ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00785</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PT</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PT04</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Seja Você: a originalidade retratada na fotografia artística </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Larissa Cristina Cavali (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Alexsandro Bortolossi (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Gabriela Ganzala (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Adaiane Marinho de Melo (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Arnaldo Telles Ferreira (Universidade do Oeste de Santa Catarina); Regina Oneda Mello (Universidade do Oeste de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Fotografia, Arte, Expressão, Fotografia Artística, Individualidade</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho e&#769; refere-se aos processos de produção de uma Fotografia Artística, desenvolvida na disciplina de Fotografia Publicitária da Universidade do Oeste de Santa Catarina  UNOESC Joaçaba. O objetivo foi representar a essência do ser humano como individual e autêntico, além de propor uma reflexão sobre as expressões artísticas, abordando a relação entre fotografia e arte. O processo de produção permitiu que o indivíduo fotografado conseguisse expressar-se de maneira singular contribuindo para o empoderamento pessoal.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho foi desenvolvido por acadêmicos da 4ª fase, fundamentado com informações e técnicas aprendidas na disciplina de Fotografia Publicitária do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba, no segundo semestre de 2017. É de conhecimento geral de que a fotografia consiste em uma técnica que abrange diversas áreas, devido a sua relevância e utilidade em registrar os mais variados acontecimentos e particularidades da vida humana. A fotografia consiste em um instrumento de grande importância histórica e cultural, registrando grandes momentos da sociedade. No início de seu advento foi introduzida parcialmente no cotidiano dos indivíduos, no entanto, com o decorrer dos anos e o avanço das tecnologias, foi conquistando lugar como forma de arte. Sontag (1986, p.13) afirma que ao ensinar um novo código visual, as fotografias transformam e ampliam as noções do que vale a pena olhar e do que pode ser observado, pois são uma gramática e uma ética da visão. O resultado mais significativo da atividade fotográfica é dar a sensação de que a cabeça pode conter todo o mundo  como uma antologia de imagens. Partindo de tais pressupostos, este trabalho apresenta o processo de criação e produção, tratando de discutir e apresentar um pouco mais a respeito da fotografia artística, pois desta forma, observamos que a fotografia, por si só ou por vontade do profissional que a cria, possui um poder particular e forte de retratar a realidade e, ao mesmo tempo, ser compreendida de diferentes maneiras por cada indivíduo que a analisa, presumindo os observadores baseiam-se em suas próprias experiências vividas, características e individualidades. Por fim, tendo conhecimento de que nesta área muito se discute sobre a importância da retratação da realidade agregada à arte, consideramos importante que o projeto abordasse um conceito que careceria de ser deveras recorrente na atualidade: o SER e suas manifestações.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O objetivo do presente trabalho é representar a o ser humano como ser individual e autêntico, por meio do tema  Seja Você . A intenção foi retratar o ser humano em suas peculiaridades e traços, propondo uma reflexão sobre as expressões artísticas e abordando a relação entre fotografia e arte. A fotografia tornou-se uma forma de representar que, cada pessoa é única e insubstituível. Além disso, instiga os indivíduos a se expressarem e demonstrarem toda a sua autenticidade e individualidade por meio de estilos e com um posicionamento de atitude.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Desde os primórdios da civilização, dos homens das cavernas até os dias atuais com o homem moderno, o ser humano sempre buscou pertencer a grupos sociais, aproximando-se, especificamente, de outros indivíduos com quem possuísse mais afinidade e características semelhantes às suas, sendo elas tanto físicas quanto emocionais. Deve-se considerar, também que a exteriorização de sentimentos e desejos se restringia apenas aos indivíduos que estavam próximos, tendo contato visual ou físico o que, indubitavelmente, limitava a comunicação. Todavia, mesmo procurando essa experiência de pertencimento a um determinado grupo, cada sujeito busca ter a sua individualidade e mostrar as características que o tornam único. Entende-se a busca por conhecer e entender a si próprio por meio das formas de expressão, com gestos, sons, sinais, e diversas