INSCRIÇÃO: 00871
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO08
 
TÍTULO: Da denúncia anônima à crise constitucional
 
AUTORES: Matheus Lucas Vieira (Universidade Federal de Santa Catarina); Frederico Santos Marques de Carvalho (Universidade Federal de Santa Catarina); Eduarda Hillebrandt (Universidade Federal de Santa Catarina); João Paulo Mallmann (Universidade Federal de Santa Catarina); João Bosco de Souza Cyrino (Universidade Federal de Santa Catarina)
 
PALAVRAS-CHAVE: Reportagem impressa, Ouvidos Moucos, Investigativo, Zero-jornal, Reportagem especial
 
RESUMO
É uma reportagem especial balizada pelos preceitos de Genro Filho (1987) seccionada em três eixos principais: a relação entre o reitor Luiz Carlos Cancellier e a operação Ouvidos Moucos, e as consequências de tal; esclarecimentos sobre o que a Polícia Federal (PF) realmente estava investigando; e um resgate da longevidade dos problemas relacionados às fundações de apoio à pesquisa e extensão, desconstruindo a singularidade dos fatos apresentados pela PF. A reportagem foi produzida ao longo de dois meses bombardeados por reviravoltas que exigiram dedicação dos repórteres, os quais tomaram como norte a busca por informações novas e diferentes daquelas trazidas pelos veículos da grande imprensa de Santa Catarina. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䤀一吀刀伀䐀唀윀쌀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀一漀 搀椀愀 ㄀㐀 搀攀 猀攀琀攀洀戀爀漀Ⰰ 䄀 倀漀氀挀椀愀 䘀攀搀攀爀愀氀 攀渀琀爀漀甀 渀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀 ⠀唀䘀匀䌀⤀ 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 甀洀愀 洀愀爀愀琀漀渀愀 搀攀 戀甀猀挀愀猀 攀 愀瀀爀攀攀渀猀攀猀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 吀爀椀渀搀愀搀攀 攀 漀猀 挀攀氀甀氀愀爀攀猀 搀漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 娀攀爀漀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 瘀椀戀爀愀爀Ⰰ 渀愀焀甀攀氀攀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 漀 搀椀愀 搀攀 爀攀甀渀椀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 搀愀 攀搀椀漀 搀攀 伀甀琀甀戀爀漀⸀ 伀 椀洀攀搀椀愀琀椀猀洀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀爀椀漀 椀渀瘀愀搀椀甀 愀 爀攀搀愀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀ⴀ氀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀漀 挀甀爀猀漀 搀攀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀愀 唀䘀匀䌀⸀ 伀 昀爀攀渀攀猀椀 搀愀 挀漀戀攀爀琀甀爀愀 搀攀 攀瘀攀渀琀漀猀 洀愀氀 攀砀瀀氀椀挀愀搀漀猀Ⰰ 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 搀愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 猀攀最甀椀猀猀攀洀 愀 氀椀渀栀愀 搀漀猀 樀漀爀渀愀椀猀 搀愀 最爀愀渀搀攀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 渀愀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 爀攀瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 愀 搀攀猀椀渀昀漀爀洀愀漀 攀洀椀琀椀搀愀 瀀攀氀愀 倀䘀 搀攀 焀甀攀 漀 爀攀椀琀漀爀 䰀甀椀稀 䌀愀爀氀漀猀 䌀愀渀挀攀氀氀椀攀爀 琀攀爀椀愀 爀漀甀戀愀搀漀 㠀  洀椀氀栀攀猀 搀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䔀渀猀椀渀漀  䐀椀猀琀渀挀椀愀⸀  O erro foi corrigido, mas deixou traumas em toda a redação. Diálogos entre o professor da disciplina, a turma e os alunos responsáveis pela cobertura da operação Ouvidos Moucos suscitaram a necessidade de ir além do óbvio e desvendar informações novas, relevantes e de contexto. E, para não cometer mais o erro de acreditar por inteiro nas fontes oficiais, foi decidido que os repórteres se manteriam independentes de partidos e facções, como proposto por Kovach e Rosenstiel (2003). Foi decidido ali que seriam feitas investigações e apurações próprias, almejando o jornalismo investigativo, não aquele sobre investigações, como explica Nascimento (2010).਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 昀漀椀 搀椀瘀椀搀椀搀愀 攀洀 琀爀猀 攀椀砀漀猀Ⰰ 猀攀渀搀漀 焀甀攀 甀洀 搀攀氀攀猀 琀攀瘀攀 焀甀攀 猀攀 愀搀愀瀀琀愀爀 愀漀 猀甀椀挀搀椀漀 搀攀 䌀愀渀挀攀氀氀椀攀爀Ⰰ 漀挀漀爀爀椀搀漀 渀漀 搀椀愀 ㈀ 搀攀 漀甀琀甀戀爀漀⸀ 䄀焀甀攀氀攀 洀漀洀攀渀琀漀 琀漀爀渀漀甀 挀氀愀爀漀 焀甀攀 洀愀椀猀 搀漀 焀甀攀 渀甀渀挀愀 猀攀爀椀愀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 攀猀挀氀愀爀攀挀攀爀 焀甀攀洀 昀漀椀 攀猀猀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀椀最甀爀愀 搀愀 瀀漀氀琀椀挀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 挀爀琀椀挀愀Ⰰ 猀攀洀 戀愀樀甀氀愀爀 漀甀 愀琀愀挀愀爀⸀ 伀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀 搀攀瘀攀 猀攀 氀椀瘀爀愀爀 搀漀猀 挀氀椀挀栀猀 攀 搀漀猀 瀀愀搀爀攀猀 瀀愀爀愀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀爀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 瘀攀爀猀漀 搀攀 甀洀 昀愀琀漀 瀀漀爀 瘀攀稀攀猀 琀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀⸀ 준 爀攀猀椀猀琀椀爀  搀漀洀攀猀琀椀挀愀漀 搀漀 漀氀栀愀爀 攀 搀攀猀挀漀渀猀琀爀甀椀爀 漀 焀甀攀 攀猀琀 瀀漀猀琀漀 ⠀䘀刀䄀䜀䄀 䐀䄀 匀䤀䰀嘀䄀Ⰰ ㈀ ㄀㌀Ⰰ 瀀⸀㈀⤀⸀
 
