INSCRIÇÃO: | 00941 |
CATEGORIA: | RT |
MODALIDADE: | RT07 |
TÍTULO: | PARALELO: Concepção de uma nova mídia de skate no Brasil |
AUTORES: | CÁSSIA GONÇALVES FERREIRA (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ) |
PALAVRAS-CHAVE: | skate, multimídia, jornalismo esportivo, contra-cultura, skateboard |
RESUMO | |
Este trabalho propõe a criação de uma nova mídia sobre skate no Brasil. Com base em estudos sobre as configurações do jornalismo e seu hibridismo de formatos e linguagens, proporcionado pela evolução das tecnologias de comunicação e o relacionamento com as novas mídias. E, a partir de estudos sobre a evolução do skate no Brasil, apresenta uma enquete como forma de entender a fruição de mídia pelos skatistas, a transição entre as modalidades e perfil sociocultural. Propõe novas narrativas estruturadas em um portal multimídia, contextualizando o cenário e a cultura Skateboarding, incluindo todas as modalidades. Além de pensar uma proposta de modelo de negócios para financiamento do conteúdo. Também apresenta um video-arte como teaser para o lançamento do portal. | |
INTRODUÇÃO | |
䔀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 椀渀琀攀最爀愀 漀 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀⸀ 䴀漀琀椀瘀愀搀漀 瀀攀氀愀猀 愀猀瀀椀爀愀攀猀 瀀爀瀀爀椀愀猀 搀愀 愀甀琀漀爀愀Ⰰ 瀀漀爀 攀猀琀愀爀 椀渀猀攀爀椀搀愀 渀漀 甀渀椀瘀攀爀猀漀 瀀攀猀焀甀椀猀愀搀漀 ጀ†猀攀渀搀漀 猀欀愀琀椀猀琀愀 攀 攀洀瀀爀攀猀爀椀愀 搀漀 猀攀最洀攀渀琀漀⸀ 䌀漀洀 椀渀琀甀椀琀漀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 洀搀椀愀 洀愀椀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀琀椀瘀愀 攀 椀渀挀氀甀猀椀瘀愀 瀀愀爀愀 挀甀氀琀甀爀愀 猀欀愀琀攀戀漀愀爀搀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ O Brasil é uma das maiores potências do mundo no skate. São brasileiros quem ocupam os primeiros lugares dos pódios e rankings mundiais em diversas categorias. Seja por lazer, meio de transporte, um estilo de vida ou profissão, o skate está presente em 11% dos domicílios do país, e já somam mais de 8 milhões de skatistas, segundo uma pesquisa do Instituto Data Folha em 2015, encomendada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK), contando com um aumento de mais 100% desde a última pesquisa feita em 2009. Esse grande aumento no número de praticantes pode estar atrelado ao caráter espetacular dos esportes radicais, sustentado pelos atletas que se destacam no cenário internacional, ganham atenção da mídia e patrocinadores em nível global, consequentemente repercutindo em todo cenário nacional, inspirando e atraindo cada vez mais adeptos ao estilo, e fazendo com que o mercado de skate movimentasse mais de 1 bilhão de reais em 2015, segundo último estudo feito pelo SGI Europe (Sports Good Intelligence), em parceria com a Adventure Sports Fair (ASF). Em 2016, o skate foi anunciado como nova modalidade olímpica dos jogos de Tóquio, em 2020, e essa notícia movimentou ainda mais o cenário, trazendo novas perspectivas e mais visibilidade para o esporte.䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 猀欀愀琀攀 瘀攀洀 猀攀 挀漀渀猀漀氀椀搀愀渀搀漀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀 搀攀猀搀攀 焀甀攀 挀栀攀最漀甀 愀漀 瀀愀猀Ⰰ 瀀漀爀 瘀漀氀琀愀 搀攀 㤀㜀 Ⰰ 攀 最攀爀漀甀 洀搀椀愀猀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀猀Ⰰ 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 搀挀愀搀愀 猀攀最甀椀渀琀攀⸀ 䄀氀最甀洀愀猀 洀漀搀愀氀椀搀愀搀攀猀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀 瀀漀爀 挀漀渀猀攀最甀椀爀攀洀 瘀椀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 琀愀洀戀洀 渀愀 洀搀椀愀 琀爀愀搀椀挀椀漀渀愀氀Ⰰ 挀漀洀漀 愀 琀瘀 愀戀攀爀琀愀 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 焀甀愀渀搀漀 猀攀 琀爀愀琀愀 搀攀 最爀愀渀搀攀猀 攀瘀攀渀琀漀猀Ⰰ 挀漀洀漀 漀 ᰀ堠ⴀ䜀愀洀攀猀ᴀ†渀漀 挀愀猀漀 搀漀 猀欀愀琀攀 瘀攀爀琀椀挀愀氀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀漀猀 攀瘀攀渀琀漀猀 搀攀 渀瘀攀氀 洀甀渀搀椀愀氀 挀漀洀 昀漀爀琀攀 瀀爀攀猀攀渀愀 搀攀 戀爀愀猀椀氀攀椀爀漀猀⸀ | |
