ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00823</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP12</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Planejamento de comunicação e mídias sociais: Estratégias para o Canal De Jeito Nenhum no YouTube</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Eder Pereira de Linhares (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Karina Guerro (Universidade Comunitária da Região de Chapecó); Valéria Casaroto Feijó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Internet, Planejamento , Mídias Sociais , YouTube, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A ascensão da internet ajudou a provocar transformações nas formas de comunicação e de entretenimento. Dentre elas, a possibilidade dos usuários poderem produzir conteúdo e alcançar sucesso, o que nas mídias tradicionais era um processo mais complexo. É nesse cenário que encontra-se o YouTube, site referência em compartilhamento de vídeos, que chama atenção por ter, cada vez mais, usuários interessados em produzir vídeos e consumidores em busca de conteúdos diferenciados. Mediante a esse contexto, neste trabalho, desenvolveu-se estratégias de comunicação e mídias sociais para um canal local de YouTube, chamado De Jeito Nenhum. Esse, é administrado por Vinicius Eduardo Schneider (Chapecó - SC), e foca no humor e entretenimento. Objetiva-se, com a aplicação desse planejamento, posicionar Vinicius no YouTube, direcionando seu conteúdo, e o auxiliando na construção de uma identidade.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O YouTube é uma mídia social referência em compartilhamento de vídeos. Fundada em 2005, possibilita aos usuários de internet que tenham uma conta na plataforma postar conteúdo audiovisual. Os vídeos publicados podem levar o usuário ganhar reconhecimento na web, e, ainda, obter lucro, já que o YouTube monetiza produtores de conteúdo que alcançam números significativos de inscritos e visualizações. Assim, muitos usuários criam canais na plataforma para produzir conteúdo, e não somente consumir. Nesse contexto, tem-se o objeto central do presente trabalho: o canal De Jeito Nenhum. Trata-se de uma conta no YouTube administrada por Vinicius Eduardo Schneider, residente de Chapecó - SC. Seu objetivo é alcançar números mais significativos para o canal, que possuía, até 06 de novembro de 2017, 2.093 inscritos e foco em vídeos de humor e entretenimento, na forma de vlogs, paródias e desafios. Com a análise inicial do canal De Jeito Nenhum, identificou-se vários problemas, como irregularidade na frequência das postagens, desigualdade nas visualizações dos vídeos e falta de identidade no YouTube. Dessa maneira, para auxiliar a alinhar essas questões, desenvolveu-se um planejamento de comunicação e mídias sociais para o canal, a fim de melhorar sua divulgação e posicionar seus conteúdos. Para isso, uniu-se duas metodologias de planejamento de comunicação: Corrêa (2004) e Tavares (2011) e, junto a elas, os 8 Ps do marketing digital de Vaz (2011), que não se tratam de um modelo de planejamento, mas sim em caminhos para se desenvolver uma estratégia em marketing digital. Assim, neste trabalho, desenvolveu-se estratégias para melhorar as questões falhas do canal De jeito Nenhum, e auxiliar Vinicus a alcançar números mais significativos para sua conta. O resultado foi apresentado pelos autores como a segunda parte do Trabalho de Conclusão do Curso de Publicidade e Propaganda da Unochapecó. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para esse trabalho, o objetivo geral foi planejar uma estratégia de comunicação e de mídias sociais para o canal De Jeito Nenhum no YouTube, de Vinicius Eduardo Schneider, que reside em Chapecó, SC. Essa estratégia de comunicação contemplou todas as etapas para a definição do posicionamento estratégico do canal De Jeito Nenhum, a determinação da linguagem de comunicação e a elaboração do planejamento de mídias sociais do canal De Jeito Nenhum. Levou-se em consideração que, até então, o canal não tinha essas questões bem definidas, como vídeos sem foco, mídias sociais sem frequência, assim como a postagens dos vídeos, e uma falta de posicionamento e identidade no YouTube. O desenvolvimento do planejamento de comunicação visou propor soluções a esses problemas, sugerindo um posicionamento, caminhos para determinar uma identidade visual, e o modo que suas mídias sociais devem ser gerenciadas. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A justificativa para o desenvolvimento deste trabalho foi na consolidação da ideia de que o YouTube é uma mídia forte, que teve um crescimento significativo nos últimos anos. Hoje é o segundo maior buscador da internet, sendo que seu objetivo não são pesquisas e sim compartilhamento de vídeos, e, em 2015, possuía mais de 58 milhões de vídeos assistidos por mês (PAZ, 2015, s. p.). Nesse contexto, a publicidade também passou a se apropriar dessa mídia, e está cada vez mais presente, já que no YouTube é possível segmentar públicos e mensurar resultados. Além dessas pontuações, vale ressaltar que, no mundo acadêmico, o YouTube vem sendo objeto para muitas pesquisas, e que essas não o analisam somente como uma mídia de entretenimento. Exemplo dessa afirmação é o artigo  YOUTUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD , de Saulo Vicente Nunes Caetano e Gilse A. Morgental Falkembach. Esse, aborda o site YouTube como uma forma eficiente para ser usado na educação, principalmente na modalidade a distância. Quando se refere ao entretenimento, por sua vez, também há pesquisas feitas sobre o YouTube. Jéssica Karla Arruda de Oliveira apresenta em sua monografia  Estudo Sobre Youtubers na Publicidade , publicado em Brasília, uma pesquisa sobre a publicidade presente no YouTube, e usa como referência três grandes canais brasileiros com focos distintos: Jout Jout Prazer, o Nostalgia e o canal de Bruna Vieira. Ainda sobre o entretenimento, mas agora delimitado nas produções de vlogs, Melina Fleury Franco desenvolveu a pesquisa  VLOGS: Um estudo sobre cultura participativa e interesse do público no YouTube , onde aborda esse estilo de vídeo, que é muito presente no site, usando como exemplo canais consolidados nacionalmente. Na Unochapecó, também já foram desenvolvidas várias pesquisas que usaram como foco o YouTube. Uma delas é a  Comunicação persuasiva aplicada ao YouTube - análise da retórica do canal Jovem Nerd , de Ana Carolina Minella, egressa do curso de Publicidade e Propaganda, cuja sua pesquisa foi utilizada como embasamento teórico deste trabalho. Outros trabalhos sobre YouTube já publicados na instituição são o  Canal no YouTube - mecânico ajuda , onde é desenvolvido o projeto para a criação de um canal real, por Rui Gabriel Denis dos Santos e Willian Matheus Martim Vons e o próprio Vinicius Eduardo Schneider fez um projeto para um outro canal de YouTube focado no jornalismo, o  Youtuberjornalismo . Vale ressaltar que os autores deste trabalho já desenvolveram outra pesquisa de caráter básico sobre o YouTube, que foi apresentada e publicada no Intercom 2017, chamada  De celebridade para webcelebridade: análise do canal Celso Portiolli no YouTube. Por isso, através do interesse despertado nesse trabalho de cunho teórico, objetivou-se desenvolver um planejamento de comunicação para um canal real e regional, e aplicá-lo. Além disso, elaborar estratégias de comunicação para um canal real é algo que pouco se vê publicado, ainda mais quando são canais pequenos. Portanto, pretende-se preencher essa lacuna, ao apresentar uma proposta para o canal De Jeito Nenhum, que possui pouco mais de 2.000 inscritos. Ao mesmo tempo, como já foi contextualizado, o YouTube é uma mídia que cresceu muito e ainda cresce. As pessoas querem saber como fazer sucesso nele, como ganhar dinheiro com internet e como se consolidar como uma webcelebridade. Já para o cliente Vinicius, o planejamento de comunicação tem como importância proporcionar um direcionamento mais efetivo à seus conteúdos. Ele pretende alcançar mais pessoas com o seu canal, oferecer entretenimento e conteúdo adequado ao público. Assim, esse trabalho pretende auxiliar Vinicius na busca de um melhoramento de seu conteúdo e divulgação.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para construção e embasamento teórico deste trabalho, usou-se o método da pesquisa bibliográfica, que  é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos (GIL, 2008, p. 50). O uso dessa pesquisa permitiu a construção da fundamentação do projeto, pois usou-se o conhecimento publicado por outros autores. Destacam-se aqui Rodrigues (2010), que traz conceitos e explicações de como aplicar etapas importantes de uma estratégia de comunicação, além de Vaz (2011), Tavares (2011) e Corrêa (2004), por proporem estruturas de planejamento de comunicação e internet, utilizadas na elaboração das estratégias deste trabalho. Assim, com os objetivos propostos, analisou-se as metodologias disponíveis para a elaboração de um planejamento de comunicação. Dessa forma, verificou-se que o ideal seria juntar duas metodologias: Corrêa (2004) e Tavares (2011), trazendo para o presente trabalho ferramentas que complementam cada um desses autores. Nesse sentido, consideraram-se as seguintes etapas de Corrêa (2004), que consistem na parte inicial do planejamento de comunicação proposto pelo autor: Resumo da situação do mercado onde a empresa atua: entendimento do espaço no mercado que o canal De Jeito Nenhum ocupa. Etapa que compreendeu também a realidade local, como o YouTube funciona hoje, e como os canais semelhantes trabalham. No planejamento, essa etapa consistiu no Diagnóstico; Análise comparativa da concorrência: consistiu no estudo dos canais que são concorrentes do De Jeito Nenhum, sejam eles locais, regionais ou de nível nacional. A partir dessa análise, foi possível compreender as potencialidades dos demais canais e seus problemas, para assim verificar o que o canal De Jeito Nenhum poderia absorver disso; Definição dos problemas e oportunidades: estipulou-se, nessa etapa, quais os problemas do canal De Jeito Nenhum e a partir disso, os caminhos para resolução dos mesmos. Estudou-se também as oportunidades, o que está em alta no YouTube e na comunicação, que o canal De Jeito Nenhum poderia aproveitar; Determinação dos objetivos de comunicação: etapa que definiu os objetivos que se pretendia atingir com o desenvolvimento e aplicação do planejamento, para fazer com o esse dê resultados; Posicionamento do produto ou serviço diante do mercado: momento que se propôs o posicionamento para o canal De Jeito Nenhum no mercado, como ele vai ser lembrado, já que atualmente isso é indefinido; Descrição do público-alvo e áreas de atuação: aqui, foi definido e detalhado o público-alvo que os vídeos do canal De Jeito Nenhum pretendem atingir. A definição do público-alvo é fundamental para que a comunicação seja efetiva, e se direcione para as pessoas certas. Definição das estratégias: etapa que determinou, efetivamente, as estratégias de comunicação: o conteúdo, a estrutura dos vídeos, e a linha editorial que deve-se seguir, além das mídias sociais que serão utilizadas para divulgação, frequência e os tipos de conteúdo que irão conter. De Tavares (2011), considerou-se a parte final de seu planejamento básico de comunicação, a partir da etapa  plano de ação : Plano de ação: etapa que determinou o que seria preciso fazer para colocar as estratégias do canal De Jeito Nenhum em prática, como e por quem; Avaliação e controle da campanha: momento que definiu-se os caminhos a serem seguidos para verificar se o planejamento está sendo efetivo para o canal De Jeito Nenhum, quando este já estiver sendo colocado em prática; Investimento da campanha: previsão dos investimentos necessários para os primeiros meses do novo posicionamento do canal De Jeito Nenhum; Anexos da campanha: espaço que incluiu informações adicionais sobre o planejamento e o canal, que não foram colocadas nas etapas anteriores. Além da junção das estruturas de planejamento de Corrêa (2004) e Tavares (2011), utilizou-se a proposta dos 8 Ps do marketing digital de Vaz (2011). Esses, não consistem em um modelo de planejamento, mas sim em caminhos para se construir uma estratégia digital. Com essa estrutura de planejamento, foi feita uma proposta para descrever os caminhos futuros para o canal De Jeito Nenhum. Isso porque o modelo contempla, além da pesquisa de público, concorrência e demais aspectos iniciais, cruciais para entender o espaço em que o canal está, as estratégias a serem utilizadas, o quanto isso vai custar e como será avaliado. Além disso, os 8 Ps de Vaz auxiliaram a definir formas de se fazer o conteúdo, e de como esse poderia ser divulgado e propagado.