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INSCRIÇÃO: | 00883 |
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CATEGORIA: | RT |
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MODALIDADE: | RT03 |
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TÍTULO: | A história de Maria |
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AUTORES: | Louise Amanda Glienke Zittel (Universidade Federal do Paraná); Eclerivan Antonia de Figueredo dos Santos (Universidade Federal do Paraná); Rosicler Ribeiro Ferreira (Universidade Federal do Paraná); Flávia Lúcia Bazan Bespalhok (Universidade Federal do Paraná); Paulo Lobo Nobre (Universidade Federal do Paraná) |
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PALAVRAS-CHAVE: | áudio, radionovela, violência contra mulher, maria da penha, machismo |
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RESUMO |
A história de Maria foi um trabalho realizado durante a disciplina de Laboratório de Técnica de Comunicação em Áudio lecionada pela professora Flávia Bespalhok aos alunos do terceiro semestre do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná. Trata-se de uma radionovela que surgiu da necessidade que os alunos, autores do presente trabalho, sentiram de falar sobre um problema grave que, infelizmente, ainda hoje, está presente em nossa sociedade: a violência contra a mulher. O foco principal era chocar o público para lembrar que o problema existe, que ele pode ter consequências graves e, principalmente, para lembrar que há caminhos para buscar ajuda. O resultado foi notado e sentido pelo público que demonstrou indignação com a situação apresentada pelo trabalho. |
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INTRODUÇÃO |
Em 2016, uma pesquisa realizada pelo Data Folha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou dados alarmantes: a cada hora, 503 mulheres são vítimas de violência no Brasil. Essa pesquisa revelou também que 9% das mulheres entrevistadas receberam chutes, empurrões ou batidas, 10% ameaças de agressão física, 29% agressão verbal e 22% sofreram humilhações. (TV ZOOM)䄀瀀攀猀愀爀 搀攀 猀愀戀攀爀攀洀 焀甀攀 愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀 甀洀愀 瀀爀琀椀挀愀 挀漀洀甀洀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 攀 渀漀 洀甀渀搀漀Ⰰ 琀愀椀猀 渀切洀攀爀漀猀 愀猀猀甀猀琀愀爀愀洀 漀猀 挀爀椀愀搀漀爀攀猀 搀攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 渀漀 洀漀洀攀渀琀漀 搀攀 挀漀洀攀愀爀 愀猀 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 琀攀洀愀Ⰰ 攀 昀漀爀琀愀氀攀挀攀甀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 愀戀漀爀搀ⴀ氀漀⸀