OBJETIVO | |
Apesar da diversidade de conteúdo sobre o skate, não é possível mensurar quantos skatistas praticam cada modalidade. Não havia pesquisas específicas neste sentido. Tal fato motivou a concepção deste projeto. Tendo um conhecimento empírico da cultura, como autora deste trabalho, trago algumas percepções próprias aliadas a um estudo sobre o nível representatividade das modalidades de skate, analisando a forma de interação e consumo de mídia pelos skatistas no Brasil. Com objetivo de entender e experimentar novas narrativas para atender demandas de conteúdo, e assim proporcionar uma evolução na prática do skate em geral, dando visibilidade e fortalecendo as modalidades com menor expressão no Brasil. 䄀猀猀椀洀Ⰰ 攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀 瘀椀猀愀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀攀爀 甀洀愀 渀漀瘀愀 洀搀椀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 攀洀 猀欀愀琀攀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀搀愀 渀愀 昀漀爀洀愀 搀攀 甀洀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 焀甀攀 猀攀 愀瀀爀漀瀀爀椀愀 搀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 栀椀戀爀椀搀漀 攀渀琀爀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 瀀爀攀漀挀甀瀀愀渀搀漀ⴀ猀攀 挀漀洀 愀 瘀椀愀戀椀氀椀搀愀搀攀 挀漀洀攀爀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 猀甀猀瀀攀渀漀 搀漀 瀀爀漀樀攀琀漀 攀 昀愀稀攀渀搀漀 甀猀漀 搀愀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀 瀀愀爀愀 愀 攀砀瀀愀渀猀漀⸀ | |
JUSTIFICATIVA | |
Ocupando a posição de estudante de jornalismo, empresária e skatista, é possível notar uma tendência paradoxal no que diz respeito ao consumo de mídia pelos skatistas. Pois, ao mesmo tempo em que percebemos uma segmentação pela individualização do consumo estimulado por uma vertente da industrial cultural, também observamos uma demanda pela comunicação alternativa e representativa, própria dos grupos de contracultura. 一攀猀琀攀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 愀 挀漀渀猀琀爀甀漀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 洀椀搀椀琀椀挀漀 挀漀洀瀀漀猀琀愀 瀀漀爀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 搀攀 洀戀椀琀漀 猀漀挀椀漀攀挀漀渀洀椀挀漀 攀 挀甀氀琀甀爀愀氀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀渀攀漀猀Ⰰ 爀攀氀愀挀椀漀渀愀渀搀漀 洀搀椀愀Ⰰ 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀 攀 愀爀琀攀 渀甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 栀戀爀椀搀漀 搀攀 氀椀渀最甀愀最攀洀 焀甀攀 猀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀 渀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 攀 瀀攀爀洀攀椀愀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 挀甀氀琀甀爀愀氀⸀ 䄀猀猀椀洀Ⰰ 漀 瀀漀爀琀愀氀 倀愀爀愀氀攀氀漀 猀攀 挀漀渀昀椀最甀爀愀 挀漀洀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀渀琀攀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 匀欀愀琀攀戀漀愀爀搀椀渀最Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀愀 攀洀 昀漀爀洀愀琀漀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀Ⰰ 猀攀洀 瀀愀搀爀攀猀 搀攀昀椀渀椀搀漀猀Ⰰ 挀漀洀 愀 氀椀戀攀爀搀愀搀攀 搀攀 椀渀挀氀甀椀爀 搀椀瘀攀爀猀愀猀 洀愀渀椀昀攀猀琀愀攀猀 愀爀琀猀琀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 昀爀甀椀漀 洀椀搀椀琀椀挀愀⸀ Machado (2004) defende que a intervenção da arte na mídia pode exprimir a sensibilidade de um artista capaz de interpretar as contradições contemporâneas e traduzi-las numa linguagem adequada. Onde estruturas midiáticas deixem de funcionar como habitualmente se espera e possa fomentar um viés mais crítico sobre a questão abordada. Pode-se mesmo dizer que a artemídia representa hoje a metalinguagem da sociedade midiática, na medida em que possibilita praticar, no interior da própria mídia e de seus derivados institucionais (portanto não mais nos guetos acadêmicos ou nos espaços tradicionais da arte), alternativas críticas aos modelos atuais de