INSCRIÇÃO: | 00927 |
CATEGORIA: | PP |
MODALIDADE: | PP12 |
TÍTULO: | Fast-Fruit |
AUTORES: | Fernanda Passos Martins (Universidade Federal do Paraná); Jean Carlos Gemeli (Universidade Federal do Paraná); Paulo Otávio Siqueira (Universidade Federal do Paraná); Pedro Henrique Santos Curcel (Universidade Federal do Paraná); Fábio Hansen (Universidade Federal do Paraná) |
PALAVRAS-CHAVE: | playlist, fruta, mídias sociais, banana, spotify |
RESUMO | |
"Fast-Fruit" é uma campanha para mídia digital desenvolvida na disciplina de Redação Publicitária I, no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná. A atividade proposta tinha como fim o incentivo ao consumo de bananas e a opção por uma vida mais saudável. O contexto do projeto é estimular a criatividade na produção de uma campanha que aproveite as vantagens e peculiaridades das plataformas on-line. Por fim, o objetivo foi o de propor uma publicidade pro bono inovadora e distanciar-se da produção de trabalhos destinados a promoção de marcas consolidadas no mercado. | |
INTRODUÇÃO | |
Durante a disciplina de Redação Publicitária I, ministrada pelo professor Fábio Hansen no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, foi proposta uma atividade de criação de uma campanha publicitária que se distanciasse da produção promocional de marcas já consolidadas no comércio. Para essa atividade, o foco para impulso publicitário era a fruta banana. A proposta visava o uso de diversos processos criativos trabalhados em sala de aula para criação efetiva de um programa de comunicação digital. Conectando palavras e frases que remetem à banana, a atividade propiciou o livre desenvolvimento de ideias e potencializou a produção criativa nos alunos. A partir disso, foi elaborada a campanha "Fast-Fruit", com o objetivo primário de incentivar o consumo de bananas através de plataformas digitais. Utilizando da analogia aos fast-foods, o título da campanha foi escolhido para demonstrar agilidade no consumo da banana, em detrimento de outras frutas. A "Fast-Fruit" alia, portanto, a rapidez do fast-food aos benefícios à saúde oferecidos pela ingestão da fruta in natura. Focando em diferentes qualidades da banana, mas principalmente em sua praticidade, o grupo desenvolveu uma série de posts para rede sociais, além de playlists temáticas no Spotify, produção de vídeos para redes sociais e ações de marketing em mídias offline. O conceito criativo usado é o "bem do seu jeito", para indicar como a banana se adapta ao dia-a-dia do consumidor e, num segundo momento, trazer uma mensagem de auto afirmação: "você do seu jeito". | |
OBJETIVO | |
O objetivo geral do trabalho é o planejamento e criação do programa de divulgação em mídia digital para campanha que busca incentivar o consumo de bananas. De modo mais específico, o briefing passado pelo professor apresentava como finalidade estimular o consumo de bananas in natura, uma vez que essas têm se tornado menos atraentes para os consumidores em face do crescimento do mercado de fast-foods e comidas prontas. Para tal, exigia a consolidação da publicidade através do: nome promocional; slogan; frases para posts nas redes sociais (facebook, instagram entre outros); roteiro para vídeos (youtube, e-mail marketing, blog, vlog, website ou redes sociais). No contexto proposto de exercitar a produção criativa se afastando das narrativas publicitárias em mídias convencionais, o grupo definiu o objetivo de atingir como público pessoas com rotinas corridas, que estão constantemente em trânsito, para demonstrar a possibilidade de alimentação saudável de forma rápida e prática por meio da banana, a "fast-fruit". O estímulo à uma vida mais saudável é também um objetivo da campanha. | |
JUSTIFICATIVA | |
O propósito inicial do projeto era desenvolver a criatividade enquanto habilidade, incentivando a liberdade de criação dos alunos, na aula de Redação Publicitária I. Seguindo a proposta do trabalho, o grupo recebeu como produto para divulgação a banana, estimulando a criação de uma campanha pouco usual, independente de critérios como cliente, preço ou mesmo marcas. Gerando assim, um cenário com maior liberdade para a criação de ideias e desenvolvimento criativo. Com objetivo de estimular o consumo de frutas, a estratégia se monta a partir da problemática do crescente consumo de comidas embaladas e fast-foods em substituição ao consumo de alimentos mais saudáveis, como a banana. Através da criação da campanha, foi possível obter uma diferente concepção da fruta banana, valorizando-a por sua praticidade, facilidade de consumo e sustentabilidade - suas "embalagens" naturais - ao invés de focar apenas seus benefícios para a saúde. Assim, o trabalho é importante para desenvolver uma consciência coletiva sobre alimentação saudável, além de estimular o consumo de frutas, valorizando aspectos não convencionais destas. | |
MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS | |
A primeira etapa do trabalho consistiu na entrega, pelo professor Fábio Hansen, de uma banana a cada aluno. Os alunos deveriam, portanto, observar a banana até a semana seguinte. O contato com o objeto em aula e o estímulo a realização de associações fez parte do processo criativo da campanha. Primeiramente, realizou-se a conexão da banana com palavras que a descrevem ou a ela remetem, desde sua cor, aspecto, sabor e cheiro, até suas qualidades. Através de diversos questionamentos, a atribuição de conexões auxiliou a criação da campanha. Que associações são feitas à banana por sua forma, cor e cheiros? Que palavras são associadas a essa fruta? Assim, partindo do imaginário coletivo criou-se um banco de palavras que os alunos associavam à fruta. Em seguida, houve a elaboração de acrósticos com a palavra "banana", apoiando-se no banco de palavras previamente desenvolvido. Esta também foi utilizada enquanto recurso criativo, e possibilitou o surgimento de frases e construções iniciais. Essa proximidade com o objeto foi de extrema relevância não somente para o processo criativo, mas também refletiu no produto final. Como define Roberto Menna Barreto: "Em propaganda, a regra principal é a que eu chamo "curtir" o produto, saber tudo sobre ele, devassá-lo, conviver com ele noite e dia. Pô-lo em cima da mesa, enquanto se aquecem os 10 bilhões de neurônios com o problema fundamental: que devo dizer, ou mostrar, para que cada sujeito que tope com meu anúncio concorde em comprar esse troço?" (BARRETO, 2004, p.149) O briefing "Banana" foi então apresentado pelo professor à turma. No briefing, a banana foi apresentada como um alimento sadio, que não engorda, proporciona aumento de energia, eleva o estado de ânimo e é sustentável. À esses atributos, somam-se aqueles elencados pelos alunos anteriormente. Em sequência, a utilização da abordagem das "Linhas Criativas" de Tânia Hoff (2004, p. 41), que por sua vez deriva do levantamento de possibilidades criativas proposto por Barreto (2004, p. 200-230). Partindo da utilização desses dois métodos, o grupo desenvolveu uma série de frases e ideias, entre elas as comparações: "Não é tão fácil descascar um abacaxi" e "Porque você não pode levar uma melancia na bolsa". Essas comparações foram essenciais para a composição da campanha, em especial a aplicação do princípio "Explique seu anti produto" que o grupo, com base no briefing, definiu como as redes de fast-food. Dessa forma, foi criada a expressão "O fast-food saudável", que culminou no termo "fast-fruit" e deu nome a campanha. Ainda utilizando os princípios criativos, o conceito "bem do seu jeito" serviu de slogan para a campanha. O público alvo contido no briefing era abrangente, mas o grupo escolheu trabalhar com jovens e adultos, homens e mulheres, em trânsito - isto é, com rotinas agitadas. Os ideais defendidos pela campanha são traduzidos através da produção de conteúdos nas mídias sociais, para isso, o trabalho se apoia na técnica de estratégia de captação em funil. No topo do funil estão os potenciais consumidores que ainda não buscam o produto e, portanto, desenvolveu-se a editoria "Benefícios do produto", para produção de conteúdo para quem ainda não consome banana. No meio do funil, o consumidor já demanda o produto mas ainda não fez sua decisão de compra, daí nasce a editoria "Curiosidades", para mostrar a vantagem da banana em comparação a outras comidas. Finalmente, no fundo do funil vem a decisão de compra, de onde surge a editoria "Dicas", centrada em demonstrar porque a fruta é a melhor opção do mercado. | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Ao elencar diferentes qualidades da banana e partindo de suas diferentes observações do objeto, o grupo escolheu trabalhar com o aspecto da praticidade para comer a fruta a qualquer hora e em qualquer lugar. Utilizando os princípios criativos, produz-se o slogan "bem do seu jeito", para ser usado de maneira mutável e com diferentes aplicações, entre elas: "É bem natural, bem do seu jeito" e "É bem prática, bem do seu jeito". Através do uso desses diferentes métodos, foi elaborado o projeto de comunicação digital "Fast-Fruit", objetivando atingir um público jovem e adulto que se encontra em trânsito constante, devido a rotinas intensas. Para atingir essa finalidade, o grupo idealizou a criação de páginas nas redes sociais Facebook, Instagram, Youtube e Spotify, com o nome "Bananástico", que advém da junção das palavras "banana" e "fantástico" e surgiu no processo criativo em sala de aula. Para estar de acordo com o público que visa atingir, os textos da campanha fazem uso de um estilo de redação curto, pausado, de fácil compreensão e com leve teor cômico, dividido nas três linhas editoriais: benefícios do produto, curiosidades e dicas. O grupo produziu uma série de posts para mídias sociais, mantendo-se fiel à linguagem definida previamente e utilizando de imagens comparativas. Os recursos visuais e o texto utilizado dentro das peças, assim como a legenda das publicações, trazem informações ao leitor de forma rápida e clara. Além da publicação de imagens, o trabalho idealiza roteiros de vídeos para serem veiculados no Facebook, Instagram e Youtube, como anúncios rápidos que possam integrar ao conteúdo anteriormente citado e facilmente encaixam-se no dia-a-dia do público alvo. Esses roteiros reforçam a ideia de praticidade e agilidade da fruta em comparação a outros alimentos. Em um deles, por exemplo, duas mãos tentam descascar um abacaxi enquanto um cronômetro aparece ao fundo, em seguida a banana é descascada, mostrando sua praticidade.匀攀最甀椀渀搀漀 愀椀渀搀愀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 愀琀椀渀最椀爀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀 爀漀琀椀渀愀猀 愀最椀琀愀搀愀猀Ⰰ 昀漀爀愀洀 挀爀椀愀搀愀猀 琀爀猀 瀀氀愀礀氀椀猀琀猀 渀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀 搀攀 猀琀爀攀愀洀椀渀最 洀甀猀椀挀愀氀 匀瀀漀琀椀昀礀⸀ 䄀琀爀愀瘀猀 搀愀 甀琀椀氀椀稀愀漀 搀愀 琀挀渀椀挀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀搀愀 攀洀 愀甀氀愀Ⰰ 愀猀 洀切猀椀挀愀猀 搀愀猀 瀀氀愀礀氀椀猀琀猀 昀漀爀洀愀瘀愀洀 愀 瀀愀氀愀瘀爀愀 ∀戀愀渀愀渀愀∀ 攀洀 愀挀爀猀琀椀挀漀⸀ 䔀猀猀愀猀 琀爀愀渀猀洀椀琀攀洀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀㨀 猀攀樀愀 戀攀洀 搀漀 猀攀甀 樀攀椀琀漀㬀 猀攀樀愀 瘀漀挀 洀攀猀洀漀㬀 瘀漀挀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 搀漀 猀攀甀 樀攀椀琀漀⸀ 䔀洀 甀洀愀 搀攀氀愀猀Ⰰ 焀甀愀渀搀漀 愀 瀀氀愀礀氀椀猀琀 氀椀搀愀 搀攀 挀椀洀愀 瀀愀爀愀 戀愀椀砀漀Ⰰ 氀ⴀ猀攀 愀 洀攀渀猀愀最攀洀㨀 ∀䈀漀氀愀 瀀爀愀 昀爀攀渀琀攀Ⰰ 愀昀椀渀愀氀Ⰰ 渀漀 瀀爀攀挀椀猀愀 洀甀搀愀爀⸀ 䄀洀愀渀栀 漀甀 搀攀瀀漀椀猀Ⰰ 渀漀 瘀愀椀 洀愀椀猀 琀攀爀 琀爀椀猀琀攀稀愀 愀焀甀椀⸀ 䄀焀甀攀氀攀 愀戀爀愀漀∀⸀ 䄀猀 瀀氀愀礀氀椀猀琀猀 猀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀愀猀 瀀漀椀猀 椀渀猀攀爀攀洀ⴀ猀攀 渀漀 搀椀愀ⴀ愀ⴀ搀椀愀 搀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀⸀ 䔀猀琀愀猀 猀攀爀椀愀洀 瘀攀椀挀甀氀愀搀愀猀 渀愀猀 爀攀搀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 搀漀 ∀䈀愀渀愀渀猀琀椀挀漀∀Ⰰ 昀愀稀攀渀搀漀 瀀愀爀琀攀Ⰰ 瀀漀爀琀愀渀琀漀Ⰰ 搀攀 甀洀愀 攀猀琀爀愀琀最椀愀 瀀愀爀愀 洀搀椀愀猀 搀椀最椀琀愀椀猀 焀甀攀 椀渀琀攀最爀愀 洀愀椀猀 搀攀 甀洀愀 瀀氀愀琀愀昀漀爀洀愀Ⰰ 猀攀洀瀀爀攀 搀攀 昀漀爀洀愀 愀 愀琀椀渀最椀爀 愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀 挀漀渀猀琀愀渀琀攀⸀ 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䌀伀一匀䤀䐀䔀刀䄀윀픀䔀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀ऀ㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀 伀 瀀爀漀樀攀琀漀 挀漀洀甀渀椀挀愀挀椀漀渀愀氀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 猀攀 洀漀猀琀爀漀甀 搀攀猀愀昀椀愀搀漀爀 瀀愀爀愀 漀猀 攀猀琀甀搀愀渀琀攀猀 攀渀瘀漀氀瘀椀搀漀猀Ⰰ 樀 焀甀攀 愀猀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀猀 搀攀 琀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀渀琀爀漀 搀愀 甀渀椀瘀攀爀猀椀搀愀搀攀Ⰰ 最攀爀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 琀攀洀 挀漀洀漀 漀戀樀攀琀漀 瀀爀漀洀漀挀椀漀渀愀氀 猀攀最洀攀渀琀漀猀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀猀Ⰰ 洀愀爀挀愀猀 攀 攀洀瀀爀攀猀愀猀 昀愀洀漀猀愀猀 樀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀搀愀猀 瀀攀氀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀⸀ 匀攀渀搀漀 愀猀猀椀洀Ⰰ 漀 琀爀愀戀愀氀栀漀 攀洀 焀甀攀猀琀漀Ⰰ 焀甀攀 戀甀猀挀愀 猀攀 愀昀愀猀琀愀爀 搀椀猀猀漀Ⰰ 猀椀洀瀀氀椀昀椀挀愀 漀 昀漀挀漀 愀 猀攀爀 瀀甀戀氀椀挀椀稀愀搀漀 ⴀ 攀猀瀀攀挀椀昀椀挀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 甀洀愀 昀爀甀琀愀 洀甀椀琀漀 昀愀洀椀氀椀愀爀 ⴀ 椀渀挀攀渀琀椀瘀愀渀搀漀 漀猀 愀氀甀渀漀猀 愀 瀀攀渀猀愀爀攀洀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 搀椀瘀甀氀最愀漀 洀愀椀猀 挀爀椀愀琀椀瘀愀猀 攀 昀甀最椀渀搀漀 搀漀 氀甀最愀爀 挀漀洀甀洀 搀愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 愀挀愀搀洀椀挀愀猀 爀漀琀椀渀攀椀爀愀猀⸀
Em suma, todo o caminho percorrido para o desenvolvimento do trabalho teve sua validade para fomentar a produção criativa da publicidade pro bono, que transcende a sala de aula, beneficiando não só os estudantes envolvidos diretamente com o trabalho, mas também aqueles que entraram em contato com as produções, sendo impactados por mensagens de incentivo ao consumo de banana e, consequentemente, uma vida mais saudável. 㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀刀䔀䘀䔀刀쨀一䌀䤀䄀匀 䈀䤀䈀䰀䤀伀䜀刀섀䤀䌀䄀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀䈀䄀刀刀䔀吀伀Ⰰ 刀漀戀攀爀琀漀 䴀⸀ 䌀爀椀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 攀洀 倀爀漀瀀愀最愀渀搀愀⸀ 匀甀洀洀甀猀 䔀搀椀琀漀爀愀Ⰰ ㈀먀 䔀搀椀漀Ⰰ ㈀ 㐀⸀
HOFF, Tânia; GABRIELLI, Lourdes. Redação Publicitária. Rio de Janeiro: Campus, 2004. 㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |