洀 瀀爀愀稀漀猀 搀攀 攀渀琀爀攀最愀 漀甀 洀甀氀琀愀猀⸀ 䄀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 愀挀爀攀搀椀琀愀 渀漀 氀椀瘀爀攀 愀挀攀猀猀漀 愀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 攀 渀漀 瀀漀搀攀爀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀 搀愀 氀攀椀琀甀爀愀⸀
Foram identificadas dificuldades e falhas nas dinâmicas de comunicação entre as coordenadoras da instituição e os proprietários dos Pontos de Leitura. Nessas circunstâncias, a Freguesia do Livro não tem controle sobre as doações e não há retorno se o objetivo de rotatividade das obras está sendo cumprido. Um dos seus diferenciais, o de montar os acervos de cada Ponto de acordo com seus públicos, também é prejudicado pela falta de contato frequente entre a organização e os Pontos. Isso pode resultar em um não-cumprimento do real propósito da organização, perda de obras arrecadadas e, consequentemente, falta de material para interessados em se tornar um Ponto de Leitura.倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀洀漀猀 愀攀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 伀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀 瀀愀爀愀 爀攀搀甀稀椀爀 漀猀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 渀攀最愀琀椀瘀漀猀 渀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀愀 伀一䜀⸀ 唀洀愀 搀攀氀愀猀 愀 爀攀攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 焀甀攀 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀愀猀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀甀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 昀漀氀搀攀爀Ⰰ 焀甀攀 猀攀爀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀猀 倀漀渀琀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 愀 椀洀愀最攀洀 攀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 挀漀洀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀洀漀猀 甀洀愀 猀爀椀攀 搀攀 瀀攀愀猀 最爀昀椀挀愀猀 挀漀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 搀攀 搀椀瘀甀氀最ⴀ氀愀 瀀愀爀愀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀Ⰰ 渀漀 洀戀椀琀漀 搀攀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 漀爀最愀渀椀稀愀挀椀漀渀愀氀⸀ 伀 瀀切戀氀椀挀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 瀀爀漀瀀爀椀攀琀爀椀漀猀 搀攀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀Ⰰ 攀洀 猀攀甀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀愀椀砀愀猀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 焀甀攀 愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀⸀ 䔀猀猀攀猀 氀漀挀愀椀猀 攀猀琀漀 攀猀瀀愀氀栀愀搀漀猀 瀀漀爀 琀漀搀愀 愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 攀 猀甀愀 爀攀最椀漀 洀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 攀 攀洀 愀氀最甀洀愀猀 挀椀搀愀搀攀猀 挀愀瀀椀琀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀漀 䘀氀漀爀椀愀渀瀀漀氀椀猀⸀
Por meio das análises realizadas, pudemos perceber que havia uma falha na relação entre a ONG e esses parceiros, pois os materiais disponíveis em cada Ponto de Leitura eram diferentes entre si e até mesmo as identidades visuais não eram padronizadas. Esse fato poderia resultar na dificuldade que o público leitor/doador dos livros teria para identificar que os materiais pertenciam à Freguesia. De acordo com Strunck (2012), as identidades das marcas são o resultado de informações sobre elas, trabalhadas consistentemente, segundo padrões preestabelecidos. Desse modo, os materiais gráficos produzidos, além de se tornarem uma forma de divulgação e disseminação da marca da Freguesia do Livro, ajudariam a entidade a padronizar suas peças gráficas em todos os lugares que possuem o Ponto de Leitura. 