normatização e controle da sociedade. A vídeo-arte talvez tenha sido um dos primeiros lugares onde essa consciência se constituiu de forma clara desde o início. (MACHADO, 2004, p.6) As relações socioculturais modificadas ao longo do tempo pelas novas tecnologias e pelos meios de comunicação configuram uma nova forma de construção de identidades condicionado por um fenômeno de fragmentação social que instiga a utilização de novas linguagens para expressar as ansiedades relativas a essas transformações de identidade que pode se manifestar na esfera de lazer e produção cultural. (RONSINI, 2007)䐀攀 昀漀爀洀愀 愀 攀猀琀爀甀琀甀爀愀爀 猀甀愀 氀攀最椀琀椀洀椀搀愀搀攀 挀漀洀 戀愀猀攀 渀愀 愀漀Ⰰ 瀀攀爀挀攀瀀漀Ⰰ 挀漀洀瀀漀爀琀愀洀攀渀琀漀 攀 爀攀愀漀 搀攀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀 昀愀稀攀洀 甀猀漀 搀愀 栀椀瀀攀爀琀攀砀琀甀愀氀椀搀愀搀攀 攀 搀愀 椀渀琀攀爀愀琀椀瘀椀搀愀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 眀攀戀Ⰰ 焀甀攀 挀漀渀猀攀最甀攀 甀渀椀爀 攀氀攀洀攀渀琀漀猀 搀攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀Ⰰ 瀀攀爀猀漀渀愀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 洀攀洀爀椀愀 攀 挀漀渀琀攀洀瀀漀爀愀渀攀椀搀愀搀攀 搀攀 洀愀渀攀椀爀愀 漀渀椀瀀爀攀猀攀渀琀攀 攀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ O portal Paralelo se sustenta numa perspectiva de apropriação do uso das tecnologias no âmbito das transformações de comportamento e identidade do skate nacional. Proporcionando um novo conceito de representatividade e conexão entre toda forma de expressão do skate, independente de modalidade. A partir desta constatação e através da observação do cenário do skate enquanto cultura e potencial consumidor, o portal visa um papel de intervenção artística em contraponto a lógica industrial de segmentação de modalidade adotado por maior parte da mídia especializada. A integração multimodal contribui para difusão do canal de comunicação, além de incentivar a vivência coletiva numa linguagem que compartilha os mesmos valores e reivindica o mesmo espaço social, onde o skate não diz respeito apenas a uma pratica esportiva, mas é principalmente um estilo de vida.㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀☀渀戀猀瀀㬀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀㸀㰀猀瀀愀渀 猀琀礀氀攀㴀∀挀漀氀漀爀㨀 ⌀搀㘀㈀愀 㠀∀㸀㰀戀㸀䴀준吀伀䐀伀匀 䔀 吀준䌀一䤀䌀䄀匀 唀吀䤀䰀䤀娀䄀䐀伀匀㰀⼀戀㸀㰀⼀猀瀀愀渀㸀㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀琀爀 眀椀搀琀栀㴀∀㤀 ─∀㸀㰀琀搀 挀漀氀猀瀀愀渀㴀∀㈀∀ 愀氀椀最渀㴀∀樀甀猀琀椀昀礀∀㸀伀 瀀爀漀樀攀琀漀 愀琀攀渀搀攀甀 愀猀 渀漀爀洀愀猀 搀漀 吀爀愀戀愀氀栀漀 搀攀 䌀漀渀挀氀甀猀漀 搀攀 䌀甀爀猀漀 攀洀 䨀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 渀漀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 樀漀爀渀愀氀猀琀椀挀漀Ⰰ 挀甀洀瀀爀椀渀搀漀 甀洀 挀爀漀渀漀最爀愀洀愀 搀攀 攀猀琀甀搀漀猀Ⰰ 瀀攀猀焀甀椀猀愀猀 攀 愀渀氀椀猀攀猀Ⰰ 漀爀椀攀渀琀愀搀漀 瀀攀氀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䰀甀椀稀 倀愀甀氀漀 䴀愀椀愀Ⰰ 挀漀洀 挀漀ⴀ漀爀椀攀渀琀愀漀 搀漀 瀀爀漀昀攀猀猀漀爀 䜀氀甀挀椀漀 䴀漀爀漀Ⰰ 搀愀 倀唀䌀ⴀ倀刀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀 昀愀猀攀 搀攀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀爀漀搀甀琀漀⸀ Quanto a estrutura do trabalho, se inicia com a abordagem de estudos sobre como o jornalismo se reconfigurou mediante as novas tecnologias, conforme as articulações dos meios de comunicação em caráter de mediação da informação para público receptor. Sob um olhar retrospectivo, situa a segmentação como tendência estimulada pela recepção, mas também como um nicho mercadológico sustentado pela indústria cultural. Passando para uma análise da comunicação alternativa e independente, que faz uso da internet agindo de acordo com os princípios de inteligência coletiva proporcionada pela rede, frente aos modelos hegemônicos de mídia. 