ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00730</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT11</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;doze34</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Mônica de Souza Chaves (Universidade Luterana do Brasil); Vanessa Hauser (Universidade Luterana do Brasil); Caroline de Mendonça Musskopf (Universidade Luterana do Brasil); Everton Ferreira Barboza (Universidade Luterana do Brasil); Fernanda Janaína da Silva Alves (Universidade Luterana do Brasil); Gabriela Heluany de Araújo Pinto (Universidade Luterana do Brasil); Laiani dos Santos Alves (Universidade Luterana do Brasil); Liliane Pazzini Miranda (Universidade Luterana do Brasil); Kassandra Naely Santos Pooch (Universidade Luterana do Brasil); Natalie de Lima Oliveira (Universidade Luterana do Brasil); Rafael da Silva Pereira (Universidade Luterana do Brasil); Renata dos Santos Ramos (Universidade Luterana do Brasil); Taís Renata Forgearini (Universidade Luterana do Brasil); Thiago da Silva Mendes (Universidade Luterana do Brasil)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;jornalismo digital, multimídia, reportagem, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O Doze34 foi desenvolvido pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil durante a disciplina de Jornalismo Digital, no 2° semestre de 2017. O projeto tinha como objetivo estimular a reflexão crítica sobre os conceitos de jornalismo digital, especialmente no que diz respeito à multimedialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, personalização e ubiquidade através de sua aplicação prática. Nesse sentido, foram produzidas mais de 30 reportagens sobre os centros das cidades da região metropolitana de Porto Alegre (RS), através de textos, vídeos e podcasts, com o propósito de experimentar novas linguagens e formatos, bem como exercitar estratégias de distribuição do conteúdo por meio das redes sociais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Dotados de uma carga histórica e conhecidos pelo dinamismo, os centros das cidades vão muito além do cinza dos prédios e do asfalto. Todos os dias, milhares de pessoas transitam pelo coração das cidades, na sua maioria com uma pressa que não as permite muitas vezes olhar ao redor para entender tudo aquilo que constitui o local. Um emaranhado de vidas que se cruzam involuntariamente formando uma rede de histórias que passam desapercebidas em meio a velocidade da rotina urbana. O projeto Doze34, desenvolvido pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Luterana do Brasil durante a disciplina de Jornalismo Digital, do 2° semestre de 2017, ministrada pela professora Vanessa Hauser, busca desfazer alguns dos nós dessa rede por meio de uma série de reportagens multiplataforma que mergulham nas histórias daquilo e daqueles que constituem os centros das cidades. O projeto tem como base o centro da cidade de Porto Alegre, bem como o centro de alguns municípios da região metropolitana e do Vale dos Sinos. Cidades, essas, onde os próprios alunos residem, o que os faz parte constituinte dessas redes. Abordar temas pouco evidenciados em grandes veículos de comunicação, como a história de pontos da cidade, a arte e a cultura daquele lugar e personagens conhecidos pela população, é uma forma de aprofundar e aplicar os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula, ao mesmo tempo em que se exercita o olhar jornalístico, ao dar mais atenção para o local que os cerca. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Por caracterizar-se como um produto desenvolvido dentro de uma disciplina, o projeto doze34 tem como objetivo geral estimular a reflexão crítica sobre os conceitos de jornalismo digital, especialmente no que diz respeito à multimedialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014). Dos objetivos específicos: a) explorar diferentes estilos narrativos e os diferentes suportes que as plataformas digitais oferecem (FERRARI, 2010); b) exercitar o planejamento de uma reportagem multimídia, já que os alunos eram responsáveis por todas as etapas do projeto, desde a concepção da proposta editorial até a elaboração das pautas, execução da reportagem, dos recursos multimídia, publicação, e distribuição via redes sociais; c) refletir criticamente sobre a ideia de jornalismo em redes digitais (HEINRICH, 2011) a partir das estratégias de distribuição dos conteúdos e utilização da plataforma Medium para a publicação dos materiais; d) conceber uma proposta alternativa de jornalismo à luz dos conceitos de jornalismo pós-industrial, articulando-a a um debate sobre a crise da profissão e suas possibilidades sobre o futuro; e) por fim, com base nessa reflexão sobre a crise, ser um laboratório de experimentação de formas de produção, divulgação e narrativas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desenvolvido a partir do objetivo geral da disciplina, compreender as características específicas do jornalismo digital, tais como multimedialidade, hipertextualidade e interatividade, o projeto Doze34 teve seu tema escolhido entre diferentes propostas debatidas e votadas pelos alunos. Dentre as possibilidades, os acadêmicos optaram por pautar o centro das cidades onde residem, como forma de compreender melhor a comunidade na qual estão inseridos e no interesse público amparado pelo tema central do projeto. Os conteúdos produzidos pela turma levaram em consideração os critérios jornalísticos de interesse regional e do público, curiosidade e entretenimento. Além disto, os produtos foram pensados para que pudessem gerar engajamento e compartilhamento por meio da rede social Facebook, local em que a plataforma foi replicada e compartilhada. Desta maneira, foram produzidos alguns conteúdos que tivessem como propósito central gerar engajamento entre os leitores, como a utilização de testes, listas e pesquisas  alguns destes, inclusive, utilizados como pré-produção. Todas as reportagens produzidas foram pensadas de maneira que as pessoas que moram na cidade ou no entorno dela se identificassem. Personagens, pontos conhecidos por quem diariamente passa pelos centros, dificuldades e características singulares de cada cidade foram abordados pelos alunos, que tiveram a oportunidade de criar produtos diferentes do que é de costume ver em veículos da grande mídia. Quanto ao aprendizado em sala de aula, o uso das características do jornalismo digital, tais como conteúdos multimídia e hipertextualidade, ficaram a cargo dos alunos, que puderam escolher livremente as plataformas que seriam utilizadas para desenvolver suas reportagens de acordo com seus objetivos. Assim sendo, os alunos fizeram uso de práticas textuais, bem como o uso de imagens, podcasts e ferramentas de interatividade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A disciplina de Jornalismo Digital, através do desenvolvimento do projeto doze34, segue a proposta da universidade na aplicação de metodologias ativas. Ou seja, a partir da exposição e debate sobre os conceitos mais relevantes no âmbito do jornalismo digital, tais como multimedialidade, hipertextualidade, interatividade, memória, personalização e ubiquidade (CANAVILHAS, 2014), da reflexão sobre o contexto de crise atravessado pelo jornalismo industrial, da análise de reportagens multimídia e projetos alternativos, os alunos foram desafiados a pensar a produção jornalística através da experimentação de novas características (formatos e narrativas) e potencialidades. A proposta foi criar uma publicação no Medium, plataforma que trabalha com a lógica da circulação de conteúdos em rede, através da elaboração de um plano editorial (que pode ser lido na reportagem Doze34: alma e coração de uma cidade, disponível no link: https://medium.com/doze34/doze34-alma-e-coração-de-uma-cidade-70e79081ec29), projeto gráfico, planejamento de recursos multimídia e de hipertextualidade utilizados, bem como de fragmentação destes conteúdos para serem trabalhos no Facebook e Instagram. Os alunos eram estimulados a pensar a construção da reportagem por uma lógica de planejamento: da pauta, dos recursos auxiliares e da circulação desse conteúdo via redes sociais. A prática do storyboard foi bastante utilizada para desenhar esse planejamento e depois colocá-lo em prática. Os alunos tinham liberdade para construir suas reportagens com experimentação de recursos, respeitando a necessidade de apuração cuidadosa da informação e interesse público das pautas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O produto criado se refere há uma série de reportagens sobre os centros das cidades que correspondem a Região Metropolitana do Rio Grande do Sul, sendo elas: Alvorada, Canoas, Gravataí, Nova Santa Rita, Porto Alegre e Sapucaia. As pautas giram em torno de assuntos como cultura, segurança, transporte, meio ambiente e história das cidades. As reportagens são em