ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00913</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;PP</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;PP07</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Viva a Beleza de um Bairro Inteligente</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;Jayni dos Santos (Univiersidade do Sul de Santa Catarina); Willian Joacir Martins (Univiersidade do Sul de Santa Catarina); Rafaela da Rosa (Univiersidade do Sul de Santa Catarina); Adriée Marmentini (Univiersidade do Sul de Santa Catarina); Natália Nazário da Luz (Univiersidade do Sul de Santa Catarina)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;Bairro Inteligente, Marketing Sustentável, Qualidade de vida, Filme publicitário, Marketing de causas</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Este trabalho apresentará o processo de criação e produção do filme publicitário  Viva a Beleza de um Bairro Inteligente . Este projeto foi desenvolvido na disciplina de Planejamento Campanha Pesquisa Mercado do curso de Publicidade & Propaganda da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). O Filme faz parte de uma campanha publicitária para um novo loteamento de uma empresa de Urbanismo, A Costa Sul. O loteamento, chamado Vista da pedra, é um produto diferenciado com proximidade de comércio e shopping center, ao mesmo tempo em contato com a natureza. E o projeto consiste em consolidar a marca em um novo posicionamento e trazer visibilidade a ela. O vídeo tem como proposta principal transmitir o novo posicionamento da empresa como promotora da qualidade de vida. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O conceito de cidades inteligentes foi referência para a criação deste filme como também o conceito de todo o projeto. Larissa Perucchi (2017) explica ques smart cities ou cidades inteligentes são centros urbanos planejados com processos eficientes que, além de beneficiarem os locais onde são aplicados, melhoram o cotidiano e qualidade de vida de seus moradores. A Costa Sul Urbanismo é uma empresa que visa a qualidade dos seus produtos, isto é evidente em toda trajetória. No entanto, ela necessitava de um posicionamento institucional e também um conceito para promover seu novo loteamento. E para detectar essas problemáticas e construir uma solução palpável para elas, precisamos vivenciar todas etapas da empresa, desde a jornada de um consumidor, até mesmo a visitação do local a fim de entender a cultura, a história e buscar fatores que auxiliasse em toda comunicação. A ideia de construir um filme publicitário para está campanha, foi justamente para materializar todo o projeto é introduzir o cliente neste novo conceito de bairro. Pois para que a campanha obtivesse sucesso, a participação ativa do cliente, era fundamental. O filme fez parte da parte inicial do projeto e foi crucial para propagar e promover o novo conceito. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Para nós, a filme publicitário tinha um motivo principal, materializar toda ideia construída da campanha até então, afim do cliente compreender a importância deste conceito. Umas das questões levantadas em nossas vivências com a empresa e na pesquisa qualitativa realizada, percebemos que as pessoas já almejam as características de um bairro inteligente, só não sabem ao certo a existência deste formato de moradia. Acreditávamos que dar a visão do que discutimos para o bairro faria o cliente aderir de forma ativa a campanha. Para Camargo (2013) Um dos mecanismos que torna a televisão persuasiva, em sua retórica audiovisual, é sua inquestionável eficiência industrial de representar  no sentido de  tornar presente novamente  o mundo, o qual ela fragmenta e reorganiza, conforme determinadas ideologias. E por isso, estudar cases pela cidade foi uma das diretrizes que influenciaram na composição do material. Após o briefing, discutimos quais ações promovidas pelos bairros e pelo próprio município já trazia qualidade de vida para as pessoas e promoveu interação pessoal e coma natureza. Além de transmitir o conceito da campanha o vídeo promove as interações sociais e com a natureza, atividades físicas e lazeres. A qualidade de vida está diretamente ligada a estes tipos de relações. Em entrevista para BBC, Robert Waldinger descreve um estudo iniciado em 1938 realizado em Harvard sobre o Desenvolvimento Adulto e destaca entre os inúmeros resultados que o importante para nos mantermos felizes e saudáveis ao longo da vida, é a qualidade dos nossos relacionamentos. Com base neste estudo, entendemos que a empresa tinha um papel importantíssimo nestas relações, afinal, a empresa fornece novas relações familiares, vizinhos e amigos. É fundamental para o bem-estar de todos que seja uma comunidade harmônica. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Após a construção do briefing, da as análises de mercado e do estudo da empresa juntamente com fatores internos e externos. Entendemos que além da criação do conceito precisávamos criar uma comunicação integrada que atingisse o público e sensibilizasse de tal maneira que trouxesse o auto questionamento sobre a qualidade de vida, atingindo o emocional. Gobé (2002, p. 19) diz que por emocional, quer dizer como uma marca se comunica com os consumidores no nível dos sentidos e das emoções. Acreditamos que para disseminar uma nova proposta antes não vivida somente o audiovisual consegue transmitir a sensação de estar. Para Rossiter e Percy (1998) Uma estratégia de comunicação publicitária tem como propósito traduzir os pressupostos de marketing no posicionamento de um produto ou serviço e na sua divulgação. (Rossiter & Percy, 1998). A experiência causada pelo audiovisual nos transmite uma prática nunca antes vivida, trazer um sentimento ou sensação para o consumidor traz apreço e interesse pelo produto. Para WOHLGEMUTH (2005) O nível de representação do audiovisual está governado intensamente pela experiência direta que vai além da percepção. Aprendemos sobre coisas que não podemos experimentar diretamente graças aos meios audiovisuais. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Adotamos a ideia de que as pessoas deveriam nos mostrar o que de fato seria qualidade de vida, por isso, analisamos o comportamento dos moradores da região e mapeamentos algumas práticas e lazeres em lugares públicos da cidade, afinal, este são os momentos de interações da vizinhança. Os recortes focam principalmente nos quesitos, lazer, atividades físicas e relações. O intuito desses recortes é causa empatia com o produto e causar um apreço pelo material audiovisual. Em meio a cidade urbana, entendemos que os ambientes de lazeres e ambientes familiares são restritos, e com nosso público principal sendo homens e mulheres com filhos, sabemos do impacto que isto causa no sentido emocional. Para Kotler (2010) O valor da marca deve apelar para as necessidades e os desejos emocionais dos consumidores, ultrapassando, assim, as funcionalidades e características do produto. Podemos ver que o triângulo tem por objetivo ser relevante para o ser humano como um todo: mente, alma e espírito. Outro ponto importante no processo do desenvolvimento do audiovisual, foi a escolha de uma música para compor o produto, uma escolha extremamente cuidadosa pois sabíamos da importância que isto causa em junção com a imagem e narração. A capacidade de uma trilha musical de desempenhar papéis diferentes em uma série ou filme parece não ter restrição diante das possibilidades que surgem da relação entre o som musical e as imagens. Marcio Pizzi (2016) destaca que presença da música em diversos campos do audiovisual surpreende pelo dinamismo e pela flexibilidade. E Por fim, o texto que compõe o audiovisual em harmonia com todo conceito e imagens do vídeo foi construído para apresentar e desenvolver toda ideia do projeto e do empreendimento. Posicionando a empresa e citando seus principais guias para a construção do empreendimento. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Como já mencionado, após a construção do briefing e a idealização do conceito, partimos para a discussão do roteiro do vídeo e de que forma conseguiríamos transmitir toda a campanha em um vídeo. Foi então que entendemos que captar rotinas já existentes pudesse familiarizar ao ponto de se identificar e compreender o novo conceito. Por isso, listamos cenas que o município já proporciona termos como a qualidade de vida, o contato com a natureza, lazer e os relacionamentos. A captação foi todas em ambientes externos e em pontos diversos pela grande Florianópolis. Foi uma experiência engrandecedora para o processo de conclusão da campanha, já que indo aos locais para captar, conseguimos também compreender o sentimento causados por essas ocasiões. As cenas incluem corrida no parque, prática de esportes, ida ao parque de diversões, saída com o namorado(a), aventuras e afins. O texto ficou por conta de dar sentido a toda essas variações de imagens. Buscamos um diálogo simples e direto de empresa para consumidor. Com o auxílio das cenas, a narrativa explica o que é o conceito de bairro inteligente e logo no ponto de virada (climax) esclarecemos que o termo discutido corresponde ao nosso produto/bairro. acentuados, valorizados. Vou chamá-los de conflitos fundamentais. E por fim, a escolha do texto publicitário para o audiovisual, sabendo do curto espaço de tempo e da pouca aderência, tivemos o cuidado da escolha de cada palavra para transmitir o intuito principal da campanha. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">O projeto do audiovisual foi uma das experiências mais gratificantes do projeto, sai em campo para conhecer a cidade, materializar todo um sonho do consumidor é uma proposta difícil e exige responsabilidade. A criação desde o roteiro, cenas e texto publicitário juntamente com a mixagem e edição trazem uma experiência incrível e harmônica para a venda de uma campanha publicitária. O projeto nos trouxe muito apreço pois envolve ideias de conceitos relativamente novos, como marketing de causas ou marketing verde. As pesquisas nos mostraram também, que uma empresa que não vive seus ideais, não entrega produtos que prometem</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">OLIVEIRA, Marcio Pizzi de. A caracterização emocional e as conotações musicais: avaliação de conceitos do campo do audiovisual. Rio de Janeiro: Amplificar, 2016. 9 f. Disponível em: <http://www.amplificar.mus.br/A-caracterizacao-emocional-e-as-conotacoes-musicais--avaliacao-de-conceitos-do-campo-do-audiovisual>. Acesso em: 28 nov. 2017.<br><br> Rossiter, J., Percy, L.. Advertising Communications & Promotion Management. Boston: Irwin McGraw­Hill, 1998. <br><br>WOHLGEMUTH, Julio. Vídeo Educativo: uma pedagogia audiovisual. Brasília: Senac, 2005. <br><br>KOTLER, Philip et al. Marketing 3.0: Philip Kotler Hermawan Kartajaya Iwan Setiawan As Forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano.. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 240 f. <br><br>GEHL, Jan. CIDADES PARA PESSOAS. São Paulo: Perspectiva, 2014. 280 p. <br><br>ADOLPHO, Conrado. Os 8 Ps do Marketing Digital: O seu Guia Estratégico de Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2011. 904 p. <br><br>Referência: MARTINS, Alejandra. O que realmente nos faz felizes? As lições de uma pesquisa de Harvard que há quase oito décadas tenta responder a essa pergunta. 2016. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-38075589>. Acesso em: 21 nov. 2017. <br><br>PERUCCINI, Larissa. Smart Cities: um conceito internacional que pode virar realidade no Brasil. 2017. Disponível em: <http://www.segs.com.br/seguros/82706-smart-cities-um-conceito-internacional-que-pode-virar-realidade-no-brasil.html>. Acesso em: 11 dez. 2017. <br><br> </td></tr></table></body></html>