倀愀爀琀椀渀搀漀 攀渀琀漀 瀀愀爀愀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀漀 猀漀戀爀攀 挀漀洀漀 猀攀 昀漀爀洀愀瘀愀 愀 挀漀渀猀挀椀渀挀椀愀 挀漀氀攀琀椀瘀愀 愀琀爀愀瘀猀 搀漀猀 洀攀椀漀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 焀甀攀 椀洀瀀愀挀琀漀 愀猀 渀漀瘀愀猀 洀搀椀愀猀 瀀漀搀攀洀 琀攀爀 攀洀 甀洀愀 搀攀琀攀爀洀椀渀愀搀愀 挀甀氀琀甀爀愀⸀ 倀愀爀愀 椀猀猀漀Ⰰ 洀攀 愀渀挀漀爀攀椀 攀洀 愀氀最甀渀猀 愀甀琀漀爀攀猀 焀甀攀 搀椀猀挀甀琀椀爀愀洀 攀猀猀攀 愀猀猀甀渀琀漀Ⰰ 挀漀洀漀 䴀挀䰀甀栀愀渀 焀甀攀 愀瀀漀渀琀漀甀 漀猀 挀愀洀椀渀栀漀猀 猀漀戀爀攀 漀 瀀漀搀攀爀 搀攀 琀爀愀渀猀昀漀爀洀愀漀 搀漀猀 洀攀椀漀猀Ⰰ 攀 戀甀猀焀甀攀椀 愀琀甀愀氀椀稀愀攀猀 搀攀猀琀愀猀 瀀攀爀挀攀瀀攀猀 愀琀爀愀瘀猀 瀀漀爀 攀砀攀洀瀀氀漀 搀愀 吀攀漀爀椀愀 搀愀猀 䴀攀搀椀愀攀猀 搀攀 䈀愀爀戀攀爀漀 攀 渀漀猀 䔀猀琀甀搀漀猀 䌀甀氀琀甀爀愀椀猀 挀漀洀 䠀愀氀氀 攀 䌀愀渀挀氀椀渀椀⸀ 䔀 愀猀猀椀洀Ⰰ 瀀愀爀琀椀渀搀漀 搀漀 攀渀琀攀渀搀椀洀攀渀琀漀 搀攀 焀甀攀 漀猀 猀甀樀攀椀琀漀猀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀漀猀 琀攀洀 猀甀愀猀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 昀爀愀最洀攀渀琀愀搀愀猀 瀀攀氀愀猀 椀渀昀氀甀渀挀椀愀猀 最氀漀戀愀椀猀Ⰰ 攀渀焀甀愀搀爀攀椀 漀 猀欀愀琀攀 挀漀洀漀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀愀 挀甀氀琀甀爀愀 昀漀爀洀愀搀愀 渀攀猀猀愀 瀀猀ⴀ洀漀搀攀爀渀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀最爀愀搀愀 愀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀猀 挀漀渀攀砀攀猀 攀洀 爀攀搀攀 瀀爀漀瀀漀爀挀椀漀渀愀搀愀 瀀攀氀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀⸀ 匀攀最甀椀渀搀漀 瀀愀爀愀 愀渀氀椀猀攀 搀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 搀愀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 愀渀挀漀爀愀搀愀 攀洀 愀氀最甀渀猀 琀攀爀椀挀漀猀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀Ⰰ 挀漀洀漀 䨀攀渀欀椀渀猀Ⰰ 䰀攀瘀礀Ⰰ 䌀愀猀琀攀氀氀猀 攀 圀漀氀琀漀渀⸀ 䔀渀琀攀渀搀椀 焀甀攀 愀猀 挀甀氀琀甀爀愀猀 焀甀攀 琀攀洀 甀洀愀 瀀爀ⴀ攀砀椀猀琀渀挀椀愀 昀漀爀愀 搀愀猀 爀攀搀攀猀 琀攀渀搀攀洀 愀 猀漀昀爀攀爀 甀洀愀 挀漀渀瘀攀爀最渀挀椀愀 挀甀氀琀甀爀愀氀 琀愀洀戀洀Ⰰ 挀愀瀀愀稀 搀攀 椀渀琀攀爀愀最椀爀攀洀 攀 洀漀搀椀昀椀挀愀爀攀洀 漀猀 洀攀椀漀猀 瀀愀爀琀椀爀 搀攀 甀洀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 瀀爀瀀爀椀愀⸀ Posteriormente buscou-se entender o papel do jornalista como figura de representação e expressão de uma comunidade interpretativa, dotada de valores e ideologias para concepção da notícia. Nesta parte também, sustento outros saberes e valores atribuídos as minhas outras funções representativas particulares, que podem contribuir para concepção de um produto de comunicação direcionado. Recorri a Traquina como referência para interpretação destas ações, e por este ponto de vista pude defender minha posição de administradora e skatista agregada a outras habilidades próprias de comunidades interpretativas, como forma de identificar as características da mediação no produto proposto – portal multimídia – no âmbito das matrizes culturais do skate. 䄀渀琀攀猀 搀攀 猀攀最甀椀爀 挀漀洀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀Ⰰ 瀀愀猀猀攀椀 瀀攀氀愀 攀瘀漀氀甀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀Ⰰ 猀椀琀甀愀渀搀漀 愀 椀洀瀀漀爀琀渀挀椀愀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀 渀愀 猀漀挀椀攀搀愀搀攀 攀 愀 猀甀愀猀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀攀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 洀搀椀愀猀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 愀猀 攀瘀漀氀甀攀猀 渀愀猀 琀攀挀渀漀氀漀最椀愀猀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 琀攀渀琀愀渀搀漀 攀渀琀攀渀搀攀爀 瀀漀爀焀甀攀 愀氀最甀渀猀 攀猀瀀漀爀琀攀猀 猀攀 搀攀猀琀愀挀愀洀 攀洀 爀攀氀愀漀 愀 漀甀琀爀漀猀⸀ 伀戀猀攀爀瘀愀渀搀漀 漀 焀甀攀 搀椀昀攀爀攀 漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀漀 搀漀猀 漀甀琀爀漀猀 最渀攀爀漀猀Ⰰ 瀀爀椀渀挀椀瀀愀氀洀攀渀琀攀 渀愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 搀攀 甀猀漀 搀愀 氀椀渀最甀愀最攀洀 攀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀⸀ Para finalizar a contextualização teórica, uma análise sobre “Skate e Mídia” apresenta a história do skate no mundo e sua chegada no Brasil, e como se sustentou num ponto de vista paradoxal de contracultura, ao mesmo tempo que era apropriado pela indústria cultural. Também abordo a questão da hibridização das identidades culturais proporcionada pela globalização e sobre a importação de um “american way of life”. Passando pela fragmentação das modalidades do skate e no caráter de destaque de algumas modalidades sobre outras. Para entender melhor a relação do skate com a mídia, percorri a história do skate através de alguns documentários e publicações investigando a forma como a comunidade se comunica e se integra. Para complementar a pesquisa publiquei uma enquete (https://paraleloskate.wixsite.com/paralelo/single-post/2017/12/04/ENQUETE-SKATE---CULTURA-E-M%C3%8DDIA) com objetivo de analisar o perfil cultural e consumo de mídia dos skatistas. Constatei que a comunidade se informa principalmente pelo meio audiovisual e pelas redes sociais, além de ressaltar alguns pensamentos sobre a cultura Skateboarding, e mostrou-se uma boa ferramenta para analisar e compreender o comportamento dos skatistas. 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀漀猀 爀攀猀甀氀琀愀搀漀猀 搀愀 攀渀焀甀攀琀攀Ⰰ 瀀甀搀攀 挀漀渀猀琀愀琀愀爀 焀甀攀 愀 挀漀渀挀攀瀀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀 攀猀琀愀瘀愀 愀氀椀渀栀愀搀愀 挀漀洀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䴀愀猀Ⰰ 愀氀洀 搀攀 攀猀琀愀爀 搀攀 愀挀漀爀搀漀 挀漀洀 愀 搀攀洀愀渀搀愀Ⰰ 愀 瘀椀猀漀 挀爀琀椀挀愀 焀甀攀 漀 瀀漀爀琀愀氀 瀀爀漀瀀攀 攀猀琀 戀愀猀攀愀搀愀 渀漀猀 瀀爀椀渀挀瀀椀漀猀 搀漀 樀漀爀渀愀氀椀猀洀漀Ⰰ 琀愀渀琀漀 渀漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀 瘀椀最椀氀渀挀椀愀 攀 愀漀 挀漀渀琀攀砀琀漀Ⰰ 焀甀愀渀琀漀 渀漀 洀戀椀琀漀 搀攀 椀渀漀瘀愀漀 攀 渀愀 挀愀瀀愀挀椀搀愀搀攀 搀攀 瀀爀漀瀀漀爀 渀漀瘀愀猀 瀀愀甀琀愀猀Ⰰ 渀漀瘀漀猀 搀攀戀愀琀攀猀 攀 渀漀瘀愀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀⸀ | |
DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO | |
Paralelo propõe uma mídia de contexto para o Skate no Brasil. A iniciativa envolve apuração e exploração da cultura do skate em profundidade. Por tanto, as notícias quentes e coberturas de eventos são coisas esporádicas e podem ser dadas no formato de notas e compiladas em um boletim mensal. O portal apresentará reportagens sobre a cultura e personagens da tribo, em formato de texto, áudio, vídeo e fotografia. 伀 渀漀洀攀 攀猀挀漀氀栀椀搀漀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 猀欀愀琀攀 猀攀 昀愀稀 瀀爀攀猀攀渀琀攀 渀愀 瘀椀搀愀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀 挀漀洀甀渀猀 攀 猀欀愀琀椀猀琀愀猀 焀甀攀 渀漀 渀攀挀攀猀猀愀爀椀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀琀椀挀椀瀀愀洀 搀攀 挀漀洀瀀攀琀椀攀猀⸀ 倀漀椀猀 攀猀琀 愀琀爀攀氀愀搀漀 愀 甀洀 猀攀渀琀椀洀攀渀琀漀 攀 愀 甀洀 攀猀琀椀氀漀 搀攀 瘀椀搀愀⸀ Teaser https://www.youtube.com/watch?time_continue=204&v=_dINuiA5Rlk倀愀爀愀 搀愀爀 椀渀挀椀漀 愀猀 愀琀椀瘀椀搀愀搀攀猀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀Ⰰ 攀猀挀爀攀瘀椀 甀洀愀 挀爀渀椀挀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀Ⰰ 攀 攀搀椀琀攀椀 渀甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 瘀搀攀漀ⴀ愀爀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 甀洀 琀攀愀猀攀爀 搀漀 氀愀渀愀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀⸀ 䄀猀 椀洀愀最攀渀猀 昀愀稀攀洀 瀀愀爀琀攀 搀攀 甀洀 搀攀 甀洀 愀爀焀甀椀瘀漀 瀀爀瀀爀椀漀 搀愀 愀甀琀漀爀愀Ⰰ 爀攀甀渀椀搀漀 渀漀猀 切氀琀椀洀漀猀 㘀 愀渀漀猀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀渀搀漀 猀欀愀琀椀猀琀愀猀⸀ 䔀 愀 挀爀渀椀挀愀 昀漀椀 椀渀猀瀀椀爀愀搀愀 渀漀 漀戀樀攀琀漀 搀攀猀琀攀 瀀爀漀樀攀琀漀㨀 爀攀琀爀愀琀愀爀 愀 昀漀爀洀愀 挀漀洀漀 漀 猀欀愀琀攀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瘀椀搀愀 搀愀猀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ Portal https://paraleloskate.wixsite.com/paralelo一甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 戀攀洀 猀椀洀瀀氀攀猀 攀 搀攀 昀挀椀氀 渀愀瘀攀最愀漀Ⰰ 漀 猀椀琀攀 攀猀琀 漀爀最愀渀椀稀愀搀漀 攀洀 愀戀愀猀㨀 一攀眀猀Ⰰ 猀栀漀瀀Ⰰ 猀漀戀爀攀 渀猀Ⰰ 挀漀渀琀愀琀漀Ⰰ 攀 甀洀愀 爀攀愀 瀀愀爀愀 戀甀猀挀愀猀⸀ 䌀愀搀愀 愀戀愀 挀漀渀琀洀 戀漀琀攀猀 瀀愀爀愀 漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀漀猀⸀ 一愀 栀漀洀攀 愀氀最甀洀愀猀 昀漀琀漀猀 攀洀 瀀愀猀猀愀最攀洀 愀氀攀愀琀爀椀愀 攀 甀洀愀 戀爀攀瘀攀 搀攀猀挀爀椀漀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀⸀ 䰀漀最漀 愀戀愀椀砀漀 漀猀 琀爀猀 切氀琀椀洀漀猀 瀀漀猀琀猀⸀ 一攀洀 琀漀搀漀猀 漀猀 焀甀愀搀爀漀猀 瀀漀猀猀甀攀洀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 昀椀砀愀⸀ 䄀 椀渀琀攀渀漀 焀甀攀 漀 猀椀琀攀 猀攀樀愀 愀琀甀愀氀椀稀愀搀漀 瀀攀氀漀 洀攀渀漀猀 瘀攀稀 瀀漀爀 猀攀洀愀渀愀 椀渀椀挀椀愀氀洀攀渀琀攀Ⰰ 猀攀洀 昀椀砀愀漀 搀攀 搀愀琀愀猀 攀猀瀀攀挀昀椀挀愀猀 瀀愀爀愀 挀愀搀愀 焀甀愀搀爀漀⸀ News: Nesta aba está dividida em botões: Editorial, Colunas e Reportagens, Fotografia, Vídeo e Podcasts. A seguir se apresenta o conteúdo de cada um deles.