formatos de textos, complementadas por fotos, vídeos, podcasts, entre outros. A organização e execução das reportagens surgiram a partir da disciplina de  Jornalismo Digital , sendo cada grupo (de até três alunos) responsável pela produção de pautas relacionadas ao tema principal. Assim era definida a pauta, enquadramento, linguagem e ferramentas utilizadas. A plataforma foi disponibilizada no site Medium, complementada pelo Youtube (para upload de vídeos), SounCloud (para upload de podcast), e divulgada através do Facebook (página Doze34) e Instagram (@doze34). Em média cada grupo produziu três reportagens. Através da leitura de artigos em sala de aula e observação de exemplos práticos de como pode ser feito a cobertura de pautas a partir de novas ferramentas digitais, a turma era responsável pela produção de uma nova maneira de fazer jornalismo. Em nosso caso uma reportagem multiplataforma. A combinação de formatos e linguagem produz a esta série de reportagem uma constatação da adaptação do jornalismo digital com suas novas ferramentas e possibilidades de inovação, seja ela, sua forma de linguagem ao ser interpretada a partir de um meme, ou a simplicidade da cobertura completa de uma pauta com um simples celular, podendo captar sonoras e vídeos com praticidade. Além de ser suportada por diversas plataformas gratuitas, aqui utilizadas pelo site Medium, SoundCloud e Youtube. A exemplo dessa exploração as autoras da pauta  Da Periferia ao Centro: tempo e qualidade de vida , utilizaram dos próprios celulares para filmar com mais realidade o trajeto do ônibus que a linha Restinga (apontada na reportagem) fazia. Em outro caso, para a demonstração da exploração da linguagem, os autores da reportagem  Três por dez: os vendedores ambulantes da passarela , utilizaram da reprodução de um GIF, para expressar um sentimento à uma informação. Ainda sobre esta mesma reportagem, em um desdobramento é possível ler um poema autoral sobre um personagem. Outro exemplo é a forma como autores da reportagem  Alvorada, por Alvorada utilizaram do aplicativo o MyMaps (Google), para apontar lugares do centro de cidade, funcionando como uma espécie de guia para quem lê a reportagem. Ou novamente a reportagem  Da Periferia ao Centro: tempo e qualidade de vida , que utilizou do aplicativo Moovit (aplicativo gratuito sobre horários e itinerários do transporte público), para demonstrar o percurso do ônibus que as repórteres usavam para a construção da reportagem. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O desenvolvimento do projeto doze34 foi bastante produtivo para os alunos pois puderem exercitar sua autonomia enquanto jornalistas e ao mesmo tempo, colocar em prática os conceitos aprendidos em aula. A produção de reportagens também contribui para o exercício da prática jornalística, através da elaboração das pautas, apuração e construção dos textos das reportagens. A distribuição do conteúdo através das redes sociais permitiu que a turma pensasse a reportagem como um processo que não termina com a sua publicação, mas que se espalha nas redes sociais e gera um impacto que é medido muito mais facilmente na era digital. Fica bastante evidente que desenvolver uma disciplina prática como é a de jornalismo digital através de um projeto concebido e executado pelos alunos gera um envolvimento muito maior da parte destes com a qualidade do trabalho final, o que fica evidenciado no momento da conclusão do projeto. Os objetivos foram cumpridos, especialmente no que se refere a estimular os discentes a pensarem seu futuro como jornalistas para além das grandes industrias informativas, constituindo sua identidade profissional a partir da realização de projetos independentes e com capacidade de extrapolar as fronteiras da universidade. O doze34 foi, no final do ano passado, premiado pelo Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) com o 1º lugar na categoria de webjornalismo (produções universitárias). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CANAVILHAS, João. Introdução. In: Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã (Portugal): Livros LabCom, 2014a, p. 1-2.<br><br>HEINRICH, Ansgard. Network journalism: journalistic practice in interactive spheres. Nova Iorque (EUA) e Londres (Inglaterra): Routledge Taylor and Francis Group, 2011.<br><br>FERRARI, Pollyana. Jornalismo Digital. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010<br><br> </td></tr></table></body></html>