INSCRIÇÃO: 00846
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP01
 
TÍTULO: Co.De: Gestão e os Processos de Trabalho aplicados a uma Agência Experimental
 
AUTORES: Vinícius Kuelle Gonçalves (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Giovanni Tavares Pereira (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
 
PALAVRAS-CHAVE: Agência Experimental, Desenvolvimento, Processos, Gestão, Experiência
 
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a forma com que a agência experimental de comunicação e design da ESPM-Sul, Co.De, aplica e desenvolve conhecimentos de gestão em processos de trabalho. Contando com cinco áreas de atuação, a Co.De tem como seu maior cliente a ESPM-Sul, atendendo suas demandas internas e eventos, mas também contando com clientes comerciais e sociais, objetivando, assim, gerar conhecimento e aprendizado ao estudante membro e o preparando para o mercado de trabalho. No ano de 2017, a agência experimental iniciou a construção e implantação de processos de trabalho detalhados para proporcionar maior experiência das necessidades do mercado para seus membros. Assim como processos voltados aos produtos e serviços, a agência experimental também iniciou a aplicação de processos de gestão de membros por membros-diretores.
 
INTRODUÇÃO
A Co.De - Comunicação e Design Jr. é uma agência experimental dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Design da ESPM-Sul, composta majoritariamente por alunos dos mesmos cursos, também contando com a participação de discentes do curso de Administração. Formada por cerca de 60 estudantes-membros divididos entre cinco diferentes áreas operacionais: Agência, Áudio e Vídeo, Digital, Fotografia e Moda, oferecendo múltiplos cargos relacionados a cada uma dessas áreas.਀䐀椀猀瀀漀渀搀漀 搀攀 甀洀愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀 漀瀀攀爀愀挀椀漀渀愀氀 猀椀洀椀氀愀爀 愀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 愀 䌀漀⸀䐀攀 挀漀渀琀愀 挀漀洀 洀攀洀戀爀漀猀 琀挀渀椀挀漀ⴀ挀爀椀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀攀氀愀 挀爀椀愀漀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀Ⰰ 挀漀渀琀攀切搀漀猀 瀀愀爀愀 洀搀椀愀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 最愀洀攀猀Ⰰ 猀椀琀攀猀 攀 琀愀洀戀洀 挀漀洀 洀攀洀戀爀漀猀ⴀ搀椀爀攀琀漀爀攀猀Ⰰ 愀猀猀攀最甀爀愀渀搀漀 愀 最攀猀琀漀 搀愀 愀最渀挀椀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 栀愀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀愀猀 攀洀 挀愀爀最漀猀 挀漀洀漀㨀 䌀漀洀攀爀挀椀愀氀Ⰰ 䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀Ⰰ 刀攀挀甀爀猀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 倀爀漀樀攀琀漀猀 攀 倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 愀 䌀漀⸀䐀攀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀Ⰰ 猀甀愀 洀椀猀猀漀 昀椀挀愀 挀氀愀爀愀㨀 ∀䄀猀猀攀最甀爀愀爀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 椀渀猀攀爀漀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀渀搀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 攀 瀀攀猀猀漀愀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀 猀漀氀甀攀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 搀攀猀椀最渀⸀∀ 䔀渀琀爀攀最愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 洀愀椀猀 瀀爀攀瀀愀爀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 椀渀最爀攀猀猀愀爀 攀洀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 猀攀渀椀漀爀攀猀⸀ Dentre os clientes no portfólio da Co.De podemos identificar três divisões: os sociais, os comerciais e a própria ESPM. Sendo os sociais prioritariamente ONGs, os comerciais, pequenas ou médias empresas buscando soluções de comunicação e, por fim, a ESPM como principal cliente ocupando mais de 70% da pauta anual da agência experimental.਀䌀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀攀猀 攀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀攀猀Ⰰ 搀甀爀愀渀琀攀 漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀 洀愀椀漀爀 搀攀猀愀昀椀漀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀 昀漀椀 愀氀椀愀爀 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 樀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 愀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀 渀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 愀 戀甀猀挀愀 瀀攀氀愀 洀攀氀栀漀爀 攀渀琀爀攀最愀 愀漀猀 猀攀甀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 猀攀甀猀 洀攀洀戀爀漀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 猀愀椀愀洀 搀愀 昀愀挀甀氀搀愀搀攀 挀漀洀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀猀 愀氀洀 搀愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀 攀 最攀爀愀渀搀漀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀ 一漀猀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 猀攀最甀椀渀琀攀猀 猀攀爀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀 挀爀椀愀搀漀猀 搀攀渀琀爀漀 搀攀猀琀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀⸀
 
OBJETIVO
Partindo do propósito de constante aprimoramento do estudante-membro, a Co.De se colocou, no ano de 2017, como uma agência experimental com processos e gestão similares ao mercado de trabalho, ou seja, atualizou sua forma de pensar seus serviços e produtos para que seus métodos estejam atualizados e gerando maior impacto para clientes e membros. Assim, utilizando do conhecimento e experiência dos professores orientadores e professores coordenadores deu-se início ao planejamento de como seriam estruturados e como seria a implantação dos processos de trabalho, almejando ao seu maior propósito, desenvolver profissionais capacitados, tanto pessoal quanto profissionalmente, para o mercado de trabalho através de soluções criativas e bem estruturadas.
