ÿþ<html><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1"><title>XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul</title><link rel="STYLESHEET" type="text/css" href="css.css"></head><body leftMargin="0" topMargin="0" marginheight="0" marginwidth="0"><table width="90%" border="0" align="center" cellPadding="1" cellSpacing="1"><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td width="20%"><span style="color: #d62a08"><b>INSCRIÇÃO:</b></span></td><td width="80%">&nbsp;00945</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>CATEGORIA:</b></span></td><td>&nbsp;JO</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>MODALIDADE:</b></span></td><td>&nbsp;JO03</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>TÍTULO:</b></span></td><td>&nbsp;Lona - Laboratório da Notícia</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>AUTORES:</b></span></td><td>&nbsp;LUIS FELIPE FARIA DA SILVA (Universidade Positivo); Hannah Letícia Cliton Fagundes (Universidade Positivo); Kátia Cilene Brembatti (Universidade Positivo)</td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td><span style="color: #d62a08"><b>PALAVRAS-CHAVE:</b></span></td><td>&nbsp;experimentação, jornal-laboratório, LONA, veículo laboratorial, </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>RESUMO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify"> O LONA (LaboratóriO da NotíciA) foi criado em 1999 e é o veículo laboratorial mais antigo do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, com mais de mil edições. O jornal-laboratório da Universidade Positivo é um meio pelo qual os alunos têm a oportunidade de praticar os conceitos teóricos aprendidos em sala, desenvolvendo habilidades de apuração, redação e edição de reportagens voltadas para o formato impresso. Em 2017, o LONA chegou à milésima edição e ganhou um especial comemorativo. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>INTRODUÇÃO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Os veículos laboratoriais de comunicação representam ferramentas didáticas importantes para a formação do aluno de Jornalismo. Ao simular a rotina das redações, espaços em que profissionais trabalham em busca da informação de qualidade, os jornais-laboratório oferecem aos estudantes um conhecimento que somente é obtido, de forma eficaz, na prática, complementando o que se aprende na sala de aula. Ao mesmo tempo em que é uma oportunidade para praticar e aprimorar habilidades, o veículo laboratorial é um ambiente de experimentação e está sempre de ampliar horizontes, em relação a reportagens, técnicas de edição e diagramação do material. Pensando nesses princípios de qualidade metodológica e na importância didática para o aprendizado do jornalismo foi desenvolvido o LONA &#8210; sigla de LaboratóriO da NotíciA. O veículo, ao longo do ano letivo de 2017, foi também instrumento de avaliação da produção realizada pelos alunos, permitindo a elaboração de uma gama variada de pautas - desde matérias convencionais, que possibilitam testar a rotina jornalística e também reportagens fora do comum, que dificilmente seriam publicadas na imprensa tradicional. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>OBJETIVO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O propósito de um jornal-laboratorial é servir de instrumento de aprendizado, com base na representatividade de um veículo próprio de um ambiente acadêmico. Todas as etapas de construção do jornal se assemelham às redações jornalísticas, oferecendo aos alunos uma ideia do processo de criação que ocorre nos jornais. Desde a escolha das matérias, das edições, das fotografias e da diagramação, foram planejadas pelos alunos responsáveis pelo impresso. Essa prática exercida ao longo do ano de 2017 prepara os alunos para o mercado de trabalho, dando-lhes experiência de um jornalista de redação e também com programas como Photoshop, Ilustrattor e InDesign. As matérias que entraram no jornal foram feitas pelos alunos do segundo ano do curso de jornalismo da Universidade Positivo, que por sua vez, tiveram a oportunidade de atuar como repórteres. Também a etapa de edição foi vivenciada pelos participantes do LONA, que forma envolvidos nos processos de tomada de decisão. