INSCRIÇÃO: 00810
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP08
 
TÍTULO: Flor da Idade
 
AUTORES: Laci Farias da Silva (Centro Universitário Uninter); Camylla Alves BICHEWICZ (Centro Universitário Uninter); Isabelle Louise Cechinato e SANTOS (Centro Universitário Uninter); Joedina Maria BASTOS (Centro Universitário Uninter); Thais Andressa de Ramos OLIVEIRA (Centro Universitário Uninter); Marcia Boroski (Centro Universitário Uninter)
 
PALAVRAS-CHAVE: Terceira Idade, Fotografia Publicitária, Ensaio, Risqué,
 
RESUMO
O presente trabalho foi desenvolvido como o propósito de compor a revista New Age, criada para a matéria de Fotografia Publicitária do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Internacional Uninter. Este tem por objetivo a produção de uma peça fotográfica com caráter promocional sob o tema "terceira idade na publicidade". A partir desta temática realizou-se um ensaio para a marca Risqué, onde buscou-se trabalhar com o conceito "Flor da Idade", utilizando flores e cores rosais e vermelhas na composição da peça, passando a sensação de sedução e vivacidade, destacando as rugas e linhas de expressão da modelo a fim de mostrar que elas fazem parte de sua história.
 
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido para a matéria de fotografia publicitária do quinto período do curso de Publicidade e Propaganda, este consistia em desenvolver uma revista de fotografia composta por ensaios com diferentes tipos de fotos publicitárias, que proporcionasse aos acadêmicos aplicar de forma prática as competências ensinadas na disciplina, trabalhando com a composição de cenário, direção de modelo, construção representativa de uma ideia, além da luz, enquadramento, velocidade do obturador, diafragma e ISO. O tema escolhido pelo grupo foi "terceira idade na publicidade", desta forma o desafio proposto as acadêmicas foi criar um material que fugisse dos estereótipos presentes na ilustração desse grupo e trouxesse uma representatividade mais realista de uma parcela da população que apresenta um grande índice de crescimento. Desta forma buscou-se mostrar que as pessoas acima de 60 anos possuem jovialidade e são consumidores de diversos produtos, não somente de viagens e produtos dentais, como fitas adesivas para fixar a dentadura. A partir disto produziu-se uma campanha para a marca Risqué, divulgando sua nova coleção de esmaltes, sob o tema "Flor da Idade". O ensaio possui o propósito de mostrar a terceira idade ligada a jovialidade e sedução, características estas que normalmente não associadas as pessoas acima de 60 anos.
 
OBJETIVO
O trabalho apresentado como atividade avaliativa da matéria de fotografia publicitária buscou a reprodutividade dos conceitos adquiridos ao longo do semestre, objetivando a produção de uma revista de fotografia composta por diferentes ensaios de fotos publicitárias sobre uma única temática. Com isso o objetivo da peça publicitária desenvolvida para a marca Risqué e que faz parte da revista New Age, era que esta possuísse um caráter promocional, utilizando a imagem de uma pessoa mais velha no anúncio de um produto usualmente direcionado a jovens, como é o caso de esmaltes, principalmente em peças que divulgam cores vibrantes e fortes como o vermelho.
 
