INSCRIÇÃO: 00634
 
CATEGORIA: RT
 
MODALIDADE: RT01
 
TÍTULO: Podcast Top 5 - Edição rock
 
AUTORES: Gabriela Cassetari Savaris (Pontificia Universidade Católica do Paraná); Natalie Bollis (Pontificia Universidade Católica do Paraná); Beatriz Mira (Pontificia Universidade Católica do Paraná); Lenise Aubrift Klenk (Pontificia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: Podcast, Música, Entretenimento, Lista,
 
RESUMO
O podcast Top 5 foi um produto sonoro criado e produzido por alunos do 5.º período do curso de jornalismo na PUCPR, para a disciplina de Jornalismo em Mídias Sonoras. O programa se propõe a apresentar aos ouvintes, em cada edição, um estilo musical a partir de uma lista de sugestões de canções marcantes do gênero. Ao final e confrontando duas listas – da produção e do especialista convidado –, o podcast oferece ao ouvinte um ranking, denominado Top 5. O programa piloto é uma edição que discute os clássicos do rock n'roll. Neste projeto, são apresentados os motivos pelos quais a equipe optou por este tema e as técnicas utilizadas em pesquisa, gravação, entrevista e edição. Além disso, será feito um breve comentário sobre a visão do grupo acerca do tema.
 
INTRODUÇÃO
O podcast Top 5 aborda em formato de lista diferentes gêneros musicais. A estrutura de cada episódio consiste em 30 a 40 minutos de conversa e debate entre o apresentador e o convidado. O convidado deve ser um profissional ou conhecedor do gênero musical em debate, com bom conhecimento do que está sendo discutido. O debate funciona da seguinte forma: Um tema é definido, e a partir deste tema o convidado é selecionado. Em seguida, o apresentador deve trazer um top 5 criado pela equipe, e o convidado trará o seu top 5 pessoal. Durante o episódio as duas listas são discutidas, e ao final, um top 5 é ser formado a partir desta discussão. A lista da produção é resultado de uma pesquisa aprofundada sobre o tema; ela leva em consideração não apenas o conhecimento pessoal dos integrantes do grupo, mas, em algumas ocasiões, consulta a pessoas que tenham capacidade de indicar as melhores canções do gênero escolhido para cada podcast. Mesmo que nenhum profissional da música esteja envolvido, o objetivo da equipe com este debate é, além de falar com aqueles que já entendem o que está sendo dito, gerando uma discussão, educar aqueles que não conhecem o tema, mas estão abertos à aprender, de forma simples e acessível.
 
