ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00686</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP10</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vídeo animação Amigos do HC: Por uma boa causa</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Alana Ferreira Patucci (ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE CULTURA); Lucilene Bastos Gonçalves (ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE CULTURA); Rodrigo de Oliveira (ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE CULTURA); Jocasta Cristiane de Souza Rocha (ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE CULTURA); Giovanna Salvatti Rafagnin (ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE CULTURA); Lorena Azevedo do Espírito Santo (ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE CULTURA); Paola de Kássia Dias Batista (ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE CULTURA); Cícero Antônio Lira da Silva (ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE CULTURA)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Audiovisual, Animação, Comunicação, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O terceiro setor apresenta dificuldade em conseguir a atenção da sociedade. A captação de recursos, bem como cativação de públicos, são fundamentais para a sobrevivência dessas instituições. Em razão disso, o presente trabalho construiu de forma lúdica, mesclando às técnicas de Storytelling e Draw my Life, o vídeo institucional  Juntos Somos Mais Fortes , um produto audiovisual, que apresenta o trabalho da Associação Amigos do HC em busca dos recursos para manutenção do Hospital de Clínicas do Paraná. O vídeo é resultado do Projeto da disciplina Produção Audiovisual, desenvolvido de acordo com briefing repassado pelo próprio cliente. Além de aprender o processo de produção audiovisual na prática e ter contato direto com a realidade do mercado, o produto foi apresentado para o cliente com feedback positivo no objetivo da comunicação e pela sensibilidade de tratar o tema de forma lúdica.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Sendo o 3º maior hospital do Brasil, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná é mantido financeiramente pelo Sistema Único de Saúde - SUS. O hospital atende, em média, 96 mil pacientes por mês. Entretanto, os recursos não são suficientes para suprir a demanda. Com foco em minimizar esse problema e fornecer atendimento humanizado, surge a Associação Amigos do HC. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que, desde 1986, trabalha na melhoria da qualidade no atendimento dos pacientes, contribuindo na infraestrutura do hospital e na aquisição de equipamentos por meio dos 45 projetos que desenvolve. A partir do briefing realizado diretamente com a instituição, constatou-se a necessidade de aplicar a comunicação dirigida para o público de pacientes, familiares e acompanhantes que usufruem dos serviços do hospital e, no entanto, desconhecem o apoio prestado pela Associação. Contudo foi escolhida a comunicação dirigida como ferramenta de Relações Públicas por meio do vídeo institucional com objetivo de contribuir para o posicionamento da Associação frente o seu público, para que a marca seja vinculada às ações por ela realizadas, o que não vem ocorrendo até então. A principal ação realizada foi o vídeo institucional  Juntos somos mais fortes , que recebeu este nome, por conta da relação de apoio que a Associação tem com o hospital e ainda pela contribuição individual que cada cidadão pode realizar e que é significativamente relevante para que a ONG continue atuante.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O vídeo institucional apresentado, produzido a partir do levantamento de briefing e seguindo o planejamento da pré-produção, produção e pós-produção, tem como objetivo disseminar a imagem institucional da Associação Amigos do HC, dirigida ao público formado por pacientes do Hospital de Clínicas do Paraná e seus acompanhantes. A partir de uma linguagem humanizada e lúdica, pretende-se criar um elo entre a Associação e este público-alvo, por meio de um ato comum, o ato de esperar. Sensibilizados a partir da animação, a intenção é que este público possa promover a divulgação espontânea das atividades que a ONG realiza, para que esta possa continuar no auxílio da manutenção do Hospital.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A produção audiovisual  Juntos Somos Mais Fortes surgiu da necessidade de se ter uma comunicação efetiva e solidária com os acompanhantes e pacientes que frequentam o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. O título  Juntos Somos Mais Fortes se dá pelo fato da Associação realizar projetos que contribuem para a arrecadação de recursos e capital humano, com o objetivo de melhorar a qualidade dos atendimentos no hospital, uma vez que a verba disponibilizada pelo SUS não supre a demanda. A espera, abordada no vídeo, faz uma relação entre os momentos de espera das pessoas no dia a dia e a espera dos pacientes para procedimentos hospitalares. Com isso, o público que irá ver o vídeo se sentirá compreendido tanto pela Associação, quanto pelo Hospital das Clínicas. A partir do problema identificado, no qual grande parte do público de interesse não possui conhecimento da Associação e seus projetos, foi constatada a necessidade de uma comunicação humanizada e lúdica, que lhes apresentasse a instituição e provocasse um sentimento de identificação. Assim, a equipe produziu um vídeo institucional que preenchesse essa lacuna, ressaltando a importância e necessidade do trabalho desenvolvido pela ONG. O vídeo elaborado com a intenção de transmitir informação aos espectadores, possibilita descontração por meio da animação, pois o audiovisual animado e informal tem maior compreensibilidade e facilidade de transitar entre os mais diversos públicos. Pereira, Silva