INSCRIÇÃO: 00892
 
CATEGORIA: JO
 
MODALIDADE: JO05
 
TÍTULO: Jornal da Teia
 
AUTORES: Ana Paula dos Santos (Universidade Positivo); Luiz Witiuk (Universidade Positivo)
 
PALAVRAS-CHAVE: Jornal Laboratorial, Rádio Teia, Jornalismo, Universidade Positivo, Radiojornalismo
 
RESUMO
O Jornal da Teia é o principal produto da Rádio Teia, veículo laboratorial do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. O jornal é transmitido diariamente às 17h. Os conteúdos do jornal são produzidos por equipes do 2º e 3º ano dentro da matéria de Radiojornalismo e Projetos em Radiojornalismo, lecionadas pelo professor Luiz Witiuk. Em 2017, o Jornal da Teia também foi transmitido ao vivo por meio de Live na página do facebook da Rede Teia. Tal fato possibilita o acompanhamento das novas transformações que o próprio veículo rádio passa ao longo do tempo. A programação da Rádio Teia é transmitida no formato webrádio e está disponível online durante 24 horas em uma conta no Youtube e no site Mixcloud. Os conteúdos vinculados na programação são produzidos e apresentados pelos alunos do curso de jornalismo da Universidade Positivo.
 
INTRODUÇÃO
O curso de Jornalismo da Universidade Positivo abriga em suas estruturas a Rádio Teia , que funciona 24 horas semanais em um canal do Youtube. Desde o primeiro ano do curso, os universitários têm a possibilidade de desenvolverem programas jornalísticos ou de entretenimento e incluí-los na grade de programação. Além disso, todos os anos são abertas as vagas para o aluno que tem a intenção de realizar o Estágio-Vivência, que dura em torno de trinta dias e o aluno acompanha as atividades desenvolvidas na Rádio Teia. Mas o destaque na atividade didático-pedagógica no que diz respeito ao ensino de Radiojornalismo dentro do curso de Jornalismo da Universidade Positivo é o Jornal da Teia, principal produto desenvolvido pelos alunos para a programação da Rádio Teia. O principal produto da Rádio Teia é o Jornal da Teia. Com a vivência diária dentro da Rádio Teia, os alunos das matérias de Radiojornalismo e Projetos em Radiojornalismo têm a oportunidade de vivenciar na prática o funcionamento de um veículo jornalístico de rádio diário, possibilitando o desenvolvimento do conhecimento prático aliado ao teórico. O papel do editor-chefe da Rádio Teia é supervisionar as equipes, liderar a realização do roteiro de cada jornal e ainda, ao término de cada edição, fazer um relatório especificando cada reportagem e entrevista que aconteceu durante o jornal e como foi a participação de cada integrante da equipe. Além de organizar o Jornal da Teia, o editor-chefe também é responsável por produzir entrevistas que falam sobre as atividades e programações que acontecem dentro da Universidade Positivo. Organiza o quadro de programações dos demais produtos da Rádio Teia, que são os produtos produzidos pelos alunos de todos os anos do curso.
 
OBJETIVO
O Jornal da Teia tem como principal objetivo oferecer uma experiência didático-pedagógica aos alunos de Jornalismo da Universidade Positivo, por meio da produção e apresentação do noticiário. Com isso, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática o funcionamento de um produto jornalístico de rádio diário. Isso faz com que haja uma junção do conhecimento prático aliado ao teórico. Aliado a isso, os objetivos específicos são: proporcionar a prática da linguagem coloquial; produção de reportagens especiais e boletins informativos.
 
JUSTIFICATIVA
A prática jornalística requer seleção, apuração e edição. No radiojornalismo, o repórter também precisa desenvolver habilidade de locução e improviso de fala. As atividades realizadas dentro da Rádio Teia, especificamente na produção e apresentação do Jornal da Teia, possibilitam um desenvolvimento do estudante, que pratica aquilo que conheceu na teoria nas aulas de Radiojornalismo e Projetos em Radiojornalismo. A prática, neste sentido exercer funções educacionais. ਀ Existe uma série de boas razões para se levar a sério o ensino do radiojornalismo - tal e qual é praticado no velho e bom rádio - nesses tempos de internet. A primeira delas, é que o ensino da disciplina não prepara apenas para trabalhar no veículo rádio: quem sai dominando a linguagem do veículo se adapta muito mais facilmente tanto à expressão audiovisual quanto ao texto utilizado na internet (MEDITSCH, 2001 ,p.2)਀ Neste ano, o Jornal da Teia também foi transmitido ao vivo por meio de Live na página do facebook da Rede Teia . O que possibilita o acompanhamento das novas transformações que o próprio veículo rádio passa ao longo do tempo.
 
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS
Para que cada equipe organize suas pautas, é feito no começo do ano letivo um cronograma com as datas de apresentação de cada equipe. A equipe escalada para o dia é responsável por produzir reportagens, entrevistas (gravadas ou ao vivo) e boletins informativos. Para isso, existe um produtor que organiza o material da equipe e entrega para o Editor-Chefe da Rádio Teia. O Editor-Chefe - aluno do 4º ano - é responsável por estruturar o roteiro de cada edição de acordo com o que cada produziu. ਀伀猀 愀氀甀渀漀猀 琀洀  搀椀猀瀀漀猀椀漀 甀洀 攀猀琀切搀椀漀 搀攀 爀搀椀漀 挀漀洀 漀 愀甀砀氀椀漀 搀攀 搀漀椀猀 琀挀渀椀挀漀猀 氀愀戀漀爀愀琀漀爀椀愀椀猀 焀甀攀 愀甀砀椀氀椀愀洀 渀愀 最爀愀瘀愀漀 攀 攀搀椀漀 搀愀猀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀 瀀爀漀搀甀稀椀搀愀猀 瀀愀爀愀 漀 樀漀爀渀愀氀⸀  Além de produzirem reportagens e entrevistas, os alunos que ficam encarregados da apresentação do jornal também fazem interações por telefone ao vivo. A Rádio Teia também estabelece parceria com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) e com a Agência Estadual de Notícias do Paraná. Um meteorologista do Simepar e um repórter da AEN (Agência Estadual de Notícias) fazem participações ao vivo com os apresentadores, com a previsão do tempo do dia seguinte e com as notícias produzidas pela AEN. Além disso, o Jornal da Teia cont com a parceria com as rádios Senado, Câmara dos Deputados e a Agência Estadual de Notícias com materiais para complementar a programação diária. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䐀䔀匀䌀刀䤀윀쌀伀 䐀伀 倀刀伀䐀唀吀伀 伀唀 倀刀伀䌀䔀匀匀伀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 䨀漀爀渀愀氀 搀愀 吀攀椀愀  琀爀愀渀猀洀椀琀椀搀漀 搀椀愀爀椀愀洀攀渀琀攀Ⰰ 搀攀 猀攀最甀渀搀愀  猀攀砀琀愀ⴀ昀攀椀爀愀 猀 ㄀㜀栀 挀漀洀 愀 搀甀爀愀漀 焀甀攀 瘀愀爀椀愀 攀渀琀爀攀 洀攀椀愀 攀 甀洀愀 栀漀爀愀⸀ 伀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀 猀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 瀀漀爀 攀焀甀椀瀀攀猀 搀漀 ㈀먀 攀 ㌀먀 愀渀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 洀愀琀爀椀愀 搀攀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀  攀 倀爀漀樀攀琀漀猀 攀洀 刀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䄀猀 搀愀琀愀猀 搀愀猀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 搀攀 挀愀搀愀 攀焀甀椀瀀攀 猀漀 搀攀昀椀渀椀搀愀猀 渀漀 挀漀洀攀漀 搀漀 愀渀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䰀甀椀稀 圀椀琀椀甀欀⸀ 䌀愀搀愀 攀焀甀椀瀀攀 瀀爀攀挀椀猀愀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀洀 洀搀椀愀 猀攀琀攀 攀搀椀攀猀 搀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀 搀甀爀愀渀琀攀 漀 愀渀漀⸀ 䔀洀 ㈀ ㄀㜀Ⰰ 漀 樀漀爀渀愀氀 挀漀渀琀愀戀椀氀椀稀漀甀 漀 琀漀琀愀氀 搀攀 挀攀渀琀漀 攀 搀攀稀漀椀琀漀 攀搀椀攀猀 焀甀攀 椀渀挀氀甀爀愀洀 搀甀稀攀渀琀愀猀 攀 焀甀愀爀攀渀琀愀 攀 甀洀愀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀 攀 漀椀琀攀渀琀愀 攀 猀攀椀猀 攀渀琀爀攀瘀椀猀琀愀猀Ⰰ 洀漀戀椀氀椀稀愀渀搀漀 愀瀀爀漀砀椀洀愀搀愀洀攀渀琀攀 㠀㔀 愀氀甀渀漀猀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀猀 攀洀 ㄀㠀 攀焀甀椀瀀攀猀⸀  Além de ser transmitido online em um canal no YouTube, as edições do Jornal da Teia também ficam disponíveis na plataforma MixCloud . Não somente o Jornal está disponível na plataforma, mas também os demais programas produzidos pelos alunos.਀
 
CONSIDERAÇÕES
Por meio da vivência no Jornal da Teia, os alunos do curso de jornalismo da Universidade Positivo podem experimentar a rotina de uma emissora de rádio diária. Além de serem constantemente cobrados pelos deadlines, os alunos também conseguem desenvolver conceitos essenciais para a prática jornalística como valores notícias, e praticarem a ética profissional. ਀伀甀琀爀漀 昀愀琀漀爀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀漀 愀氀甀渀漀 挀漀洀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀攀 爀搀椀漀  瀀爀愀琀椀挀愀爀 琀挀渀椀挀愀猀 搀攀 氀漀挀甀漀 愀漀 瘀椀瘀漀⸀ 䌀漀洀 愀 攀砀瀀攀爀椀渀挀椀愀 愀搀焀甀椀爀椀搀愀 愀漀 氀漀渀最漀 搀攀 搀漀椀猀 愀渀漀猀 渀愀 瀀爀琀椀挀愀 搀漀 䨀漀爀渀愀氀 搀愀 吀攀椀愀Ⰰ 漀 愀氀甀渀漀 瘀椀瘀渀挀椀愀 搀攀猀愀昀椀漀猀 瀀爀攀猀攀渀琀攀猀 渀愀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 搀漀 爀搀椀漀⸀  Além de vivenciar as características do radiojornalismo diário, em 2017 os alunos do curso de jornalismo da Universidade Positivo também tiveram o desafio de se adaptar às novas formas de interações online, especificamente com as lives das edições dos jornais transmitidas diariamente pela página oficial da Rede Teia no facebook. Mais uma característica que comprova a inovação pela qual passa constantemente o Jornal da Teia. ਀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䴀䔀䐀䤀吀匀䌀䠀Ⰰ 䔀搀甀愀爀搀漀⸀ 伀 攀渀猀椀渀漀 搀漀 爀愀搀椀漀樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀洀 琀攀洀瀀漀猀 搀攀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ ⠀㈀  ㄀⤀⸀ 䐀椀猀瀀漀渀瘀攀氀 攀洀㨀 最漀漀⸀最氀⼀㜀嘀㘀 琀吀 䄀挀攀猀猀漀 攀洀 ㈀㤀 搀攀 渀漀瘀攀洀戀爀漀 搀攀 ㈀ ㄀㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