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>JUSTIFICATIVA</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">As transformações tecnológicas causaram mudanças significativas na forma de divulgação e recepção da notícia. Os ambientes acadêmicos, naturalmente, incorporaram essas mudanças, proporcionando aos alunos uma experiência digital paralela aos recursos e materiais físicos para a consolidação do aprendizado na área de estudo. Atento a essa dinâmica, o curso de Jornalismo da Universidade Positivo reestruturou os métodos de ensino para que os estudantes pudessem ter acesso a um ambiente diferenciado dentro dos novos padrões das empresas de comunicação. Assim, o jornal, que antes era meramente um veículo impresso, precisou se adaptar ao contexto contemporâneo e encontrar caminhos, além do papel, para chegar ao leitor. Uma saída foi recorrer a uma das plataformas mais populares do mundo de publicação de conteúdo editorial, o  Issuu . Na plataforma digital, os estudantes têm acesso fácil e rápido, a qualquer hora e em qualquer lugar, ao conteúdo produzido por eles mesmos; mas, na escolha pela veiculação impressa como forma de divulgação, mantém as características originais. O projeto laboratorial atende, portanto, a esses dois parâmetros de veiculação da notícia. Santos e Flôres (2009, p. 44) afirmam que  (...) a associação e mescla de tecnologias traduz a necessidade do meio impresso acompanhar e se beneficiar com a evolução tecnológica digital , defendendo, então, que  (...) a imprensa trabalha para ter o sistema digital como aliado, e não como concorrente (idem). </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">O jornal-laboratório LONA foi criado em 1999, junto com o curso de Jornalismo da Universidade Positivo e, desde então, se apresenta como um veículo em que os alunos de todos os anos do curso têm a oportunidade de participar de todas as etapas de produção do jornal. Embora o espaço seja aberto para todos os estudantes, para a publicação de reportagens e textos de opinião, o veículo concentra a produção do 2º ano. Durante as aulas, os alunos aprendem sobre conceitos básicos da rotina profissional, como preparação de pauta, de entrevistas, apuração, diagramação e outros assuntos, que são aprofundados com a participação e a vivência no jornal-laboratório. Segundo Martins (2012), o jornal-laboratório é o meio principal usado pelas escolas de Jornalismo para executar sua função essencial: atuar como um local de renovação dos processos jornalísticos, sendo um laboratório de experiências. A seleção de reportagens para o jornal é feita a partir das disciplinas do curso, como Redação Jornalística I e II, que fornecem parte dos textos informativos e opinativos. O material publicado nas edições do jornal é composto, geralmente, por matérias de destaque produzidas pelos alunos para essas disciplinas. Além da produção espontânea dos alunos, são realizadas edições especiais, com conteúdo temático, que representam a produção e divulgação de reportagens mais aprofundadas e com olhar ampliado sobre um determinado assunto. Nesse sentido, em 2017 foi produzida a edição especial de número 1000, que trouxe matérias sobre jornais-laboratórios e depoimentos de ex-alunos e professores que fizeram parte do LONA. A edição comemorativa apresentou, ainda, uma linha do tempo com as principais mudanças pelas quais o jornal passou ao longo desses 18 anos, com destaque para as coberturas e edições especiais produzidas pelos alunos e os prêmios que o jornal recebeu. Para a edição comemorativa também foram entrevistadas mãe e filha, que fizeram parte do curso de Jornalismo  e do LONA  em épocas diferentes. Com uma abordagem diversificada, isto é, abrangendo diversos temas, o LONA é destinado especialmente aos estudantes da Universidade Positivo, mas também tem sua proposta editorial direcionada ao público externo, a partir da apresentação de reportagens de interesse geral. Muitas das matérias são sobre temas pertinentes à universidade, como cobertura de eventos e outras matérias relacionadas à rotina dos alunos. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr> <td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>DESCRIÇÃO DO PRODUTO OU PROCESSO</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2" align="justify">Com projeto gráfico da professora Gabrielle Grimm, o LONA tem uma identidade visual consolidada. Isso não tira, porém, a liberdade dos alunos responsáveis pela produção do jornal de sugerirem elementos que sejam atrativos e adequados à proposta do veículo. Em 2017, o projeto gráfico foi alterado e a cor principal passou a ser o azul, em comemoração à milésima edição publicada. As edições apresentam, em média, de 12 a 16 páginas, variando de acordo com o planejamento de cada publicação e a quantidade de textos definidos previamente. Além dos textos informativos com temáticas diversas, há também a seção de opinião do jornal, escrita pelos alunos que têm interesse por esse gênero jornalístico. Dentro