INSCRIÇÃO: | 00816 |
CATEGORIA: | RT |
MODALIDADE: | RT02 |
TÍTULO: | Prédio 11 |
AUTORES: | Wesley Andriel Cabrera Loebens (Universidade Luterana do Brasil - ULBRA); Cintia Canterel Carlin (Universidade Luterana do Brasil - ULBRA); Caroline de Mendonça Musskopf (Universidade Luterana do Brasil - ULBRA); Alison Pires Matos da Luz (Universidade Luterana do Brasil - ULBRA); Thayná Souza da Silva (Universidade Luterana do Brasil - ULBRA); Éverton Ferreira Barboza (Universidade Luterana do Brasil - ULBRA); João Henrique Mattos (Universidade Luterana do Brasil - ULBRA); Gabriela Machado Ramos de Almeida (Universidade Luterana do Brasil - ULBRA) |
PALAVRAS-CHAVE: | Jornalismo cultural, Cultura local, Televisão, Entretenimento, Prédio 11 |
RESUMO | |
Música, teatro, literatura, cinema e atualidades. O Prédio 11 é um programa jornalístico semanal, de entrevistas e matérias, produzido e apresentado por alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas/RS. Veiculado na Ulbra TV, afiliada da TV Cultura de São Paulo, o programa completa onze anos em 2018, com mais de 500 edições inéditas. É exibido aos sábados, às 13h, dentro da grade de programação local da emissora. | |
INTRODUÇÃO | |
O Prédio 11 é um programa de televisão que teve sua estreia em abril de 2007 e desde então é produzido através do Núcleo de Produção Audiovisual (NPA) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), laboratório de vídeo, fotografia e som dos cursos da área de Comunicação da universidade. O NPA conta com seis estagiários – alunos dos cursos – que trabalham na produção do programa e é supervisionado pela jornalista Gabriela Almeida, professora e coordenadora do curso de Jornalismo. O nome, Prédio 11, faz alusão ao local em que se encontra o estúdio, localizado no saguão do prédio de número onze do campus de Canoas da ULBRA.匀甀爀最椀甀 挀漀洀漀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 瀀爀椀洀攀椀爀愀洀攀渀琀攀 渀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 昀爀甀琀漀 搀攀 甀洀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀愀猀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀猀 搀攀 吀攀氀攀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 瀀攀氀愀 圀攀戀 吀嘀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 䄀瀀猀 愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 愀氀最甀渀猀 瀀椀氀漀琀漀猀Ⰰ 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 昀漀椀 愀瀀爀漀瘀愀搀漀 瀀攀氀愀 搀椀爀攀漀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 攀 瀀攀氀愀 搀椀爀攀漀 搀愀 吀嘀Ⰰ 攀 瀀愀猀猀漀甀 愀 挀漀渀琀愀爀 挀漀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 昀椀砀漀 渀愀 最爀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀漀 搀愀 唀氀戀爀愀 吀嘀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 猀戀愀搀漀猀 琀愀爀搀攀⸀ Ao longo dos onze anos, mais de dez estudantes de Jornalismo da universidade já passaram pela apresentação do programa. Desde sua criação, o Prédio 11 segue a mesma proposta: um programa de entrevista em estilo bate-papo e matérias jornalísticas, com duração de 28 minutos, linguagem informal, voltado ao público jovem da região metropolitana de Porto Alegre. A pauta prioriza a cultura, abrindo espaço para música, teatro, literatura e projetos sociais, além de assuntos relacionados à própria universidade.