INSCRIÇÃO: 00854
 
CATEGORIA: PP
 
MODALIDADE: PP10
 
TÍTULO: Campanha de Outubro Rosa, Mama Solidária e HP: A Cor Transforma Vidas
 
AUTORES: Kássia Alves da Silva (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Gustavo Lindermann (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Izadora Andrade (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Victoria de Moura Pires (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Giovanni Tavares Pereira (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
 
PALAVRAS-CHAVE: Publicidade, Outubro Rosa, Conscientização, Câncer de mama, Cartaz
 
RESUMO
O projeto Mama Solidária oferece gratuitamente o procedimento de micropigmentação para a reconstituição do complexo aréolo-mamilar às mulheres que passaram pelo tratamento contra o câncer pelo SUS. A iniciativa apoia o redesenho da aréola e do "biquinho", cuja ausência interfere diretamente na autoestima das pacientes. Todavia, o SUS não cobre o processo, tornando-o inacessível para mulheres de baixa renda. Nesse sentido, a campanha mundial de conscientização do Outubro Rosa se constitui como uma oportunidade de destacar a ação do Mama Solidária e arrecadar fundos para a mesma. A HP® Brasil, companhia da multinacional americana, apoia diferentes iniciativas sociais, sendo uma marca humanizada e engajada. Diante disso, o material a seguir apresenta o processo de desenvolvimento do cartaz da campanha de Outubro Rosa da ONG em parceria com a HP, para seu público interno.਀
 
INTRODUÇÃO
O número de casos de câncer de mama é o maior depois do melanoma, acometendo mulheres no mundo todo. O diagnóstico implica em uma série de procedimentos exaustivos para a paciente, – exames, cirurgias, quimioterapia, radioterapia, etc. – os quais deixam marcas físicas e emocionais. Nesse processo, o corpo se torna uma lembrança onipresente da dor e das dificuldades enfrentadas durante o tratamento. A idealizadora do projeto Mama Solidária, Fernanda Balbinotti, teve contato com a experiência quando sua mãe enfrentou a doença. Por esse motivo, decidiu se especializar em micropigmentação paramédica, reconstruindo a identidade mamária de sua mãe e de muitas outras mulheres. Desse modo, com a iniciativa surge a necessidade de angariar fundos a fim de promover a entrega gratuita das cirurgias.਀ऀ伀 洀猀 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀  洀愀爀挀愀搀漀 瀀攀氀漀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 洀甀渀搀椀愀氀 ∀伀甀琀甀戀爀漀 刀漀猀愀∀Ⰰ 焀甀攀 瘀椀猀愀 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀漀 攀 漀 挀漀渀琀爀漀氀攀 搀漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀⸀ 一漀 瀀攀爀漀搀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 洀愀爀挀愀猀 猀攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀洀 攀洀 瀀爀漀氀 搀愀 挀愀甀猀愀Ⰰ 瀀爀漀洀漀瘀攀渀搀漀 挀愀洀瀀愀渀栀愀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀 攀 攀砀琀攀爀渀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀ 䐀攀 洀漀搀漀 猀攀洀攀氀栀愀渀琀攀Ⰰ 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 䠀倀글 愀瀀漀椀愀 漀爀最愀渀椀稀愀攀猀 搀攀 猀甀瀀漀爀琀攀 攀 攀洀瀀漀搀攀爀愀洀攀渀琀漀  洀甀氀栀攀爀Ⰰ 琀爀愀戀愀氀栀愀渀搀漀 渀漀 猀攀椀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 焀甀攀猀琀攀猀 挀漀洀漀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀 猀愀氀爀椀漀猀 椀最甀愀氀椀琀爀椀漀猀 攀渀琀爀攀 漀猀 猀攀砀漀猀⸀ 一攀猀猀攀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 愀 䠀攀眀氀攀琀琀ⴀ倀愀挀欀愀爀搀 爀攀挀漀渀栀攀挀攀甀 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 瘀漀氀甀渀琀爀椀漀 搀漀 䴀愀洀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀 挀漀洀漀 甀洀愀 椀渀椀挀椀愀琀椀瘀愀 愀 昀愀瘀漀爀 搀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 挀漀洀瀀愀琀瘀攀氀 挀漀洀 漀 瘀椀猀 猀漀挀椀愀氀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 愀搀漀琀愀渀搀漀 愀 挀愀甀猀愀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 瀀攀爀漀搀漀 搀攀 洀愀椀漀爀 椀洀瀀愀挀琀漀㨀 漀 伀甀琀甀戀爀漀 刀漀猀愀⸀ As unidades de São Paulo e Porto Alegre participaram da ação ao promoverem no ambiente interno um cartaz de confecção da ONG em parceria com a empresa. Dessa forma, o documento a seguir descreve os processos que envolveram o exercício criativo em torno do desenvolvimento da peça.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀伀䈀䨀䔀吀䤀嘀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 攀渀琀漀爀渀漀 搀愀 䌀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀 伀甀琀甀戀爀漀 刀漀猀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 瀀愀爀挀攀爀椀愀 挀漀洀 愀 䠀倀글 䈀爀愀猀椀氀 攀渀瘀漀氀瘀攀甀 愀 愀爀爀攀挀愀搀愀漀 搀攀 瘀攀爀戀愀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀琀椀渀甀椀搀愀搀攀 搀愀 爀攀愀氀椀稀愀漀 搀漀猀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀猀 搀漀 䴀愀洀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀⸀ 䄀 琀挀渀椀挀愀 爀攀焀甀攀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 挀漀洀漀 琀椀渀琀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀椀猀 攀 漀甀琀爀漀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 焀甀攀 琀漀琀愀氀椀稀愀洀 漀 挀甀猀琀漀 洀搀椀漀 搀攀 刀␀ 㠀  Ⰰ   瀀漀爀 椀渀琀攀爀瘀攀渀漀 ጀ†瘀愀氀漀爀 椀渀愀挀攀猀猀瘀攀氀 愀 洀甀氀栀攀爀攀猀 挀漀洀 爀攀挀甀爀猀漀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀漀猀 氀椀洀椀琀愀搀漀猀⸀ 䠀漀樀攀Ⰰ 愀 伀一䜀 漀瀀攀爀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀攀 甀洀 猀椀猀琀攀洀愀 搀攀 昀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 挀漀氀攀琀椀瘀漀 漀渀氀椀渀攀Ⰰ 挀漀渀栀攀挀椀搀漀 挀漀洀漀 挀爀漀眀搀昀甀渀搀椀渀最⸀  Sabendo que parte significativa da divulgação de trabalhos voluntários parte do boca a boca, o público interno da HP se qualifica como um receptor ideal. A situação em que um indivíduo conhece alguém acometido pela doença é tão frequente quanto lamentável. Por isso, considerando a alta demanda, é necessário que a iniciativa, ainda relativamente desconhecida, obtenha maior alcance. Em 2018, considerando o cenário nacional, já são 59.700 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).਀ऀ䄀氀洀 搀攀 挀愀瀀琀愀爀 爀攀挀甀爀猀漀猀 攀 搀椀瘀甀氀最愀爀 愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀Ⰰ  渀攀挀攀猀猀爀椀漀Ⰰ 渀漀 挀攀爀渀攀 搀愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 挀漀渀猀挀椀攀渀琀椀稀愀爀 漀 渀切挀氀攀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀Ⰰ 瘀漀氀琀愀渀搀漀 愀 愀琀攀渀漀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀  挀愀甀猀愀 攀 漀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀渀搀漀⸀ 䔀洀 猀甀洀愀Ⰰ 漀 挀愀爀琀愀稀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 椀洀瀀愀挀琀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀 挀漀洀漀 甀洀 琀漀搀漀Ⰰ 挀漀洀 昀漀挀漀 猀漀戀爀攀 愀猀 洀甀氀栀攀爀攀猀Ⰰ 渀愀猀 甀渀椀搀愀搀攀猀 搀攀 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀 攀 匀漀 倀愀甀氀漀 搀愀 䠀倀글 䈀爀愀猀椀氀⸀ Tendo em vista que um dos objetivos fundamentais da comunicação interna é engajar os colaboradores em relação às causas e discursos da empresa, o cartaz também busca encorajar condutas compatíveis às pregadas pela empresa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 洀搀椀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 瀀愀爀愀 瀀漀爀琀愀爀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 昀漀椀 漀 挀愀爀琀愀稀⸀ 刀愀戀愀愀 攀 䈀愀爀戀漀猀愀 ⠀㄀㤀㤀㔀Ⰰ 瀀⸀ ㄀㄀㄀⤀ 漀 搀攀昀椀渀攀洀 挀漀洀漀 ∀甀洀 愀渀切渀挀椀漀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 搀椀洀攀渀猀攀猀Ⰰ 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀猀 瘀愀爀椀瘀攀椀猀Ⰰ 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 搀攀 甀洀 猀 氀愀搀漀 攀 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀 愀 挀漀爀攀猀⸀ 倀爀瀀爀椀漀 瀀愀爀愀 猀攀爀 昀椀砀愀搀漀 攀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀猀 愀洀瀀氀漀猀 漀甀 愀爀 氀椀瘀爀攀Ⰰ 攀洀 瀀愀爀攀搀攀猀 漀甀 愀爀洀愀攀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀攀 洀愀搀攀椀爀愀 漀甀 洀攀琀愀氀∀⸀ 伀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀漀 搀攀瘀椀搀漀 愀 愀搀攀焀甀愀攀猀 攀猀瀀愀挀椀愀椀猀 椀洀瀀漀猀琀愀猀 瀀攀氀愀 攀洀瀀爀攀猀愀Ⰰ 猀攀渀搀漀 漀 洀愀椀猀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀搀漀 洀攀椀漀 瀀愀爀愀 愀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 椀渀琀攀爀渀愀⸀ 䔀猀猀愀 挀漀洀瀀愀琀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀瘀攀ⴀ猀攀 愀漀 攀猀瀀爀椀琀漀 昀甀渀搀愀洀攀渀琀愀氀 搀漀 挀愀爀琀愀稀Ⰰ 搀攀昀椀渀椀搀漀 瀀漀爀 䌀猀愀爀 ⠀㈀   Ⰰ 瀀⸀㔀㈀⤀ 挀漀洀漀 ∀愀 戀甀猀挀愀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 猀椀洀瀀氀攀猀∀⸀ 一攀猀猀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀稀愀爀 甀琀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀 洀搀椀愀 椀洀瀀爀攀猀猀愀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀甀 漀 搀攀猀愀昀椀漀 搀攀 琀漀爀渀愀爀 挀氀愀爀漀 漀 挀漀渀挀攀椀琀漀 搀攀 昀漀爀洀愀 猀甀挀椀渀琀愀Ⰰ 瀀爀漀瘀漀挀愀渀搀漀 挀漀洀漀漀 攀洀 瀀漀甀挀漀猀 猀攀最甀渀搀漀猀 攀 最攀爀愀渀搀漀 爀攀昀氀攀砀漀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀⸀  Os murais são amplamente utilizados como forma de comunicação unilateral da empresa com o público interno, sendo atualizados periodicamente com novos cartazes. Com o surgimento de canais mais eficientes, o uso dos murais sofreu mudanças. Os estudantes, portanto, definiram que deveriam criar uma peça visualmente atraente e impactante para aproveitar o potencial das áreas de grande circulação na empresa. Sabendo disso, o grupo de criação procurou utilizar o meio físico como uma vantagem na produção da peça, visto que a empresa desenvolve impressoras de tecnologia avançada, conciliando com a indisponibilidade de verba para a execução do projeto.਀伀 昀漀爀洀愀琀漀 最爀昀椀挀漀  昀爀攀焀甀攀渀琀攀洀攀渀琀攀 愀猀猀漀挀椀愀搀漀 愀漀 挀漀渀瘀攀渀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 漀 挀愀爀琀愀稀 爀攀挀漀爀爀攀甀  椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瘀漀挀愀爀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀⸀ 匀攀最甀渀搀漀 匀椀氀瘀愀 ⠀㄀㤀㤀㤀⤀Ⰰ 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 “É a disponibilização consciente de um mais comunicacional de modo expressivamente complexo, e, ao mesmo tempo, atentando para as interações existentes e promovendo mais e melhores interações – seja entre usuário e tecnologias comunicacionais (hipertextuais ou não), seja nas relações (presenciais ou virtuais) entre seres humanos.” (Silva, p. 155, 1999)਀ऀ䄀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瘀漀挀愀 愀 爀攀渀漀瘀愀漀 搀漀 挀愀爀琀愀稀 挀漀洀漀 洀搀椀愀Ⰰ 瘀椀猀琀漀 焀甀攀 漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 瀀愀猀猀愀 愀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 渀漀 焀甀愀氀 攀猀琀 椀渀猀攀爀椀搀漀⸀ 倀愀爀愀 倀漀猀栀愀爀 攀 一椀挀漀氀愀甀 ⠀㈀ ㄀㄀⤀Ⰰ 漀 挀愀爀琀愀稀 椀渀挀漀爀瀀漀爀漀甀 瀀愀爀愀 猀椀 愀猀 昀漀爀洀愀猀 搀漀 搀椀最椀琀愀氀 愀 昀椀洀 搀攀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀爀 愀猀 椀渀漀瘀愀攀猀Ⰰ 昀漀爀琀愀氀攀挀攀渀搀漀 猀攀甀 挀愀爀琀攀爀 瀀攀爀猀甀愀猀椀瘀漀Ⰰ 猀甀愀 攀昀椀挀椀渀挀椀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 攀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀琀攀爀愀最椀爀 挀漀洀 瀀切戀氀椀挀漀 愀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀琀椀渀愀⸀ ⠀倀伀匀䠀䄀刀㬀 一䤀䌀伀䰀䄀唀Ⰰ ㈀ ㄀㄀⤀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O curto prazo e a verba nula para o desenvolvimento do projeto determinou a necessidade de uma resolução rápida e eficiente. A partir disso, a primeira ação que conduziu a execução do cartaz, foi a pesquisa de referências, ou seja, a busca de peças já executadas em relação ao tema. Então, foram selecionadas as referências de maior impacto e uma discussão de como poderiam ser entregues resultados com efeitos semelhantes. A prática também objetivou evitar que caminhos criativos fossem reutilizados, oportunizando a exclusividade da campanha.਀䔀洀 猀攀最甀椀搀愀Ⰰ 愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 戀爀愀椀渀猀琀漀爀洀椀渀最 ጀ†愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 焀甀攀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 甀洀 最爀甀瀀漀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 瀀愀爀愀 挀爀椀愀爀 漀 洀愀椀漀爀 渀切洀攀爀漀 搀攀 椀搀攀椀愀猀 猀漀戀爀攀 甀洀 琀攀洀愀  ⠀䴀䔀䤀刀䔀䰀䔀匀Ⰰ ㈀  ㄀⤀ ጀ†搀攀猀琀愀挀漀甀 愀 猀攀最甀椀渀琀攀 瀀攀爀最甀渀琀愀㨀 䌀漀洀漀 氀椀最愀爀 愀 䠀倀  挀愀甀猀愀 攀 琀漀爀渀愀爀 愀 瀀攀愀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 渀漀 挀攀渀爀椀漀 攀洀 焀甀攀 猀攀爀 椀渀挀氀甀搀愀㼀 䐀攀 洀漀搀漀 椀渀琀攀最爀愀搀漀Ⰰ 漀 洀椀渀搀洀愀瀀瀀椀渀最 琀愀洀戀洀 昀漀椀 愀搀漀琀愀搀漀 瀀愀爀愀 攀渀爀椀焀甀攀挀攀爀 漀 搀椀氀漀最漀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀渀琀攀猀 攀 戀甀猀挀愀渀搀漀 猀漀氀甀挀椀漀渀愀爀 愀 焀甀攀猀琀漀 攀洀 瘀漀最愀⸀ 倀漀爀 洀椀渀搀洀愀瀀瀀椀渀最Ⰰ 攀渀琀攀渀搀攀ⴀ猀攀 洀愀瀀愀猀 瘀椀猀甀愀椀猀 搀漀猀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀洀 氀攀洀戀爀愀爀 愀猀 椀搀攀椀愀猀 搀漀 樀攀椀琀漀 焀甀攀 攀氀愀猀 猀甀爀最攀洀 渀愀 洀攀渀琀攀 ⠀䴀䄀吀吀伀匀Ⰰ ㈀  㤀⤀⸀ A fim de realizar uma ligação entre o ofício dos produtos HP e a iniciativa do projeto, algumas máximas foram definidas, sendo elas: (1) A reconstrução do mamilo é transformadora para a mulher e parte do processo de micropigmentação, isto é, envolve a introdução de pigmentos na pele; (2) Pigmentos, por sua vez, fazem parte da tecnologia da HP, que fabrica impressoras de alto desempenho com qualidade de impressão elevada.਀匀愀戀攀渀搀漀 搀漀 瘀椀猀 椀洀瀀愀挀琀愀渀琀攀 焀甀攀 漀 瀀爀漀挀攀搀椀洀攀渀琀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 挀渀挀攀爀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 漀 猀氀漀最愀渀 ∀䄀 䌀漀爀 吀爀愀渀猀昀漀爀洀愀 嘀椀搀愀猀∀⸀ 䐀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 甀琀椀氀椀稀愀爀 渀漀 挀愀爀琀愀稀 甀洀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀爀愀 搀愀 洀愀爀挀愀 䠀倀 挀漀洀 甀洀愀 昀漀氀栀愀 搀攀 瀀愀瀀攀氀Ⰰ 渀愀 焀甀愀氀 攀猀琀愀瘀愀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 甀洀 戀甀猀琀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 渀甀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 攀猀猀愀 椀搀攀椀愀Ⰰ 甀洀 搀漀猀 洀愀洀椀氀漀猀 昀漀椀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 攀洀 甀洀愀 昀漀氀栀愀 琀爀愀渀猀瀀愀爀攀渀琀攀 ⠀愀挀攀琀愀琀漀⤀ 攀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀 愀挀椀洀愀 搀愀 昀漀琀漀 漀爀椀最椀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀 漀 洀攀猀洀漀 洀愀洀椀氀漀 愀瀀愀最愀搀漀⸀ 一攀猀猀愀 搀椀渀洀椀挀愀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 漀 愀挀攀琀愀琀漀  氀攀瘀愀渀琀愀搀漀Ⰰ 爀攀瘀攀氀愀 愀 愀甀猀渀挀椀愀 搀漀 洀愀洀椀氀漀⸀ 䄀 琀椀渀琀愀Ⰰ 瀀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀渀琀攀Ⰰ 愀最攀 挀漀洀漀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀搀漀爀愀Ⰰ 樀 焀甀攀 挀漀洀瀀攀 攀猀猀愀 瀀愀爀琀攀 搀漀 挀漀爀瀀漀 搀愀 洀甀氀栀攀爀⸀ 倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 猀氀漀最愀渀 愀猀猀甀洀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀搀漀 搀切戀椀漀Ⰰ 椀渀搀椀挀愀渀搀漀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 漀 瀀椀最洀攀渀琀漀 焀甀攀 挀漀渀猀琀椀琀甀椀 漀 渀漀瘀漀 洀愀洀椀氀漀 攀 愀猀 挀漀爀攀猀 搀攀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 渀漀 挀愀爀琀愀稀⸀ 伀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 甀氀琀爀愀瀀愀猀猀愀 愀 昀甀渀挀椀漀渀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀猀 洀焀甀椀渀愀猀 椀洀瀀爀攀猀猀漀爀愀猀Ⰰ 挀栀攀最愀渀搀漀 愀琀 愀 瘀椀搀愀 搀攀 挀攀渀琀攀渀愀猀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 焀甀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 愀爀漀氀愀 洀愀洀爀椀愀 瀀愀爀挀椀愀氀 漀甀 琀漀琀愀氀洀攀渀琀攀 爀攀洀漀瘀椀搀愀⸀ Após a definição do slogan, iniciou-se o desenvolvimento de rafes, definidos por Rabaça e Barbosa (1987, p.544 apud GONZALES 2003, p.24) como “frase concisa, marcante, geralmente incisiva, atraente, de fácil percepção e memorização, que apregoa as qualidades e superioridade de um produto, serviço ou ideia”. Em paralelo, ocorreu o planejamento da disposição de elementos, no qual foi definido como prioridade a imagem da mulher nua junto ao slogan, em harmonia com os demais itens: logotipo, subtítulo e complemento. Como justificativa à imagem escolhida, Farina (2011) afirma que o poder da rápida assimilação e o de fixação do observador depende diretamente da simplicidade da imagem; desse modo, deve-se realçar o que melhor resume a ideia do que se pretende fixar. Por fim, decidiu-se também aspectos como a paleta de cores e a iluminação a serem empregadas na produção.਀䄀 昀漀琀漀 搀漀 挀漀爀瀀漀 昀攀洀椀渀椀渀漀 昀漀椀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀 渀愀 䔀匀倀䴀ⴀ匀甀氀Ⰰ 挀漀洀 漀 愀瀀漀椀漀 搀愀 䌀漀⸀䐀攀Ⰰ 䔀洀瀀爀攀猀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 䐀攀猀椀最渀 䨀爀⸀ 搀愀 椀渀猀琀椀琀甀椀漀Ⰰ 攀 挀愀瀀琀甀爀愀搀愀 瀀漀爀 䄀渀愀 䌀氀愀甀搀椀愀 䜀椀洀攀渀攀稀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀 搀漀 猀攀琀漀爀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A partir do recebimento do briefing, se deu o procedimento de pesquisa, seguido dos processos de brainstorm e mindmapping que conduziram à concepção do slogan. Dessa forma, foi dado início ao desenvolvimento da peça. ਀一漀 焀甀攀 琀愀渀最攀  挀漀渀猀琀爀甀漀 瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 昀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀攀 愀 挀愀洀瀀愀渀栀愀 搀攀瘀攀爀椀愀 瀀漀猀猀甀椀爀 挀愀爀琀攀爀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 瘀椀猀甀愀氀 搀漀 䴀愀洀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀 攀 爀攀猀瀀攀椀琀愀渀搀漀 愀 猀漀戀爀椀攀搀愀搀攀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 搀攀 猀漀昀琀眀愀爀攀猀 攀 栀愀爀搀眀愀爀攀猀 漀渀搀攀 猀攀爀椀愀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀⸀ 倀漀爀 攀猀猀攀 洀漀琀椀瘀漀Ⰰ 瀀爀椀漀爀椀稀漀甀ⴀ猀攀 甀洀愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 瘀椀猀甀愀氀 挀氀攀愀渀Ⰰ 琀爀愀渀猀洀椀琀椀渀搀漀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀 搀攀 洀漀搀漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀⸀  ਀䘀椀最甀爀愀 ㄀ ጀ†䰀漀最漀琀椀瀀漀⸀ 䘀漀渀琀攀㨀 䌀愀琀愀爀猀攀⸀ ਀䐀攀挀椀搀椀甀ⴀ猀攀 琀愀洀戀洀 愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 瀀愀氀攀琀愀 搀攀 挀漀爀攀猀Ⰰ 愀猀 焀甀愀椀猀 搀攀瘀攀爀椀愀洀 爀攀昀氀攀琀椀爀 愀 挀愀甀猀愀 攀 愀 愀甀爀愀 漀琀椀洀椀猀琀愀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䴀愀洀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀⸀ 䐀攀猀猀攀 洀漀搀漀Ⰰ 昀攀稀ⴀ猀攀 甀猀漀 搀攀 椀渀琀攀渀猀愀 椀氀甀洀椀渀愀漀 攀 搀愀 挀漀爀 爀漀猀愀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀渀搀漀 愀 猀椀洀戀漀氀漀最椀愀 搀漀 伀甀琀甀戀爀漀 刀漀猀愀 攀 搀愀 瀀愀氀攀琀愀 挀爀漀洀琀椀挀愀 漀爀椀最椀渀愀氀 搀愀 伀一䜀⸀ 䘀漀椀 搀攀昀椀渀椀搀漀 焀甀攀 愀 椀洀愀最攀洀 搀漀 琀爀漀渀挀漀 渀甀 搀攀 甀洀愀 洀甀氀栀攀爀 搀愀爀椀愀 漀 琀漀洀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀  挀愀洀瀀愀渀栀愀Ⰰ 挀漀渀昀攀爀椀渀搀漀 爀攀愀氀椀猀洀漀  搀椀渀洀椀挀愀 瀀爀攀琀攀渀搀椀搀愀 挀漀洀 愀 愀瀀氀椀挀愀漀 搀攀 愀挀攀琀愀琀漀 猀漀戀爀攀 漀 挀愀爀琀愀稀⸀ Para conferir ainda mais originalidade à peça, a tipografia foi desenvolvida exclusivamente, com o auxílio da estudante de Publicidade e Propaganda Caroline Volpato. O lettering personalizado resgatou a feminilidade do tema, ao mesmo tempo em que enriqueceu a mensagem do cartaz. A fonte auxiliar utilizada, "Dosis", foi definida com base na identidade visual já existente do Mama Solidária.਀ Figura 2 – Lettering. Fonte: arquivo pessoal.਀ Figura 3 – Visualização do Cartaz geral. Fonte: Autor.਀ Figura 4 – Visualização do Cartaz sem acetato. Fonte: Autor.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 挀愀爀琀愀稀 昀漀椀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 漀 瀀爀漀瀀猀椀琀漀 搀攀 洀漀戀椀氀椀稀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 椀渀琀攀爀渀漀Ⰰ 攀猀琀椀洀甀氀愀爀 愀 爀攀昀氀攀砀漀 搀漀猀 挀漀氀愀戀漀爀愀搀漀爀攀猀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀漀 挀渀挀攀爀 搀攀 洀愀洀愀 攀 爀攀猀猀愀氀琀愀爀 愀 愀琀甀愀漀 搀愀 漀爀最愀渀椀稀愀漀⸀ 吀攀渀搀漀 攀洀 瘀椀猀琀愀 愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀 攀 搀愀 瀀爀攀搀椀猀瀀漀猀椀漀 搀愀 攀洀瀀爀攀猀愀 攀洀 愀搀漀琀愀爀 愀 挀愀甀猀愀Ⰰ 漀 最爀甀瀀漀 洀漀琀椀瘀漀甀ⴀ猀攀 愀 攀渀挀漀渀琀爀愀爀 愀 猀漀氀甀漀 洀愀椀猀 愀搀攀焀甀愀搀愀 瀀愀爀愀 漀 挀愀渀愀氀 搀攀 瘀攀椀挀甀氀愀漀 搀愀 瀀攀愀 ⠀洀甀爀愀氀 椀渀琀攀爀渀漀⤀Ⰰ 猀攀渀搀漀 攀猀猀愀 漀 挀愀爀琀愀稀 搀攀 挀愀爀琀攀爀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀漀⸀ 䄀瀀猀 愀 愀渀氀椀猀攀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀漀爀 洀攀椀漀 搀攀猀琀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀Ⰰ  瀀漀猀猀瘀攀氀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 愀 瀀攀愀 昀漀椀 挀愀瀀愀稀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀愀 爀攀氀愀漀 猀氀椀搀愀 攀渀琀爀攀 愀 攀洀瀀爀攀猀愀 搀攀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 䠀倀 攀 漀 瀀爀漀樀攀琀漀 䴀愀洀愀 匀漀氀椀搀爀椀愀⸀  Desse modo, impacto positivo foi gerado em torno da esfera corporativa e dos resultados esperados pela ONG. As unidades de Porto Alegre e São Paulo da Hewlett-Packard enriqueceram o posicionamento da empresa ao engajarem-se socialmente na Campanha de Outubro Rosa.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䌀䔀匀䄀刀Ⰰ 一攀眀琀漀渀⸀ 䐀椀爀攀漀 搀攀 愀爀琀攀 攀洀 瀀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 㔀ꨀ⸀ 䔀搀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䘀甀琀甀爀愀Ⰰ ㈀   ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䘀䄀刀䤀一䄀Ⰰ 䴀漀搀攀猀琀漀⸀ 倀猀椀挀漀搀椀渀洀椀挀愀 搀愀猀 挀漀爀攀猀 攀洀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䈀氀甀挀栀攀爀Ⰰ ㈀ ㄀㄀ ጀ†㘀ꨀ 攀搀椀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䜀伀一娀䄀䰀䔀匀Ⰰ 䰀甀挀椀氀攀渀攀⸀ 䰀椀渀最甀愀最攀洀 瀀甀戀氀椀挀椀琀爀椀愀㨀 愀渀氀椀猀攀 攀 瀀爀漀搀甀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀爀琀 ☀ 挀椀渀挀椀愀Ⰰ ㈀  ㌀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀吀吀伀匀Ⰰ 䄀氀攀猀猀愀渀搀爀漀 一椀挀漀氀椀 搀攀⸀ 䤀渀昀漀爀洀愀漀  瀀爀愀琀愀 䌀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀  漀甀爀漀 ⴀ 最甀椀愀 瀀愀爀愀 琀漀搀漀猀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 攀 挀漀渀猀甀洀椀爀 椀渀昀漀爀洀愀漀 渀愀 䔀爀愀 搀愀 䌀漀洀瀀爀攀攀渀猀漀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䔀䤀刀䔀䰀䔀匀Ⰰ 䴀愀渀甀攀氀⸀ 䘀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀琀椀瘀愀猀 瀀愀爀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀爀Ⰰ 漀戀猀攀爀瘀愀爀 攀 愀渀愀氀椀猀愀爀 瀀爀漀戀氀攀洀愀猀㨀 漀爀最愀渀椀稀愀漀 挀漀洀漀 昀漀挀漀 渀漀 挀氀椀攀渀琀攀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䄀爀琀 ☀ 挀椀渀挀椀愀Ⰰ ㈀  ㄀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀伀匀䠀䄀刀Ⰰ 䄀渀搀爀愀㬀 一䤀䌀伀䰀䄀唀Ⰰ 䴀愀爀挀漀猀⸀ 伀 挀愀爀琀愀稀 攀洀 琀攀洀瀀漀猀 搀攀 挀椀戀攀爀挀甀氀琀甀爀愀㨀 愀 爀攀挀漀渀昀椀最甀爀愀漀 搀攀 甀洀愀 搀椀瘀攀爀琀椀搀愀 攀 攀昀椀挀椀攀渀琀攀 瀀爀琀椀挀愀 洀椀搀椀琀椀挀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀挀漀渀昀椀戀攀爀挀漀洀⸀漀爀最⼀愀渀愀椀猀㈀ ㄀㄀⼀瀀搀昀⼀㌀ ⸀瀀搀昀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀  㠀⼀ ㌀⼀㈀ ㄀㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀䄀䈀䄀윀䄀Ⰰ 䌀愀爀氀漀猀 䄀氀戀攀爀琀漀㬀 䈀䄀刀䈀伀匀䄀Ⰰ 䜀甀猀琀愀瘀漀⸀ 䐀椀挀椀漀渀爀椀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀㨀 䌀愀洀瀀甀猀Ⰰ ㄀㤀㤀㔀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ 䴀愀爀挀漀⸀ 唀洀 挀漀渀瘀椀琀攀  椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀  挀漀洀瀀氀攀砀椀搀愀搀攀㨀 渀漀瘀愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀椀猀 瀀愀爀愀 愀 猀愀氀愀 搀攀 愀甀氀愀⸀ 䤀渀㨀 䜀伀一윀䄀䰀嘀䔀匀Ⰰ 䴀愀爀椀愀 䄀氀椀挀攀 刀攀稀攀渀搀攀 ⠀漀爀最⸀⤀⸀ 䔀搀甀挀愀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀㨀 瀀攀渀猀愀渀搀漀 攀洀 挀椀搀愀搀愀渀椀愀⸀ 刀椀漀 搀攀 䨀愀渀攀椀爀漀 㨀 儀甀愀爀琀攀琀Ⰰ ㄀㤀㤀㤀⸀瀀⸀㄀㌀㔀☀⌀㠀㈀ 㠀㬀㄀㘀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