e Fernandes (2011) explicam a importância das TIC's (Tecnologias da Informação), estas criam um ambiente mais lúdico e envolvente, o que afeta diretamente na motivação dos públicos que nasceram em uma era digital. Os autores concluem que situações deste caráter soam mais naturais e motivacionais. Nesse contexto, é importante ressaltar o papel do comunicador. De acordo com Lattimore (2012), as Relações Públicas cumprem um papel essencial ao ajudar uma organização sem fins lucrativos, pois a auxiliam na conquista de apoio em sua missão e realizam uma comunicação eficaz com seu público. Kunsch (2003) defende que as Relações Públicas podem contribuir no sentido de facilitar as parcerias e mediações com o 1º e 2º setor. Sua função é, sobretudo, exercer o papel de influenciador repensando conteúdo, as formas, as estratégias, os instrumentos, os meios e as linguagens das ações comunitárias com os mais diferentes públicos envolvidos. Vale ressaltar que a aplicação desse material deve estar diretamente vinculada ao plano de comunicação da organização, cujo objetivo é de arrecadação e, também, de transmitir informações de forma clara sobre as ações realizadas pela Associação, assumindo um papel de contribuir como instrumento complementar na construção do posicionamento da ONG. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O uso da animação tornou-se popular como formato criativo na comunicação institucional e publicitária. Para a execução deste projeto foram utilizadas as técnicas de Storytelling e Draw my life. A arte de contar histórias é conhecida como: Storytelling é uma técnica utilizada pelos publicitários, diretores de cinema, jornalistas, entre outros. Salmon (2016), explica que às estratégias usadas no Storytelling moldam às necessidades do consumidor. Para construir a ilustração, entendida por se tratar de uma imagem que traduz, explica, interpreta e sintetiza algo que pode ser caracterizada por colagens e desenhos, foi utilizado o conceito "Draw my life", um tipo de ilustração bastante utilizada para descrever empresas, trabalhos e processos. As técnicas foram combinadas para dar maior versatilidade ao vídeo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto, um vídeo institucional, compreendido por produção audiovisual artística, utilizando a técnica de desenho feitos e recortados à mão livre e narrativa com recursos de Storytelling, denominado  Juntos Somos Mais Fortes , possui 03:05:00 minutos, em formato FullHD (1920x1080 px) e aborda o contexto da espera no dia a dia de todas as pessoas, mostrando que todos possuem algo em comum. A trilha sonora escolhida foi a Italian Afternoon, disponível em plataforma gratuita para acesso e uso dos usuários. Para a gravação, foram utilizados os seguintes equipamentos: câmera filmadora Sony e um tripé. A produção, os desenhos, roteiro, edição e filmagem foram desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Relações Públicas. Para a edição do material e os efeitos de animação, foram utilizados os softwares Adobe After Effects, Adobe Premiere, Adobe Photoshop e Adobe Illustrator. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Compreende-se que a comunicação institucional é uma área essencial para alinhar a imagem de uma instituição com os seus objetivos, logo um vídeo é peça-chave para apresentação da organização. A apresentação da Associação Amigos do HC, realizada por meio de um vídeo de animação, cumpriu a missão de ser mais humanizada e descontraída, utilizando uma linguagem de fácil entendimento e direcionada ao público-alvo. Uma das dificuldades encontradas ao implementar o produto final foi a mudança ocorrida no setor de comunicação da ONG e por questões burocráticas o vídeo não foi veiculado no ambiente hospitalar, entretanto o feedback da gestão de comunicação anterior foi positivo, a qual demonstrou interesse em utilizar o material e apontou que o vídeo cumpriu com o seu objetivo, elogiando principalmente a forma como foi construído e o fato de ser mais  leve visualmente. O material está à espera da aprovação da nova gerência para possível veiculação. Espera-se que ele alcance os pacientes e seus familiares para que se dissemine as informações sobre a Associação. Almeja-se que este projeto possa ter continuidade, pois o trabalho social é de grande importância para a comunidade, principalmente na atividade de Relações Públicas, a qual pode proporcionar um relacionamento mais próximo entre organização e público final. A construção do projeto foi relevante para a formação dos acadêmicos, pois proporcionou o contato profissional com um cliente real e principalmente com uma causa social, importante vertente das relações públicas. A aprendizagem prática é de grande relevância, pois possibilita a aplicação dos conteúdos teóricos assim como a experiência com o mercado. Por fim, a execução do projeto foi satisfatória pois agregou valor à formação acadêmica de cada estudante e permitiu experienciar a vivência social. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ARMES, Roy. On video: o significado do vídeo nos meios de comunicação. São Paulo: Summus,1999. <br><br>KUNSCH, M. M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003. <br><br>LATTIMORE, D. L. et al. Relações públicas: profissão e prática. São Paulo: McGrawHill, 2012. <br><br>Pereira, I., Silva, A., & Fernandes, A. (2011). A comunicação video-web no ensino de línguas estrangeiras: contributo do projecto NIFLAR. Educação, Formação & Tecnologias, n.º extra, Abril 2011, 4-10. Disponível em <http://eft.educom.pt>. Acesso em: 11 abr. 2018<br><br>Salmon, C. Storytelling: La máquina de fabricar historias y formatear las mentes. Ediciones Península: Barcelona, 2016 Disponível em: <http://dnspes.com/economia-y-empresa/storytelling-la-maquina-de-fabricar-historias-y-formatear-las-mentes.pdf>. Acesso em: 11 abr. 2018. <br><br> </td></tr></table></body></html>