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䔀渀焀甀愀渀琀漀 甀洀 瀀爀漀最爀愀洀愀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 攀 攀搀椀琀愀搀漀 瀀漀爀 愀氀甀渀漀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 搀漀 먀 愀漀 㘀먀 猀攀洀攀猀琀爀攀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀 漀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 爀攀愀氀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 瀀愀爀愀 甀洀愀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 最爀愀搀甀愀漀⸀ 䄀氀洀 搀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 焀甀攀 漀 愀氀甀渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀愀Ⰰ 挀漀洀漀 攀洀 琀漀搀漀 攀猀琀最椀漀Ⰰ 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 昀甀渀攀猀 攀洀 甀洀 洀攀猀洀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀㨀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 瀀愀甀琀愀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀Ⰰ 琀挀渀椀挀愀Ⰰ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 攀搀椀漀 攀 洀愀渀甀琀攀渀漀 搀攀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 吀漀搀漀猀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀洀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀愀猀猀愀洀Ⰰ 攀洀 愀氀最甀洀 洀漀洀攀渀琀漀Ⰰ 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瀀攀渀猀愀搀漀 瀀愀爀愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 攀洀 攀洀椀猀猀漀爀愀 搀攀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 愀戀攀爀琀愀⸀ 䐀攀猀搀攀 ㈀ ㌀Ⰰ 挀漀渀琀愀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 甀洀 挀愀渀愀氀 渀漀 夀漀甀吀甀戀攀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀甀猀攀爀⼀瀀爀攀搀椀漀⤀Ⰰ 挀漀洀 洀愀椀猀 搀攀 ㈀㌀ 洀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀攀猀Ⰰ 甀洀愀 瀀最椀渀愀 渀漀 䘀愀挀攀戀漀漀欀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀昀愀挀攀戀漀漀欀⸀挀漀洀⼀瀀爀攀搀椀漀⤀ 攀 甀洀 瀀攀爀昀椀氀 渀漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 ⠀栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀椀渀猀琀愀最爀愀洀⸀挀漀洀⼀瀀爀攀搀椀漀⼀⤀Ⰰ 挀爀椀愀搀漀 爀攀挀攀渀琀攀洀攀渀琀攀Ⰰ 攀洀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㜀Ⰰ 瀀愀爀愀 昀椀渀猀 搀攀 戀愀猀琀椀搀漀爀攀猀 攀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀椀愀 䤀渀猀琀愀 匀琀漀爀椀攀猀⸀ 吀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 挀愀渀愀椀猀 猀攀爀瘀攀洀 洀甀椀琀漀 洀愀椀猀 瀀愀爀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀砀椀戀椀搀漀 攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀漀Ⰰ 搀漀 焀甀攀 挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 攀昀攀琀椀瘀漀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀⸀ 䄀琀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀漀搀漀猀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 猀漀 攀砀瀀漀爀琀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀漀 夀漀甀吀甀戀攀 愀瀀猀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 渀愀 吀嘀Ⰰ 攀 攀猀猀愀 愀漀 瀀攀爀洀椀琀攀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀椀猀愀猀Ⰰ 瀀攀爀挀攀戀攀爀 愀 攀瘀漀氀甀漀 攀砀椀猀琀攀渀琀攀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀爀椀洀攀椀爀漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 瀀漀爀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 最爀甀瀀漀猀 搀攀 愀氀甀渀漀猀 ⴀ 焀甀攀 洀甀搀愀洀 愀 挀愀搀愀 愀渀漀 ⴀ 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 猀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 攀猀琀最椀漀⸀ Um dos resultados disso é a autonomia dos alunos em relação ao programa: os técnicos e funcionários do Núcleo de Produção Audiovisual participam mais da revisão e, em alguns casos, da finalização do programa, mas influem pouco na produção. Por esse motivo, o programa, embora não altere o seu principal assunto abordado nas entrevistas centrais desde 2007 - a cultura, de uma forma ampla - adquire, ao longo dos anos, diversas formas de comunicar que permitem a readaptação de linguagens comunicacionais, de tempos em tempos.䄀漀 氀漀渀最漀 搀攀猀猀攀猀 漀渀稀攀 愀渀漀猀Ⰰ 漀 倀爀搀椀漀 樀 琀攀瘀攀 洀愀椀猀 昀漀挀漀 攀洀 挀椀渀攀洀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀氀甀渀漀猀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 倀爀漀搀甀漀 䄀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 琀愀洀戀洀 椀渀琀攀最爀愀瘀愀洀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀Ⰰ 愀渀琀攀猀 焀甀攀 漀 挀甀爀猀漀 攀渀挀攀爀爀愀猀猀攀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 ⠀漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀甀 攀洀 ㈀ 㔀⤀㬀 攀 攀洀 氀椀琀攀爀愀琀甀爀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 昀漀挀愀瘀愀 渀漀 猀 攀洀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀愀猀 愀漀 洀攀爀挀愀搀漀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀Ⰰ 洀愀猀 琀愀洀戀洀 昀愀稀椀愀 椀渀搀椀挀愀攀猀 搀攀 氀椀瘀爀漀猀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㌀⸀ 吀漀搀漀猀 攀猀猀攀猀 琀攀洀愀猀Ⰰ 漀戀瘀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 洀愀爀挀愀爀愀洀 昀愀猀攀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀 洀漀猀琀爀愀洀 挀漀洀漀 漀 琀攀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 猀攀 琀漀爀渀愀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 攀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 瀀漀猀猀瘀攀氀 搀攀 猀攀爀 漀砀椀最攀渀愀搀漀㨀 ∀嬀⸀⸀⸀崀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 愀渀漀猀 㔀 Ⰰ 挀漀洀 愀 搀攀洀漀挀爀愀琀椀稀愀漀 搀愀 吀嘀Ⰰ 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 漀戀爀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀洀 攀猀挀愀氀愀 愀琀椀渀最椀甀 甀洀愀 昀漀爀愀Ⰰ 甀洀愀 瀀爀攀猀攀渀愀 猀漀挀椀愀氀Ⰰ 甀洀 椀洀瀀愀挀琀漀 猀漀戀爀攀 漀猀 栀戀椀琀漀猀 攀 瘀愀氀漀爀攀猀 搀攀 琀漀搀愀猀 愀猀 挀氀愀猀猀攀猀 焀甀攀 渀漀 瀀漀搀攀 猀攀爀 猀甀戀攀猀琀椀洀愀搀漀⸀∀ ⠀倀䤀娀䄀Ⰰ 䐀愀渀椀攀氀Ⰰ 瀀⸀ 㐀㌀⤀⸀ Hoje, o programa ainda conta com um quadro de literatura, que foi pensado também para redes sociais. Por outro lado, o tema principal das entrevistas centrais, de dois anos para cá, é a música. O Prédio 11 se tornou um espaço para músicos e bandas do cenário independente da Região Metropolitana de Porto Alegre divulgarem o seu trabalho e agenda de apresentações, e discutir e propor discussões sobre temas inerentes às suas respectivas cenas musicais.伀猀 琀攀洀愀猀 搀椀猀挀甀琀椀搀漀猀 渀漀 挀漀琀椀搀椀愀渀漀 猀漀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀漀猀 瀀攀氀愀猀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 搀愀 洀搀椀愀⸀ 준 漀 焀甀攀 瀀爀攀瘀 愀 栀椀瀀琀攀猀攀 搀愀 愀最攀渀搀愀 猀攀攀琀椀渀最⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀愀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀 瀀漀猀猀瘀攀椀猀 搀攀 椀渀挀椀搀渀挀椀愀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 洀愀猀猀愀 猀漀戀爀攀 愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 준 甀洀 搀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀愀 洀搀椀愀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 攀猀猀愀 栀椀瀀琀攀猀攀Ⰰ 愀 洀搀椀愀Ⰰ 瀀攀氀愀 猀攀氀攀漀Ⰰ 搀椀猀瀀漀猀椀漀 攀 椀渀挀椀搀渀挀椀愀 搀攀 猀攀甀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 搀攀琀攀爀洀椀渀愀 漀猀 琀攀洀愀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 焀甀愀椀猀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀愀氀愀爀 攀 搀椀猀挀甀琀椀爀⸀ ⠀䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䌀氀漀瘀椀猀 搀攀 䈀愀爀爀漀Ⰰ 瀀⸀ 㔀㜀⤀⸀ Canoas, Porto Alegre e cidades do entorno são conhecidas pelo número de bandas de rock, indie e rap no RS, o que tem feito o programa se tornar um espaço importante na divulgação de artistas locais. E o fato de estarem em um programa de televisão aberta é uma agenda. As discussões se pautam quando mais vistas. Isso fica nítido em casos como dos coletivos sociais recebidos pelo programa, que debatem suas causas políticas em forma de arte e levam uma discussão fortalecida e ampliada para suas comunidades. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
1) Da produção A entrevista central é a parte de mais fôlego do Prédio 11. Ela corresponde a cerca de quinze minutos de todo o programa. A produção dessa entrevista é feita pelo apresentador, e os assuntos surgem de pautas debatidas entre os estagiários e também de sugestões externas correspondentes ao tema geral, que é cultura. O primeiro contato com as fontes é feito via e-mail. Tendo feito o primeiro contato, os ajustes de logística, deslocamento e demais assuntos de pré-produção são feitos via telefone.