INSCRIÇÃO: | 00811 |
CATEGORIA: | JO |
MODALIDADE: | JO05 |
TÍTULO: | As recatadas |
AUTORES: | Mahara Miranda de Aguiar (Universidade Federal de Santa Catarina); ANA SOPHIA SOVERNIGO (Universidade Federal de Santa Catarina); Bianca Beron Machado (Universidade Federal de Santa Catarina); Maria Eduarda Gonçalves Dalponte (Universidade Federal de Santa Catarina); Rafaela de Souza Cardoso (Universidade Federal de Santa Catarina); Maria Helena de Pinho (Universidade Federal de Santa Catarina); Daniela Milena Ceccon (Universidade Federal de Santa Catarina); Giovanna Figueiró Pacheco (Universidade Federal de Santa Catarina); Sofia Soares Dietmann (Universidade Federal de Santa Catarina); Dana Carolina Niquele Serafim de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina); Dominique Cabral Vieira Azrak (Universidade Federal de Santa Catarina); Isabela Melo Martins (Universidade Federal de Santa Catarina); Inara dos Santos Chagas (Universidade Federal de Santa Catarina); Thuana Bruna Raimondi (Universidade Federal de Santa Catarina); Raisa Moreira Gosh (Universidade Federal de Santa Catarina) |
PALAVRAS-CHAVE: | Estereótipos, gênero, descontrução, cidadania, |
RESUMO | |
As Recatadas foi desenvolvido no segundo semestre de 2017 pelas alunas da aula de Laboratório de Áudio e Radiojornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Com uma equipe inteiramente feminina, foi projetado e realizado o programa que abarca a totalidade de informações de interesse público sobre e para mulheres em diferentes quadros, sem o machismo e os estereótipos geralmente presentes em conteúdos jornalísticos. Ao todo foram desenvolvidos seis programas com diferentes temáticas. Ainda foi criada uma página no Facebook, com mais de 680 curtidas e alcance médio de 388 pessoas por dia nas publicações, onde se buscou interagir com postagens dos streams, prévias de entrevistas, assuntos dos programas seguintes e assuntos correlatos. O programa tem projeto de integração à programação oficial da Rádio Ponto UFSC e ao Coletivo Jornalismo Sem Machismo, das alunas do Jornalismo UFSC. | |
INTRODUÇÃO | |
Embora hoje as mulheres correspondam à mais de 60% das redações jornalísticas, ainda persevera nestes ambientes a cultura machista que se observa em outros setores da sociedade (Abraji, 2016). Do outro lado da banca, o público recebe produtos noticiosos carregados de estereótipos de gênero, desde a linguagem utilizada, pautas abordadas até publicações inteiras baseadas em convenções sociais do que é interessante para homens e mulheres. Com os programas de rádio não é diferente. A partir da década de 1940, o rádio começou a diversificar sua programação buscando agradar, entreter e informar todas as parcelas da sociedade - o que incluía, é claro, as mulheres. A Rádio Nacional do Rio de Janeiro, instituída em 1940, foi a pioneira no emprego de mulheres na rádio, com o pioneiro Programa das Damas (SILVA, 2015). Embora inovador por empregar mulheres, o programa era carregado dos conceitos de ‘recatada e do lar’ vigentes na época, e não demorou até que outros no mesmo segmento surgissem nas demais emissoras radiofônicas, abordando “conselhos médicos, economia doméstica, dicas de beleza e elegância e receitas culinárias” (SILVA, 2015).