OBJETIVO
O especial “Da denúncia anônima à crise institucional” teve como objetivo trazer ao público, de maneira diferente à praticada pelos grandes veículos de imprensa, os detalhes importantes que circundam a Operação Ouvidos Moucos da Polícia Federal, trazer uma visão mais profunda dos envolvidos na história e investigar jornalisticamente mais a fundo os causadores dos problemas apontados pelos órgãos oficiais. A fim de desenvolver um produto de maior qualidade jornalística e realmente diferenciado, optou-se por garantir um tempo maior de apuração e redação aos repórteres, tal como sugeriu João Moreira Salles, editor da revista Piauí, em entrevista ao jornal Zero Hora: “[...] quando o foco da imprensa já não está mais ali e você tem mais tempo de conversar com as pessoas e se debruçar sobre tudo o que aconteceu”. Também é importante trazer uma nova visão, pois “em consequência da acção dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos” (SHAW, 1979). E os efeitos disso ficaram bem claros no discurso construído pelos grande veículos de comunicação após a deflagração da Operação Ouvidos Moucos, que, por falhas de apuração e pela necessidade de dar as informações de maneira imediata, divulgaram conteúdos confusos e inverdadeiros, que rapidamente teve seu efeito no imaginário das pessoas, que passaram a acreditar que o reitor Cancellier era líder de uma quadrilha que desviou 80 milhões de reais de verba destinada à universidade. Objetivou-se no especial não analisar os fatos singularmente, mas sim conseguir trazer à tona suas particularidades (GENRO FILHO, 1987) para que o leitor possa ter uma visão mais profunda e crítica sobre os acontecimentos que abalaram a UFSC em setembro e outubro de 2017.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䨀唀匀吀䤀䘀䤀䌀䄀吀䤀嘀䄀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀漀戀爀攀 愀 漀瀀攀爀愀漀 伀甀瘀椀搀漀猀 䴀漀甀挀漀猀  爀攀氀攀瘀愀渀琀攀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀 猀漀戀 漀 攀猀挀漀瀀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀 洀攀琀漀搀漀氀最椀挀漀 攀 渀漀琀椀挀椀漀猀漀 愀挀攀爀挀愀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 伀 琀攀洀愀 昀漀椀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 琀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀 瀀切戀氀椀挀漀 焀甀愀渀琀漀 瀀愀爀愀 漀猀 攀搀椀琀漀爀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀⸀ 䄀 攀猀挀漀氀栀愀 瀀攀氀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 猀攀 搀 瀀攀氀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 渀漀 戀甀猀挀漀甀ⴀ猀攀 猀 ᰀ愠挀漀洀瀀愀渀栀愀爀ᴀ†漀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀 搀漀 挀愀猀漀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀Ⰰ 愀渀愀氀椀猀愀爀 愀猀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀愀挀攀琀愀猀 搀漀 挀愀猀漀 攀 攀砀瀀氀漀爀愀爀 猀甀愀猀 椀洀瀀氀椀挀愀攀猀 ⠀䰀䄀䜀䔀Ⰰ ㈀  ㄀Ⰰ 瀀⸀㄀㠀⤀⸀ 伀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 漀瀀琀愀爀愀洀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 攀洀 琀椀爀愀爀 漀 洀砀椀洀漀 瀀爀漀瘀攀椀琀漀 搀愀 氀椀渀栀愀 攀搀椀琀漀爀椀愀氀 搀漀 娀攀爀漀 䨀漀爀渀愀氀㨀 瀀甀戀氀椀挀愀漀 渀漀 栀愀爀搀 渀攀眀猀Ⰰ 洀愀椀漀爀 琀攀洀瀀漀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 攀 瀀爀漀樀攀琀漀 最爀昀椀挀漀 焀甀攀 瘀愀氀漀爀椀稀愀 琀攀砀琀漀猀 氀漀渀最漀猀 攀 爀攀昀氀攀砀椀瘀漀猀⸀ As matérias contidas no especial “Da denúncia anônima à crise institucional” buscaram produzir narrativas coerentes e complexas dentro das