ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00840</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;RP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;RP03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Tambor: um som de visibilidade para a Comunicação Organizacional</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Thayna Bressan da Silva (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Juliana Carneiro Virgolino (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Camila Raphaela Peres Mancio (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Elza Aparecida de Oliveira Filha (Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Manoel Moabis (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Comunicação Organizacional, Organização de Eventos, Semana Acadêmica, Tambor, Comunicação Integrada</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho evidencia a trajetória de um evento realizado entre os dias 25 a 27 de setembro de 2017, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Curitiba (PR), denominado  Tambor  II Semana Acadêmica de Comunicação Organizacional. O evento teve o tema Comunicação em 360 graus e buscou promover o nome do curso ainda jovem perante a comunidade interna e externa à universidade. Além disso, o evento promoveu a reflexão dos estudantes de diversos períodos para além das teorias e atividades acadêmicas, proporcionando experiências em vertentes variadas da comunicação por meio de palestras, oficinas e colóquios.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">É fato, que pensar a Comunicação nas organizações envolve mais do que separá-la em  caixinhas , pois dentro dos contextos organizacionais existem inúmeras possibilidades de se comunicar. Nesse cenário, faz-se necessário observar que, transmutados os meios de comunicação, a disseminação da informação e a interação social, reafirma-se continuamente a necessidade por parte do profissional de Comunicação, de compreender em construir conexões do saber. Assim será capaz de aprimorar suas habilidades, especialmente ao enxergar, conforme evidenciado pelo filósofo Edgar Morin (2007), a Comunicação como um organismo vivo, que deve ser compreendido e pensado como um todo, a partir da complexidade das partes e suas inter-relações. Desde o início, as discussões da comissão de organização do evento quanto à temática a ser abordada na II Semana de Comunicação Organizacional da UTFPR, giraram em torno de questões relacionadas a compreender a comunicação como um todo, interligando suas áreas e seus processos. Assim, se materializou o tema principal do evento: a Comunicação 360º, que compreende as múltiplas áreas dentro do pensamento comunicacional e suas práticas. Além disso, os eventos são essenciais para a Comunicação como descrito pela professora Helen Rita Coutinho em cartilha do Ministério da Educação (2010, p.10), pois servem para mobilizar a opinião pública, podem gerar polêmica, criar fatos, despertar emoções nas pessoas e fortalecer e criar laços entre os indivíduos e as organizações. A  Tambor surgiu com objetivo de mostrar aos graduandos de Comunicação Organizacional como a Comunicação abre inúmeras possibilidades de pensar e seguir, de maneira prática, caminhos distintos e que, a partir dessas separações, é possível compreender o processo de maneira holística, misturando ferramentas variadas do aprendizado e interligando saberes, como por exemplo: fotografia, política, design, marketing, audiovisual, entre outras.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A  Tambor surgiu da necessidade de acrescentar conteúdos pertinentes aos estudantes de Comunicação Organizacional e de dar visibilidade ao curso perante os públicos internos e externos à Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, tendo em vista que esse ainda é muito recente na história da instituição e da cidade. Assim sendo, um dos objetivos principais da realização do evento foi fazer com que o curso, ainda em formação no âmbito da graduação, tivesse reconhecimento no mercado de trabalho local. Deste modo, especialmente no caso da  Tambor , a realização do evento trata-se de uma busca pelo fortalecimento da Comunicação Organizacional como graduação, tendo em mente que a produção de eventos pode, segundo a pesquisadora Margarida Kunsch (2003, p.380) fortalecer os vínculos entre organização e seus públicos. Além disso, buscou-se também o aprendizado e a experiência prática presentes no planejamento e na elaboração de um evento desse porte, visando todo o processo desde o levantamento do tema, passando pelo planejamento das atividades e da captação de recursos e apoio, indo até a sua realização. Para dar corpo a este projeto, os objetivos específicos se estabeleceram em: a) Estudar e compreender os diferentes tipos de evento (seminários, congressos, semanas acadêmicas, entre outros - proposta na própria ementa disciplinar Organização de Eventos e Gestão de Projetos, constantes consecutivamente nas grades do quinto semestre do bacharelado em comunicação organizacional); b) Elaboração de lista de ministrantes convidados, a partir dos temas selecionados como relevantes dentro da comunicação 360º; c) A elaboração de roteiro de composição de mesas e escopo do próprio evento, com a finalidade de gerir todas as etapas/processos estabelecidos; e d) Gestão de crises, para resolver os possíveis empecilhos que surgiram ao longo da trajetória.