INSCRIÇÃO: 00599
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT07
 
TÍTULO: Embalagem pão de centeio - Amor não tem receita
 
AUTORES: Anna Luiza Forlepa e Silva (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Fernanda Biazetto Vilar Fabrício (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Júlia Nabuco Nasser (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Jonathan Alves da Silva (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Giovanna Dallegrave Vicentin (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Eloisa Mendes Ferrarini (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: amor, broa, embalagem, receita,
 
RESUMO
A embalagem de broa de centeio foi criada para o cliente Família Farinha durante o Trabalho de Conclusão de Curso dos alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no ano de 2017 - graduação em Publicidade e Propaganda. A peça foi desenvolvida com base em conceitos de marketing e design, fundindo conhecimentos entre as áreas para o resultado final e teve como objetivo básico mudar a cara dos produtos da padaria, dando a eles seu devido valor. A arte é um exemplo que vai além da broa de centeio, podendo ser adaptada para outros tipos de pães e alguns confeitos. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 瀀攀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 琀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 愀爀琀攀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᠀䄠洀漀爀 渀漀 琀攀洀 爀攀挀攀椀琀愀ᤀ†攀氀愀戀漀爀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 䘀愀洀氀椀愀 䘀愀爀椀渀栀愀 渀漀 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀 搀漀猀 愀氀甀渀漀猀㨀 䄀渀渀愀 䰀甀椀稀愀 䘀漀爀氀攀瀀愀 攀 匀椀氀瘀愀Ⰰ 䔀氀漀椀猀愀 䴀攀渀搀攀猀 䘀攀爀爀愀爀椀渀椀Ⰰ 䜀椀漀瘀愀渀渀愀 䐀愀氀氀攀最爀愀瘀攀 嘀椀挀攀渀琀椀渀Ⰰ 䨀切氀椀愀 一愀戀甀挀漀 一愀猀猀攀爀 攀 䨀漀渀愀琀栀愀渀 䄀氀瘀攀猀⸀ Essa campanha teve como objetivo de marketing aumentar a rotatividade dos produtos da padaria em 10% e redefinir um posicionamento coerente com a proposta da padaria - que é ser um ambiente familiar e aconchegante para seus clientes. Para isso, foi tracejado um novo posicionamento para a marca, que teve como foco o vínculo emocional e familiar com seu público, dando ênfase para a importância dos relacionamentos criados ao longo da vida começando esse vínculo dentro do próprio estabelecimento. ਀倀攀渀猀愀渀搀漀 渀椀猀猀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 挀爀椀漀甀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 瀀攀愀猀Ⰰ 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 瀀愀爀愀 瀀攀猀 攀 戀爀漀愀猀Ⰰ 愀 焀甀愀氀 猀攀甀猀 漀戀樀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 樀甀猀琀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀Ⰰ 洀琀漀搀漀猀 攀 琀挀渀椀挀愀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 攀 搀攀猀挀爀椀漀 猀攀爀漀 攀砀瀀氀愀渀愀搀漀猀 瀀漀猀琀攀爀椀漀爀洀攀渀琀攀⸀ 
 