limitações da edição, balanceando profundidade de conteúdo e abrangência do tópico. Nela, está explicada a operação Ouvidos Moucos, o envolvimento das fundações de apoio à pesquisa universitária nos desvios cometidos na UFSC, a vida de Luiz Carlos Cancellier, de sua prisão até a morte e, por fim, a crise burocrática que se instaurou após o suicídio do reitor. As funções de gatekeeper do Zero Jornal não foram tomadas somente pela avaliação pontual e subjetiva da noticiabilidade, mas sim por um conjunto de valores e critérios, sejam sociais, noticiosos, éticos, profissionais, etc (ROBINSON, 1981, p.97).਀䄀 渀攀挀攀猀猀椀搀愀搀攀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀 琀漀 洀椀渀甀挀椀漀猀愀 猀攀 搀攀瘀攀甀 愀 焀甀攀Ⰰ 愀氀洀 搀愀 爀攀氀攀瘀渀挀椀愀 搀漀 琀攀洀愀Ⰰ 昀椀挀漀甀 渀琀椀搀漀 瀀愀爀愀 愀 攀焀甀椀瀀攀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 焀甀攀 愀 漀瀀攀爀愀漀 伀甀瘀椀搀漀猀 䴀漀甀挀漀猀 最攀爀漀甀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 昀愀欀攀 渀攀眀猀 焀甀攀 愀氀椀攀渀愀爀愀洀 瀀愀爀琀攀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀ⴀ愀氀瘀漀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 ᐀†挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀 搀愀 唀䘀匀䌀 攀 爀攀最椀漀⸀ 䤀渀昀漀爀洀愀攀猀 椀洀瀀爀攀挀椀猀愀猀 漀甀 昀愀氀猀愀猀 昀漀爀愀洀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀搀愀猀 攀洀 搀攀戀愀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 攀氀攀椀漀 䐀椀爀攀琀爀椀漀 䌀攀渀琀爀愀氀 搀漀猀 䔀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 搀愀 唀䘀匀䌀Ⰰ 瀀椀挀栀愀攀猀 攀洀 洀甀爀漀猀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 愀琀 最爀甀瀀漀猀 攀 洀攀渀猀愀最攀渀猀 攀洀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀⸀ 䄀猀 昀愀欀攀 渀攀眀猀 愀甀洀攀渀琀愀瘀愀洀 漀 瘀愀氀漀爀 愀氀攀最愀搀漀 搀攀 瘀攀爀戀愀猀 搀攀猀瘀椀愀搀愀猀 愀琀 愀琀爀椀戀甀椀爀 渀漀瘀愀猀 愀挀甀猀愀攀猀 攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 瀀愀爀愀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀Ⰰ 搀攀 搀椀爀攀琀漀爀攀猀 搀攀 挀攀渀琀爀漀猀 搀攀 攀渀猀椀渀漀 搀愀 唀䘀匀䌀  洀愀漀渀愀爀椀愀⸀ 䔀猀琀愀 挀愀挀漀昀漀渀椀愀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 洀漀琀椀瘀漀甀 攀搀椀琀漀爀攀猀 攀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 愀 漀瀀琀愀爀攀洀 最愀爀愀渀琀椀爀 焀甀攀 琀愀椀猀 戀漀愀琀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 椀爀爀攀猀瀀漀渀猀瘀攀椀猀 渀漀 挀栀攀最愀猀猀攀洀  攀搀椀漀 昀椀渀愀氀⸀ 䘀漀椀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 挀甀椀搀愀搀漀 攀 瀀爀攀挀椀猀漀 愀漀 愀瀀甀爀愀爀 愀猀 愀昀椀爀洀愀攀猀 搀攀瘀椀搀漀 愀漀 昀愀琀漀 搀攀 焀甀攀 爀甀洀漀爀攀猀 攀 渀漀琀挀椀愀猀 昀愀氀猀愀猀 琀攀渀搀攀洀 愀 猀甀爀最椀爀 攀洀 挀漀渀琀攀砀琀漀猀 漀 挀愀猀漀 琀攀洀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 攀 椀洀瀀愀挀琀漀猀 搀椀爀攀琀漀猀 渀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 漀猀 搀椀猀猀攀洀椀渀愀洀 ⠀䐀䤀䘀伀一娀伀 攀 䈀伀刀䜀䤀䄀Ⰰ ㈀  㜀Ⰰ 瀀⸀㄀㘀⤀⸀ 䔀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀愀 伀瀀攀爀愀漀 伀甀瘀椀搀漀猀 䴀漀甀挀漀猀Ⰰ 漀 瀀切戀氀椀挀漀 昀漀椀 椀渀猀琀椀最愀搀漀 愀 搀攀戀愀琀攀爀 搀攀猀瘀椀漀 搀攀 瘀攀爀戀愀猀 瀀切戀氀椀挀愀猀Ⰰ 挀漀爀爀甀瀀漀Ⰰ 愀甀琀漀渀漀洀椀愀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀Ⰰ 椀渀昀氀甀渀挀椀愀 搀攀 爀最漀猀 攀 最爀甀瀀漀猀 瀀爀椀瘀愀搀漀猀 渀漀 瀀漀搀攀爀 瀀切戀氀椀挀漀 搀攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 琀瀀椀挀漀猀 昀爀琀攀椀猀  挀爀椀愀漀 搀攀 昀愀欀攀 渀攀眀猀⸀
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
O primeiro eixo da reportagem especial diz respeito aos personagens envolvidos e como tudo ocorreu. Para realizá-lo foram necessários dois repórteres: um focado em texto e um com enfoque em fotografia, sendo este o responsável pela apuração do eixo das fundações de apoio.਀䄀 氀攀椀琀甀爀愀 搀漀 椀渀焀甀爀椀琀漀 猀攀爀瘀椀甀 搀攀 挀漀洀攀漀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 挀愀搀愀 甀洀 搀漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀愀 漀瀀攀爀愀漀 伀甀瘀椀搀漀猀 䴀漀甀挀漀猀⸀ 䄀 洀愀椀漀爀椀愀 搀漀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀搀漀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 瀀爀漀挀甀爀愀搀漀猀Ⰰ 漀瀀琀愀瘀愀 瀀攀氀漀 猀椀氀渀挀椀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 瀀漀爀 猀椀 猀 樀 搀椀稀椀愀 洀甀椀琀漀⸀ Observa-se que a política do silêncio depende exclusivamente do ato discursivo, ao falar, o indivíduo produz sentidos que anulam determinados significados que provavelmente não eram para serem esclarecidos por meio de palavras