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">No ambiente acadêmico a promoção de eventos que insira os alunos em atividades extracurriculares se faz pertinente para completar a formação do indivíduo em aspectos sociais, culturais e políticos. Nesse sentido, a  Tambor se justifica pela possibilidade de integrar o aluno tanto em seu cenário profissional quando educacional. Além de trazer o princípio da igualdade, isto é, um evento promovido de estudantes para estudantes, o que torna sua concepção propícia para uma integração horizontal entre estudantes de diversos períodos. Além de trazer visibilidade ao curso frente a universidade, a  Tambor abordou temáticas pertinentes às subáreas da comunicação, tendo direcionamento à comunicação mercadológica, à gestão de crises, à comunicação política, a atividades culturais, entre outros. É válido destacar que por se tratar de um curso de graduação novo, o desenvolvimento de um evento que propõe debates pertinentes à formação acadêmica é um fator que contribui para a criação da identidade do comunicador organizacional e para a construção da imagem do curso. Conforme evidenciado pela pesquisadora Margarida Kunsch, (2003, p.383) a importância da realização de um evento está, sobretudo na impressão final, pois quando bem planejado e executado, pode criar um conceito positivo para a organização que o promove. Nesse caso em questão, a construção de uma identidade é um fator de extrema relevância e que se torna mais importante até que a própria realização do evento. Isso porque em virtude da falta de complacência na primeira edição, o evento só voltou a ser realizado dois anos depois, visto que não obteve adesão do público. Nesse sentido, a escolha do tema comunicação 360º se deu tanto por contemplar os quatro eixos do bacharelado em Comunicação Organizacional, quando por sua abordagem flexível que poderia ser facilmente direcionada para as áreas de maior interesse dos participantes. Para Sobral (2015) a comunicação 360 abre a possibilidade de trabalhar a totalidade das áreas da comunicação e de aprofundar a comunicação por meio de um entendimento prático das funções e responsabilidades inerentes a cada área individualmente.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A metodologia deste projeto tem caráter documental e experimental, suportado por pesquisas de campo e busca por uma literatura para aprimorar técnicas e escolhas que são definidas, muitas vezes, intuitivamente. Para a realização da  Tambor - II Semana de Comunicação , os organizadores definiram algumas técnicas para a construção de um trabalho sólido. Para tanto, utilizou-se as literaturas de Maria Cecilia Gicaglia e Margarida Kunsch que são respectivamente:  Organização de Eventos  Teoria e Prática e  Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada , propostas como estudo pela própria disciplina de Organização de Eventos. Estas obras foram essenciais na realização deste projeto, especialmente por promover reflexões sobre a metodologia de um evento. Exemplo: definição de prazos, entregas de tarefas, cerimoniais, gestão de crise, criação de uma identidade ao evento e maneiras para atrair e interagir com os convidados e participantes. A partir destes estudos, a metodologia deste trabalho se dividiu em três fases: pré-evento, execução do evento e pós-evento, as quais serão descritas adiante.  O passo zero do pré-evento é denominado planejamento, no entanto, não existe uma regra pré-determinada sobre quando deve ser iniciado, pois depende de cada contexto (BRASIL, 2017, p.22) No caso da  Tambor , por ter uma equipe gestora pequena, o pré-evento precisou ser pensado e elaborado cuidadosamente para evitar possíveis erros ao longo do percurso. As etapas desta fase se dividiram em: a) Escolha do tema do evento e nome do evento, considerando a relevância e o que a equipe deseja transmitir; b) Divisão de tarefas, a partir da disponibilidade de membro da equipe gestora; c) Seleção das datas disponíveis e reserva de espaços que seriam utilizados dentro da Universidade; d) Preparação da lista de convidados e das atividades; e) Seleção e contato com os convidados para palestras, colóquios, oficinas e atividades artísticas; f) Elaboração de editais para palestrantes, monitores, expositores e participantes; g) Elaboração de cronogramas, com escalas dos horários de cada atividades, com base nas disponibilidade dos convidados e monitores); h) Contatos com patrocinadores e apoiadores para arrecadação de brindes para distribuir aos palestrantes e realizar sorteios entre os participantes; i) Divulgação do evento tanto em mídias online quanto offline. As etapas da execução da produção do evento foram: a) Instruções para os monitores e cerimonialista sobre as atividades que deveriam ser desenvolvidas; b) Preparação das exposições e dos espaços em que o evento seria realizado, incluindo teste de som e verificação dos equipamentos fotográficos e dos projetores das salas utilizadas; c) Recepção dos convidados; d) Monitoramento das atividades para o caso de uma crise; e) Entrega de