一愀 搀挀愀搀愀 搀攀 㠀 Ⰰ 挀漀洀 愀 焀甀攀搀愀 搀愀 搀椀琀愀搀甀爀愀 洀椀氀椀琀愀爀 渀漀 瀀愀猀Ⰰ 猀甀爀最攀洀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀猀 ⴀ 瀀漀爀 猀攀甀 最爀愀渀搀攀 攀 昀挀椀氀 愀氀挀愀渀挀攀 ⴀ 焀甀攀 昀甀最椀愀洀 搀漀 洀漀搀攀氀漀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 昀攀洀椀渀椀渀漀⸀ 一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀 挀爀椀愀搀漀 漀 洀愀椀猀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀漀 搀攀猀琀攀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀㨀 嘀椀瘀愀 䴀愀爀椀愀Ⰰ 渀愀 刀搀椀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 䄀䴀 䈀爀愀猀氀椀愀Ⰰ 攀洀 㤀㠀Ⰰ 攀 焀甀攀 攀猀琀 渀漀 愀爀 愀琀 栀漀樀攀⸀ 匀甀愀 椀搀攀愀氀椀稀愀搀漀爀愀Ⰰ 愀 爀愀搀椀愀氀椀猀琀愀 䴀愀爀愀 刀最椀愀 搀椀 倀攀爀渀愀Ⰰ ᰀ攠渀砀攀爀最愀瘀愀 愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 焀甀攀 搀椀猀挀甀琀椀猀猀攀 焀甀攀猀琀攀猀 瀀愀爀琀椀挀甀氀愀爀攀猀 搀愀 挀漀渀搀椀漀 昀攀洀椀渀椀渀愀ᴀ†⠀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ ㈀ 㔀⤀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 栀漀樀攀 瀀漀甀挀漀 漀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 挀漀洀漀 攀猀琀攀Ⰰ 攀 愀椀渀搀愀 洀甀椀琀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀愀 愀 椀洀愀最攀洀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 挀甀樀漀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀 猀攀 爀攀猀琀爀椀渀最攀洀 昀愀洀氀椀愀Ⰰ 挀愀猀愀 攀 戀攀氀攀稀愀⸀ 匀漀 椀渀切洀攀爀漀猀 漀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 焀甀攀 愀椀渀搀愀 挀愀爀爀攀最愀洀 琀愀椀猀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀⸀ 준 渀攀猀琀攀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 攀 琀攀渀琀愀渀搀漀 洀漀搀椀昀椀挀ⴀ氀漀Ⰰ 焀甀攀 猀甀爀最攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀猀 刀攀挀愀琀愀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䌀漀渀猀琀爀甀椀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 焀甀攀 焀甀攀猀琀椀漀渀愀猀猀攀Ⰰ 搀攀渀琀爀攀 琀愀渀琀漀猀 漀甀琀爀漀猀 瀀愀爀愀搀椀最洀愀猀Ⰰ 漀 machismo presente no meio jornalístico, produzindo conteúdos referentes às mulheres sem as amarras dos estereótipos geralmente encontrados em produções jornalísticas da grande mídia. Com a oportunidade de criar um programa a partir do zero, na disciplina de Laboratório de Áudio e Radiojornalismo, As Recatadas foi criado como um programa feminino para tratar de assuntos pertinentes à todas as mulheres; não apenas dietas e cuidados com o lar, como historicamente sempre foram direcionados grande parte dos programas femininos, mas sim um produto no qual as mulheres tomassem uma posição de figura política e ativa na sociedade. | |
JUSTIFICATIVA | |