e, sim, silenciados. Nota-se que essa forma de silêncio propõe uma relação de subordinação do silêncio com o dito, onde as palavras silenciam os sentidos não desejados. (BARBOSA SANTOS; CARVALHO SANTOS, 2014, p.10)਀伀 猀甀椀挀搀椀漀 搀漀 爀攀椀琀漀爀 䰀甀椀稀 䌀愀爀氀漀猀 䌀愀渀挀攀氀氀椀攀爀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 甀洀愀 最爀愀渀搀攀 爀攀瘀椀爀愀瘀漀氀琀愀 渀漀 愀渀搀愀洀攀渀琀漀 搀愀 愀瀀甀爀愀漀⸀ 伀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 攀猀琀椀瘀攀爀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀漀 氀漀挀愀氀 洀椀渀甀琀漀猀 愀瀀猀 愀 洀漀爀琀攀Ⰰ 挀漀氀攀琀愀渀搀漀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 挀漀洀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 搀漀 氀漀挀愀氀 攀 搀攀洀愀椀猀 琀攀猀琀攀洀甀渀栀愀猀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀瀀琀漀甀ⴀ猀攀 瀀漀爀 渀漀 挀漀氀漀挀愀爀 攀洀 昀漀挀漀 漀 愀琀漀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 猀甀愀猀 挀愀甀猀愀猀⸀ No dia do falecimento os repórteres utilizaram a técnica flaneur, popularizada no Brasil pelo repórter João do Rio, como explica Vieira Rocha (2007). Eles caminhavam pela UFSC e seus arredores para captar reações isoladas de pessoas da comunidade universitária. A mesma técnica foi coisa foi feita no velório, na sessão solene fúnebre e no enterro, onde se percebiam movimentações políticas quanto ao futuro da administração da universidade. Uma fonte ligada a antigas gestões do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que optou pelo relato em off não ser identificada, relatou aos repórteres que haveria movimentação do Conselho Universitário (CUn) e do gabinete da reitoria para afastar o corregedor da UFSC Rodolfo Hickel do Prado, responsável pela denúncia a Cancellier, de seu cargo.਀伀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 猀攀最甀椀爀愀洀 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 愀猀 猀攀猀猀攀猀 搀漀 䌀唀渀 焀甀攀 搀椀猀挀甀琀椀愀洀 愀 猀甀挀攀猀猀漀 搀漀 挀愀爀最漀 洀砀椀洀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 漀 最爀愀渀搀攀 愀猀猀甀渀琀漀 愀瀀猀 漀 昀愀氀攀挀椀洀攀渀琀漀 昀漀椀 漀 愀昀愀猀琀愀洀攀渀琀漀 搀漀 挀漀爀爀攀最攀搀漀爀 瀀漀爀 瀀愀爀琀攀 搀漀 䌀栀攀昀攀 搀攀 䜀愀戀椀渀攀琀攀 섀甀爀攀漀 䴀漀爀愀攀猀Ⰰ 爀攀瘀漀最愀搀漀 瀀攀氀愀 爀攀椀琀漀爀愀 攀洀 攀砀攀爀挀挀椀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 昀攀稀 挀漀洀 焀甀攀 漀 䌀漀渀猀攀氀栀漀 猀攀 瘀漀氀琀愀猀猀攀 挀漀渀琀爀愀 攀氀愀⸀ 伀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀爀愀洀 섀甀爀攀漀 攀Ⰰ 渀愀 琀攀渀琀愀琀椀瘀愀 搀攀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀猀愀 挀漀洀 䄀氀愀挀漀焀甀攀Ⰰ 搀攀猀挀漀戀爀椀爀愀洀 焀甀攀 攀氀愀 瀀攀搀椀爀椀愀 甀洀 愀昀愀猀琀愀洀攀渀琀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀漀爀 洀漀琀椀瘀漀 搀攀 猀愀切搀攀 渀漀 搀椀愀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀ 䄀漀 昀椀洀Ⰰ 漀 琀攀砀琀漀 最愀渀栀漀甀 甀洀 琀漀洀 搀攀 戀愀猀琀椀搀漀爀 攀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 琀攀渀琀愀渀搀漀 攀砀瀀漀爀 挀漀洀漀 猀攀 搀愀瘀愀洀 愀猀 爀攀氀愀攀猀 搀攀 瀀漀搀攀爀 攀渀琀爀攀 漀猀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀椀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 搀愀 琀爀愀洀愀 焀甀攀 猀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀甀 愀漀 爀攀搀漀爀 搀愀 漀瀀攀爀愀漀 伀甀瘀椀搀漀猀 䴀漀甀挀漀猀⸀ Apenas um eixo da reportagem especial foi embasado no inquérito da Polícia Federal. Neste caso, para dar aos leitores os fatos objetivos mais importantes da investigação da operação Ouvidos Moucos. O repórter tinha como norte escrever um texto final conciso, embasado em provas materiais e menos subjetivo possível em seu conteúdo. Não só para informar o leitor, mas não deixar brechas para meias interpretações ou até mesmo a disseminação de fake news.