do formato atual do LONA, o projeto gráfico prevê quatro colunas por edição, que são escritas por alunos voluntários. Dessa forma, os alunos têm autonomia para sugerir e participar de todas as etapas até a publicação do LONA. É importante destacar que, além de fotografias, as edições também incluem elementos visuais elaborados pelos próprios estudantes, como infográficos, boxes informativos e ilustrações que enriquecem o conteúdo informativo e opinativo do jornal. Foram produzidas, ao todo, 4 edições no ano de 2017, entre os meses de abril e dezembro, sendo que a edição comemorativa envolveu planejamento e execução que consumiu quatro meses (principalmente por causa do levantamento histórico necessário, com a leitura de todo o acervo). O material está disponível para leitura no perfil oficial do LONA na plataforma  ISSUU , sob o endereço eletrônico <https://issuu.com/lonaup>. O processo de produção do LONA segue padrões semelhantes ao de redações convencionais: ao longo da elaboração de cada edição, os alunos realizam as etapas de planejamento, seleção das reportagens e colunas, edição dos textos e imagens, diagramação, revisão e publicação. O processo de produção do jornal começa na sala de aula, quando os professores das disciplinas de redação orientam os alunos nas escolhas das pautas. Segundo Antonioli (2014), com relação aos veículos laboratoriais, a concepção dinâmica faz com que a formação do jornalista deixe de ser apenas prática, técnica ou tecnicista e se torne uma forma de aprendizagem total. Para ela, é importante que o aluno tenha a experiência dos veículos laboratórios no início do curso, para  valorizar a atividade laboratorial enquanto espaço para inovação, experimentação, possibilitando respostas e inovações para o mercado (ANTONIOLI, 2014, p. 192). As técnicas de edição e diagramação realizadas pelos alunos são baseadas nos conhecimentos adquiridos anteriormente nas disciplinas do curso, como Redação Jornalística, Língua Portuguesa e Planejamento Gráfico. A produção do jornal torna-se, portanto, um aprimoramento do aprendizado inicial dessas competências. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>CONSIDERAÇÕES</b></span></td></tr><tr width="90%"> <td colspan="2" align="justify">Entre os pontos mais marcantes do período de produção das edições de 2017 do LONA  Laboratório da Notícia é possível citar o empenho na busca pela qualidade técnica do material produzido no ambiente acadêmico e a integração entre teoria e prática como resultado geral do trabalho. Ao fazer parte do planejamento e elaboração do jornal durante o ano letivo, os alunos puderam desenvolver suas habilidades, colaborando sobremaneira para prepará-los para a atuação em veículos de comunicação. A rotina na produção do jornal colocou os estudantes diante de conceitos essenciais à prática jornalística: critérios de seleção das notícias, percepção da relevância dos temas abordados nas reportagens, apuração e verificação de dados e informações, edição de texto, produção e tratamento de imagens, montagem de infográficos, redação de textos editoriais e diagramação de conteúdo dentro dos parâmetros do jornalismo impresso. Desafiador e ao mesmo tempo enriquecedor, o trabalho da equipe responsável pelo LONA em 2017 contempla a agilidade, a versatilidade, a objetividade, o conhecimento técnico e a responsabilidade comuns ao trabalho de jornalistas profissionais da atualidade. </td></tr><tr><td colspan="2">&nbsp;</td></tr><tr><td colspan="2"><span style="color: #d62a08"><b>REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁICAS</b></span></td></tr><tr width="90%"><td colspan="2">ANTONIOLI, Maria Elisabete. Diretrizes Curriculares e cursos de Jornalismo: a formação do jornalista à luz da legislação educacional. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, Brasília, v. 15, n. 4, p.182-197, dez. 2014. Disponível em: <http://www.abejor.org.br/rebej/ojs/index.php/rebej/article/viewFile/368/229>. Acesso em: 27 fev. 2018. <br><br>MARTINS, Rafael Barbosa Fialho. O jornal-laboratório como exercício da prática e teoria na formação superior em Jornalismo. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 1, n. 12, p.84-94, jun. 2012. Disponível em: <http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/13112>. Acesso em: 21 fev. 2018.<br><br>SANTOS, Josemar dos; FLÔRES, Onici Claro. Jornal impresso na internet: análise da construção e da organização textual. Revista Signo, Santa Cruz do Sul, v. 56, n. 34, p.33-46, jun. 2009. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/961>. Acesso em: 07 mar. 2018.<br><br> </td></tr></table></body></html>