JUSTIFICATIVA
Apesar de ter havido um amadurecimento na sociedade atual, falar da idade, principalmente feminina, ainda representa um tabú. Em se tratando do Brasil, essa realidade torna-se ainda mais evidente, uma vez que o país possui a pele dourada e a juventude como marca registrada no cenário internacional. Entretanto, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (Portal Brasil, 2016), entre os anos de 2005 e 2015 o número de pessoas acima de 60 anos aumentou para 14,3%, apontando crescente envelhecimento na população brasileira. No que tange a publicidade, essa parcela da população que vive ou está acima dos 60 anos, não é representada e quando está presente em comerciais e propagandas aparece arraiada numa aura de estereótipos que já não transmitem a realidade. Afinal, a terceira idade que temos hoje pode ser tanto moderna e antenada às mudanças do mundo quanto avós nostálgicos com bolinhos de chuva. Dada a informação que a publicidade reflete e se adapta às mudanças da sociedade, porque a imagem da nova terceira idade não pode ser associada à produtos que não sejam estritamente segmentadas para a ela? Foi a partir desse questionamento que desenvolvemos uma peça publicitária fazendo uso da imagem do que entendemos sobre a nova terceira idade associando a Risqué, uma marca de esmaltes reconhecida pela sua qualidade e por lançar tendências na área da beleza com campanhas irreverentes nas redes sociais.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Com a proposta de criação de uma revista de fotografia composta com diferentes ensaios foi decidido que estariam presente na mesma: ensaios de moda, de produto e gastronômico. Desta forma foi decidido pelas acadêmicas que o ensaio de produto se trataria de uma campanha publicitária para marca de esmaltes Risque, intitulada de "Flor da Idade". Determinando-se o tema foi dada a largada para o desenvolvimento do projeto. Iniciou-se pensado em quais aspectos de cenários, roupas e objetos fariam parte da composição fotográfica. Viu-se então a necessidade de se criar ambiente "cru", para que o olhar do observador estivesse direcionado totalmente a modelo. Para que o nome da campanha estivesse presente nas fotografias foi se utilizado de uma parede de flores que se encontra em um condomínio fechado localizado na cidade de Curitiba-PR. As fotografias foram captadas pela câmera Canon 6D através da lente 35mm sigma art f1.4 contando também com o auxílio de rebatedores que direcionavam a luz natural para o rosto da modelo. Para tratamento e correção das fotos foi utilizado o software Adobe Lightroom.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Sob uma antiga expressão usada pelos mais velhos "para saber a idade de uma mulher basta olhar as suas mãos", pudemos direcionar todo o ensaio fotográfico que possuía o objetivo mercadológico de vender a então nova coleção de esmaltes, além de transmitir, de forma intrínseca uma ideia. Dessa forma, as fotografias buscaram estrategicamente evidenciar as mãos da modelo que com as rugas, marcas e linhas fazem parte e ajudam a contar sua história que como afirma Cordeiro (2006, p.10) "na fotografia publicitária, há um pré-sentido que a mensagem atualiza, uma vez que na foto de publicidade existe uma espécie de intencionalidade semântica". A peça principal, que apresenta as mãos junto ao rosto da modelo (como pode ser observado na imagem a seguir), foi idealizado como anúncio de revista para, além de vender o produto, causar certo choque devido à falta de representatividade da parcela da população acima de 60 anos. Figura 1 - Anúncio Risqué para Revista New Age Fonte: Autoras (2017) Utilizando tons de rosa e vermelho em toda a sua composição a peça busca trazer as características de vivacidade e sedução que são pouco associadas a terceira idade. Com isso as unhas da modelo aparecem pintadas em tons de vermelho quebrando o estereótipo de que pessoas mais velhas só consomem cores claras delicadas.
 
CONSIDERAÇÕES
A produção deste trabalho permitiu as acadêmicas criarem peças publicitárias que colocasse a terceira idade em um lugar de destaque, associando sua imagem a marcas e atividades normalmente taxadas somente a pessoas mais jovens. Com isso também foi possível enxergar o mercado sob um novo olhar, compreendendo as mudanças sociais e os novos papeis adquiridos por diferentes faixas etárias, entendo que as pessoas acima de sessenta anos são potenciais consumidores de diferentes categorias de produtos e serviços e que eles não devem ser excluídos ou esquecidos no cenário publicitário, ganhando uma representação realista sobre sua perspectiva de vida.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
CORDEIRO, Ricardo. Publicado em: 2006. Fotografia publicitária e fotografia jornalística: pontos em comum. Disponível em: . Acesso em: 08/04/2018.਀ Portal Brasil. Em 10 anos cresce o número de idosos no Brasil. Publicado em: 02/12/2016. Disponível em: . Acesso em 06/04/2018.਀ LINK DO PRODUTO OU IMAGEM (PDF):਀䤀洀愀最攀洀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 㰀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀搀爀椀瘀攀⸀最漀漀最氀攀⸀挀漀洀⼀漀瀀攀渀㼀椀搀㴀㄀䨀瘀瀀㜀渀刀开礀瀀昀㈀䠀戀樀刀洀刀匀夀㐀䔀欀伀戀䤀渀瀀䬀儀倀唀䌀㸀⸀

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