਀䄀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 昀漀椀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 漀昀椀挀椀愀椀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 攀 瀀爀漀瘀愀猀 洀愀琀攀爀椀愀椀猀 搀攀挀漀爀爀攀渀琀攀猀 搀愀 伀甀瘀椀搀漀猀 䴀漀甀挀漀猀⸀ 䘀漀爀愀洀 氀椀搀漀猀 漀猀 椀渀焀甀爀椀琀漀猀 攀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 搀椀猀瀀漀渀椀戀椀氀椀稀愀搀漀猀 瀀愀爀愀 愀 椀洀瀀爀攀渀猀愀 攀 愀搀瘀漀最愀搀漀猀 瀀攀氀愀 倀漀氀挀椀愀 䘀攀搀攀爀愀氀 ⠀倀䘀⤀⸀ 䔀猀琀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 昀漀椀 漀 焀甀攀 搀攀猀瀀攀渀搀攀甀 愀 洀愀椀漀爀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 琀攀洀瀀漀 甀洀愀 瘀攀稀 焀甀攀 渀漀 瀀爀瀀爀椀漀 椀渀焀甀爀椀琀漀 搀愀 倀漀氀挀椀愀 䘀攀搀攀爀愀氀Ⰰ 愀猀 瀀爀漀瘀愀猀 焀甀攀 樀甀猀琀椀昀椀挀愀瘀愀洀 愀 伀甀瘀椀搀漀猀 䴀漀甀挀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀瘀愀洀ⴀ猀攀 搀椀猀瀀攀爀猀愀猀 漀甀 愀渀攀砀愀搀愀猀 愀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 搀攀 搀椀昀挀椀氀 氀漀挀愀氀椀稀愀漀⸀ A análise dos documentos precisou ser minuciosa uma vez que, após o suicídio do reitor, a PF passou a ter seu modus operandi questionado pela imprensa, juristas e comunidade acadêmica. ਀伀猀 搀愀搀漀猀 瘀攀爀椀昀椀挀瘀攀椀猀 昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀漀猀 挀漀洀 漀猀 爀最漀猀 攀 瀀攀爀椀琀漀猀 瀀攀爀琀椀渀攀渀琀攀猀⸀ 伀 猀甀瀀攀爀昀愀琀甀爀愀洀攀渀琀漀 挀漀洀 琀爀愀渀猀瀀漀爀琀攀 攀 栀漀猀瀀攀搀愀最攀洀 瀀攀氀漀猀 挀甀爀猀漀猀 搀攀 䔀愀䐀 搀攀 䘀猀椀挀愀 攀 䄀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀愀 倀䘀 昀漀爀愀洀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀漀猀 挀漀洀 漀猀 瘀愀氀漀爀攀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀猀 瀀攀氀漀 瀀漀爀琀愀氀 搀攀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 搀愀 唀䘀匀䌀⸀ 吀漀搀愀猀 愀猀 渀漀琀愀猀 昀椀猀挀愀椀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 挀漀洀漀 攀砀攀洀瀀氀漀猀 渀漀 椀渀焀甀爀椀琀漀 ᐀†瘀攀爀搀愀搀攀椀爀愀猀 洀愀猀 猀甀瀀攀爀昀愀琀甀爀愀搀愀猀 漀甀 昀爀椀愀猀 攀 甀琀椀氀椀稀愀搀愀猀 攀洀 猀攀爀瘀椀漀猀 渀甀渀挀愀 爀攀愀氀椀稀愀搀漀猀 ᐀†昀漀爀愀洀 愀渀愀氀椀猀愀搀愀猀 焀甀愀渀琀漀 愀 搀愀琀愀猀Ⰰ 瘀愀氀漀爀攀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀猀 攀渀琀爀攀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 攀 搀椀猀瀀攀爀猀愀猀 瀀氀愀渀椀氀栀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 倀䘀⸀ 䌀椀琀愀攀猀 挀栀愀瘀攀 搀漀 椀渀焀甀爀椀琀漀Ⰰ 洀攀猀洀漀 愀猀 焀甀攀 渀漀 挀栀攀最愀爀愀洀 愀 椀爀 瀀愀爀愀 漀 琀攀砀琀漀 昀椀渀愀氀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀渀昀椀爀洀愀搀愀猀 挀漀洀 愀 氀攀椀琀甀爀愀 椀渀琀攀最爀愀氀 搀攀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 琀爀愀渀猀挀爀椀攀猀 搀攀 最爀愀瘀愀漀 攀 愀渀氀椀猀攀 搀攀 昀漀琀漀挀瀀椀愀猀 搀攀 攀ⴀ洀愀椀氀猀 琀爀漀挀愀搀漀猀 攀渀琀爀攀 愀挀甀猀愀搀漀猀 攀 爀甀猀 搀漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀⸀ 䔀猀琀攀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀攀 挀栀攀挀愀最攀洀 昀漀椀 搀攀琀愀氀栀愀搀愀洀攀渀琀攀 瀀氀愀渀攀樀愀搀漀⸀ O planejamento tem todas as vantagens, do ponto de vista da administração. Garante interpretação dos eventos menos imediata, emocional ou intempestiva. Diminui a pulverização de esforços em atividades improdutivas (LAGE, 2001, p.17).਀䔀洀 瀀漀猀猀攀 搀攀 琀漀搀漀猀 攀猀琀攀猀 搀愀搀漀猀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 爀攀猀瀀漀渀搀攀爀 甀洀愀 搀愀猀 瀀攀爀最甀渀琀愀猀 洀愀椀猀 爀攀氀攀瘀愀渀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 氀攀椀琀漀爀攀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 娀攀爀漀㨀 ᰀ焠甀愀椀猀 猀漀 漀猀 挀爀椀洀攀猀 攀 愀猀 瀀爀漀瘀愀猀 焀甀攀 愀 倀䘀 琀攀洀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 愀 瀀爀椀猀漀 搀漀 爀攀椀琀漀爀Ⰰ 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀攀猀 攀 昀甀渀挀椀漀渀爀椀漀猀 搀愀 唀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 䘀攀搀攀爀愀氀 搀攀 匀愀渀琀愀 䌀愀琀愀爀椀渀愀 ⠀唀䘀匀䌀⤀㼀ᴀ⸠ 䐀攀猀琀愀 昀漀爀洀愀 愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 挀甀洀瀀爀攀 挀漀洀 漀 猀攀甀 瀀愀瀀攀氀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀漀 洀攀渀漀猀Ⰰ 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 漀猀 瀀爀攀挀攀椀琀漀猀 搀攀 䴀攀搀椀琀猀挀栀 ⠀㄀㤀㤀㜀⤀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 攀氀攀 搀椀稀 焀甀攀 愀 昀漀爀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀 攀猀琀 渀愀 爀攀瘀攀氀愀漀 搀漀 昀愀琀漀Ⰰ 攀洀 猀甀愀 猀椀渀最甀氀愀爀椀搀愀搀攀⸀  No eixo das fundações de apoio, guiado pelos ensinos de Genro Filho (1987), o foco era impedir que o fato sofresse como uma hiper-singularização e assim suprimisse todos os debates que vinham se estendendo havia anos. ਀匀攀最甀椀渀搀漀 愀 氀最椀挀愀 搀愀 漀瀀攀爀愀漀 伀甀瘀椀搀漀猀 䴀漀甀挀漀猀Ⰰ 焀甀攀 漀氀栀愀瘀愀 瀀愀爀愀 愀挀漀渀琀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 搀攀 ㈀  㠀 攀洀 搀椀愀渀琀攀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 搀攀挀椀搀椀甀  瀀爀漀挀甀爀愀爀 瀀漀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 搀愀琀愀猀猀攀洀 搀攀猀猀攀 瀀攀爀漀搀漀 愀琀 ㈀ ㄀㜀⸀  Começou pelos relatórios da Auditoria Interna da UFSC. Ele então procurou por auditorias da Controladoria Geral da União, do Ministério Público Federal, Tribunal de Contas da União e da Contadoria da UFSC — um setor formado por contadores que analisavam os projetos envolvendo fundações, enviando seus pareceres para o Conselho de Curadores.