䔀搀椀琀漀爀椀愀氀㨀 䔀猀挀爀椀琀漀 洀攀渀猀愀氀洀攀渀琀攀 瀀攀氀愀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀搀漀爀愀 搀漀 猀椀琀攀⸀ 匀漀戀爀攀 愀猀猀甀渀琀漀猀 最攀爀愀椀猀 搀漀 猀欀愀琀攀Ⰰ 瀀爀漀挀甀爀愀渀搀漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀爀 漀 挀漀渀琀攀砀琀漀 猀漀挀椀漀挀甀氀琀甀爀愀氀Ⰰ 攀挀漀渀洀椀挀漀 攀 瀀漀氀琀椀挀漀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀 攀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀⸀ Colunas: espaço dedicado aos atletas e pessoas relacionadas a comunidade convidadas a colaborar com um texto autoral, mediante uma pauta proposta pelo portal. 刀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀㨀 匀攀爀漀 攀砀瀀氀漀爀愀搀漀猀 琀攀洀愀猀 愀洀瀀氀漀猀Ⰰ 攀洀 琀攀砀琀漀 漀甀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀⸀ Podcasts: Programa mensal hospedado na plataforma do Mixcloud e incorporado ao portal. Com cerca de 45 minutos conta com boletins, entrevista e músicas.䘀漀琀漀最爀愀昀椀愀㨀 䌀漀渀琀洀 焀甀愀搀爀漀猀 挀漀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 氀椀渀最甀愀最攀渀猀 昀漀琀漀最爀昀椀挀愀猀⸀ 匀欀愀琀攀 渀愀 瀀攀氀攀 ⠀䔀渀猀愀椀漀 挀漀洀 猀欀愀琀椀猀琀愀猀 渀甀洀 栀戀爀椀搀漀 搀攀 昀漀琀漀最爀愀昀椀愀 攀洀 洀漀瘀椀洀攀渀琀漀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀搀漀 搀攀 猀漀渀漀爀愀 挀漀洀 搀攀瀀漀椀洀攀渀琀漀 挀漀洀 愀猀 栀椀猀琀爀椀愀猀 搀愀猀 挀椀挀愀琀爀椀稀攀猀Ⰰ 琀愀琀琀漀漀猀 攀 挀甀椀搀愀搀漀猀 挀漀洀 漀 挀漀渀搀椀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 昀猀椀挀漀 瀀愀爀愀 愀 瀀爀琀椀挀愀 攀猀瀀漀爀琀椀瘀愀⤀⸀ 匀攀猀猀漀 ⠀匀攀猀猀漀 搀攀 昀漀琀漀猀 昀攀椀琀愀猀 挀漀洀 甀洀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀愀猀 攀洀 猀攀焀甀渀挀椀愀 挀漀洀 瀀攀焀甀攀渀愀猀 氀攀最攀渀搀愀猀 猀漀戀爀攀 漀 昀漀琀漀最爀愀昀愀搀漀⤀⸀ 䔀猀猀愀 昀漀琀漀 琀攀洀 栀椀猀琀爀椀愀 ⠀䔀猀瀀愀漀 搀攀搀椀挀愀搀漀 愀 昀漀琀最爀愀昀漀猀 攀砀瀀漀爀攀洀 愀氀最甀洀愀 昀漀琀漀 焀甀攀 琀攀渀栀愀 甀洀愀 栀椀猀琀爀椀愀 椀渀琀攀爀攀猀猀愀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀愀爀 攀洀 甀洀 戀爀攀瘀攀 瀀愀爀最爀愀昀漀⤀ Vídeo: A maioria do conteúdo produzido pelo Paralelo será em mídia audiovisual, portanto optei por criar um canal do Youtube como forma de concentrar as produções e possivelmente uma forma angariar de recursos. Os vídeos serão produzidos conforme demanda ou atualizações no cenário Skateboarding. Dos quadros produzidos de forma independentes tem objetivo de gerar visibilidade e integração das ações dos skatistas. Fazem parte dessa seção:䴀甀渀搀漀 倀愀爀愀氀攀氀漀㨀 一甀洀 攀猀琀椀氀漀 瀀攀爀昀椀氀 漀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 搀攀 焀甀攀 昀漀爀洀愀 漀 猀欀愀琀攀 昀愀稀 瀀愀爀琀攀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀 猀欀愀琀椀猀琀愀猀 攀洀 搀椀昀攀爀攀渀琀攀猀 渀瘀攀椀猀 搀攀 瀀爀琀椀挀愀Ⰰ 搀漀 瀀爀漀昀椀猀猀椀漀渀愀氀 愀漀 椀渀椀挀椀愀渀琀攀Ⰰ 愀挀漀洀瀀愀渀栀愀渀搀漀 甀洀 搀椀愀 渀漀爀洀愀氀 搀愀 瘀椀搀愀 搀攀猀猀攀 瀀攀爀猀漀渀愀最攀洀 攀 甀洀愀 猀攀猀猀漀 搀攀 猀欀愀琀攀 瀀愀爀愀 攀渀琀攀渀搀攀爀 攀猀猀愀 挀漀渀挀椀氀椀愀漀⸀ 䄀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 攀猀挀漀氀栀椀搀愀 猀攀最甀攀 甀洀 昀漀爀洀愀琀漀 搀攀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀 搀漀挀甀洀攀渀琀愀氀⸀ Crews: Acompanhar uma sessão entre um grupo de amigos, coletando documentos sobre o envolvimento do grupo, histórias e sentimentos. Além de apresentar novos picos de skate e promover a visibilidade do grupo em função da integração da comunidade.䔀砀瀀爀攀猀猀漀℀㨀 匀攀最甀攀 愀 渀愀爀爀愀琀椀瘀愀 搀攀 挀爀渀椀挀愀 愀甀搀椀漀瘀椀猀甀愀氀 攀砀瀀爀攀猀猀愀 攀洀 瘀椀搀攀漀愀爀琀攀 攀 瀀爀攀琀攀渀搀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 漀戀爀愀猀 搀攀 愀爀琀攀 攀 愀爀琀椀猀琀愀猀 焀甀攀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀 漀 猀欀愀琀攀 攀洀 猀甀愀 瘀椀瘀渀挀椀愀⸀ 䴀椀猀琀甀爀愀 甀洀 栀戀爀椀搀漀 搀攀 昀漀琀漀猀Ⰰ 瘀搀攀漀猀 攀 猀漀渀漀爀愀猀⸀ Skate+vive: Esse quadro foi idealizado por Ryan Lopes, como projeto de conclusão de curso, para formação em Design na PUC-PR, e mediante uma parceria de produção colaborativa foi integralizado ao projeto. Consiste em uma crônica audiovisual em forma de videoarte, apresentando uma sessão de skate e questionando o uso que o skatista pode fazer dos ambientes hostis da cidade, protagonizado por um skatista de cada vez em sessão solo. Este quadro também está disponível para produção patrocinada, desde que sinalizado.