O machismo ainda é presente nas redações de jornais, tanto com a falta de挀愀爀最漀猀 搀攀 挀栀攀昀椀愀 漀挀甀瀀愀搀漀猀 瀀漀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 瀀漀爀 愀猀猀搀椀漀 挀漀洀 愀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀Ⰰ 攀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀愀 攀洀 猀椀Ⰰ 渀愀 攀猀挀漀氀栀愀 搀攀 昀漀渀琀攀猀 洀愀樀漀爀椀琀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 洀愀猀挀甀氀椀渀愀猀 攀 瘀漀挀愀戀甀氀爀椀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀⸀ 䌀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 琀甀爀洀愀 挀漀洀瀀氀攀琀愀洀攀渀琀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀 ⴀ 搀攀渀琀爀攀 愀氀甀渀愀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 ⴀ 昀漀椀 搀攀挀椀猀漀 甀渀渀椀洀攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 焀甀攀 琀爀愀琀愀猀猀攀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 挀漀洀漀 昀椀最甀爀愀 挀椀搀愀搀 挀漀洀瀀氀攀琀愀Ⰰ 猀攀洀 爀攀猀琀爀椀攀猀 搀攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 搀攀 最渀攀爀漀⸀ 一愀 挀爀椀猀琀愀 搀愀 挀栀愀洀愀搀愀 ᰀ焠甀愀爀琀愀 漀渀搀愀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀ᴀⰠ 焀甀攀 戀甀猀挀愀 愀 樀甀猀琀椀愀 瀀愀爀愀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀 漀 挀漀洀戀愀琀攀 愀漀猀 愀猀猀搀椀漀猀 攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 戀甀猀挀漀甀 愀戀愀爀挀愀爀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 焀甀攀 ᰀ氠甀最愀爀 搀攀 洀甀氀栀攀爀 漀渀搀攀 攀氀愀 焀甀椀猀攀爀ᴀⰠ 愀昀椀爀洀愀漀 爀攀椀琀攀爀愀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 愀 昀愀氀琀愀 渀愀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 愀琀甀愀氀 搀愀 刀搀椀漀 倀漀渀琀漀 唀䘀匀䌀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀猀 焀甀攀 愀戀愀爀挀愀猀猀攀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 琀爀愀琀愀渀搀漀 搀愀 挀漀渀搀椀漀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀攀 猀攀爀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 琀愀洀戀洀 昀漀椀 洀漀琀椀瘀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀ᤀ䄠猀 刀攀挀愀琀愀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀甀爀最椀甀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 섀甀搀椀漀 攀
Radiojornalismo no segundo semestre de 2017, onde era proposto aos alunos criarem livremente um programa de conteúdo jornalístico a partir do zero, isto é, pensando todas as etapas do processo de concepção do produto: definir público-alvo, construir vinhetas, definir a estrutura do programa e finalmente, colocá-lo no ar quinzenalmente.倀攀氀漀猀 洀漀琀椀瘀漀猀 樀 挀椀琀愀搀漀猀Ⰰ 愀 琀甀爀洀愀 漀瀀琀漀甀 瀀攀氀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀攀洀椀渀椀渀漀
que questionasse e fugisse de estereótipos de gênero: As Recatadas. O público-alvo definido foi amplo: o programa seria feito para jovens mulheres e homens que quisessem um programa dedicado às mulheres, mas sem restrições de estereótipos, abarcando a maior quantidade de temas possíveis (até os ditos masculinos, como esportes). Produzir conteúdos jornalísticos sem machismo perpassou todo o processo de produção das matérias. A preocupação com a valorização das mulheres foi presente em todo o programa, desde a escolha de fontes unicamente femininas até a escolha de músicas de background que também fossem escritas/interpretadas por mulheres e/ou falassem sobre a condição de ser mulher.