䄀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 焀甀攀 猀攀爀漀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀 猀漀 瀀攀渀猀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 挀漀爀爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 愀 搀漀椀猀 戀氀漀挀漀猀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 氀攀瘀愀搀愀 愀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀漀 愀 焀甀攀戀爀愀 搀攀 爀椀琀洀漀 最攀爀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀栀愀洀愀搀愀 搀攀 椀渀琀攀爀瘀愀氀漀 焀甀攀 搀椀瘀椀搀攀 攀猀猀攀猀 戀氀漀挀漀猀⸀ 䐀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 焀甀攀 漀猀挀椀氀愀洀 搀攀渀琀爀漀 搀攀 甀洀 洀攀猀洀漀 琀攀洀愀 ⴀ 攀 樀 搀攀渀琀爀漀 搀漀 爀攀挀漀爀琀攀 瀀爀漀瀀漀猀琀漀 瀀攀氀愀 瀀愀甀琀愀 ⴀ 猀漀 昀攀椀琀愀猀 攀洀 甀洀 洀攀猀洀漀 戀氀漀挀漀 瀀愀爀愀 渀漀 焀甀攀戀爀愀爀 甀洀 愀猀猀甀渀琀漀⸀ O programa ainda conta com uma matéria inédita por semana, de dois a três minutos; o quadro Será Que Você Sabe?, que promove a participação de alunos da universidade em debates de assuntos de interesse público; o quadro Minuto Literário, que propõe uma resenha de livro por semana em apenas um minuto; e com a Agenda Cultural, um espaço para divulgação de shows, filmes e espetáculos em Porto Alegre e Região Metropolitana. Nenhuma dessas seções do programa tem um produtor, apresentador ou repórter fixos. A cada semana as funções são revezadas, o que colabora com o crescimento da qualidade de cada uma delas - uma vez que todos estão, sempre, envolvidos em todos os processos. 2) Das Gravações As gravações são realizadas sempre às terças feiras, às três da tarde, no estúdio do programa. A depender da situação ou das fontes entrevistadas, as gravações podem ser feitas também nas sextas-feiras, de acordo com possibilidade de agendamento. O Núcleo de Produção Audiovisual, além de atender as demandas de alunos de todos os cursos de Comunicação, também produz outro programa de TV, o ULBRA Conhecimento, voltado à temas acadêmicos e científicos, por isso o rigor em relação à agenda.一漀 攀猀琀切搀椀漀 搀漀 倀爀搀椀漀 Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀Ⰰ 挀漀洀瀀愀爀攀挀攀洀 焀甀愀琀爀漀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 攀 琀爀猀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀⸀ 唀洀 搀漀猀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀Ⰰ 攀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 琀爀猀 猀攀 搀椀瘀椀搀攀洀 攀洀㨀 甀洀 愀甀砀椀氀椀愀爀 搀攀 挀洀攀爀愀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 甀洀愀 搀愀猀 挀洀攀爀愀猀 搀漀 攀猀琀切搀椀漀㬀 甀洀 攀猀琀愀最椀爀椀漀 渀愀猀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 攀渀昀漀焀甀攀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀爀愀 漀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 匀琀漀爀椀攀猀㬀 攀 漀 琀攀爀挀攀椀爀漀Ⰰ 愀甀砀椀氀椀愀渀搀漀 渀愀 瀀爀漀搀甀漀 攀 爀攀挀攀瀀漀 搀攀 挀漀渀瘀椀搀愀搀漀猀⸀ Além disso, existem ainda as funções de três profissionais durante as gravações: dois cinegrafistas e um técnico de áudio. Ao todo, o programa conta com uma mesa de som, uma caixa de saída, três câmeras de vídeo e espaço para receber até cinco convidados ao mesmo tempo. Em caso de gravações com bandas e músicos, o estúdio comporta apresentações em acústico. Para esses casos, a única ressalva em relação aos instrumentos são as baterias, que por conta do espaço devem ser reduzidas.䄀猀 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀 最爀愀瘀愀搀愀猀 搀攀 猀攀最甀渀搀愀 愀 猀攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 㐀栀 攀 㠀栀Ⰰ 愀 搀攀瀀攀渀搀攀爀 搀愀猀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 瀀愀甀琀愀 攀 搀愀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ ㌀⤀ 䐀愀 攀搀椀漀 䄀 攀搀椀漀 攀 琀漀搀愀猀 愀猀 猀甀愀猀 攀琀愀瀀愀猀 ⠀漀 搀攀猀挀愀爀爀攀最愀洀攀渀琀漀 搀攀 愀爀焀甀椀瘀漀猀Ⰰ 愀 搀攀挀甀瀀愀最攀洀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 愀 攀搀椀漀 昀椀渀愀氀⤀ 昀攀椀琀愀 琀愀洀戀洀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀 愀漀猀 猀戀愀搀漀猀 攀 猀甀愀 昀椀渀愀氀椀稀愀漀 愀挀漀渀琀攀挀攀 搀甀爀愀渀琀攀 愀猀 焀甀愀爀琀愀猀ⴀ昀攀椀爀愀猀⸀ 一漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 琀攀洀瀀漀 攀渀琀爀攀 焀甀愀爀琀愀猀 攀 猀攀砀琀愀猀ⴀ昀攀椀爀愀猀Ⰰ 挀漀洀攀愀洀 愀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀攀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀砀椀洀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 攀 愀猀猀椀洀 猀甀挀攀猀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