OBJETIVO
Falar de música de forma simples e objetiva para um público que já consome ou busca consumir podcasts de entretenimento. Abranger diferentes estilos musicais e temas que compreendem a música. Gerar debates e levantar questões sobre gêneros musicais variados, com linguagem simples e direta. ਀ 伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀 䔀匀倀䔀䌀촀䘀䤀䌀伀   Fornecer um produto de consumo quinzenal para admiradores,conhecedores e leigos de música. ਀倀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 琀漀瀀 㔀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 琀攀洀愀 愀 昀椀洀 搀攀 焀甀攀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀瀀爀攀渀搀愀洀 攀  挀爀椀攀洀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 ☀⌀㠀㈀ ㌀㬀䐀攀猀搀攀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀漀甀 甀洀   搀攀猀攀樀漀 挀漀洀甀洀 搀攀 昀愀氀愀爀 猀漀戀爀攀 洀切猀椀挀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 最漀猀琀漀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 搀椀瘀攀爀最攀渀琀攀猀 搀攀   挀愀搀愀 洀攀洀戀爀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀攀爀挀攀戀攀甀 焀甀攀 琀愀洀戀洀 攀爀愀 甀洀愀 瘀漀渀琀愀搀攀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀   愀瀀爀攀渀搀攀爀 洀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀甀琀爀漀猀 攀猀琀椀氀漀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 爀攀昀攀爀渀挀椀愀 漀甀琀爀漀猀   瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 氀椀猀琀愀猀 挀漀洀漀 漀 挀愀渀愀氀 圀愀琀挀栀洀漀樀漀Ⰰ 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀 攀 漀 昀椀氀洀攀 䄀氀琀愀   䘀椀搀攀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀洀攀渀琀攀 挀爀椀愀 氀椀猀琀愀猀 搀攀 挀椀渀挀漀 椀琀攀渀猀 搀攀 洀切猀椀挀愀Ⰰ   漀 吀漀瀀 㔀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀Ⰰ   䄀 攀焀甀椀瀀攀 愀挀爀攀搀椀琀愀 焀甀攀 漀 最漀猀琀漀 瀀漀爀 洀切猀椀挀愀  愀氀最漀 挀漀洀甀洀  洀愀椀漀爀椀愀 搀愀   瀀漀瀀甀氀愀漀 洀甀渀搀椀愀氀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 渀攀洀 琀漀搀漀猀 猀漀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀猀 攀洀 挀漀渀栀攀挀攀爀 愀 栀椀猀琀爀椀愀   瀀漀爀 琀爀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀爀漀搀甀琀漀Ⰰ 漀甀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀猀 愀挀攀爀挀愀 搀愀焀甀攀氀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 攀猀琀椀氀漀 漀甀 愀爀琀椀猀琀愀⸀    倀漀爀 椀猀猀漀 漀 吀漀瀀 㔀 琀攀洀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 樀漀瘀攀洀Ⰰ 焀甀攀 愀瀀爀攀挀椀攀 愀 氀椀渀最甀愀最攀洀   猀漀氀琀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 攀 焀甀攀 挀漀渀猀甀洀愀 渀漀 猀 愀 洀切猀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 漀 焀甀攀 攀猀琀 瀀漀爀   琀爀猀 搀攀氀愀⸀ 䐀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀攀 瀀切戀氀椀挀漀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 戀甀猀挀愀 挀漀洀 漀 吀漀瀀 㔀 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀爀 漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀    挀漀渀栀攀挀攀爀攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 攀 攀猀琀椀氀漀猀⸀   A partir de uma conversa entre duas partes, nenhuma academicamente formada em música, de forma solta e livre, os membros da equipe procuram entreter e educar o ouvinte, seja sobre um assunto já conhecido ou completamente novo.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Cada episódio possui um tema específico, que pode variar de "Top 5 Músicas Icônicas do Pop" até "Top 5 Mitos Chocantes da Música". Qualquer tema que não dependa de elementos visuais, ligado à música, poderá ser abordado. O programa é disponibilizado quinzenalmente, formando temporadas de 8 episódios cada. ਀䄀 攀焀甀椀瀀攀 瀀漀猀猀甀椀 琀爀猀 洀椀渀甀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 搀漀 琀攀洀愀 攀 搀漀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀⸀ 䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 挀愀搀愀 瀀愀爀琀攀 琀攀洀 琀爀猀 洀椀渀甀琀漀猀 瀀愀爀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀 琀漀瀀 㔀 挀爀椀愀搀漀⸀ 䄀 搀椀猀挀甀猀猀漀 瀀漀搀攀 琀攀爀 搀攀 ㈀   ㈀㔀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 攀 愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀漀 琀漀瀀 㔀 昀椀渀愀氀 瀀漀猀猀甀椀 挀椀渀挀漀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 甀洀 琀爀攀挀栀漀 搀攀 渀漀 洀砀椀洀漀 ㌀  猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 挀愀搀愀 洀切猀椀挀愀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 搀攀瘀攀 琀攀爀 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀搀漀⸀ 䄀 攀焀甀椀瀀攀 琀攀洀 搀漀椀猀 洀椀渀甀琀漀猀 瀀愀爀愀 昀愀稀攀爀 漀 攀渀挀攀爀爀愀洀攀渀琀漀⸀ Os arquivos com os trechos das músicas de cada top 5 já estão no estúdio no momento da gravação, devidamente nomeados, e são reproduzidos a partir da comunicação entre o apresentador e o operador da mesa. Para cada momento - abertura, discussão e top 5 final - existe uma vinheta, produzida pela equipe.਀倀愀爀愀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀 攀瀀椀猀搀椀漀 瀀椀氀漀琀漀Ⰰ 愀 愀氀甀渀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀愀 䈀攀愀琀爀椀稀 䴀椀爀愀 攀 漀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀 䄀氀昀爀攀搀漀 刀漀猀愀 爀攀甀渀椀爀愀洀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀Ⰰ 甀洀愀 氀椀猀琀愀 琀漀瀀 㔀 搀攀 洀切猀椀挀愀猀 搀攀 刀漀挀欀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀漀搀挀愀猀琀 漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 攀 漀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀 搀椀猀挀甀琀攀洀 猀漀戀爀攀 漀猀 吀漀瀀 㔀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀猀Ⰰ 攀 瀀爀攀瀀愀爀愀洀 甀洀 吀漀瀀 ㄀  昀椀渀愀氀 愀 猀攀爀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 渀漀 昀椀洀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 䄀 愀氀甀渀愀 䜀愀戀爀椀攀氀愀 匀愀瘀愀爀椀猀 昀漀椀 挀漀洀攀渀琀愀爀椀猀琀愀 攀 愀 愀氀甀渀愀 一愀琀愀氀椀攀 䈀漀氀氀椀猀 爀攀愀氀椀稀漀甀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 瀀爀攀瀀愀爀愀漀 搀愀猀 洀切猀椀挀愀猀⸀ ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 Durante a produção do podcast e a avaliação do produto final, foi possível perceber o podcast como um novo modo de alcançar pessoas. O entretenimento como produto é sempre bem consumido e o streaming auxilia no consumo. Poder ouvir programas fora da ordem de estréia, com a opção de baixar o conteúdo e conseguir acessar offline é algo que a equipe valorizou muito ao escolher o modelo podcast para produzir o programa.਀伀 昀漀爀洀愀琀漀 搀漀  瀀爀漀最爀愀洀愀 吀漀瀀 㔀 愀戀爀攀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 椀渀切洀攀爀漀猀 琀攀洀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀  洀切猀椀挀愀Ⰰ 攀 愀戀爀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀甀爀愀搀漀甀爀漀 攀 猀甀猀琀攀渀琀瘀攀氀⸀  ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