伀昀昀ⴀ爀漀愀搀㨀 一攀猀琀攀 焀甀愀搀爀漀 猀攀爀漀 瀀漀猀琀愀搀漀猀 瘀搀攀漀猀 攀洀 搀攀昀攀爀攀渀琀攀猀 昀漀爀洀愀琀漀猀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀搀漀猀 愀漀 洀漀甀渀琀愀椀渀戀漀愀爀搀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䌀漀洀漀 漀 挀攀渀爀椀漀 戀攀洀 瀀攀焀甀攀渀漀 攀 搀椀猀瀀攀爀猀漀 攀猀琀愀 猀攀猀猀漀 琀愀洀戀洀 渀漀 琀攀洀 瀀攀爀椀漀搀椀挀椀搀愀搀攀 攀 漀猀 挀漀渀琀攀切搀漀猀 猀攀爀漀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀猀 挀漀渀昀漀爀洀攀 挀漀渀搀椀攀猀 搀攀 愀挀攀猀猀漀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 瘀椀搀攀漀爀攀瀀漀爀琀愀最攀渀猀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀Ⰰ 挀爀渀椀挀愀Ⰰ 攀渀琀爀攀 漀甀琀爀愀猀⸀ Downhilleiros: Sessão exclusiva para skatistas da modalidade downhill, com um personagem de cada vez, apresentado sob diferentes narrativas, podendo conter depoimentos e sonoras ou apresentada a ação em fundo musical. 倀愀爀愀 挀漀洀瀀氀攀洀攀渀琀愀爀 愀 瀀爀漀搀甀漀 搀攀 瘀搀攀漀 攀 琀愀洀戀洀 瀀攀渀猀愀搀漀 挀漀洀漀 昀漀爀洀愀 搀攀 昀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 搀愀猀 愀攀猀 搀漀 瀀漀爀琀愀氀Ⰰ 愀氀最甀渀猀 焀甀愀搀爀漀猀 猀攀爀漀 漀昀攀爀琀愀搀漀猀 攀砀挀氀甀猀椀瘀愀洀攀渀琀攀 瀀愀爀愀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀漀⸀ 匀漀 攀氀攀猀㨀 Setup: Para que as marcas possam apresentar seu atleta e explicar seu equipamento em suas variadas formas de uso. Além da exposição do produto, o clipe também mostra uma sessão com o atleta em teste.吀攀愀洀㨀 倀漀搀攀渀搀漀 猀攀爀 瀀爀漀搀甀稀椀搀漀 攀洀 昀漀爀洀愀 搀攀 瘀椀搀攀漀挀氀椀瀀攀Ⰰ 搀漀挀甀洀攀渀琀爀椀漀 漀甀 爀攀瀀漀爀琀愀最攀洀⸀ 伀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 爀攀甀渀椀爀 愀琀氀攀琀愀猀 挀漀洀 甀洀 漀甀 洀愀椀猀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀漀爀攀猀 攀洀 挀漀洀甀洀 漀甀 洀攀猀洀漀 甀洀 切渀椀挀漀 愀琀氀攀琀愀 焀甀攀 愀⠀猀⤀ 洀愀爀挀愀⠀猀⤀ 焀甀攀椀爀愀⠀洀⤀ 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀爀 攀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀 猀攀猀猀漀⸀ Campanhas: Produzidas conforme a demanda do cliente e preferência de narrativa e linguagem para ações específicas da empresa.刀攀搀攀猀 匀漀挀椀愀椀猀㨀 匀攀爀漀 甀洀愀 椀洀瀀漀爀琀愀渀琀攀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀 搀攀 搀椀昀甀猀漀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀Ⰰ 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀Ⰰ 椀渀琀攀最爀愀漀 搀愀 挀漀洀甀渀椀搀愀搀攀 攀 椀渀琀攀爀愀漀 挀漀洀 漀 瀀切戀氀椀挀漀⸀ 䄀氀洀 搀攀 琀愀洀戀洀 漀爀椀攀渀琀愀爀攀洀 愀 搀攀洀愀渀搀愀 攀 昀攀攀搀戀愀挀欀 搀漀 挀漀渀琀攀切搀漀⸀ 伀 倀愀爀愀氀攀氀漀 瀀漀猀猀甀椀 挀愀渀愀椀猀 愀琀椀瘀漀猀 渀漀 夀漀甀琀甀戀攀Ⰰ 䘀愀挀攀戀漀漀欀 攀 䤀渀猀琀愀最爀愀洀⸀ Loja Virtual: Pensada como uma alternativa de financiamento para as atividades do portal e remuneração dos profissionais e colaborares. A proposta comercial consiste em disponibilizar um market place para vender produtos de marcas nacionais de todas as modalidades de skate, num sistema de crossdoking, ou seja, a plataforma funciona apenas como vitrine, o portal não possui o produto em estoque físico. Após a compra o produto é enviado direto do fabricante ao cliente. Quem estipula o preço é a marca de skate, ciente do desconto, de um percentual a ser definido, no valor total do produto. Taxa destinada a investimentos e produções do portal. Além das peças de skate haverá uma sessão na loja virtual com produtos promocionais do portal, como camisetas, bonés e meias. Cuja receita também será destinada a investimentos e produções do portal.䴀漀搀攀氀漀 搀攀 一攀最挀椀漀猀㨀 伀 瀀漀爀琀愀氀 倀愀爀愀氀攀氀漀Ⰰ 挀漀洀漀 樀 愀瀀爀攀猀攀渀琀愀搀漀 挀漀渀猀椀猀琀攀 渀愀 瀀爀漀瀀漀猀琀愀 搀攀 甀洀愀 渀漀瘀愀 洀搀椀愀 搀攀 猀欀愀琀攀 渀漀 䈀爀愀猀椀氀⸀ 䄀 瀀愀爀琀椀爀 搀愀 椀搀攀渀琀椀昀椀挀愀漀 搀愀猀 漀瀀漀爀琀甀渀椀搀愀搀攀猀 攀洀 甀洀 渀椀挀栀漀 挀愀爀攀渀琀攀 搀攀 洀搀椀愀 攀猀瀀攀挀椀愀氀椀稀愀搀愀 昀漀椀 瀀漀猀猀瘀攀氀 昀漀爀洀甀氀愀爀 甀洀愀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 渀攀最挀椀漀猀 挀愀瀀愀稀 搀攀 猀甀猀琀攀渀琀愀爀 攀猀琀攀 瀀爀漀搀甀琀漀 洀椀搀椀琀椀挀漀Ⰰ 挀甀樀漀 瀀切戀氀椀挀漀 愀氀瘀漀 昀漀爀洀愀搀漀 瀀漀爀 洀愀椀猀 搀攀 㠀 洀椀氀栀攀猀 搀攀 瀀攀猀猀漀愀猀⸀ 䌀漀渀琀甀搀漀Ⰰ 渀漀 挀愀戀攀 渀攀猀琀攀 攀猀瀀愀漀 搀攀 攀砀瀀氀愀渀愀漀 琀漀搀漀 漀 搀攀猀攀渀瘀漀氀瘀椀洀攀渀琀漀 搀漀 瀀氀愀渀漀 攀猀琀爀愀琀最椀挀漀⸀ 伀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 昀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 猀甀猀琀攀渀琀愀搀漀 瀀漀爀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 挀漀洀攀爀挀椀愀椀猀 挀漀洀 戀愀猀攀 攀洀 昀攀爀爀愀洀攀渀琀愀猀 搀攀 愀搀洀椀渀椀猀琀爀愀漀 攀 洀愀爀欀攀琀椀渀最⸀ 一漀 焀甀攀 搀椀稀 爀攀猀瀀攀椀琀漀 愀猀 攀猀琀爀愀琀最椀愀猀 昀椀渀愀渀挀攀椀爀愀猀Ⰰ 愀猀 搀攀洀愀渀搀愀猀 愀椀渀搀愀 攀猀琀漀 猀攀渀搀漀 攀猀琀甀搀愀搀愀猀 瀀愀爀愀 愀搀攀焀甀愀漀 搀攀 瀀爀攀漀 攀 漀昀攀爀琀愀⸀ 吀爀愀琀愀ⴀ猀攀 搀攀 甀洀 洀漀搀攀氀漀 搀攀 渀攀最挀椀漀猀 攀砀瀀攀爀椀洀攀渀琀愀氀⸀ 䄀氀洀 搀漀 昀椀渀愀渀挀椀愀洀攀渀琀漀 瀀攀氀愀 瀀甀戀氀椀挀椀搀愀搀攀 攀 挀漀渀琀攀切搀漀 瀀愀琀爀漀挀椀渀愀搀漀Ⰰ 漀 洀愀爀欀攀琀 瀀氀愀挀攀 甀洀愀 愀瀀漀猀琀愀 挀漀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 瀀愀爀愀 昀椀渀愀渀挀椀愀爀 愀猀 瀀爀漀搀甀攀猀 搀攀 挀漀渀琀攀切搀漀 攀 最攀爀愀爀 爀攀挀攀椀琀愀 瀀愀爀愀 漀 瀀漀爀琀愀氀⸀ | |
