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INSCRIÇÃO: | 00867 |
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CATEGORIA: | JO |
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MODALIDADE: | JO03 |
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TÍTULO: | Notícia e design: A criação搀攀 甀洀 渀漀瘀漀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀
na Unicentro |
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AUTORES: | Ana Carolina Giannini Zimmermann (Universidade estadual do Centro-Oeste); Renata Caleffi (Universidade estadual do Centro-Oeste); Edard César Melech (Universidade estadual do Centro-Oeste); Pablo Henrique Aqsenen (Universidade estadual do Centro-Oeste); Izabela Scorsin (Universidade estadual do Centro-Oeste); Matheus Buongermino (Universidade estadual do Centro-Oeste); Paula Cabrera Claro (Universidade estadual do Centro-Oeste); Ubirajara Pesch Garbin (Universidade estadual do Centro-Oeste); Priscila Pollon Galina (Universidade estadual do Centro-Oeste); Pamela Souza de Oliveira (Universidade estadual do Centro-Oeste); Laura Rodrigues (Universidade estadual do Centro-Oeste); Renatha Maria Giordani (Universidade estadual do Centro-Oeste); Victor Andrey do Prado (Universidade estadual do Centro-Oeste); Fábio Augusto Forni Carvalho (Universidade estadual do Centro-Oeste); Geziel Thomas de Jesus (Universidade estadual do Centro-Oeste); Rita Hilachuk (Universidade estadual do Centro-Oeste); Ana Paula Cimitam Lourenço da Silva (Universidade estadual do Centro-Oeste) |
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PALAVRAS-CHAVE: | Jornal, Design, Laboratório, Projeto gráfico, |
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RESUMO |
A construção de um jornal laboratório impresso é um grande desafio. Pensando em alternativas para alavancar o interesse pelo formato e estimular o pensamento crítico dos alunos, o Jornal Expresso foi criado no ano de 2017, tendo como resultado a construção de um produto que conciliou a construção da notícia impressa com o design da notícia. A construção do jornal laboratorial Expresso é resultado de uma política de interdisciplinaridade aliada ao desenvolvimento crítico dos alunos. |
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INTRODUÇÃO |
O processo de experimentação, crítica e desenvolvimento é fundamental para os futuros profissionais, que convivem com as incertezas do mercado de trabalho e da própria profissão. Aliada a estas dúvidas, ainda se tem a hipótese de que acadêmicos do curso de jornalismo estão saindo das universidades sem desenvolver o pensamento crítico. E neste cenário não tão animador, o trabalho de fazer um jornal impresso é um enorme desafio. Maior ainda quando ele tem que "nascer". Em meio a tantos desafios, ainda nascer com um concorrente não é uma tarefa fácil. Durante o ano de 2017, a Unicentro contaria com dois jornais laboratórios e o processo de construção do novo produto foi uma tarefa complicada, mas animadora. Há mais de 10 anos circulando pela universidade, o Ágora é produzido pelos acadêmicos do 4° ano, mas com a readaptação de grade, o jornal laboratório foi introduzido no 2° ano de Jornalismo da instituição. 2017 foi o ano em que o Expresso surgiu e o Ágora também permaneceu. Observar as críticas ao antigo produto e conciliar o design com a produção de conteúdo crítico foram os objetivos centrais para a construção do novo projeto gráfico, que levou em consideração um novo formato (de A4 para A3), páginas coloridas para atrair mais leitores e uma distribuição eficaz. Pesquisa, prática e muito diálogo fizeram parte do processo. Desde a definição do nome até o produto final foram realizadas atividades de consolidação da nova marca e o resultado final é uma política de interdisciplinaridade entre as disciplinas de Jornal Laboratório e Design em Jornalismo. |
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OBJETIVO |
De acordo com Torres (2013) o contexto contemporâneo do jornalismo está submerso em diferentes pontos, onde tão importante quanto o conteúdo textual, é fundamental que jornalismo e jornalistas também saibam produzir uma informação precisa que esteja nos moldes do consumo informacional. Isso significa que ela deve atender os aspectos visuais que agradem o público leitor – que a cada passo está mais exigente. E é um público exigente, que percorre os corredores da Universidade diariamente que consome o Expresso. O produto Expresso foi pensado com viés interdisciplinar, trabalhado durante as aulas de Design em Jornalismo e Jornal Laboratório, com acadêmicos do 2º ano de jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Essa proposta teve como objetivo, instigar os alunos a lidar com o pensamento visual de maneira abrangente, despertando um olhar crítico sobre todas as formas de compor uma mensagem. Ainda auxiliou a construir a informação textual criticamente com ajuda de gráficos, infográficos e fotografias. Aliados, texto e imagem, possibilitaram que os alunos conseguissem encontrar resultados satisfatórios para a construção da notícia. |