O produto final, depois de editado e finalizado, tem duração de 26 a 28 minutos. Os quadros têm um lugar específico dentro do programa. Apenas a matéria tem um espaço mais ampliado: a depender do assunto, ela pode ter mais ou menos tempo de duração e ser encaixada tanto no primeiro como no segundo bloco. O quadro Será Que Você Sabe e a matéria são sempre chamados pelo apresentador no decorrer do programa. A Agenda Cultural e o Minuto Literário entram durante o programa de forma autônoma, sem necessidade de muitas quebras na entrevista central.
1) Entrevista central
A parte principal, e por isso a mais extensa do Prédio 11, é a entrevista central. É ela que vai dar nome à edição, posteriormente, e também através dela é que a chamada semanal é feita: o programa é “vendido” e anunciado na grade de programação da Ulbra TV em função do assunto da entrevista central.䔀猀猀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 搀漀椀猀 戀氀漀挀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 戀氀漀挀漀 漀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 攀 搀攀 洀愀椀漀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 一愀猀 攀搀椀攀猀 攀洀 焀甀攀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 爀攀挀攀戀攀 戀愀渀搀愀猀 漀甀 搀攀洀愀椀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 洀甀猀椀挀愀氀 漀甀 搀攀 搀愀渀愀Ⰰ 攀猀猀攀 琀攀洀瀀漀 瀀漀搀攀 瘀愀爀椀愀爀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 搀甀爀愀漀 搀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀⸀ 一攀猀猀攀猀 挀愀猀漀猀Ⰰ 漀 挀甀椀搀愀搀漀 攀 愀 挀漀爀爀攀漀 搀漀 琀攀洀瀀漀 昀椀挀愀洀 愀 挀愀爀最漀 搀漀 攀搀椀琀漀爀 搀漀 倀爀搀椀漀 ⸀
A produção de pautas, perguntas, apuração, e apresentação do programa ficam por conta do estudante Wesley Andriel, que faz parte do grupo de estagiários do Prédio 11 desde agosto de 2017.
2) Matéria
A matéria é uma forma de exercitar o lado jornalístico mais “tradicional” do programa, ao mesmo tempo em que permite ao aluno exercer liberdade de escolha. Cultura, atualidades e assuntos da universidade são os temas mais recorrentes das matérias já exibidas. O tempo estimado para cada matéria fica entre dois e três minutos. A matéria pode, ou não, ter relação com o tema da entrevista central do programa. A decisão fica a respeito do repórter de cada semana.吀漀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀爀椀愀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 搀攀 漀昀昀猀Ⰰ 猀漀渀漀爀愀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀Ⰰ 挀爀椀愀漀 搀攀 爀漀琀攀椀爀漀 攀 攀搀椀漀 昀攀椀琀愀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀⸀ 䄀猀 洀愀琀爀椀愀猀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 瀀漀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 攀猀琀愀最椀爀椀漀 搀漀 最爀甀瀀漀Ⰰ 挀漀洀 攀砀挀攀漀 搀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀爀⸀
Existem também matérias realizadas por outros estudantes de Jornalismo, que não fazem parte do grupo de estagiários do Prédio 11. São matérias produzidas nas disciplinas de Estágio Supervisionado II ou de Telejornalismo. Quando conteúdos produzidos nessas cadeiras são considerados suficientemente qualificados para exibição no Prédio 11, abre-se o espaço para a veiculação e os autores são devidamente creditados. O programa acaba funcionando também, desse modo, como janela para a produção de jornalismo em vídeo realizada no curso, de forma mais abrangente.