No Brasil, é impossível falar sobre violência contra a mulher e não citar Maria da Penha, figura que se tornou um símbolo contra essa luta, devido a sua história de vida. Os nomes dos personagens da radionovela, Maria e Marco Antônio, são uma homenagem a essa mulher que, com sua luta, deixa uma mensagem de esperança àquelas que estiverem passando por uma situação parecida.
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OBJETIVO |
A história de Maria foi um trabalho realizado durante a disciplina de Laboratório de Técnica de Comunicação em Áudio lecionada pela professora Flávia Bespalhok aos alunos do terceiro semestre do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da Universidade Federal do Paraná. A escolha do gênero radionovela se justifica pelo fato de permitir usar a linguagem radiofônica em todas as suas potencialidades. Tal formato tem uma particularidade que é capacidade de falar para cada indivíduo. Segundo Mcleish (2001, p.16), “as paisagens e sons do rádio são criados dentro de nós, podendo ter impacto e envolvimento maiores”, objetivos que o grupo pretendeu alcançar. |
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JUSTIFICATIVA |
A violência contra a mulher é um fato recorrente no mundo inteiro. O último relatório da Organização Mundial da Saúde revelou que o Brasil ocupa a “7ª posição entre as nações mais violentas para as mulheres de um total de 83 países" (VELASCO, 2018). Além disso, pesquisas revelam que há um crescimento no número de mortes de mulheres no território brasileiro: “São 4.473 homicídios dolosos em 2017, um aumento de 6,5% em relação a 2016. Isso significa que uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil”. (VELASCO, 2018)䐀攀 瀀漀猀猀攀 搀攀猀猀攀猀 搀愀搀漀猀Ⰰ 漀 搀攀猀攀樀漀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀愀爀 攀猀猀攀 琀攀洀愀 挀爀攀猀挀攀甀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 渀漀 渀琀椀洀漀 搀攀 挀愀搀愀 愀甀琀漀爀 搀攀猀猀攀 瀀爀漀樀攀琀漀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 挀愀戀攀 愀 琀漀搀漀猀 氀甀琀愀爀Ⰰ 搀攀 愀氀最甀洀愀 昀漀爀洀愀Ⰰ 瀀愀爀愀 焀甀攀 攀猀猀攀 焀甀愀搀爀漀 攀砀琀爀攀洀愀洀攀渀琀攀 渀攀最愀琀椀瘀漀 猀攀樀愀 戀愀渀椀搀漀 搀愀 渀漀猀猀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀⸀
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MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS |
O formato escolhido para a abordagem do tema foi a radionovela, resultado da união da dramatização do gênero literário novela com o rádio. “Antes do surgimento das radionovelas, eram apresentados os radioteatros ou radiatros, que consistiam em peças de teatro adaptadas para o rádio, com narração e efeitos sonoros” (SANTOS, 2018).䄀 瀀爀椀洀攀椀爀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀 攀洀 琀攀爀爀椀琀爀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 昀漀椀 䔀洀 戀甀猀挀愀 搀愀 䘀攀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 䤀渀椀挀椀愀搀愀 渀漀 搀椀愀 ㈀ 搀攀 樀甀氀栀漀 搀攀 㤀㐀Ⰰ 昀椀挀漀甀 渀漀 愀爀 搀甀爀愀渀琀攀 ㈀ 愀渀漀猀⸀ 䨀 伀 搀椀爀攀椀琀漀 搀攀 渀愀猀挀攀爀Ⰰ 挀漀洀 搀甀爀愀漀 搀攀 ㌀ 愀渀漀猀Ⰰ 瀀漀搀攀 猀攀爀 挀漀渀猀椀搀攀爀愀搀愀 愀 琀爀愀洀愀 洀愀椀猀 瀀漀瀀甀氀愀爀 搀漀 爀搀椀漀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀 ⠀匀䄀一吀伀匀Ⰰ ㈀ 㠀⤀⸀