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JUSTIFICATIVA |
Segundo Freire (2008), o processo de construção do jornalismo impresso teve uma grande mudança a partir do século XXI, com a chegada dos computadores às redações. E essa situação não alterou apenas a configuração da notícia, mas inseriu o design gráfico para completar a informação. Ele ajudou a atrair a atenção do leitor, melhora a relação verbal e não-verbal do conteúdo e ainda potencializou o discurso jornalístico. O jornal é uma ferramenta de informação e de transmissão do conhecimento. Mesmo diante de um cenário onde existe a ideia de que o jornal está com os dias contados, há muita novidade esperando para alavancar esse formato. Mas como fazer com que alunos conectados e admirados com os novos meios ainda acreditem, pensem e façam o jornal impresso laboratorial? Adequando-se às diretrizes curriculares (que destaca a necessidade do domínio de diferentes meios e modalidades de comunicação), a produção laboratorial de jornal impresso na Unicentro é realizada com a disciplina de Design. Como houve a readaptação de grade curricular, durante o ano de 2017 o curso contou com dois jornais laboratoriais – o Expresso (produzido pelo 2º ano) e o Ágora (produzido pelos alunos do 4º ano). A dificuldade de elaborar dois produtos no mesmo curso transformou-se em solução para antigos problemas vivenciados pelo Ágora: formato, planejamento gráfico, falta de proximidade, etc. Além disso, a concorrência entre os dois produtos incentivou os futuros profissionais a realizarem um trabalho comprometido e preocupado com diferentes públicos-alvo e com a produção da notícia. Para a construção do produto foi idealizado aliar o design gráfico com a construção crítica das imagens e da notícia na forma verbal. Desde os primeiros esboços do planejamento gráfico até a construção e diagramação das notícias, este ideal foi levado em consideração. E foi pensando nesse processo construtivo de design e jornalismo crítico que o Expresso surgiu. |
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O processo de construção do projeto gráfico e editorial levou em consideração a afirmação de que o jornalismo é uma prática social que auxilia as pessoas a se tornarem mais engajadas com o conhecimento e a construção de saberes. Assim, conteúdo, público-alvo, consequências de notícia e interesses dos leitores fizeram parte das edições. As pautas eram livres e tratavam de assuntos que mexiam com o cotidiano da comunidade acadêmica, incluindo a precariedade das obras públicas, evasão escolar, invisibilidade, abandono de áreas, etc. Além disto, houve a construção da notícia sob aspectos mais amplos, que destacaram o descaso com o futebol na cidade, o suicídio, LGBTfobia, etc. Os conceitos de design de notícias foram estruturados e fizeram parte do cotidiano dos alunos, que passaram a pensar as possibilidades de construir um jornalismo impresso laboratorial diferente dos produtos já desenvolvidos. A proposta foi preparada em tamanho A3 – os demais produtos são em A4 -, impresso gratuitamente pela Gráfica da Universidade, com tiragem de 200 exemplares. Todas as páginas são coloridas e respeitam os padrões éticos do jornalismo (com utilização de imagens autorizadas, realizadas pelos alunos ou então de bancos de imagens gratuitos). A diagramação acontece no programa Adobe Indesign 2016. Sobre a hierarquização das notícias, as páginas centrais apresentaram assuntos com teor mais crítico e as intermediárias com temas mais leves e cotidianos. As capas são com uma foto destaque e título curto (sem chamadas para outras reportagens), de forma a instigar o leitor sobre o conteúdo que será trabalhado ao longo do produto. Como o Expresso é colorido, foi verificada uma aceitação muito boa sobre seu formato. As cores do logotipo do jornal alteraram conforme a foto principal, acompanhando toda a parte interna do jornal. Editorial, Artigo de opinião e ficha técnica também eram fixos na página 2. A contracapa também manteve o padrão com apresentação de perfis. A constância nestas páginas faz com que os leitores mantivessem o direcionamento e conhecimento sobre o produto em questão. |
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DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO |
Todos os alunos participaram do processo de produção do jornal Expresso. A elaboração do produto aconteceu da seguinte maneira: Depois das primeiras conversas sobre a pauta em sala de aula, os acadêmicos foram a campo para as entrevistas e fotos.䄀 挀漀渀昀攀挀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 愀挀漀渀琀攀挀攀甀 琀愀渀琀漀 攀洀 猀愀氀愀 焀甀愀渀琀漀 渀漀 挀漀渀琀爀愀 琀甀爀渀漀Ⰰ 挀漀洀 猀甀瀀攀爀瘀椀猀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀氀 瀀攀氀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀⸀ 䠀漀甀瘀攀 琀爀漀挀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 瀀愀爀愀 挀栀攀最愀爀 愀 甀洀 琀攀砀琀漀 洀愀椀猀 挀漀洀瀀氀攀琀漀 攀 甀洀愀 愀樀甀搀愀 攀渀琀爀攀 漀猀 椀渀琀攀最爀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 昀漀琀漀猀 攀 椀洀愀最攀渀猀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀猀猀攀洀 漀 琀攀洀愀⸀
Durante a disciplina de Design em Jornalismo o projeto gráfico de cada edição foi (re)desenhado e, respeitando as noções de design da notícia. Planejamento, diagramação e finalização eram realizados em sala com supervisão da professora responsável. Todos os alunos participavam do processo, mas a função do diagramador respondia para a elaboração da capa, hierarquização das notícias e revisão do projeto gráfico. O produto foi impresso pela Gráfica e distribuído pelos alunos na Universidade e em diferentes pontos de Guarapuava.吀漀搀漀猀 漀猀 挀甀猀琀漀猀 搀愀 瀀爀漀搀甀漀 昀漀爀愀洀 愀爀挀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 攀 愀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 爀攀愀氀椀稀愀搀愀 瀀攀氀漀猀 愀氀甀渀漀猀 攀 䐀攀瀀愀爀琀愀洀攀渀琀漀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 匀漀挀椀愀氀⸀
Ao final de cada edição os alunos ainda realizavam o papel de ombudsman, discutindo todos os caminhos da construção da reportagem até a qualidade da impressão final. Essa discussão garantiu a autocrítica e o autoconhecimento, bem como o trabalho em grupo e as discussões de resultados. Essa etapa era realizada também durante a disciplina de Design.伀 䔀砀瀀爀攀猀猀漀 挀漀渀琀漀甀 挀漀洀 焀甀愀琀爀漀 攀搀椀攀猀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 䨀甀渀栀漀 一漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ 㜀⸀ 䄀猀 挀愀瀀愀猀 挀漀氀漀爀椀搀愀猀 椀渀昀氀甀攀渀挀椀愀瘀愀洀 渀愀 栀椀攀爀愀爀焀甀椀愀 搀攀 挀漀爀攀猀 甀猀愀搀愀猀 渀愀猀 瀀最椀渀愀猀 椀渀琀攀爀渀愀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀
Tanto as reportagens como as diagramações eram realizadas individualmente com posterior discussão em salas sobre o resultado e possíveis mudanças para se adequar ao projeto gráfico em construção. |
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CONSIDERAÇÕES |
Como principal contribuição social do Expresso, observou-se que os alunos estavam motivados em apurar as informações de maneira crítica e pensando amplamente nas possibilidades de apresentar mais conteúdo (através de fotos e infográficos, por exemplo). A construção através da interdisciplinaridade possibilitou essa integração entre o fazer jornalístico e contribuiu significativamente para que os acadêmicos enxergassem as diferentes maneiras da profissão. O Expresso conseguiu atender a demanda perante a comunidade guarapuavana, já que o jornal laboratório desenvolvido pelos acadêmicos circula por vários pontos de Guarapuava, incluindo Prefeitura, Câmara de Vereadores, Universidades, Imprensa, etc. A sociedade, que há tempos cobrava um conteúdo mais palatável e ao mesmo tempo com design moderno e atraente, recebeu o Expresso com a impressão de um produto de comunicação estava surgindo na cidade. O Expresso conseguiu informar com conteúdo crítico sobre diferentes temas e surtiu bons resultados. Essa afirmação foi transmitida por vários leitores que realizaram críticas construtivas e produtivas acerca do trabalho.䠀 瀀愀爀愀 漀猀 瀀爀砀椀洀漀猀 攀砀攀洀瀀氀愀爀攀猀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 椀洀瀀氀愀渀琀愀漀 搀愀 挀攀渀琀爀愀氀 搀攀 氀攀椀琀漀爀攀猀Ⰰ 瀀愀爀愀 愀瀀爀漀砀椀洀愀爀 攀 椀渀琀攀最爀愀爀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 挀漀洀 漀猀 昀甀琀甀爀漀猀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀椀猀⸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀刀䔀䤀刀䔀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀 一甀渀攀猀⸀ 伀 搀攀猀椀最渀 渀漀 樀漀爀渀愀氀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 搀椀爀椀漀⸀ 䐀漀 琀椀瀀漀最爀昀椀挀漀 愀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䜀愀氀砀椀愀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 渀⸀ 㠀Ⰰ 瀀⸀㈀㤀ⴀ㌀ Ⰰ 搀攀稀⸀ ㈀ 㤀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀一伀䈀䰀䄀吀Ⰰ 刀⸀ 䄀 愀爀琀攀 搀攀 昀愀稀攀爀 甀洀 樀漀爀渀愀氀 搀椀爀椀漀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 䌀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ ㈀ ㈀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀倀䤀嘀䔀吀吀䤀Ⰰ 䴀椀挀栀愀攀氀愀⸀ 䐀攀猀椀最渀 最爀昀椀挀漀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀㨀 䄀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀⸀ 嘀漀氀⸀ 㠀Ⰰ 䈀甀攀渀漀猀 䄀椀爀攀猀Ⰰ 䄀爀最攀渀琀椀渀愀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀伀刀刀䔀匀Ⰰ 䌀氀攀礀琀漀渀 䌀愀爀氀漀猀⸀ 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 瀀爀攀挀椀猀愀洀 愀戀爀愀愀爀 漀 搀攀猀椀最渀⸀ ㈀ ㌀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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