brindes para os convidados; f)Realização dos sorteios de prêmios para os participantes; g) Cobertura fotográfica do evento. Já as etapas de pós-evento se estruturaram em: a)Limpeza dos locais utilizados; b) Agradecimentos aos convidados e apoiadores tanto após o evento quanto nas redes sociais; c) Preparação dos certificados dos monitores e participantes do evento; e d) Edição e publicação dos registros fotográficos na fanpage do evento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Ao perceber a necessidade e a vontade de realizar a semana acadêmica, uma das discentes da disciplina de Organização de Eventos decidiu montar uma comissão para produzir a  II Edição da Semana Acadêmica do curso de Comunicação Organizacional . Para isso, a estudante Thayna Bressan criou uma enquete em grupo de Facebook do curso - que contempla todos os alunos e professores - para mobilizar outros alunos que também tivessem interesse em participar. A partir disso, quinze pessoas manifestaram vontade de participar da organização do evento, mas apenas as estudantes Camila Mancio e Juliana Virgolino abraçaram a causa desde o início e permaneceram até a finalização do processo. Na primeira reunião marcada, estavam presentes quatro dos quinze que manifestaram interesse em participar da comissão. Neste ponto, já se percebeu que nem todas as pessoas que se manifestaram na rede social poderiam ter uma participação efetiva no grupo de organização. Nesta reunião, uma das discussões foi a definição do tema da semana acadêmica, que foi definido como  Comunicação 360º , tendo em vista a integração das diversas áreas da Comunicação e a atração de distintos públicos. Em seguida, instituiu-se um escopo do evento, levantando as temáticas relevantes e quais potenciais palestrantes e oficineiros seriam convidados. Em seguida, os grupos foram divididos de acordo com as atividades que precisavam ser realizadas: Infraestrutura, Comunicação e Divulgação e Finanças e Patrocínio. Inicialmente, foi planejado dividir essas categorias em grupos de trabalho, mas como muitas das pessoas que manifestaram interesse desistiram, as atividades foram redistribuídas para as três integrantes que restaram na comissão. Posteriormente, tendo a base da semana acadêmica instituída, teve início o trabalho de comunicação. Para divulgar o evento, o primeiro item necessário era um nome. Esse deveria ser atrativo e curto o suficiente para ser lembrado com facilidade. A comissão de organização, ao tentar integrar outros estudantes ao evento, optou por propor à professora de Criação Publicitária, que o nome fosse construído por meio da atividade de criação de naming durante as aulas da disciplina que integra o terceiro período do curso de Comunicação Organizacional. Neste sentido, após a aprovação da proposta, inúmeras sugestões foram levantadas. Essas foram avaliadas pela docente e pelos membros da comissão a partir da sonoridade e do conceito estabelecido. A ideia escolhida foi a de intitular o evento de  Tambor , principalmente por seu significado, que faz alusão à utilização dos tambores desde as mais remotas eras da humanidade para se comunicar e avisar as comunidades sobre perigos e inimigos. Sobre esta temática, o antropólogo Márcio Goldman (2003), evidencia que a utilização deste artefato pode trazer interpretações plurais dependendo do contexto em que está inserido. Um dos desafios encontrados nesta trajetória diz respeito à escolha da data do evento, pois na data prevista os locais já estavam reservados. Deste modo, as datas selecionadas foram: 25 a 27 de setembro de 2017. Ademais, optou-se promover algumas das atividades dentro das salas de aula para tornar o clima mais convidativo ao debate. Ao todo, foram realizadas: seis palestras, três colóquios, quatro oficinas, uma exposição fotográfica e uma Feira de Artes para apoiar e valorizar artistas dos mais variados nichos, durante o período matutino e noturno, pois estes são os horários das aulas do curso de Comunicação Organizacional. Para a divulgação do evento, tanto a mídia offline quanto online foram fundamentais para seu desenvolvimento. Ou seja, o uso das redes sociais, broadcasting, releases para jornais e blogs, cartazes. Em especial a página do Facebook, em que foram desenvolvidas postagens com a explicação do nome do evento, informações de palestrantes, horários e sorteios para gerar mais engajamento, tanto dos acadêmicos de Comunicação quanto pela comunidade externa. Ao todo, a página apenas com publicações orgânicas recebeu 600 curtidas em um mês e meio de divulgação. Além disso, houveram três apresentações artísticas no pátio da universidade em horários de intervalo (devido a grande movimentação) com a finalidade de divulgar o evento para estudantes de outros cursos. Para dar conta de produzir o evento nos dias selecionados, a equipe gestora abriu um edital pela plataforma do Google para chamar monitores que gostariam de auxiliar nas diversas atividades programadas. Para cada uma das atividades, selecionou-se dois monitores, que escolheram as datas a partir de seus próprios horários. Desta maneira, as atividades dos monitores, na maioria das vezes, estabeleceram em orientar os convidados, com o uso dos equipamentos (computador, luz, canetas), preparar e