A elaboração do nome do programa e do slogan foi realizada a partir da愀瀀爀漀瀀爀椀愀漀 攀 爀攀猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 搀攀 搀漀椀猀 挀愀猀漀猀 挀氀猀猀椀挀漀猀 搀攀 洀愀挀栀椀猀洀漀 渀愀 洀搀椀愀⸀ 伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀Ⰰ 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀愀 爀攀瘀椀猀琀愀 嘀攀樀愀 搀攀 㘀⼀ 㐀⼀㈀ 㘀Ⰰ 焀甀攀 昀愀氀愀瘀愀 猀漀戀爀攀 漀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀愀 瀀爀椀洀攀椀爀愀ⴀ搀愀洀愀 䴀愀爀挀攀氀愀 吀攀洀攀爀 猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 猀漀戀 漀 琀琀甀氀漀 ᰀ䈠攀氀愀Ⰰ 刀攀挀愀琀愀搀愀 攀 搀漀 䰀愀爀ᴀ†ⴀ 洀漀琀椀瘀漀 焀甀攀 昀漀椀 琀攀洀愀 搀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀ᤀ䄠猀 刀攀挀愀琀愀搀愀猀⸀ 伀 猀攀最甀渀搀漀Ⰰ 渀愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀漀 猀氀漀最愀渀Ⰰ 愀瀀爀漀瀀爀椀漀甀ⴀ猀攀 搀愀 昀愀氀愀 搀攀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 搀攀 挀攀爀瘀攀樀愀Ⰰ 焀甀攀 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 栀椀瀀攀爀猀猀攀砀甀愀氀椀稀愀洀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀愀 戀爀椀渀挀愀搀攀椀爀愀 焀甀攀 挀漀渀搀椀猀猀攀猀猀攀 挀漀洀 漀 焀甀攀 猀攀 攀猀瀀攀爀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 ⴀ ᰀ䄠瀀爀攀挀椀攀 猀攀洀 洀漀搀攀爀愀漀ᴀ⸠
䄀猀 攀搀椀攀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀爀愀洀 焀甀椀渀稀攀渀愀椀猀㬀 甀洀愀 猀攀洀愀渀愀 挀漀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 爀漀搀愀渀搀漀 攀
na seguinte semana, análise e planejamento do próximo programa. Nas reuniões de pauta eram decididos o tema principal da edição e as equipes responsáveis por cada quadro do programa, bem como as locutoras e responsáveis pelas postagens na página de Facebook criada, que falaremos a seguir.
Foi pensado um canal de comunicação mais próximo dos ouvintes, que também搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀猀猀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀愀爀愀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 渀漀 瀀漀搀攀爀椀愀洀 猀椀渀琀漀渀椀稀愀爀 愀 刀搀椀漀 倀漀渀琀漀 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀漀 瘀椀瘀漀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 挀爀椀漀甀ⴀ猀攀 愀 瀀最椀渀愀 搀攀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 焀甀攀 琀攀瘀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 愀挀攀椀琀愀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀攀氀愀 昀漀爀愀洀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀攀猀 愀漀 瘀椀瘀漀 搀漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 攀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 猀漀戀爀攀 愀猀 攀搀椀攀猀 焀甀攀 攀猀琀愀瘀愀洀 瀀漀爀 瘀椀爀Ⰰ 愀猀 焀甀攀 樀 攀猀琀愀瘀愀洀 搀椀猀瀀漀渀瘀攀椀猀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 漀渀氀椀渀攀 䴀椀砀䌀氀漀甀搀 搀愀 刀搀椀漀 倀漀渀琀漀 攀 漀甀琀爀漀猀 搀愀搀漀猀 愀搀椀挀椀漀渀愀椀猀㨀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀愀猀 氀漀挀甀琀漀爀愀猀 搀愀 猀攀洀愀渀愀Ⰰ 瀀攀焀甀攀渀愀猀 爀攀瘀攀氀愀攀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 琀爀愀琀愀搀漀 渀愀 攀搀椀漀 猀攀最甀椀渀琀攀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀攀 愀氀最甀洀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀猀 刀攀挀愀琀愀搀愀猀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 瘀愀爀椀攀搀愀搀攀猀Ⰰ 洀攀猀挀氀愀渀搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀猀 渀漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀 猀攀最甀渀搀漀 戀氀漀挀漀猀Ⰰ 攀 甀洀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀搀愀⸀ 䌀漀洀 ㌀ 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀 琀漀琀愀氀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀椀瘀椀搀椀搀漀 攀洀 搀漀椀猀 戀氀漀挀漀猀Ⰰ 攀 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀漀猀 挀漀氀攀琀椀瘀愀洀攀渀琀攀 焀甀愀搀爀漀猀 琀攀洀琀椀挀漀猀 瀀愀爀愀 愀 猀攀最洀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 搀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀攀 琀愀椀猀 焀甀愀搀爀漀猀 攀爀愀 昀攀椀琀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 爀攀甀渀椀攀猀 猀攀洀愀渀愀椀猀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 琀漀搀愀猀 琀椀瘀攀猀猀攀洀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀爀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 昀甀渀攀猀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 猀攀洀攀猀琀爀攀⸀ 䄀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀甀ⴀ猀攀 搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀 昀漀爀洀愀㨀
⸀ 倀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀㨀 琀攀洀琀椀挀愀 切渀椀挀愀Ⰰ 挀甀樀漀 昀漀爀洀愀琀漀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀搀椀挀愀搀愀 ⠀搀攀 㔀 愀 㘀
pessoas) decidia: grande reportagem, boletins ou mesas redondas; o início do瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀 搀愀瘀愀 猀攀洀瀀爀攀 挀漀洀 甀洀愀 搀爀愀洀愀琀椀稀愀漀 愀洀戀椀攀渀琀愀渀搀漀 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 猀漀戀爀攀 漀
tema a ser tratado. O encerramento era com o quadro “Caindo de boca no琀爀漀洀戀漀渀攀ᴀ⸠
㈀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 䈀氀漀挀漀㨀 琀攀洀琀椀挀愀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 挀漀洀 愀 搀椀瘀椀猀漀 搀愀猀 攀焀甀椀瀀攀猀 渀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 昀椀砀漀猀⸀
䔀爀愀洀 攀氀攀猀㨀 伀氀栀愀 䔀氀愀㬀 䄀椀Ⰰ 焀甀攀戀爀攀椀 愀 甀渀栀愀℀㬀 吀椀焀甀攀 一攀爀瘀漀猀漀 攀 䴀愀爀椀愀ⴀ瘀愀椀ⴀ挀漀洀ⴀ愀猀ⴀ
outras, sendo este último sempre o quadro de fechamento do programa.
A criação do nome e temática dos quadros fixos seguiu a mesma proposta de椀爀漀渀椀愀 攀 爀攀猀猀椀最渀椀昀椀挀愀漀 搀攀 琀攀爀洀漀猀 攀 攀猀琀攀爀攀琀椀瀀漀猀 搀漀 渀漀洀攀 攀 搀漀 猀氀漀最愀渀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀⸀ 䄀 猀攀最甀椀爀Ⰰ 昀攀椀琀愀 愀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀Ⰰ 攀 漀猀 琀攀洀愀猀 愀戀漀爀搀愀搀漀猀 瀀攀氀漀猀 洀攀猀洀漀猀㨀
䌀愀椀渀搀漀 搀攀 戀漀挀愀⸀⸀⸀ 渀漀 琀爀漀洀戀漀渀攀
Entrevistadas “anônimas” relatam suas experiências, vivências e pensamentos sobre o tema abordado na edição do programa.
Olha Ela! 刀攀琀爀愀琀漀 昀愀氀愀搀漀 搀ᤀ䄠猀 刀攀挀愀琀愀搀愀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 洀甀氀栀攀爀 渀愀 栀椀猀琀爀椀愀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 攀 洀甀渀搀椀愀氀Ⰰ 攀 猀甀愀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀椀攀猀 瀀愀爀愀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
䄀椀Ⰰ 焀甀攀戀爀攀椀 愀 甀渀栀愀℀
Quadro de esportes do programa, que trata do tema de formas variadas: conquistas e visibilidade de times femininos, casos polêmicos de machismo na área, etc.
Maria-vai-com-as-outras刀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 挀漀渀琀椀渀甀愀搀愀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 攀瀀椀猀搀椀漀猀 洀漀猀琀爀愀洀 猀椀琀甀愀攀猀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 䴀愀爀椀愀 焀甀攀 猀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀 搀椀爀攀琀愀 漀甀 椀渀搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 搀愀 攀搀椀漀⸀
吀椀焀甀攀 一攀爀瘀漀猀漀
Curiosidades sobre o ‘mundo das mulheres’ em 60 segundos. Conquistas, descobertas e particularidades femininas eram temas frequentes.