਀䄀瀀攀猀愀爀 搀愀 愀氀琀愀 焀甀愀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 愀渀最愀爀椀愀搀愀猀 瀀攀氀漀 爀攀瀀爀琀攀爀Ⰰ 攀氀攀Ⰰ 猀攀最甀椀渀搀漀 愀 椀搀攀椀愀 搀攀 䘀漀爀琀攀猀 ⠀㈀  㔀⤀ 搀攀 焀甀攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀琀椀瘀愀 搀攀瘀攀 猀攀爀 最甀椀愀搀愀 瀀攀氀愀 挀甀爀椀漀猀椀搀愀搀攀 攀 搀攀猀挀漀渀昀椀愀渀愀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀漀甀 瀀攀氀漀猀 愀甀搀椀琀漀爀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 爀最漀 焀甀攀 氀攀瘀愀渀琀漀甀 愀氀最甀洀愀 椀渀挀漀渀猀椀猀琀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀猀 昀甀渀搀愀攀猀Ⰰ 愀 昀椀洀 搀攀 攀渀琀攀渀搀攀爀 挀漀洀漀 攀猀猀愀猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀爀愀洀 氀攀瘀愀渀琀愀搀愀猀Ⰰ 焀甀愀椀猀 愀猀 搀椀昀椀挀甀氀搀愀搀攀猀 攀洀 搀攀猀瘀攀渀搀ⴀ氀愀猀 攀 愀 瘀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀焀甀攀氀攀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀⸀ 䄀 䌀漀渀琀愀搀漀爀椀愀 昀漀椀 漀 切渀椀挀漀 氀甀最愀爀 渀漀 焀甀愀氀 渀椀渀最甀洀 挀攀搀攀甀 甀洀愀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀⸀ 䔀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 爀攀瀀爀琀攀爀 挀漀渀琀椀渀甀漀甀 椀渀猀椀猀琀椀渀搀漀⸀ Enquanto isso, ele procurava por membros da universidade que já realizaram denúncias contra as fundações em reuniões do Conselho Universitário e por membros das gestões da ex-reitora, Roselane Neckel, e de Cancellier. ਀匀 攀渀琀漀Ⰰ 甀洀 洀攀洀戀爀漀 搀愀 䌀漀渀琀愀搀漀爀椀愀 猀攀 洀愀渀椀昀攀猀琀漀甀 ᐀†攀洀 漀昀昀⸀ 䔀猀琀攀 挀漀渀琀漀甀 搀攀琀愀氀栀攀猀 搀愀猀 瀀爀攀猀猀攀猀 焀甀攀 漀 猀攀琀漀爀 瘀椀渀栀愀 猀漀昀爀攀渀搀漀⸀ 伀 爀攀瀀爀琀攀爀 爀攀猀瀀漀渀搀攀甀 焀甀攀 甀洀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 攀洀 漀昀昀 猀 瀀漀搀攀爀椀愀 猀攀爀 瀀甀戀氀椀挀愀搀愀 猀攀 栀漀甀瘀攀猀猀攀 瀀爀漀瘀愀猀 攀 椀渀搀挀椀漀猀Ⰰ 愀最椀渀搀漀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀猀 愀渀氀椀猀攀猀 搀攀 䴀漀渀琀攀椀爀漀 搀攀 匀攀焀甀攀椀爀愀 ⠀㈀  㔀⤀⸀ 倀漀甀挀漀猀 搀椀愀猀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 漀 洀攀洀戀爀漀 搀愀 䌀漀渀琀愀搀漀爀椀愀 攀渀瘀椀漀甀 搀漀挀甀洀攀渀琀漀猀 焀甀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀瘀愀洀 愀猀 愀挀甀猀愀攀猀Ⰰ 搀愀渀搀漀 挀爀攀搀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀 琀愀椀猀⸀  O fundamento mais relevante da investigação é a prova documental. As entrevistas acrescentam informações, mas podem ser negadas pelas fontes perante juízes e autoridades policiais (LIMA, 2012, p.141)਀倀漀爀 昀椀洀Ⰰ 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 瀀愀猀猀漀甀 搀甀愀猀 猀攀洀愀渀愀猀 攀 洀攀椀愀 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 攀 挀漀渀琀愀琀愀渀搀漀 漀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀猀 搀愀猀 昀甀渀搀愀攀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀愀猀攀 渀攀渀栀甀洀 爀攀猀瀀漀渀搀攀甀 漀甀 挀漀洀瀀愀爀攀挀攀甀 猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀⸀ 
 
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO
A reportagem especial “Da denúncia anônima à crise institucional” começa com as três cores que em maior ou menor escala perduram pelas cinco páginas que a compõem: preto e branco, representando luto, e vermelho, que significa urgência, importância. A foto de abertura apresenta membros da comunidade acadêmica sentados nos corredores do auditório Garapuvu, durante a sessão solene fúnebre, olhando para o palco com preocupação e anseio. Os critérios para escolha da imagem foram dois: o quão bem ela conseguiria reproduzir o clima que pairava na universidade e se ela teria espaço vazio para que o título e o olho escrito pela editora não gerassem poluição visual. ਀伀 瀀爀椀洀攀椀爀漀 攀椀砀漀 搀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 搀椀猀挀漀爀爀攀 猀漀戀爀攀 愀 瘀椀搀愀 搀漀 爀攀椀琀漀爀 攀 挀漀洀漀 攀猀琀愀 猀攀 挀漀渀攀挀琀愀 挀漀洀 愀 瀀漀氀琀椀挀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀愀 攀 愀 漀瀀攀爀愀漀 伀甀瘀椀搀漀猀 䴀漀甀挀漀猀⸀ 伀 琀攀砀琀漀 搀椀氀甀椀 搀愀搀漀猀 攀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 ᰀ搠甀爀愀猀ᴀ†搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 䰀甀椀稀 䌀愀爀氀漀猀 䌀愀渀挀攀氀氀椀攀爀 攀洀 甀洀愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 焀甀攀 甀琀椀氀椀稀愀 琀挀渀椀挀愀猀 氀椀琀攀爀爀椀愀猀Ⰰ 挀漀洀漀 搀攀猀挀爀椀攀猀 搀攀 挀攀渀爀椀漀Ⰰ 椀爀漀渀椀愀 攀 琀攀洀瀀漀爀愀氀椀搀愀搀攀 渀漀 氀椀渀攀愀爀⸀ 䔀猀琀愀猀 猀攀爀瘀攀洀 瀀愀爀愀 洀愀渀琀攀爀 漀 