fechar as salas, levar água ou café e dar suporte para a equipe gestora, quando necessário. As discussões sobre a Comunicação pensada como um todo, proposta da II Semana, foi tema da palestra inaugural, ocorrida pela manhã do dia 25 de setembro de 2017, no auditório da própria Universidade. Teve como proposta fazer uma introdução do tema e sua importância para o profissional de Comunicação Organizacional e o que seria abordado durante no decorrer da semana. No decorrer dos dias do evento, a programação contou com distintos direcionamentos específicos para que cada participante pudesse estabelecer suas preferências. As atividades incluíram formações específicas em: roteirização para cinema, desenvolvimento de projetos, empreendedorismo, fotografia de rua e de moda, branding, produção de conteúdo, gestão de crises, fotojornalismo, comunicação política, escrita criativa, grafite e estêncil, entre outras. Já o encerramento foi realizado no dia 28 de setembro, em um bar próximo ao ambiente acadêmico, por meio de uma parceria que dava ao estudante direito a alguns benefícios no estabelecimento. A evento contou com mais de 20 horas em atividades, algumas aconteceram mutuamente, recebeu aproximadamente 280 participantes e quase 220 pessoas envolvidas, relacionando convidados, monitores e equipe de organização do evento. Destaca-se também, a importância de conectar os diferentes períodos do curso. Isto é, pois em parceria com os estudantes do terceiro período, os quais são responsáveis por administrar e promover conteúdo para o veículo jornalístico do próprio curso,  Ag Comunique , todos os conteúdos da  Tambor , foram publicados diariamente, tanto na Fanpage do veículo quanto em seu próprio site, gerando assim mais engajamento ao evento. É importante destacar também que o evento contou com alguns apoiadores, a própria universidade por ceder espaço para sua realização, o Departamento de Linguagem e Comunicação (DALIC) da UTFPR, que disponibilizou alguns materiais para a realização das oficinas e os próprios estudantes do curso que se disponibilizaram a auxiliar por meio de algum trabalho que desenvolvem fora do ambiente acadêmico, como por exemplo: sorteio de um ensaio fotográfico e uma tatuagem nos intervalos das palestras. Após o evento, a equipe se equipe gestora se reuniu para comentar sobre alguns feedbacks dos participantes, tanto os prós e contras. A finalidade desta ação foi, sem sombra de dúvidas, refletir sobre as etapas e produzir um material capaz de auxiliar nas próximas edições do evento.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">A  Tambor" trouxe aos seus participantes uma visão mais abrangente na atuação do profissional de Comunicação Organizacional, demonstrando que esta atividade deve estar conectada a diversas áreas do saber. O tema do evento serve para a compreensão da Comunicação como um todo e não apenas em suas partes e no ambiente organizacional, podendo inclusive, ser utilizada em inúmeras atividades. Como, por exemplo: projetos de comunicação com capacidade de integrar a informação entre diversos setores, domínio das multiplataformas e múltiplas mídias, além da capacidade de comunicar com públicos plurais. É preciso destacar também o amadurecimento das organizadoras ao desenvolver este evento, pois as três estudantes se comprometeram em concretizar a  Tambor com muita força de vontade, assim quando surgiram as adversidades, colocaram em prática os saberes compreendidos no curso, desenvolvendo maneiras criativas para resolver os empecilhos. Esta união também aprimorou a habilidade em lidar com o outro, primeiro porque muitas das decisões foram construídas a partir do consenso entre os membros e, segundo, pelo contato os palestrantes e os públicos do próprio evento. Este trabalho também pode servir para futuras pesquisas de mesma ou próxima natureza, contribuindo assim, tanto para a pesquisa científica quanto em projetos de extensão. Por fim, é essencial destacar que a Semana Acadêmica de um curso deve ser feita pelos estudantes e para os estudantes, demonstrando a autonomia e força dos estudantes. O evento gerou repercussões positivas dentro do curso, portanto, espera-se que outros estudantes assumam este evento como um compromisso anual, trazendo novos conceitos, novas reflexões e mais visibilidade ao curso.</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">BRASIL, Ministério da Educação. Guia de eventos, cerimonial e protocolo para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.  2. ed., rev.  Brasília: Ed. IFB, 2017.<br><br>BRASIL, Ministério da Educação. Organização de Eventos. 2016. Org: COUTINHO, Helen Rita Menezes. Organização de Eventos. Secretária de Educação Profissional e Tecnológica 2016.<br><br>GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos-Teoria e Prática. Cengage Learning Editores, 2003.<br><br>Goldman, Marcio. 2003.  Os Tambores dos Mortos e os Tambores dos Vivos. Etnografia, Antropologia e Política em Ilhéus, Bahia . Revista de Antropologia 46 (2): 445-476<br><br>KUNSCH, Margarida K. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.<br><br>OBRAL, Teresa Alves Catarino. Comunicação 360º: estudo de caso da Ogilvy Portugal. 2015. Tese de Doutorado.<br><br> </td></tr></table></body></html>