outras ações, coerente com a finalidade da expressão de si próprio. Partindo do pressuposto de que na atualidade contamos com inúmeros recursos de comunicação (rádio, tv, internet, vídeos, fotos), fica evidenciado o fato de que os seres humanos passaram a manifestar suas personalidades, ideias, desejos e ações, para um público maior, o que acarretou em mais visibilidade para coisas que anteriormente não eram tão discutidas, ou até mesmo tabus como por exemplo, a autoestima, o empoderamento e a autoaceitação do corpo. Com relação a esse item, é necessário, sobretudo, entender que: Com o desenvolvimento das sociedades modernas, o processo de formação do self torna-se mais reflexivo e aberto, no sentido de que os indivíduos dependem cada vez mais dos próprios recursos para construir uma identidade coerente para si mesmos, [e, ao mesmo tempo, o processo de formação do self] é cada vez mais alimentado por materiais simbólicos mediados, que se expandem num leque de opções disponíveis aos indivíduos e enfraquecem  sem destruir  a conexão entre a formação do self e o local compartilhado. (THOMPSON, 1998, p. 181) Neste meio, a fotografia toma posicionamento como sendo uma arte indispensável para o coletivo. É por meio dela que os seres humanos buscam se expressar nas mais diversas formas. Percebe-se isso quando, por exemplo, analisamos a quantidade de fotos que chegam até nós durante apenas um único dia. Porém, a fotografia não é vista como um simples ato de registrar algo, ela ultrapassa barreiras, se tornando algo maior, transformando-se em arte, habilidade tão intrínseca ao ser humano, e tão necessária para o desenvolvimento da sociedade. A Fotografia é provavelmente a mais acessível e gratificante de todas as formas de arte. Pode registrar faces ou fatos, ou simplesmente contar uma história. Pode chocar, divertir e instruir. Pode captar e provocar emoções, e registrar detalhes com precisão e velocidade. (HEDGECOE, 2007, p.7) A fotografia artística é, de fato, um meio para conseguir expressar a beleza presente em todas as coisas. No caso deste trabalho, indica a expressão do ser, sua individualidade, e suas características pessoais, além de demonstrar, por meio das imagens e vestimenta dos modelos, que a autenticidade de cada pessoa deve ser respeitada, e também levada em consideração, contribuindo, assim, para que cada indivíduo busque experimentar a melhor versão de si mesmo.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Kossoy (2000, p. 26) aponta que, seja em função de um desejo individual de expressão de seu autor, seja de comissionamentos específicos que visam a uma determinada aplicação científica, comercial, educacional, policial, jornalística, etc. sempre existe uma motivação interior ou exterior, pessoal ou profissional para a criação de uma fotografia, e esta motivação influirá decisivamente na concepção e construção da imagem final. Com base nos métodos e técnicas aprendidos em sala de aula, além das orientações do professor, foi possível planejar e produzir a fotografia artística no laboratório fotografia do curso de comunicação. A produção contou com a participação de uma modelo voluntária. O objetivo foi retratar o ser humano com suas peculiaridades e traços, com a sua personalidade e estilo voltados à cultura afro-brasileira. A modelo foi fotografada em um cenário que continha um skate, posicionado no local para auxiliar na composição do fundo. Os acessórios e roupas utilizados no vestuário também auxiliaram na constituição da foto, por conta das cores e formas que puderam ser fotografadas, resultando em uma imagem comunicativa e agradável ao olhar. Ademais, a modelo pôde demonstrar sua personalidade, para que assim se cumprisse o objetivo na captação da fotografia como linguagem visual, podendo gerar inúmeras leituras da fotografia artística em questão. O equipamento utilizado foi uma câmera fotográfica da marca Nikon, modelo D7000, com uma objetiva de distância focal de 35mm e abertura de f/1.6. Ainda, para a realização da foto, utilizou-se de uma luz vermelha que ajudou na concepção da imagem expressão estética e o seu significado, apostando nos contrastes das cores para dar maior destaque à modelo. A luz de fundo, possui baixa intensidade, separando-o tonalmente do modelo; 1 luz de cabelo, também de baixa intensidade, e 1 luz lateral vermelha de preenchimento com softbox próximo à câmera. Para o resultado final da imagem foi utilizada a seguinte fotometria: Abertura em f/11, Velocidade do obturador em 1/200 segundos, Valor do ISO em 100, e a distância da modelo de 1,2 metros. Após esse processo ocorreu a pré-produção. A fotografia foi reforçada por um tratamento no Photoshop, onde eliminamos as imperfeições da imagem ,dando destaque aos pontos que mereciam e às cores.