Trata-se de um gênero que fez um enorme sucesso nas décadas de 1940 e 1950: 伀 猀甀挀攀猀猀漀 攀爀愀 琀愀渀琀漀 焀甀攀 瘀爀椀愀猀 渀漀瘀攀氀愀猀 攀 挀愀瀀琀甀氀漀猀 攀爀愀洀 瘀攀椀挀甀氀愀搀漀猀 攀洀 甀洀 洀攀猀洀漀 搀椀愀⸀ 䔀洀 㤀㐀㔀Ⰰ 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀Ⰰ 愀 刀搀椀漀 一愀挀椀漀渀愀氀 挀栀攀最漀甀 愀 琀爀愀渀猀洀椀琀椀爀 㐀 渀漀瘀攀氀愀猀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀⸀ 一攀猀猀愀 瀀漀挀愀Ⰰ 愀猀 攀猀琀爀椀愀猀 攀爀愀洀 愀搀愀瀀琀愀搀愀猀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 猀挀爀椀瀀琀猀 搀攀 瀀愀猀攀猀 挀漀洀漀 䌀甀戀愀 攀 䴀砀椀挀漀Ⰰ 攀 漀猀 愀琀漀爀攀猀 攀爀愀洀 漀爀椀甀渀搀漀猀 搀漀 琀攀愀琀爀漀⸀ 䄀瀀攀渀愀猀 愀氀最甀渀猀 愀渀漀猀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 愀甀琀漀爀攀猀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀 挀漀洀攀愀爀愀洀 愀 攀猀挀爀攀瘀攀爀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀⸀ ⠀匀⸀ 䬀䄀䰀䤀䰀Ⰰ 䌀⸀ 䜀䄀一娀䔀刀 攀 䐀⸀ 䴀䔀一䔀䜀伀吀吀伀Ⰰ ㈀ 㠀⤀
Apesar de ser uma obra de ficção, os autores de A história de Maria se preocuparam em apresentar situações e personagens verossímeis, tendo em vista que, como diz Mcleish, “o enredo tem de ser verossímel, os personagens, também”(2001, p. 179). Além disso, houve a preocupação de criar cenas fortes e de interpretá-las o melhor possível, apesar de não ter nenhum ator no grupo, para impactar o público e possibilitar uma reflexão sobre o tema, pois, como diz Mcleish (2001)䄀漀 挀漀渀琀爀爀椀漀 搀愀猀 愀爀琀攀猀 瘀椀猀甀愀椀猀Ⰰ 攀洀 焀甀攀 漀 挀攀渀爀椀漀 渀漀猀 搀愀搀漀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 搀漀 爀搀椀漀 焀甀攀洀 猀甀瀀爀攀 猀甀愀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 椀洀愀最攀渀猀 洀攀渀琀愀椀猀 攀洀 爀攀猀瀀漀猀琀愀 猀 椀渀昀漀爀洀愀攀猀 焀甀攀 氀栀攀 猀漀 瀀愀猀猀愀搀愀猀⸀ 匀攀 漀猀 ᰀ猠椀渀愀氀椀稀愀搀漀爀攀猀ᴀ†昀漀爀攀洀 攀猀挀愀猀猀漀猀 漀甀 椀渀愀搀攀焀甀愀搀漀猀Ⰰ 漀 漀甀瘀椀渀琀攀 昀椀挀愀爀 搀攀猀漀爀椀攀渀琀愀搀漀 攀 渀漀 瀀漀搀攀爀 猀攀最甀椀爀 漀 焀甀攀 攀猀琀 愀挀漀渀琀攀挀攀渀搀漀⸀ ⠀瀀⸀㜀㤀⤀
Uma vez definido o tema, foi decidido que todos os integrantes fariam, individualmente, pesquisas sobre o mesmo, para fundamentar o trabalho. Em seguida, cada um deveria esboçar um roteiro e a maioria escolheria o que estivesse melhor escrito. Apenas dois foram apresentados e o roteiro com A história de Maria foi aprovado por todos. Em uma aula determinada, o grupo o mostrou à professora responsável pela disciplina, Flávia Bespalhok, que sugeriu algumas pequenas modificações. Antes da gravação no laboratório da universidade, os alunos ensaiaram várias vezes as suas falas, em busca de uma naturalidade maior. A aluna Eclerivan Figueredo, ao escrever o roteiro escolhido, procurou criar personagens com as características dos demais integrantes do grupo, para facilitar a interpretação de cada um, visto que nenhum deles é ator. Assim, a aluna Louise Zittel interpretou a jovem e inexperiente Maria, a aluna Rosicler Ferreira interpretou a calma e pacífica Luana, a aluna Eclerivan Figueredo interpretou a falante e corajosa Carla. Cabe lembrar que o papel de marido violento ficou para o aluno Paulo Nobre, por ele ser o único integrante do sexo masculino do grupo e não por ele ter um comportamento agressivo. Ao contrário, ele repudia toda e qualquer atitude violenta contra as mulheres. Inclusive, no momento da gravação, ele mostrou uma certa dificuldade em usar o tom agressivo necessário, o que confirma essa teoria.䄀 攀搀椀漀 搀漀 甀搀椀漀 昀椀挀漀甀 猀漀戀 愀 爀攀猀瀀漀渀猀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 搀攀 䰀漀甀椀猀攀 䜀氀椀攀渀欀攀Ⰰ 洀愀猀 琀漀搀漀猀 挀漀渀琀爀椀戀甀爀愀洀 瀀攀猀焀甀椀猀愀渀搀漀 攀 搀愀渀搀漀 猀甀最攀猀琀攀猀 瀀愀爀愀 愀 瘀椀渀栀攀琀愀 搀攀 愀戀攀爀琀甀爀愀 攀 瀀愀爀愀 漀猀 搀攀洀愀椀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 戀愀琀椀搀愀 搀攀 瀀漀爀琀愀Ⰰ 琀椀爀漀Ⰰ 攀琀挀⸀
Para a edição, foi utilizado o Audacity, software “muito popular entre os podcasters pelos seus recursos de edição, sua grande disponibilidade em múltiplas plataformas, suporte e licença aberta que permite ao programa ser gratuito”. (SITE XPRESSING MUSIC)䄀漀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 攀猀猀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 愀挀愀搀洀椀挀漀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀漀氀漀挀愀搀漀猀 攀洀 瀀爀琀椀挀愀 洀甀椀琀漀猀 搀漀猀 挀漀渀栀攀挀椀洀攀渀琀漀猀 愀搀焀甀椀爀椀搀漀猀 搀甀爀愀渀琀攀 愀 搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀 搀攀 䰀愀戀漀爀愀琀爀椀漀 搀攀 吀挀渀椀挀愀 搀攀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀洀 섀甀搀椀漀Ⰰ 氀攀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀愀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀愀 䘀氀瘀椀愀 䈀攀猀瀀愀氀栀漀欀⸀ 䔀猀琀愀 愀瀀爀攀猀攀渀琀漀甀 愀 猀攀甀猀 愀氀甀渀漀猀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀 挀漀椀猀愀猀Ⰰ 漀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀Ⰰ 愀 猀愀戀攀爀㨀
1. Voz: elemento que ⸀⸀⸀瀀漀猀猀甀椀 愀氀琀漀 瀀漀搀攀爀 挀漀洀甀渀椀挀愀琀椀瘀漀Ⰰ 挀愀爀爀攀最愀渀搀漀 瀀愀爀琀攀 猀椀最渀椀昀椀挀愀琀椀瘀愀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀 搀愀 洀攀渀猀愀最攀洀⸀ 䄀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀椀搀愀搀攀 渀漀 猀攀 氀椀洀椀琀愀Ⰰ 渀漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀漀 猀攀渀琀椀搀漀 攀洀 猀椀 搀漀 瘀漀挀愀戀甀氀爀椀漀Ⰰ 洀愀猀 猀攀 愀洀瀀愀爀愀 渀愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 猀攀 搀 愀 猀甀愀 攀洀椀猀猀漀Ⰰ 瀀漀搀攀渀搀漀 最愀渀栀愀爀 愀椀渀搀愀 洀愀椀猀 昀漀爀愀 焀甀愀渀搀漀 愀猀猀漀挀椀愀搀愀 愀 漀甀琀爀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 搀愀 瘀漀稀 挀漀洀漀 漀 挀栀漀爀漀Ⰰ 漀 最爀椀琀漀 漀甀 漀 爀椀猀漀 ⠀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ ㈀ 㐀Ⰰ 瀀⸀㌀㈀⤀⸀
2. Música: elemento capaz de exprimir situações e sensações, independente de uma narrativa contextualizada. Segundo Kaplun (1978), possui:∀䘠甀渀漀 攀砀瀀爀攀猀猀椀瘀愀Ⰰ 挀漀渀琀爀椀戀甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 甀洀 挀氀椀洀愀 攀洀漀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 甀洀愀 愀琀洀漀猀昀攀爀愀 猀漀渀漀爀愀⸀
•Função gramatical: permite separar seções, blocos, assuntos. ∀䘠甀渀漀 搀攀猀挀爀椀琀椀瘀愀㨀 搀攀猀挀爀攀瘀攀 瀀愀椀猀愀最攀渀猀Ⰰ 搀 椀搀攀椀愀 搀攀 甀洀 氀甀最愀爀⸀
•Função reflexiva: tempo de repouso para o ouvinte pensar na informação 爀攀挀攀戀椀搀愀⸀
•Função ambiental: oferece uma ambientação sonora ou a reprodução do som do 愀洀戀椀攀渀琀攀⸀
3.Efeitos sonoros: produzidos ou captados do meio ambiente, assim como a música, criam imagens mentais e permitem traduzir com mais precisão as informações transmitidas. Possui as seguintes características:∀䄠最甀愀洀 洀愀椀猀 搀椀爀攀琀愀洀攀渀琀攀 漀猀 猀攀渀琀椀搀漀猀 搀漀 漀甀瘀椀渀琀攀㬀
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•Sustentam climas ou situações.㐀⸀ 匀椀氀渀挀椀漀㨀 倀愀爀愀 䴀甀爀爀愀礀 匀挀栀愀昀昀攀爀 ⠀㤀㤀⤀Ⰰ 愀 挀愀爀愀挀琀攀爀猀琀椀挀愀 洀愀椀猀 挀栀攀椀愀 搀攀 瀀漀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀猀 搀愀 洀切猀椀挀愀⸀ 伀 猀攀甀 椀洀瀀愀挀琀漀 渀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀漀 洀甀椀琀漀 洀愀椀漀爀 搀漀 焀甀攀 漀猀 漀甀琀爀漀猀 猀漀渀猀⸀ 倀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 漀 猀椀氀渀挀椀漀 猀漀愀⸀
Ferrareto (2014) revela que esses elementos apresentam 洀切氀琀椀瀀氀愀猀 愀瀀氀椀挀愀攀猀Ⰰ 瀀愀瀀椀猀 攀 瘀愀爀椀愀渀琀攀猀⸀ 倀漀搀攀洀 猀攀爀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 挀漀渀昀漀爀洀攀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 搀攀 搀椀瘀攀爀猀漀猀 洀漀搀漀猀 攀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 愀瀀攀氀漀 愀漀 漀甀瘀椀渀琀攀Ⰰ 搀椀爀攀挀椀漀渀愀渀搀漀ⴀ猀攀 愀漀 猀攀甀 椀渀琀攀氀攀挀琀漀Ⰰ 渀漀 焀甀攀 猀攀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 挀漀洀漀 愀氀最漀 洀愀椀猀 挀漀渀挀爀攀琀漀Ⰰ 攀 猀甀愀 猀攀渀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 渀愀焀甀椀氀漀 焀甀攀 瀀攀渀搀攀 洀愀椀猀 瀀愀爀愀 漀 愀戀猀琀爀愀琀漀⸀ ⠀瀀⸀㌀㈀⤀
Tudo isso foi levado em conta pelos autores da radionovela que procuraram, ao planejá-la e executá-la, utilizar, da melhor forma possível, cada elemento da linguagem para alcançar os objetivos pretendidos.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀䄀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 䴀愀爀椀愀 甀洀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 攀氀愀戀漀爀愀搀愀 瀀漀爀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 甀渀椀瘀攀爀猀椀琀爀椀漀猀 挀漀洀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 㔀 洀椀渀甀琀漀猀 搀攀 搀甀爀愀漀⸀ 匀攀甀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 琀爀愀稀攀爀 琀漀渀愀 漀 琀攀洀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀Ⰰ 洀漀猀琀爀愀爀 焀甀攀 攀猀猀攀 瀀爀漀戀氀攀洀愀 愀椀渀搀愀 攀砀椀猀琀攀Ⰰ 焀甀攀 瀀漀搀攀 琀攀爀 挀漀渀猀攀焀甀渀挀椀愀猀 最爀愀瘀攀猀Ⰰ 洀愀猀 焀甀攀 瀀漀猀猀瘀攀氀 戀甀猀挀愀爀 愀樀甀搀愀⸀
