INSCRIÇÃO: 00836
 
CATEGORIA: PT
 
MODALIDADE: PT02
 
TÍTULO: Coca cola Flavors Redesign
 
AUTORES: Lucas Mello Santos (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Juliano Henrique Bodao (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Sofia Calliari Cabral (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Lorenzo Puppi Vecchi (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Catherine Ehler Derviche (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
 
PALAVRAS-CHAVE: CAMPANHA, COCA-COLA, FLAVORS, PUCPR, DESIGN
 
RESUMO
Coca-Cola Flavors Redesign desenvolve um novo conceito, sem fugir do tradicional da marca. Tendo em vista que o objetivo era lançar os novos sabores (Baunilha, limão, cereja e blueberry) no Brasil, foi então decidido trazer uma imagem saudável e natural para a campanha. Assim, foram criadas latas que remetessem diretamente as frutas e a especiaria, e uma campanha voltada a este conceito, na qual inova a maneira de apresentação nas praças e chama maior atenção do público-alvo, tornando-se assim uma campanha memorável. Este trabalho de cunho acadêmico tem como propósito o desenvolvimento de uma linha gráfica inovadora para a Coca-Cola neste lançamento inédito.
 
INTRODUÇÃO
O projeto Coca Cola Flavors Redesign foi criado e desenvolvido por acadêmicos do 3 período do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), através da disciplina de Direção de Arte no ano de 2017. Com propósito de relançar no Brasil a linha de produtos da Coca-Cola com os novos sabores já disponíveis em outros países, além de um sabor exclusivo para este lançamento: Coca-Cola Blueberry. Desenvolvendo assim, um rótulo para a lata de novo sabor, além de, uma campanha publicitária para impactar com os novos sabores o público-alvo brasileiro.
 
OBJETIVO
Desenvolver as latas dos novos sabores da Coca-Cola, conceito da campanha, slogan, tema e divulgar essa nova linha de produtos para todo o Brasil. Além de apenas divulgar, foi estabelecido como meta, trazer para ao público brasileiro a ideia do "natural", visto que os sabores apresentados eram de Limão, Cereja, Blueberry e Baunilha. Segundo Ana Lúcia Furquim Campos-Toscano a Coca-Cola possui um discurso de "abrasileirar" seu produto, encobrindo a sua origem e apresentando a ideia de que a empresa vende um produto "saudável" que promove a paz. O mesmo pode ser dito em relação à aproximação com os esportes que, considerados práticas que contribuem para um "corpo saudável e uma mente sã", também evocam a aproximação entre os povos. Considerando esse e outros diversos fatores, incluindo eles a difícil diferenciação de latas de refrigerante nas praças, foi decidido então apresentar a nova linha em stands de madeira nos supermercados tal qual "feiras de frutas e verduras". Dessa forma, trazendo o conceito inicial de natural, e ainda solucionando problemas e cumprindo o objetivo básico, impactar maior número de pessoas.
 