3) Será Que Você Sabe?
A proposta do quadro Será Que Você Sabe surgiu em novembro de 2017. Ele foi idealizado pelo estagiário Álison Pires e aprovado pelos profissionais do NPA e pela professora responsável pelo programa. A ideia é questionar a alunos e demais pessoas que frequentam o campus da ULBRA a diferença entre dois termos, assuntos, expressões ou conceitos parecidos, desconhecidos ou geralmente confundidos. A primeira edição do quadro questionou a diferença entre intervenção federal e intervenção militar, por exemplo.伀 焀甀愀搀爀漀 最爀愀瘀愀搀漀 攀洀 搀漀椀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 甀洀 攀洀 攀砀琀攀爀渀愀 攀 漀甀琀爀漀 渀漀 攀猀琀切搀椀漀⸀ 一愀 爀甀愀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 瀀攀爀最甀渀琀愀 猀 瀀攀猀猀漀愀猀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀漀 焀甀愀搀爀漀 搀愀 猀攀洀愀渀愀 攀 爀攀最椀猀琀爀愀 愀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 搀攀氀愀⸀ 䴀攀猀洀漀 猀攀 昀漀爀 渀攀最愀琀椀瘀愀Ⰰ 攀氀愀 猀攀爀 甀猀愀搀愀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀椀琀愀爀 漀 琀攀洀愀 搀攀 昀漀爀洀愀 搀椀搀琀椀挀愀⸀ 䄀 猀攀最甀渀搀愀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 昀攀椀琀愀 攀洀 攀猀琀切搀椀漀 挀漀洀 䌀栀爀漀洀愀 䬀攀礀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀攀 昀愀琀漀 愀瀀愀爀攀挀攀 瀀愀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀 搀椀昀攀爀攀渀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 搀漀椀猀 琀攀爀洀漀猀⸀ 䄀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀Ⰰ 爀漀琀攀椀爀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀猀猀攀 焀甀愀搀爀漀 猀漀 昀攀椀琀漀猀 瀀攀氀漀 愀氀甀渀漀 섀氀椀猀漀渀 倀椀爀攀猀Ⰰ 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 搀攀猀搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㜀⸀
㐀⤀ 䴀椀渀甀琀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀
伀 䴀椀渀甀琀漀 䰀椀琀攀爀爀椀漀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 焀甀攀 猀甀爀最椀甀 攀洀 ㈀ 㜀 愀瀀猀 愀 挀漀渀猀琀愀琀愀漀 搀攀 焀甀攀 琀漀搀漀 漀 最爀甀瀀漀 搀攀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 琀椀渀栀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 瀀攀氀愀 氀攀椀琀甀爀愀 攀Ⰰ 猀攀最甀椀搀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀瘀愀 愀猀 猀甀愀猀 氀攀椀琀甀爀愀猀 瀀攀猀猀漀愀椀猀 攀洀 瀀愀甀琀愀猀 搀攀 挀漀渀瘀攀爀猀愀猀 攀 戀愀琀攀ⴀ瀀愀瀀漀猀 攀洀 最爀甀瀀漀⸀ 䔀洀 ㈀ 㐀Ⰰ 栀漀甀瘀攀 甀洀 焀甀愀搀爀漀 瀀愀爀攀挀椀搀漀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 爀攀愀氀椀稀愀搀漀 瀀漀爀 甀洀愀 搀愀猀 攀猀琀愀最椀爀椀愀猀 搀漀 倀爀搀椀漀 渀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 焀甀攀 攀渀挀攀渀愀瘀愀 漀猀 愀猀猀甀渀琀漀猀 搀漀猀 氀椀瘀爀漀猀 焀甀攀 猀攀 瀀爀漀瀀甀渀栀愀 愀 氀攀爀 攀 爀攀猀攀渀栀愀爀⸀