Quanto aos programas em si, foram produzidas seis edições ao longo do猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 挀漀洀 昀漀爀洀愀琀漀 攀 琀攀洀琀椀挀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀⸀ 䄀戀愀椀砀漀Ⰰ 猀攀最甀攀洀 愀猀 琀攀洀琀椀挀愀猀 攀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 搀攀猀挀爀椀漀 搀愀猀 愀戀漀爀搀愀最攀渀猀 搀攀 挀愀搀愀 愀猀猀甀渀琀漀⸀
䈀攀氀愀Ⰰ 刀攀挀愀琀愀搀愀 攀 搀漀 䰀愀爀
O programa abordou de maneira geral os significados históricos e por vezes, opressores, de “Bela”, “Recatada” e “Do lar”, dentre outros lugares sociais atribuídos às mulheres. Como edição de abertura, as locutoras explicaram as temáticas de cada um dos quadros e todos os temas discutidos foram pensados como os mais interessantes possíveis para o público.
Libido e prazer femininos伀 猀攀最甀渀搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 琀漀挀愀 攀洀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀 愀椀渀搀愀 琀愀戀甀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 ⴀ 洀甀氀栀攀爀攀猀 猀攀渀琀攀洀 瀀爀愀稀攀爀⸀ 䌀漀渀琀攀猀琀愀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀 猀攀爀瘀椀爀 愀瀀攀渀愀猀 爀攀瀀爀漀搀甀漀 攀 愀漀 瀀爀愀稀攀爀 洀愀猀挀甀氀椀渀漀Ⰰ 漀猀 戀漀氀攀琀椀渀猀 愀戀漀爀搀愀爀愀洀㨀 攀搀甀挀愀漀 猀攀砀甀愀氀Ⰰ 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀 搀攀昀椀挀椀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀 攀 挀漀洀漀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀 琀爀愀琀愀洀 愀 猀攀砀甀愀氀椀搀愀搀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀⸀
ᰀ倠漀爀 琀爀猀 搀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 栀漀洀攀洀 栀 猀攀洀瀀爀攀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 洀甀氀栀攀爀ᴀ
Esse ditado popular inspirou o terceiro programa d’As Recatadas. O primeiro bloco contou com uma mesa redonda entre as equipes e um boletim noticioso. Em destaque, o quadro Olha Ela! falou sobre Michelle Obama, que tornou-se conhecida por ser esposa do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas conquistou prestígio por seu protagonismo, pois paralelamente ao papel de primeira-dama, desenvolve diversos projetos sociais e possui amplo conhecimento acadêmico.
Saúde da mulher䔀洀戀漀爀愀 渀漀 琀攀渀栀愀 猀攀 愀琀椀搀漀 愀瀀攀渀愀猀 渀漀 挀漀洀戀愀琀攀 愀漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀Ⰰ 愀 攀搀椀漀 爀攀猀最愀琀漀甀 漀 愀瀀攀氀漀 搀漀 伀甀琀甀戀爀漀 刀漀猀愀 愀漀猀 挀甀椀搀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 猀愀切搀攀 昀攀洀椀渀椀渀愀Ⰰ 焀甀攀 渀漀 猀攀 爀攀猀甀洀攀洀 愀瀀攀渀愀猀 愀 挀甀椀搀愀搀漀猀 挀漀洀 愀 愀瀀愀爀渀挀椀愀 昀猀椀挀愀⸀
䌀漀渀琀漀猀 搀攀 昀愀搀愀猀 琀洀 昀椀渀愀氀 昀攀氀椀稀㼀
O penúltimo programa tratou sobre a infância feminina, e a importância de se refletir sobre a perpetuação de diversos estereótipos em filmes infantis - ou como as produções atuais trazem personagens que por si só quebram com tais padrões.
