ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00743</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;CA</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;CA08</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta Wonder Arts Animation Studios</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Sabrina Favarin dos Santos (Centro Universitário Curitiba); Gabriella de Souza de Oliveira (Centro Universitário Curitiba); Henrique da Silva Camargo (Centro Universitário Curitiba); Rodrigo Torezin Rego (Centro Universitário Curitiba); Janiclei Aparecida Mendonça (Centro Universitário Curitiba)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Vinheta, Produtora, Animação, , </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A vinheta da produtora Wonder Arts Animation Studios, que antes era formada apenas pelo seu logotipo, passou por um processo de (re)identificação visual e sonora. A produtora, que seguia com seu segundo semestre de atividades, já possuia uma identidade, ficando a cargo dos atuais membros, ou atualizar e completar o material gráfico ou criar uma nova identidade. Então, seguindo as decisões criativas implementadas pelos membros da produtora no período anterior, a vinheta ganhou sons, efeitos e movimentos com base na concepção original, resultando em uma identidade visual atualizada. Para tanto, as referências utilizadas para embasamento teórico foram José Miguel Wisnik, Débora Opolski e Willian Whittington.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O conceito de imaginário, transmitido pela leveza das formas e pelas cores da marca da Wonder Arts Animation Studios, se manteve presente nas alterações que a vinheta da produtora recebeu durante o processo criativo realizado na disciplina de Sound Design do Curso Superior de Tecnologia em Design de Animação, ministrado pela professora Janiclei Aparecida Mendonça durante o 2º preríodo do curso em 2017. Por se tratar de uma atividade voltada diretamente a processos sonoros, o desenho de toda parte visual, inclusive da animação, foi criado em torno dos sons, que resultaram em 21 segundos de um áudio que transpira os conceitos da identidade da produtora. O simbolismo presente no logotipo da produtora foi o elemento em destaque para a animação da vinheta, e a nuvem se consolidou tanto visual quanto sonoricamente, realçando o significado de sonhos e do imaginário, além da alusão ao próprio movimento das animações que é o que a Wonder Arts se propõe a produzir. Para tanto, o trabalho teve como embasamento teórico dois autores, sendo eles José Miguel Wisnik, por tratar do som e seu sentido e Willian Whittington que aborda sobre o sound design.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para a disciplina de Sound Design, a vinheta a ser criada precisava receber um som característico que justificasse a essência e as intenções da Wonder Arts Animation Studios. Sendo assim, entender os conceitos da produtora e os ideais por trás do seu logotipo foi essencial para desenhar e criar os sons que dariam a identidade da vinheta. Então, ajustar a parte gráfica, bem como desenvolver uma animação, seria a tarefa que completaria a identidade visual, esta que tem a função de abrir o curta-metragem de animação que estava em processo de criação, além de identificar a produção deste pertencendo à Wonder Arts. Mais que identificar: a vinheta, após ser concebida, ganhou a função de apresentar ao espectador quem é a Wonder Arts Animations Studios através de seus sons e imagens que são a essência da marca e possuem suas características marcantes.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Uma vinheta, ainda mais sendo abertura de uma produção, precisa de um certo nível de atenção. Ela é o cartão de visitas, uma identidade, é o primeiro elemento visual que diferencia a obra de um, da obra de outro, chamando assim o espectador para assistir à produção, indicando que o filme irá começar. A Wonder Arts Animation Studios pedia esse elemento tão importante, e, por isso, a atenção que os elementos audiovisuais tiveram durante sua concepção se justifica, uma vez que a produtora, durante o período anterior à criação da vinheta, não possuía uma identidade completa. Ao manter a mesma essência da antiga identidade visual à vinheta, partimos do contexto original, mantendo assim os importantes significados do nome da produtora (Wonder, do inglês admiração, maravilha, surpresa e espanto), junto ao que ele representa  o imaginário, o surreal  e demos enfoque ao símbolo da nuvem, que é referência ao movimento que possuem as animações. Na parte sonora, tratamos sons gerados eletronicamente, quase que aleatórios, mas que faziam todo sentido no contexto da identidade da produtora, e que resultaram na sensação de leveza e sonhos, com sons brilhantes e que abusam dos canais stereo para dar a sensação do movimento das nuvens e brincam com o imaginário.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Surgido em meados dos anos 1960 em filmes de ficção científica como 2001: Uma Odisséia pelo Espaço (Stanley Kubrick, 1968) e Star Wars (George Lucas, 1977), o sound design ganha força no decorrer dos anos graças às novas possibilidades tecnológicas e narrativas, sendo entendida como a arte de manipular as ondas sonoras para criar novas sonoridades, trilhas e criar/potencializar ambientes sonoros. Nesse sentido, Wittington expõe que o sound design compreende o conjunto de sonoridade de um audiovisual (aqui se entendendo por toda e qualquer obra na qual o som seja planejado) e tem criado uma nova cultura tanto na leitura quanto na produção fílmica, alçando para além da estética uma concepção que visa envolver e incitar sensações, reflexões e sentimentos, ou seja, o sound design incide diretamente na narrativa, temática e estética. Logo, o sound design não se trata de apenas efeitos especiais, mas contempla os diálogos, trilha sonora, efeitos, técnicas de produção de efeitos como, por exemplo, o foley e a mixagem de som. Conforme Opolsi, entre algumas das funções do sound design, este contribui para o fluxo da narrativa, adiciona impacto, completa a ilusão de realidade ou irrealidade, cria ilusão de profundidade e corrige problemas de captação de áudio. A partir dessas informações e tendo em vista que o logo da Wonder Arts (pré-existente) cujo qual foi elaborado a partir de premissas estabelecidas para a produtora (cada equipe montou uma produtora no primeiro semestre para as produções em animação no decorrer do curso), construir a sonoridade da vinheta se tornou um trabalho de transposição dessas premissas que exigiu reflexão sobre a própria produtora. Para que desenvolver a sonoridade foi optado pelo desenvolvimento dos sons no Foley que se trata de uma técnica de captação de sons por meio de recursos (materiais) diversos, cada qual a seu tempo, para após serem combinados, reordenados, na pós-produção. Como resolvemos manter as ideias já concebidas, o processo de brainstorming não foi demorado, sendo apenas necessário identificar quais elementos estariam presentes sonora e visualmente. Por optarmos em não criar uma composição musical, nem inserir sons que necessitariam de criação através da técnica Foley, usamos efeitos sonoros eletrônicos gerados através de um teclado sintetizador (Roland XP-30). Os efeitos captados precisaram de tratamento e edição, onde trabalhamos com cortes, sobreposições, volume e demais alterações dos sons no software Adobe Audition CC 2017. Nossa referência para o trabalho foi a Dreamworks, assim, o elemento mais evidente da vinheta é a nuvem acima das palavras  Wonder Arts . A ideia era dar movimento a algumas nuvens através do ar, então, para a aplicação dos sons de vento, exploramos o canal stereo, transitando alguns efeitos entre os lados esquerdo e direito, e evidenciamos os outros através da troca de canal. Para entrar em sincronia com o áudio, os efeitos visuais foram criados no Adobe Photoshop CC 2017, onde criamos nuvens de formas e tamanhos variados, e as posicionando em camadas diversas para dar diferentes movimentaçõesem torno do logotipo. Por fim, a edição se deu no software Abobe Premiere CC 2017, onde sincronizamos toda ação com o áudio, trabalhamos opacidades, efeitos visuais edemos suaves movimentos horizontais às nuvens, completando assim o processo de criação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Criar e tratar todo áudio foi o primeiro processo prático após termos idealizado a vinheta. As nuvens, elementos-chave que compõe a identidade visual e sonora da Wonder Arts Animations Studios, sonoramente receberam outros elementos menores que detalham e trazem maior significância dentro do contexto de imaginário que a produtora possui. Sua característica de leveza se destaca pelos sons que parecem soar ao redor de quem os ouve. Isso se dá pela seleção e edição dos efeitos sonoros, e porsua movimentação estratégica nos canais stereo. Juntamente com o sopro de vento que movimenta as nuvens, os sons menores dão o ar de leveza e a sensação de se imergir em sonhos, e há também os que surgem quando o logotipo se define ou recebe efeitos visuais. São 7 sons com formas e durações diferentes e queharmonizam com os movimentos que se tem visualmente.As formas e cores da identidade antiga se mantiveram: há escrito  Wonder Arts acima de uma linha fina que representa o horizonte, e logo abaixo  Animation Studios , todo texto em uma fonte de formato fino que se assemelha com as utilizadas na Disney Pixar. As cores se baseiam em um degrade de tons de roxo e e azul para o fundo, e todos os demais elementos em branco, novamente em alusão ao imaginário e sua leveza. Completando a parte gráfica, as nuvens, feitas uma a uma em tamanhos e formatos distintos, se sobrepõem ao se movimentarem à direita, assim revelando o logotipo, este que tem efeitos de transição e opacidade surgem conforme os sons tocam. Na edição, juntamos a composição de sons, os elementos gráficos e as cinco variações de nuvem e demos movimento, ritmo e transições à vinheta, de forma simples, mas leve, características fortes da Wonder Arts.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Completar a identidade visual de uma produtora que apenas tinha um logotipo estático como vinheta foi gratificante. Inverter o processo, que geralmente é pensado em imagens sendo complementadas com sons, foi um diferencial para essa criação. Explorar os efeitos simples, mas que tornaram asmaiores características da Wonder Arts Animations Studios  a leveza e o imaginário  claras o suficiente para serem imaginadas apenas com eles, é algo que, para alunos do segundo período de Design de Animação  um curso que trabalha muito mais com o visual do que com o sonoro  se torna uma realização satisfatória. A vinheta tem um ritmo lento que se justifica pelo movimento das nuvens, este normalmente perceptível em momentos tranquilos de observação. Apesar disso, 21 segundos não se tornam longos com os efeitos sonoros que tomam conta de ambientar o que se vê na tela, e tudo torna o resultado final dessa produção um conjunto de partes que se somam para representar o que a Wonder Arts é e busca passar em suas animações.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.<br><br>WHITTINGTON, William. Sound design & Science Fiction. Austin: University of Texas, 2007.<br><br>OPOLSKI, Débora Regina. Análise do design sonoro no longa-metragem Ensaio Sobre a Cegueira. 2009. 120 f. (Mestrado em Música)  Universidade Federal do Paraná, Curitiba.<br><br> </td></tr></table></body></html>