JUSTIFICATIVA
A Coca-Cola é um refrigerante que teve a origem como um remédio patenteado no final do século XIX. Os produtos Coca-Cola podem ser encontrados em mais de 200 países ao redor do mundo, com mais de 1,8 bilhão de doses de bebidas da empresa consumidas diariamente. Com base na pesquisa da Interbrand em 2011, a Coca-Cola foi considerada a marca mais valiosa do mundo. Desde as primeiras décadas do século XX, a identidade da Coca-Cola evoluiu e iniciou sua tradição em mostrar pessoas saudáveis e felizes como o padrão do consumidor do refrigerante. Segundo pesquisas, a publicidade da marca produz efeitos na vida dos jovens, pois estes internalizam as imagens das propagandas e criam expectativas a respeito do que devem ser. A Coca-Cola apresenta a felicidade, liberdade e união como o espírito da marca. No Brasil, a Coca-Cola chegou em 1940 e a publicidade dela sempre esteve relacionada aos acontecimentos e aos fatos que poderiam cada vez mais nacionalizar o consumo desse refrigerante, como o Carnaval. Dessa forma, no lançamento da Coca Cola Flavors no Brasil optou-se por manter a tradição de uma campanha nacionalizada e com os padrões Coca-Cola. Assim, o conceito saudável e feiras brasileiras foi desenvolvido.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Durante a execução e planejamento do projeto realizado para a disciplina de Direção de Arte I, ocorreu em diversos brainstormings a análise do mix de marketing do produto em questão. O principal problema a ser analisado era a difícil diferenciação do produto entre os demais do mercado em questão de produto (embalagem e design) e praça (distribuição e pontos de venda) que seria comercializado. Segundo Keegan (2003, p. 5) foi o marketing global que fez a Coca Cola uma empresa de sucesso mundial, porém esse sucesso não se apoia apenas na aplicação dos conceitos de marketing universal, pois foram feitas estratégias específicas para cada país, sabendo que a marca está presente em mais de 200 países. Portanto, foi importante para a realização dos conceitos aplicados nos produtos para o relançamento, de forma que se adaptasse ao contexto do redesign da embalagem e a campanha. O produto em termos de design, foi elaborado de maneira que se adaptasse na forma da estratégia da distribuição, tendo mudanças tanto no corpo da lata como também uma diferenciação dos demais produtos do mesmo segmento. A praça e promoção, foi levado em consideração a diferenciação entre a forma que o produto é encontrado no ponto de venda em relação aos concorrentes. A mudança foi estrategicamente pensada a fim de se adaptar com o conceito de toda a parte de direção de arte elaborada a fim de relançar a nova categoria de sabores do produto de forma que alcançassem os objetivos estabelecidos. Partindo para a parte prática da realização do projeto, o início se deu então com o redesign da embalagem. Foi usado o Adobe Photoshop CC 2016 como base de toda parte da linha digital que seguimos, na criação do layout, diagramação e design da latinha da Coca Cola e seus sabores. Neste momento, foram feitas análises dos produtos dos concorrentes. Os produtos e os pontos de venda foram desenvolvidos no 3DX Max a fim de criar a representação do produto detalhadamente e do ponto de venda mostrando a diferenciação.
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
O processo de produção da campanha Coca-Cola Flavors Redesign se deu por meio do briefing dado em sala pela matéria de Direção de Arte I na PUCPR. O conceito em que o trabalho se embasa teve início com uma pesquisa de campo nos pontos de venda para compreender melhor como as diversas marcas de refrigerantes em geral tentavam diferenciar seus produtos em meio a inúmeras cores, forma e colocações no ponto para tentarem se diferenciar da concorrência. Em meio a este cenário caótico de cores e formatos, o foco foi na experiência dos usuários no hora da compra. Como a campanha propunha uma versão de produtos que possuiriam um proporção maior de ingredientes naturais, decidimos vendê-los tratando-os como se tal fossem. Tendo isto em mente, tomamos como referência o ambiente das feiras para ambientar os novos pontos de venda, e assim proporcionar uma experiência mais rica condizente com a nova linha de produtos adotada pela Coca-Cola. Para a criação o título da campanha foi utilizado o "Descubra" pois esse termo atrairia maior a atenção dos jovens. Visto que as marcas para os jovens são permanentemente criadas e recriadas pelos chamados produtores de conceitos (SLATER, 2002) ou manipuladores de signos (BAUDRILLARD, 1995), para manter elevadas as expectativas de consumo.
 
CONSIDERAÇÕES
De início o grupo estabeleceu algumas metas e desafios para o trabalho e em conjunto conseguimos cumprir todas e superar os desafios. Assim, o resultado foi muito satisfatório, e todos adquiriram muito conhecimento através desse. O grupo ficou extremamente orgulhoso do resultado e recebeu um ótimo feedback do professor orientador e da turma ao apresentar para ela. O projeto foi, acima de tudo, uma excelente oportunidade de crescimento para todos os integrantes do grupo, dado a abrangência de desafios percorridos ao longo do desenvolvimento do mesmo, e dentre as técnicas aprendidas durante o mesmo, o constante aprendizado e a vontade de evoluir cada vez mais são os principais legados deixados por este trabalho.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995

CAMPOS-TOSCANO, ALF. O percurso dos gêneros do discurso publicitário: uma análise das propagandas da Coca-Cola [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 86 p.਀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䔀䔀䜀䄀一Ⰰ 圀愀爀爀攀渀 䨀⸀㬀 䜀刀䔀䔀一Ⰰ 䴀愀爀欀 䌀⸀ 倀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最 最氀漀戀愀氀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀愀爀愀椀瘀愀Ⰰ ㈀  ㌀⸀ 㐀㜀㘀 瀀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䰀䄀吀䔀刀Ⰰ 䐀⸀ 䌀甀氀琀甀爀愀 搀漀 挀漀渀猀甀洀漀 ☀ 洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 一漀戀攀氀Ⰰ ㈀  ㈀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