A ideia do Minuto Literário é realizar uma resenha em, no máximo, um minuto e trinta segundos. O desafio é convencer o telespectador a ter vontade de ler o livro no menor tempo possível. O formato é inspirado em um nicho de canais do YouTube que fazem resenhas de livros e que têm se tornado instrumentos interessantes na disseminação da literatura - sobretudo a clássica - para novos públicos: os booktubers. Canais como Ler Antes de Morrer, Tiny Little Thing e Literature-se são os principais influenciadores digitais para a literatura no Brasil, e serviram de inspiração para o Minuto Literário.伀 焀甀愀搀爀漀 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 瀀攀氀漀 攀猀琀愀最椀爀椀漀 준瘀攀爀琀漀渀 䈀愀爀戀漀猀愀⸀ 䄀 瀀爀漀搀甀漀Ⰰ 最爀愀瘀愀漀 攀 攀搀椀漀 搀攀猀猀攀 焀甀愀搀爀漀 瀀漀搀攀洀 猀攀爀 昀攀椀琀愀猀 瀀漀爀 焀甀愀氀焀甀攀爀 甀洀 搀漀猀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 攀 愀猀 最爀愀瘀愀攀猀 猀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 䔀猀琀愀漀 搀漀 䰀椀瘀爀漀Ⰰ 氀椀瘀爀愀爀椀愀 氀漀挀愀氀椀稀愀搀愀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀⸀
㔀⤀ 䄀最攀渀搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀
䄀 䄀最攀渀搀愀 䌀甀氀琀甀爀愀氀 漀 攀猀瀀愀漀 漀渀搀攀 昀椀氀洀攀猀Ⰰ 猀栀漀眀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 猀漀 愀渀甀渀挀椀愀搀愀猀⸀ 伀 焀甀愀搀爀漀 琀攀洀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀甀爀愀漀 搀攀 搀漀椀猀 洀椀渀甀琀漀猀Ⰰ 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀 挀椀渀挀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀愀 刀攀最椀漀 䴀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀⸀ 一漀 攀猀瀀愀漀Ⰰ 猀漀 愀渀甀渀挀椀愀搀愀猀 愀猀 愀琀爀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 搀愀猀 瀀爀砀椀洀愀猀 猀攀洀愀渀愀猀Ⰰ 樀甀渀琀漀 愀漀 氀甀最愀爀Ⰰ 挀氀愀猀猀椀昀椀挀愀漀Ⰰ 氀漀挀愀氀 搀攀 瘀攀渀搀愀猀 攀 瘀愀氀漀爀 洀渀椀洀漀 攀 洀砀椀洀漀 搀漀猀 椀渀最爀攀猀猀漀猀⸀ 倀愀爀愀 椀氀甀猀琀爀愀爀Ⰰ 猀漀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 搀攀 猀栀漀眀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀切猀椀挀漀猀 攀 戀愀渀搀愀猀㬀 搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀Ⰰ 攀洀 挀愀猀漀 搀攀 搀愀渀愀猀 攀 琀攀愀琀爀漀猀㬀 攀 搀攀 琀爀愀椀氀攀爀猀Ⰰ 攀洀 挀愀猀漀 搀攀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀猀 搀攀 昀椀氀洀攀猀⸀
A primeira atração de cada edição da Agenda Cultural é comentada. Ali, há a oportunidade de conhecer um pouco mais do artista, banda ou elenco do filme. O processo de curadoria, edição e apresentação da Agenda Cultural é realizado pela estagiária Thayná Souza, que compõe o Prédio 11 desde setembro de 2017.