 
JUSTIFICATIVA
Ao desenvolver um planejamento estratégico para o ano de 2017, a gestão responsável pela Co.De - Comunicação e Design Jr. - agência experimental dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Design da Escola Superior de Propaganda e Marketing unidade Sul, identificou uma lacuna na forma de trabalho desenvolvido pelos estudantes-membros, assim determinando-se a buscar melhores meios de gerir e pensar seus serviços e produtos, gerando melhor entrega para o cliente e maior desenvolvimento para entregar melhores profissionais para o mercado. Para melhor alinhamento do planejamento da empresa, utilizou-se da seguinte diretriz: “A inovação efetiva e de impacto sempre começa no topo e com objetivos claros e entendimento claro das consequências que essas decisões de onde inovar têm na modelagem de todos os processos de inovação da empresa. O importante é que escolhas estratégicas precisam ser feitas e devidamente alinhadas e comunicadas” (FREDERICK et al., 2012, p.27), alinhando-a aos conhecimentos dos professores coordenadores e professores orientadores e, também aos demais estudantes-membros e membros-diretores, partiu-se para o mapeamento de processos de trabalho para os serviços já oferecidos, utilizando de técnicas e metodologias. ਀ऀ䄀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀攀猀猀攀 漀戀樀攀琀椀瘀漀Ⰰ 愀 䌀漀⸀䐀攀 戀甀猀挀漀甀 愀渀愀氀椀猀愀爀 猀攀甀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 攀 攀洀 焀甀攀 瀀漀渀琀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 愀猀 氀愀挀甀渀愀猀 搀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 䐀椀爀攀琀漀爀椀愀 搀攀 倀爀漀樀攀琀漀猀Ⰰ 昀氀甀砀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 挀漀洀漀 猀攀 搀愀瘀愀 漀 猀攀爀瘀椀漀 搀漀 椀渀挀椀漀 愀漀 昀椀洀⸀ 伀 搀椀爀攀琀漀爀ⴀ洀攀洀戀爀漀 昀椀挀愀瘀愀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 瘀愀氀椀搀愀爀 挀漀洀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀爀攀猀 猀攀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 攀猀琀愀瘀愀洀 猀攀渀搀漀 洀愀瀀攀愀搀漀猀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀漀爀爀攀琀愀 攀 挀漀洀漀 猀攀爀椀愀 愀 洀攀氀栀漀爀 洀愀渀攀椀爀愀 搀攀 椀洀瀀氀愀渀琀ⴀ氀漀猀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 漀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 昀漀椀 椀洀瀀氀愀渀琀愀搀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 瀀愀甀琀愀 瀀愀爀愀 愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 猀椀猀琀攀洀愀 攀猀猀攀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀搀漀 渀愀 䌀漀⸀䐀攀 䐀椀最椀琀愀氀 攀 氀漀最漀 瘀愀氀椀搀愀搀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 瀀愀爀愀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀ⴀ洀攀洀戀爀漀 攀 愀 洀攀氀栀漀爀愀 渀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀琀愀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀爀 挀愀搀愀 攀琀愀瀀愀 搀攀 挀愀搀愀 猀攀爀瘀椀漀 攀洀 攀砀攀挀甀漀 攀 愀樀甀搀愀 愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀 焀甀愀氀 攀琀愀瀀愀 攀猀琀 愀搀椀愀渀琀愀搀愀 漀甀 愀琀爀愀猀愀搀愀Ⰰ 瀀爀攀瘀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀 渀愀 攀砀攀挀甀漀 搀漀 猀攀爀瘀椀漀 漀甀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ 
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
A Co.De - Comunicação e Design Jr. - empresa júnior de Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing unidade sul, conta com cinco áreas de atuação, sendo elas geridas e integradas por professores coordenadores e orientados, juntamente com membros-diretores e membros-gerentes. Cada área conta com um professor coordenador e um gerente específico para sua melhor gestão e a diretoria, sediada na Co.De Agência, juntamente com o coordenador geral da Co.De, são responsáveis pela gestão da agência experimental como um todo.