Mulheres no Jornalismo伀 切氀琀椀洀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀愀猀 刀攀挀愀琀愀搀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 甀洀愀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 瀀爀漀搀甀漀 愀渀琀攀爀椀漀爀㨀 昀漀爀愀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀猀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 唀䘀匀䌀Ⰰ 挀漀洀 愀 琀攀洀琀椀挀愀 ᰀ䌠漀洀漀 猀攀爀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀ᴀ⸠ 䄀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 昀漀爀愀洀 琀漀搀愀猀 挀漀氀漀挀愀搀愀猀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀攀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀洀漀 挀栀愀洀愀搀愀 愀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 甀洀愀 洀攀猀愀 爀攀搀漀渀搀愀 挀漀洀 愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䰀攀猀氀椀攀 䌀栀愀瘀攀猀 攀 愀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 攀 愀琀椀瘀椀猀琀愀 昀攀洀椀渀椀猀琀愀 䄀搀爀椀愀渀攀 䌀愀渀愀渀Ⰰ 猀漀戀爀攀 愀猀 挀漀渀搀椀攀猀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀氀挀愀渀漀甀 漀 猀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀Ⰰ 挀漀氀漀挀愀渀搀漀 渀漀 愀爀 攀 渀愀 爀攀搀攀
conteúdos jornalísticos que trabalhassem a condição feminina na realidade atual,焀甀攀戀爀愀渀搀漀 渀漀攀猀 愀渀琀椀焀甀愀搀愀猀 攀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 猀漀戀爀攀 漀 氀甀最愀爀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 洀甀氀栀攀爀 攀 焀甀愀椀猀 搀攀瘀攀洀 猀攀爀 猀攀甀猀 最漀猀琀漀猀 攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀猀⸀ 䄀 氀椀渀最甀愀最攀洀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀 攀 漀 洀漀搀漀 挀漀洀漀 漀猀 琀攀洀愀猀 昀漀爀愀洀 琀爀愀琀愀搀漀猀 昀椀稀攀爀愀洀 挀漀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 猀攀 琀漀爀渀愀猀猀攀 愀挀攀猀猀瘀攀氀 渀漀 猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 瀀愀爀愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 攀洀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀愀洀愀搀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀
A aceitação d’As Recatadas foi ainda maior que a esperada, com significativa椀渀琀攀爀愀漀 渀愀 瀀最椀渀愀 搀攀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀 爀攀琀漀爀渀漀 瀀漀猀椀琀椀瘀漀 搀漀猀 漀甀瘀椀渀琀攀猀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀愀 刀搀椀漀 倀漀渀琀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀猀猀攀猀 瀀攀氀愀 瀀最椀渀愀 漀渀氀椀渀攀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 椀渀椀挀椀愀 愀瀀攀渀愀猀 挀漀洀漀 甀洀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 猀攀洀攀猀琀爀愀氀Ⰰ 洀愀猀 樀 攀砀椀猀琀攀洀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 瀀愀爀愀 椀渀琀攀最爀愀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 漀昀椀挀椀愀氀 搀愀 刀搀椀漀 倀漀渀琀漀 唀䘀匀䌀 攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 瀀愀爀愀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 愀氀甀渀愀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 挀漀洀 甀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 䌀漀氀攀琀椀瘀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 猀攀洀 䴀愀挀栀椀猀洀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 唀䘀匀䌀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀猀猀漀挀椀愀漀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 䤀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀漀 ⠀䄀䈀刀䄀䨀䤀⤀⸀ 䴀甀氀栀攀爀攀猀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀
brasileiro. 2017. Disponível em: ORTRIWANO, G. S. A Informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos挀漀渀琀攀切搀漀猀⸀ ㌀愀 攀搀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ 㤀㠀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䔀⸀ 刀⸀ 䄀⸀ 䜀渀攀爀漀 攀 䘀攀洀椀渀椀猀洀漀 渀漀 刀搀椀漀 ⴀ 漀 倀爀漀最爀愀洀愀 嘀椀瘀愀 䴀愀爀椀愀 搀愀 刀搀椀漀 Nacional. ALCAR 2015 - 10o Encontro Nacional de História da Mídia. Porto Alegre. 2015 TESSER, T. C. Programas dedicados às mulheres e crianças marcam os primeiros vinte愀渀漀猀 搀漀 爀搀椀漀Ⰰ 渀愀猀 攀洀椀猀猀漀爀愀猀 搀漀 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 攀 匀漀 倀愀甀氀漀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 |