A radionovela conta a história de uma jovem que decidiu dar mais uma chance ao companheiro violento, acreditando em sua recuperação. Maria decide anunciar essa decisão às suas irmãs Carla e Luana, durante um almoço familiar, no restaurante preferido das três. Suas irmãs, bem mais experientes, não hesitaram em demonstrar reprovação pela atitude de Maria, principalmente Luana. E assim começa a radionovela. Nesse momento, o problema é apresentado. Dada a reação das duas irmãs mais velhas, o público pode esperar um desfecho trágico. Antes disso, a destemida Luana tenta tirar sua jovem irmã do cativeiro, mas é surpreendida por Marco Antônio, que chega no momento em que as três estavam se preparando para a fuga. O marido violento decide expulsar as duas irmãs de sua casa e acaba por ter uma atitude inesperada. 一漀 昀椀渀愀氀 搀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀Ⰰ 愀 渀愀爀爀愀搀漀爀愀 攀砀瀀氀椀挀愀 焀甀攀 漀猀 渀漀洀攀猀 搀漀猀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀渀猀 昀愀稀攀洀 愀氀甀猀漀 䴀愀爀椀愀 搀愀 倀攀渀栀愀 攀 猀攀甀 洀愀爀椀搀漀 䴀愀爀挀漀 䄀渀琀渀椀漀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀洀 爀愀瀀椀搀愀洀攀渀琀攀 愀 栀椀猀琀爀椀愀 搀攀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 焀甀攀 攀氀愀 猀漀昀爀攀甀 攀 愀 瘀漀稀 搀攀 䴀愀爀椀愀 爀攀愀瀀愀爀攀挀攀 瀀愀爀愀 氀攀洀戀爀愀爀 焀甀攀 渀攀挀攀猀猀爀椀漀 戀甀猀挀愀爀 愀樀甀搀愀 攀 搀椀稀攀爀 渀漀 瘀椀漀氀渀挀椀愀⸀
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CONSIDERAÇÕES |
Terminada a radionovela, em uma determinada aula, a mesma foi apresentada aos demais grupos, que, por sua vez, apresentaram as deles. É comum, após a apresentação de trabalhos universitários, que o público bata palmas, uma forma de reconhecimento e de incentivo aos colegas. Mas, após a apresentação de A história de Maria, foi possível perceber que as palmas eram mais do que uma mera formalidade e que o público tinha realmente se envolvido com a história. 匀攀最甀渀搀漀 䴀挀氀攀椀猀栀 ⠀㈀ ⤀Ⰰ 甀洀愀 搀愀猀 昀漀爀洀愀猀 洀愀椀猀 猀椀洀瀀氀攀猀 搀攀 猀攀 挀漀渀琀愀爀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 攀砀瀀氀椀挀愀爀 愀 猀椀琀甀愀漀Ⰰ 椀渀琀爀漀搀甀稀椀爀 甀洀 挀漀渀昀氀椀琀漀Ⰰ 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 愀 愀漀 攀 爀攀猀漀氀瘀攀爀 漀 挀漀渀昀氀椀琀漀⸀ 준 瀀漀猀猀瘀攀氀 愀昀椀爀洀愀爀 焀甀攀 攀猀猀愀猀 焀甀愀琀爀漀 攀琀愀瀀愀猀 昀漀爀愀洀 漀戀猀攀爀瘀愀搀愀猀 渀愀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 漀 焀甀攀 氀栀攀 挀漀渀昀攀爀椀甀 猀椀洀瀀氀椀挀椀搀愀搀攀Ⰰ 猀攀洀Ⰰ 攀渀琀爀攀琀愀渀琀漀Ⰰ 瀀爀攀樀甀搀椀挀愀爀 愀 焀甀愀氀椀搀愀搀攀 搀漀 琀攀砀琀漀 挀漀攀猀漀 攀 挀漀攀爀攀渀琀攀⸀ 䔀猀猀攀猀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀Ⰰ 愀氀椀愀搀漀猀 猀 戀漀愀猀 椀渀琀攀爀瀀爀攀琀愀攀猀 攀 愀漀猀 攀昀攀椀琀漀猀 猀漀渀漀爀漀猀 甀琀椀氀椀稀愀搀漀猀Ⰰ 攀砀瀀氀椀挀愀洀 愀猀 瀀愀氀洀愀猀 挀愀氀漀爀漀猀愀猀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀
Produzir essa radionovela foi extremamente enriquecedor para os seus realizadores. Em primeiro lugar, conheceram um gênero novo para eles, (pois só tinham ouvido falar) e extremamente envolvente, que, infelizmente, foi esquecido no passado. Em segundo lugar, ao fazer as pesquisas sobre o tema, acabaram por se defrontar com números altíssimos de violência que, para a maioria dos integrantes, eram ignorados. Isso fez com que o grupo se dedicasse ainda mais ao trabalho e percebesse a importância do tema. Todos do grupo concordam que é inadmissível que a violência contra a mulher continue e esperam que finais trágicos como o da Maria dessa história não se repitam.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䘀䔀刀刀䄀刀䔀吀伀Ⰰ 䰀甀椀稀 䄀爀琀甀爀⸀ 刀搀椀漀㨀 琀攀漀爀椀愀 攀 瀀爀琀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ 㐀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䬀䄀倀䰀唀一Ⰰ 䴀愀爀椀漀⸀ 倀爀漀搀甀挀挀椀漀渀 搀攀 瀀爀漀最爀愀洀愀猀 搀攀 爀愀搀椀漀 ⴀ 䔀氀 最甀椀漀渀Ⰰ 氀愀 爀攀愀氀椀稀愀挀椀漀渀⸀ 䌀椀攀猀瀀愀氀Ⰰ 㤀㜀㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䌀䰀䔀䤀匀䠀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀⸀ 倀爀漀搀甀漀 搀攀 刀搀椀漀㨀 甀洀 最甀椀愀 愀戀爀愀渀最攀渀琀攀 搀攀 瀀爀漀搀甀漀 爀愀搀椀漀昀渀椀挀愀⸀ 匀漀 倀愀甀氀漀 㨀 匀甀洀洀甀猀Ⰰ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀⸀ 䬀䄀䰀䤀䰀㬀 䌀⸀ 䜀䄀一娀䔀刀㬀 䐀⸀ 䴀䔀一䔀䜀伀吀吀伀⸀ 伀 䜀爀愀渀搀攀 䄀洀漀爀㨀 瀀爀漀搀甀稀椀渀搀漀 攀 攀渀琀攀渀搀攀渀搀漀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀 攀洀 ㈀ 㜀⸀ 䤀渀㨀 刀攀瘀椀猀琀愀 䄀渀愀最爀愀洀愀 ጀ†刀攀瘀椀猀琀愀 䤀渀琀攀爀搀椀猀挀椀瀀氀椀渀愀爀 搀愀 䜀爀愀搀甀愀漀 䄀渀漀 ㈀ ⴀ 䔀搀椀漀 ጀ†匀攀琀攀洀戀爀漀ⴀ一漀瘀攀洀戀爀漀⼀㈀ 㠀⸀ 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䄀一吀伀匀Ⰰ 䌀愀爀漀氀椀渀愀 倀愀氀栀愀爀攀猀⸀ 䄀 爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀瀀瀀甀渀椀瀀愀爀⸀眀漀爀搀瀀爀攀猀猀⸀挀漀洀⼀㈀ 㘀⼀ 㤀⼀㐀⼀愀ⴀ爀愀搀椀漀渀漀瘀攀氀愀⼀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㘀⼀ 㐀⼀㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䌀䠀䄀䘀䔀刀Ⰰ 䴀甀爀爀愀礀⸀ 伀 伀甀瘀椀搀漀 倀攀渀猀愀渀琀攀⸀ 唀一䔀匀倀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 㤀㤀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀匀䤀吀䔀 堀倀刀䔀匀匀䤀一䜀 䴀唀匀䤀䌀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀㨀⼀⼀砀洀甀猀椀挀⸀瀀琀⼀椀渀瘀攀猀琀椀最愀挀愀漀ⴀ爀攀挀甀爀猀漀猀⼀爀攀挀甀爀猀漀猀ⴀ搀椀搀愀琀椀挀漀猀⼀猀漀昀琀眀愀爀攀ⴀ洀甀猀椀挀愀氀⼀㈀㐀㔀ⴀ愀甀搀愀挀椀琀礀 ⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㐀⼀ 㐀⼀㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀吀嘀 娀伀伀䴀⸀ 一切洀攀爀漀猀 搀愀 瘀椀漀氀渀挀椀愀 挀漀渀琀爀愀 愀 洀甀氀栀攀爀⸀ ㈀ 㜀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀眀眀眀⸀礀漀甀琀甀戀攀⸀挀漀洀⼀眀愀琀挀栀㼀瘀㴀吀氀眀ⴀ漀氀吀䘀礀爀䄀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㐀⼀ 㐀⼀㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀嘀䔀䰀䄀匀䌀伀Ⰰ 䌀氀愀爀愀⸀ 䌀爀攀猀挀攀 漀 渀먀 搀攀 洀甀氀栀攀爀攀猀 瘀琀椀洀愀猀 搀攀 栀漀洀椀挀搀椀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀㬀 搀愀搀漀猀 搀攀 昀攀洀椀渀椀挀搀椀漀 猀漀 猀甀戀渀漀琀椀昀椀挀愀搀漀猀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 栀琀琀瀀猀㨀⼀⼀最⸀最氀漀戀漀⸀挀漀洀⼀洀漀渀椀琀漀爀ⴀ搀愀ⴀ瘀椀漀氀攀渀挀椀愀⼀渀漀琀椀挀椀愀⼀挀爀攀猀挀攀ⴀ渀ⴀ搀攀ⴀ洀甀氀栀攀爀攀猀ⴀ瘀椀琀椀洀愀猀ⴀ搀攀ⴀ栀漀洀椀挀椀搀椀漀ⴀ渀漀ⴀ戀爀愀猀椀氀ⴀ搀愀搀漀猀ⴀ搀攀ⴀ昀攀洀椀渀椀挀椀搀椀漀ⴀ猀愀漀ⴀ猀甀戀渀漀琀椀昀椀挀愀搀漀猀⸀最栀琀洀氀⸀ 䄀挀攀猀猀漀 攀洀㨀 㐀⼀ 㐀⼀㈀ 㠀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀
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