ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00600</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;A experiência de vestir arte </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Barbara Moreira Fontes Dias (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Igor Henrique Bisello (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Julia Mantovani (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Fernanda Biazetto Vilar Fabricio (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Arte , Moda , Slow Fashion, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O projeto trata-se de uma representação fotográfica do conceito 'A experiência de vestir arte', onde busca-se apresentar a peça de roupa como um resultado de um processo artístico. A partir de um estudo sobre o slow fashion - conceito criado para determinar a criação e produção consciente - e moda com propósito, é possível afirmar que a moda é uma forma de expressão e sua história está diretamente ligada com a arte. Acreditando na importância do processo de criação e fabricação de roupas, o estilista pode ser visto como um artista e sua peça, uma obra de arte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O conceito de slow fashion surge como uma maneira de repensar, principalmente, o consumo de moda. Trata-se de uma alternativa à produção em massa, valorizando assim, a produção e a qualidade do produto. O processo de criação da estampa vista na peça surge como ponto de partida do conceito, pois trata-se de um trabalho manual e exclusivo criado pela estilista Amanda Ditzel. Desde o primeiro papel em branco até a última linha de costura, a construção de uma peça de roupa se mostra como um processo artístico. Não existe um conceito estabelecido sobre o que é arte, porém, pode-se resumir como uma forma de expressão - assim como a moda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O principal objetivo é apresentar a relação de moda e arte por meio da criação de um ambiente visual, utilizando de elementos referentes aos dois temas, gerando assim, uma maior valorização do processo de construção do produto de moda. O conceito de moda com propósito, criado pelo autor André Carvalhal, anda lado a lado com a ideia principal da foto: mudar a forma como as pessoas enxergam a moda - criar valor, experiência e propósito. O consumo de moda e suas tendências vive em constante mudança e, atualmente, as pessoas estão mais conscientes em relação aos impactos causados pela compra excessiva. Ao criar essa relação com a arte, busca-se posicionar a moda como um elemento que merece a atenção, por não se tratar de algo descartável e sim de algo com muito valor cultural e artístico implícito.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O mercado de moda é um dos que mais causam impacto no meio ambiente, resultado da produção fast fashion - moda descartável e com preço baixo - onde o consumo se tornou consumismo. Como alternativa à essa ideia, surge o Lowsumerism, que incentiva as pessoas a serem mais conscientes e consumirem menos. Pensar antes de realizar a compra, buscar alternativas de menor impacto no meio ambiente e comprar só o que é necessário, são atitudes importantes para colaborar nesse processo de mudança que ajudará no futuro do planeta (ALVES et al., 2015). Portanto, para gerar tal mudança, torna-se necessário um incentivo à valorização da moda. O conceito criativo base para a criação da peça fotográfica tem como objetivo apresentar o conjunto de valores inseridos no processo de criação das peças, apresentando-as não só como vestimentas, mas como obras de arte. A criação das peças de coleção da marca Amanda Ditzel, escolhida para representar esta proposta, se dá à partir de inspirações que geram ideias, que são, então, desenhadas a mão, digitalizadas e, por fim, transformadas em arte vestível. A concepção das peças se dá por meio de processos manuais e artísticos, agregando valor e história à elas, dessa forma, busca-se explorar a interação entre a sociedade, a moda e a arte. A moda sempre esteve presente em momentos marcantes ao longo da história, nos contextos sociais, andando lado a lado com movimentos artísticos. Por se tratar de uma campanha de moda, entende-se como necessária uma abordagem na qual prevaleça a linguagem visual, sem deixar de referenciar também possíveis elementos verbais. No que diz respeito aos elementos visuais, nota-se que, levando em consideração o público consumidor deste meio, a ideia de valorização do produto da estilista assume inteiramente