氀攀椀琀漀爀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀搀漀 攀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀 挀漀洀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 焀甀攀  攀猀猀攀渀挀椀愀氀洀攀渀琀攀 瀀漀氀琀椀挀愀Ⰰ 漀甀 猀攀樀愀Ⰰ 瀀漀搀攀爀椀愀 洀甀椀琀漀 戀攀洀 挀愀椀爀 渀漀猀 攀爀爀漀猀 搀愀猀 攀搀椀琀漀爀椀愀猀 搀攀 瀀漀氀琀椀挀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 搀椀爀椀漀Ⰰ 焀甀攀 挀漀猀琀甀洀愀洀 挀漀渀昀甀渀搀椀爀 洀愀椀猀 焀甀攀 攀砀瀀氀椀挀愀爀⸀  A carga política se intensifica quando o texto entra na história do corregedor e suas desavenças latentes com os membros da gestão Cancellier. Desde o começo, mas principalmente nesse trecho, os repórteres fizeram questão de explicitar as incoerências das fontes de poder, uma vez que elas devem satisfação à população. Um caso emblemático é de Áureo Moraes, então chefe da gabinete da UFSC, o qual dissera que seu nome não estava no processo, fato que foi contestado pelo repórter ainda durante a entrevista.਀ 一愀 瀀最椀渀愀 挀漀渀猀琀愀 琀愀洀戀洀 甀洀愀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 搀愀 瘀椀挀攀ⴀ爀攀椀琀漀爀愀Ⰰ 䄀氀愀挀漀焀甀攀 䔀爀搀洀愀渀渀Ⰰ 漀氀栀愀渀搀漀 渀愀 搀椀爀攀漀 搀漀 焀甀攀 瀀愀爀攀挀攀 猀攀爀 漀 挀愀椀砀漀Ⰰ 愀 瀀漀甀挀漀猀 猀攀最甀渀搀漀猀 搀攀 挀栀漀爀愀爀⸀ 䄀 昀漀琀漀 昀漀椀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 樀甀猀琀愀洀攀渀琀攀 瀀漀爀 渀漀 猀攀渀猀愀挀椀漀渀愀氀椀稀愀爀 漀 氀甀琀漀Ⰰ 愀漀 洀攀猀洀漀 琀攀洀瀀漀 焀甀攀 爀攀琀爀愀琀愀 甀洀愀 攀洀漀漀 最攀渀甀渀愀⸀  O segundo eixo da reportagem é o mais breve, conta com apenas uma página e tem como objetivo esclarecer os pontos das investigações ainda obtusos no imaginário catarinense. O texto segue de forma clara e direta, sem muita subjetividade. A principal inspiração do repórter ao escrevê-lo foi o portal Nexo, cujos textos são conhecidos pelo tom explicativo. Para auxiliar o leitor, foi criado um box com destaque em palavras chave, as quais se fazem compreender mesmo para quem só bater o olho na página. ਀䄀 昀漀琀漀 愀氀椀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 洀漀猀琀爀愀 䰀甀椀稀 䌀愀爀氀漀猀 䌀愀渀挀攀氀氀椀攀爀 猀愀椀渀搀漀 搀愀 瀀爀椀猀漀Ⰰ 漀渀搀攀 搀漀爀洀椀甀 瀀漀爀 甀洀愀 渀漀椀琀攀⸀ 䔀氀愀 昀漀椀 猀攀氀攀挀椀漀渀愀搀愀 渀漀 猀 瀀漀爀 搀椀愀氀漀最愀爀 瀀攀爀昀攀椀琀愀洀攀渀琀攀 挀漀洀 漀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀猀挀爀椀琀漀Ⰰ 洀愀猀 瀀漀爀 猀攀 琀爀愀琀愀爀 搀攀 甀洀 爀攀最椀猀琀爀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀Ⰰ 愀氀洀 搀攀Ⰰ 攀洀 挀漀洀瀀愀爀愀漀 挀漀洀 愀 䜀爀愀渀搀攀 䤀洀瀀爀攀渀猀愀Ⰰ 攀猀猀愀 琀攀爀 猀椀搀漀 愀 椀洀愀最攀洀 焀甀攀 挀愀瀀琀甀爀漀甀 愀 猀愀搀愀 搀漀 爀攀椀琀漀爀 挀漀洀 洀愀椀漀爀 渀椀琀椀搀攀稀⸀  Nas duas últimas páginas, o eixo das fundações de apoio. Esse texto foi escrito após o repórter, com ajuda da editora, perceber um padrão nas irregularidades dos órgãos, decidindo então escrevê-lo em blocos evidenciados por intertítulos que separam as informações de acordo com o tipo de infração. Assim, o leitor conseguiria entender melhor os tipos de irregularidades e a gravidade de cada. O texto começa com um lead, segue com denúncias acompanhadas de explicações e termina com uma fala que sumariza a situação atual com perfeição e economicidade. É importante ressaltar que o repórter se preocupou em sempre que possível dar o nome das pessoas, empresas e órgãos envolvidos.਀伀 戀漀砀 搀攀 攀砀瀀氀椀挀愀漀 昀漀椀 瀀漀猀椀挀椀漀渀愀搀漀 愀漀 氀愀搀漀 搀漀 氀攀愀搀 瀀愀爀愀 焀甀攀 漀 氀攀椀琀漀爀 漀 瀀攀爀挀攀戀攀猀猀攀 樀 渀漀 椀渀挀椀漀Ⰰ 搀攀猀猀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 攀氀攀 挀漀渀猀攀最甀椀爀椀愀 氀攀爀 漀 琀攀砀琀漀 猀攀洀 琀攀爀 搀切瘀椀搀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 焀甀攀 猀攀爀椀愀 甀洀愀 昀甀渀搀愀漀 漀甀 挀漀洀漀 攀氀愀猀 昀甀渀挀椀漀渀愀洀⸀ 䄀 昀漀琀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 洀漀猀琀爀愀 漀 搀椀愀 攀洀 焀甀攀 愀 倀䘀 攀渀琀爀漀甀 渀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀 瀀愀爀愀 爀攀愀氀椀稀愀爀 戀甀猀挀愀猀 攀 愀瀀爀攀攀渀猀攀猀Ⰰ 椀氀甀猀琀爀愀渀搀漀 漀 洀愀爀挀漀 搀攀 焀甀愀渀搀漀 愀猀 昀甀渀搀愀攀猀 瘀漀氀琀愀爀愀洀 愀 猀攀爀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瀀愀甀琀愀 渀愀 唀䘀匀䌀⸀ 䄀 椀氀甀猀琀爀愀漀 搀愀 氀甀瀀愀 搀攀猀琀愀挀愀渀搀漀 漀 瀀爀漀挀攀猀猀漀 搀漀 瀀攀搀椀搀漀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 焀甀攀 漀 爀攀瀀爀琀攀爀 爀攀愀氀椀稀漀甀 猀攀爀瘀攀 瀀愀爀愀 搀攀洀漀渀猀琀爀愀爀 琀爀愀渀猀瀀愀爀渀挀椀愀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀 挀漀洀 猀甀愀猀 昀漀渀琀攀猀⸀ 䤀渀挀氀甀猀椀瘀攀Ⰰ 攀猀猀愀 昀漀椀 