਀ 䄀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀  搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 猀攀椀猀 挀愀爀最漀猀 漀挀甀瀀愀搀漀猀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀氀攀猀㨀 䌀漀洀攀爀挀椀愀氀Ⰰ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀ⴀ䘀椀渀愀渀挀攀椀爀漀Ⰰ 刀攀挀甀爀猀漀猀 䠀甀洀愀渀漀猀Ⰰ 䴀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ 倀爀漀樀攀琀漀猀 攀 倀爀攀猀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 挀愀搀愀 甀洀 瀀漀猀猀甀椀渀搀漀 猀甀愀猀 漀戀爀椀最愀攀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀Ⰰ 洀愀猀 琀漀搀漀猀 愀琀甀愀渀搀漀 挀漀洀漀 琀椀洀攀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀 最攀猀琀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 倀愀爀愀 搀愀爀 椀渀挀椀漀 愀 甀洀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 漀 洀攀猀洀漀 搀攀瘀攀 攀渀琀爀愀爀 渀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀愀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀漀爀 挀愀瀀琀愀爀 挀氀椀攀渀琀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 攀 愀琀攀渀搀攀爀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 搀漀 挀氀椀攀渀琀攀 䔀匀倀䴀Ⰰ 昀漀爀洀甀氀愀渀搀漀 挀漀渀琀爀愀琀漀猀 攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 愀 攀渀琀爀愀搀愀 搀漀猀 挀氀椀攀渀琀攀猀 渀愀 爀攀愀 攀洀 焀甀攀 瀀攀爀琀攀渀挀攀 漀 猀攀爀瘀椀漀 挀漀渀琀爀愀琀愀搀漀⸀ 倀愀爀愀 愀 爀攀氀愀漀 挀漀洀 挀氀椀攀渀琀攀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀漀猀 戀攀渀猀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀Ⰰ 琀攀洀漀猀 愀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀漀ⴀ昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀Ⰰ 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 攀洀椀猀猀漀 攀 爀攀挀攀戀椀洀攀渀琀漀 搀攀 渀漀琀愀猀 昀椀猀挀愀椀猀Ⰰ 爀攀氀愀琀爀椀漀猀 猀攀洀攀猀琀爀愀椀猀 搀攀 洀漀瘀椀洀攀渀琀愀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 漀 攀猀挀爀椀琀爀椀漀 搀攀 挀漀渀琀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 攀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀 瀀愀爀愀 椀渀瘀攀猀琀椀洀攀渀琀漀 攀洀 攀瘀攀渀琀漀猀 攀 琀爀攀椀渀愀洀攀渀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀洀戀爀漀ⴀ攀猀琀甀搀愀渀琀攀⸀  Já a diretoria de recursos humanos fica responsável pelo relacionamento interno entre estudantes-membros e, juntamente a diretoria de marketing, tem a responsabilidade de organizar workshops e eventos com professores ou profissionais de mercado, objetivando ampliar o desenvolvimento técnico dos membros para melhor desenvolvimento de trabalhos e, também manter uma relação direta com o mercado que empregará o estudante-membro. A diretoria de marketing também tem como responsabilidade o gerenciamento das redes sociais da Co.De, juntamente com a Co.De Digital, zelando pela imagem da agência experimental perante seus stakeholders.਀䨀 愀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 攀 愀 瀀爀攀猀椀搀渀挀椀愀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀愀爀最漀猀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀猀 攀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀搀漀猀 攀洀 樀愀渀攀椀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀搀愀 瀀愀爀愀 洀攀氀栀漀爀愀 搀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀⸀ 䄀洀戀漀猀 猀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 瀀漀爀 漀爀最愀渀椀稀愀爀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 攀 最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 漀猀 洀攀猀洀漀猀 攀猀琀攀樀愀洀 猀攀渀搀漀 挀甀洀瀀爀椀搀漀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 搀椀昀攀爀攀渀挀椀愀 漀猀 挀愀爀最漀猀  漀 洀戀椀琀漀 攀洀 焀甀攀 愀琀甀愀洀Ⰰ 愀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 琀攀洀 挀漀洀漀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 洀愀瀀攀愀爀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀 攀 猀攀爀瘀椀漀猀 瀀爀攀猀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 䌀漀⸀䐀攀 攀 最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 攀猀琀攀樀愀洀 猀攀渀搀漀 攀砀攀挀甀琀愀搀漀猀 搀愀 洀攀氀栀漀爀 昀漀爀洀愀 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀攀 昀氀甀砀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 