伀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀攀猀猀攀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 攀 琀攀洀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 洀漀猀琀爀愀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀甀攀洀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 搀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀Ⰰ 挀漀洀漀 最渀攀爀漀 琀攀砀琀甀愀氀 ⠀䴀䄀䤀一䜀唀䔀一䔀䄀唀Ⰰ ㈀ ㈀⤀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀 氀攀椀琀漀爀⼀搀漀愀搀漀爀 愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 漀 倀漀渀琀漀 洀愀椀猀 瀀爀砀椀洀漀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀Ⰰ 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 洀愀瀀愀Ⰰ 琀爀愀稀 愀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀 搀攀 焀甀攀 氀椀瘀爀漀猀 搀攀瘀攀洀 挀椀爀挀甀氀愀爀 ⠀瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 伀一䜀⤀ 攀 漀 洀愀瀀愀 爀攀洀攀琀攀 椀搀攀椀愀 搀攀 昀氀甀砀漀猀 攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀漀搀攀洀漀猀 挀漀渀挀氀甀椀爀 焀甀攀 漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀愀 瀀攀愀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 愀 昀愀稀攀爀攀洀 漀猀 氀椀瘀爀漀猀 瘀椀愀樀愀爀攀洀 瀀漀爀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⸀
|
|
JUSTIFICATIVA |
A partir dos estudos realizados na ONG Freguesia do Livro, avaliamos diversos temas que precisavam de melhorias ou mudanças. O conhecimento, por parte do público leitor/doador, dos locais e estabelecimentos em que a instituição dispõe de Pontos de Leitura é uma questão que, sem dúvidas, influencia no cumprimento dos objetivos da ONG, visto que o desconhecimento sobre esses locais dificultaria a doação e empréstimo das obras.倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀搀漀 焀甀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀猀猀攀 漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 渀愀 挀椀搀愀搀攀 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 攀猀猀攀渀挀椀愀氀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 攀洀 焀甀攀 攀猀琀愀爀椀愀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀渀搀漀 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀渀搀漀 猀甀愀 洀愀爀挀愀Ⰰ 最攀爀愀爀椀愀 甀洀愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 猀攀甀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 漀 搀攀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀爀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 焀甀攀 焀甀愀氀焀甀攀爀 瀀攀猀猀漀愀 琀攀渀栀愀 愀挀攀猀猀漀 愀 氀椀瘀爀漀猀 瀀漀爀 甀洀 洀琀漀搀漀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 猀攀洀 戀甀爀漀挀爀愀挀椀愀⸀
O material foi pensado com base no conceito e slogan ”Livros que vão, histórias que ficam”. Trata-se de um folder na configuração de mapa, com um tamanho prático para que o público carregue consigo e possa consultar quando necessário. A criação da peça voltou-se à visibilidade da Freguesia do Livro e divulgação dos Pontos de Leitura espalhados pela cidade de Curitiba. Nele, encontra-se a indicação de alguns pontos selecionados da Freguesia em lugares públicos, possibilitando que as pessoas interessadas no projeto saibam os locais em que podem participar, assim como é proposto o folder do ônibus Linha Turismo (logo, apenas os Pontos da cidade receberiam esse material específico); e como entrar em contato com a Freguesia do Livro. A ideia de um mapa, de acordo com o slogan criado, traz a referência a viagens e movimentos a partir de um formato com o qual o público já possui uma certa intimidade. “O folder, por ser um gênero textual muito dinâmico, é de ampla circulação social, com configuração e plasticidade interessantes” (KARWOSKI, 2005, p. 4). 䐀愀 洀攀猀洀愀 昀漀爀洀愀 焀甀攀 漀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䬀愀爀眀漀猀欀椀 ⠀㈀ 㔀⤀Ⰰ 愀 椀渀琀攀渀漀 攀洀 瀀漀猀猀甀椀爀 甀洀 洀愀琀攀爀椀愀氀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 挀漀洀漀 漀 昀漀氀搀攀爀 焀甀攀 栀愀樀愀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀攀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 氀攀瘀愀爀 挀漀洀 攀氀攀 愀 洀愀爀挀愀 搀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 切琀攀椀猀 愀漀猀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀⸀ 䄀 椀搀椀愀 搀攀 昀漀爀洀愀琀漀猀 甀渀椀搀漀猀Ⰰ 洀愀瀀愀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 昀漀氀搀攀爀Ⰰ 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 瀀攀爀昀攀椀琀愀洀攀渀琀攀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 挀椀爀挀甀氀愀爀Ⰰ 瘀椀愀樀愀爀 攀 琀漀爀渀愀爀 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 攀Ⰰ 挀漀渀猀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 焀甀攀 漀 猀氀漀最愀渀 琀攀渀栀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 猀攀渀琀椀搀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 昀漀氀搀攀爀 洀愀瀀愀 猀攀爀椀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀 渀漀猀 倀漀渀琀漀猀Ⰰ 瀀爀砀椀洀漀猀 猀 挀愀椀砀愀猀 搀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀⸀ 䌀漀洀漀 最渀攀爀漀 琀攀砀琀甀愀氀 攀猀挀爀椀琀漀 ⠀䴀䄀䤀一䜀唀䔀一䔀䄀唀Ⰰ ㈀ ㈀⤀ Ⰰ 攀氀攀 瘀漀氀琀愀搀漀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 攀猀瀀愀氀栀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 挀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀甀爀椀琀椀戀愀 ⠀瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 爀攀挀攀戀攀爀椀愀洀 攀猀猀攀 洀愀琀攀爀椀愀氀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⤀⸀ 倀愀爀愀 猀甀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀洀漀猀 漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 攀 搀攀昀椀渀椀洀漀猀 搀攀稀 搀攀氀攀猀 渀愀 爀攀最椀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀Ⰰ 搀攀 昀挀椀氀 愀挀攀猀猀漀Ⰰ 愀戀攀爀琀漀猀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀 攀 挀漀洀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀猀 琀甀爀猀琀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 挀愀昀猀 攀 爀攀猀琀愀甀爀愀渀琀攀猀⸀ 吀愀洀戀洀 氀攀瘀愀洀漀猀 攀洀 挀漀渀琀愀 愀 瀀爀漀砀椀洀椀搀愀搀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 倀漀渀琀漀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 渀漀 洀愀瀀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 琀爀愀樀攀琀漀 搀愀焀甀攀氀攀猀 焀甀攀 搀攀挀椀搀攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 瘀爀椀漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 攀洀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 洀愀椀猀 挀甀爀琀漀⸀ 伀 洀愀瀀愀 搀愀 爀攀最椀漀 挀攀渀琀爀愀氀 搀愀 挀椀搀愀搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀爀椀愀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 渀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 猀愀椀戀愀洀 漀猀 氀漀挀愀椀猀 攀洀 焀甀攀 瀀漀搀攀洀 挀漀渀猀攀最甀椀爀 渀漀瘀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 攀 琀愀洀戀洀 椀爀椀愀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀 戀甀猀挀愀爀攀洀 漀甀琀爀漀猀 瀀漀渀琀漀猀 渀漀 猀椀琀攀 搀愀 伀一䜀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀攀洀 猀攀甀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀攀 瘀椀猀椀琀愀 挀漀洀 愀猀 栀愀猀栀琀愀最猀 椀渀搀椀挀愀搀愀猀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀攀洀 挀漀洀 愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀Ⰰ 搀愀渀搀漀 甀洀 昀攀攀搀戀愀挀欀 搀攀 挀漀洀漀 昀漀椀 愀 瘀椀猀椀琀愀 愀 甀洀 倀漀渀琀漀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀倀愀爀愀 挀爀椀愀爀洀漀猀 漀 洀愀瀀愀 氀攀瘀愀洀漀猀 攀洀 挀漀渀琀愀 漀 焀甀攀 愀 愀最渀挀椀愀 搀攀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 䠀攀愀搀猀 樀 栀愀瘀椀愀 昀攀椀琀漀Ⰰ 攀洀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀㨀 愀 爀攀昀漀爀洀甀氀愀漀 搀愀猀 氀漀最漀猀 挀漀洀 挀椀渀挀漀 瘀愀爀椀愀攀猀Ⰰ 琀漀搀愀猀 戀愀猀攀愀搀愀猀 渀愀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀 搀攀 挀漀爀搀攀氀Ⰰ 攀 愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀⸀
Os materiais foram pensados com base no slogan, criado a partir do diagnóstico, “Livros que vão, histórias que ficam”, e nos conceitos “livros precisam viajar” e “livros nos fazem viajar”, portanto, o objetivo de cada peça é incentivar o público a colocar os livros em movimento, fazendo-os viajar por diferentes leitores. Para Perez (2004, p. 174), slogan 嬀⸀⸀⸀崀 猀漀 昀爀愀猀攀猀 漀甀 猀攀渀琀攀渀愀猀 挀漀渀挀椀猀愀猀 甀猀愀搀愀猀 爀攀瀀攀琀椀搀愀洀攀渀琀攀 渀愀猀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀猀 搀攀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 瀀爀漀搀甀琀漀 漀甀 猀攀爀瘀椀漀⸀ 伀 猀氀漀最愀渀 漀 挀漀洀愀渀搀漀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀爀琀愀 愀猀猀漀挀椀愀攀猀 昀甀渀挀椀漀渀愀椀猀 攀 攀洀漀挀椀漀渀愀椀猀⸀ 儀甀愀渀搀漀 戀攀洀 挀漀渀猀琀爀甀搀漀 攀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀漀Ⰰ 攀氀攀 漀爀愀氀椀稀愀 洀砀椀洀愀猀 焀甀攀 愀 挀漀氀攀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瘀椀瘀攀 瀀椀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀漀 瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀猀Ⰰ 琀漀爀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀⸀
一漀猀猀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀爀愀 焀甀攀 愀猀 瀀攀愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 渀漀 猀甀戀猀琀椀琀甀猀猀攀洀 愀猀 挀爀椀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 焀甀攀 漀 渀漀猀猀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀猀猀攀 漀 搀攀氀攀猀㬀 甀琀椀氀椀稀愀洀漀猀 愀 洀攀猀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 最爀昀椀挀愀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀Ⰰ 瀀漀爀洀 渀漀猀 愀瀀爀漀昀甀渀搀愀洀漀猀Ⰰ 氀攀瘀愀渀搀漀ⴀ愀 愀 漀甀琀爀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 愀渀琀攀猀 渀漀 攀砀椀猀琀椀愀洀⸀ 䄀 愀最渀挀椀愀 䠀攀愀搀猀 瀀爀漀瀀猀 甀洀 昀漀氀搀攀爀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀瘀愀 攀洀 猀甀愀 挀愀瀀愀 漀 洀攀猀洀漀 攀昀攀椀琀漀 搀攀 琀椀渀琀愀 挀漀洀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 搀漀 洀攀渀椀渀漀 攀洀 攀瘀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 瘀愀爀椀愀攀猀 搀漀 氀漀最漀琀椀瀀漀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 挀愀瀀愀 搀漀 洀愀瀀愀 搀攀挀椀搀椀洀漀猀 甀猀愀爀 愀 洀攀猀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀Ⰰ 洀愀猀 挀漀洀 漀甀琀爀漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀洀 搀攀猀琀愀焀甀攀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀⸀
O folder criado possui dobra dupla. Tal modelo foi escolhido devido às referências clássicas de mapas turísticos e mapas de tesouro, pois é exatamente a sensação de caça ao tesouro que buscamos passar para os públicos da ONG, uma vez que, com os Pontos de Leitura espalhados pela cidade, os livros se assemelham a tesouros. Com isso, é possível afirmar que haveria uma intertextualidade entre os Pontos e um tesouro, pois seriam encontrados da mesma maneira, no mesmo gênero textual. Segundo Barros e Fiorin (1999), a intertextualidade é uma “referência ou uma incorporação de um elemento discursivo a outro, podendo-se reconhecê-lo quando um autor constrói a sua obra com referências a textos, imagens ou a sons de outras obras” (BARROS; FIORIN, 1999, p.50). 一愀 愀戀愀 搀漀 洀攀椀漀 愀搀椀挀椀漀渀愀洀漀猀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀漀 洀愀瀀愀Ⰰ 挀漀洀 漀猀 琀攀砀琀漀猀 昀愀稀攀渀搀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 甀洀愀 挀愀愀 愀漀 琀攀猀漀甀爀漀Ⰰ 攀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 愀 挀漀渀栀攀挀攀爀攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 倀漀渀琀漀猀 攀 挀漀洀瀀愀爀琀椀氀栀愀爀攀洀 猀甀愀猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 甀猀愀渀搀漀 愀猀 栀愀猀栀琀愀最猀 椀渀搀椀挀愀搀愀猀⸀ 吀愀洀戀洀 攀渀挀漀爀愀樀愀洀漀猀 漀猀 瘀椀猀椀琀愀渀琀攀猀 愀 攀渀琀爀愀爀攀洀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 挀漀洀 愀 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 猀甀愀 昀愀渀瀀愀最攀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 瀀愀爀愀 搀愀爀攀洀 甀洀 昀攀攀搀戀愀挀欀 猀漀戀爀攀 漀猀 倀漀渀琀漀猀 瘀椀猀椀琀愀搀漀猀⸀ 伀猀 攀渀搀攀爀攀漀猀 搀漀 猀椀琀攀Ⰰ 搀愀 瀀最椀渀愀 攀 搀漀 攀ⴀ洀愀椀氀 攀渀挀漀渀琀爀愀洀ⴀ猀攀 渀愀 瀀愀爀琀攀 琀爀愀猀攀椀爀愀 搀漀 昀漀氀搀攀爀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 洀攀猀洀愀 氀椀渀栀愀 攀猀琀琀椀挀愀 搀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瘀爀椀愀猀 搀愀猀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀猀 挀爀椀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀 洀愀爀挀愀 搀愀 伀一䜀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀攀爀瘀椀爀 瀀愀爀愀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀猀Ⰰ 漀挀漀爀爀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀 ⠀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ ㈀ 㘀⤀⸀ 䄀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀攀 洀搀椀愀猀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 䠀攀渀爀礀 䨀攀渀欀椀渀猀 ⠀㈀ 㘀⤀Ⰰ 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 瀀爀漀瀀愀最愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀⼀椀搀攀椀愀 愀漀猀 猀攀甀猀 瀀切戀氀椀挀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 攀昀攀琀椀瘀愀Ⰰ 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 甀洀 爀攀挀甀爀猀漀 焀甀攀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 漀猀 挀栀愀洀攀 愀 愀琀攀渀漀⸀
Na parte interior do folder adicionamos o mapa da cidade com os Pontos marcados e uma pequena lista com o nome dos estabelecimentos e seus endereços exatos. O mapa foi personalizado com a paleta de cores da Freguesia do Livro para dar a unidade visual que estávamos buscando durante a criação de todas as peças gráficas. Apesar da apresentação de endereços por extenso fugir do padrão de mapas convencionais, decidimos adicioná-los ao material por uma questão de praticidade, pois, sabendo que os jovens constituem uma parcela considerável do público da Freguesia do Livro, levamos em consideração o uso frequente de GPS e aplicativos de mobilidade urbana por essas pessoas, portanto, a presença do endereço completo dos Pontos no mapa é um ponto positivo. |
|
CONSIDERAÇÕES |
Tendo em vista que os mapas são formas fáceis de guiar ou de se localizar em determinado espaço, e levando em consideração a proposta da Freguesia do Livro, o folder mapa permite, através de conceitos e design, fomentar a circulação de pessoas nos Pontos de Leitura e a circulação de livros dentro e fora da cidade. Dessa forma, a divulgação da causa e marca da Freguesia do Livro reforça seus ideais e identidade visual.䄀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 洀愀琀攀爀椀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 ⴀ 昀漀氀搀攀爀 洀愀瀀愀 ⴀ 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 瀀愀爀愀 爀攀昀漀爀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 攀氀愀 Ⰰ 攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀攀氀愀Ⰰ 搀攀 洀漀搀漀 焀甀攀Ⰰ 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀愀 伀一䜀 挀漀洀 猀攀甀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀⼀搀漀愀搀漀爀攀猀 攀 瀀愀爀挀攀椀爀漀猀 猀攀樀愀 昀愀瘀漀爀攀挀椀搀愀⸀ 䐀椀瘀甀氀最愀爀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀 渀漀猀 倀漀渀琀漀猀 搀攀 䰀攀椀琀甀爀愀 攀 瀀愀搀爀漀渀椀稀愀爀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀愀 攀渀琀椀搀愀搀攀 戀攀渀攀昀椀挀椀愀爀 琀愀渀琀漀 漀 栀戀椀琀漀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 焀甀愀渀琀漀 愀 挀椀爀挀甀氀愀漀 搀攀 洀愀椀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 渀漀 氀漀挀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀稀愀渀搀漀 漀 挀椀挀氀漀 搀愀 琀爀漀挀愀 攀渀琀爀攀 氀攀椀琀漀爀攀猀 攀 搀椀洀椀渀甀椀渀搀漀 漀 爀椀猀挀漀 搀漀猀 倀漀渀琀漀猀 昀椀挀愀爀攀洀 猀攀洀 氀椀瘀爀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀刀伀匀Ⰰ 䐀椀愀渀愀 䰀甀稀 倀攀猀猀漀愀 搀攀㬀 䘀䤀伀刀䤀一Ⰰ 䨀漀猀 䰀甀椀稀⸀ ⠀伀爀最⸀⤀⸀ 䐀椀愀氀漀最椀猀洀漀Ⰰ 倀漀氀椀昀漀渀椀愀Ⰰ 䤀渀琀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀搀愀搀攀㨀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 䈀愀欀栀琀椀渀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䔀搀甀猀瀀Ⰰ 㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀刀䔀䜀唀䔀匀䤀䄀 䐀伀 䰀䤀嘀刀伀⸀ 䘀爀攀最甀攀猀椀愀 搀漀 䰀椀瘀爀漀⸀ ㈀ 㘀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀爀攀最甀攀猀椀愀搀漀氀椀瘀爀漀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㜀 渀漀瘀⸀ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䤀一吀䔀刀一䔀吀 䤀一一伀嘀䄀吀䤀伀一⸀ 䔀渀琀攀渀搀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 琀爀愀渀猀洀搀椀愀 攀 挀甀氀琀甀爀愀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀琀攀爀渀攀琀椀渀渀漀瘀愀琀椀漀渀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀戀氀漀最⼀攀渀琀攀渀搀愀ⴀ漀ⴀ挀漀渀挀攀椀琀漀ⴀ搀攀ⴀ琀爀愀渀猀洀椀搀椀愀ⴀ攀ⴀ愀ⴀ挀甀氀琀甀爀愀ⴀ搀愀ⴀ挀漀渀瘀攀爀最攀渀挀椀愀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀 愀戀爀⸀ ㈀ 㠀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀䔀一䬀䤀一匀Ⰰ 䠀攀渀爀礀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀愀 䌀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀⸀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀氀攀瀀栀Ⰰ ㈀ 㘀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䄀刀圀伀匀䬀䤀Ⰰ 䄀挀椀爀 䴀爀椀漀⸀ 䔀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 氀攀椀琀甀爀愀 搀攀 昀漀氀搀攀爀攀猀⸀⸀ 䔀猀琀甀搀漀猀 䰀椀渀最ﰀ猀琀椀挀漀猀 堀堀堀䤀嘀Ⰰ 瀀⸀ 㘀㤀㠀ⴀ㜀 Ⰰ ㈀ 㔀⸀ 嬀 㘀㤀㠀 ⼀ 㜀 崀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀最攀氀⸀漀爀最⸀戀爀⼀攀猀琀甀搀漀猀氀椀渀最甀椀猀琀椀挀漀猀⼀攀搀椀挀漀攀猀愀渀琀攀爀椀漀爀攀猀⼀㐀瀀甀戀氀椀挀愀ⴀ攀猀琀甀搀漀猀ⴀ㈀ 㔀⼀㐀瀀甀戀氀椀挀愀ⴀ攀猀琀甀搀漀猀ⴀ㈀ 㔀ⴀ瀀搀昀猀⼀攀猀琀爀愀搀攀最椀愀猀ⴀ搀攀ⴀ氀攀椀琀甀爀愀ⴀ㌀㈀⸀瀀搀昀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 ㌀ 愀戀爀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀䤀一䜀唀䔀一䔀䄀唀Ⰰ 䐀漀洀椀渀椀焀甀攀⸀ 䄀渀氀椀猀攀 搀攀 琀攀砀琀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ ㈀ 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀爀琀攀稀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䔀刀䔀娀Ⰰ 䌀氀漀琀椀氀搀攀⸀ 匀椀最渀漀猀 搀愀 䴀愀爀挀愀㨀 䔀砀瀀爀攀猀猀椀瘀椀搀愀搀攀 攀 匀攀渀猀漀爀椀愀氀椀搀愀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 倀椀漀渀攀椀爀愀 吀栀漀洀猀漀渀 䰀攀愀爀渀椀渀最Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀吀刀唀一䌀䬀Ⰰ 䜀椀氀戀攀爀琀漀⸀ 䌀漀洀漀 挀爀椀愀爀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 瀀愀爀愀 洀愀爀挀愀猀 搀攀 猀甀挀攀猀猀漀⸀ 㐀 攀搀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 刀椀漀 䈀漀漀欀猀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
|