um viés de protagonismo na criação das imagens e das peças, trazendo presente o conceito de sofisticação aliada à arte como sugestão principal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Partindo da ideia de representação de moda e arte, a escolha de um ateliê de pintura como cenário se encaixa perfeitamente, complementado com elementos relacionados à moda - como a máquina de costura, a moldura e o busto. O valor percebido pelos consumidores e&#769; potencializado quando estes produtos sa&#771;o associados a&#768; caracteri&#769;sticas de objetos com alto valor cultural. Essa estrate&#769;gia pode ser resumida no princi&#769;pio da contiguidade: uma apresentac&#807;a&#771;o em seque&#770;ncia de produtos com diferenciais comuns ao lado de objetos com alto valor e significado (SANTAELLA, NO&#776;TH, 2010). Por se tratar de uma fotografia de moda, acredita-se necessária a presença de modelos. A escolha de dois perfis diferentes deu-se para demonstrar diversidade e gerar um contraste entre ambiente e modelos. Os cabelos volumosos e as maquiagens em tons avermelhados geram uma imagem mais dramática, assim como as poses, gerando uma ideia de força e empoderamento. A luz usada na produc&#807;a&#771;o das fotografias procurou remeter a&#768; atmosfera poe&#769;tica do barroco - peri&#769;odo arti&#769;stico conhecido pela contraposic&#807;a&#771;o entre claro e escuro, valendo-se da sobriedade do peri&#769;odo de outono e inverno e fazendo uso do alto contraste como elementos realc&#807;adores das pec&#807;as da estilista. O uso de uma teleobjetiva na captac&#807;a&#771;o das imagens colaborou para a representac&#807;a&#771;o integral e na&#771;o distorcida da modelo e dos demais elementos da foto. O direcionamento da pose da modelo procurou assumir um tom expressivo e tambe&#769;m arti&#769;stico, estabelecendo um dia&#769;logo com a estampa da estilista. Na iluminac&#807;a&#771;o das fotos do atelie&#770;, foram utilizadas um flash, rebatido com o auxi&#769;lio de sombrinha metalizada, a 45 graus das modelos, e 1 luz ao fundo - funcionando para dar recorte e dimensa&#771;o a&#768;s fotografias. O tratamento de imagem das fotografias buscou preservar ao ma&#769;ximo as caracteri&#769;sticas obtidas na hora do clique. Por meio de ajustes de suavizac&#807;a&#771;o de pele, buscou-se acentuar a beleza das modelos, e, com o aumento de nitidez, conseguiu-se realc&#807;ar ainda mais as linhas, formas e texturas inclusas nas fotografias. Vale ressaltar que o resultado das imagens obtidas, foi fruto de pesquisa e imersa&#771;o em trabalhos de foto&#769;grafos renomados do meio da moda.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao apresentar a moda como arte, buscou-se inspiração no estilo artístico Barroco, característico pelo esplendor, movimento, contraste e aproveitamento da luz e sombra. A presença de diversos elementos, independentes, porém inter-relacionados, também é uma característica emprestada das obras italianas e observada nas peças da coleção. A junção das modelos, ambiente, cores e elementos serve como porta de entrada para o conceito 'A experiência de vestir arte', pois além de se tratar de uma representação artística, também está diretamente ligada com formas de consumo e a evolução constante do mundo da moda. Com a utilização de peças da marca curitibana Amanda Ditzel, que contém os mesmos valores relacionados à produção artística e consciente, é possível gerar uma maior comunicação do conceito estabelecido.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Este trabalho surge como um resultado de um processo de estudo e pesquisas ao longo de um ano - análises socioculturais, econômicas, comportamento dos consumidores de moda, fast e slow fashion, fotografia de moda, movimentos artísticos e entrevistas com especialistas. Observa-se a importância deste trabalho como forma de despertar uma nova forma de olhar, entender e consumir moda, por ser algo presente no dia a dia de uma sociedade e que influencia diversos outros comportamentos. Dessa forma, percebe-se a importância da união de competências relacionadas à fotografia, comunicação, moda e arte.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">SANTAELLA, RÖTH. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning. 2010.<br><br>ALVES et al. The Rise of Lowsumerism. in: Youtube. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jk5gLBIhJtA>. Acesso em: 11 abr. 2017.<br><br>CARVALHAL, André. Moda com propósito. São Paulo: Schwarcz. 2016.<br><br> </td></tr></table></body></html>