昀挀椀氀 瘀椀猀甀愀氀椀稀愀漀Ⰰ 漀渀搀攀 漀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀ⴀ洀攀洀戀爀漀 挀漀渀猀攀最甀攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 漀戀樀攀琀椀瘀愀 猀愀戀攀爀 攀洀 焀甀攀 攀琀愀瀀愀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀猀琀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 甀洀愀 洀攀氀栀漀爀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀漀 椀渀挀椀漀 愀漀 昀椀洀Ⰰ 愀昀椀爀洀愀漀 焀甀攀 猀攀 戀愀猀攀椀愀 攀洀 䨀漀栀渀猀琀漀渀 攀 䌀氀愀爀欀 ⠀㈀  ㈀⤀⸀ 䨀 愀 瀀爀攀猀椀搀渀挀椀愀 琀攀洀 挀漀洀漀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 洀愀瀀攀愀爀 愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀ⴀ搀椀爀攀琀漀爀攀猀 攀 搀漀猀 洀攀洀戀爀漀猀ⴀ最攀爀攀渀琀攀猀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀渀搀漀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 最攀猀琀漀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 挀漀漀爀搀攀渀愀搀漀爀 最攀爀愀氀 搀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀  Com base na estrutura de gestão da Co.De, temos um fluxograma para entrada de trabalhos, iniciando o contato pela diretoria comercial, que faz a tomada do briefing (documento que registras as necessidades do cliente) juntamente com o gerente da área que o serviço a ser contratado provém. Após assinatura do contrato social ou comercial, o briefing é repassado pelo gerente para a equipe, sendo um processo específico para cada uma das cinco áreas. Analisando a Co.De Agência podemos ver claramente como funciona o fluxograma de trabalho, o trabalho entra a partir de um PIT (Pedido Interno de Trabalho) encaminhado pelo gerente a um atendimento, que o repassa para sua equipe de criação, colocando prazos para sua execução e monitorando se os mesmos estão sendo seguidos. A equipe realiza uma reunião onde diversas ideias são colocadas para solucionar o problema de comunicação do cliente, ou seja, um brainstorm, para logo em seguida dar início a execução do trabalho. ਀倀愀爀愀 漀 最攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀挀爀椀琀漀 渀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 攀洀 ㈀ ㄀㜀 椀渀椀挀椀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 匀椀䜀䄀Ⰰ 匀椀猀琀攀洀愀 搀攀 䜀攀猀琀漀 搀攀 䄀最渀挀椀愀猀Ⰰ 焀甀攀 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀愀挀椀氀椀琀愀爀 漀 昀氀甀砀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 漀琀椀洀椀稀愀爀 漀 琀攀洀瀀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 搀漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀ⴀ洀攀洀戀爀漀猀⸀ 倀漀爀洀Ⰰ 瀀漀甀挀漀猀 洀攀猀攀猀 愀瀀猀 愀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀漀 猀椀猀琀攀洀愀Ⰰ 昀漀椀 瀀攀爀挀攀戀椀搀漀 焀甀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀 䌀漀⸀䐀攀Ⰰ 攀氀攀 渀漀 昀漀椀 攀昀攀琀椀瘀漀⸀ 䄀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 漀 猀攀爀瘀椀搀漀爀 瀀攀爀洀椀琀椀愀 甀洀 氀椀洀椀琀攀 搀攀 挀漀渀琀愀猀 愀 猀攀爀攀洀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀爀椀瘀愀瘀愀 愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀漀 猀漀昀琀眀愀爀攀 瀀愀爀愀 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀攀 挀愀搀愀 最爀甀瀀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 渀漀 挀甀洀瀀爀椀愀 猀甀愀 昀甀渀漀 搀攀 洀愀渀琀攀爀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 爀攀愀氀洀攀渀琀攀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 攀 攀昀椀挀愀稀⸀ 䔀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 猀漀氀甀漀Ⰰ 愀 最攀爀渀挀椀愀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀 䐀椀最椀琀愀氀 攀 愀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀 搀攀 瀀爀漀樀攀琀漀猀Ⰰ 椀渀椀挀椀愀爀愀洀 愀 椀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀漀 搀攀 甀洀 渀漀瘀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 最攀爀攀渀挀椀愀爀 漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀Ⰰ 昀漀椀 挀爀椀愀搀漀 甀洀愀 挀漀渀琀愀 搀攀 䜀洀愀椀氀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 挀愀爀最漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀愀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 ᰀ瀠氀愀渀椀氀栀愀猀ᴀ†搀漀 䜀漀漀最氀攀 䐀爀椀瘀攀 昀漀椀 洀漀渀琀愀搀漀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀洀攀渀琀漀 搀攀 倀䤀吀Ⰰ 漀渀搀攀 挀愀搀愀 最攀爀攀渀琀攀 搀攀瘀攀爀椀愀 愀搀愀瀀琀ⴀ氀漀 瀀愀爀愀 猀甀愀 爀攀愀 攀 氀攀洀戀爀愀爀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 搀攀 愀琀甀愀氀椀稀ⴀ氀漀 琀漀搀漀猀 漀猀 搀椀愀猀 愀渀琀攀猀 搀漀 昀椀渀愀氀 搀漀 栀漀爀爀椀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 攀 洀愀椀漀爀 昀愀挀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 瀀愀爀愀 漀猀 最攀猀琀漀爀攀猀⸀
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
Fundamentado nos métodos de fluxogramas e pauta online, na busca pelo desenvolvimento dos estudantes-membros e dos serviços prestados, a Co.De começou a implementar em cada novo projeto as metodologias e também iniciou com treinamentos ministrados pela diretoria de projetos aos membros. Segundo Schmenner (1999), o fluxograma de processo é uma descrição sequencial que destaca quais fases operacionais são executadas antes de outras e quais podem ser feitas em paralelo. Otimizando o tempo de trabalho e gerando maior aproveitamento de conhecimento para o estudante-membro.਀  5.1 MAMA SOLIDÁRIA਀ऀ Todos os anos a Co.De atende ONGs (Organizações Não Governamentais) das mais diversas áreas de atuação e, no ano de 2017, uma delas foi a Mama Solidária, voltada para mulheres que passaram pelo procedimento de mastectomia (cirurgia que consiste na completa remoção da mama, sendo um dos tratamentos para o câncer de mama) pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e receberam apenas o implante de silicone, sem reconstrução do mamilo, o que gerava desconforto para a mãe de Fernanda Balbinotti, fundadora da ONG e especialista em micro pigmentação, que descobriu que poderia usar sua profissão para ajudar sua mãe e muitas outras mulheres com o mesmo desconforto. Fernanda chegou até a Co.De apenas com a ideia e o nome da ONG, a agência experimental a acolheu e, seguindo o fluxograma de trabalho, deu início ao projeto.਀ऀ䘀攀爀渀愀渀搀愀 挀栀攀最漀甀 愀 䌀漀⸀䐀攀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 攀 氀漀最漀 昀漀椀 挀漀氀漀挀愀搀愀 攀洀 爀攀甀渀椀漀 挀漀洀 愀 最攀爀攀渀挀椀愀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀 䄀最渀挀椀愀Ⰰ 漀渀搀攀 猀甀愀 搀攀洀愀渀搀愀 猀攀 攀渀挀愀椀砀愀瘀愀 渀漀 瀀漀爀琀昀氀椀漀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀⸀ 䄀瀀猀 愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 琀漀洀愀搀愀 搀攀 戀爀椀攀昀椀渀最Ⰰ 愀 最攀爀攀渀挀椀愀 樀甀渀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 愀 搀椀爀攀琀漀爀椀愀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀漀甀 愀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 爀攀猀瀀漀渀搀攀甀 愀 䘀攀爀渀愀渀搀愀 焀甀攀 愀 愀樀甀搀愀爀椀愀洀⸀ 䄀猀猀椀洀 焀甀攀 漀 挀漀渀琀爀愀琀漀 昀漀椀 愀猀猀椀渀愀搀漀Ⰰ 愀 最攀爀攀渀挀椀愀 瀀愀猀猀漀甀 漀 戀爀椀攀昀椀渀最 瀀愀爀愀 甀洀 愀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 攀 猀甀愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 挀爀椀愀漀Ⰰ 琀攀渀搀漀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 昀愀稀攀爀 愀 伀一䜀 猀攀爀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 攀 愀爀爀攀挀愀搀愀爀 搀漀愀攀猀 瀀愀爀愀 焀甀攀 瀀甀搀攀猀猀攀 挀漀洀攀愀爀 愀 愀琀攀渀搀攀爀 洀甀氀栀攀爀攀猀⸀ Como Fernanda chegou apenas com o nome e a ideia, a equipe de criação seguindo o fluxograma de desenvolvimento de marca, começou com um brainstorm para criar logo e manual de identidade visual para a ONG. Iniciando pelo desenvolvimento de três opções de identidade visual, o atendimento as apresentou a Fernanda, que optou por um caminho e, após um mês, recebeu uma identidade visual para o Mama Solidária, juntamente com seu manual de como melhor utilizá-la. ਀ऀ䐀攀瘀椀搀漀 愀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀漀 䴀愀洀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀 渀漀 琀攀爀洀椀渀漀甀 渀愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 漀 瀀爀砀椀洀漀 瀀愀猀猀漀 昀漀椀 漀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 攀 愀 攀氀愀戀漀爀愀漀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀Ⰰ 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 搀漀 洀愀渀甀愀氀 搀攀 洀愀爀挀愀⸀ 䄀漀 氀愀渀愀爀 愀猀 瀀最椀渀愀猀 搀漀 䴀愀洀愀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 挀漀洀 最攀爀攀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀攀 洀搀椀愀猀 挀漀洀攀漀甀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀Ⰰ 洀漀渀琀漀甀 甀洀 瀀氀愀渀攀樀愀洀攀渀琀漀 搀攀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 瀀愀爀愀 最攀爀愀爀 攀渀最愀樀愀洀攀渀琀漀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀 攀 攀氀愀戀漀爀漀甀 琀愀洀戀洀 瀀漀猀琀愀最攀渀猀 焀甀攀 搀椀爀攀挀椀漀渀愀瘀愀洀 瀀攀猀猀漀愀猀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀愀猀 攀洀 愀樀甀搀愀爀 瀀愀爀愀 愀 瀀最椀渀愀 搀愀 伀一䜀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 䌀愀琀愀爀猀攀 焀甀攀Ⰰ 猀攀最甀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 搀漀 瀀爀瀀爀椀漀 猀椀琀攀 ᰀ 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 昀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 瀀愀爀愀 瀀爀漀樀攀琀漀猀 挀爀椀愀琀椀瘀漀猀Ⰰ 焀甀攀 瘀漀 搀漀猀 洀愀椀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 愀琀 漀猀 洀愀椀猀 攀氀愀戀漀爀愀搀漀猀⸀ᴀ† ਀䘀椀最甀爀愀 ㄀ ጀ†䌀愀爀琀愀稀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀愀爀愀 漀 䴀愀洀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀⸀ 䘀漀渀琀攀㨀 䄀甀琀漀爀⸀ ਀倀愀爀愀 瘀愀氀椀搀愀爀 漀猀 猀攀爀瘀椀漀猀 漀昀攀爀攀挀椀搀漀猀 瀀攀氀愀 䌀漀⸀䐀攀 瀀漀搀攀洀漀猀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀 䌀愀琀愀爀猀攀 搀漀 䴀愀洀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀漀 挀漀洀瀀氀攀琀愀爀 甀洀 洀猀 搀攀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 洀愀椀猀 搀攀 㔀 ─ 搀愀 洀攀琀愀 椀渀椀挀椀愀氀 搀攀 瘀攀爀戀愀 樀 琀椀渀栀愀 猀椀搀漀 愀氀挀愀渀愀搀愀 攀 愀 瀀最椀渀愀 樀 琀椀渀栀愀 猀椀搀漀 瘀椀猀椀琀愀搀愀 洀愀椀猀 搀攀 洀椀氀 攀 挀攀洀 瘀攀稀攀猀⸀ 吀愀洀戀洀 瀀漀搀攀洀漀猀 愀渀愀氀椀猀愀爀 漀 椀洀瀀愀挀琀漀 最攀爀愀搀漀 愀琀爀愀瘀猀 搀愀猀 瀀愀爀挀攀爀椀愀猀 焀甀攀 猀甀爀最椀爀愀洀 瀀愀爀愀 愀 伀一䜀 瘀椀渀搀愀猀 搀愀 搀椀瘀甀氀最愀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 甀洀愀 搀攀氀愀猀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 䠀倀 ⠀挀漀洀瀀愀渀栀椀愀 搀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 洀甀氀琀椀渀愀挀椀漀渀愀氀 愀洀攀爀椀挀愀渀愀⤀ 焀甀攀 挀漀渀琀愀琀漀甀 漀 䴀愀洀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 椀渀琀攀爀渀愀 瀀愀爀愀 漀 伀甀琀甀戀爀漀 刀漀猀愀 焀甀攀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 瀀攀氀愀 䌀漀⸀䐀攀⸀ 吀愀洀戀洀Ⰰ 䔀氀琀漀渀 倀愀氀欀攀眀椀挀栀 攀 䌀愀猀猀椀漀 一愀瘀愀爀椀渀椀 瘀攀渀挀攀搀漀爀攀猀 搀漀 刀愀氀氀礀 搀攀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀 攀洀 倀愀渀愀洀戀椀⼀刀匀Ⰰ 攀渀琀爀愀爀愀洀 攀洀 挀漀渀琀愀琀漀 瀀愀爀愀 甀琀椀氀椀稀愀爀 甀洀 愀搀攀猀椀瘀漀 搀愀 伀一䜀 攀洀 猀攀甀 挀愀爀爀漀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 挀漀爀爀椀搀愀⸀  ਀㔀⸀㈀ 一伀䤀吀䔀 䐀䔀 倀刀쨀䴀䤀伀匀 䔀匀倀䴀ⴀ匀唀䰀 ਀ ऀ䄀 一漀椀琀攀 搀攀 倀爀洀椀漀猀 搀愀 甀渀椀搀愀搀攀 猀甀氀 搀愀 䔀猀挀漀氀愀 匀甀瀀攀爀椀漀爀 搀攀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀 攀 䴀愀爀欀攀琀椀渀最Ⰰ  甀洀 攀瘀攀渀琀漀 焀甀攀 漀挀漀爀爀攀 愀渀甀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 瘀漀氀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀攀洀椀愀漀 搀漀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 琀爀愀戀愀氀栀漀猀 愀挀愀搀洀椀挀漀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀⸀ 䄀 䌀漀⸀䐀攀 琀攀洀 琀爀猀 瀀愀瀀攀椀猀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀 䌀漀⸀䐀攀 䄀最渀挀椀愀 挀爀椀愀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 攀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 挀漀洀漀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 愀 搀椀瘀甀氀最愀漀Ⰰ 愀 䌀漀⸀䐀攀 섀甀搀椀漀 攀 嘀搀攀漀 琀爀愀戀愀氀栀愀 攀洀 挀椀洀愀 搀漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 瀀攀氀愀 䄀最渀挀椀愀 攀 挀爀椀愀 漀 瘀搀攀漀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 瀀爀攀洀椀愀漀Ⰰ 樀 愀 䌀漀⸀䐀攀 䘀漀琀漀 昀愀稀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀愀 渀漀椀琀攀Ⰰ 愀猀猀椀洀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀搀漀 琀爀猀 爀攀愀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀 渀漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀攀 甀洀 最爀愀渀搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀⸀ Seguindo o fluxograma de trabalho, o PIT da Noite de Prêmios chega a Co.De Agência no mês de abril, por meio de um representante da instituição, que se reúne com a diretoria comercial e a gerencia da agência para passar o briefing. Por ser demanda do cliente ESPM, não é necessária a assinatura de um contrato e então o projeto é passado para um atendimento e sua equipe de criação composta por um redator, dois diretores de arte e um diretor de arte web, os cinco dão início a uma reunião de brainstorm onde analisam todos os eventos passados e começam a pensar maneiras inovadoras de seguir o briefing passado.਀ Figura 2 – Peças desenvolvidas para a Noite de Prêmios. Fonte: Autor.਀ O passo seguinte é o desenvolvimento do conceito e, após sua aprovação, o desenvolvimento da identidade visual. Então a Co.De Agência passa o trabalho desenvolvido para a Co.De Áudio e Vídeo, onde se inicia o processo de criação do roteiro do vídeo juntamente com sua pasta de produção, onde a equipe mostra ao cliente tudo que acontecerá no vídeo, objetos que serão utilizados, atores, locações, figurinos e elementos de cena. Após a aprovação da pasta, a equipe dá continuidade ao processo de execução do vídeo e, em reunião com a Co.De Agência, faz a apresentação de como será o vídeo para que o material de divulgação do evento esteja alinhado com o conceito central e com a atividade das duas áreas. ਀ऀ一漀 搀椀愀 搀漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀 䘀漀琀漀  搀椀瘀椀搀愀搀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 洀漀洀攀渀琀漀猀 搀愀 挀攀爀椀洀漀渀椀愀Ⰰ 最愀爀愀渀琀椀渀搀漀 琀愀洀戀洀Ⰰ 漀 爀攀最椀猀琀爀漀 搀漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀愀猀 搀甀愀猀 漀甀琀爀愀猀 爀攀愀猀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀⸀ 䄀瀀猀 漀 攀瘀攀渀琀漀Ⰰ 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 昀愀稀 愀 猀攀氀攀漀 搀愀猀 洀攀氀栀漀爀攀猀 椀洀愀最攀渀猀 攀 愀猀 琀爀愀琀愀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 焀甀攀 瀀漀猀猀愀洀 昀愀挀椀氀洀攀渀琀攀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 渀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀猀 攀瘀攀渀琀漀 攀 琀愀洀戀洀 猀攀爀攀洀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀 搀愀 䔀匀倀䴀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 攀琀愀瀀愀猀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 最愀爀愀渀琀攀洀 爀攀愀氀 瘀椀瘀攀渀挀椀愀 搀愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 攀瘀攀渀琀漀 攀 愀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀 搀攀 瘀ⴀ氀漀 猀攀 昀愀稀攀渀搀漀 爀攀愀氀Ⰰ 最攀爀愀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀最愀渀搀漀 洀攀氀栀漀爀攀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 洀攀爀挀愀搀漀⸀ ਀㔀⸀㌀ 䴀䄀䐀刀唀䜀䄀䐀䄀 䌀刀䤀䄀吀䤀嘀䄀 ਀ऀ䄀 䴀愀搀爀甀最愀搀愀 䌀爀椀愀琀椀瘀愀  甀洀 攀瘀攀渀琀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 愀渀甀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀甀氀 愀漀猀 猀攀甀猀 搀椀猀挀攀渀琀攀猀⸀ 伀 攀瘀攀渀琀漀 琀攀洀 椀渀挀椀漀 瀀漀爀 瘀漀氀琀愀 搀愀猀 ㈀㌀栀 搀攀 甀洀愀 猀攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀 攀 琀攀爀洀椀渀愀 瀀漀爀 瘀漀氀琀愀 搀愀猀 㘀栀 搀攀 甀洀 猀戀愀搀漀Ⰰ 挀漀渀琀愀渀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 瀀愀爀挀攀椀爀愀Ⰰ 猀甀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 搀攀瀀攀渀搀攀 搀攀 琀爀猀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 瀀愀搀爀椀渀栀漀猀 攀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀⸀ 䐀甀爀愀渀琀攀 愀 洀愀搀爀甀最愀搀愀Ⰰ 攀焀甀椀瀀攀猀 挀漀洀 洀愀椀猀 漀甀 洀攀渀漀猀 ㄀  攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀攀瘀攀洀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 挀漀洀 愀氀最甀洀愀猀 瀀攀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀愀爀愀 甀洀愀 琀攀洀琀椀挀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀攀氀漀 瀀愀爀挀攀椀爀漀⸀  O dever da Co.De Agência para com este evento, é a criação da identidade visual atrelada a empresa escolhida como parceira, seguindo o briefing trazido pelos professores padrinhos do evento em reunião com a diretoria comercial e a gerência da agência, o fluxograma de desenvolvimento de marca deve ter início com uma reunião de brainstorm para que o conceito do evento, seu logo e material gráfico sejam desenvolvidos . No ano de 2017, a empresa parceira da Madrugada Criativa foi a Neugebauer com seu produto Bib’s, o que gerou para o evento a identidade inspirada na Fantástica Fábrica de Chocolates, sendo essa a Fantástica Fábrica de Criatividade, incluindo no processo a Co.De Foto juntamente com a Co.De Agência para desenvolvimento da direção de arte para as fotos dos três professores padrinhos seguindo o tema escolhido. ਀ Figura 3 – Peças criadas para Madrugada Criativa. Fonte: Autor.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 愀渀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀 昀漀椀 甀洀 瀀攀爀漀搀漀 瀀愀爀愀 洀愀瀀攀愀爀 琀漀搀愀猀 愀猀 愀搀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀猀 渀漀猀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀⸀ 伀戀樀攀琀椀瘀愀渀搀漀 挀漀爀爀椀最椀ⴀ氀漀猀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 洀攀琀漀搀漀氀漀最椀愀猀 搀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀漀 搀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀猀 焀甀攀 昀愀挀椀氀椀琀愀猀猀攀洀 漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀漀猀 洀攀猀洀漀猀 瀀漀爀 琀漀搀漀猀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 搀愀 愀最渀挀椀愀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀Ⰰ 愀猀猀椀洀 最攀爀愀渀搀漀 洀愀椀漀爀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 洀攀洀戀爀漀猀Ⰰ 漀猀 愀瀀爀漀砀椀洀愀渀搀漀 搀漀 洀攀爀挀愀搀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀 搀攀 猀甀愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀⸀  O que resulta em membros-diretores focados em desenvolver suas áreas para que o sistema de gestão da agência experimental continue em desenvolvimento e os processos de trabalho continuem sendo mapeados, gerando assim maior gestão de conhecimento para os estudantes-membros de como se dá cada serviço oferecido pela Co.De, de forma colaborativa com sua equipe e trabalho, objetivando visualizar impacto do trabalho produzido para seus clientes. O propósito da Co.De é, acima de qualquer outro, desenvolver profissionais qualificados e bem instruídos para o mercado de trabalho, os ajudando a construir não apenas um currículo, mas uma vivencia que somada aos seus conhecimentos acadêmicos o transforme em uma pessoa realizada.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䄀䐀䰀䔀刀Ⰰ 刀椀挀栀愀爀搀㬀 䘀䤀刀䔀匀吀伀一䔀Ⰰ 䌀栀愀爀氀攀猀⸀ 䄀 挀漀渀焀甀椀猀琀愀 搀愀 愀琀攀渀漀㨀 愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 愀猀 渀漀瘀愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 一漀戀攀氀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䨀伀䠀一匀吀伀一Ⰰ 刀⸀ 攀 䌀䰀䄀刀䬀Ⰰ 䜀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 漀瀀攀爀愀攀猀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䄀琀氀愀猀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ ㈀  ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀䰀䔀一Ⰰ 䬀愀琀椀攀㬀 娀䤀䴀䴀䔀刀䴀䄀一Ⰰ 䔀爀椀挀⸀ 刀攀最爀愀猀 搀漀 䨀漀最漀 ⴀ 䘀甀渀搀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 䐀攀猀椀最渀 搀攀 䨀漀最漀猀⸀ 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ 嘀漀氀⸀ ㄀Ⰰ 䔀搀⸀ ㄀⸀ ㈀ ㄀㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀䴀䔀一一䔀刀Ⰰ 刀漀最攀爀 圀⸀ 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 搀攀 漀瀀攀爀愀攀猀 搀攀 猀攀爀瘀椀漀猀⸀ 䔀搀椀琀漀爀愀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 㐀㄀㤀瀀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