CONSIDERAÇÕES | |
No início “PARALELO” era “DOWNHILLEIROS”, uma mídia especializada em skate downhill. Contudo, na medida que eu avançada nos estudos e pesquisas sobre a cultura skateboard e sobre jornalismo, comecei a entender o papel da mídia como uma comunidade de valores, para além de veículo de comunicação, e a enxergar possibilidades de colaboração e expansão dentro da comunidade de skatistas. Assim, ao mesmo tempo que eu entendia a importância de uma mídia de nicho como mais apropriada para integração da comunidade, no caso do downhill, eu também percebia uma segregação e individualização ainda maior, em referência à comunidade a qual esta modalidade pertence, o skate em geral. Neste ponto, a orientação dos professores Luiz Paulo e Gláucio contribuíram para fusão das ideias entre jornalismo, design e skate. Além disso a enquete também apontava para uma multidisciplinaridade do skatistas, envolvendo migração ou inclusão de novas modalidades. Assim, eu pude me apropriar do hibridismo dos formatos multimídia para abordar com profundidade a identidade de toda a comunidade como uma mídia de contexto sobre o skate em geral sem delimitações de modalidades.一漀 攀渀琀愀渀琀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 焀甀攀 漀 瀀漀爀琀愀氀 洀甀氀琀椀洀搀椀愀 猀攀 愀瀀爀攀猀攀渀琀攀 挀漀洀漀 甀洀 洀攀椀漀 搀攀 挀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 攀砀瀀爀攀猀猀漀 攀 椀渀昀漀爀洀愀漀 渀漀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀椀最椀琀愀氀Ⰰ 攀 挀漀渀搀椀挀椀漀渀攀 爀攀氀愀攀猀 猀漀挀椀愀椀猀 攀洀 琀漀爀渀漀 搀愀 挀甀氀琀甀爀愀Ⰰ 愀椀渀搀愀 琀攀洀漀猀 焀甀攀 氀椀搀愀爀 挀漀洀 愀 爀攀愀氀椀搀愀搀攀 搀愀 攀砀挀氀甀猀漀 搀椀最椀琀愀氀⸀ 倀漀椀猀Ⰰ 愀 愀挀攀猀猀椀戀椀氀椀搀愀搀攀 愀椀渀搀愀 爀攀猀琀爀椀琀愀 愀 爀攀搀攀 搀愀 椀渀琀攀爀渀攀琀⸀ 倀漀爀 椀猀猀漀Ⰰ 愀椀渀搀愀 瀀攀渀猀漀 攀洀 瀀爀漀搀甀稀椀爀 愀氀最甀洀 瀀攀爀椀搀椀挀漀 椀洀瀀爀攀猀猀漀 挀漀洀 搀椀猀琀爀椀戀甀椀漀 最爀愀琀甀椀琀愀 攀 瀀漀搀攀爀 攀猀瀀愀氀栀愀爀 䈀爀愀猀椀氀 愀昀漀爀愀⸀ 䄀氀洀 搀攀 椀渀瘀攀猀琀椀最愀爀 漀 爀攀氀愀挀椀漀渀愀洀攀渀琀漀 搀攀猀琀愀 挀甀氀琀甀爀愀 昀漀爀愀 搀愀 爀攀搀攀⸀ 䔀渀昀椀洀Ⰰ 愀猀 瀀攀爀猀瀀攀挀琀椀瘀愀猀 猀漀 洀甀椀琀愀猀⸀ 䔀猀琀攀 漀 挀漀洀攀漀 搀攀 甀洀 瘀攀挀甀氀漀 挀漀洀 瀀漀琀攀渀挀椀愀氀 搀攀 攀砀瀀愀渀猀漀 攀 搀椀昀甀猀漀 搀漀 猀欀愀琀攀Ⰰ 瀀愀爀愀 洀甀椀琀漀 愀氀洀 搀漀 攀猀瀀漀爀琀攀 攀猀瀀攀琀挀甀氀漀⸀ 준 愀 椀搀攀愀氀椀稀愀漀 搀攀 甀洀 愀洀戀椀攀渀琀攀 搀攀 瘀椀瘀渀挀椀愀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀 攀 猀漀挀椀愀椀猀Ⰰ 挀漀洀 漀戀樀攀琀椀瘀漀 搀攀 猀攀爀 瀀氀甀爀愀氀 渀愀 爀攀瀀爀攀猀攀渀琀愀漀 搀攀 瀀攀渀猀愀洀攀渀琀漀猀 攀 瀀攀猀猀漀愀猀 焀甀攀 瘀椀瘀攀洀 漀 猀欀愀琀攀 攀洀 瀀愀爀愀氀攀氀漀 愀猀 猀甀愀猀 瘀椀搀愀猀⸀ | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS | |
BARBERO, H.; RANGEL, P. Manual do Jornalismo Esportivo. São Paulo: Editora Contexto, 2006. BOURDIEU, Pierre. “Como é possível ser esportivo? ”. In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro, Marco Zero, 1983. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2010. MACHADO, Arlindo. Arte e mídia: Aproximações e distinções. Edição 01, e-compós. 2004. Disponível em http://www.compos.org.br/e-compos Acesso em setembro, 2017. MARQUES, José Carlos, CARVALHO, Sérgio, CAMARGO, Vera Regina T. (Org.). Comunicação e Esporte: Tendências. Santa Maria: Palotti. 2005.㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀䴀䄀刀吀䤀一ⴀ䈀䄀刀䈀䔀刀伀Ⰰ 䨀攀猀切猀⸀ 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀 攀 洀攀搀椀愀攀猀 挀甀氀琀甀爀愀椀猀⸀ 刀攀瘀椀猀琀愀 䈀爀愀猀椀氀攀椀爀愀 搀攀 䌀椀渀挀椀愀猀 搀愀 䌀漀洀甀渀椀挀愀漀Ⰰ 匀漀 倀愀甀氀漀Ⰰ 瘀漀氀 堀堀䤀䤀䤀Ⰰ 渀⸀ Ⰰ 樀愀渀ⴀ樀甀渀⸀ ㈀ ⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀刀伀一匀䤀一䤀Ⰰ 嘀攀渀攀稀愀 嘀⸀ 䴀愀礀漀爀愀⸀ 䴀攀爀挀愀搀漀爀攀猀 搀攀 猀攀渀琀椀搀漀㨀 挀漀渀猀甀洀漀 搀攀 洀搀椀愀 攀 椀搀攀渀琀椀搀愀搀攀猀 樀甀瘀攀渀椀猀⸀ 倀漀爀琀漀 䄀氀攀最爀攀㨀 匀甀氀椀渀愀Ⰰ ㈀ 㜀⸀㰀戀爀㸀㰀戀爀㸀ऀ㰀⼀琀搀㸀㰀⼀琀爀㸀㰀⼀琀愀戀氀攀㸀㰀⼀戀漀搀礀㸀㰀⼀栀琀洀氀㸀 |