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para o canal De Jeito Nenhum, foram elaboradas estratégias de comunicação a fim de posicioná-lo no YouTube, para construir uma identidade e, consequentemente, consolidar a audiência já existente e aumentá-la. Assim, primeiramente, fez-se uma apresentação do canal, pontuado seus dados e características. Em um segundo momento, fez-se o Diagnóstico, que avaliou o canal, destacando pontos fortes e o que precisaria ser melhorado, além de conteúdos que hoje fazem sucesso e que o De Jeito Nenhum poderia aproveitar. Identificou-se, nesse momento, que usar como temática dos vídeos a cultura local seria um caminho interessante, já que muitos canais hoje se destacam por isso. A etapa seguinte consistiu em descrever como está o cenário nacional do YouTube, levando em consideração que o Brasil consome muitos vídeos da plataforma, mas, ao mesmo tempo, as constantes mudanças nas regras de monetização dificultam a consolidação de canais menores. Junto a isso, elaborou-se a análise SWOT, a fim de destacar os pontos fracos, fortes, as ameaças e a oportunidades do canal. Com isso, determinou-se o problema de comunicação, identificado como a falta de posicionamento, e assim, definiu-se os objetivos do planejamento como elaborar caminhos para uma identidade verbal e visual do canal, divulgar o canal nas redes sociais e estabelecer caminhos para produção de conteúdo. Depois dos objetivos definidos, determinou-se o público-alvo através de três personas, sendo uma formada pelo público local, outra por um público curioso, que encontra o canal através de pesquisas no YouTube e passa a segui-lo, e o terceiro, as marcas parceiras. Fez-se um estudo de concorrência, identificando-se pontos de paridade e de diferença dos canais de Caciano Kuffel, Diogo Elzinga e Felipe Pires, que são canais conhecidos com foco na cultura local, e um estudo de Benchmarks, analisando canais nacionais referência em características que eram falhas no De Jeito Nenhum, como conteúdo, destacando o canal Caracol Raivoso, estratégias de audiência, com o canal de Christian Figueiredo, frequência de postagens, como exemplo de Rezeendevil e Felipe Neto, e como último canal referência, agora em frequência e conteúdo nas mídias sociais, o canal Nostalgia. O último tópico antes das estratégias, efetivamente, foi a elaboração do posicionamento do canal De Jeito Nenhum, definido por um canal que proporciona humor e entretenimento, com conteúdos da cultura local e regional, que fazem parte da essência de Vinicius. Através desse posicionamento, então, iniciaram-se a definição das estratégias de comunicação e de mídias sociais do canal De Jeito Nenhum, que foram norteadas em três partes: a identidade visual do canal (a linha condutora do universo visual), a linha editorial e a estrutura dos vídeos do canal De Jeito Nenhum. Primeiramente, nas estratégias, abordou-se a identidade visual, definida, principalmente, pelo personagem que Vinicius utilizará em seu canal e os caminhos para elaboração de uma capa e avatar que coincidissem com o posicionamento do De Jeito Nenhum. Na linha editorial, abordou-se pontos que tornariam o canal de Vinicius diferenciado, que o caracterizaria. Definiu-se os conteúdos que ele iria abordar, como dança, culinária e vocabulário regional, os quadros do canal a partir dos temas, o bordão que ele utilizaria e o tom de voz. Por último, descreveu-se a parte estrutural dos vídeos, com indicação de referência para elaboração de uma vinheta, tempo ideal de vídeo, orientações para criar um padrão de design nas capas dos vídeos e como deve ser escolhido os títulos desses conteúdos. Além disso, descreveu-se dicas para edição dos vídeos e como o cenário deve ser construído para que tenha relação com o posicionamento do canal. Em sequência, determinou-se a frequência ideal de postagem no YouTube, orientando o tipo de conteúdo a ser postado em cada semana, a partir dos temas e quadros do canal. Isso incluiu um estudo de dia e horário ideal de publicação, e orientou-se as pessoas destinadas para cada etapa da produção dos vídeos. Após isso, planejou-se também as mídias sociais do canal De Jeito Nenhum, escolhendo quais utilizar, com o foco na produção diária de conteúdo no Facebook, para criar uma frequência e estimular o engajamento. Por último, indicou-se as demais estratégias do canal, que vão além do conteúdo e mídias sociais, como a busca de empresas parceiras, ações externas, realização de promoções, rede de contatos e sugestões de ações futuras para o canal, quando ele estiver mais estruturado e com mais audiência. Ao finalizar, elaborou-se um plano de ação, com o detalhamento das etapas para a aplicação das estratégias e, consequentemente, a mudança do canal. Essas etapas incluem quem vai fazer cada ação e em que período. Depois, descreveu-se uma previsão de custos com a aplicação do planejamento e, por último, a escolha de meios para avaliar a efetividade das estratégias para o canal De jeito Nenhum. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O objetivo inicial do trabalho foi entender mais sobre o YouTube, devido ao crescimento que obteve nos últimos anos. Youtubers tornaram-se formadores de opinião, os  digital influencers , e o passatempo de muitas pessoas. Nesse sentido, entender como acontecia esse processo com um canal local pequeno foi o principal motivo de desenvolver um planejamento de comunicação como o projeto final da graduação. Dessa forma, com a escolha do De Jeito Nenhum, que é um canal local pequeno, desenvolveu-se estratégias de comunicação e mídias sociais que visassem modificar essa realidade. A metodologia escolhida possibilitou mapear pontos importantes, como público e posicionamento, cruciais para o desenvolvimento das estratégias. Por se tratar de um planejamento digital e as bibliografias sobre isso serem limitadas, foi necessário adaptar o planejamento tradicional, juntando Tavares (2011), Corrêa (2004) e os 8 Ps do marketing digital de Vaz (2011). Esse último, não aparece explicitamente durante o planejamento, mas auxiliou no processo de pensar os conteúdos e meios de divulgá-los. Um dos problemas enfrentados no desenvolvimento do trabalho foram as mudanças nas regras de monetização do YouTube, o que dificultou a atualização sobre tudo o que estava modificando-se, e o que afetaria o canal De Jeito Nenhum. Entendeu-se que pesquisar e planejar estratégias para a internet é uma tarefa difícil, por se tratar de uma mídia que muda suas regras o tempo inteiro. É preciso estar sempre atento às modificações, e o que elas podem afetar nas ações que foram feitas até então. Com a finalização desse trabalho, fica a sugestão de mais pessoas olharem para canais pequenos, e não somente para grandes canais nacionais. Há um potencial local forte para comunicação, de pessoas que querem fazer parte do YouTube com produtores de conteúdo. Nessa ideia de valorizar a cultura local, identifica-se um potencial mais forte ainda, porque é algo mais recente, e as pessoas se identificam e compartilham.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">CORRÊA, Roberto. Contato imediato com o planejamento de propaganda. 9ª ed. revista e ampl. São Paulo: Global, 2004.<br><br>PAZ, Greta. 5 tipos de conteúdo de YouTube para startups; Proxxima. Disponível em: <http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2015/01/08/5-tipos-de-conteudo-de-youtube-para-startups.html> Acesso em 06 de abril de 2017.<br><br>FRANCO, Melina Fleury. VLOGS: Um estudo sobre cultura participativa e interesse do público no YouTube. Universidade de Brasília, 2015.<br><br>GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6 ed. - São Paulo: Atlas, 2008.<br><br>GUERRO, Karina; LINHARES, Eder Pereira de. De celebridade para webcelebridade: análise do canal Celso Portiolli no YouTube. Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2016.<br><br>MINELLA, Ana Carolina. A comunicação persuasiva aplicada ao YouTube análise da retórica do canal Jovem Nerd. Monografia (conclusão do curso de publicidade e propaganda) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2015.<br><br>OLIVEIRA, Jéssica Karla Arruda de. Estudo Sobre Youtubers na Publicidade. Monografia (conclusão do curso de publicidade e propaganda) - Centro Universitário de Brasília, 2015. <br><br>RODRIGUES, Cristiano Borges. Planejamento de campanha publicitária: o passo-a-passo que ninguém segue. São Paulo: Baraúna, 2010. <br><br>SCHNEIDER, Vinicius Eduardo. Youtuberjornalismo. Relatório de pesquisa (conclusão do curso de jornalismo) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2015. <br><br>SANTOS, Rui Gabriel Denis dos; VONS, Willian Matheus Martim. Canal no YouTube - mecânico ajuda. Relatório de pesquisa (conclusão do curso de comunicação social - habilitação em jornalismo) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2015.<br><br>TAVARES, Maurício. Planejamento de comunicação: curso essencial/Maurício Tavares, Ione Gomes Tavares. São Paulo: Atlas, 2011.<br><br>VAZ, Conrado Adolpho. Os 8 Ps do marketing digital: o guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011. 904 p. ISBN 9788575222751 (broch.). <br><br> </td></tr></table></body></html>