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para compreender além da fotografia artística, Dondis (1997, p. 215) defende que a fotografia põe diante do artista e do espectador o mais convincente simulacro da dimensão, pois a lente, como olho humano, vê e expressa aquilo que viu em uma perspectiva perfeita. Na fotografia artística, também é importante que o fotógrafo tenha capacidade para abordar os principais elementos da fotografia como a velocidade de obturador, luz, diafragma, ISO, iluminação de estúdio, composição e enquadramento. A imagem fotográfica foi, desde que surgiu, o ponto para onde convergiram múltiplos discursos: discurso técnico, estético, literário, filosófico, psicanalítico, semiótico, sociológico e antropológico, discursos sobre seus estilos, seus gêneros, seus possíveis usos; discursos daqueles que a faziam e debates que essa imagem suscitava nos meios artísticos. (SAMAIN, 2005, p. 14) Antes mesmo de dar início à produção fotográfica, a equipe realizou um braisntorming, Bonfin (1984) aponta que, nesse processo, há quatro regras básicas: a) Não se permite nenhuma crítica, todos os comentários e discussões sobre as ideias apresentadas devem ser feitas após a sessão terminada; 2) A fantasia é ilimitada, cada membro pode desenvolver pensamentos livremente e ideias como quiser; 3) Quantidade precede qualidade, devendo exprimir o maior número possível de propostas e ideias; 4) E, por último, que não há direito de autor, onde os participantes devem ser encorajados a melhorar a ideias dos outros. Após o brainstorming para definir o tema central da produção, a equipe aproveitou para definir os elementos de cena, o figurino, escolha e preparação da modelo, bem como os materiais necessários à produção, como equipamentos. Na oportunidade, a equipe foi dividida para cada membro desempenhar uma função e ter um bom resultado final. O processo foi dividido em 3 etapas: Pré-Produção, Produção e Pós-Produção, a fim de realizar um trabalho com um planejamento que resultasse em um produto final de qualidade e que transmitisse os objetivos almejados. Na pré-produção a equipe buscou, principalmente, referências fotográficas para a realização do braisntorming, com o objetivo de reforçar a composição da cena e a característica na composição da imagem  principal elemento em uma fotografia artística. Ainda na pré-produção foi realizada a escolha da modelo. A principal característica da escolha foi ser afro-brasileira e possuir uma trança rastafári, representando a beleza e originalidade que essa etnia simboliza. No dia da produção a equipe e a modelo se reuniram no estúdio fotográfico do curso, dando início à maquiagem e em seguida à produção fotográfica. Para dar um toque de originalidade na fotografia artística, utilizou-se de uma luz lateral vermelha, por sua essência emocional e por ter uma expressividade de fácil assimilação. A cor vermelha aumenta a atenção, é estimulante e motivadora, indica calor e energia. Além da cor foi utilizado um skate para caracterizar a diversidade de raças e movimentos. Na pós-produção foram realizados pequenos ajustes no programa de edição Photoshop CS6 para ajustes de pele, reflexos da luz, imperfeições de fundo, e apenas ajustes leves na pele, para estar conexo com o tema utilizado:  Seja Você .</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Por todos esses aspectos o projeto foi imprescindível para a conscientização de que tanto o tema abordado, quanto os objetivos foram de extrema importância e relevância para a sociedade, principalmente levando em conta o contexto histórico e sociológico no qual estamos inseridos. A fotografia artística foi planejada para agregar mais significado no momento de transmitir a autenticidade e particularidade do SER. O processo de produção permitiu que o indivíduo fotografado conseguisse expressar seus trejeitos e qualidades, de maneira singular e acentuada, contribuindo para com o incentivo de empoderamento pessoal. Além de tudo, os acadêmicos acabaram por expandir seus conhecimentos na área da fotografia, mais precisamente no quesito artístico, agregando qualificações na área publicitária, e também conseguindo propagar a causa, estimulando, assim, que mais pessoas buscassem expressar seus estilos e características individuais, por meio da maneira de se portar e vestir, promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão do curso e da universidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. 2 ed. São Paulo: Editora Martins Fontes: 1997.<br><br>HEDGECOE, John. O novo manual de fotografia: guia completo para todos os formatos. 3 ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2007. <br><br>KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 2.ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.<br><br>SAMAIN, Etienne. O fotográfico. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2005.<br><br>SONTAG, S. Ensaios sobre Fotografia. Lisboa: Dom Quixote, 1986.<br><br>THOMPSON, John B. A Mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.<br><br> </td></tr></table></body></html>