6) Edição
A edição do programa normalmente é realizada pela estagiária Caroline Musskopf. Ela é responsável por todo o processo ocorrido depois das gravações: a importação dos arquivos, ainda em cartão de memória; a criação de roteiro de edição; a sincronização das três câmeras utilizadas nas filmagens; a edição e finalização; e o envio para a equipe de programação da emissora.伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 攀搀椀琀愀搀漀 渀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 䄀搀漀戀攀 倀爀攀洀椀攀爀攀⸀ 䄀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀漀 瀀爀漀最爀愀洀愀Ⰰ 攀 琀漀搀愀猀 愀猀 瘀椀渀栀攀琀愀猀 搀漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 攀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀攀 洀愀琀爀椀愀猀 猀漀 昀攀椀琀愀猀 瀀攀氀漀猀 攀猀琀愀最椀爀椀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀 瀀愀挀漀琀攀 䄀搀漀戀攀 ⴀ 焀甀攀 椀渀挀氀甀椀 愀椀渀搀愀 漀猀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 䄀昀琀攀爀 䔀昀昀攀挀琀猀Ⰰ 䤀渀 䐀攀猀椀最渀Ⰰ 䤀氀氀甀猀琀爀愀琀漀爀 攀 倀栀漀琀漀猀栀漀瀀⸀
A parte de criação de folders, cards, tratamentos de fotos e demais formas de divulgação dos produtos realizados pelo Núcleo de Produção Audiovisual é realizada pela estagiária Cíntia Carlin, do curso de Publicidade e Propaganda. O fôlego maior das atividades de mídias sociais feitas por Cíntia está mais no programa Prédio 11, embora também realize outras funções dentro do próprio Núcleo.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀氀洀 搀攀 猀攀爀 甀洀 攀猀瀀愀漀 搀攀 搀椀猀挀甀猀猀漀 搀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 爀攀氀愀琀椀瘀漀猀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 䌀愀渀漀愀猀 攀 刀攀最椀漀 䴀攀琀爀漀瀀漀氀椀琀愀渀愀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀Ⰰ 搀攀 昀漀爀洀愀 洀愀椀猀 愀洀瀀氀愀Ⰰ 漀 倀爀搀椀漀 猀攀 琀漀爀渀漀甀 琀愀洀戀洀 甀洀 攀猀瀀愀漀 瀀愀爀愀 搀愀爀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 挀漀氀攀琀椀瘀漀猀Ⰰ 戀愀渀搀愀猀Ⰰ 挀愀渀琀漀爀攀猀 攀 搀攀洀愀椀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 搀漀 挀攀渀爀椀漀 椀渀搀攀瀀攀渀搀攀渀琀攀 搀愀 爀攀愀⸀ 伀 瀀爀漀最爀愀洀愀 愀搀焀甀椀爀椀甀Ⰰ 愀漀 氀漀渀最漀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 甀洀 挀攀爀琀漀 挀漀洀瀀爀漀洀椀猀猀漀 挀漀洀 愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 搀愀 爀攀最椀漀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀攀猀猀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀⸀ 䴀甀椀琀漀猀 愀爀琀椀猀琀愀猀 琀洀 漀 瀀爀漀最爀愀洀愀 挀漀洀漀 漀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀猀瀀愀漀 挀攀搀椀搀漀 瀀愀爀愀 洀漀猀琀爀愀爀攀洀 猀攀甀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀 甀洀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀 洀愀猀猀愀Ⰰ 攀洀 琀攀氀攀瘀椀猀漀 愀戀攀爀琀愀⸀
Muitos desses artistas chegam até o Prédio 11 através das redes sociais - quando eles mesmos, em alguns casos, propõem-se a participar do programa e entram em contato para enviar algum tipo de material e tentar agendar uma entrevista. Além de conectar a emissora à comunidade de uma forma ativa, esse processo incentiva a produção e o fomento local de arte, cultura e demais expressões. Artistas que nunca gravaram um álbum, um clipe ou um single em estúdio já puderam realizar esse feito. Em um país que pouco valoriza a cultura e a arte e que vê, no momento, claros ataques à liberdade de expressão artística, é papel da própria comunidade apoiar e ascender ao público a sua arte, e o Prédio 11 acaba funcionando como um instrumento de visibilidade de artistas e coletivos.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀刀伀匀 䘀䤀䰀䠀伀Ⰰ 䌀氀漀瘀椀猀⸀ 준琀椀挀愀 渀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 匀甀洀洀甀猀⸀ ㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䐀䔀 䘀䰀䔀唀刀Ⰰ 䴀攀氀瘀椀渀 䰀⸀ 吀攀漀爀椀愀猀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 搀攀 䴀愀猀猀愀Ⰰ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀Ⰰ 娀愀栀愀爀⸀㤀㤀㌀⸀
PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural, São Paulo, Contexto. 2003.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |