ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00861</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO09</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Teatro Musical</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Italo Ricardo Sestari Sasso (Universidade Positivo')</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Teatro, Musical, Broadway, Atores, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O presente trabalho faz uma análise sobre o mercado de teatro musical no Brasil. Cantar, atuar e dançar, são três bases fundamentais para a criação e execução de um espetáculo musical. A cidade do Rio de Janeiro e São Paulo tem se destacado pela produção desse tipo de apresentação em teatros de diversas categorias. O trabalho tem o objetivo de ouvir profissionais do mercado passando por atores, professores e produtores de elenco. Com o aumento de produções sendo montadas no país, inúmeros cursos surgiram voltados exclusivamente para a preparação de atores para teatro musical. Mostrar as dificuldades e processos de seleção intercalados com informações sobre o mercado cultural no país. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Antes do teatro musical, a Ópera era usada para contar histórias. Acompanhada por instrumentos, as apresentações eram rituais culturais e tinham muito glamour. Uma das obras que se tem a ideia de pioneira é a chamada "The Beggar's Opera", composta no ano de 1728 por John Gay, na Inglaterra. Apenas no século XIX o teatro musical começou a se desenvolver na América. A década de 1950 ficou famosa pela música na Broadway. O teatro musical chegou no Brasil no final do século XIX com o conhecido "Teatro de Revista", onde ficou claro um estilo de apresentação. O teatro de revista trouxe uma característica particular para o gênero. Repleto de dança e canto, o público também se deparava com críticas sobre a sociedade. A produtora Cie Brasil (atualmente Time Fo Fun), importou o primeiro musical da Broadway. No ano de 2001 a produção de "Les Miserábles" desembarcou com cenários e figurinos originais. As produtoras que trazem esses espetáculos importados da Broadway, nos Estados Unidos, têm o compromisso de apresentar versões idênticas às encontradas nos teatros de Nova York. As adaptações se limitam apenas a traduzir os textos para o português, deixando o espetáculo mais atrativo e compreensível para o público brasileiro. O crescimento desse mercado emprega centenas de pessoas em cada produção. Para estrelar um musical, o artista precisa desenvolver bem o canto, a dança e a atuação. Além de precisar estar apto para desenvolver tais funções, o ator precisa ter um perfil especifico para cada papel. Os musicais montados já têm padrões de altura, cor, peso e timbre na escolha desses personagens. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Esses espetáculos são grandiosos, glamorosos e recebem orçamentos milionários para serem montados. Atrás de toda essa magia, estão profissionais que se dedicam e trabalham muito para o sonho acontecer. Para conseguir um papel de destaque, anos de trabalho, estudo e dedicação são essenciais para quem deseja trabalhar em teatro musical. O objetivo de montar uma matéria sobre teatro musical, surgiu com o objetivo de informar e trazer curiosidades sobre o mercado de trabalho para o público que frequenta o teatro ou não. Detalhes de produções, processos de seleção e cursos, criam uma identidade no trabalho. Muitas pessoas não têm ideia da produção de um espetáculo e como o processo de seleção para uma grande produção. A reportagem tem o objetivo de informar e mostrar a magia do teatro. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O assunto é pouco abordado no jornalismo. Por se tratar de entretenimento, não temos matérias sobre processos de seleção e os bastidores dessa carreira tão concorrida. Poder intercalar informações com sonoras e músicas das próprias montagens cria um respiro na narrativa e apesar de trazer dados e histórias com pesos emocionais, a magia do palco ainda está presente. O objetivo é deixar o público mais informado e por dentro do que acontece no teatro musical. Além de divulgar o mercado que está em crescimento constante, poder informar e familiarizar o ouvinte com o teatro musical. Poder entender o processo de construção de um espetáculo e compreender que tudo funciona como uma grande engrenagem onde cada pessoa desenvolve uma função e o conjunto resulta num grande espetáculo. Estre trabalho traz à tona a profissão do ator. Lida com sonhos, dedicação e oportunidades. De uma maneira leve, abre as cortinas para mostrar bastidores não tão glamorosos como os espetáculos apresentados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">A reportagem foi produzida por apenas um aluno com a orientação do professor de Radiojornalismo Luiz Witiuk. Foi realizado uma reunião de pauta para discutir informações sobre o tema e as orientações do trabalho. A partir desse momento, foi feita uma pesquisa sobre o mercado do teatro musical para entender os investimentos, crescimento das produções, teatros e escolas voltadas para preparação de atores. Assim, foi possível fazer uma comparação do cenário cultural dos últimos 20 anos. Após um embasamento teórico definido e um enfoque bem estruturado, foram feitas entrevistas presenciais e via Skype com Sandro Bueno (professor de interpretação), Gabriel Malo (ator), Lívia Marinho (atriz) e Vitor Cardoso (produtor de elenco). O material bruto foi decupado e selecionado partes específicas para criar coesão na fala e deixar a linha narrativa clara e objetiva. Músicas das montagens nacionais foram usadas para ambientar o ouvinte e deixar o tema convidativo e leve. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O processo de produção da reportagem durou aproximadamente 3 semanas (entre pesquisa, entrevistas, decupagem e edição). Foi feito uma primeira versão com sonoras mais longas e mais inserções musicais. Depois foi realizado uma decupagem mais específica até chegar a edição final. A reportagem já começa com uma música do musical Wicked com uma batida forte e convidativa. Como se fosse a abertura de um musical, a primeira parte traz um panorama e faz uma ambientação sobre o tema. A primeira sonora é do professor Sandro Bueno que traz informações sobre cursos e a importância em estar preparado para o mercado de musicais no Brasil. As sonoras dos atores Gabriel Malo e Lívia Marinho trazem a realidade de atores brasileiros que saíram do Brasil para buscar sucesso profissional em Nova York. Para finalizar, Vitor Cardoso fala sobre as audições trazendo dicas e contando curiosidades do processo. Músicas dos musicais, Mamma Mia, A Noviça Rebelde e O Rei Leão também foram usadas. As músicas foram escolhidas depois das sonoras prontas pensando em ritmo, batida e melodia. Dessa forma, o material cria uma identidade homogênea e a narrativa ficou constante. As sonoras são intercaladas com dados e completam informações dos entrevistados. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O produto se mostrou relevante de forma lúdica e poética. O mercado do teatro musical cresceu muito nos últimos anos e aconteceu uma mudança no comportamento do público e na preparação de atores completos e mais preparados. Apesar de apontar a competitividade, a reportagem termina de forma positiva. Enaltece o teatro musical e sua importância no imaginário cultural dos brasileiros. Produzir um trabalho sobre teatro musical proporcionou ao pesquisador trabalhar com um tema de satisfação pessoal, o que fez o processo se tornar agradável e prazeroso. Poder conversar com diversas pessoas que enaltecem o valor do sonho, cria empatia e mostra que lutar por um objetivo é o que move a vida. A reportagem toca o ouvinte sem artifícios sensacionalistas ou apelativos. Deixa o receptor leve, informado e emocionado. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2"> </td></tr></table></body></html>