甀洀愀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀 渀攀猀琀攀 攀椀砀漀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 一漀  琀漀愀Ⰰ 愀瀀攀渀愀猀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 昀愀氀漀甀 攀洀 漀昀昀Ⰰ 攀 漀 昀攀稀 瀀漀爀 爀攀挀攀椀漀 攀 瀀爀攀漀挀甀瀀愀漀⸀  Por fim, a capa da edição do jornal também faz parte do especial — até as três cores características do especial estão presentes. O título “O Último Ato” politiza o suicídio de Luiz Carlos Cancellier, reforçando a ideia de que a ação foi feita dentro de um contexto e teve por si uma força política muito clara. A fotografia, carregada por um preto e branco profundo, reproduz não apenas a sessão solene fúnebre, quando foi tirada, mas a força do luto no qual a universidade imergia. A capa é um conteúdo próprio, uma forma de expressar a linha editorial daquela edição, de informar o leitor sobre o que está por vir não só em conteúdo como em carga dramática.਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 昀攀椀琀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀  挀氀愀爀猀猀椀洀愀 攀洀 愀猀猀甀渀琀漀猀 椀渀琀攀爀渀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 愀挀愀搀洀椀挀愀⸀ 儀甀愀渀搀漀 愀氀最甀洀 昀愀琀漀 椀渀琀攀爀渀漀 爀漀洀瀀攀 戀愀爀爀攀椀爀愀猀 攀 琀漀爀渀愀ⴀ猀攀 搀攀 椀渀琀攀爀攀猀猀攀 瀀切戀氀椀挀漀 最攀爀愀氀Ⰰ 漀 瀀愀瀀攀氀 搀攀 瘀攀挀甀氀漀猀 挀漀洀漀 漀 樀漀爀渀愀氀 娀攀爀漀 猀攀 琀漀爀渀愀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 洀愀爀挀愀渀琀攀Ⰰ 瀀漀椀猀 琀攀洀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 氀攀瘀愀爀 愀 瀀切戀氀椀挀漀 漀 瀀漀渀琀漀 搀攀 瘀椀猀琀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀 攀 愀猀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 搀漀猀 昀愀琀漀猀 瀀愀爀愀 漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 洀甀椀琀愀猀 瘀攀稀攀猀 攀猀焀甀攀挀椀搀愀猀 瀀攀氀漀猀 最爀愀渀搀攀猀 瘀攀挀甀氀漀猀 搀攀 洀搀椀愀⸀ 䔀爀愀 挀漀渀栀攀挀椀搀愀 搀攀 琀漀搀漀猀 漀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀 渀漀 攀猀瀀攀挀椀愀氀 䐀愀 搀攀渀切渀挀椀愀 愀渀渀椀洀愀  挀爀椀猀攀 椀渀猀琀椀琀甀挀椀漀渀愀氀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 挀爀椀愀爀 甀洀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀 搀攀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 渀甀洀 洀愀爀挀漀 栀椀猀琀爀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 唀䘀匀䌀Ⰰ 瀀漀爀 椀猀猀漀 愀 搀攀挀椀猀漀 搀攀 琀攀爀 甀洀 搀攀愀搀氀椀渀攀 渀漀 琀漀 瀀爀砀椀洀漀 搀漀猀 昀愀琀漀猀⸀ 伀 焀甀攀 渀漀 焀甀攀爀 搀椀稀攀爀 焀甀攀 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 渀漀 猀攀 昀愀稀椀愀洀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀猀 爀攀瘀椀爀愀瘀漀氀琀愀猀 爀攀瀀攀渀琀椀渀愀猀 搀攀 琀漀搀漀 漀 挀愀猀漀㨀 搀攀猀搀攀 愀 攀渀琀爀愀搀愀 倀漀氀挀椀愀 䘀攀搀攀爀愀氀 渀漀 挀愀洀瀀甀猀 渀漀 搀椀愀 搀愀 搀攀昀氀愀最爀愀漀 搀愀 漀瀀攀爀愀漀Ⰰ 琀漀搀愀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 挀漀氀攀琀椀瘀愀猀 挀漀渀挀攀搀椀搀愀猀 攀 愀猀 搀椀猀挀甀猀猀攀猀 猀漀戀爀攀 漀猀 搀攀猀搀漀戀爀愀洀攀渀琀漀猀 搀愀 猀甀挀攀猀猀漀 搀漀 挀愀爀最漀 搀攀 爀攀椀琀漀爀 猀攀洀瀀爀攀 琀椀瘀攀爀愀洀 愀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 甀洀 洀攀洀戀爀漀 搀愀 攀焀甀椀瀀攀⸀ 伀 甀猀漀 搀攀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 最爀昀椀挀漀猀Ⰰ 椀渀挀氀甀猀椀瘀攀 挀漀洀 甀洀愀 氀椀渀栀愀 搀漀 琀攀洀瀀漀Ⰰ 琀爀愀稀 愀漀 氀攀椀琀漀爀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 攀砀琀爀愀猀 攀Ⰰ 渀漀 挀愀猀漀 搀愀猀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀猀Ⰰ 愀樀甀搀愀洀 愀 搀愀爀 漀 琀漀洀 搀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 伀猀 搀攀猀愀昀椀漀猀 攀渀挀漀渀琀爀愀搀漀猀Ⰰ 琀愀椀猀 挀漀洀漀 愀猀 昀漀渀琀攀猀 焀甀攀 漀瀀琀愀爀愀洀 瀀漀爀 渀漀 挀漀渀挀攀搀攀爀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀 攀 愀 椀渀愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀漀猀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀搀漀猀Ⰰ 攀渀最爀愀渀搀攀挀攀爀愀洀 漀猀 爀攀瀀爀琀攀爀攀猀 挀漀洀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀琀愀猀 攀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀愀爀愀 甀洀愀 戀甀猀挀愀 椀渀挀攀猀猀愀渀琀攀 搀愀 椀渀昀漀爀洀愀漀 猀攀洀 愀挀漀洀漀搀愀攀猀⸀ 伀 愀瀀爀攀渀搀椀稀愀搀漀 氀攀瘀愀搀漀 搀攀猀猀愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 昀漀椀 洀甀椀琀漀 爀椀挀漀Ⰰ 攀 瀀漀猀猀椀瘀攀氀洀攀渀琀攀 愀 洀愀椀漀爀 氀椀漀 琀攀渀栀愀 猀椀搀漀 愀 搀攀 焀甀攀 漀 戀漀洀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 搀攀 瘀攀氀漀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀愀猀 猀椀洀 搀攀 愀瀀甀爀愀漀Ⰰ 瀀爀攀猀攀渀愀 攀 搀椀猀瀀漀猀椀漀⸀
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS
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