ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00598</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP05</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Amor não tem receita</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jonathan Alves da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Anna Luiza Forlepa E Silva (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Fernanda Biazetto Vilar Fabricio (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Julia Nabuco Nasser (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Giovanna Dallegrave Vicentin (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Eloisa Mendes Ferrarini (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;comercial, jingle, publicidade, rádio, spot</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jingle composto para a campanha  Amor Não Tem Receita , realizada para divulgar a padaria Família Farinha, conta com narração e vocal feminino. O objetivo da peça é ser uma das estratégias responsáveis em melhorar o posicionamento da marca no mercado curitibano, levando em consideração que esse era um dos principais problemas da padaria atualmente. Com a melodia inspirada nos estilos pop e folk, a letra do jingle é encarregada de trazer leveza e emoção. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A peça em questão trata-se de uma das artes realizadas para a campanha  Amor não tem receita elaborada para a Família Farinha no Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos: Anna Luiza Forlepa e Silva, Eloisa Mendes Ferrarini, Giovanna Dallegrave Vicentin, Jonathan Alves e Júlia Nabuco Nasser. Essa campanha teve como objetivo de marketing aumentar a rotatividade dos produtos da padaria em 10% e redefinir um posicionamento coerente com a proposta da padaria - que é ser um ambiente familiar e aconchegante para seus clientes. Para isso, foi criado um novo posicionamento para a marca, que teve como foco o vínculo emocional e familiar com seu público, dando ênfase para a importância dos relacionamentos criados ao longo da vida começando esse vínculo dentro do próprio estabelecimento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo da utilização do jingle na campanha desenvolvida para a padaria Família Farinha é causar memorização da canção e recordação da marca para o público. Os dados e pesquisas levantados durante a realização deste trabalho revelaram que o público curitibano possui o costume de ouvir rádio enquanto transita pela cidade. Considerando que o objetivo da campanha é pautado no novo posicionamento da marca, utilizar o rádio como um dos meios de comunicação ajuda a melhorar a lembrança da Família Farinha para o target curitibano e impactar um número relevante de pessoas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O tipo da peça foi pensado estrategicamente pelo fato da música ter grande impacto na massa e também a possibilidade de ser facilmente memorizada, sendo assim mais coerente com a proposta da campanha para a Família Farinha. O jingle tem trinta segundos e descreve situações comuns do cotidiano que, por mais simples que sejam, são responsáveis por cativar e criar um vínculo emocional com alguém especial. É por meio da canção elaborada que o público se identificará com a marca e criará a imagem que a padaria sempre quis passar para seus consumidores; de aconchego e de um lugar que realmente remete à família, tradição, costumes e raízes. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a criação desse jingle, foi realizado um brainstorming para que surgissem palavras e ideias que pudessem remeter ao propósito principal da campanha  Amor Não Tem Receita . No segundo momento, foram levantadas ideias de momentos e situações corriqueiras que transmitem a ideia da campanha. A partir disso, a composição foi criada inspirada nas principais sugestões levantadas durante o brainstorming e a melodia desenvolvida para a canção foi inspirada nos estilos musicais pop e folk. O objetivo principal da letra do jingle é fazer com que o público se identifique com as situações descritas na canção. Além disso, pelo fato da letra ser fácil de ser compreendida, existe o propósito de criar memorização na cabeça do público. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de composição foi realizado pela equipe em conjunto. A letra contém versos relatando momentos especiais da rotina e é focada em transmitir a mensagem de que pequenos gestos podem criar um vínculo emocional grande com pessoas queridas. A melodia é inspirada nos estilos pop e folk, foi desenvolvida com o intuito de causar o sentimento de tranquilidade e leveza para o ouvinte. Existem elementos na composição da letra e melodia criados estrategicamente para causar memorização da música. Os vocais femininos foram gravados em estúdio e em paralelo o instrumental. A edição do jingle aconteceu por meio de softwares de edição. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Esse jingle foi elaborada para auxiliar o objetivo de marketing e criar uma ligação com os clientes e prospects da Família Farinha. A Família Farinha é uma padaria popular localizada na cidade de Curitiba, capital do Paraná, que possui mais de 40 anos de tradição e hoje é referência quando se trata de produtos de alta qualidade e ambiente aconchegante. Entretanto, a padaria atualmente enfrenta alguns problemas em sua comunicação e o planejamento criado neste trabalho pauta-se exatamente na resolução dessas questões. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BONA, Nivea Canalli. Publicidade e propaganda: da agência à campanha. 1a edição. Curitiba: InterSaberes, 2012.<br><br>CESAR, Newton. Direção de Arte em Propaganda. 10a Edição.Brasília: Editora Senac, 2013. <br><br>PÚBLIO, Marcelo Abilio. Como planejar e executar uma campanha de propaganda. São Paulo: Editora Atlas, 2008. <br><br>Criativamente: Seu guia de criatividade em publicidade e propaganda. SCHIAVON, Adriana. Editora: Editora Intersaberes. Ano 2017. Cidade Curitiba PR<br><br> </td></tr></table></body></html>