OBJETIVO
A embalagem é responsável por mudar a aparência de um produto, mesmo que sua composição não tenha tido nenhum tipo de alteração. De acordo com O3 Design (2017) “A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca”, além disso, elas são um grande impulsionador na hora da compra. Por conta disso, a embalagem foi criada com o objetivo de valorizar os produtos da Família Farinha e também para reforçar a mensagem da campanha e o vínculo para com os clientes. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀洀漀 搀椀猀挀漀爀爀椀搀漀 渀漀 瀀愀爀最爀愀昀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀Ⰰ 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀  爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 洀甀搀愀爀 愀 挀愀爀愀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀 攀 愀氀洀 搀椀猀猀漀  漀 挀漀渀琀愀琀漀 搀椀爀攀琀漀 攀渀琀爀攀 漀 挀漀渀猀甀洀椀搀漀爀Ⰰ 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 愀 洀愀爀挀愀 ⴀ 渀攀猀猀攀 挀愀猀漀Ⰰ 愀 䘀愀洀氀椀愀 䘀愀爀椀渀栀愀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 昀漀椀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀Ⰰ 瀀漀椀猀  甀洀愀 瀀攀愀 焀甀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 搀漀 攀猀琀愀戀攀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 氀攀瘀愀爀 瀀愀爀愀 挀愀猀愀Ⰰ 氀攀洀戀爀愀渀搀漀 搀漀 挀愀爀椀渀栀漀 焀甀攀 愀 瀀愀搀愀爀椀愀 琀攀瘀攀 攀洀 瀀爀攀瀀愀爀愀爀 漀 瀀漀 漀甀 戀爀漀愀 渀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 攀 愀猀猀漀挀椀愀渀搀漀 愀漀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 搀攀 挀愀爀椀渀栀漀 瀀攀氀愀 洀愀爀挀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para a elaboração da arte foram utilizados elementos simples, mas que juntos fazem dela uma peça interessante. Primeiro, a tipografia escolhida que, na realidade, é a identidade visual da campanha ‘Amor não tem receita”. A fonte desenhada, Sensations and Qualities, foi escolhida pois, além de criar destaque para as palavras ‘amor’ e ‘receita’ também passa à sensação de coisas feitas artesanalmente, como os pães e broas da família farinha são feitos. Acompanhando essa fonte, temos a COCOMAT - uma fonte sem serifa - para as palavras ‘não tem’, para trazer equilíbrio à identidade. Além das fontes, o elemento do trigo nas laterais também é importante nessa composição, pois destaca o elemento mais importante para a fabricação do principal produto da Família Farinha - o pão. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀愀瀀攀氀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 昀漀椀 漀 挀漀甀挀栀 ㄀㔀  瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 挀愀爀琀漀 渀漀 愀洀愀猀猀愀猀猀攀 挀漀洀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀Ⰰ 攀 戀爀愀渀挀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 挀漀渀琀爀愀猀琀攀 攀渀琀爀攀 愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀 漀 瀀愀瀀攀氀⸀ 伀 瀀氀猀琀椀挀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀  琀爀愀渀猀瀀愀爀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 猀攀樀愀 挀愀瀀愀稀 搀攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀 瀀爀漀搀甀琀漀 愀 猀攀爀 瘀攀渀搀椀搀漀 攀 漀 昀椀漀 猀椀猀愀氀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀  愀洀愀爀攀氀漀 瀀愀爀愀 挀漀洀瀀漀爀 攀 愀挀爀攀猀挀攀渀琀愀爀 漀 搀攀琀愀氀栀攀 搀漀 氀愀漀 渀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀⸀ 吀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 椀琀攀渀猀 昀漀爀洀愀洀 愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀 挀爀椀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 ᠀䄠洀漀爀 渀漀 琀攀洀 爀攀挀攀椀琀愀ᤀ†攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ  攀猀瀀攀爀愀搀漀 甀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀瀀爀漀砀椀洀愀漀 攀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀漀 搀攀 挀愀爀椀渀栀漀 瀀攀氀漀猀 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 攀 瀀爀漀猀瀀攀挀琀猀⸀ 
 
CONSIDERAÇÕES
Essa embalagem foi elaborada para auxiliar no objetivo de marketing, bem como para solucionar problemas de dentro do estabelecimento da padaria e criar uma ligação com os clientes e prospects da Família Farinha. Seu design, incluindo também os materiais utilizados, foi pensado do começo ao fim de sua execução, buscando o melhor resultado para a peça. Sua montagem foi realizada pela equipe para conferir a usabilidade da embalagem, que foi satisfatória para todos os integrantes e para a banca avaliadora.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀伀㌀ 䐀䔀匀䤀䜀一Ⰰ 䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀愀 攀洀戀愀氀愀最攀洀⸀ 伀 搀攀猀椀最渀 愀最爀攀最愀渀搀漀 瘀愀氀漀爀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀漀㌀搀攀猀椀最渀⸀挀漀洀⸀戀爀⼀愀ⴀ椀洀瀀漀爀琀愀渀挀椀愀ⴀ搀愀ⴀ攀洀戀愀氀愀最攀洀⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀  搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀刀吀䄀䰀 䐀伀 䴀䄀刀䬀䔀吀䤀一䜀 一䔀吀Ⰰ 伀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀愀猀 挀漀爀攀猀㨀 伀 愀洀愀爀攀氀漀 攀洀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀Ⰰ 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀㨀⼀⼀眀眀眀⸀瀀漀爀琀愀氀搀漀洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀渀攀琀⸀戀爀⼀─䔀䘀─䈀䈀─䈀䘀ⴀ漀ⴀ猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀ⴀ搀愀猀ⴀ挀漀爀攀猀ⴀ漀ⴀ 愀洀愀爀攀氀漀ⴀ攀洀ⴀ瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀ⴀ瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀ⴀ攀ⴀ洀愀爀欀攀琀椀渀最⼀㸀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㔀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀䤀䄀嘀伀一Ⰰ 䄀搀爀椀愀渀愀⸀ 䌀爀椀愀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀㨀 匀攀甀 最甀椀愀 搀攀 挀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀洀 倀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 䌀甀爀椀琀椀戀愀㨀 䔀搀椀琀漀爀愀 䤀渀琀攀爀猀愀戀攀爀攀猀Ⰰ ㈀ ㄀㜀⸀  㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